You are on page 1of 6

Educao Difusa: a tradio oral

A educao existe onde no h escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferncia de saber de uma gerao a outra, onde ainda no foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educao aprende com o homem a continuar o trabalho da vida.
Carlos Rodrigues Brando/ O Que Educao

A educao est de uma maneira geral relacionada organizao econmica, poltica e social de cada povo, ou seja, ao seu projeto societrio, sendo assim, podemos compreender porque ela se apresenta de maneira diferente em cada grupo social. Portanto, mesmo nas sociedades tribais no podemos generalizar apresentando um nico modelo de organizao social e educacional para todos os povos com este tipo de organizao, embora, em grande parte isso acontea em funo da precariedade de conhecimento acerca desses povos, no passado e no presente. Um outro elemento importante no estudo das sociedades tribais est relacionado aos conceitos de atraso e desenvolvimento ou civilizados e selvagens, que durante muito tempo esteve presente no debate que envolvia as pesquisas acerca desses povos. Na atualidade, esses conceitos esto superados na teoria, porm ainda muito presentes na prtica cotidiana. At porque, foram elaborados, na maioria das vezes, com o objetivo de reafirmar a superioridade de determinados povos sobre outros, que para alm da fora fsica, tambm utilizavam e utilizam a ideologia como forma de dominao e explorao. As sociedades tribais do passado e do presente no devem ser tratadas como inferiores, mas sim como diferentes, tendo suas prprias necessidades e direitos, inclusive, o de permanecer organizadas dessa maneira. O respeito diferena o primeiro passo contra os preconceitos e extermnios, que em muitos casos so banalizados em funo do no reconhecimento do outro como diferente, mas sim, como inferior. De maneira geral, as sociedades tribais so essencialmente mticas e de tradio oral, pois o grupo social que as compem tem necessidade de compreender os fenmenos que ocorrem sua volta: sua atuao tanto individual quanto social exige um conhecimento do mundo que as rodeiam. Segundo Melatti (1972, p.125): Os mitos so antes de tudo narrativas. So narrativas de acontecimentos cuja veracidade no posta em dvida pelos membros de uma sociedade. Muita gente pensa que os mitos nada mais so do que descries deturpadas de fatos que realmente ocorreram. Na verdade, porm, tudo indica que os mitos tm mais a ver com o presente do que com o passado de uma sociedade. Embora as narrativas mticas sempre coloquem os acontecimentos de que tratem em tempos pretritos, remotos, elas no deixam de refletir o presente, seja no que toca aos costumes, seja no que toca a elementos to palpveis como os artefatos.

Sabemos que esses grupos so extremamente dependentes do meio ambiente, o seu cotidiano est voltado para a sobrevivncia, dessa forma todos os sentidos e o seu pensamento esto voltados para isso. Assim, criam um conjunto de smbolos para representar a realidade; as magias, os mitos os totemismos, nada mais so do que uma expresso desse esforo de compreenso do mundo. Portanto todo o grupo humano no seu enfrentamento com o mundo cria cultura, isto , cria objetos, para satisfazer as suas necessidades fsicas e materiais, e cria ideias, para satisfazer as suas necessidades intelectuais. Os mitos so narrativas que falam das origens do universo da humanidade e da forma como uma sociedade pode se organizar. Logo, o mito uma explicao do mundo. Uma explicao que incorpora todos os fenmenos em um contexto heroico, divino, mgico. uma explicao do mundo compartilhada por todos os elementos do grupo, onde o regime de propriedade coletivo, sem dominao de um ou outro segmento. Assim, mesmo que a diviso das tarefas faa com que as pessoas realizem funes diferentes, o trabalho e o seu produto so sempre coletivos. Os mitos tm uma relao muito estreita com os ritos e em funo disso, se relaciona com todo o sistema social, uma vez que todas as relaes sociais tm seu aspecto ritual. Vale lembrar, no entanto, que esta questo no se reporta apenas s sociedades tribais, ela est presente praticamente em todas as formas de sociedade. Por exemplo, podemos citar o rito do matrimnio, que em toda sociedade, tribal ou no, se faz presente. Os mitos e os ritos, nas comunidades tribais, so transmitidos oralmente, as crianas aprendem imitando os gestos dos adultos, tanto nas atividades cotidianas como nas cerimnias e nos rituais. No Brasil, por exemplo, as crianas ocupam um espao privilegiado nessas comunidades. So tratadas de forma carinhosa e so criadas com muita liberdade, sem imposies, e so geralmente bem comportadas. medida que crescem os adultos passam a pedir-lhes pequenos servios, buscar gua, vigiar a comida que est no fogo, chamar uma pessoa etc.. (MunduruKu,2006,p.49) Segundo Aranha, nas comunidades tribais, as crianas aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades dirias e nas cerimnias dos rituais. (...) Sem que algum esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar. (2000,p.27) Na tribo, os castigos no fazem parte do processo educacional. A criana tratada com respeito pelos adultos, que de maneira geral, participam ativamente na formao das crianas, facilitando assim, a aquisio de usos e valores do grupo. No havendo, portanto, um espao prprio para se aprender. Nesse tipo de sociedade no existe o modelo de escola que conhecemos, por isso, a educao denominada, difusa.

Crianas Yanomamis

No texto abaixo, retirado do livro: Histria dos povos indgenas.500 anos de luta no festa de ta de ritmos, transmisso da cultura dos antepassados Brasil, organizado pelo CIMI Conselho Indigenista Missionrio, voc poder observar e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas. dos povos como as sociedades tribais cuidam e educam sua crianas. africanos em plena festa de ta de ritmos, transmiss o da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas. A dana como fora de expresso dos rituais, era chamada em todas as ocasies, como ponto de partida para qualquer cerimnia.

CIMI Conselho Indigenista Missionrio Histria dos povos indgenas.500 anos de luta no Brasil.

Referncias Bibliogrficas: ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Histria da Educao. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2000. BRANDO, Carlos Rodrigues. O Que Educao. 48 ed. So Paulo: Brasiliense, 2006. CIMI Conselho indigenista missionrio Histria dos povos indgenas.500 anos de luta no Brasil. MELATTI, Julio Cezar. ndios do Brasil. 2 ed. Braslia:Editora de Braslia, 1972

You might also like