You are on page 1of 5

Como fazer observao de sala de aula

Entrar na classe para analisar as interaes entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistncia
Gustavo Heidrich (gestaoescolar@fvc.org.br)

O papel da coordenao pedaggica melhorar a prtica docente na formao continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa funo tem inmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produes dos alunos e o resultado das avaliaes. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didticos: a observao feita na sala de aula. O objetivo dessa ferramenta de formao analisar as interaes que so construdas entre o professor, os estudantes e os contedos trabalhados (leia uma sugesto de pauta na ltima pgina). Muitas vezes, o prprio docente no percebe que uma pequena mudana em sua prtica pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho. Nesta reportagem, voc, coordenador pedaggico, vai saber como romper eventuais barreiras para usar a observao da sala de aula como uma ferramenta formativa.

Como dar os primeiros passos e quebrar resistncias


A ideia simples: voc entra na classe, assiste a uma aula, faz anotaes e, com base nelas, tem mais segurana para planejar os encontros de formao e orientar os professores, certo? Certo. S que no to simples assim: alguns docentes sentem seu espao invadido com a presena de um observador. preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais. Para quem est iniciando na funo de coordenador ou chegando a uma escola em que no existe essa prtica, um pouco mais complicado. O primeiro passo conversar com toda a equipe nos encontros coletivos, esclarecendo que os principais objetivos so: montar a pauta de formao continuada com base nas necessidades de ensino e conhecer bons exemplos de prtica didtica que meream ser compartilhados com a equipe (sim, s vezes elas ficam restritas a uma s sala de aula, quando poderiam ser divulgadas e ajudar outros alunos a aprender). Por isso, bom consultar cada um dos professores para ver se eles topam receber voc.

Mesmo quando todos esto acostumados a essa rotina, importante avisar o professor quando a visita ser realizada, como faz a coordenadora pedaggica Mrcia Regina Schiavetto, do CE Sesi 146, em Mato, a 350 quilmetros de So Paulo (leia o quadro abaixo). Envolver os professores na elaborao da pauta tambm pode ser um procedimento til para quebrar resistncias, pois eles mesmos podem indicar em que pontos necessitam de ajuda e de solues didticas. assim que trabalha a coordenadora pedaggica Juliana de Mattos Parreira, da EEI Espao Nossa Casa, na capital paulista (leia o quadro Em busca de potencialidades).

Compromisso formativo

NA DEVOLUTIVA Mrcia Schiavetto, de Mato, traa com os docentes o plano de formao. Fotos: Marina Piedade

Ao passar pela secretaria da escola, os professores de Ensino Fundamental II e Ensino Mdio do Centro Educacional Sesi 146, em Mato, a 350 quilmetros de So Paulo, do uma paradinha para ver quando a coordenadora Mrcia Regina Schiavetto vai s salas de aula. O cronograma mensal de observao fica disponvel no quadro de recados. Os docentes tm acesso tambm planilha de observao que ela usa. Para diminuir a ansiedade, ao terminar cada observao, ela conversa com os docentes, mas a verdadeira devolutiva vem depois da anlise que ela faz do que viu e dos outros registros do professor. No fim, cada docente recebe um relatrio no qual h um espao para que ele se manifeste. "No segundo encontro individual, conversamos novamente sobre a prtica dele, dou orientaes tericas e traamos um planejamento, que fica registrado no relatrio como um compromisso formativo entre ns", diz a coordenadora.

Ateno postura dentro da sala de aula


Alguns detalhes vo ajudar voc a no ser invasivo no momento da observao. O primeiro deles lembrar que aquele espao do professor. Por isso, procure sentar-se no fundo da sala ou nas laterais, manter a menor interao possvel com os alunos e nunca interferir na fala do docente. Mesmo que a pauta tenha sido discutida e fechada previamente, uma vez na sala preciso analisar todas as interaes e estar aberto para se surpreender com situaes que no esperava encontrar - que podem, inclusive, ser extremamente positivas.

O que observado deve ser apenas anotado nesse momento. Durante e aps a observao, voc vai construindo hipteses sobre as interaes que do certo e as que precisam de ajustes - e essa ser a base do registro e da conversa posterior com o professor.

Devolutivas consistentes apontam caminhos


O trabalho de observao no termina quando o coordenador sai da sala de aula. Ao contrrio. Talvez a parte mais importante venha a seguir: a conversa com o professor. Tire uma cpia das anotaes feitas e entregue a ele antes da devolutiva para que possa se preparar para a conversa, que deve ser sempre individual e, no mximo, uma semana aps a data da observao. Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que voc viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito. Em seguida, trate dos pontos que precisam ser melhorados. Um procedimento que sempre enriquece esse debate a apresentao do embasamento terico (para dar consistncia s observaes e apresentao de sugestes para a mudana da prtica). No se esquea de ouvir o professor, que certamente vai expor as dificuldades que encontra e as necessidades que ele tem para colocar em uso as propostas feitas por voc. "Todo processo formativo sempre conflituoso. O coordenador s conquista o respeito do grupo quando o docente percebe que as devolutivas tm resultados positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no desempenho dos alunos", afirma Ftima Camargo, mestre em Didtica pela Universidade de So Paulo (USP) e consultora pedaggica. O resultado final desse processo deve ser um planejamento de formao para o professor e para toda a equipe docente. Acreditar nessa perspectiva pressupe encarar o educador como um profissional capaz de construir as prprias estratgias de ensino com base na reflexo sobre a prtica.

Em busca de potencialidades
Na entrada da favela de Paraispolis, em So Paulo, a EEI Espao Nossa Casa atende 120 crianas da comunidade local. Professora por sete anos, a coordenadora Juliana Parreira assumiu a nova funo h quatro. No comeo, entrava nas salas sem avisar. "Mas me lembrei de quando era professora e quanto era difcil ter na classe algum analisando meu trabalho." Hoje ela combina com os docentes todas as visitas e as pautas so discutidas e compartilhadas nos encontros semanais de formao. Muitas vezes, so os professores que pedem coordenadora ajuda para melhorar em determinados pontos. "A observao no inimiga do professor, mas uma forma de valorizar o trabalho dele. Ao observar, busco tanto o que est bom e pode ser disseminado quanto o que pode ser aprimorado. Na devolutiva, fundamental se apoiar na teoria e se colocar tambm como aprendiz no processo formativo", finaliza Juliana.

O que observar
Durante a observao em sala de aula, preciso verificar como se desenvolvem as interaes

entre professores, alunos e contedos e de que forma elas podem se tornar tema da formao continuada na escola. Abaixo esto algumas questes que podem servir de roteiro para essa prtica. Relacione as frases com destaque colorido com as explicaes nos tpicos abaixo do quadro. Pauta de observao de sala de aula Nome do professor ___________________________ Disciplina ___________________________ Contedo da aula ___________________________ Data da observao ___________________________ 1. A interao entre os alunos e o contedo - O contedo adequado s necessidades de aprendizagem da turma? - As atividades e os problemas propostos so desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fcil e, para outros, muito difcil? - H a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que j conhecido pela turma? - Os recursos utilizados so adequados ao contedo? - Como est organizado o tempo da aula? Foram reservados perodos de durao suficiente para os alunos fazerem anotaes, exporem as dvidas, debaterem e resolverem problemas? 2. A interao entre o professor e os alunos - Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazos dos contedos em questo esto claros para a turma? - As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessrio o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informaes dadas por ele so suficientes para promover o avano do grupo? - As intervenes so feitas no momento certo e contm informaes que ajudam os alunos a refletir? - O professor aguarda os alunos terminarem o raciocnio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evoluo do pensamento? - As hipteses e os erros que surgem so levados em considerao para a elaborao de novos problemas? - As dvidas individuais so socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma? 3. A interao dos alunos com os colegas - Os alunos se sentem vontade para colocar suas hipteses e opinies na discusso? - Nas atividades em dupla ou em grupo, h uma troca produtiva entre os alunos? - Com que critrios a classe organizada? - Os alunos escutam uns aos outros? Para pensar em novas abordagens Problemas adequados so os que representam um desafio possvel. Ou seja, no podem ser to fceis a ponto de serem solucionados sem esforo nem to difceis que se tornem desestimulantes. Quando 80% da turma acerta sem dificuldade as questes propostas, hora de lanar novos desafios. Se mais da metade no encontra soluo, preciso orientar o professor para que ele tente novas abordagens e ajud-lo a diversificar as atividades.

Como usar bem o material pedaggico: Mapas, slides, ilustraes, fotos e vdeos precisam ser adequados ao contedo trabalhado, utilizados em momentos certos e ter qualidade tcnica. Quando alguma dessas coisas no acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as j disponibilizadas pela escola. No caso de recursos tecnolgicos, sempre recomendvel test-los antes da aula. Em busca de clareza e objetividade Muitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendizagem tm origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observao, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clareza e a pertinncia das propostas. Para torn-las mais claras, geralmente so necessrias mudanas simples, como a substituio das palavras difceis. Fazer do erro uma oportunidade de ensinar Durante a observao, anote os erros e as dvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avano para todo o grupo. Os erros e as intervenes dos professores tambm podem ser registrados para a tematizao da prtica durante os encontros coletivos e os individuais. Ajuda na formao de grupos preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleatria ou intencionalmente. A escolha dos pares precisa ser planejada e a formao vai variar de acordo com os contedos. Ao perceber que um agrupamento no produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e ajude a montar outros mais eficazes. Para cada situao, um grupo Ao perceber uma inadequao entre a organizao da sala e o contedo, voc pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. Em roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabalha deve estar relacionada aos objetivos pedaggicos. Geralmente, grupos grandes servem para socializar estratgias, mas no para trocar informaes. J quando o objetivo colocar os conhecimentos de cada aluno em jogo, o melhor so as atividades individuais.
Referncias: gestaoescolar.abril.com.br/.../como-fazer-observacao-sala-aula-574428.s.

You might also like