You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE UNIDADE DE MEDICINA DISCIPLINA: REUMATOLOGIA DOCENTE: Prof. Dra.

Evnia Claudino Queiroga de Figueiredo DISCENTES: Amanara Suellen Cordeiro Silva e Matheus

DIAGNSTICO DIFERENCIAL: LPUS ERITEMATOSO SISTMICO x ARTRITE IDIOPTICA JUVENIL

Campina Grande, 27 de fevereiro de 2014

SUMRIO Introduo.........................................................................................................................3 Discusso............................................................................................................................4 Concluso...........................................................................................................................5 Caso clnico........................................................................................................................6 Referncias Bibliogrficas.................................................................................................

INTRODUO

No faz sentido ficar comparando o Lpus Eritematoso Sistmico (LES) com Artrite Idioptica Juvenil (AIJ) em termos de diagnose diferencial se no levarmos em considerao uma faixa etria em comum. Devido ao simples fato de que se o(a) paciente tiver idade superior a 16 anos, mesmo possuindo um quadro parecidssimo com AIJ no pode ser pois a idade funciona como corte. Ento devemos levar em considerao a prevalncia sintomatolgica no LES juvenil. Logo, importante destacar as semelhanas e diferenas nos sintomas dessas duas doenas.

DISCUSSO A prevalncia no LES sabidamente bem mais alta nas mulheres que homens. No entanto na LES juvenil a prevalncia bastante similar da AIJ sendo, respectivamente, um para duas meninas e um para de uma a trs meninas. O gene HLA tem participao em ambas. Ambas possuem acometimento neurolgico, mas s o LES possui quadro psiquitrico que a psicose lpica enquanto a AIJ possui variaes de humor. O acometimento cardaco bastante semelhante no servindo de bom parmetro para diferenciao. J o envolvimento pulmonar est presente nas duas doenas, mas quando no for na forma de derrame pleural apontador para LES como, por exemplos, fibrose, hemorragia alveolar e hipertenso pulmonar. Em relao as alteraes musculoesquelticas a poliartrite simtrica um caractere presente em ambas. Novamente dentro do mesmo sistema, outro caractere semiolgico servir de diferenciador tendo em vista que a dor articular no LES intensa e no est relacionada com o movimentao j a da AIJ extremamente relacionada com a movimentao. Radiograficamente falando, o LES apresenta raramente alguma alterao. J a AIJ apresenta alteraes mnimas, mas apresenta como, por exemplo, osteoneognese. Em relao aos olhos o LES no apresenta iridociclite e a AIJ sim. Um parmetro muito importante na diagnose diferencial dessas duas doenas seria o hemograma que um exame barato e muito eficiente nesse caso. Ambas cursariam com a anemia do tipo de doena crnica. No entanto a LES tende a ter trombocitopenia e leucopenia j a AIJ tende ter trombocitose reativa e leucocitose com predominncia de polimorfonucleares. Nessa gama de fatores auxiliadores na diagnose diferencial, temos um que se destaca que o acometimento renal. Enquanto a AIJ no apresenta, o LES pode levar a um rim terminal em apenas cinco anos.

CONCLUSO

CASO CLNICO

IDENTIFICAO
I. S. B., 14 anos, sexo feminino, natural do Gama, residente em Valparaso-GO. Acompanhante: me. Data de internao: 05/06/2012 Data da alta: 11/07/2012

QUEIXA PRINCIPAL
febre + dores nas juntas + adenites h 14 dias

HISTRIA DA DOENA ATUAL


Me refere que adolescente h 14 dias iniciou quadro de linfonodomegalias dolorosas no associada eritema e calor local em regies cervical anterior, bilateralmente, regio axilar direita e em regies inguinais associado picos febris de 38c 39c que ocorriam pela manh e tarde. Associado ao quadro refere dor nas articulaes dos joelhos e cotovelos sem sinais inflamatrios e dorsalgia de moderada intensidade que prejudicavam a movimentao. Relata ainda aparecimento de manchas eritematosas, com bordas elevadas e regio central esbranquiada, indolores e no pruriginosas difusas pelo corpo, porm, predominando em tronco, face e MMSS, medindo inicialmente 1x1cm e evoluam para cerca 2x2cm. H 10 dias refere que associou-se ao quadro disfagia devido a compresso da rea de linfonodomegalia em regio cervical. Procurou servio do HRAS h cerca de 5 dias e no foi atendida devido a idade (sic). Buscou ento atendimento no posto de sade prximo a sua casae lhe foi prescrito amoxicilina por via oral. Fez uso desta medicao por 5 dias, porm sem apresentar melhora do quadro interrompeu seu uso. H 1 dia, retorna ao HMIB com mesmo quadro: febre, artralgia, manchas na pele, adenites e disfagia.

REVISO DE SISTEMAS
Refere alimentao pouco diminuda devido a desconforto para deglutio. Refere eliminaes fisiolgicas normais. Sem mais queixas

ANTECEDENTES PESSOAIS
Nascida de parto normal, a termo (no se lembra de peso ou comprimento e no trouxe carto da criana) Nega intercorrncias na gestao e no parto. Vacinao em dia segundo relato da me (no apresentou carto de vacina)

Apresentou menarca no dia 27.05.2012.

ANTECEDENTES PATOLGICOS
Refere cerca de 5 internaes prvias. Em 2010 esteve internada em investigao para Sndrome de Evans, na ocasio apresentou prpura trombocitopnica idioptica associada anemia hemoltica.Recebeu teraputica com corticoterapia. Em 2011 refere internao por quadro semelhante ao atual (febre, adenite, manchas na pele e artralgias) melhorando aps uso de antibioticoterapia. Nega trauma, alergias, cirurgias prvias e uso de medicaes.

ANTECEDENTES FAMILIARES
Pai saudvel. Famlia do pai com histrico de cncer (de mama e tero em tias) e tambm de diabetes mellitus. Me saudvel. Irmos: quatro irms por parte de pai saudveis (27 anos, 21 anos, 18 anos e 11 anos) e trs irms por parte de me saudveis (16 anos, duas gmeas de 11 Anos).

HBITOS DE VIDA
Reside em casa de alvenaria, sem mofo e sem forro no teto, com saneamento bsico completo. Possui animal domstico (gato) em casa. Alimentao: equilibrada. Frequenta escola com bom rendimento escolar. Est cursando o 9ano.

EXAME FSICO
Febril(Temperatura axilar: 38,8C) ASPECTOS ANTROPOMTRICOS:

- peso: 43.3kg - estatura: 164,3cm PELE: presena de leses palpveis de cerca de 2x2cm, eritematosas, com regio central empalidecida, no dolorosas ou pruriginosas, localizadas em tronco, face, MMSS e poucas em MMII. No desaparecem a digitopresso.

EXAMES COMPLEMENTARES

EAS (04/06/2012):Densidade: 1020 / pH: 6 / Protenas: 1+ / CED: 10 Microbiota:1+ / Muco: 2+ / Cilindros Hialinos: 1+ TSH (04/06/2012): 2,3 T4 livre (04/06/2012): 1.6 PTH(04/06/2012): Falta reagente Cortisol de 8h (04/06/2012): 11,6 Troponina (07/07/2012): 0,02 CKMB (07/07/2012): 12 Colesterol total (09/07/2012): 280 HDL(09/07/2012): 36 Triglicerdeos (09/07/2012): 580 Clearence de creatinina (09/07/2012): 131,00 ml/min Proteinria (09/07/2012): 500mg/dia

/ Picitos: 8 /

EVOLUO
No 25 dia de internao, a menor apresentou uma crise de ansiedade e evoluiu com alterao notria do seu humor basal, tornando-se introspectiva, pouco comunicativa e passou a se negar a comer e ingerir os medicamentos propostos, sem nenhuma explicao.

No 28 dia apresentou um episdio convulsivo. Realizado TC de crnio aps o quadro, cujo laudo no mostrou anormalidades. Evoluiu ainda com surgimento de lceras aftides orais, eritema malar e perda ponderal progressiva de cerca de 4 kg no perodo.

EXAMES COMPLEMENTARES
Sorologias: - VDRL no reagente - CMV IgG positivo e IgM negativo

- ToxoIgM negativo - HIV 1 e 2(04/06/12): No reagente.

Imunoglobulinas: - IgA 196 (70 a 400) - IgE 258 (<200) - IgG2220 (700-1600) -IgM 99,8 (40 a 230) Auto anticorpos: - Anti-DNA negativo, anti-cardiolipinaIgG e IgM negativos, Anti La no reagente.

- Anti SM reagente, Anti RNP reagente, AntiRo reagente. - FAN: ncleo reagente, nuclolo negativo, citoplasma negativo, aparelho mittico negativo, placa metafsica negativo, , ttulo 1/640.

BIPSIA
*Nota: As alteraes histopatolgicas observadasna pele e no linfonodo, aliadas aos achados clnicos e laboratoriais correspondem aos achados morfolgico associados ao lpus eritematose sistmico.

EVOLUO
Realizado contato com a reumatologia peditrica que orientou a instituio de pulsoterapia com metilprednisolona (30mg/kg mximo 1g/dia), iniciado naquele momento. Apresentoumelhora do quadro neurolgico aps teraputica instituda. Entretanto, paciente seguiu com padro de piora da artralgia que passou a acometer tambm as articulaes interfalangianas distais e proximais, metacarpofalangianas, punhos, cotovelos, ombros,quadril, tornozelos e dedos ds ps. Foi transferida para servio de reumatologia peditrica do HBDF para dar seguimento ao tratamento com pulsoterapia.

DIAGNSTICOS
Lpus Eritematose Sistmico

-Psicose lpica; - Candidase oral

TRATAMENTO
Pulsoterapia

- Metilprednisolona D5/5 (06/05/12) - Ciclofosfamida (06/07/12) Hidroxicloroquina 400mg 2 a 6 feira Prednisona 60mg/dia Carbonato de clcio, Omeprazol, Nistatina oral

EVOLUO
No D5 de pulsoterapia com metilprednisolona paciente evoluiu com hipotenso e bradicardia que respondeu administrao de fase rpida. Realizado ECG cujo laudo mostrou ritmo de bradicardia sinusal leve; FVM 53bpm em DII(oscila entre 45 e 60 bpm) Sem alteraes morfolgicas; PR normal e QT normal. Concluso: Arritmia sinusal respiratria com bradicardia sinusal leve. Aps 36 dias de internao paciente recebe alta hospitalar com melhora clnica significativa com o tratamento empregado com orientaes e programao de acompanhamento pela reumatologia.

You might also like