You are on page 1of 3

NOTA DA PROVA:

ASS. DO PROFESSOR

AVALIAO DIAGNSTICA
DISCIPLINA: Lngua Portuguesa PROF.: Kelen TURMA: 8 ano ______ VALOR: 1,0

DATA:___/____/2014

CONTEDO: Preposies; Termos essenciais da orao: Sujeito e predicado; Transitividade verbal; Complemento nominal e adjunto adnominal OBJETIVO: Identificar as relaes de sentido que as preposies estabelecem ao ligar palavras ou oraes; Reconhecer as preposies no texto; Saber aplicar as regras de uso da crase, bem como identificar erros recorrentes em determinados contextos; Reconhecer os termos essenciais e acessrios das oraes. ALUNO(A): __________________________________________________________N. ______ Ciente do aluno: ___________________________________________

OBS.: Respostas finais a caneta; D respostas completas e organizadas; No rasure; No utilize corretivo, apenas risque a palavra ou expresso errada e coloque-as entre parnteses. Ex.: (cazinha) casinha.

1- O tema central do texto (A) a nova maneira de construir prdios. (B) a poluio gerada pelos prdios. (C) a necessidade dos prdios serem ecolgicos. (D) o grande consumo de gs e energia eltrica dos prdios. 2- O texto Os prdios verdes... um (a) (A) crnica (B) artigo (C) reportagem (D) comunicado 3- Em: Mas alguns prdios esto levando a ideia ao extremo, o uso da conjuno MAS expressa o sentido de: (A) Adio (B) Oposio (C) Causa (D) Comparao 4- Destaque e classifique o sujeito das oraes a seguir: a) Os prdios esto acabando com o mundo. b) Gs de cozinha, gua e energia eltrica responsvel pelo aquecimento global. c) Geram 10 vezes mais poluio que as indstrias. d) Em Curitiba, uma lei obriga prdios novos a reutilizarem a gua do chuveiro. 5- Diga se o verbo de ao ou de ligao: a) b) c) d) Os prdios esto acabando com o mundo. Os engenheiros ficaram preocupados. Alguns prdios permanecem descumprindo as regras. Os moradores ficaram felizes com a deciso.

6- Volte ao exerccio 4 e classifique os predicados em verbal ou nominal. Atente-se ao verbo. a) b) c) d)

7- Faa a correspondncia: a) Uma lei obriga prdios novos a reutilizarem a gua do chuveiro. b) O texto fala sobre aquecimento global.

c) d) e) f) g) ( ( ( ( ( ( (

Em Curitiba, uma lei obriga prdios novos a reutilizarem a gua do chuveiro. Arranha-cus so projetados para aproveitar o vento. Vou sair com meus pais hoje noite. At segunda eu termino a correo da avaliao. Os prdios de cimento so os mais resistentes.

) matria ) posse ) lugar ) tempo ) companhia ) assunto ) finalidade

8- Assinale a alternativa em que o verbo intransitivo, ou seja, no precisa de complemento: a) b) c) d) e) Colhemos flores no jardim da casa. Guilherme adora histrias em quadrinhos. O beb nasceu ontem. Todos soltaram a imaginao e escreveram belos poemas. Ningum precisa de falsos amigos.

9- Como se classifica o verbo destacado abaixo? Marque. Eu precisava dos seus conselhos para me tornar uma pessoa melhor ( ) Verbo transitivo direto ( ) Verbo transitivo indireto ( ) Verbo intransitivo

10- Em: Os melhores prdios do mundo precisam agora ser ecolgicos. A expresso destacada : ( ) adjunto adnominal ( ) complemento nominal

FAA COM ATENO E USE TODO O SEU CONHECIMENTO. BOA AVALIAO PROF KELEN

You might also like