You are on page 1of 12

Parte 1 Livro-Texto: Comunicao Empresarial Carta comercial

Aula 3
Tempo de Dedicao: 6 horas

Requisitos: conceitos sobre comunicao;


em
Fonte:http://2.bp.blogspot.com/-

qualidades do texto comercial.


http://2.bp.blogspot.com/-

NOME DA UNID ADE

Objetivos da Aula Competncias


Desenvolver nos alunos a capacidade e o rigor na produo de textos empresariais (carta comercial), estimulando-os a empregar essa capacidade tanto na compreenso de ideias nas mais variadas esferas de atuao, como a articular conhecimentos na identificao do papel de documentos na vida pblica, na institucional. quanto na articulao de suas prprias ideias e de seus prprios textos.

Habilidades
Organizar dados para a elaborao de cartas; Identificar pblico-alvo e situao comunicacional pertinente ao documento; Elaborar documento de acordo com as normas-padro; Verificar a adequao do texto ao gnero estudado. Identificar a funo e aplicabilidade da carta comercial como instrumento de comunicao empresarial.

Pra Comear...

Quando se escreve, querendo ou no, projeta-se uma imagem. A partir daquilo que se diz e da forma como se faz, as pessoas passam a imaginar quem o produtor do discurso. Dependendo do texto, as pessoas acharo que o redator inteligente ou limitado, agradvel ou desagradvel, humilde ou presunoso, alegre ou triste, cooperativo ou egosta etc. Se o redator transmitir uma imagem de inteligncia e competncia, respeit-lo-o por isso e as pessoas estaro mais propensas a aceitar as recomendaes que fizer. Formulada a imagem, ela passa a afetar o comportamento das pessoas em relao ao redator. Para os outros, voc aquilo que comunica. Ento, por que ter uma boa redao? Em primeiro lugar, ao escrever, projeta-se uma imagem e os outros vo agir como se a pessoa fosse realmente aquilo que projetou. Em todos os campos da vida, a imagem poder lev-lo a atingir as coisas pretendidas ou, pelo contrrio, afast-lo daquilo que voc quer. Sabemos que a linguagem oral, a palavra falada, o mais poderoso instrumento da liderana, da mobilizao, converso e direo de pessoas. falando que, em geral, os lderes movem as pessoas a fazerem algum tipo de coisa, seja votar em determinado candidato, seja frequentar a igreja. A fala emociona com mais facilidade e intensidade, e por isso provoca as mais fortes reaes de adeso nas pessoas. Mas nem sempre possvel usar a fala para se aproximar de uma pessoa a quem se pretende influenciar. As barreiras sociais, as distncias fsicas e outros problemas similares podem impedir a comunicao. Da a escrita revelar-se como um instrumento de aproximao vivel, que rompe barreiras sociais e distncias fsicas. Um texto bem escrito embora no possa carregar o mesmo impacto da fala, pode conseguir muito. Outra razo que frequentemente desaconselha o uso da fala a incapacidade de falar de modo eficaz. O texto escrito pode ser cuidadosamente planejado para que obtenha os efeitos pretendidos. Podemos escolher com tempo e tranquilidade as palavras, o contedo, o tom, a sequncia do discurso. Em suma, importante escrever bem porque pode-se usar a escrita como um instrumento eficiente para levar outras pessoas a fazerem coisas condizentes com os objetivos pretendidos

Pensando um pouco...

1 Voc ainda recebe cartas impressas? 2 Voc acha que a tecnologia vai eliminar a carta comercial impressa? 3 Que gnero textual voc poderia apontar como substituto da carta comercial?

Fundamentos...
Segundo Martins e Zilberknop (2009), correspondncia uma forma de comunicao escrita entre pessoas (fsicas e/ou jurdicas) para tratar de diversos assuntos. Na correspondncia empresarial, comunicam-se pessoas fsicas com pessoas jurdicas ou entre pessoas jurdicas, tendo em vista as mais diversas finalidades. Ou seja, a Correspondncia comercial o conjunto de preceitos orientadores da elaborao e circulao de documentos do comrcio e da indstria, com o objetivo de criar, manter ou encerrar negcios.
Aspectos formais da redao comercial a) ateno de: coloca-se logo aps o nome da empresa. - Com conhecimento de - Em ateno de - At. Fulano de Tal - Ateno de Fulano de Tal b) Em Mos / Aos cuidados de: escreve-se em mos ou E/M quando o documento encaminhado ao destinatrio mediante portador, sem utilizao dos servios do Correio. Ao cuidado de ou A/C: essa expresso utilizada quando a correspondncia for entregue por pessoa nominalmente referida. c) Assunto - Usada apenas em cartas longas; - o resumo do assunto do documento; - Digitado em espao menor em relao ao utilizado no corpo da carta; - Mximo de 25 letras e espaos; - Item conhecido tambm como ementa; - Escrito ao alto, abaixo de local e data, antes do vocativo. (Referncia usada para identificar documentos, nmeros, processos etc.) d) Vocativo: invocao, seguida de dois pontos ( : ) ou vrgula (,). Sr. Marcelino Lus: Marcelino Lus: Senhor Diretor: Senhores, : (Antes de nome prprio no se usa senhor, mas a abreviatura Sr.) Introdues - Participamos a V. Sa. que . . . - Cientificamos a V. Sa. que . . . - Com relao aos termos de sua carta de . . . - Atendendo s solicitaes constantes de sua carta . . . - Solicitamos a V.Sa. a fineza de . . . - Com referncia carta de V.Sa. de . . . - Em vista do anncio publicado no . . . - Informamos V.Sa. que . . . - Recebemos o relatrio de ...., dessa Diretoria, e desejamos ... - Em resposta consulta dessa Organizao, datada de 6 de maio, comunicamos que... - Informamos a V. Sa. ... Assinatura (no usar trao para a assinatura.) Marcos dos Santos, Diretor Assistente. (Usar letras maisculas apenas nas iniciais do nome prprio e cargo.)

Fechos - Atenciosamente, - Respeitosamente, - Apreciaremos sua pronta resposta. - Cordialmente - Antecipadamente somos gratos - Gratos desde j e colocamo-nos ao seu inteiro dispor, ... - Esperando uma pronta resposta de V. Sa., ... - Aguardando o seu pronunciamento, . . . - Permanecendo ao inteiro dispor de V. Sa. ... Exemplo Atenciosamente, (espao para a assinatura) p/ Fulano de Tal, Diretor. (p/ : usado para um terceiro assinar pelo titular da funo)

Anexo (evitar a expresso: em anexo.) Concorda com nmero de documentos/papis anexos ao documento Coloca-se no final do documento. Anexas: notas promissrias. Anexos: documentos assinados. Anexos: 6 (quando so vrios) Anexo 1 / 2

Cpias Coloca-se no final da carta, aps abreviaturas de datilgrafo e autor da redao. c.c: Gerncia Financeira

Para Medeiros (2009, p. 53) genericamente, correspondncia significa ao relativa pessoa que corresponde a um apelo, pedido ou ato que lhe vem de outra pessoa. [..] caracteriza-se pela troca de informao, emisso e recepo de mensagens. Em sentido especfico, para o mesmo autor, correspondncia indica todas as formas de comunicao escrita que ligam indivduos distantes com a finalidade de manterem uma troca de ideias [...] ou uma srie de afirmativas transmitidas por meio de cartas, telegramas (...) e outros meios em que as pessoas que se encontram em lugares diferentes transmitem, reciprocamente, seus pensamentos.

Partes de uma carta commercial 1. Cabealho ou timbre 2. N de expedio 3. Data 4. Destinatrio 5. Vocativo 6. Introduo 7. Explanao 8. Despedida ou fecho 9. Nome e cargo/funo 10. Anexos 11. Iniciais 12. Indicao de cpia Esquema bsico:

Exemplo:

As

regras

da

carta

comercial

so

apenas empresa

orientaes acaba

gerais um

para

elaborao

desse

documento.

Cada

adotando

estilo

prprio, um modelo que dever ser seguido. Mas se voc, tendo agora conhecimento do assunto, poder sempre sugerir alteraes para que o texto fique mais conciso, objetivo e a estrutura mais fcil de ler, coerente com o objetivo da situao comunicativa (interlocutores,assunto/objetivo etc.).

O que voc precisa verificar quando escreve uma carta:

- Ser que se eu recebesse esse documento, entenderia completamente o assunto e a inteno do texto? - Todas as informaes necessrias, para a compreenso do assunto ou para a execuo de alguma tarefa, esto presentes no corpo do texto? - A apresentao grfica da carta facilita a leitura e a compreenso do assunto?

Vamos praticar?
1 parte

A partir do que conversamos sobre qualidades do texto comercial, reescreva os trechos abaixo, tornando-os mais concisos e objetivos.

1 - Lamentamos informar a V Sa. que um lamentvel acidente ocorrido no dia de ontem impedir a esperada presena de nclito Professor Rodolfo Hermgenes da Costa na festiva solenidade de inaugurao do majestoso Centro de Convenes So Crisstomo, privando-o do hospitaleiro convvio do laborioso povo dessa progressista cidade.

2 - Avisamos que sobre o valor total da compra haver incidncia de juros razo de 8,5% ao ms se por acaso ocorrer financiamento pelo prazo de at dez meses. No caso especfico de pagamento vista no ato da compra, concederemos um desconto base de 10% sobre o total devido. 3 Reconhecemos que nos precipitamos na substituio dos artigos de ordem

MSP-35

que

constam de seu pedido, pelos de ordem MST-44, mas agimos sem prvia consulta porque seu pedido exigia urgncia e os artigos solicitados saram de linha, surgindo em seu lugar o novo produto que tem melhor qualidade e preo mais acessvel.

2 parte

DRTR/01 Santos, 15 de janeiro de 2012. Empresa Brs Av Paulista, 20454 13 andar So Paulo - SP

Prezado Senhor Em conformidade com seu estimado pedido de 09/12/11, e cumprindo todas as especificaes por V. Sa. solicitadas, informamos que, seu pedido estar, a sua disposio na Alfndega, a partir de 30/08/99. Informamos ainda que, os boletos bancrios devero ser pagos religiosamente em qualquer agncia bancria conveniada, conforme combinado em nossa agradvel conversa por telefone em 17/11/11. Reforamos que, acrescentamos, na remessa de seu pedido que chega em Santos, na Alfndega, amostras de novos produtos importados por nossa Empresa. Conformamos que todos os nossos produtos foram inspecionados e aprovados pelos rgos pblicos competentes para essa deliberao. Se houver algum atraso com o navio, seremos imediatamente informados e passaremos as notcias atualizadas para V. Sa. imediatamente (s se houver atraso, que achamos que no haver nenhum problema.). Ficamos assim at o momento. No aguardo de novos pedidos da parte de V. Sa.. Para qualquer outra informao, favor, ligar para nosso escritrio, telefone (0XX21) 2345-44040, somente no horrio comercial, podendo falar com qualquer funcionrio. Sem mais para o momento, agradecemos a preferncia de V. Sa.. Renovamos nossos protestos de elevada estima e apreo, subscrevemo-nos, Cordiais saudaes

ERFRNIOZINO BRRASKCHSTH GERENTE ADMINISTRATIVO

10

Antena Parablica

Situao 1:

todos ns (ou algum bem prximo) j passamos por algum

problema na vida. E, s vezes, no reclamamos. Pense que uma reclamao por escrito, protocolizada no setor correto tem implicaes legais. Faa uma pesquisa no Cdigo de Defesa do Consumidor e verifique qualquer informao relacionada responsabilidade das pessoas jurdicas de responder cartas de consumidores.

PROVOCAO

Voc acha que uma reclamao bem escrita e fundamentada garante uma vantagem na soluo de um problema cliente-empresa?

Momento da Verdade! Situao 1: escreva uma carta de reclamao a partir de uma situao que tenha vivido, ou algum que voc conhece. (Se no lembrar de nada, crie uma situao assim.)

11

Referncias

ABREU, Antonio Suarez. Curso de Redao. So Paulo: tica, 2004 BELTRO, Odacir. Correspondncia. Linguagem e Comunicao. So Paulo: Editora Atlas, 18 Edio, 1995. GOLD, Mriam. Redao Empresarial. So Paulo: Makron Books, 1999. MARTINS, dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lubia Scliar. Portugus Instrumental. 28 Ed. So Paulo: Atlas, 2009. MEDEIROS, Joo Bosco. Correspondncia. Tcnicas de Comunicao Criativa. So Paulo: Editora Atlas, 13 Edio, 1999. MEDEIROS, Redao Empresarial. 6. Edio. So Paulo: Atlas, 2009. NEIVA, Edma Garcia. Moderna Redao Empresarial. 3. Edio. So Paulo: IOB, 2008. Presidncia da Repblica. Manual de Redao da Presidncia da Repblica. Braslia: Imprensa Nacional, 2002. SENAC. Redao Empresarial.So Paulo: Editora SENAC Nacional,1997. SOARES, Magda Becker. CAMPOS, Edson Nascimento. Tcnicas de Redao. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico Editora, 1978.

E agora Jos? ....


Os avanos tecnolgicos alteram a sociedade e tambm criam novas maneiras de interao entre os seres humanos. Mesmo que a linguagem cotidiana na WEB se aproxime dos aspectos da oralidade, a redao empresarial contempla a norma culta padro. Mas isso no pode ser confundido com escrever difcil. Mas sim, escrever adequadamente ao contexto envolvido. H um outro gnero textual que, com a tecnologia, veio agilizar a transmisso de informaes: o correio eletrnico (e-mail). Mas ser que o e-mail empresarial tem a mesma importncia da carta comercial. reconhecido como documento comprobatrio? disso que vamos falar na prxima aula.

12

You might also like