You are on page 1of 4

Bebendo Schopenhauer: para que serve a obra de arte?

Schopenhauer 1788-1860

De acordo com o senso-comum expresso pela maioria da populao e por grande parcela dos intelectuais, a obra de arte no serve para nada. Ou ento, serve somente para entreter e divertir os espectadores, leitores e ouvintes. Essa concepo presente no imaginrio social uma herana da recepo de algumas ideias do Iluminismo que colocaram a ci ncia acima da arte, para estar em con!ormidade com os ideais do progresso e, sobretudo, da tcnica usada para o desenvolvimento. "o entanto, podemos perceber com pouco es!oro que a ci ncia utili#a de recursos, !erramentas e elementos pr$prios na criao das obras de arte. %ara alguns pensadores gregos, como &rist$teles e %lato, a obra de arte como criao, representao ou imitao da vida e da nature#a, serve para ensinar o agir ticoadequado 's regras morais de uma comunidade. Essa concepo serviu para pensadores mais tardios, muitos da modernidade (como )egel*, a!irmarem que a arte , portanto, a expresso da poca na qual !oi produ#ida+ assim, a partir das mensagens transmitidas por seu conte,do poder-amos, neste sentido, ter acesso ao pensamento, imaginrio ou mentalidade de uma dada sociedade+ igualmente, a partir da tcnica utili#ada poder-amos ter acesso ao n-vel de so!isticao intelectual do povo.do autor que a produ#iu. "esse caso, o pressuposto dos !il$so!os clssicos gregos somado ao fator tempo. Deste modo, as comunidades so di!erenciadas a partir do tempo e do espao, e a obra de arte pode !uncionar como instrumento de percepo desta di!erenciao.

&lgo comum a esses dois tipos de vis/es a sobreposio da ra#o como elemento indispensvel para apreender a

arte. %or outro lado, 0chopenhauer tenta romper, em certa medida, com tal valorao e tal intermediao da ra#o na obra de arte. "um cap-tulo do livro Metafsica do Belo, o !il$so!o alemo deixa clara a sua de!esa da superioridade da arte sobre a ci ncia e sobre a ra#o. E mais do que isso, a arte teria a !inalidade de apreender e ensinar pela contemplao a verdadeira ess ncia das coisas1 a Ideia. Exerc-cio este que a ra#o no consegue !a#er, pois esta est atrelada aos !en2menos externos durante a percepo de algo e 's vontades e aos interesses dos su3eitos observadores que se prop/em a conhecer. 4ou !a#er um pequeno passeio !ilos$!ico pelos autores com os quais 0chopenhauer dialoga para tentar apresentar um panorama bsico de como o autor chega ' concluso de que a !inalidade da arte transmitir a 5deia das coisas e de que ela est acima da ci ncia. %rimeiramente, o conceito de Ideia tratado mais ou menos con!orme %lato. & Ideia para %lato a verdadeira essncia das coisas, o que de !ato elas so na suacontinuidade, aquilo que no se modi!ica nelas, aquilo que as identi!icam enquanto iguais ou comuns, ou se3a, suas !ormas independentes do tempo, do espao e do su3eito conhecedor (que so variveis e imprecisas*.

&inda de acordo com %lato, o problema que neste mundo em que vivemos no temos acesso atravs do conhecimento racional ' ess ncia das coisas, dos ob3etos, dos seres+ pois estes que aqui esto no mundo sens-vel nada mais so do que uma c$pia imper!eita da Verdade. 6omo sabemos disso7 0egundo %lato, esse mundo, que chamamos ho3e de 8real9, s$ nos permite acessar a verdadeira ess ncia das coisas a partir de umareminiscncia, quer di#er, de uma lembrana que temos a partir do mundo de Verdade, que no o mundo sens-vel, porm o mundo intelig-vel, o mundo das Ideias (onde viv-amos em outra 8vida9*. %orm, neste mundo atual no apreendemos a verdadeira ess ncia das coisas, somente temos uma viso turva da per!ectibilidade delas. : por isso que embora tenhamos tido contato atravs da experi ncia sens-vel (da viso, da audio e do tato* com um diverso n,mero de 8portas9 (o ob3eto*, de di!erentes tamanhos, modelos, cores e !ormatos, ainda sim possu-mos uma ideia geral na nossa cabea de uma 8porta modelo9. 5sso serve para as coisas mais simples, como uma porta,

uma 3anela, um caderno 's mais complexas, como o amor, a ami#ade, a liberdade, etc. ;odas so per!eitas por causa das lembranas que temos de outro mundo que n$s (ou nossas 8almas9* 3 habitamos, e no por causa das experi ncias sens-veis que tivemos nesse mundo, onde essas coisas so apenas c$pias mal !eitas. <ant, 3 no sculo =>, explica que imposs-vel n$s termos acesso a coisa em-si, que podemos entender aqui como um conceito anlogo ' Ideia de %lato. 5sso porque a ra#o est permeada por tr s !atores1 o tempo, o espao e a causalidade. ?uer di#er, ao compreender alguma coisa, temos conhecimento da coisa ligada a um desses tr s ou aos tr s !en2menos, sem os quais no seria poss-vel conhecermos coisa alguma. Ento, ao mesmo tempo em que eles clari!icam, eles tambm turvam o entendimento. 0obretudo, porque as condi/es de conhecimento mudam. 0chopenhauer concorda em certa medida com os argumentos de %lato e <ant. %orm, o autor discorda de <ant sobre a impossibilidade do acesso a coisa em-si. Ele concorda que esse exerc-cio mesmo imposs-vel atravs da ra#o, porque ela sub3etiva, permeada pela 4ontade e est ligada 's condi/es enumeradas por <ant. 6ontudo, poss-vel conhecer a Ideia, ou a coisa em-si, atravs da Arte. 0obretudo, porque, para o autor, a contemplao da arte pressup/e um a!astamento do tempo, do espao e da causalidade, como tambm daVontade que pr$pria a cada indiv-duo. Essa apreenso da Ideia um conhecimento com !im em si mesmo, ou se3a, ele no tem uma utilidade prtica, enquanto recurso atravs do qual se aprende para 8!a#er algo9. simplesmente pelo conhecer. 5sso s$ poss-vel porque existe uma !aculdade comum, que varia em di!erentes graus, e est presente em todos os indiv-duos. : a genialidade. & genialidade no tem a ver com a ci ncia, com o saber !a#er, mas tem a ver com o conhecimento intuitivo, o mais pro!undo e verdadeiro, por sua ve#, no pode ser comunicado, apreendido ou ensinado mediante doutrinas ou conceitos. "esse sentido, o que o cr-tico de arte !a#, quando tenta di#er que uma arte mais bela do que outra se baseando em critrios tcnicos da produo, nada mais que uma avaliao esttica externa que se !undamenta em normas racionais no-art-sticas. Ele esgota a arte pela no-arte, pois no conseguiu apreender a Ideia ao se colocar atravs dos olhos do artista.

Plato e Aristteles (o Cu e a Terra?)

& arte est acima da ci ncia (ra#o*, porque a primeira consegue neutrali#ar o so!rimento que a ,ltima engendra no su3eito. Esse so!rimento ocorre porque como a ci ncia est baseada em princ-pios que mudam !requentemente (no tempo, no espao, na causa e e!eito*, ela no tem um !im nunca, nunca est totalmente satis!eita com o que conhece, sempre um comeo sem !inal, e est lotada por !inalidades externas, !ora de si mesma. & arte, pelo contrrio, possibilita que o su3eito geral (e no o indiv-duo* suprima sua Vontade (que a !onte do so!rimento*, atravs da apreenso da verdadeira ess ncia das coisas. & ci ncia casu-stica e !ala do particular, a arte di# sobre o geral, sobre o que est presente em tudo. & primeira, racional, para a vida prtica, como em &rist$teles. & segunda, o todo, de que !ala %lato. & primeira uma tempestade violenta sem princ-pio, nem !im. & segunda o tranquilo raio de sol que corta o caminho dessa tempestade, totalmente intocada por ela (06)O%E")&@EA, BCCD, p. EF*. Referncias1 06)O%E")&@EA, &rthur. Metafsica do belo. 0o %aulo1 Editora @nesp, BCCD.

You might also like