You are on page 1of 17

MINI TNEIS E TNEIS DE PEQUENA DIMENSO Por ROBERTO KOCHEN Presidente e Diretor Tcnico GeoCompany Tecnologia, Engenharia &

p; Meio Ambiente, So Paulo, SP, Brasil (www.geocompany.com.br), & Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundaes, Escola Politcnica da USP; Resumo de palestra apresentada na ABGE em 29/09/2009. RESUMO: Tneis de pequena dimenso so usualmente construdos com a tcnica do tubo cravado, ou Slurry Pipe Jacking. Trata se de um mtodo de escavao subterrneo, desenvolvido no incio da dcada de 80, para tneis de pequeno dimetro (< 3 m), resultante da combinao da tcnica de instalao de dutos subterrneos atravs da cravao de tubos Pipe Jacking, e da tcnica de escavaes subterrneas com couraa mecanizada de presses balanceadas por lama Slurry Shield. Para um projeto correto e uma construo adequada necessrio dar nfase definio de dois requisitos bsicos de projeto: estimativa dos esforos de cravao necessrios para a instalao dos tubos consecutivos, e a magnitude dos recalques induzidos pela construo do tnel. Estes so os requisitos que definem a capacidade do sistema de cravao, espessura dos tubos cravados e o potencial de danos induzidos nas estruturas superficiais e utilidades enterradas.

INTRODUO Com o crescimento dos centros urbanos, tornou-se necessria a melhoria e a expanso da rede de utilidades pblicas (gua, esgoto, eletricidade, telefonia, etc.). Em reas densamente edificadas, com grande ocupao do espao subterrneo, a execuo de obras subterrneas em valas a cu aberto causa impactos scio-econmico-ambiental cada vez maiores. Por menores e de pouca profundidade que sejam, obras subterrneas a cu aberto causam enormes transtornos nos centros urbanos e nas vias principais, em especial na interferncia com o trnsito naturalmente intenso. Por esse motivo, obras com custos diretos extremamente modestos inviabilizam-se devido aos altos custos sociais inerentes aos atrasos e perturbaes que ocasionam a milhares de pessoas, muitas vezes por perodos prolongados. Dentro deste panorama, a tecnologia de tuneis de pequena dimenso tornou-se atraente frente mtodos tradicionais como a soluo em vala a cu aberto, principalmente para a construo de novas redes de esgotos, por minimizar os impactos e oferecer maior produtividade com menor risco tcnico e econmico.

EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUO DE TNEIS DE PEQUENO DIAMETRO Para mtodos de tubo cravado, que predominam atualmente, so necessrios poos de partida e chegada. Os primeiros alm de serem utilizados como poos de servio, para acesso dos equipamentos de escavao, so concebidos de modo a mobilizar os esforos de cravao dos tubos de concreto. Os poos de chegada so utilizados para retirada do shield e posteriormente como poos de visita. O processo tem incio com a escavao do solo, que desagregado e triturado na cabea cortante, cujo esquema indicado na Figura 1. A cabea cortante consiste numa pea cnica que tritura as partculas de maiores dimenses contra a parede interior cilndrica do escudo. Os fragmentos, quando atingem as dimenses apropriadas, so conduzidos para um compartimento estanque e isolado do restante do tnel, localizado na parte frontal do shield. Esse compartimento frontal pressurizado com o bombeamento de lama bentontica que garante o equilbrio das presses da face de escavao. Alm deste equilbrio, a lama tem a funo de transportar o material escavado at tanques de decantao localizados na superfcie. Aps a separao dos slidos em suspenso nestes tanques, a lama volta a ser bombeada para o sistema. O arranjo geral do slurry pipe jacking, o mtodo predominante hoje em dia para a construo de tneis de pequena dimenso, apresentado na Figura 2.

Figura 1 - Cabea cortante desagregadora de uma Tuneladora a Lama Bentontica (Slurry Shield)

Figura 2 - Arranjo geral de um sistema de tnel de pequeno dimetro tipo slurry pipe jacking Simultaneamente escavao e transporte do material escavado, feita a cravao dos tubos de concreto (Figura 3) atravs de pistes hidrulicos localizados no poo de partida. Cada tubo cravado movimenta toda a composio (shield mais tubos) que avana em direo ao poo de chegada. Para minimizar os esforos de cravao e conseqentemente o atrito na interface tubomacio, bombas instaladas na superfcie injetam lama bentontica atravs de orifcios localizados na cauda do shield e nos tubos de concreto.

Figura 3 - Tubo de concreto armado para cravao (tpico)

O sistema de direcionamento e posicionamento constitudo por um inclinmetro e uma mira com raio laser localizados na parte frontal do shield. Este, por ser articulado, possibilita a correo da sua rota. Todos os parmetros envolvidos na operao do equipamento slurry pipe jacking (torque da cabea de escavao, velocidade de avano, carga de cravao, vazo e presso de lama, direcionamento, posicionamento, etc.) so controlados e comandados de uma cabine de operao localizada junto ao poo de partida. PROJETO DE TNEIS DE PEQUENAS DIMENSOES O projeto adota basicamente uma soluo analtica que permite associar os esforos de cravao, com as presses de lama e deslocamentos induzidos do macio. Os procedimentos adotados usualmente so essencialmente empricos e, como tal, no permitem otimizaes, como retro - anlises do desempenho de campo. Para superar este problema, utilizam - se os conceitos da Curva de Reao do Macio (CRM), para associar os esforos de cravao com as tenses do macio e os deslocamentos. Trata do mtodo conhecido por Convergncia Confinamento. A teoria da elasto - plasticidade, expanso e colapso de cavidades, fornece a ligao entre os esforos aplicados e deslocamentos associados, para problemas de simetria axial (tnel) e simetria esfrica (frente de escavao). O modelo constitutivo elasto-plstico, com queda de resistncia aps o pico, adotado conjuntamente com o critrio de ruptura de MohrCoulomb, com fluxo plstico no associado. No caso de comportamento elasto - plstico, como ocorre em solos, a CRM apresenta duas regies distintas, como mostra a Figura 4. O trecho linear corresponde ao comportamento elstico-linear do solo e o trecho no linear final corresponde ao comportamento elasto-plstico do solo. Para este modelo de comportamento, quando a presso interna da abertura atinge Pl o macio ao seu redor comea a plastificar e a CRM passa a ser realmente curva. As equaes da curva de reao do macio para comportamento de macio elasto - plstico, normalmente utilizadas, so aquelas obtidas por Brown et. al., 1983.

Figura 4 - Curva de reao de macio para comportamento elasto - plstico

PARMETROS OPERACIONAIS O objetivo principal dos parmetros operacionais diz respeito manuteno da estabilidade do macio durante a construo do tnel e dos limites de danos causados s estruturas superficiais e sub - superficiais. No mtodo slurry pipe jacking o controle dos tens citados acima est diretamente relacionado com a presso de lama a ser aplicada na frente de escavao, que garante a estabilidade da escavao e, conseqentemente, as perdas de solo pela frente de escavao, minimizando assim os recalques induzidos pela escavao. No entanto, deve-se lembrar que a mesma presso de lama est tambm relacionada com a relaxao das tenses do macio, de modo que, quanto maior for a presso na frente de escavao, maiores sero as tenses normais do macio sobre o revestimento. Como conseqncia, maiores sero tambm os esforos necessrios para a cravao dos tubos, devido ao atrito. Deve-se lembrar que estes esforos esto diretamente relacionados aos deslocamentos dos poos de partida do sistema, estrutura de reao, capacidade de propulso dos pistes e resistncia dos tubos de concreto. Basicamente dois conjuntos de parmetros devem ser determinados durante a sua operao, que designamos como parmetros operacionais, e que so :

tenses na face do shield (determinao das presses de lama a serem aplicadas); esforos de cravao da composio (shield e tubos de concreto).

As tenses na face do shield dependem basicamente das condies de empuxo atuantes que determinam as presses de lama a serem aplicadas para manter a frente estvel. Os esforos de cravao dos tubos podem ser determinados atravs da estimativa das tenses do macio e do atrito na interface tubo - bentonita. Durante a operao do slurry pipe jacking, o esforo de cravao deve superar a resistncia friccional do tubo com o solo, somado a resistncia de penetrao da frente cortante do shield. Se a escavao for executada com suporte fluido pressurizado, a determinao do esforo de cravao dever leva-la em considerao. A presso aplicada na cmara de suspenso de bentonita serve para equilibrar as tenses do macio, mantendo a frente estvel. A estabilizao da frente de escavao depende muito da formao do cake, que por sua vez depende da concentrao de bentonita que funo do tipo de macio escavado.

A outra parcela, alm do esforo de cravao originado na face do shield, a resultante do atrito gerado pelo contato do tubo e do shield com o macio. Dependendo da extenso do tnel a ser executado, o atrito gerado pode chegar a valores que inviabilizam o processo. O atrito na interface (M) pode ser reduzido atravs de sobrescavao do macio ou atravs do uso de lubrificante. Em macios estveis, a sobrescavao pode ser mantida ao longo de toda extenso do tnel, apesar do atrito na interface ocorrer somente na parte inferior do tubo. O artifcio da sobrescavao, entretanto, limitado solos estveis. Em solos instveis, a sobrescavao inviabiliza a performance necessria para o processo de cravao, alm da induo indesejvel de recalques devido ao confinamento parcial. A utilizao de lama bentontica para lubrificao, nestes casos, diminui o atrito na interface, alm de estabilizar a escavao.

ESFOROS DE CRAVAO Com as tenses do macio analisadas para as trs condies de escavao, podemos determinar os esforos de cravao para o slurry pipe jacking para trs condies: esforos de cravao mximo, mnimo e limitantes. Os esforos mnimos de cravao so determinados atravs de limitaes de distores transversais mximas (1:450) na superfcie do terreno ou por recalques que levam plastificao do macio. Aps o calculo dos deslocamentos, adota-se como deslocamento mximo o menor valor daqueles obtidos atravs dos dois critrios. Determinado o deslocamento mximo, determina-se as presses correspondentes atravs da CRM, que multiplicadas pelo coeficiente de atrito tubo - bentonita, fornecem as tenses de cisalhamento que atuam na periferia dos tubos. A integral destas tenses fornecem os esforos mnimos de cravao que devero se desenvolver.

ASPECTOS PRATICOS DA EXECUO DE PIPE JACKING Neste item vamos apresentar exemplos ilustrativos da execuo de pipe jacking, de modo a esclarecer os aspectos construtivos deste mtodo.

Foto 1 Exemplo de Slurry Shield Misto (Solo e Rocha) para execuo de coletor tronco de esgoto por Pipe Jacking

Foto 2 Outro exemplo de Shield para Pipe Jacking (em rocha), com os tubos de revestimento a serem cravados, pr fabricados, em 1 plano.

Foto 3 - Descida de Maquina dentro de Poo de Partida

Foto 4 - Incio da Cravao de Tubo Pr Fabricado

Foto 5 - Vista de canteiro de obra com estoque de tubos pr fabricados

Foto 6 - Vista de cravao em vala retangular

10

Foto 7 - Cravao em Poo Circular

Foto 8 - Obra de Pipe Jacking em Regio Urbana, com o mnimo de interferncia (restrita ao poo de cravao)

11

Foto 9 - Exemplo de Poo de Cravao em Operao

Foto 10 - Outro exemplo de poo de cravao em operao

12

Foto 11 - Vista de Estao Intermediaria de Cravao para Pipe Jacking de Grande Extenso

Foto 12 - Tnel em Execuo com Revestimento Instalado. Notar estanqueidade das juntas dos tubos cravados.

13

Foto 13 - Aplicao de Reao para Cravao em Parede de Poo Circular

Foto 14 - Material Escavado sendo removido por vagoneta

14

Foto 15 - Sistema Computadorizado Tpico de Controle da Cravao

Foto 16 Detalhe Tpico de Cravao de Tubo Pr Fabricado em obra de Coletor Tronco

15

Foto 17 - Granulometria Tpica (notar variabilidade do tamanho de gros) de Material Escavado com Slurry Shield Misto, em obra de Coletor Tronco

Foto 18 Detalhe de Bloco Escavado por Slurry Shield em Obra de Coletor Tronco

16

Foto 19 Outbreak do Slurry Shield no Poo de Chegada

CONSIDERAES FINAIS O objetivo deste trabalho foi apresentar caractersticas de mini tneis para obras hidrulicas de saneamento, e um resumo de palestra apresentada pelo autor na ABGE em 29/09/2009. A utilizao cada vez maior de mini tneis, principalmente os que utilizam a tcnica de tubo cravado (pipe jacking), justifica uma maior divulgao do mtodo, de grande interesse pelo reduzido impacto na superfcie. O impacto reduzido importante, e at mesmo necessrio, principalmente em reas urbanas.

AGRADECIMENTOS ABGE, pelo honroso convite de apresentar palestra sobre o tema relevante de Mini Tuneis, e pela oportunidade de divulgao do presente trabalho.

REFERENCIAS

17

Anagnostou, G. e Kovri, K., 1996: Face Stability in Slurry and EPB Shield Tunneling, Proceedings of the International Symposium on Geotechnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground, London, pp 453-458. Brown, E. T., et al., 1983: Ground Response Curves for Rock Tunnels, Journal of Geotechnical Engineering, Vol.109 no 1, pp 15-38. Einstein, H.H. & Schwartz, C.W., (1979)-Simplified Analysis for Tunnel Supports, Journal of the Geotechnical Engineering Division. Heinz, H. H., Jr., 1988: Large Cross Section Tunnels in Soft Ground-Phd Thesis, University of Alberta. Jancsecz, S. & Steiner, W., (1994)-Face Support for a large Mix-Shield in heterogeneous ground conditions. Proceed Tunnelling94, pp531-550. Milligan, G. & Norris, P., (1996)-Site-based research in pipe jacking - objectives, procedures and a case history, A Supplement to Tunnelling and Underground Space Technology. Milligan, G. & Norris, P., (1992)-Pipe Jacking Research Results and RecommendationsUniversity of Oxford, Department of Engineering Science. Milligan, G. & Norris, P., (1992): Frictional Resistance of jacked concrete pipes at full scale, Proceedings International Conference No DIG Paris-No trenches in Town, Henry & Mermet, Balkema, Rotterdam. Stein, D., Mllers, K. & Bielecki, R., (1989)-Microtunneling Installation and Renewal of Nonman-Size Supply and Sewage Lines by the Trenchless Construction Method.

You might also like