You are on page 1of 4

Instituto Nacional para a Reabilitao - Aplicao e implementao da CIF

Page 1 of 4

Aplicao e implementao da CIF


Campos de aplicao
A CIF uma classificao para ser utilizada de forma transversal em diferentes reas disciplinares e sectores: Sectores da sade, da educao, da segurana social, do emprego Sectores da economia e desenvolvimento Sector das estatsticas e sistemas de informao Legislao Outros

A CIF visa no s diferentes campos de aplicao, como tambm, pode ter mltiplas finalidades nas actuaes e intervenes relacionadas com a incapacidade: a nvel clnico/ individual (avaliao funcional do individuo, planeamento das intervenes, reabilitao, etc.); a nvel institucional (planeamento e avaliao de servios e recursos, formao dos profissionais, investigao, etc.); a nvel social e poltico (planeamento, desenvolvimento e avaliao de politicas e medidas; sistemas de compensao e de atribuio de benefcios; critrios de elegibilidade; acessibilidade; indicadores e estatsticas, etc.).

Para saber mais consulte Guia do principiante : para uma linguagem comum de funcionalidade, incapacidade e sade : CIF (verso .rtf, 318 kb)

Implementao
O processo de implementao da CIF a nvel internacional tem sido liderado pela OMS, atravs das suas Comisses especializadas e dos seus Centros Colaboradores existentes em diversos pases. Visando a OMS que a sua aplicao e desenvolvimento se efectue de uma forma coordenada e consistente nos diversos pases, este processo tem envolvido uma ampla rede internacional que engloba: diversas organizaes internacionais, organizaes cientficas e profissionais, organizaes representativas de pessoas com deficincia, universidades, grupos de especialistas e peritos.

http://www.inr.pt/content.php?idlang=1&id=54&alias=aplicacao-implementacao-cif&i... 5/10/2008

Instituto Nacional para a Reabilitao - Aplicao e implementao da CIF

Page 2 of 4

No obstante a importante adeso em grande nmero de pases, a apropriao da CIF no imediata e requer mudanas mais ou menos profundas a nvel conceptual, a nvel das polticas e a nvel das prticas na abordagem das questes da incapacidade e funcionalidade por parte de decisores polticos, de universidades e organizaes cientificas, de entidades prestadoras de servios, dos profissionais de diferentes reas disciplinares, bem como, das prprias pessoas com incapacidades e das suas organizaes representativas. Na utilizao da CIF tm sido identificados alguns equvocos que levam por vezes ao seu uso inapropriado, a aplicaes incompletas, com simplificao e m compreenso da sua complexidade, sobretudo, quando ela utilizada como um instrumento de avaliao e no como um sistema de classificao. Da as exigncias da OMS quanto necessidade de uma formao rigorosa e adequada sobre a CIF, que incorpore aspectos tcnicos e ticos, como forma de evitar aplicaes no compatveis com o seu quadro conceptual nem com as suas finalidades e que so reveladoras da persistncia do modelo mdico (M. Leonardi et al, 2005). Tendo em vista a sua aplicao universal de uma forma coerente e consistente, a OMS com a colaborao de outras entidades, tem desenvolvido um conjunto de estratgias e de orientaes a serem adoptadas pelos diferentes estados membros, nomeadamente, no que se refere a: Definio de modelos e de diferentes estratgias de formao sobre a CIF consoante os objectivos e os pblicos-alvo; Criao de materiais de apoio para os utilizadores da CIF; Reformulao, construo e validao de instrumentos de avaliao e de medida da incapacidade, tornando-os compatveis com o quadro conceptual da CIF; Desenvolvimento de novos instrumentos para organizao da informao e colheita de dados estatsticos (inquritos, censos e informao administrativa) que passem a englobar questes relativas s Actividades e Participao; Desenvolvimento de estudos cientficos e da investigao; Concepo e adaptao de formas e de procedimentos para o uso da CIF em diferentes campos de aplicao e com objectivos diversificados; Comparabilidade da CIF com outros sistemas de classificao, a nvel nacional e internacional.

O apoio da OMS, o intercmbio e a troca de experincias a nvel internacional, so um garante para uma correcta aplicao da CIF. exemplo disso, a existncia de um nmero j considervel de estudos e de investigaes efectuados em reas especificas e de natureza interdisciplinar, a realizao de reunies cientficas sistemticas, de workshops e cursos de formao, bem como, a publicao de elevado nmero de artigos, de manuais e de outra documentao relacionados com a CIF. Destaca-se a nvel europeu o Projecto EU-MHADIE, apoiado pela UE e envolvendo 11 pases europeus, cujos principais objectivos so: Contribuir para o estudo e o desenvolvimento de estratgias para aplicao do modelo da CIF em inquritos de sade e educao nos diferentes pases europeus; Elaborar recomendaes para a uniformizao e adequao da sua aplicao a contextos clnicos e de reabilitao e ao sector da educao.

http://www.inr.pt/content.php?idlang=1&id=54&alias=aplicacao-implementacao-cif&i... 5/10/2008

Instituto Nacional para a Reabilitao - Aplicao e implementao da CIF

Page 3 of 4

Para saber mais sobre o projecto EU-MHADIE, consulte o sitio do projecto EU-MHADIE. ponto assente que a actual verso da CIF no esttica. Os contributos prestados pelos diferentes pases, atravs do estudo, da investigao e da sua aplicao em diferentes campos so decisivos para o seu aperfeioamento e futuros desenvolvimentos.

A CIF para Crianas e Jovens (CIF-CJ)


Uma verso da CIF adaptada especificidade dos perodos da infncia e adolescncia foi desde logo sentida como uma necessidade, atendendo ao facto ;das primeiras dcadas de vida se caracterizarem pelo rpido crescimento e desenvolvimento com mudanas significativas no funcionamento fsico, social e psicolgico;. Por isso, a OMS promoveu a elaborao de uma verso da CIF para crianas e jovens [ICF-CY] para utilizao universal nos sectores da sade, educao e social [] que fosse sensvel s mudanas associadas com o desenvolvimento e que acompanhasse as caractersticas dos diferentes grupos etrios e dos contextos [mais significativos] para as crianas e jovens; (OMS, 2006). Para a sua elaborao Em 2002, a OMS constituiu um grupo de trabalho, que integrou um conjunto de peritos com a coordenao de R. Simeonsson, para a elaborao da verso da CIF para crianas e jovens. Esta verso, concluda recentemente, embora obedecendo estrutura e organizao da CIF original, engloba um total de 237 novos cdigos que contemplam contedos especficos e detalhes adicionais relevantes na infncia e na adolescncia. Nesta verso adaptada foi dado especial relevo a questes chave no desenvolvimento e crescimento das crianas e jovens: a criana no contexto da famlia; o atraso de desenvolvimento; a participao; e os contextos da criana.

O termo e conceito de atraso de desenvolvimento um aspecto crucial nesta nova verso. Ele foi includo na definio do qualificador genrico (que determina a gravidade e extenso do problema) para as funes e estruturas do corpo, actividades e participao, atendendo ao carcter relevante, sobretudo nos perodos da infncia, das variaes no tempo na emergncia de funes ou estruturas do corpo ou na aquisio de competncias associadas com diferenas individuais no crescimento e desenvolvimento da criana. crucial reconhecer o mais precocemente possvel estas falhas ou problemas, ainda que possam no ser permanentes, e identificar os factores a elas associados e as intervenes a introduzir. A CIF-C-J ainda no se encontra traduzida na lngua portuguesa. Para saber mais, consulte o stio sobre a CIF para Crianas e Jovens.

http://www.inr.pt/content.php?idlang=1&id=54&alias=aplicacao-implementacao-cif&i... 5/10/2008

Instituto Nacional para a Reabilitao - Aplicao e implementao da CIF

Page 4 of 4

A CIF em Portugal
Em Portugal, o Conselho Superior de Estatstica aprovou a utilizao da CIF para fins estatsticos a iniciar de forma faseada a partir de Janeiro de 2003, (Deliberao n10/2003, puublicada no "Dirio da Repblica", II Srie, n5, de 7 de Janeiro) e delegou o acompanhamento em torno da futura aplicao da CIF no Grupo de Trabalho Estatsticas da deficincia e reabilitao, coordenado pelo ento SNRIPD, actualmente INR, I.P.. Quer as Grandes Opes do Plano 2005-2009, especificamente, na 2 Opo Mais e melhor reabilitao, quer o I Plano de Aco para a Integrao das Pessoas com Deficincias ou Incapacidades 2006-2009 (PAIPDI), explicitam a determinao do governo portugus na adopo da CIF como o quadro de referncia orientador das politicas e medidas relativas s deficincias e incapacidade, implicando a sua implementao progressiva [] na reformulao de politicas sectoriais, de sistemas de informao e estatstica, de quadros legislativos, de procedimentos e de instrumentos de avaliao e de critrios de elegibilidade (PAIPDI, 2006).
ltima actualizao: Segunda-Feira, 26 Maio de 2008

Documentos disponveis para descarregar: Guia do principiante : para uma linguagem comum de funcionalidade, incapacidade e sade : CIF (318 kB)

http://www.inr.pt/content.php?idlang=1&id=54&alias=aplicacao-implementacao-cif&i... 5/10/2008

You might also like