You are on page 1of 4

"S o conhecimento traz o poder"

1 - Conhea bem do que se trata o Mercado Livre. um site que permite a negociao entre duas pessoas sem interveno de terceiros (a no ser que infrinja alguma regra do sistema). Basicamente se voc tem algo para vender basta anunciar. As pessoas podero fazer perguntas sobre o produto e podero dar o lance (o que significa comprar). O lance no ML gera compromisso, a no ser que se trate de um leilo, onde o maior lance leva o produto at a data de finalizao do mesmo.

Qualificaes

2 - Antes de comprar algo, verifique se o vendedor possui boas qualificaes (cada compra gera uma qualificao, o comprador normalmente diz se foi tudo ok, se o produto condiz com o anunciado, etc... A qualificao pode ser POSITIVA, NEGATIVA ou NEUTRA (essa ltima para casos em que o comprador desiste da compra ou h desistncia pacfica entre uma ou ambas as partes. Um detalhe importante que uma qualificao NEGATIVA ou NEUTRA pode estornar a comisso cobrada pelo ML (sim, o ML cobra comisso sobre o produto vendido).

Capriche no anncio

3 - Faa um anncio bem feito, para que chame ateno dos compradores, o ML disponibiliza algumas ferramentas para isso, como LAYOUT, LINKS TEIS, TEMPLATE, etc... Alm disso voc pode colocar algumas fotos, vdeo e at mesmo editar o cdigo fonte do anncio (isso muito til por exemplo para colocar um simulador de frete no anncio - voc pode pegar um gratuito no site www.tray.com.br.

Cuidado com usurios mal intencionados

4 - Cuidado com golpes - sim existem algumas pessoas m intencionadas que aplicam alguns golpes para dar o cano geral no pessoal. Exemplo: O vendedor comea vendendo produtos muito baratos para crescer sua qualificao (tipo apostilas digitais, vdeos, softwares, etc...), depois anuncia produtos de informtica e eletrnicos com preo muito atrativo - Bingo! Depois de dezenas ou centenas de lances, ele some do mapa... Para evitar isso sempre prefira o Mercado Pago ao invs do depsito, como descrevo abaixo.

Mercado Pago (Deus abenoe ele)

5 - Mercado Pago - Sistema simples, porm extremamente til. O pagamento feito para o Mercado Livre, se o produto chega bem, o comprador libera o crdito para o vendedor, caso haja divergncia o pagamento pode ser bloqueado. Uma vez bloqueado, o vendedor diz se aceita o estorno para o comprador ou no. Caso negativo o dinheiro fica retido at ambos chegarem a um acordo (isso pode se tornar um caso judicial inclusive). Normalmente depois que foi introduzido esse metdo, os "caloteiros" diminuiram bastante.

Tipo de suporte

6 - Suporte - O ML possui uma falha grande a meu ver - No possui atendimento por telefone, o que pode gerar uma ansiedade e uma burocracia enorme dependendo do problema que voc tiver. Todo contato feito por e-mail, e nem sempre so respondidos de imediato e com a clareza necessria. Portanto leia bem a ajuda (link CONTATO) que existe no site e conhea bem as regras do ML para evitar problemas.

Faa perguntas objetivas

7 - Pense antes de perguntar (um erro clssico perguntar o valor do frete sem olhar antes se o anncio possui o simulador). Uma coisa boa do sistema que o ML te avisa tudo por e-mail (inclusive quando respondem a sua pergunta), por isso cadastre um email que sempre acessado por voc. No permitido colocar dados pessoais na pergunta, pois se voc tentar negociar "por fora", o ML ir excluir sua pergunta e poder cancelar seu cadastro.

Cuidado com artemanhas

8 - No crie outro cadastro para aumentar o preo do seu leilo ou para finalizar o mesmo. O ML sabe disso e tambm poder excluir a sua conta (pois pode caracterizar aumento indevido de qualificao). Uma dica: Sua venda pode ser encerrada por voc ou apenas pausada a qualquer momento.

O que vender? E como?

9 - Voc pode vender praticamente qualquer produto - Alguma dicas: Pesquise se algum est vendendo o mesmo produto ou parecido para poder fazer uma boa margem de preo. Responda as perguntas dos possveis compradores o mais rpido possvel, para isso deixe seu e-mail aberto enquanto est navegando na internet. Se voc tiver muitas vendas, dever controlar diariamente o sistema de qualificao (alguns compradores do o lance e simplesmente desaparecem...). Antes de qualific-los negativamente, envie um segundo e-mail perguntando se os mesmos desistiram da compra e pea delicadamente que no te qualifiquem negativamente. Uma boa maneira de controlar bem isso, enviar esse segundo e-mail quando faltar cerca de 7 dias para terminar o prazo de qualificao (voc perceber que ficar em vermelho o tempo restante para qualificar). Aguarde mais uns dois dias pela resposta e faa o que deve ser feito.

Mantenha o cliente tranquilo

10 - Confirme atravs do Mercado Pago que o produto foi enviado e informe o nmero de rastreio. Caso exista alguma particularidade a ser informada, passe um e-mail para cada cliente com a posio do pedido. Toda compra feita pela internet gera ansiedade, por isso a logstica um dos fatores mais importantes nesse negcio.

DICAS EXTRAS

O Mercado Pago tambm um timo meio para fazer pagamentos parcelados com cartes de crdito (com taxa claro).

Voc tem direito a rplica nas qualificaes (extremamente til se voc se sentir injustiado e querer explicar o fato).

A qualificao pode ser alterada mesmo depois de realizada (acesse o link CONTATO e procure por QUALIFICAO).

Vendedores muito bons ganham o ttulo de Mercado Lderes, Gold e Platinum esses tem uma srie de benefcios (consulte sobre isso em CONTATO), mas tem que seguir uma srie de regras extras para ter isso.

O Mercado Pago funciona como uma moeda virtual, ou seja, voc pode fazer pagamentos e compras atravs dele ( o mtodo mais rpido de todos).

Espero que essas dicas possam ser teis para voc se dar bem nesse negcio. Sucesso!

You might also like