You are on page 1of 4

UNIDADE 11 1.

Um estudante anotou a posio, ao longo do tempo, de um mvel sujeito a uma fora constante e obteve os dados abaixo: Instante (seg) Posio (metros) 0 17 10 45 20 81 Calcule a posio do mvel nos instantes , e . A funo da forma ( ) ( ) , assim: ( ( ) ) ( ) temos: . Temos como dados iniciais: ( ) ( ) ( ) ( ) , ( ) e

Fazendo ( )

Substituindo

em ( ) temos

Logo, a funo que representa o movimento ( ) ( ) ( ( ) , e so respectivamente , e . )

A posio do mvel nos instantes

2. O motorista de um automvel aplica os freios de modo suave e constante, de modo a imprimir uma fora de frenagem constante a seu veculo, at o repouso. O diagrama a seguir mostra a posio do veculo a cada segundo a partir do instante em que os freios foram aplicados.

a) Os dados acima so compatveis com o fato de a fora de frenagem ser constante? b) Qual a posio do veculo 5s aps o incio da frenagem? c) Quanto tempo o veculo demora para chegar ao repouso? d) Qual era a velocidade do veculo no instante em que o motorista comeou a aplicar os freios? a) Sim. Intervalos de tempo iguais implicam em reduo de distncia iguais. b) Encontrando a funo da posio ( ) ( ) , ( ) , ( ) . ( ) ( ) ( ) Fazendo ( ) Substituindo ( ) temos: em ( ) temos: . Temos como dados iniciais: ( ) ( )

Verificando os valores em ( ) ( ) Logo, ( ) ( ) A posio .

c) A funo da velocidade dada por ( ) ( )

( )

d)

( ) .

A velocidade era

3. Numa vidraaria h um pedao de espelho, sob a forma de um tringulo retngulo de lados , e . Quer-se, a partir dele, recortar um espelho retangular com a maior rea possvel. A fim de economizar corte, pelo menos um dos lados do retngulo deve estar sobre um lado do tringulo.

As posies sugeridas so as da figura acima. Em cada caso, determine qual o retngulo de maior rea e compare os dois resultados. Discuta se a restrio de um lado estar sobre o contorno do tringulo realmente necessria para efeito de maximizar a rea. 1 caso: Sejam x e y os lados do retngulo. Usando semelhana de tringulos nos tringulos interiores temos:

60

x y 80 60-y x y 80-x

)(

A rea do retngulo interior : ( A rea mxima quando O retngulo de maior rea tem os lados com 40cm e 30cm. 2 caso: Sejam x e y os lados do retngulo. Tracemos a altura relativa hipotenusa no tringulo externo. ) e cuja rea

60

x h

100 y 80

Usando semelhana de tringulos nos seguintes tringulos: (


x 48-y 80

60

100 48

A rea do retngulo : A rea mxima quando .

(
( )

) e cuja rea

O retngulo de maior rea tem os lados com 50cm e 24cm. Em ambos os casos a rea igual metade da rea do tringulo. possvel demonstrar que se um lado do retngulo no estiver sobre o contorno do tringulo a rea ser menor que a metade da rea do tringulo.

4. Com 80 metros de cerca um fazendeiro deseja circundar uma rea retangular junto a um rio para confinar alguns animais.

Quais devem ser as medidas do retngulo para que a rea cercada seja a maior possvel? Sejam x e y os lados da cerca. O comprimento da cerca de A rea da regio cercada A rea mxima dada quando A rea cercada deve ter ( )
( )

que deve ter .

, logo

e de largura.

de comprimento por

You might also like