You are on page 1of 29

Direito Constitucional I Tomo I, Prof. Dr. Jorge Miranda Introduo 1.

. O Direito constitucional parcela da ordem jurdica que rege o Estado enquanto comunidade e poder. Entende o conjunto de normas que recortam fundam o ordenamento jurdico e situam os indivduos e os grupos uns face aos outros, definindo a titularidade do poder constituinte, sua formao e funes; Provm do constitucionalismo moderno; o tronco da ordem jurdica estatal, enunciando os princpios que formam a comunidade e o poder; Distingue-se Direito constitucional interno (liberdades fundamentais, organizao poder poltico) e externo (princpios basilares dos ramos do Direito); bem como o objectivo (conj. normas jurdicas) e o subjectivo (seu conhecimento); Relaciona-se com o Direito administrativo (compreende normas reguladoras da actuao e estrutura da Administrao, bem como a salvaguarda dos seus interesses) na partilha da tenso entre os poderes de deciso e os direitos e interesses dos administrados - o alargamento da interveno estatal na vida econmica e social tornou mais complexa a distino entre ambos. 2. A cincia do Direito constitucional cincia jurdica aplicada ao Dir. constitucional que, seguindo o mtodos jurdico ou dogmtico e usando o Estado como objecto, procura reconstruir o Direito constitucional como sistema normativo, apreendendo certos factos sociais e polticos. Distingue-se da Cincia do Dir. Civil (se debrua nos factores de estabilidade familiar, profissional, tcnica e econmica), por reflectir sobre a experincia constitucional vigente no contexto das evolues e modificaes sociais. 3. A cincia do Direito constitucional em Portugal na histria do Dir. pblico em Portugal distinguem-se 4 fases: 1 antes da rev. Liberal (1820) e do constitucionalismo moderno (1834); 2 entre o constitucionalismo moderno e a autonomizao completa do Direito Constitucional (1879); 3 at Constit. 1976; 4 desde 1976. - os critrios para esta diviso fundam-se no desenvolvimento de matrias correspondentes ao Dir. pblico em geral e ao Dir. constit. 4. Teoria Geral do Direito pblico procura encontrar categorias comuns s vrias disciplinas do Dir. pblico (conceitos de pessoa colectiva, atribuies, rgos, poder funcional,) 5. Teoria Geral do Estado construo jurdica do Estado, das suas condies de existncia e manifestaes como enquadramento da realidade jurdica e da realidade social. Visa o Estado em si.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

- ambas estas disciplinas distinguem-se da Cincia do Dir. constit. pois no procuram a reconstruo de um Dir. constit. positivo, nem das suas normas. Contudo, usam dados da Cincia do Dir. constit. e fornecem informaes anlises e frmulas normativas. 6. Histria do Dir. constit. e Dir. constit. comparado a cincia do Dir. constit. auxiliada por ambas. a) Hist. Dir. Constit. cruza a Histria e cincia jurdica, conjugando as virtualidades de ambas, pretendendo chegar s instituies atravs do estudo da sucesso de normas constit. - parte da Constit. para chegar ao conhecimento das instituies; b) Dir. constit. comparado procura semelhanas e diferenas entre sistemas jurdicos positivos. Quando compara Constit. ainda em vigor fala-se em Constit. coevas; quando o faz com Constit. de diversos tempos, fala-se em comparao sucessiva. 7. Cincia do Dir. Constit. e cincias sociais no normativas alm da C. Dir. constit., outras disciplinas tm por objecto o fenmeno poltico. Ao contrrio da Cincia do Cir. Constit. que se debrua na imagem do Estado dada pelas normas, na sua regularidade e validade enquanto instituio jurdica, as outras disciplinas voltam-se para os factos. A Cincia Poltica considera o Estado como sistema de relaes, foras e comportamentos, estudando o fenmeno poltico em si e a sua eficincia. A Sociologia Poltica pretende conhecer as manifestaes recprocas entre o Estado e a vida social, explicando os sistemas polticos atravs de mtodos sociolgicos. A Sociologia do Dir. constit. a sociologia jurdica consistente em dar a conhecer o aparecimento e aplicao das normas constitucionais, tomando-as como instituies sociais. A Economia da Constituio estuda a relevncia econmica das normas constitucionais. A Cincia da Legislao estuda a produo, aplicao e avaliao legislativa uma disciplina mais prtica. 8. Perspectiva metodolgica pontos principais no tratamento do Dir. constit.: 1) necessidade sistemtica do seu aprofundamento, devido a obstculos polticos e no jurdicos atravs da cincia jurdica, que interpreta, constri e analisa em busca da racionalizao; 2) necessidade de ter em conta os princpios dos diversos ramos do Direito, devido interdisciplinaridade do Dir. constit.; - Sendo a funo do Dir. ajudar soluo de problemas sociais, a Cincia jurdica torna-se essencial enquanto antecedente da aco introduz uma atitude crtica em nome da justia e da coerncia do sistema.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

O Estado e os sistemas constitucionais O Estado na Histria 1. O Estado, espcie de sociedade poltica Estado actualmente definido atravs de 3 elementos: povo, territrio e poder poltico um dos tipos de Estado: Estado nacional soberano (origem na Europa); O aparecimento do Estado resulta: a) necessidade de organizao poltica; b) necessidade de situar o Estado no tempo e espao como organizao poltica; c) constante transformao das organizaes polticas e das formas de Estado; d) crescente complexidade da sociedade e crescente diferenciao poltica; e) possibilidade de emergncia do Estado, aquando da verificao de certas condies; f) correspondncia entre formas de organizao poltica, formas de civilizao e formas jurdicas; g) traduo do Direito e suas normas jurdicas do processo de formao de cada Estado em concreto. 2. Sociedades polticas pr-estatais encontram-se sociedades antecedentes formao do Estado, como a famlia patriarcal, cl, tribo, gens romana, fratria grega, gentilidade ibrica, senhorio feudal; Distinguem-se em sociedades com poder annimo/difuso (primitivas) e sociedades com poder individualizado (chefe prprio); Quanto mais heterognea a sociedade, mais o seu sistema poltica se organiza em funes diferenciadas e complicadas redes hierrquicas; Sociedade pr-estatal/ Sociedade infra-estatal (R.A.)/ Sociedade supra-estatal (confederaes). 3. Processo de formao do Estado a variedade histrica do Estado justifica-se com as diferentes causas do aparecimento (conquista, migraes, evoluo social, influncias externas); Caractersticas dos Estados: a) complexibilidade de organizao e actuao centralizao do poder, multiplicao de funes, diferenciao de rgos e servios, enquadramento dos indivduos; b) institucionalizao do poder - diferenciao entre a chefia/o poder (que permanece para l da pessoa) e a pessoa que a exerce, - fundamentao do poder no nos governantes, mas no Direito, - subordinao do poder realizao do bem comum, - criao de instrumentos jurdicos e de formao da vontade colectiva; c) coercibilidade a administrao da justia garantida atravs do monoplio da fora fsica; d) autonomizao do poder poltico, como garantia da sua prpria sobrevivncia e eficcia na defesa da sociedade - Estado age em nome de objectivos prprios, atribuindoNuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

as s suas instituies; e) sedentariedade ligao do poder a um territrio fixo. 4. A insero territorial do Estado territrio garante referncia de comunidade, sede do poder, domnio de aco indiscutida e rea de segurana. Historicamente o local de fixao de povos; de agregao dos seus elementos diversos, bem como do seu sentido de identidade e a base da permanncia do poder poltico, dando o nome ao Estado. Tipos histricos de Estado 1. O desenvolvimento histrico do Estado a ideia de Estado, tida como concepo poltica, jurdica ou institucional, est em contnua mutao, devido ao progresso e diferentes fins a que prope atingir. Esse desenvolvimento pode ser isolado (como no Extremo Oriente, Amrica precolombiana e frica subsariana); oposto (Antiguidade Clssica, Antiguidade Oriental e Europa Crist e do Islo) ou interdependente (Imprio Romano e resto do mundo desde a colonizao e descolonizao). Hoje destacam-se as estruturas internacionais. 2. Tipos histricos de Estados Jellinek definiu-os consoante a sua relao histrica com o Estado actual. So eles o Estado Oriental; Grego; Romano; Medieval e Moderno.

Estado Oriental:

- identificao do poder poltico e poder religioso; - forma monarquia e teocrtica; - ordem desigualitria, hierrquica e hiertica; - reduzidas garantias jurdicas; - larga extenso territorial e sede de expanso.

Estado Grego:

- prevalncia do factor pessoal (comunitrio); - unidade no culto aos antepassados, apesar de no teocrtico; - pouca importncia territorial cidades-estado; - inexistncia de liberdade fora do Estado apenas de Governo, ausncia de liberdade privada(pp58); - isonomia igualdade perante lei e actv. poltica; - diversidade de formas de Governo conforme cidade e filosofias; - estruturao de uma democracia, apesar de limitada (relevncia poltico-constit.)

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Estado Romano:

- desenvolvimento da noo de poder poltico, como poder uno ou plural (imperium . soberania; potestas organizador; majestas dignidade); - conscincia e separao do poder pblico (Estado) e privado (pater familias)/distino Dir. pb. e priv.; - direitos bsicos dos cidados (jus suffragii; jus connubii; jus commercii); - progressiva atribuio de dir. a estrangeiros e criao do jus gentium para a sua regulao; - expanso da cidadania num largo espao territorial (Caracala 212), falando-se em Soceitas Romana mais que em Imperium; - Cristianismo abala as principais concepes, com a valorizao da pessoa em si.

Pretenso Estado Medieval : a idade mdia divide-se em 2 fases: a das invases e da reconstruo - h uma passagem de uma insegurana geral pequena segurana local e de uma situao de ausncia de poder a uma situao complexa, dividido entre Igreja e bares e senhores corporativos. As concepes jurdico-polticas so substitudas por concepes crists (transpe-se para o poder poltico e exige a limitao do poder, que vem de Deus, e sua utilizao no bem comum elo de ligao poder/sociedade) e germnicas (colocam o prncipe como centro da vida poltico) - o Ocidente une-se por factores civilizacionais e de f. O incio do feudalismo e a fora dos vnculos feudais, bem como a subordinao universal ao Papa, marcam a dissoluo da ideia de Estado: a hierarquia social um encandeamento de soberanos e vassalos, ficando a realeza reduzida a uma dignidade privatizao do poder, em conexo com os princpios de famlia e propriedade e a autonomia das estruturas urbanas. Desvantagens: localismo da vida social; precariedade das estruturas econmicas, desrespeito pelos direitos dos indivduos e conflitos de poder entre o Sacerdotium e o Imperium.

Nos sc. XII-XIV inicia-se a crise do sistema, reflexo da crise de mentalidades (Renascimento, manifestaes do esprito burgus, Cruzadas, maior segurana) iniciava-se a substituio do sistema poltico medieval. Na sua concretizao foram essenciais o despontar das naes europeias * (assentes em afinidades, transformam a geografia) e a recepo do Direito romano (pe em causa as concepes jurdicas): * surge a conscincia de comunidade: d-se nomes de terra, que se tornam o nome do povo, e sero a base das sociedades polticas estatais. Acentuam-se as afinidades na linguagem, religio, interesses comuns, sujeio ao rei - base do sentimento nacional;

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Estado moderno ou europeu : aps poca medieval ressurge a ideia de Estado o poder centraliza-se e concentra-se no Rei, que o acompanha com uma crescente institucionalizao alargamento da comunidade poltica e do aparelho do poder. O Constitucionalismo vem envolver todo o Estado em regras e processos jurdicos. Caractersticas prprias: 1) Estado nacional o Estado tende a corresponder a uma nao, que se torna o facto de unificao poltica; 2) Secularizao ou laicidade o temporal e espiritual separam-se, perdendo o poder poltico a sua base e fins religiosos; 3) Soberania poder supremo ilimitado, com o Estado a vencer as resistncias internas e externas. - ordem estatal revela-se um projecto racional de humanidade em torno do prprio terreno. - vm combinar as vantagens dos imprios (a sua vastido) e das Cidades-Estados (participao poltica alargada e sentido de comunidade).

O Direito Pblico Moderno e o Estado Euopeu 1. O processo de criao dos Estados europeus consiste na realizao, atravs do Direito, de esforos dos reis para se libertarem de vnculos: a) internos em busca da centralizao do poder (apoderando-se do poder dos senhores feudais e pondo fim aos privilgios dos estamentos; b) externos em busca da emancipao poltica em relao ao Papa e o Imperador. 2. A soberania e a organizao do Estado a ideia de soberania atinge o seu expoente implica imediatividade/ligao directa entre o Estado e o indivduo - todos so sbditos do rei. Neste sentido, o poder dota-se de rgos e servios (tribunais do Rei), que substituem a administrao feudal por uma administrao burocrtica (profissional e hierrquica). Evoluo 1. Condies de desenvolvimento : o estado europeu move-se influenciado por condies espirituais (Renascimento, Reforma e Contra-Reforma; crise de mentalidades; humanismo, racionalismo, romantismo, progresso - surgem novas doutrinas, como o contrato social, que iniciam a modernidade); socioeconmicas (decadncia da Nobreza, ascenso da burguesia, desenvolvimento do capitalismo no sc. XIX, rev. Ind., sindicalismo) e internacionais (tem incio os descobrimentos e expanso colonial). 2. Perodos de evoluo : prefere-se a perspectiva segundo a qual o Estado evolui via um processo poltico e jurdico volta-se para a legitimidade poltica, a organizao e a tcnica de limitao dos poderes. I- Estado estamental ou monarquia limitada: uma forma poltica de transio, com sequelas da poca feudal.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

H uma dualidade rei-estamentos, que criam a comunidade poltica, tendo o rei o poder central com interveno dos estamentos. Em Portugal, marca a poca urea das Cortes, apenas de natureza consultiva. II- Estado Absoluto. Estado de polcia: opera-se com a mxima concentrao de poderes no rei: a sua vontade lei e as regras jurdicas so vagas e no escritas. Surge desdobramento do Estado em Estado em si e Fisco (entidade do Dir. Privado), responsvel por entrar em relaes com os particulares. O Estado Absoluto faz sua funo a unio da sociedade, promovendo relativa igualdade jurdica e intervindo em sectores econmicos e exrcito - incremento do capitalismo e consequente dinamismo burgus. A lei prevalece sobre o costume enquanto fonte. Em Portugal, o sentido absolutista esbarra apenas na Igreja proclama-se o poder da nao aquando da Restaurao da Independncia. Publica-se a Lei da Boa Razo e o Cdigo do Direito Pblico Distinguem-se dois perodos: - at sc. XVIII, afirma-se como de direito divino; - posteriormente procura-se uma fundamentao racionalista do poder, dentro do ambiente iluminista Despotismo Esclarecido ou, noutros pases, o Estado de Polcia (Estado como prossecutor do interesse pblico, via plena liberdade do prncipe). III- Estado Constitucional (representativo ou de Direito): As correntes do contratualismo, individualismo e iluminismo, bem como os movimento econ., sociais e polticas conduzem ao Estado Constitucional (Estado assente numa Constit. fundadora e reguladora da sua organizao poltica e da relao com os cidados, tendente limitao dos poderes)- ponto culminante na Revoluo Francesa; Revoluo industrial inglesa e a Constituio Americana. Com as constituies escritas refora-se a institucionalizao do poder poltico, a soberania popular e a igualdade. Textos: Declaraos dos Direitos de Virgnia e Decl. Indep. EUA (1776); Decl. Dir. Homem e Cidado (1789). Principais instrumentos tcnico-jurdicos Constituio; princpio da legalidade; declaraes de direitos; separao dos poderes; representao poltica. O Governo Representativo marca uma dissociao entre a titularidade e exerccio do poder. Estado de Direito como o Estado que na prossecuo dos direitos dos cidados estabelece juridicamente a diviso dos poderes e o respeito pela legalidade.

1. Estado Constit. no sc. XIX : surge como Estado liberal, assente na ideia de liberdade e limitao do poder poltico; e Estado burgus, enquanto inserido numa situao socioeconmica de predominncia destes. As transformaes estendem-se Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

organizao social. Os regimes liberais propagam-se, apesar dos iniciais conflitos liberais vs. Conservadores e, mais tarde, liberais vs. Radicais (democratas, socialistas, anarquistas,) e das crticas do pensamento reaccionrio, catlico e socialista. 2. Situao do Estado no sc. XX: sc. marcado por convulses blicas, eco., sociais e tecnolgicas era das ideologias e revolues. Emancipam-se os Estado ultramarinos, com repercusses na econ. Mundial. Estrutura-se a comunidade internacional e as suas organizaes humanistas (Decl. Universal dos Direitos do Homem em 1948).

3. A diversidade de tipos constitucionais: o fenmeno constit. considera trs aspectos: 1 - perda da crena liberal individualista da Constit.; 2 - generalizao das Constit. escritas; 3 - sua rpida sucesso. 1 Devido: s deficincias internas das Constit. libeais; dificuldade de conformar o poder em tempos de acelerao; crise do Direito e a tenso democracia/liberalismo/socialismo; 2 Vieram permitir aos cidados o conhecimento das linhas primordiais do ordenamento do seu Estado. Por outro lado esvaziaram-se os seus preceitos (Burdeau) - admitem-se modelos constitucionais sem respeitarem os seus princpios originrios, - no mesmo tipo histrico de Estado surgem diferentes tipos de Constituies - origem da instabilidade constitucional (3); Tipos constitucionais de Estados: A O Estado Social de Direito, que sucede ao modelo liberal e representa evoluo do Estado representativo/de Direito (mantendo os seus princpios subjectivos fundamentais e a soberania popular, aprofundando as liberdades e igualdades para reas sociais e alargando a integrao poltica, bem como criando mecanismo de garantia da Constituio - princpio da constitucionalidade e da legalidade atravs da instituio de tribunais constit. ( Constit. mexicana de 1917 e Constit. Weimar 1919). B Emergncia do modelo sovitico/marxista leninista e fascista, resultado do agravamento dos conflitos polticos e sociais e propagao de ideologia antiliberais. B.1 Estado sovitico/marxista-leninista inspirado na Rev. Russa 1917, feita em nome do poder aos sovietes. B.2 Estado fascista, surgem em Itlia (1922-1943) com feies moderadas e extremas (Alemanha de 1933 a 1945). Constitui a verdadeira ruptura com o Estado Constit. Liberal, tendo em comum a inspirao filosfica (Nietzsche e Hegel); averso ao racionalismo e exaltao da fora; governo de minoria fundamentado no carcter ou raa, ditadura ideolgica e um partido das massas.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

4. Problemas no incio do sc XXI: Crise do Estado Social de Direito (na sua acepo de Estado-providncia; causas financeiras, comerciais; degradao ambiental; corporativismos e consumismo - sociedade de risco) - ameaa ao Estado Moderno, incapaz de atender s dificuldades, mas seguro na garantia dos princpios fundamentais; pelo dfice democrtico das entidades supra-estatais; capacidade de resistncia do Estado europeu. Constitucionalismo e Sistemas Constitucionais 1. A actual complexidade constit.: Lowenstein distingue Constit. originrias que contm princpios funcionais novos (parlamentarismo britnicos, sist. Constit. americano, constit. 1793, napolenicas e de 1814 e soviticas de 1918 e 1924) e Constit. derivadas . que segue um modelo nacional ou estrangeiro. Ao longo do sc. XX surgem importantes figuras no panorama constitucional: - os dir. econ. soc. e culturais Constit. mexicana 1917 e Weimar; - a ideia de Constit. econmica Weimar; - a concepo do PR no semipresidencialismo Weimar; - o Tribunal Constit. Consit. Austraca 1920; - o regionalismo poltico Constit. espanhola 1931; - princpio da eficcia imediata das normas fundamentais Constit. alem 1949/Bona; - criao de autoridades independentes para defesa dos direitos dos cidados (Ombudsman) constitucionalismo nrdico. O Constitucionalismo Britnico Na sua formao e evoluo distinguem-se 3 fases: a) Fase dos primrdios - 1215 (Magna Carta) at sc. XVII; b) Fase de transio - sc. XVII na sequncia das lutas entre Rei e Parlamento, origem da Petition of Rights (1628), Revolues 1648 e 1688 e Bill of Rights (1689); c) Fase contempornea - desde 1832 com reformas eleitorais de alargamento do sufrgio (Reform Act) - primazia da Cm. Comuns/Gabinete at perodo

democrtico.
Sobreposio institucional: fenmeno que consiste na coexistncia de instituies de natureza diferente ao longo dos tempos, atravs da definio de novas funes e de um novo equilbrio. So elas o Rei, a Cm. Lordes e Cm. Comuns formam o Parlamento transversais aos trs perodos com domnio diferente (Rei, Lordes e Comuns/Gabinete, respectivamente). Contudo, um domnio que ocorre no assente num tipo de governo pura, mas misto - cada rgo conta com a interferncia limitadora de um outra, a agir sempre em nome dos fundamentos constit. Actualmente, todavia, o predomnio do Cm. Comuns aproxima Inglaterra de um governo puro, apesar de Rei e Cm. Lordes conservarem poderes formais e funes polticas e sociais, fulcral para o equilbrio poltico. Constituio consuetudinria histrica e flexvel: predominam as normas provindas do costume.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Uma unwritten constitution, no sentido em que grande parte das regras de organizao poltica consuetudinria, bem como a unidade fundamental da Constit., assente em princpios enraizados na sociedade. Existem ainda as Conventions of the Constitutio que versam o funcionamento do Parlamento, relaes entre Cmaras, Gabinete e oposio e poderes do rei, que se assemelham a meros usos. Leis constit. escritas: Magna Carta, 1215; (no formais) Pettition of Rights, 1628; (de factores de Lei de Habeas Corpus, 1679; ordem poltica e Declaration of Rights, 1689; jurdica) Establishment Act, 1701; Acto Unio com Esccia, 1707; Leis eleitorais do sc XIX e XX; Estatuto de Westminster, 1931; A sua flexibilidade, ao contrrio das restantes, ditas rgidas, evidencia-se na facilidade da sua modificao, sem necessidade de um processo complexo, em detrimento de um semelhante ao exerccio de funo legislativa. Rule of Law e os tribunais: Rule of Law designa os princpios, instituies e processos que a experincia dos juristas e tribunais usam na salvaguarda do direito das pessoas perante o Estado - proteco contra uso arbitrrio do poder. O juiz torna-se assim um rgo essencial ao Direito, que o cria ao aplic-lo. No , contudo um poder poltico, mas uma contrabalano destes. A sua jurisprudncia origina o Common Law. Governo parlamentar britnico: O Parlamento o centro da vida poltica, dele, mais em concreto da Cm. Comuns, emanando o Gabinete, estando este obrigado a responder perante este e dependendo da sua confiana para exercer o poder. O Gabinete eleito por sistema eleitoras maioritrio em crculos eleitorais uninominais a uma volta para uma legislatura de 5 anos, sendo o chefe do partido maioritrio (Trabalhista, Conservador/Tories, Liberais-Democratas) nomeado PM e escolhendo seus ministros na Cm. comuns. Caractersticas do sistema de governo parlamentar de gabinete: a) Durao mx. da legislatura de 5 anos e possibilidade de dissoluo da Cm. Comuns pelo PM; b) Formao do Gov. aps eleies e cargo do chefe do partido maioritrio; c) Escolha dos ministros entre membros do Parlamento; d) Dependncia dos ministros ao PM; e) Responsabilidade solidria do Governo; f) Existncia de meios de aco do Gov. sobre o Parl. (fixao da ordem do dia; iniciativa legislativa, dissoluo) e inverso (perguntas, moes, debates oramentais,); g) Institucionalizao da Oposio; h) Disciplina partidria; i) Alternncia de dois partidos no poder.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

O Constitucionalismo dos EUA Datada de 1789, tem incio antes com os textos da poca colonial (Convenants, Fundamental Orders of Connecticut de 1639, Declarao de Independncia e de Virgnia). Aos seus 7 artigos juntam-se 27 aditamentos. Destacam-se ainda as decises judiciais, enquanto interpretaes e aplicaes da Constit. (embora de menor importncia que na Gr-Bretanha), os costumes e as Constituies dos Estados Federados. Relevncia do seu estudo- So o primeiro grande Estado do tipo europeu fundado noutro continente; conseguem a primeira revoluo anticolonial; mais duradoura Constit. escrita; primeiro Estado federal e laico alicerado em princpios democrticos e primeiro sistema presidencial por aplicao da doutrina da separao dos poderes (checks and balances interdependncia). Artigos: 1 - todos os poderes legislativos so entregues ao Congresso, composto pelo Senado e pela Cmara dos Representantes. 2 - o poder executivo ser entregue a um presidente dos EUA ou da Unio. 3 - poder judicial aos tribunais, sendo o Supremo Tribunal Federal o mais importante 4 - definio da relao entre o Estado federal e os Estados federados ou as relaes entre estes. 5 - regime da reviso constitucional. 6 - clusula da supremacia federal. 7 - entrada em vigor da Constituio.

Instituies polticas Presidente: eleito por sufrgio eleito por sufrgio universal indirecto em 2 graus; o seu mandato dura 4 anos, no podendo ser reeleito mais de uma vez. simultaneamente chefe de Estado e chefe de governo e o titular nico do poder executivo (no existe Gabinete ou Conselho de Ministros mas sim 12 secretrios de Estado, auxiliares directos do Presidente). As suas funes consistem em orientar e coordenar a aco da administrao federal, velar pela fiel execuo das leis, assegurar o comando das foras armadas da Unio e dos Estados e nomear e demitir o funcionalismo federal; a sua funo governativa consiste na poltica externa (auxiliado pelo Secretrio de Estado) e no direito de veto que possui; prope, ainda, diversas leis. o Congresso detm o poder legislativo e formada por 2 Cmaras, com igual competncia legislativa: a Cmara dos Representantes e o Senado (o nico a que cabem os assuntos fiscais) (influncia britnica). A Cmara dos Representantes composta por 435 membros, eleitos directamente pelos cidados; procura estabelecer uma proporo entre o n de habitantes de cada Estado e a sua representao na Cmara; representa o povo e eleita por sufrgio maioritrio a uma volta uninominal de 2 em 2 anos. O Senado representa os Estados federados em critrios de igualdade: composto por 2 senadores por cada Estado; so eleitos por sufrgio universal e

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

directo e com um mandato de 6 anos; 1/3 substitudo a cada 2 anos, no final de cada legislatura; a presidncia cabe ao Vice-Presidente dos EUA; a sua principal funo legislativa, apesar de ter tambm uma funo governativa, judicial (julgamento de casos de impeachement) e de fiscalizao. os Tribunais Federais destinatrios do poder judicial, com predomnio do Supremo Tribunal; as leis e os outros actos de Estado devem ser conformes Constituio e, caso contrrio, no devem ser aplicadas. O Supremo Tribunal, fundado em 1789, composto por um presidente e por nove conselheiros; os tribunais inferiores tambm datam de 1789 e podem ser tribunais de distrito (julgamentos em 1 instncia) e de circuito (tribunais de recurso de 2 instncia). os partidos polticos existncia de 2 grandes partidos, semelhana da experincia britnica: o Partido Republicano (tendncias conservadoras, supremacia federal e essncia do americanismo) e o Partido Democrtico (poltica social, intervencionismo econmico, centralizao administrativa e abolio das discriminaes raciais e religiosas); os partidos polticos norte-americanos so dotados de uma grande flexibilidade e no possuem consistncia ideolgica, so muito localizados por Estado e permitem diferentes maiorias conforme as questes.

Os grupos de presso ou lobbies so associaes profissionais, das mais diversas provenincias, que procuram, junto dos membros do Congresso e do Governo federal, obter a aprovao de leis favorveis aos seus interesses e a adopo de medidas, ou a nomeao de candidatos, concordantes com os seus pontos de vista; podero ser benficos se tiverem em vista combater a corrupo e fazer valer os verdadeiros interesses nacionais, opondo-os aos interesses dos egostas de grupo ou de classe; podero ser malficos se minarem a confiana popular nas instituies polticas e puserem muitas vezes em risco as prprias liberdades cvicas.

Constituio rgida e elstica: rgida no sentido em que a sua alterao depende de um complexo processo com interveno dos Estados e elstica devido sua contnua aplicao e adaptao pela aco dos tribunais. A sua tradio jurdica (brota do sistema jurdico ingls e pensamento poltico do sc. XX), jurisprudncia e contextos histrico-sociais possibilitaram a sua longevidade e consistncia das instituies. O federalismo: um federalismo prefeito, produto histrico da transformao da confederao de Estados da Amrica do Norte em unio estatal. Assenta numa estrutura de sobreposio (cada cidado sujeita a dois poderes polticos e dois ordenamentos constiti.) e numa estrutura de participao (o poder central como resultado da agregao dos poderes do Estados).

Princpios jurdicos em que se baseia: 1) poder constituinte de cada Estado decreta e altera a prpria Constit. nos limites da Constit. Federal e no respeito forma republicana;

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

2) Interveno institucionalizada na formao da vontade poltica federal: - existncia de um 2 cmara (Senado) com igual representao de Estados (2), em contraste com a dos Representantes (proporcional populao); - composio e processo de votao do colgio eleitoral presidencial, formado por eleitores, Senadores e Representantes; - necessidade de aprovao de 2/3 dos membros das duas Cmaras e de dos Estados nos aditamentos Constit. 3) especialidade das atribuies federais as que no forem do Estado Federal (pertencem-lhe defesa, comrcio, moeda, correios) pertencem aos Estados Federais (dir. civil e penal; poder local). 4) igualdade jurdica dos Estados, manifestada na igualdade no Senado e no processo de reviso constit., igual capacidade de cidados de cada Estado num outro, e no reconhecimento de actos pblicos, documentos e processos produzidos em qualquer Estado. V.138 Os direitos fundamentais: os autores da Constit. no fizeram uma enunciao dos direitos e liberdades fundamentais - completaram-no os 10 primeiros aditamentos em 1791. Nos Aditamentos apenas se encontram normas de dir. e liberdades e garantias. Contudo, desde o New Deal de Roosevelt, ergueu-se um sistema de servios sociais (dir. econ., sociais e culturais). A falha maior prende-se com a proteco da sade. 1 - liberdade de religio, palavra, imprensa, reunio e petio 2 - uso e porte de armas 3 - proibio do aboletamento de soldados em tempo de paz sem o consentimento do proprietrio 4 - inviolabilidade do domiclio 5 6 garantias do processo penal 7 8 - limites das penas criminais 9 10 regime federal de direitos 11 - limitaes do poder judicial 12 - eleies 13 - abolio da escravatura 14 - questes da dupla cidadania e n de repres./Estado 15 - garante o direito de voto independentemente da raa 16 - imposto sobre o rendimento 17 - eleio directa dos senadores 18 - Lei Seca 19 - garante o direito de voto independentemente do sexo 20 - contagem dos mandatos 21 - revogao da Lei Seca 22 - re-eleio

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

23 - estatuto eleitoral de Washington 24 - direito de voto independentemente do pagamento de qualquer taxa ou imposto 25 - vagatura dos cargos de Presidente e Vice-Presidente 26 - direito de voto aos 18 anos 27 - remuneraes. Os tribunais e a Constituio: originado no common law, destacam 3 aspectos: 1) Singularidade da relao democrtica entre juzes e os cidados e sua elevada autoridade social; 2) Complexidade proveniente da estrutura federal, com dualismo de tribunais federais e estaduais (3Constist); 3) Predominncia do Supremos Tribunal (9 juzes vitalcios, designados pelo Presidente e com parecer do Senado). Nos EUA vigorou desde cedo o princpio da constitucionalidade. O sistema de fiscalizao caracteriza-se: Sistema de competncia difusa: todos os tribunais apreciam da constitucionalidade de todas as normas (excepto de questes polticas - sep. Poderes), com ascendente do Supremo um poder normal dos juzes; A lei torna-se nula, como se nunca tivesse sido votada; O Supremo goza da possibilidade de escolher as questes que analisa.

1 Desde 1803 at 1880 a fiscalizao tinha como fim a garantia da unidade dos EUA : 2 De 1880 a 1935 o Supremo interpreta a Constit. num sentido conservador da ordem liberal e capitalista, afirmando-se perante poder legislativo governo dos juzes 3 desde 1954 tem-se visado a proteco da propriedade e da liberdade poltica e racial. Presidente EUA vs PM britnico Numa primeira anlise parecem semelhantes em posio (objecto de votao popular e mantm-se no poder sem ser derrubados por Congresso ou Cm. Comuns) - contudo so inmeras as diferenas: o O PM deputado e membro do Gabinete | O Pres. identifica-se com poder executivo (no h Gov. nos EUA, mas uma Administrao submetida ao Pres.) o As decises polticas inglesas so tomadas em Gabinete perante o Parlamento o O PM precisa da maioria na Cm. Comuns | O Pres. no precisa do Congresso o O PM o chefe de um partido do qual depende e tem que se impor | O Pres. recebe um mandato nacional como se fosse Chefe de Estado o O PM pode ser substitudo | O Pres. no o O PM pode ganhar sucessivas eleies | O Pres. s pode ser eleito uma vez

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Partidos ingleses tm forte disciplina | Os americanos no tm consistncia ideolgica, so muito localizados por Estado, originando diferentes maiorias.

O sistema parlamentar de Gov. de interdependncia por integrao Gov. e Parl. esto unidos e dependentes para exercer respectivas funes. O sistema presidencial de interdependncia por coordenao h diversos rgos polticos com autonomia nas suas esferas, mas devem colaborar em certos actos preestabelecidos. O Constitucionalismo Francs O constitucionalismo francs marca a ruptura com o Antigo Regime, e, depois, uma difuso de ideias sem precedente o sistema forma-se em 1789, propondo-se a destruir todas as estruturas antigas. A Antigo Regime no mais se instaurou, contudo no se cria uma ordem constitucional homognea, conhecendo o sc. XX revolues (1830, 1848, 1870-71). RELAO DAS CONSTITUIES:

Constituies Revolucionrias 1. 1791 decorre do processo revolucionrio e resulta de uma Assembleia Nacional; introduz a monarquia constitucional e consolida o regime representativo (os cidados escolhem os seus representantes) e o sufrgio restrito e censitrio (masculino), consagra o princpio da soberania nacional (o poder pertence Nao, a qual escolhe os destinatrios do poder eleies), o princpio da separao de poderes (poder executivo ao Rei e poder legislativo Assembleia) e verifica-se a oscilao entre o regime parlamentar e semipresidencial; a Declarao de Direitos acresce ao texto constitucional 2. 1793 ano I da Repblica marcado pela criao da Conveno (Assembleia que rene por direito prprio e sem limitaes) que vai elaborar a Constituio da ditadura jacobina (no chaga a vigorar); pretende ser a realizao prtica da ideia de democracia directa de Rousseau: ultrademocratismo e ultraindividualismo (domnio total da Nao), princpio da soberania popular e do sufrgio universal, regime de assembleia (todo o poder aos cidados e assembleia perda da autoridade prpria dos rgos executivos) e instituio do referendo 3. 1795 ano III da Repblica; princpios antagnicos a 1793: separao radical e rigorosa de poderes, com o poder legislativo a ser atribudo a 2 Cmaras (Assembleia Nacional e Senado) e o poder executivo a ser atribudo ao Directrio (rgo colegial), sufrgio restrito e soberania nacional

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Constituies Napolenicas 1. 1799 ano VII da Repblica; funda o Consulado e caracteriza-se pelo exerccio autoritrio do poder, pela concentrao do poder numa figura carismtica (Napoleo cesarismo reforo do poder central superao das contradies partidrias) e por vrios rgos administrativos; estabelece o sistema eleitoral das listas de confiana (votao popular nica e sem alternativa), segundo o qual a autoridade vem de cima mas a confiana tem de vir de baixo, e a democracia plebiscitria; promove a ordem e a autoridade 2. 1802 ano X da Repblica; transforma Napoleo em cnsul vitalcio mediante a reviso da Constituio anterior 3. 1804 ano XII da Repblica; instaura o imprio vitalcio e hereditrio, sendo Napoleo o imperador

Constituies da Restaurao 1. 1814 Carta Constitucional outorgada por Lus XVIII, esboando uma monarquia limitada, na sequncia da derrota de Napoleo em Waterloo e da influncia da Santa Aliana = restaurao dos valores monrquicos; estabelecimento do bicameralismo (uma cmara burguesa e outra aristocrtica), da auto-limitao do poder do monarca (o rei governa e o governo responsvel perante o Parlamento) e estabelecimento do sufrgio restrito, censitrio e/ou capacitrio; capacidade eleitoral activa (votar) e passiva (ser eleito) mediante o pagamento de impostos 2. 1830 Carta Constitucional que resultou de um pacto entre o rei e a Cmara dos Deputados, o qual conduziu reviso da Carta de 1814 num sentido mais liberal (regime de colaborao de poderes favorecendo a Assembleia evoluo para um regime parlamentar dualista ou parlamentarismo orleanista = 1 representao do sistema semi-presidencial)

Constituies da II Repblica e do II Imprio 1. 1848 resulta da queda da monarquia na sequncia da 1 revoluo de carcter social e socialista, com o eclodir do movimento operrio e com o surgimento da doutrina social da Igreja (promoo da fraternidade); instaura a II Repblica, que se vai desenvolver como II Imprio, e um regime presidencialista (com o presidente da Repblica a possuir poderes efectivos e a ser eleito por sufrgio universal e directo) 2. 1852 evoluo para um regime ditatorial (restaurao do imprio), com o Presidente da Repblica, sobrinho de Napoleo Bonaparte, a autopromover-se imperador (Napoleo II) atravs da progressiva apropriao do poder

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

3. 1870 evoluo do II Imprio num sentido parlamentar, na sequncia da derrota externa de Napoleo II na guerra com os alemes

Constituio da III Repblica 1. 1875 fim da instabilidade poltica e consagrao das foras antirevolucionrias conduzem ao sistema parlamentar de assembleia at ocupao nazi em 1940; durou perto de 70 anos e pretendia ser apenas provisria

Constituio da IV Repblica 1. 1946 manuteno do sistema parlamentar de assembleia, com apenas algumas alteraes Constituio da V Repblica 1. 1958.

- De 1789 a 1871 11 Constit. sucedem-se regimes e sistemas diversos; De 1875 a 1958 3 Constit. domnio do sist. parlamentar, consolidao do sufrgio universal e das liberdades individuais. Traduzem oscilaes entre prevalncia da doutrina de Montesquieu (defensor da liberdade expressa pela sep. poderes e Gov. representativo = governos mais moderados) e Rousseau (defensor da democracia, da unidade do povo - liberdade como exerccio do poder directamente do povo = governos assentes na democracia absoluta (jacobina e cesarista). Traduzem conflito liberalismo-democracia Instabilidade e sedimentao fruto da ordem geral e filosfico-jurdicas e causas de ordem pblica e social. A instabilidade de 1789-1871 tem origem numa constante luta de princpios de legitimidade entre a democrtica e a monrquica (ligada a crenas religiosas) e de classes sociais entre burguesa urbana e aristocracia rural, com o surgimento em 1830 do operariado - as Constit. vo correspondendo a diferentes momentos: conciliao (monarquia de Lus Filipe) ou de estabilizao ps-revolucionria (governos bonarpartistas). Os princpios democrticos e liberais e suas instituies vo-se consolidando, traduzida pela Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado; a nvel social pelo CC de 1804, garante da igualdade jurdica, liberdade contratual, famlia e propriedade burguesa; e a nvel organizacional, por uma administrao centralizada hierarquizada, desenvolvida pelo 1 Imprio. - a actual Constit. (1958) faz recepo dessa Declarao e do preambulo da de 1946, acrescentando direitos de liberdade e sociais. A Constituio e os Tribunais Especificidades do constitucionalismo: Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

- no inclua o costume; - aos tribunais no era reconhecida a apreciao da constitucionalidade a Constit. 1958 cria um rgo especfico Conselho Constitucional a partir de 2008 com a possibilidade de recepo de casos de violaes de direitos e liberdades suscitados em qualquer tribunal. - consolidava a fiscalizao jurisdicional da legalidade administrativa, como garantia dos direitos dos cidados, atravs do Conselho de Estado. O Governo Parlamentar O princpio democrtico levou quer a governos convencionais (ditadura de assembleia), que a representativos de Napoleo I e III (ditadura pessoal) governos jacobinos e cesaristas so experincias revolucionrias e efmeras. Deu tambm origem, com base na separao dos poderes, ao governo parlamentar (muito diferente do ingls), de predominncia das Assembleias e do Poder Executivo mais duradouro, entre 1871 e 1958. Este regime esboa-se com Lus Filipe e adequa-se ao republicano a partir de 1875.

Caractersticas da III e IV Rep. - subsistncia de um Chefe de Estado, titular do Executivo; - bicameralismo; - inexistncia de maioria parlamentar de base (muitos partidos) - necessidade de governos de coligao gerando curtas legislaturas; - importncia do Cons. Ministros rgo de definio e concentrao governamental; - ausncia do poder de dissoluo do Parl. pelo Chefe de Estado ou Governo. - Difere do britnico, pois neste o Gov. nunca tem minoria no Parlamento. A V Repblica e o presidencialismo gaulista A Constiti. 1958 vem reforar o papel do Presidente enquanto protector da Constit. e rbitro do interesse pblico e do Estado - torna-se rgo activo - semipresidencialismo: A reviso de 1962 tornou a sua eleio por sufrgio universal; Tem o domnio da poltica externa e da defesa; O PM responde perante ele; Apela ao referendo; Poderes de dissoluo. - Em perodos de no concidncia de um Pres. e Gov. fala-se de uma coabitao. Sistema francs continua a ser de dualismo entre Poder Executivo, com um Governo distinto do Chefe de Estado - oferece uma maior maleabilidade do que um sistema presidencial puro, mas tambm a ambiguidades o Presidente tem que concertar a sua aco com o Parlamento e sujeitar-se aos referendos.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

A V REPBLICA E A CONSTITUIO DE 1958: elaborao e fontes a Constituio de 1958, subsequente crise na Arglia, preparada por uma comisso liderada por De Gaulle, aprovada em referendo e que visava a unio de Estados franceses, destinava-se a conter, limitar e racionalizar o parlamentarismo das repblicas anteriores, fazendo com que o Presidente ocupasse a posio de rbitro, velando pelo cumprimento da Constituio; este sistema rene e aproveita algumas das mais marcantes tendncias dos sistemas anteriores (parlamentarismo responsabilidade do Governo perante o Parlamento -, bonapartismo ascendente do Chefe de Estado e do governo jacobino participao do povo atravs de referendo) estrutura e vigncia esta Constituio (revista em 1962 eleio do Presidente da Repblica por sufrgio universal) tenta um compromisso entre poder representativo e poder executivo e estabelece o sistema semipresidencial como sistema de governa; nos seus princpios gerais, o art. 2 corresponde Repblica social, o 3 democracia representativa e o 4 ao papel dos partidos, no existindo nenhum captulo sobre direitos e garantias. estatuto do Presidente da Repblica eleito por sufrgio universal e directo por 5 anos (7 at 2001), podendo ser reeleito indefinidamente; nomeia o 1 ministro, o centro principal da poltica, responsvel pela poltica externa e de defesa, possui veto suspensivo e pode recorrer ao referendo. estatuto do Governo produz a poltica nacional, detm parte da funo legislativa, responsvel perante a Assembleia Nacional, dirigido pelo 1 ministro e determina e conduz a poltica da Nao. estatuto do Parlamento fiscaliza o poder poltico e constitudo pela Assembleia Nacional (funo poltica e legislativa legislatura de 5 anos, eleitos por sufrgio directo) e pelo Senado (representa as colectividades territoriais da Repblica composto por senadores eleitos por sufrgio indirecto por 9 anos e renovao trienal de 1/3). os Conselhos Econmico-Social e Constitucional o Conselho Econmico-Social um rgo consultivo que d parecer sobre projectos de leis, de decretos e de regulamentos da sua competncia; o Conselho Constitucional composto por 9 membros e zela pela regularidade da eleio presidencial, funciona como supremo tribunal eleitoral e examina a constitucionalidade das leis. o sistema de governo (o semipresidencialismo francs) o Governo, livremente nomeado pelo Chefe de Estado (mas no livremente demitido) responsvel politicamente perante o Parlamento e o poder executivo dualista, com um governo, jurdica e politicamente distinto do Chefe de Estado; de facto, o centro de deciso poltica o Presidente da Repblica (ver estatuto). Este sistema oferece uma maior maleabilidade do que o sistema semipresidencial puro, pois o Presidente pode agir por si s ou atravs do 1 ministro, mas tambm oferece uma maior ambiguidade e fragilidade porque o Presidente tem de concertar a sua aco com o Parlamento e pode ficar sujeito a derrotas em referendos (como a de De Gaulle em 1969, que provocou a sua renncia).

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

As Constituies Portuguesas (1822, 1826, 1838, 1911, 1933 e 1976)


O incio do constitucionalismo portugus, marcado pela via revolucionria, vem marcar um corte com o absolutismo monrquico e estabelecer uma interdependncia de vicissitudes constitucionais e circunstancialismos polticos e sociais do pas, apesar de sempre de provenincia ideolgica estrangeira (fontes estrangeiras). Perodos do constitucionalismo: 1 Perodo das constituies liberais (1820-1926) 4 Constit. (1822, 1826, 1838, 1911), que abrangem 2 restauraes do antigo regime e a passagem Repblica, unidas na separao dos poderes e direitos individuais. 2 Constituio de 1933 ergue-se um constitucionalismo corporativo e autoritrio; 3 Constituio de 1976 encaminha-se para um regime democrtico pluralista constitucionalismo democrtico consagrado pelo sufrgio universal. Constitucionalismo liberal: a) Instaurao do liberalismo (1820-1851) antagonismo entre liberais e absolutistas; mais tarde entre vintistas (liberais radicais) e cartistas (partidrias da CC 1826); mais tarde pela Guerra Civil e 3 Constit; b) Regenerao (1851-1891) pacificao pelo acto adicional de 1852, fontismo e rotativismo partidrio; c) Crise da monarquia constitucional (1891-1910) ultimato britnico, 31 Janeiro e crise financeira; d) Primeira Repblica (1910-1926). Fase autoritria: a) Fase do governo militar directo (1926-1928) b) Apogeu do consulado do Estado Novo (1928-1945); c) Fase de decadncia (1945-1961); d) Guerras ultramarinas (1961-1974). Fase ps-revolucionria: a) de 25 de Abril a 11 de Maro de 1975; b) de 11 Maro a 25 Novembro 1975; c) em diante.

- Variabilidade da durao das Constit.; - No h vigncia contnua h espaos em branco.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Formao e vicissitudes das Constituies So elaboradas de formas diferentes: - 1822, 1911 e 1976 assembleias constituintes; - 1838 ass. Constituinte e submetida a sano real; - 1933 elaborada pelo Gov. e objecto de plebiscito; - 1826 de origem no revolucionria, escrita e outorgada pelo rei. Orientaes comuns: - reafirmao do carcter soberano do Estado; - proclamao da igualdade jurdica; - consagrao, em diferentes moldes, da lib. Expresso, garantias de direito e processos penais, inviolabilidade do domiclio e correspondncia, dir. petio, sufrgio, acesso a cargos pblicos, propriedade e educao; - pluralidade de rgos polticos (sempre Chefe de Estado e uma Assembleia); - consagrao dos tribunais entre os poderes do Estado ou rgos de soberania; - garantia da existncia de concelhos e municpios.

A Constituio de 1822 Obra das Cortes Constituintes, tem por fonte directa e principal a Constit. Cds e as francesas de 1791 e 1795, visando, consoante o utilitarismo de Bentham, um equilbrio entre o poder do Estado e os direitos e deveres individuais. Dividia-se em 37 princpios, agrupadas em 2 seces: Direitos individuais do Cidados e A Nao Portuguesa, sua Religio, Governo e Dinastia. Procura criar instituies polticas moldadas pelo constitucionalismo emergente da Revoluo Francesa, sem romper com as tradies nacionais; a invocao da Santssima Trindade; estatuto da religio catlica, manuteno da Casa de Bragana e uma orientao econmico-social moderada (adoptadas por Mouzinho da Silveira anos mais tarde - esbarra no ambiente da poca e do pais, na radicalizao partidrias, debilidade da burguesia mercantil - ideais falham em ser alcanados. 1. Direitos fundamentais concretizados no ttulo I, destacam-se pelo relevo ao princpio da igualdade, humanizao do Direito Penal e Penitencirio (com base no princpio da proporcionalidade), necessidade de fundao de escolas, hospitais e outros, preocupaes ecolgicas. Releva a educao, limitando o sufrgio consoante habilitaes literrias. Aceita a escravatura devido situao ultramarina. 2. Unio real luso-brasileira mantida pela Constit. atravs de rgos comuns (Rei, Cortes e o Conselho de Estado; Supremo Tribunal de Justia e Tribunal Especial para a Liberdade de Imprensa).

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

No Brasil h uma Delegao do Poder Executivo nomeada pelo rei, contudo carece de uma assembleia electiva. 3. Forma e Sistema de Governo Consagra-se a soberania da Nao quando resultado do exerccio de representantes legalmente eleitos - monarquia evolui para uma monarquia constitucional hereditria, com 3 poderes (legislativo na assembleia unicameral, executivo no rei, judicial nos tribunais, por um juiz letrado e inamomvel) - realizao da sep. poderes com supremacia das Cortes. - Rei - dotado do poder de veto; - deve ouvir o Conselho de Estado em assuntos de veto, guerra e tratados; - seus decretos so assinados pelos Secretrio de Estado (nomeados livremente pelo rei). Revelou-se inaplicvel e inadequada realidade portuguesa, uma vez que teve, como pano de fundo, uma grave crise poltica que no conseguiu resolver; assegurava as liberdades fundamentais e unia a nao; a sua 1 vigncia foi curta (1822 1823), sendo novamente adoptada em 1836 com a vitria do Setembrismo, revolta chefiada por Passos Manuel e que levou tomada do poder pelos vintistas (ala mais radical dos liberais) e 2 vigncia da Constituio de 1822, entre 1836 e 1838, a qual se revelou, novamente, inadequada e inaplicvel. A Carta Constitucional de 1826 de D. Pedro IV Tem por base a Constit. brasileira de 1824, vem marcar uma mudana de regime monrquico para monarquia constitucional. A sua outorgao marca o ltimo acto de rei absolutista, para se tornar num poder constitudo, carente do poder de reviso constitucional, pertencente s Cortes. 1. Direitos fundamentais: releva-os para o 145, conseguindo um maior equilbrio entre liberdades e garantias. Estipula o princpio da no retroactividade das leis, liberdade de deslocao, emigrao, trabalho, propriedade intelectual, religiosa. Compromete-se elaborao de um cdigo civil e criminal justo e equitativo, garantindo ainda a nobreza hereditria. 2. Os poderes do Estado: Acrescenta aos trs poderes (L, E e J) o poder moderador, como a chave de toda a organizao poltica e entregue ao Rei, para velar pela manuteno da independncia, equilbrio e harmonia entre os demais poderes polticos, poder que exercia apenas aps consulta do Cons. Estado e se tradiziu: nomeava os Pares, sancionava os decretos das Cortes, dissolvia C. Deputados, nomeava ministros, suspendia os magistrados. Ao rei, alia-se um Parlamento Bicameral (Cm. deputados electiva e Cm. Pares hereditrios e vitalcios. 3. Sistema de Governo: aproxima-se de uma linha orleanista de responsabilidade dos Ministros perante o Rei e as Cortes. No era necessria a maioria parlamentar e caracterizou-se pela grande instabilidade (rotatividade entre o partido regenerador e progressista). Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

4. Actos Adicionais: Acto de 1852: Eleio directa dos Deputados; Reduo dos limites do sufrgio censitrio; Abolio da pena de morte Acto de 1885: Reduo da legislatura para 3 anos; Sujeio de certos actos do poder moderador a referendo ministerial; A Constituio de 1838 (Setembrista) Resultado do acordo entre as Cortes (discutiram, prepararam e votaram a Constit.) e o Monarca (aceite por D. Maria II). 1. Fontes e Projecto: tem como fontes as duas Constit. anteriores, a francesa de 1830, a belga de 1831, a brasileira e a espanhola de 1837 - vem reafirmar a soberania nacional, estabelece o sufrgio directo, elimina o poder moderador, institui uma Cm. Senadores e aumenta os poderes do Rei em relao s Constit. 1822 - procura uma monarquia liberal, um projecto que falhou e levou ao regresso da Carta de 1826. 2. Direitos fundamentais: consagra-os num ttulo arte, criando o dir. lib. de reunio, resistncia, impulsiona a de imprensa e protege os Bens Nacionais. 3. Sistema de Governo: Regressa tripartio dos poderes. Legislativo: cabe a duas cmaras: a alta, dos Senadores, passa a electiva e temporria e dos Deputados, ambas por sufrgio directo. Executivo: Rei, com o poder de sano das leis, dissoluo da Cm. Deputados, no prevendo qualquer Conselho de Estado. - monarquia constitucional semelhante francesa. Constituio de 1911 Produzido em assembleia constituinte, na sequncia da Revoluo de 5 de Outubro. Instituiu o Congresso da Repblica: Conselho Nacional (sufrgio directo) + Conselho dos Municpios (eleitos pelos vereadores). A estes competia a eleio do Presidente da Repblica (poderiam tambm destitui-lo), que poderia ter que responder perante o Alto Tribunal da Repblica em crimes de responsabilidade. 1. Fontes e projecto: inspirada na Constit. sua (sua descentralizao partidria), brasileira de 1891 (habeas corpus, tendncia laicismo, equiparao dos direitos de portugueses e estrangeiros) e 3 Rep. Francesa. Exprime os ideais republicanos, assentes no liberalismo democrtico (sem democracia social), no laicismo e anticlericalismo, bem como municipalismo. 2. Direitos fundamentais: estipulados no ttulo II - reforo do igualitarismo jurdico-poltico com extino ttulos nobilrquicos; consagrao da liberdade religiosa; obrigatoriedade do ensino primrio elementar.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

Atribuiu, contudo, o sufrgio apenas aos homens letrados e o servio militar obrigatrio. 3. Sistema de governo: institui como rgos de soberania: a) o Poder Legislativo - Congresso da Repblica Cm. Deputados + Cm. Senado, eleitos por sufrgio directo. Cm. Deputados: encarregues da iniciativa sobre impostos, organizao das FA, discusso das propostas do executivo, reviso da Constit. Cm. Senado: aprovar nomeao dos governadores e comissrios da Rep. para Ultramar. b) o Poder Executivo Pres. Repblica e Ministros. Pres. eleito pelo Congresso, podendo ser destitudo por 2/3 Congresso, carente de veto e de poder de dissoluo do Congresso.

Maior peso do Congresso da Rep. e apagamento do Presidente da Repblica (simples smbolo representativo). Ministros bem como o Pres. Ministrio respondem perante as Cmaras - sistema parlamentar atpico (Presidente carece de poder de dissoluo e veto). 4. Fiscalizao da constitucionalidade pelos tribunais: inspirado no modelo americano, tornou-se a primeira Constit. europeia a prever tal competncia. 5. Leis de reviso constitucional: A Constit. 1911 foi objecto de 5 revises, em 1916 (1GM); 1919-1921 (rescaldo 1GM) Reviso 1919-1921 cria o Conselho Parlamentar, formado por membros eleitos pelo Congresso; d competncia ao Pres. para dissolver as Cm., mediante consulta prvia do Conselho Parlamentar. 6. Alterao de 1918 Durante a ditadura de Sidnio Pais, o Gov. introduziu importantes modificaes: - introduo do sufrgio universal para homens maiores de 21; - composio do Senado via dupla representao (territrio e profisso); - eleio do PR por sufrgio directo e aumento do mandato para mais de 4 anos; - atribuio ao PR da chefia da FA e do mar.

- Prefigurao de um regime corporativo e opo por um sistema presidencial alteraes viriam a cessar com o assassnio de Sidnio Pais, voltando a Constit. 1911 na ntegra.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

A Constituio de 1933 A Ditadura Militar entre 26-33 marca o maior interregno constitucional do constitucionalismo portugus (presume-se que se tenha mantido em vigor a de 1911, excepto nas relaes entre o Poder Legislativo e Executivo e nas liberdades pblicas) - intensificou-se o debate pela reforma das instituies republicanas, conseguida por Salazar. Antiparlamentar, publicou os novos textos constituintes em jornais dirios e promoveu sua discusso pblica (limitada como continuao da restrio das liberdades) - plebiscito, que trouxe alteraes menores proposta. Fontes e projecto No rompe totalmente com as anteriores, mas engrandece o Poder Executivo, comprime as liberdades pblicas, institui a interveno estadual deduz-se inspirao na C. Weimar e a qualificao como um Estado corporativo e de uma Cmara Corporativa deduz-se inspirao no fascismo italiano. Institui-se um trplice compromisso: a) Entre liberalismo (dir., l. e g., Ass. Nacional como supervisora do Gov. e da constit. pelos tribunais) e autoritarismo (prevalncia do Chefe de Estado sobre Ass. Nacional, controlo da opinio pblica) b) Entre democracia (princpio da soberania nacional, eleio do PR e AN por sufrgio directo dos cidados) e nacionalismo poltico (regime do territrio nacional, papel do Estado sobre a famlia, educao e religio, ultramar); c) Entre repblica (formalmente conservada) e monarquia (culto do chefe).

Seu trao mais forte o corporativismo, como forma de organizao social (ordem econmica e social baseada na solidariedade sobre os interesses das classes, proibindo greves) e poltica (atravs da participao das sociedades no poder poltico, representados na Cm. corporativa), aliado a um nacionalismo exacerbado e doutrina da Igreja. Direitos fundamentais - Consagrao indita do direito vida e integridade, embora se admitisse pena de morte; - Controlo legislativo do exerccio dos direitos, liberdades e garantias em particular de imprensa, impedida de promover a preveso da opinio pblica; - Aparecimento de direitos sociais, enquadrados na matriz corporativa proteco da famlia; direito educao e cultura; defesa da sade pblica. A limitao partidria Apesar da Constit. levar a pressupor a pluralidade partidria, a poltica do Estado Novo impedia a sua efectiva difuso.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

A Constituio Econmica

a primeira Constit. a especificar os mecanismos e directrizes a aplicar na economia, colocando o Estado como o director de todas as actividades, dentro da linha da subordinao dos particulares ao geral (supremacia da Nao sobre as individualidades), nica forma de proteco das classes mais desfavorecidas. Sistema de Governo Define como rgos de soberania o Chefe de Estado, a AN, o Gov. e os Tribunais. i. Chefe de Estado Eleito por sufrgio directo, pela Nao, por 7 anos, podendo ser reeleito e respondendo apenas perante a Nao. Nomeia o Presidente do Conselho e Ministros, confere AN poderes constituintes, podendo convoc-la e dissolv-la. Dirige a poltica externa, promulga as leis e tem o poder de veto. ii. AN 90 deputados, eleitos por sufrgio directo por 4 anos. Compete-lhe a funo legislativa, fiscalizar a Constit., aprovar convenes internacionais, limitada interveno oramental. iii. Governo Formado pelo Pres. Conselho e Ministros. Cabe ao Pres. Conselho coordenar e dirigir os Ministrios. Compete ao Governo referendar os actos do PR, elaborar decretos-leis e superintender a administrao pblica. iv. rgos auxiliares: Cons. Estado e Cmara Corporativa (autarquias locais, sectores profissionais d pareceres sobre propostas da AN)

- Qualificao do regime: no pode ser parlamentar (PR e Gov. no esto sujeitos a votaes na AN; nem presidencial (implica separao entre PR e Parlamento e inexistncia de poder de dissoluo do Parlamento pelo PR - um sistema representativo simples de chanceler, porque a pluralidade de rgos fica encoberta pela concentrao de poderes no Chefe de Estado e o PR no governa, antes acompanhado de um Gov. com competncia prpria, dependente do Pres. Conselho de Ministros. As revises da Constituio Foi objecto de 9 revises: em 35-38; 45, 51, 53 e 71. A prtica constitucional e a natureza do regime a) Estabilidade e continuidade de cargos; b) Compresso de liberdades de expresso, associao, reunio, emigrao. Criao de um polcia poltica; c) No reconhecimento da Oposio, em oposio com a existncia de um partido nico e outras organizaes ligadas ao regime de carcter obrigatrio;

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

d) Ambiguidade das realizaes corporativas; e) Aplicao da Constituio econmica, em moldes de capitalismo autoritrio, administrativo a proteccionista, mas pouco apostada no desenvolvimento; f) Predominncia da vida poltica pelo Presidente do Conselho; g) Subalternizao e desvalorizao dos trabalhos da AN; h) Crescente importncia da Cm. Corporativa. - Apesar das similitudes com regimes fascistas, no assentava num partido ideolgico de massas, nem lhe assistia uma concepo totalitria. Procurava-se o respeito pelas instituies tradicionais, num modo de vida pacato e de respeito pela ordem pblica. A Constituio de 1976 Nasce nos ideais de Direito veiculados pela revoluo de Abril - revelou-se nas proclamaes e primeiros actos do MFA (libertao presos polticos, dissoluo da censura, regresso dos exilados, destituio dos titulares do rgos), consagrados no Programa do MFA. Este, a par com a Declarao Universal dos Direitos do Homem foi o ponto de partida para a elaborao de uma nova constit. pela Ass. Nacional Constituinte. O processo de criao da nova Constit. assinalada por 3 circunstncias: - turbulncia dos anos entre a revoluo e a Constit.; - a predeterminao de alguns pontos da futura Constit. consoante o Programa do MFA; - o pluralismo partidrio manifestado na Assembleia Nacional Constituinte, sem maioria ou coligaes. O processo constituinte Exigncia do MFA: eleies para a Ass. Const. em 12 meses; sugrgio universal; plenitude do poder constituinte a esta Assembleia; carcter transitrio das instituies que entretanto assumissem o poder. Assembleia competia tambm a aprovao da Constituio, entrando em vigor a 25/11 de 1975. Carcter geral e sistema da Constituio a mais vasta e mais complexa das constituies portuguesas recebe o efeito do denso processo poltico da sua formao, da conciliao de vontades entre uma pluralidade de partidos, por colher diversas ideologias e anteriores experincias constit. nacionais. So seus fundamentos: democracia representativa e liberdade poltica. Contudo, admite um rgo de soberania militar o Conselho da Revoluo. Vem ainda consignar as grandes reformas de fundo, com vista a uma transio para o socialismo.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

A democracia na Constituio Ao caracterizar-se como Estado democrtico e mais tarde Estado de Direito democrtico, insere-se na linha do constitucionalismo ocidental. Mantm a soberania nacional que efetiviza, como uma soberania una e indivisvel, sendo a AR representativa de todos os cidados e os Deputados de todo o pas. O sistema de Governo Procurou uma definio do PR que no fosse to-s representativo, nem um chefe de Estado dotado de poderes excessivamente autoritrios. Estabelecerem-se 4 rgos de soberania PR, Conselho Revoluo, AR e Gov.; Atribuio ao PR, tambm presidente do Conselho de Revoluo, de poderes relativos constituio e ao funcionamento de outros rgos. Eleito (5 anos) directamente por maioria absoluta, por escolha de grupos de cidados. Possibilidade de dissolver AR; Condicionamento dos actos do PR pelo Conselho Revoluo; Atribuies legislativas e de fiscalizao do Gov. AR enquanto parlamento unicameral. Eleio dos deputados segundo o mtodo de Hondt; Gov. como rgo de conduo da poltica geral, eleito por 4 anos, sendo os seus membros incompatveis para a funo de Deputado; O Conselho da Revoluo Incorpora a representao histrica do MFA e institucional da FA. - rgo auxiliar do PR, a ttulo consultivo ou deliberativo; possibilidade de ser consultado pela AR; garante do cumprimento da Constit.; competncia legislativa e poltica sobre matrias militares. Democracia descentralizada reconhecimento das RAs e o poder local por sistema de municpios. A fiscalizao da constitucionalidade A fiscalizao preventiva, abstracta posteriori ou sucessiva competem ao Conselho da Revoluo, aps parecer da Comisso Constitucional em caso de inconstitucionalidade, o Conselho determina o veto do diploma. A fiscalizao concreta compete aos tribunais, em ltima instncia sendo possvel o recurso Comisso Constitucional rgo fulcral do sistema. A Primeira Reviso Constitucional A AR, dotada de poderes de reviso constitucional, viria a exerc-los a partir de 1980 e efectivizadas em 82: o Reduo das expresses ideolgicas vindas de 75 e supresso das referncias ao socialismo; o Aperfeioamento dos direitos fundamentais; o Extino do Conselho de Revoluo e termo das funes polticas das FA; o Criao de um Trib. Constitucional.

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

A Segunda Reviso (1989) A Terceira Reviso (1992) A Quarta Reviso (1994) A Quinta Reviso (2001) A Sexta Reviso (2003/2004) A Stima Reviso (2005).

Nuno Miguel Igreja Matos - Direito Constitucional I - Faculdade de Direito de Lisboa 2011-2012

You might also like