You are on page 1of 19

!

Por uma abordagem cognitiva da linguagem humana


Sandra Maria Silva Cavalcante"

Without imagination, nothing in the world could be meaningful. Without imagination, we could never make sense of our experience. Without imagination, we could never reason toward knowledge of reality. (Mark Johnson, 1990)

A relao entre linguagem e interao social, entre linguagem e cultura, entre linguagem e diferentes formas de conhecimento, no uma questo nova. Desde a Antiguidade Clssica, essa uma preocupao que se explicita, de maneira evidente, na Histria da Filosofia. Partindo dos sofistas, passando por Plato e Aristteles, at chegarmos a filsofos contemporneos como Wittgenstein, Heidegger, Derrida, Foucault, entre outros, so mltiplos os caminhos que o fenmeno da linguagem percorre quando tomado como objeto de reflexo.2 Na sociedade moderna, esses diferentes caminhos parecem ser ainda mais evidentes. Isso pode ser constatado pelo fato de que, alm de objeto no campo da reflexo filosfica, a relao entre linguagem, atividade mental e vida social passa a ser importante objeto de investigao em diferentes campos do conhecimento cientfico: na Psicologia, na Antropologia, na Neurocincia, nas Cincias Computacionais e, entre muitos outros, no universo da Lingustica. Diante dessa constatao, podemos concluir que uma intrnseca interrelao entre Linguagem, Cognio e Cultura no foi descoberta ou exclusivamente proposta pela recente rea da Cincia Cognitiva.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
1

Doutora em Lingustica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras da PUC Minas. 2 Sobre isso, conferir Martins (2004).

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

1. Linguagem e cognio: diferentes perspectivas Uma abordagem mais sistematizada e programtica do que denominamos Cincia Cognitiva surge a partir da dcada de 1950. Isso ocorre como uma franca reao ao Behaviorismo que, na poca, fundamentava estudos fortemente orientados a partir da observao e mensurao das reaes humanas a determinados estmulos, sem que fossem considerados aspectos relativos a diferentes estados mentais, intenes, vontades ou outros elementos que pudessem ser compreendidos no mbito da subjetividade. Essa reao ocorre, tambm, pelo fato de que, ao restringir o trabalho de pesquisa observao do comportamento humano, abordagens behavioristas deixam de considerar que esse apenas um fraco reflexo de processos cognitivos ativados por complexas habilidades cognitivas como a categorizao, a ateno, a memria, o raciocnio. Uma retomada do percurso adotado pela Cincia Cognitiva, no que concerne ao campo da Lingustica, coloca-nos diante de estudos que se encaminham em diferentes perspectivas. Uma primeira perspectiva, assumida por cognitivistas clssicos, toma como objetos de investigao aspectos mentais, considerados inatos, autnomos e universais no processamento lingustico, que permitiriam uma precisa descrio lgico-formal de sua estruturao. Uma severa crtica a essa forma de investigao cientfica se constitui com base no argumento de que, quando se trata da relao entre linguagem e sociedade, essa perspectiva poderia denominar-se descorporificada3, isto , uma perspectiva que considera a mente como radicalmente dissociada do corpo humano e de suas capacidades e experincias sensrio-perceptuais. Na obra Philosophy in the Flesh, Lakoff e Johnson (1999) apresentam essa crtica.
Herdamos da tradio filosfica ocidental uma teoria psicolgica, segundo a qual temos uma faculdade da razo que se encontra separada e independente daquilo que fazemos com nossos corpos. Em particular, a razo vista como independente da percepo e dos movimentos corporais. Na tradio ocidental, essa capacidade autnoma da razo considerada como aquilo que nos torna essencialmente humanos, distinguindo-nos de todos os outros animais [...]. As evidncias fornecidas pela Cincia Cognitiva mostram que esta psicologia clssica baseada na faculdade da razo est errada. No h nenhuma faculdade da razo autnoma, separada e independente de capacidades corporais

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
3

Sobre isso, conferir Lakoff e Johnson (1999).

#!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

como a percepo e o movimento. (LAKOFF; JOHNSON, 1999, p. 16-17, traduo da autora)

Como podemos constatar pelo excerto, uma concepo subjacente a essa primeira perspectiva fundamenta-se em uma viso objetivista (platnicoaristotlica) da natureza da linguagem, da produo de sentido e da racionalidade humana4. Essa viso, pautada na longa tradio filosfica ocidental, tem exercido forte influncia em um amplo e dominante programa de pesquisa que congrega um nmero expressivo de disciplinas Filosofia, Psicologia, Cincias Computacionais e, como carro-chefe, a prpria Lingustica. Ao discutir os fundamentos da tradio filosfica ocidental objetivista, no prefcio da obra The Body in the Mind, Johnson (1987) contesta a concepo racionalista da realidade, segundo a qual a razo uma capacidade puramente formal de conectar e desenhar conceitos literais de acordo com regras lgicas. Segundo Johnson, nessa perspectiva, para descrever uma realidade objetiva, precisamos de uma linguagem que expresse conceitos que possam ser mapeados entre objetos, propriedades e relaes que se instituam de forma contextualmente literal, unvoca e independente. Crescente a partir dos anos 80, uma segunda perspectiva dos estudos da linguagem, tambm denominada Lingustica Cognitiva, contrape-se francamente ao cognitivismo clssico e investe no desenvolvimento de prticas investigativas de carter emprico que buscam compreender a linguagem como uma forma de ao no mundo, integrada a habilidades cognitivas mais gerais, dentre as quais a percepo, a ateno, a memria, a esquematizao, a categorizao, a perspectivao. Investigaes cientficas que privilegiam essa compreenso de linguagem tm apresentado importantes avanos no que se refere corporeidade da mente, inconscincia cognitiva e ao pensamento metafrico.
Na verdade, estamos defendendo a idia de que a segunda gerao da Cincia Cognitiva adote uma nova postura diante da filosofia a de uma filosofia corporificada que ser consistente com as descobertas sobre a corporificao da mente, o inconsciente cognitivo e o pensamento metafrico [...]. A Lingustica Cognitiva surgiu de mos dadas com a segunda gerao da Cincia Cognitiva e, ao longo dos anos, vem se tornando parte dela. Tal lingstica no est sujeita

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
4

A esse respeito, conferir A crisis in the theory of meaning and rationality, em Johnson (1987). Alm disso, em Lakoff e Johnson (1999), o captulo que d nome obra Philosophy in the flesh.

$!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

intruso da filosofia cartesiana e formalista. Ela, certamente, tem suas prprias pressuposies filosficas, mas essas so de natureza metodolgica, tendo a ver com a demanda por generalizaes, por evidncias convergentes e pela realidade cognitiva. Elas [essas evidncias] no especificam, a priori, o que a investigao emprica deve descobrir [...]. (LAKOFF; JOHNSON, 1999, p. 495-496, traduo da autora)

As

perspectivas

terico-metodolgicas

adotadas

pelo

Cognitivismo

Clssico e pela segunda gerao da Cincia Cognitiva, apesar de serem consideradas controversas em sua essncia, apontam para o fato de que o heterogneo campo de estudo em que se investigam as relaes entre linguagem e cognio configura-se a partir de um consenso: a linguagem humana um fenmeno, indiscutivelmente, complexo, multifacetado e, portanto, passvel de diferentes e nem sempre convergentes abordagens. Geeraerts (2006), assim, descreve o cenrio em que essas diferentes abordagens se instituem no final do sculo XX e incio do sculo XXI:
O desenvolvimento da lingstica no sculo XX se caracteriza pela sucesso de duas abordagens predominantes: a estruturalista e o gerativista. Atualmente, na primeira dcada do sculo XXI, o paradigma gerativista no mais a moldura principal, embora no haja ainda, de forma clara, uma nova abordagem central. Se olharmos para a Lingstica Cognitiva a partir desta perspectiva, h indicaes de que ela combina um nmero de tendncias que podem ser encontradas em outros desenvolvimentos contemporneos da lingstica terica, ou seja, no amplo leque de abordagens funcionalistas da lingstica. [...] Especificamente falando, se reconhecemos que a descontextualizao uma caracterstica subjacente fundamental do desenvolvimento da teoria gramatical na lingstica do sculo XX, podemos dizer que a Lingstica Cognitiva corporifica vigorosamente a tendncia de recontextualizao que compartilhada pela maioria das abordagens funcionalistas. (GEERAERTS, 2006, p. 25)

Nesse percurso epistemolgico, o final da dcada de 80 do sculo XX marca um importante momento: a busca de pesquisadores de diversas reas do conhecimento por respostas para uma antiga pergunta: que relao h entre cognio humana, linguagem e vida social? Assumir este questionamento pressupe integrar-se a uma agenda de investigao cientfica que focaliza os processos cognitivos relacionados linguagem como processos que se, por um lado, so determinados pela fisiologia cerebral, pela arquitetura mental da espcie humana, por outro, constituem e so constitudos pelas prticas sociais e culturais dos diferentes grupos em que os ! %!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

seres humanos se organizam. As prticas sociais e culturais, por sua vez, se realizam e se atualizam em concretas situaes de interao humana, ou seja, nas concretas e dinmicas formas de uso da linguagem a que os seres humanos se integram, desde a mais tenra infncia.
As habilidades lingsticas que um indivduo possui em qualquer momento sob a forma de um inventrio estruturado de unidades simblicas resulta de suas experincias acumuladas com a lngua e so obtidas pela totalidade de eventos de usos ao longo de sua vida. Essa experincia lingstica acumulada sofre processos de entrincheiramento, devido aos usos repetidos de expresses especficas no decorrer desses eventos de uso, e a processos de abstrao resultantes das variaes de expresses especficas no decorrer dos eventos de uso. Sob esse foco, nos eventos de uso e nos processos de aprendizagem de lnguas, que ocorrem nesses eventos, um aspecto crucial na agenda de pesquisa dos modelos de lngua baseados em uso , ou deveria ser, o estudo de como os seres humanos constroem os aspectos mais bsicos de sua competncia lingstica desde a infncia (TOMASELLO, 2006, p. 439)

Da mesma forma como deve ser compreendido o prprio conhecimento humano, no desafio maior da agenda de pesquisas do incio do sculo XXI, a linguagem humana passa a ser concebida e, portanto, investigada como um fenmeno inextricavelmente biofisiolgico, psicocognitivo, sociocultural e histrico5. O aparato cientfico-metodolgico e tecnolgico de que dispomos nos tem permitido alcanar importantes resultados de pesquisa sobre a linguagem humana nessas diferentes dimenses6. Esses resultados provm do aprofundamento de estudos realizados em reas do conhecimento como a Biologia Evolucionria, a Antropologia Cognitiva, a Psicologia Cognitiva, a Psicolingustica, a Lingustica Cognitiva. Em funo da longa tradio lgico-formal que ainda se institui, inclusive, no campo das Cincias Humanas, esse aparato cientfico, no entanto, ainda no nos permitiu uma abordagem que integrasse, definitivamente, essas diferentes e inextricveis dimenses. No decorrer de sculos, dividimos o ser humano em peas to pequenas, organizadas em compartimentos to bem definidos, que, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
5

Para fundamentar a necessria abordagem multidimensional da construo do conhecimento humano e, em especial, da linguagem humana, conferir Morin (1999, 2004). 6 Recursos amplamente utilizados pelas Tecnologias da Comunicao e da Informao, dentre os quais gravao em som e vdeo digital; aparelhos de ressonncia magntica e de tomografia computadorizada; tecnologia Eye tracking, softwares especializados (ELAN, CHILDS), vm contribuindo, de forma significativa, para a qualidade de trabalhos de pesquisa que investigam diferentes aspectos da linguagem humana.

&!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

hoje, nos custa um esforo enorme a reconstituio da imagem original que se esconde entre as partes desse quebra-cabea. Nesse contexto, cabe enfatizar que, independentemente da ascendncia filosfica a que nos afiliemos, da pea que desejemos eleger como fundamental para a montagem desse complexo quebra-cabea, da perspectiva epistemolgica que adotemos, a opo por um paradigma pragmaticista ou um paradigma mentalista que fundamente um trabalho cientfico sobre a constituio e o funcionamento da linguagem humana no nos permite desconhecer desconsiderar a natureza multifacetada, pluridimensional e, portanto, complexa desse objeto de investigao.

2. Cognio, linguagem e lngua: concepes convergentes Uma anlise histrica das origens da Lingustica como cincia nos coloca diante da recomendao saussuriana de que a adoo de um determinado ponto de vista define o objeto de investigao (SAUSSURE, 2002, p. 25). Recentes trabalhos empricos realizados no campo da Antropologia Evolucionria e da Psicologia Cognitiva vm apresentando evidncias cientficas que nos permitem defender a tese de que a cognio humana , fundamentalmente, marcada por processos filogenticos, histricos e ontogenticos que permitem ao homem beneficiar-se das diversas formas de conhecimento acumuladas pelos grupos sociais e que, ao mesmo tempo, determinam essas diversas formas de conhecimento, entre elas, a prpria comunicao lingustica. Na obra Origens Culturais da Aquisio do Conhecimento Humano, Tomasello afirma que a cognio humana tem as qualidades nicas da espcie porque
(1) filogeneticamente, os seres humanos modernos desenvolveram a capacidade de identificar-se com seus co-especficos, o que levou a uma compreenso destes como seres mentais e intencionais iguais a eles mesmos, (2) historicamente, isso favoreceu novas formas de aprendizagem cultural e sociogenese, que levou a artefatos culturais e tradies comportamentais que acumularam modificaes ao longo do tempo histrico,

'!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

(3) ontogeneticamente, as crianas humanas crescem no meio desses artefatos e tradies social e historicamente construdos, o que faculta a elas (a) beneficiar-se do conhecimento e das habilidades acumuladas de seus grupos sociais, (b) adquirir e usar representaes cognitivas perspectivas na forma de smbolos lingsticos (e analogias e metforas construdas a partir desses smbolos) e (c) internalizar certos tipos de interaes discursivas, o que promove a capacidade de metacognio, redescrio representacional e pensamento dialgico. (TOMASELLO, 2003a, p. 13)

Por que uma hiptese multidimensional da cognio humana revela-se coerente para o propsito de descrio e de explicao de diferentes fenmenos lingusticos e discursivos? Para responder a esse questionamento, pensemos em duas das mais revolucionrias descobertas da espcie humana: o fogo e a roda. No inventamos o fogo ou a roda todos os dias. Imaginamos e (re)inventamos os artefatos culturais com base na experincia que acumulamos filogeneticamente, historicamente e ontogeneticamente. Nossa evoluo cultural cumulativa. Desenvolvemos, utilizamos, compartilhamos e perpetuamos o nosso potencial cognitivo em meio a artefatos e prticas sociais que, apesar de sempre novos, no surgem do nada. Esses artefatos e prticas sociais renem a memria social da espcie humana, ou seja, toda experincia e sabedoria coletiva acumulada pelos grupos sociais a que pertencemos. A cognio humana , nesse sentido, essencialmente social. O fato de nascermos e crescermos em um mundo cultural traz implicaes cognitivas profundas para a constituio da espcie. Sobre isso, o cientista cognitivo Merlin Donald, em trabalho intitulado Origens do Pensamento Moderno, afirma:
Talvez os nossos genes sejam muito idnticos aos dos chimpanzs e dos gorilas, mas a nossa arquitetura cognitiva no . E tendo atingido um ponto crucial na nossa evoluo cognitiva, somo criaturas que usam smbolos, ligados em rede, diferentes de qualquer criatura anterior a ns. Independentemente de o nosso contexto cronolgico atual vir a ser posto em causa ou radicalmente alterado por investigaes futuras [...]: os seres humanos so diferentes. As nossas mentes funcionam em vrios planos representacionais, filogeneticamente novos, nenhum dos quais est disponvel aos outros animais. Atuamos em coletividades cognitivas, em simbioses com sistemas externos de memria. medida que desenvolvemos novas configuraes simblicas externas e novas modalidades, reconstrumos a nossa prpria arquitetura mental de uma forma no trivial. (DONALD, 1999, p. 456)

(!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

Desde crianas bem pequenas, reconhecemos no outro um sujeito intencional e compartilhamos com esse sujeito a aprendizagem das regras de sobrevivncia natural e, da mesma forma, das regras de sobrevivncia cultural, social. Nossa percepo, ateno, memria, nossa capacidade de categorizar, de perspectivar, de criar analogias e metforas, de resolver problemas, de referenciar e de significar, atravs do uso comunicativo, esttico e religioso de smbolos lingusticos e no lingusticos, criados e compartilhados culturalmente, enfim, nossa cognio impactada e parametrizada pelas nossas vivncias culturais, pelas nossas experincias sociais. Essas, por sua vez, se instituem, desde a mais tenra infncia, de maneira subjetiva, pessoal, idiossincrtica e, simultaneamente, de maneira intersubjetiva, compartilhada, conjunta, coletiva. A cognio humana pressupe o conjunto de atividades mentais que envolvem a aquisio, a representao, a transformao e o emprego das diferentes formas de conhecimento e de experincias sensrio-perceptuais humanas. Essas atividades so passveis de realizao porque, diferentemente de outras espcies animais, os seres humanos modernos desenvolveram um modo particular de interagir com o mundo fsico e social em que vivem. Esse modo particular de interao decorre de processos identificados nas inextricveis dimenses filogentica, histrica e ontogentica que constituem a espcie. Dessas trs dimenses, desdobram-se trs estruturas temporais distintas que constituem a cognio humana.
[...] no se pode compreender plenamente a cognio humana ao menos nos seus aspectos exclusivamente humanos sem considerar em detalhes seu desdobramento em trs estruturas temporais distintas: no tempo filogentico, quando o primata humano desenvolveu sua maneira nica de compreender os co-especficos; no tempo histrico, quando essa forma particular de compreenso social conduziu a formas particulares de herana cultural com artefatos materiais e simblicos que acumulam modificaes no transcurso do tempo; e no tempo ontogentico, quando crianas humanas absorvem tudo o que suas culturas tm para oferecer, desenvolvendo, nesse processo, modos nicos de representao cognitiva baseado na diversidade de perspectiva. (TOMASELLO, 2003a, p. 283)

Ao discutir a funo estruturante da linguagem, no desenvolvimento cognitivo da espcie humana, resultados de pesquisa de carter emprico realizadas por Tomasello (2003a, 2006, 2008) descrevem evidncias que ! )!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

corroboram a tese de que a linguagem humana deve ser compreendida como uma capacidade de expresso simblica, associada a capacidades cognitivas mais gerais, dentre as quais as capacidades de compreenso dos processos de ateno e de inteno que os seres humanos compartilham, constroem conjuntamente, desde a infncia. Segundo Tomasello,
[...] no transcurso do tempo histrico, os seres humanos criaram em colaborao uma incrvel coleo de perspectivas e interpretaes categoriais sobre todo tipo de objetos, eventos e relaes, e as incorporaram em seus sistemas de comunicao simblica chamados de lnguas naturais. medida que as crianas se desenvolvem ontogeneticamente, usam suas aptides bsicas [...] em combinao com a capacidade de compreender as intenes comunicativas dos adultos para aprender o uso das formas simblicas relevantes. Isso lhes permite tirar vantagem de um vasto nmero de categorias e analogias que outros membros de sua cultura consideraram adequado criar e simbolizar e que muito provavelmente elas nunca teriam pensado em criar sozinhas. Alm disso, claro, em alguns casos elas tambm podem generalizar isso tudo e criar categorias e analogias novas por conta prpria lembrando sempre que a linha individual de desenvolvimento funciona a partir de materiais fornecidos pela linha cultural de desenvolvimento que outras pessoas podem vir a adotar. (TOMASELLO, 2003a, p. 236-237) Os atos lingusticos so atos sociais que um indivduo dirige ao outro de forma intencional (e acentua que est fazendo isto) para fins de direcionar a inteno e imaginao do outro de formas especficas, de modo que um ir fazer, conhecer ou sentir aquilo que o outro deseja que ele queira. Tais atos s sero bem sucedidos quando tanto um participante quanto o outro estiverem equipados de uma infra-estrutura psicolgica de habilidades e motivaes de intencionalidade compartilhada desenvolvidas para facilitar interaes com os outros por meio de atividades colaborativas. A linguagem, ou melhor, a comunicao lingstica no , portanto, um tipo qualquer de objeto, seja ele formal ou no; ao contrrio, uma forma de ao social constituda por convenes sociais para atingir finalidades sociais, sob premissas que contenham, no mnimo, alguns entendimentos bem como propsitos compartilhados dentre seus usurios. (TOMASELLO, 2008, p. 343, traduo da autora)

Em consonncia com os trabalhos desenvolvidos por Tomasello, defendemos a tese de que a linguagem humana se caracteriza como uma capacidade de comunicao simblica inerente, inata, espcie humana. Essa capacidade se institui e se manifesta pela ativao de domnios de conhecimento construdos, adquiridos e compartilhados intencionalmente pelos seres humanos em situaes concretas de comunicao e, portanto, de interao social. Nesse contexto epistemolgico, as lnguas naturais so compreendidas como um sistema simblico de comunicao que se institui pela ativao de ! *!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

diferentes domnios de conhecimento semntico-pragmtico, manifestados na forma de estruturaes fnicas, lexicais e sintticas compartilhadas por interlocutores que se instituem sujeitos enunciadores aqueles que colocam a lngua em atividade. Esses sujeitos, ao se institurem e interagirem, em uma dada cena comunicativa, produzem sucessivos e simultneos enquadramentos ou focalizaes do contexto comunicativo, atravs de padres subjetivos e intersubjetivos de percepo, de ateno e de inteno que lhes permitem selecionar, desse contexto, informaes que lhes sejam relevantes no e para o processo interacional. Esses diferentes enquadramentos e focalizaes so operaes cognitivas implicadas no que denominamos atos de referenciao e de significao. O ato de referenciao se institui em termos de especificaes e reespecificaes sucessivas de informaes que, perceptualmente, identificamos e selecionamos como sendo relevantes para o contexto comunicativo em foco. Nesse contexto, referenciar no um ato intrinsecamente lingustico, mas sim um ato que decorre de rotinas cognitivas que se instituem em episdios prlinguisticos de ateno conjunta e de performance gestual (SINHA, 1999, p. 17). Da mesma forma que o ato de referenciao, o ato de significao, de produo de sentidos, uma atividade cognitiva discursivamente situada e dependente do da situao comunicativa. Ao selecionar informaes consideradas relevantes para um dado contexto comunicativo, os seres humanos desencadeiam formas inventivas, imaginativas, figurativas de apreenso e de representao dessas informaes. O ato de significao pressupe essas diferentes maneiras que o ser humano constri para apreender e para representar o mundo. A produo de sentidos que emergem do processo de identificao, de seleo e de integrao de informaes que consideramos relevantes para uma certa situao interacional, uma atividade cognitiva subjetivamente experienciada e intersubjetivamente compartilhada. Faz-se importante notar que, nessa perspectiva terica, o contexto comunicativo no compreendido em termos de propriedades objetivas de uma situao social, mas como a instaurao de bases de conhecimentos comuns, consideradas relevantes para os participantes envolvidos na situao interacional. ! "+!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

Em Tomasello, identificamos uma definio de contexto comunicativo que, medida que enfatiza a noo de relevncia para os sujeitos da situao interacional, converge para aquela que adotamos neste artigo.
Para os seres humanos, o contexto comunicativo no se resume simplesmente a tudo aquilo que est no ambiente imediato, desde a temperatura de uma sala at o som dos pssaros ao fundo, mas, ao contrrio, o contexto comunicativo aquilo que relevante para a interao social, ou seja, aquilo que o participante percebe como relevante e sabe que o outro sabe disso tambm e assim por diante, potencialmente e ad infinitum. Este tipo de contexto compartilhado e intersubjetivo o que podemos denominar, como faz Clark (1996), de terreno comum ou, algumas vezes, (quando desejamos enfatizar o contexto perceptual compartilhado), de moldura atencional conjunta. Este terreno comum inclui tudo que ambos conhecemos (e pensamos que conhecemos, etc.) a partir de fatos sobre o mundo at o modo como pessoas racionais atuam em certas condies, e quilo que as pessoas acham particularmente saliente e interessante. (TOMASELLO, 2008, p. 74-75, traduo da autora)

Consideradas as concepes de cognio, linguagem, lngua e, a partir dessas concepes, aquelas que adotamos para atos de referenciao, atos de significao e, por fim, para contexto comunicativo, opto por discutir, neste momento, uma ltima concepo terica que contribui para a defesa de uma abordagem cognitiva o estudo da linguagem humana. Neste momento, apresento argumentos em defesa da tese de que o dialogismo, para alm de um princpio constitutivo da linguagem (BAKHTIN, 2000 [1929], 2002 [1929]), pode ser compreendido como uma capacidade cognitiva bsica da espcie humana (TOMASELLO, 2003a[1999], 2003b, 2008). 3. Do pensamento dialgico como capacidade cognitiva Pesquisas cientficas de carter emprico realizadas por Tomasello (2003a [1999], 2003b, 2008), no campo da Psicologia Evolucionria, permitem afirmar que, desde a mais tenra idade7, em uma perspectiva ontognica, o pensamento dialgico elemento constitutivo da cognio humana.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
7

Sobre esse assunto, conferir, tambm, Sinha (1999): Biology, culture and the emergence and elaboration of symbolization. Traduo de Kenia Osrio a ser publicada na obra Lingstica Cognitiva: caderno de tradues (2008). No prelo.

""!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

Tanto no campo social como no campo fsico do conhecimento [...] envolver-se dialogicamente com outras mentes por meio de smbolos e de discursos durante um perodo de vrios anos acaba por transformar as habilidades cognitivas de crianas de um ou dois anos [...]. Sem esse envolvimento dialgico com outras mentes, essa transformao no ocorreria. (TOMASELLO, 2003a, p. 243)

As pesquisas realizadas pelo psiclogo evolucionista com vistas comprovao de sua hiptese filogentica, histrica e ontogentica da cognio humana, corroboraram o argumento de que o dialogismo, para alm de um princpio constitutivo da linguagem humana, pode ser compreendido como uma capacidade bsica especfica da cognio humana. Essa capacidade pode ser flagrada de diferentes maneiras, no processamento discursivo, dentre as quais, por meio do que, tradicionalmente, denomina-se fenmeno da intertextualidade. O ato de colocar a lngua em funcionamento na forma de textos, para fins da comunicao cooperativa humana, pressupe o envolvimento dialgico do ser humano com outras mentes. Pelo processo de interao lingustica, o ser humano cria um complexo cenrio discursivo, a partir da instaurao de vozes que polemizam entre si, se completam ou respondem umas s outras. Essa parece ser a essncia da comunicao lingustica dos seres humanos modernos. Interagimos, comunicamo-nos cooperativamente, no decorrer de toda a vida e em situaes as mais diversas, atravs de textos, e no de um inventrio de palavras ou de expresses lingusticas desamarradas entre si, des(con)textualizadas e no intencionais, ou seja, desconectadas da nossa relao com outros seres humanos e da situao comunicativa em foco. O texto verbal um dos artefatos simblico-culturais com os quais os seres humanos convivem desde o nascimento.
As origens da comunicao cooperativa humana so, portanto, muitas e sua culminncia em habilidades de comunicao lingstica representam uma instncia a mais talvez a instncia fundamental do processo coevolucionrio pelo qual habilidades cognitivas bsicas evoluem filogeneticamente, permitindo, historicamente, a criao de produtos culturais que, por sua vez, provem crianas em desenvolvimento com ferramentas biolgicas e culturais de que necessitam para se desenvolverem ontogeneticamente. (TOMASELLO, 2008, p. 345, traduo da autora)

Atravs do uso sistemtico e criativo do artefato simblico-cultural a que denominamos textos, os seres humanos interagem entre si, instituem-se ! "#!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

intersubjetivamente como sujeitos de linguagem, evoluem culturalmente e, dessa forma, potencializam outra habilidade cognitiva bsica da espcie humana, inextricavelmente conceitual. Desde os primrdios da civilizao humana e, da mesma forma, da mais tenra idade velhice, os seres humanos utilizam os sentidos da viso, audio, tato e gustao para estabelecer e marcar sua relao com o mundo que o cerca. Sua sobrevivncia e evoluo dependem, comprovadamente, de suas habilidades perceptuo-cognitivas. Dentre as habilidades ontognicas que os seres humanos compartilham, associada ao pensamento dialgico, destaca-se a habilidade de criar perspectivas, ou seja, a habilidade de focalizar, em maior ou menor nvel de preciso (proximidade e afastamento), os objetos, os cenrios, os eventos com que interagem. Diante de uma dada posio no espao, os objetos e os cenrios com os quais interagimos so vistos em algum de seus aspectos. Quando o sujeito da viso muda sua posio ou o seu ponto de vista, outros aspectos do mesmo objeto entram em (ou saem de) seu espao de viso. Mover-se em torno de um objeto ou mover o objeto diante de ns no so as nicas maneiras, no entanto, de experenciar um relao sinestsica com um dado objeto da nossa percepo. Os seres humanos coexistem e interagem em seu ambiente sociocultural; portanto, percebem o que os demais seres humanos veem de outros pontos de vista e aprendem a tom-los como outras perspectivas para um mesmo objeto perceptual. O mesmo ocorre quando o ser humano adquire, (re)cria e utiliza, para fins comunicativos, os smbolos lingusticos. Ao utilizar os smbolos lingusticos para fins de ativar um processo de encenao discursiva, na forma de textos, a perspectivao conceitual, habilidade perceptuo-cognitiva preliminarmente descrita em termos da interao com um objeto fsico, tambm ativada.
Quando utilizadas em atos de comunicao, [...] habilidades sociocognitivas servem para criar smbolos lingsticos entendidos intersubjetivamente e perspectivamente, os quais podem ser usados para convidar as outras pessoas a conceptualizar fenmenos de alguma das vrias perspectivas, simultaneamente, disponveis. A internalizao de tais atos de comunicao simblica cria formas de representao cognitiva especialmente flexveis e poderosas e essas, ento, mais tarde, na ontogenia, permitem pensamentos metafricos, dialgicos e reflexivos. (TOMASELLO, 2003b, p. 11, traduo da autora)

associada

ao

pensamento

dialgico:

perspectivao

"$!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

A intersubjetividade, estreita relao estabelecida entre os seres humanos no ato de produzir linguagem, est associada s aptides humanas de pensar dialogicamente e de adotar diferentes perspectivas para construir uma determinada referncia.
[...] a intersubjetividade de fundamental importncia para compreender o modo como os smbolos lingsticos funcionam, [...] mas no diferencia os smbolos lingsticos de outros smbolos humanos. O que distingue o smbolo lingstico, de modo mais claro, sua natureza perspectiva. Esse aspecto deriva da aptido humana de adotar diferentes perspectivas sobre a mesma coisa para propsitos comunicativos diversos e, inversamente, de tratar diferentes entidades como se fossem uma mesma para algum propsito comunicativo; na medida em que as perspectivas esto incorporadas em smbolos, elas criam contrastes. A intersubjetividade dos signos lingsticos revela-se para as crianas pequenas muito cedo no processo de aquisio da linguagem, mas sua natureza perspectiva emerge de forma mais gradual medida que a criana percebe que existem modos alternativos de ver as coisas e de falar sobre elas. (TOMASELLO, 2003a, p. 171-172)

A espcie humana interage intersubjetivamente para fins comunicativos. Do ponto de vista cognitivo, essa interao possvel porque os seres humanos compartilham a capacidade de perspectivao conceitual, ou seja, a capacidade de criar, reconhecer e adotar diferentes perspectivas para um mesmo objeto referencial, para um mesmo evento, para uma mesma situao. A perspectivao conceitual uma capacidade que se desencadeia, ao longo da infncia, por meio dos diversos tipos de interao discursiva a que a criana est exposta em seu cotidiano, ou seja, por meio da interao discursiva que se estabelece com aqueles que a criana reconhece como sujeitos intencionais e atencionais iguais a ela.
[...] o que acontece que, gradualmente, ao longo da primeira infncia, as crianas ganham experincia com o interjogo entre suas prprias mentes e as dos outros, sobretudo por meio de vrios tipos de interaes discursivas. [...] Para compreender as comunicaes alheias, as crianas tm de simular, de alguma forma, a perspectiva das outras pessoas quando elas se expressam linguisticamente, e, nesse sentido, o ir e vir da conversa obriga a criana a uma constante mudana de perspectiva, da sua para a dos outros e novamente para a sua. (TOMASELLO, 2003a, p. 246)

"%!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

A fim de se comunicarem cooperativamente, os seres humanos, ontogeneticamente, vivenciam e compartilham a natureza, simultaneamente, intersubjetiva portanto dialgica e perspectiva da cognio. Diante de resultados de pesquisa alcanados, contemporaneamente, no campo da psicologia evolucionria, alguns dos insights filosficos de Bakhtin (1895-1975) parecem ganhar sustentao de carter cientfico. Naqueles apresentados por Tomasello (2003a, 2003b, 2008), possvel constatar que, na perspectiva ontognica, duas habilidades cognitivas bsicas constitutivas da espcie humana podem ser descritas em termos da aquisio e do uso de representaes cognitivas perspectivas, na forma de smbolos lingusticos, e do desenvolvimento do pensamento dialgico. Segundo o psiclogo evolucionista, enquanto a primeira habilidade (a perspectivao conceitual) subjaz no uso de analogias e de metforas, a segunda (a intersubjetividade) se desenvolve medida que os seres humanos, desde a infncia, internalizam certos tipos de interao discursiva, aprendidas e utilizadas em concretos contextos comunicativos (TOMASELLO, 2003a, p. 14). De acordo com os argumentos aqui apresentados, tambm o fenmeno da intertextualidade identificado de diferentes formas em diferentes situaes de uso da linguagem verbal passa a ser compreendido como uma manifestao concreta da natureza, simultaneamente, dialgica e perspectiva da cognio humana. Diante dessa compreenso, podemos redefinir ou delimitar, ainda que de maneira preliminar, a forma como compreendemos o fenmeno da intertextualidade. 4. Por uma redefinio preliminar do conceito de (inter)textualidade Como discutido no tpico anterior, os seres humanos modernos compartilham um aparato cognitivo que se institui com base em experincias cumulativas vivenciadas, simultaneamente, nas dimenses filogentica, histrica e ontogentica da espcie. Na dimenso filogentica, desenvolvemos a capacidade de nos identificar com os nossos coespecficos, reconhecendo-os como sujeitos mentais e intencionais iguais a ns mesmos. Na dimenso histrica, compartilhamos ! "&!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

artefatos culturais e tradies comportamentais que, na forma de textos (orais e escritos), acumulam modificaes ao longo do tempo. Na dimenso ontogentica, crescemos em meio aos artefatos culturais, dentre os quais textos dos mais variados tipos e funes. A aquisio e uso desses artefatos simblicoculturais nos faculta capacidades especficas espcie humana, dentre essas capacidades, destacam-se o pensamento dialgico e a perspectivao. Atravs da interao verbal, os seres humanos se instituem sujeitos de linguagem, ou seja, sujeitos que colocam a lngua em atividade em concretos contextos sociocomunicativos. Esses contextos so intersubjetivamente construdos para fins comunicativos, em ltima anlise, para fins da co-construo da referncia e do sentido, e isso ocorre a partir da adoo de diferentes perspectivas. Podemos retomar os argumentos anteriores, adotando um outro modo de dizer, uma outra perspectiva. Isso pode ser flagrado, em todo momento, no processo de leitura de uma tese acadmica, no decorrer de um romance, em situaes informais e ntimas de interao, como em uma conversa entre amigos. Ns, seres humanos, nos institumos sujeitos de linguagem na relao que estabelecemos com outros sujeitos de linguagem. Produzimos discurso/texto na relao que estabelecemos com outros discursos/textos. Atravs do ato de enunciao, instauramos e revelamos a capacidade humana de pensar dialogicamente, de interagir com outros sujeitos empricos que reconhecemos como sujeitos de linguagem, que reconhecemos como coespecficos, iguais a ns mesmos. O processo de enunciao pode ser compreendido, metaforicamente, como um palco em que, no aqui-e-agora do discurso, diferentes vozes e diferentes dizeres so flagrados em diferentes espaos e tempos. Essas vozes e dizeres no se instituem de maneira fundadora, inaugural, admica. Elas polemizam com vozes identificadas em outras situaes interacionais, em outros discursos, em outros textos, que passam a ser, no aqui-e-agora, recordados, recontados, conhecidos em outra perspectiva. No palco enunciativo em que todos ns atuamos, podem ser flagradas manifestaes concretas daquilo que ocorre nos bastidores da cognio: a capacidade humana de pensar dialogicamente e de criar e reconhecer diferentes perspectivas para um mesmo objeto.

"'!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

No processo de textualizao da linguagem humana, a manifestao do fenmeno da intertextualidade pressupe a (re)contextualizao de um cenrio enunciativo j construdo, que passa a ser recordado, recontado, reconstrudo, reconhecido, no aqui-e-agora, em outra perspectiva. Cenrios enunciativos, j vivenciados e compartilhados culturalmente, quando recontados, reconstrudos, tomados em outra perspectiva e reconhecidos pelos interlocutores de uma dada situao interacional, desencadeiam a construo e a compreenso de um cenrio discursivo novo, denominado cenrio discursivo intertextual. Na linguagem verbal, os aspectos discursivos recontextualizados pelo/no processo de encenao discursiva intertextual podem ser reconhecidos em diferentes nveis de granularidade, ou seja, nas dimenses fontico-fonolgica, lexical, morfossinttica, semntico-pragmtica8. Em termos operacionais, a intertextualidade pode ser compreendida como um processo de encenao discursiva desencadeado por interlocutores que, em um dado contexto comunicativo, recontextualizam, reperspectivam, intencionalmente, aspectos de um cenrio discursivo prvio e, dessa forma, criam um cenrio discursivo novo, atual. Em termos cognitivos, um processo de encenao discursiva intertextual, indiciado em textos de diferentes tipos e funes e em diferentes nveis de granularidade, ocorre porque os seres humanos compartilham capacidades cognitivas especficas espcie dentre as quais o pensamento dialgico e a perspectivao conceitual. ! Referncias BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 2002 [1929]. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Trad. Paulo Bezerra. So Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979]. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!
8

Quando adotamos um conceito mais amplo de texto, este artefato simblico-cultural pode ser constitudo em outras semioses e, sendo assim, com base em outros sistemas simblicos. Dessa forma, podemos falar de textos pictricos, cinematogrficos, musicais, matemticos etc. O fenmeno da intertextualidade no se restringe, portanto, ao uso do sistema simblico lingustico. Acreditamos que, em outros universos semiticos, o fenmeno tambm esteja indiciado em diferentes nveis de granularidade, o que abre possibilidade para que outros trabalhos de pesquisa sobre o tema possam ser realizados.

"(!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoivski. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005 [1929]. DONALD, Merlin. Origens do pensamento moderno. Trad. Carlos de Jesus. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1999. FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and he mind's hidden complexities. New York: Basic Books, 2002. GEERAERTS, Dirk. A rough guide to cognitive linguistics. In: GEERAERTS, Dirk. Cognitive linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p. 1-28. JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: U. Chicago Press, 1987. LAKOFF, George. Women, fire and dangerous things. Chicago: University of Chicago Press, 1987. LAKOFF, George; Mark Johnson. Metaphors we live by. Chicago and London: University of Chicago Press, 1980. LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to Western Thought. Chicago and London: University of Chicago Press, 1999. MARTINS, Helena. Trs caminhos na filosofia da linguagem. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introduo lingstica: fundamentos epistemolgicos. So Paulo: Cortez, 2004. p. 439-472. MITHEN, Steven. A pr-histria da mente: uma busca das origens da arte, da religio e da cincia. Trad. Laura Cardelinni B. de Oliveira. So Paulo: Ed. Unesp, 2002. MORIN, Edgard. A religao dos saberes: o desafio do sculo XXI. Jornadas temticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Trad. e notas Flvia Nascimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. MORIN, Edgard. O mtodo 3: a conscincia da conscincia. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999. TALMY, Leonard. Foreward. In: GONZALEZ-MARQUEZ et al. Methods in cognitive linguistics. v. 18. Amsterdan/Philadephia: John Benjamins Publishing Company, 2006. p. XI-XXI. TALMY, Leonard. Toward a cognitive semantics: concept structuring systems. v. I. USA: MIT, 2003a.

")!

!"#$%&'$'("#)'*+&$,"*-./.0'$)'$1.-*%'*+&$2%&'-'$ 3'-)#'$4'#.'$3.10'$5'0'1,'-/+$ $

TALMY, Leonard. Toward a cognitive semantics: typology and process in concept structuring. v. II. USA: MIT, 2003b. TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisio do conhecimento humano. Trad. Claudia Berliner. So Paulo: Martins Fontes, 2003a [1999]. TOMASELLO, Michael. Origins of human communication. Cambridge: MIT Press, 2008. TOMASELLO, Michael. The key is social cognition. In: GENTNER, Dendre; GOLDIN-MEADOW, Susan (Ed.). Language in mind. 2. ed. Cambridge: MIT Press, 2003b. p. 47-57. TOMASELLO, Michael. Usage-based linguistics. In: GEERAERTS, Dirk. Cognitive linguistics: basic readings. Berlin: Mouton de Gruyter, 2006. p. 439-458.

"*!

You might also like