You are on page 1of 72

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

CURSO PROCESSO DE PRODUO 2 SEMESTRE

Prof Panesi

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 1
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS METLICOS
Um bom conhecimento de materiais importante no s para quem projeta ou constri como para aquele que simplesmente realiza manuteno de equipamento mecnico (saber substituir um material por outro). Para tanto o material dever ser avaliado sob dois aspectos fundamentais: suas qualidades mecnicas e seus custos de matria - prima e de produo. Tambm com o conhecimento das propriedades dos materiais que podemos escolher os fatores de segurana e estes influem decisivamente na parte econmica do projeto. O nmero de materiais usados na construo mecnica elevadssimo, bastando dizer que s de aos existem vrias centenas de tipos. Se considerarmos um automvel, por exemplo, veremos que o nmero de materiais diferentes que o compem, ultrapassa uma centena. Como exemplo, podemos citar que as vlvulas de admisso e escapamento so feitas contendo silcio, cromo e nquel e a segunda pode ser de um ao especial contendo silcio e cromo em percentagens diferentes. J nos motores de avio as vlvulas de escapamento podem ser ocas e cheias de sdio ou mercrio. Ao estudarmos a classe dos materiais metlicos podemos dividi-los em dois grupos distintos: ferrosos e no ferrosos.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

PROPRIEDADES FSICAS

a) Densidade ( ) a relao entre a massa de uma substncia e o volume ocupado pela mesma. = m /V ( Kg/m3)

b) Peso Especfico()

a relao do peso da substncia e o volume ocupado pela mesma.

= P / V = mg / V = .g ( N/ m3)

c) Condutividade Trmica (k)

Propriedade que possuem certos corpos de transmitir com maior ou menor facilidade o calor.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 1.1 Condutividade trmica e densidade de certos metais a 20C


Elemento Alumnio Cobre Ouro Ferro Mangans Molibdnio Nquel Mercrio Platina Bronze Condutividade trmica (W/mK) 236 399 316 81,1 7,78 138 91 --------71,4 --------Densidade (Kg/ m3) 2702 8933 19300 7870 7290 10240 8900 13546 21450 8800

d) Condutividade eltrica

Propriedade que possuem certos corpos de transmitir com maior ou menor facilidade a corrente eltrica. A condutividade est relacionada com a resistividade, ou seja, quanto menor for a resistividade de um material, menor a sua resistncia eltrica. Tabela 1.2 Resistividade de alguns materiais a 20C
Material Prata Cobre Alumnio Ferro Nquel-cromo Semicondutores Isolantes Resistividade (m) 1,6 x10-8 1,7 x10-8 2,7 x10-8 10 x10-8 150 x10-8 10-1 a 104 1011 a 1018

PROPRIEDADES TECNOLGICAS

a) Maleabilidade Propriedade do material de ser deformado permanentemente, pela compresso, sem se romper, ou seja, a possibilidade de ser laminado ou amassado.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

b) Ductilidade Propriedade do material de ser deformado permanentemente, pela trao, sem se romper, ou seja, a possibilidade de ser estirado ou trefilado.

c) Soldabilidade Capacidade do material de ser soldado (rejuntado) por caldeamento (compresso a quente das partes a serem unidas, sem utilizao de material auxiliar). Materiais de baixa caldeabilidade s podem ser soldados atravs de eletrodos especiais. A soldabilidade depende do tempo em que o metal permanece num estado slido plstico, sob o efeito do calor produzido pela ao soldante. O metal ou liga que passar instantaneamente do estado slido para o lquido dificilmente soldvel. (Ex.: ferro fundido).

d) Temperabilidade Propriedade que certos metais possuem de modificarem a sua estrutura cristalina aps um aquecimento prolongado seguido de resfriamento brusco.

e) Usinabilidade Capacidade do material apresentar maior ou menor resistncia de ser usinado (cortado, desbastado, furado, etc.) pela ao de uma ferramenta de corte. Podemos relaciona-la tambm com a vida da ferramenta de corte, ou com a energia ou tempo necessrio ara removermos certa quantidade de material. Os graus de usinabilidade dos diferentes aos so estabelecidos em funo do ao de CORTE LIVRE SAE 1112 que tido como o de 100% de usinabilidade. Por exemplo, se disser que a usinabilidade de ao SAE 1070 de 45 %, significa que na usinagem deste ao, o rendimento de 45% em relao ao do ao SAE 1112.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Os fatores envolvidos nessas propriedades so entre outros: Natureza do material sob usinagem Natureza do material da ferramenta Forma da ferramenta Condies de corte: velocidade, avano, profundidade de corte Natureza da operao de corte: torneamento, frezamento, etc. Natureza do corte: contnua ou interrompido Condies da mquina operatriz Refrigerao Devido a necessidade de termos um custo cada vez mais baixo na indstria, para reduzirmos os custos em uma produo em massa, a usinabilidade uma propriedade de grande interesse e assim, temos uma srie de profissionais estudando mtodos de melhorarmos a usinabilidade dos materiais. Podemos assim melhorar a usinabilidade dos materiais basicamente por dois mtodos: Modificao do desenho da ferramenta Alterao da sua estrutura

PROPRIEDADES MECNICAS

a) Plasticidade Propriedade do material de suportar uma deformao permanente sem se romper. A plasticidade tem grande importncia nas operaes de dobramento, estampagem e extruso. O material quando submetido a um esforo sofre uma deformao permanente, e s se rompe quando a tenso aplicada ao material ultrapassa a tenso mxima. A plasticidade influenciada pelo calor ( ao ao rubro torna-se bastante plstico).

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O inverso da plasticidade a fragilidade ou quebrabilidade; assim, um material dito frgil ou quebradio quando o mesmo ao romper-se apresenta uma pequena deformao. A plasticidade pode ser subdividida em: Maleabilidade Ductilidade

b) Tenacidade A tenacidade mede a capacidade que o material tem de absorver energias at fratur-lo incluindo a deformao elstica e plstica quando essa energia absorvida progressivamente. Para que um material seja tenaz, ele deve exibir tanto resistncia como ductilidade.

c) Elasticidade a propriedade do material, cuja deformao causada por uma tenso, desaparece quando esta deixa de agir. Em termos de engenharia, o maior interesse concentra-se mais na tenso do que na deformao, e esta a razo porque se registra, para os dados tcnicos de elasticidade o valor da tenso que representa o limite de elasticidade. Ex.: ao para molas. d) Dureza Propriedade do material de se opor penetrao de outro material. Quando aumentamos a dureza de um material aumentamos a sua resistncia mecnica e sua fragilidade, diminuindo a sua ductilidade. Na prtica, representa duas coisa importantes: resistncia ao desgaste resistncia a deformao ( ou conformao) Por esta razo, os materiais mais duros so usados na fabricao de peas sujeitas a maiores esforos, atrito constante, etc., enquanto os materiais

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

mais dcteis so usados em aplicaes que necessitam de conformao mecnica (laminao, dobramento, estampagem, etc.). No ensaio de trao, percebemos que, quanto mais duro o material, maiores so os seus limites de escoamento e de ruptura, sendo a dureza diretamente proporcional ao limite de resistncia do material, de maneira que, conhecido o valor de sua dureza pelo mtodo Brinell (HB), podemos determinar o limite de resistncia do material. Existem, na prtica, vrios padres para medirmos a dureza do material e entre os mais usados, incluem-se os mtodos Brinell, Rockwell, Vickers e Shore.

Dentre as propriedades mecnicas, a mais importante a resistncia mecnica. Essa propriedade permite que o material seja capaz de resistir ao de determinados tipos de esforos, como a trao e a compresso (resistncia trao e resistncia compresso). A resistncia mecnica relaciona-se s foras internas de atrao existentes entre as partculas que compem o material. Quando as ligaes covalentes unem um grande nmero de tomos, como no caso do carbono, a dureza do material grande.

Recursos para melhorarmos as propriedades mecnicas dos materiais: Alterar composio qumica Processos mecnicos de fabricao Alterao do tamanho do gro Tratamentos trmicos

Fatores que influem na seleo do material: Vejamos os principais fatores que devem ser considerados na seleo de um material industrial:

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Condies de trabalho, podendo ser subdivididas em: solicitaes mecnicas local de trabalho do material

Assim, uma pea que vai ser submetida a um esforo de trao, no poder ser feita de um material de pequena resistncia trao, como por exemplo de ferro fundido comum. Na indstria de laticnios os materiais empregados so resistentes corroso como por exemplo o ao inoxidvel.

Disponibilidade de material: para se escolher um material ele deve ser disponvel em quantidade necessria e tambm quando desejado para reposio de peas. A escolha do material no deve ser feita apenas em livros, mas sim nos catlogos de fabricantes.

Custo: por custo entendemos no s o material em bruto como tambm o dos processos de fabricao, isto , o custo total, isto porque um material pode ter preo reduzido mais implicar em processo de fabricao dispendioso. Aparncia: a aparncia importante quando o produto se destina ao grande pblico. Assim uma pea de alumnio anodizado agradvel a vista (tampos de panelas, etc.). J para uma pea estrutural que est escondida, a aparncia no to importante. em virtude da aparncia que se usa niquelados, cromados, materiais plsticos coloridos, oxidados (armas, ferramentas), partes esmaltadas (porcelanizadas), fundio sob presso (zamak, plsticos).

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Adaptabilidade para os processos de produo: certos materiais se prestam melhor que outro para determinados processos de fabricao incluindo ou no tratamentos trmicos, e assim dependendo do equipamento que dispomos somos conduzidos a escolha de certos materiais (sapatas de freio de chapas de ao estampadas e soldadas por pontos em lugar de liga de alumnio fundida).

Forma da pea: em certos casos a forma da pea condiciona o processo de fabricao e dessa maneira influi indiretamente na escolha do material. o caso de um bloco de motor, cujo processo normal de fabricao a fundio. J grandes motores diesel possuem o bloco fabricado a partir de chapas grossas e perfilados soldados.

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 2
SIDERURGIA E METALURGIA
Normalmente os metais quando encontrados na natureza no esto prontos para o uso, mas sim fazendo parte da composio de minerais denominados minrios. Tomemos como exemplo o metal alumnio, na sua utilizao nos produtos comerciais ele se encontra na forma de substncia simples. chamado de alumnio metlico e representado por Al. Essa substncia simples no encontrada na natureza, mas sim se encontra esse elemento combinado com outros, nas chamadas substncias compostas. O termo mineral relaciona toda substncia natural presente na crosta terrestre. As rochas so agregados naturais formados por um ou mais minerais. Assim pode-se dizer que o elemento qumico alumnio encontrado em substncias compostas denominadas de minerais, que por sua vez esto presentes em rochas. Na tabela 2.1 so dados os metais mais importantes e alguns de seus minrios.

10

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.1 Metais e seus minrios


Metal Ouro Platina Mercrio Prata Cobre Frmula do minrio Au Pt HgS Hg Ag2S Ag Cu2S CuS.FeS Cu ZnS FeS.NiS PbS SnO2 MnO2 FeO.Cr2O3 Fe2O3 Fe3O4 FeCO3 Al2O3 Nome do minrio Ocorre no combinado Ocorre no combinado Cinbrio Ocorre no combinado (raramente) Argentita Corre tambm no combinada Calcosita Calcopirita Ocorre tambm no combinado Blenda ou esfalerita Pentlandita Galena Cassiterita Pirolusita Cromita Hematita Magnetita Siderita Bauxita

Zinco Nquel Chumbo Estanho Mangans Cromo Ferro

Alumnio

Figura 2.1 A Hematita

11

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.2 A Siderita

Histria do ferro
A revoluo industrial, iniciada na Gr-Bretanha no fim do sculo XVIII, representou a transio da sociedade agrria e txtil para a sociedade industrial, que se baseava no carbono, como combustvel, e no ferro, como matria-prima fundamental para a fabricao das mquinas. Conhecido desde os tempos pr-histricos, o metal da nome a idade do ferro, perodo histrico que sucedeu a idade do bronze. Pertencente ao grupo dos metais de transio, o ferro o quarto elemento qumico em abundncia na crosta terrestre. Na natureza, apresenta-se principalmente combinado com o oxignio em forma de xidos como mostra a tabela 1.1.O minrio de ferro, fundido, tem mltiplas aplicaes e grande utilidade industrial. Quando puro, o ferro um metal branco-cinzento brilhante. Caracterizase pela grande ductibilidade, que permite transform-lo em fios e arames, e maleabilidade, que facilita a fabricao de folhas laminares. Entre suas propriedades fsicas destaca-se o magnetismo, que o torna um timo material para fabricar ms. Quanto s propriedades qumicas, o ferro inaltervel, em temperatura normal, quando exposto ao ar seco. Submetido ao ar mido, o ferro metlico sofre oxidao e se transforma lentamente em ferrugem (xido de ferro), o que pode ser evitado se o ferro for revestido de metal mais

12

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

resistente corroso, como zinco (ferro galvanizado), estanho (folha-deflandres) ou cromo (ferro cromado). O ferro atacado facilmente por cidos. As ligas do tipo ferro-carbono podem ser classificadas em quatro grupos distintos: (1) ao doce, liga que contm menos de 0,06% de carbono e cuja estrutura essencialmente ferrosa; (2) aos, ligas com contedo de carbono entre 0,06% e 2%, que se subdividem em aos ao carbono, aos-ligas e aos especiais ou aos finos; (3) ferro fundido, liga que contm mais de dois por cento de carbono, em geral de reduzida ductibilidade e maleabilidade, utilizada na fabricao de peas moldadas e tubos. No ao, a dureza est na razo direta da percentagem de carbono na liga. .

Metalurgia

Metalurgia o processo bsico de obteno dos metais na natureza. Esse processo dado atravs de uma seqncia que comea no solo (lavra) passando pela moagem e purificao do minrio e logo em seguida dependendo do metal, sofrer o processo de reduo que normalmente se d dentro de alto fornos. Aps a said do alto forno o metal purificado novamente para finalmente ser beneficiado obtendo assim o produto desejado. O princpio de obteno do metal se baseia na reduo de algum elemento para que esse metal no oxide. Logo, ao se retirar o minrio da natureza, esse, se no passar pelo processo metalrgico dependendo do tipo de metal, sofrer corroso imediata no servindo assim para fins industriais. A corroso portanto um processo natural que tende a oxidar os metais; exatamente o oposto da metalurgia, que visa reduzi-los. Os diversos metais conhecidos apresentam diferentes tendncias para sofrer corroso.

13

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Exemplo:

Quanto maior a tendncia de um metal de sofrer corroso, maior a dificuldade para obt-lo a partir do minrio, atravs de sua reduo.

Aps a obteno do minrio de ferro pelo processo de lavra, moagem e purificao, ele introduzido juntamente com outros materiais no alto forno, local onde ocorrer o processo de reduo.

Figura 2.3 O processo de lavra

14

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.4 Moagem e purificao

Alto forno
O alto forno um aparelho de grandes propores com uma altura que pode chegar aos 25 metros e 9metros de dimetro na sua base maior. Ele revestido internamente por uma parede de tijolos refratrios de espessura de 0,5 metros. O volume interno da ordem de 1000m3. So basicamente trs os ingredientes que so dispostos no alto forno:

O minrio de ferro, isto , a substncia que contm o xido de ferro.

O calcrio (rocha base de carbonato de clcio) para remover impurezas. O coque, que o agente combustvel e redutor. Coque normalmente produzido na prpria siderrgica, atravs da queima parcial do carvo mineral. Isto necessrio para remover o material voltil do carvo e, assim, aumentar sua resistncia mecnica de forma a suportar a carga de minrio e calcrio.

15

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.5 Alto Forno convencional

As reaes qumicas principais que ocorrem so: C(s) Formao do monxido de carbono a partir do carvo e do oxignio CO2(g) 2CO(g)

+ O2

CO2(g) + C(s)

Formao do ferro a partir da hematita e do monxido de carbono produzido anteriormente

16

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Fe2O3(s) + 3CO(g)

2Fe(l) + 3CO2 (g)

Nmero de oxidao do Fe2O3(s) : 3+ e 2Nmero de oxidao do CO(g) : 2+ e 2Nmero de oxidao do F: 0 Nmero de oxidao do CO2 (g): 4+ e 2-

Nessa reao o Fe reduziu ( diminui o nox) de 3+ para 0 e o CO oxidou (aumentou o nox) de 2+ para 4+.

Formao da escria a partir do calcrio e da slica que acompanha o minrio de ferro CaO(s) + CO2 (g)
ganga escria

CaCO3(s)

CaO(s) + SiO2(s)

CaSiO(l)

Periodicamente so retirados do alto forno a escria e o gusa. O gusa uma liga F-C que contm entre 3,5% e 4,5% de carbono, um material muito duro mas ao mesmo tempo frgil. A escria constituda de silicato de clcio, utilizada em pavimentao e na fabricao de cimento e adubo. O gusa no pode ser utilizado comercialmente devido suas baixas qualidades como a ductilidade ou a maleabilidade. Sendo assim necessrio obter um material que possua alm de dureza tambm outras propriedades importantes como ductilidade, maleabilidade, tenacidade e flexibilidade. Para isso preciso que o gusa sofra uma drstica reduo de carbono, essa diminuio feita nos conversores a oxignio onde o gusa sofre uma reao com o oxignio que produz CO e CO2. Quando o produto contiver entre 0,005% e 2% de carbono pode ser denominado de ao.

17

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Pela tabela 2.1 percebe-se porque alguns metais so mais fceis de obter na natureza e outros no.

Tabela 2.1 Potenciais de reduo de alguns elementos

Elementos Potencial

18

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.3 Principais pases produtores de ferro


Pas Reservas de minrio de ferro(KT/m3 ) 23000 53600 15 387 15370 6200 81559 2 4403 7258 Produo de ferro e ao bruto (KT/m3 ) 67656 37160 14142 35880 8383 18402 7680 24188 274 2206

EUA China Polnia Alemanha frica do Sul Frana Brasil Itlia Peru Venezuela

O Brasil conta com pequenas reservas de carvo mineral nos estados de So Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, esse carvo considerado de m qualidade para uso siderrgico, devido a sua alta porcentagem de cinzas e enxofre, que alm de reduzir o poder calorfico do carvo, tambm influi nas caractersticas do ao. Entretanto essa m qualidade tambm decorrncia do fato de os alto-fornos brasileiros serem cpias dos estrangeiros, construdos para utilizao de carvo com caractersticas diferentes. As grandes siderrgicas brasileiras, como a CSN, USIMINAS E COSIPA utilizam carvo mineral proveniente de Santa Catarina. Este carvo possui um poder calorfico em torno de 500 Kcal/Kg ( 20900 KJ/Kg), enquanto o carvo estrangeiro da ordem de 8000 Kcal/Kg (33440 KJ/Kg). A produo de ferro gusa nas siderrgicas acompanhada a cada corrida, atravs de boletins de produo. Nesses boletins so registrados as massas de matriasprimas empregadas e as de produtos obtidos. A produo mundial atualmente de carvo metalrgico gira em torno de 2 bilhes de toneladas, sendo a China o maior produtor, com um volume de 1,1 bilho de toneladas por ano. A Austrlia, segundo maior produtor, com 400 milhes de toneladas, o maior exportador e tambm um dos principais fornecedores das siderrgicas brasileiras. O preo do carvo hoje, est em torno de US$ 125 a tonelada, representando entre 40% e 50% do custo de produo de ao lquido.

19

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.4 Boletim de produo


Carga do alto-forno (T) Minrio 66 Carvo 36,4 Calcrio 3,2 Ferro gusa (T) 40,0 Escria (T) 12,4

O processamento do minrio de ferro pode ser representado pela equao global: 2Fe2O3(s) + 6C(s) + 3O2(g) 4Fe(s) + 6CO2 (g) + energia

2x160g 320g de xido de ferro III

6x 12g 72g de carbono

3x2x16g 96g de oxignio

4x 56g 224g de ferro

6x 44g 264g de dixido de carbono

320 g de ferro III produzem 224 g de ferro

Pela tabela 2.4 sabe-se que a partir de 66T de minrio de ferro so obtidas 40T de ferro gusa. A quantidade de ferro gusa prevista bem diferente da real. Pela equao qumica anterior temos:

320g de Fe2O3(s) 66x106 g de Fe2O3(s) x = 66x106 g / 320

produzem 224g de Fe devem produzir xg de Fe = 46,2 x106 g = 46,2 T de Fe

Como a quantidade real obtida foi de 40 T, o rendimento do processo ser

46,2 T ----40 T

100%

------ rendimento

20

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

rendimento =

40/ 46,2 x100 = 86%

ou seja, o rendimento de um processo dado pela expresso

rendimento = massa de produto obtida / massa de produto esperada x 100

No caso do minrio de ferro brasileiro, o grau de pureza da hematita cerca de 86,57%. Isso significa que em cada 100 partes da massa de qualquer amostra desse minrio, 86,57 partes so constitudas por xido de ferro III. As 13,43 partes restantes correspondem ganga. Considerando os dados do boletim de produo, quando se carrega o alto forno com 66 T de minrio, apenas 57,14 vo se transformar em ferro, as 8,86 T restantes daro origem escria. Isto confirmado pelo seguinte clculo

100 T do minrio correspondem 86,57 T de hematita 66 T do minrio ---------------x ( quantidade real de hematita)

Retornando-se a Eq. global da produo de ferro

2Fe2O3(s)

6C(s) + 3O2(g)

4Fe(s) +

6CO2 (g)

Pode-se calcular qual a massa de ferro produzida quando se usa 66 T de minrio cuja pureza de 86,57% de minrio de ferro. 320x 106 T 57,14 T produzem --------------224 x106 T x

x = 39,99 T de ferro ( aproximadamente 40T ), exatamente como mostra o boletim de produo.

21

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Combustveis
a partir da combusto que o homem tem obtido a maior parte da energia que ele necessita. Para isso, necessrio um dos elementos principais para obter essa energia, isto , o combustvel. lcool, gasolina, leo diesel, lenha, carvo mineral, gs liquefeito de petrleo e querosene so exemplos de combustveis atualmente utilizados em diferentes setores da atividade humana. Considera-se combusto como sendo a transformao qumica que envolve a queima de um material combustvel em presena de um comburente (geralmente o oxignio), sendo frequentemente utilizados com o objetivo de obter energia na forma de calor. No entanto, a produo de calor, embora necessria, no condio suficiente para que um material seja considerado um bom combustvel. Alm da capacidade de liberar calor, o combustvel deve apresentar tambm certas caractersticas que garantam um bom desempenho durante a sua queima. Uma dessas caractersticas a volatilidade ou facilidade de evaporao. O lcool e a gasolina, por apresentarem essa facilidade so utilizados em motores de exploso. devido a maior volatilidade da gasolina que, nos carros movidos s custas desse combustvel, a partida mais rpida do que nos carros movidos a lcool. Um outro aspecto a ser considerado na avaliao de um combustvel, refere-se a sua inflamabilidade . Todo combustvel tem uma temperatura de inflamao determinada,

temperatura em que a evaporao se d em proporo suficiente para o combustvel inflamar-se e manter a queima contnua. Essa temperatura alcanada atravs do fornecimento de uma energia inicial que o aquece, elevando sua temperatura at a temperatura de inflamao. Desse modo, a combusto se inicia de modo endotrmico e prossegue desenvolvendo calor. Um dos aspectos a considerar na escolha de um combustvel a sua eficincia, avaliada em relao quantidade de calor que capaz de produzir. A quantidade de calor liberada por unidade de massa (ou de volume) do material combustvel indicada como seu poder calorfico, que expresso em Kcal/Kg ou KJ/Kg.

22

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.5 Poder calorfico de alguns combustveis


Combustvel Poder calorfico em KJ/Kg e em Kcal/Kg 49030 11730 46900 11220 40546 9700 45144 44851 28424 17974 10550 29636 27200 22200 53922 49951 49324 40964 120802 10800 10730 6800 4300 2524 7090 6507 5311 12900 11950 11800 9800 28900

GLP Gasolina isenta de lcool Gasolina com 20% de lcool Querosene leo Diesel Carvo metalrgico nacional Gs canalizado Lenha Etanol lcool combustvel Metanol Metano Propano Butano Acetileno Hidrognio

Carvo mineral
O carvo mineral uma mistura de compostos ricos em carbono e ocorre na crosta terrestre, resultante da fossilizao da madeira. A madeira formada por carbono, oxignio e hidrognio, na fossilizao, o hidrognio e o oxignio so eliminados na forma de gs carbnico, metano e gua. Assim, o resduo carvo mineral vai se enriquecendo e se transformando em carbono ao passar do tempo. A hulha uma variedade de carvo mineral que apresenta, aproximadamente, 80% de carbono que quando aquecida entre 1000 e 1300C, na presena de corrente de ar obtm-se trs tipos de fraes:

Frao gasosa: Obteno de combustveis domsticos e muito utilizada antigamente na iluminao de ruas (lampio a gs).

23

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Frao lquida: Aqui obtido o benzeno, tolueno, xileno, naftaleno, etc. Frao slida: Fase em que se obtm o carvo coque utilizado na obteno do ao.

Produtos siderrgicos

AS LIGAS FERRO-CARBONO

So as que apresentam em sua composio os elementos normais carbono, silcio, mangans, enxofre, e fsforo).

AS LIGAS FERRO-CARBONO ESPECIAIS

So as que apresentam em sua composio elementos diferentes dos comumente apresentados nas ligas comuns. Para estudarmos a classificao das ligas de ferro carbono comuns devemos considerar os seguintes aspectos: O aumento do teor de carbono baixa o ponto de fuso da liga ferrocarbono. As lidas de ferro-carbono que contm carbono na porcentagem compreendida entre 0,005 e 1,7% so maleveis e tem o nome de ao. As ligas especiais apresentam essa propriedade com teores de carbono at 2%. A partir de 2% o produto perde sua maleabilidade e recebe o nome de no malevel. O produto no malevel pode tornar-se malevel se retirarmos o excesso de carbono do mesmo. O material resultante denominado maleabilizado.

Resumidamente temos de acordo com o teor de carbono:

24

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

O ferro gusa um produto bruto. As suas propriedades no permitem o emprego industrial direto, o gusa duro, frgil, no malevel, porm fundvel, contendo sempre doses de substncias estranhas como o silcio, fsforo, enxofre, mangans, etc. Ao quebrarmos um lingote de gusa a fratura pode se apresentar branca (prateada) ou cinza. Quando h predominncia de cementita (Fe3C) o gusa chamado branco, sendo duro, frgil, ponto de fuso entre 1100 e 1300C e quando h predominncia de grafita a fratura cinza escuro e o gusa cinzento. menos duro que o gusa branco, ponto de fuso entre 1200 e 1250C. A formao da grafita favorecida pelo silcio, isto , o gusa cinzento contm sempre um certo teor de silcio, enquanto o mangans tem o efeito de favorecer a formao da cementita. A eliminao completa do fsforo e enxofre, substncias nocivas, praticamente impossvel; o teor mximo admissvel no gusa para o mesmo servir fundio de 0,15% de enxofre e de 1,0% de fsforo.

Ferro fundido
O ferro fundido o produto da refuso do gusa, levada a efeito para torn-lo mais homogneo, acertando ao mesmo tempo a sua composio para aplicaes determinadas. um produto muito usado na indstria por possuir: Baixo custo. Boa capacidade de absorver vibraes. Boa capacidade de resistir fadiga e concentraes de tenses. Alta resistncia compresso e ao desgaste.

25

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Boas caractersticas no que se refere fundio possibilitando a obteno de peas. De formatos bastante complexos.

Quanto a sua constituio o ferro fundido pode ser branco, cinzento, nodular e malevel. A composio qumica de um ferro fundido geralmente a seguinte: Carbono total: 3 a 4,5% Silcio: 1 a 2% Mangans: at 0,7% Enxofre: at 0,1% Fsforo: 0,6% a 0,8% O carbono total a soma do carbono combinado na cementita e do carbono graftico. O ferro fundido cinzento possui uma dureza reduzida e em vista da grafita pode ser usinado com facilidade. A usinagem geralmente feita a seco. O ferro fundido branco duro e no usinvel. Contm 2 a 4% de carbono, sob a forma combinada. Ele principalmente usado para a fabricao do ferro malevel e para a moldagem de um nmero limitado de peas em que se deseja como caractersticas resistncia ao desgaste. principais uma extrema dureza e alta

O ferro fundido nodular obtido pelo acrscimo de pequenas quantidades de magnsio ou csio (meio quilo por tonelada aproximadamente) aqui a grafita aparece sob a forma de ndulos ou esferas e se distribui mais uniformemente por todo o material, dando uma material muito resistente e altamente dctil. No caso dele possuir nquel (at 3,5%) ele se torna altamente resistente corroso(inoxidvel). Caractersticas do ferro nodular: Alta tenacidade Alta fluidez Excelente resistncia ao desgaste Excelente soldabilidade Maior usinabilidade que o ferro fundido cinzento

26

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tempervel

Sistema de classificao

O sistema de classificao dos aos varia de acordo com o tipo de ferro fundido em funo das suas faixas de composio qumica, de acordo com a tabela 2.6 Tabela 2.6
Tipo Cinzento Dctil Branco Malevel C 2,5 4,0 % 3,0 4,0 % 1,8 3,6 % 2,2 2,9% Si Mn P 1,0 3,0 % 0,2 1,0 % 0,002 1,0 % 1,8 2,8 % 0,1 1,0 % 0,01 0,1 % 0,5 1,9 % 0,25 0,8 % 0,06 0,2 % 0,9 1,9 % 0,15 1,2 % 0,02 0,2 % S 0,02 0,25 % 0,01 0,03 % 0,06 0,2 % 0,02 0,2%

Aplicaes Ferro fundido cinzento Este material frgil e quebradio devido a sua microestrutura, no servindo muito bem a aplicaes que requeiram elevada resistncia trao. Sua resistncia e ductilidade so maiores sob compresso, alm de terem excelentes capacidades de amortecimento de vibraes e elevada resistncia ao desgaste mecnico. So aplicados como componente estrutural de mquinas e equipamentos pesados sujeitos vibrao, peas fundidas de vrios tipos que no necessitam de elevada resistncia mecnica, pequenos blocos cilndricos, pistes, cilindros, discos de embreagem e peas fundidas de motores a diesel.

27

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Ferro fundido dctil Sua estrutura nodular confere maiores resistncia mecnica e ductilidade ao material, aproximando suas caractersticas das do ao. Suas aplicaes incluem vlvulas carcaa de bombas, virabrequins, engrenagens, pinhes, cilindros e outros componentes de mquinas e automveis. Ferro fundido branco Extremamente duro e frgil, chegando a ser inadequado para a usinagem em alguns momentos. Sua aplicao restrita aos casos em que dureza elevada e resistncia ao desgaste so necessrias, como nos cilindros de laminao. O ferro fundido branco, geralmente, utilizado como um processo intermedirio na produo do ferro fundido malevel.

Ferro fundido malevel Produto da transformao do ferro fundido branco aps tratamento trmico em temperatura e atmosfera adequada. Apresenta caractersticas de elevada resistncia mecnica e considerveis ductilidade e maleabilidade. aplicvel tanto em temperaturas normais quanto mais elevadas. Flanges, conexes para tubos, peas para vlvulas ferrovirias e navais, e outras peas para indstria pesada so algumas das aplicaes tpicas do ferro fundido malevel

Estrutura Cristalina
Os metais quando solidificam eles cristalizam, ou seja, os seus tomos que no estado lquido, estavam se movimentando mais livremente e sem nenhuma organizao, agora esto localizados em posies relativamente definidas e ordenadas, que se repetem em trs dimenses, formando uma figura geomtrica que o cristal. Existem sete sistemas cristalinos: triclnico, monoclnico, ortormbico, hexagonal, trigonal, tetragonal e cbico. De acordo

28

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

com a disposio dos tomos, originam-se desses sistemas 14 possveis distribuies de acordo com o tipo de metal e suas respectivas temperaturas e presso. Essas distribuies dos tomos chamada de reticulados ou redes.

Tabela 2.7 Raios atmicos e estruturas cristalinas para alguns metais


Metal Estrutura cristalina CFC HC CCC HC CFC CFC CCC CFC Raio atmico (nm) 0,1431 0,1490 0,1249 0,1253 0,1278 0,1442 0,1241 0,1750 Metal Estrutura critalina CCC CFC CFC CFC HC CCC HC Raio atmico (nm) 0,1363 0,1246 0,1387 0,1445 0,1445 0,1371 0,1332

Alumnio Cdmio Cromo Cobalto Cobre Ouro Ferro Chumbo

Molibdnio Nquel Platina Prata Titnio Tungstnio Zinco

CLULAS UNITRIAS

As clulas unitrias so pequenos volumes que representam a disposio geomtrica dos tomos, como o modelo atmico repetido indefinidamente, torna-se conveniente subdividir a rede cristalina em clulas unitrias. A distncia repetida chamada de parmetro cristalino, dita o tamanho de uma clula unitria, tambm a dimenso da aresta da clula unitria.

29

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.7 Parmetro cristalino (Pc)

Exemplo 1: A clula unitria do cromo cbica e contm dois tomos. Determine o parmetro cristalino para o cromo. SOLUO Consultando a tabela peridica obtemos a massa atmica do Cr = 52 U e a massa molar = 52g. a densidade do cromo : 7,20g/cm3. A massa por clula unitria = 2 . 52g / 6,02 x1023 Mas, Densidade = massa / volume Volume = massa / densidade = 172,76 x10 -24 g / 7,20x106 g/m3 x10-30 m3 Volume do cubo = aresta3 Ento a aresta ou o parmetro cristalino = 0,2884 x10-9 m ou 0,2884 nm = 23,994 = 172,76x10-24 g

Um conjunto de clulas unitrias forma o cristal com contornos geomtricos, onde ao adquirir os contornos irregulares pelo seu crescimento passa a chamar-se gro.

30

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.8 Estrutura cristalina granular

Cada gro constitudo de milhares de clulas unitrias, estas por sua vez, consistem em grupos de tomos dispostos em posies fixas, formando figuras geomtricas como foi indicado na figura 2.8.

ALOTROPIA

Alotropia ou polimorfismo a propriedade de certos metais, apresentam reticulados cristalinos diferentes, conforme a variao da temperatura. Como exemplo temos o ferro que no estado slido e temperatura ambiente apresenta uma grade cbica centrada no espao, essa denominao chamada de cubo de corpo centrado.

31

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.9 Cubo de corpo centrado

Aquecendo-se o ferro a 910C os tomos mudam de posio e o conjunto se modifica e a grade anterior se transforma em grade cbica de face centrada.

Figura 2.10 Cubo de face centrada

32

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Continuando o aquecimento at 1390C, o cubo de face centrada transforma-se novamente em cubo de corpo centrado. Podemos resumir essas transformaes de acordo com a tabela 2.8

Tabela 2.8 Transformaes alotrpicas do ferro


Modificao Alfa Gama Delta Estrutura cristalina CCC CFC CCC Faixa de estabilidade(C) At 910 910-1390 1390-1535

RETICULADOS CBICOS

Numa rede cristalina de cubos de corpo centrado, cada tomo dos vrtices repartido com os sete outros vrtices dos cubos vizinhos, possuindo cada vrtice somente 1/8 de tomo, ou seja, 8. 1/8 + 1(tomo do centro) = 2 tomos por clula unitria.

33

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.11 2 tomos por clula unitria

J na rede de cubos de faces centradas, cada cristal possui 1/8 de tomo em cada vrtice e meio tomo no centro de cada face. Os tomos das faces so repartidos com as faces adjacentes. 8.1/8 + 6.1/2 = 4 tomos.

Figura 2.12 4 tomos por clula unitria

Exemplo 2 Calcule o volume de uma clula unitria CFC em termos do raio atmico R

34

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

SOLUO

De acordo com a figura 2.12 a partir do tringulo reto na face, temos

a 2 a 2 (4 R) 2 2a 2 ( 4 R ) 2 a2 a (4 R) 2 2

(4 R) 2 2 4R a 2 a 2R 2
VC = a3 = (2R 2 )3 = 16R3 2

No caso para uma clula unitria CCC temos a seguinte relao da aresta em funo do raio atmico: a = 4R/ 3

CLCULO DE MASSA ESPECFICA

Um conhecimento da estrutura cristalina de um slido metlico permite o clculo de sua massa especfica terica atravs da relao

nA VcNA

onde n = nmero de tomos associados a cada clula unitria A = peso atmico

35

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Vc = volume da clula unitria NA = nmero de avogrado ( 6,023 x 1023 tomos/mol)

Exemplo 3 O cobre possui um raio atmico de 0,128nm, uma estrutura cristalina CFC e um peso atmico de 63,5g/mol. Calcule a sua massa especfica terica e compare a resposta com a sua massa especfica medida. SOLUO

nA nA = = VcNA (16 R 3 2) NA

(4tomos / clulaunit ria)(63,5 g / mol) [16 2 (1,28 x10 8 cm) 3 / clulaunit ria](6,023x10 23 tomos / mol)

= 8,89g/cm3 O valor encontrado na literatura para a massa especfica do cobre de 8,94/cm3, o que est em excelente aproximao com o resultado anterior.

FATOR DE EMPACOTAMENTO ATMICO (FEA)

O FEA a soma dos volumes das esferas de todos os tomos no interior de uma clula unitria dividida pelo volume da clula unitria, ou seja:

FEA = volume dos tomos em uma clula unitria / volume total da clula unitria

Tipicamente, os metais possuem fatores de empacotamento atmico relativamente elevados comparados a outros materiais.

36

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Exemplo 4 Demonstre que o fator de empacotamento atmico para a estrutura cristalina CFC de 0,74.

SOLUO

O volume de uma esfera

4 3 R , e uma vez que existem quatro tomos por 3

clula unitria CFC, o volume total dos tomos (ou esferas)


4 16 3 4 R 3 = R e de acordo com o exemplo 2, o volume total da clula unitria 3 3

16R3 2 , portanto, o fator de empacotamento atmico

16 )R 3 FEA = 3 3 = 0,74 16 R 2 (

DEFEITOS DOS CRISTAIS

Os defeitos nos cristais podem ser causados pela sua arrumao durante o seu crescimento, por vibrao, vazios ou lacunas etc. Consideremos at nesse momento a rede cristalina como um empilhamento perfeitamente simtrico, mas, na realidade, os metais no so perfeitos. Do ponto de vista geomtrico podemos classificar os defeitos das redes cristalinas em Defeitos de ponto Defeitos de linha Defeitos de superfcies Os defeitos pontuais podem ser

37

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Lacunas pontuais: a mais simples, normalmente ocorre quando falta um tomo no reticulado normal.

Figura 2.13 Lacuna

tomos intersticiais: um tomo preso numa posio intermediria dentro do reticulado cristalino.

Figura 2.14 tomos intersticiais

Defeito de linha a discordncia, que o acmulo de vrios tomos numa mesma linha com o mesmo tipo de defeito. J os defeitos de superfcies aparecem geralmente nos contornos dos gros ou junes dos cristais.

DEFEITOS DURANTE A SOLIDIFICAO DOS METAIS

-Bolhas: vazios oriundos de gases dissolvidos no lquido e que ficaram retidos no lingote fundido. Para se evitar as bolhas utilizam-se, desoxidantes. Ex: Fe-Si, Fe-Mn, que evitam a formao de CO ou CO2, pois se combinam com o O2.

38

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

-Trincas: so ocasionadas pelas tenses excessivas que se desenvolvem durante o resfriamento ou ainda devido ao formato desigual das peas, impedindo o resfriamento uniforme. -Segregao: ao solidificar um metal, as impurezas como: fsforo e enxofre, no so to solveis no estado slido como no lquido, portanto so repelidas para o lquido quando a solidificao se propaga. A solidificao cominha da periferia para o centro, portanto no centro que as impurezas se acumulam, esse fenmeno denominado segregao. -Rechupe: a solidificao de um metal se inicia pelas partes que esto em contato com as paredes do molde ou na parte superior, onde o metal est exposto ao ar. O metal ao passar do estado lquido para o slido diminui seu volume, portanto aparecer uma regio central no lingote ou pea que se chama rechupe.

DEFORMAO PLSTICA DOS METAIS

A deformao plstica acarreta uma mudana de lugar permanente dos tomos da rede cristalina. Com a interrupo das tenses, os tomos da rede cristalina no retornam as suas distncias interatmicas normais, ou seja, no voltam as suas posies de origem. Dois mecanismos estruturais bsicos podem estar presentes no cristal durante o processo de deformao plstica: escorregamento e maclao. No escorregamento uma parte do cristal move-se em relao a outra parte, segundo determinados planos e direes. Na maclao uma parte do cristal inclina-se em relao a outra parte a partir de um plano limite das duas partes. O principal mecanismo de deformao plstica, contudo, o de escorregamento provocado pela movimentao de discordncias.

39

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Figura 2.15 Escorregamento e maclao

A presena de contornos de gro interfere no comportamento dos metais quando sujeitos a deformao. Assim sendo nos metais policristalinos, como ocorre geralmente, o tamanho de gro um dos fatores importantes a considerar na sua deformao plstica, assim como nas suas propriedades mecnicas. A deformao quando aplicada nos metais policristalinos, ocorre no interior dos gros. Ao passar de um gro para outro, a orientao cristalogrfica muda bruscamente.os gros que esto orientados em relao a direo do esforo aplicado, deformam-se em primeiro lugar, em seguida deformam-se os gros menos favoravelmente orientados. A deformao em geral no se d atravs dos contornos dos gros, pode-se dizer assim que esses contornos constituem uma regio de maior resistncia mecnica. Dessa

40

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

forma podemos concluir que a medida que diminui o tamanho de gro, aumenta a resistncia deformao mecnica.

DEFORMAO A FRIO E DEFORMAO A QUENTE

Costuma-se distinguir o trabalho mecnico a frio do trabalho mecnico a quente, por uma temperatura indicada como temperatura de recristalizao, que caracterstica de cada metal e definida como a menor temperatura na qual uma estrutura deformada de um metal trabalhado a frio restaurada ou substituda por uma estrutura nova, livre de tenses, aps a permanncia nessa temperatura por um tempo determinado. O trabalho mecnico a frio ao causar uma deformao plstica abaixo da temperatura de recristalizao provoca o chamado encruamento cujos efeitos so traduzidos por uma deformao da estrutura cristalina e modificao das propriedades mecnicas do material, efeitos esses tanto mais intensos, quanto maior a intensidade do esforo mecnico a frio. O material encruado tambm sofre uma diminuio da condutibilidade eltrica ficando num estado de elevadas tenses internas devido ao aumento do nmero de discordncias. Um metal no estado normal ( recozido) contm cerca de 106 a 108 discordncias por centmetro quadrado, enquanto que um metal severamente encruado contm cerca de 10 12 discordncias por centmetro quadrado.

41

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.8 Efeito do encruamento de alguns metais e ligas

As propriedades e a estrutura do metal alteradas pelo trabalho a frio podem ser recuperadas ou devolvidas ao estado anterior ao encruamento mediante um tratamento trmico de recristalizao ou recozimento. O principal efeito da recuperao o alvio das tenses internas, restaurando-se ao mesmo tempo certos caractersticos fsicos alterados, como a condutibilidade eltrica que aumenta rapidamente.

42

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela 2.9 Temperatura de recristalizao de alguns metais


Metal Alumnio Magnsio Prata Ouro Cobre Ferro Platina Nquel Molibdnio Tungstnio Temperatura de recristalizao (C) Temperatura de fuso (C) 150 200 200 200 200 450 450 600 900 1200 660 650 960 1063 1083 1536 1769 1450 2610 3410

Polimorfismo Dois cristais so polimorfos quando possuem estruturas cristalinas diferentes, mas a mesma composio.

Materiais no cristalinos (amorfos) So aqueles nos quais os tomos no se repetem num arranjo em largas distncias. Exemplos:

Vidro

Gases

43

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

QUESTES DO CAPTULO

1) O que metalurgia? 2) O que corroso? 3) Quem apresenta no estado natural, maior tendncia a sofrer oxidao, o alumnio ou o ferro? Explique 4) Quais so as etapas de obteno do ferro? 5) O que Fe2O3 ? 6) Qual a finalidade do carvo no alto forno? 7) O que fazer reduzir um elemento qumico? 8) Quais so as principais impurezas que compem o ferro gusa? 9) Qual a caracterstica principal do ferro gusa? 10) O que ao? 11) Quais as principais propriedades mecnicas que o ao deve possuir? 12) O que ferro alfa? 13) O que ferro gama? 14) O que CCC e qual a sua faixa de estabilidade para o ferro puro? 15) A clula unitria do Fe cbica e contm 4 tomos. Determine o parmetro cristalino do Fe em metros. 16) Qual a diferena do ferro fundido branco para o cinzento? 17) Quais so as reaes que ocorrem no alto forno? 18) O que encruamento? 19) Cite trs defeitos dos cristais 20) O que um material maleabilizado? 21) Quais so as vantagens do ferro fundido? 22) Cite quatro tipos de reticulados cristalinos 23) O que alotropia? 24) O que escorregamento e maclao? 25) Um material metlico passou por um processo de conformao a frio e sofreu encruamento, como podemos melhorar a sua estrutura?

44

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

26) possvel prever quanto minrio ser necessrio para obter 20 toneladas de ferro? 27) Quanto de carvo consumido quando 30Tde ferro so produzidas? 28) Quanto de calcrio a usina emprega quando retira 10T de escria? 29) Utilizando a tabela peridica, procurar as massas atmicas dos elementos que constituem as seguintes substncias e calcule as massas molares de cada uma delas: a) xido de ferro II FeO b) dixido de carbono; CO2 c) carbonato de clcio; CaCO3 d) gs oxignio; O2

30) Quantos gramas de ferro podem ser obtidos a partir da transformao de 160Kg de xido de ferro III? 31) Quantos gramas de xido de ferro III so necessrios para interagir com 216Kg de carvo? 32) Queimando-se 40g de carvo, produziu-se 131g de dixido de carbono. Qual o rendimento desse processo? 33) Qual a massa de ferro que se forma ao se carregar o alto-forno com hematita de pureza 89,9%? Considere o rendimento do processo como 100%. 34) Qual a massa de ferro contida em 32T de hematita de pureza 90%? 35) Um litro de lcool combustvel tem massa de 0,79Kg. Qual os eu poder calorfico em Kcal/L? 36) Se um litro de gasolina pesa 0,745Kg, qual o seu poder calorfico em Kcal/L? 37) O tanque de um carro tem 60L de capacidade. Quantos litros de lcool devem ser queimados para liberar a mesma quantidade de calor que 60L de gasolina?

45

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

38) Se o raio atmico do chumbo vale 0,175nm, calcule o volume de sua clula unitria em metros cbicos. 39) Mostre que para uma estrutura cristalina cbica de corpo centrado o comprimento da aresta da clula unitria a e o raio atmico R esto relacionados pela expresso a = 4R/ 3 40) O molibdnio possui uma estrutura cristalina CCC, um raio atmico de 0,1363nm e um peso atmico de 95,94g/mol. Calcule e compare a sua massa especfica terica com o valor experimental. 41) O nibio possui um raio atmico de 0,1430nm e uma massa especfica de 8,57g/cm3. Determine se ele possui uma estrutura cristalina CFC ou CCC. 42) Mostre que o fator de empacotamento atmico para a estrutura cristalina CCC vale 0,68.

46

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 3
AO
Ao: liga Fe-C contendo geralmente de 0,008 at cerca de 2% de C (carbono), alm de certos elementos residuais do processo, sendo um material tenaz, de excelentes propriedades, de fcil trabalho, podendo tambm ser forjvel. Principais influncias do carbono nas propriedade do ao: Aumento da dureza Aumenta o limite de resistncia e limite de escoamento Reduo da ductilidade Diminui a tenacidade Diminuio do alongamento Aumenta a temperabilidade (formao da martensita) Dificulta a soldagem (endurecimento e trincas na solda e na ZAT zona afetada termicamentre) AOS- CARBONO So os aos resultantes de uma combinao qumica de ferro e carbono, nas quais o teor de carbono varia entre 0,05 a 1,7%. Comumente tais aos contm alm do Fe e C, outros elementos como o mangans, silcio, enxofre e o fsforo que entram na composio em porcentagens pequenas e que so considerados impurezas. Porm se o teor de mangans for superior a 1,65% ou o do silcio acima de 0,60%, 0s aos sero classificados entre os de liga. As

47

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

propriedades mecnicas dos aos- carbono variam quase que exclusivamente em funo do teor de carbono existentes nas respectivas composies, pois, quanto maior o teor deste, o ao se torna mais duro e resistente trao, enquanto que diminui em tenacidade, alongamento e maleabilidade.

EFEITOS DOS ELEMENTOS COMPONENTES

Ferro (Fe): o elemento bsico da liga. Carbono ( C): elemento determinativo dos aos-carbono. Mangans ( Mn): adicionado ao ao no curso de sua siderrgica, como elemento desoxidante e

produo

dessulfurizante, e a maior parte dele removida em forma de escria, permanecendo na composio final um teor inferior a 1,65%. Silcio (Si): todos os aos-carbono contm silcio em

proporo que varia de 0,05 a 0,30%, a qual constitui uma impureza normal, no exercendo grandes influncias nas propriedades dos aos. Enxofre (S): tolerado nos aos um teor mnimo de 0,055% nos aos denominados de corte livre, em que esse elemento adicionado at 0,35% para melhorar a usinabilidade dos mesmos. Fsforo (P): quando o teor ultrapassar certos limites, esse

elemento passa a constituir um dos componentes mais nocivos para os aos, uma vez que os tornam frgeis e quebradios.

CLASSIFICAO DOS AOS-CARBONO Comumente os aoscarbono so classificados, segundo o teor de carbono como indica a tabela 1.1

48

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tabela1.1 Classificao dos aos-carbono


Carbono (%) At 0,15 0,15 a 0,30 0,30 a 0,40 0,40 a 0,60 0,60 a 0,70 0,70 a 1,20 1,20 a 1,70 Denominao Extra doce Doce Meio doce Meio duro Duro Extra duro Emprego especial

Os aos-carbono com teor de carbono superior a 0,30% adquirem tmpera e at 0,30% podem ser endurecidos superficialmente atravs de um tratamento especial denominado cementao. Com at 0,30% de carbono eles so encontrados comercialmente em forma de chapas, fios, vergalhes, perfilados e tubos. Com mais de 0,30% de carbono os aos so fornecidos em forma de barras ( circulares, sextavadas, quadradas, retangulares).

49

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AOS-LIGA Os Aos-liga contm quantidades especficas de elementos de liga diferentes daqueles normalmente utilizados nos aos comuns. Estas

quantidades so determinadas com o objetivo de promover mudanas nas propriedades fsicas e mecnicas que permitam ao material desempenhar funes especficas. Os aos-liga costumam ser designados de acordo com o(s) seu(s) elemento(s) predominante(s), como por exemplo, ao-nquel, aocromo e ao-cromo-vandio.

50

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

51

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

52

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

EFEITOS DOS ELEMENTOS DE LIGA Nquel: Aumentam a resistncia ao desgaste, o limite de elasticidade, a dureza e a tenacidade. Adicionado juntamente com o cromo fica conhecido como aos inoxidveis. Cromo: Aumentam o limite de elasticidade, dureza, a resistncia ao desgaste e melhora a propriedade de tmpera em gua ou leo sem muita deformao. classificado entre os aos inoxidveis com teor superior a 10%. Mangans: S considerado elemento de liga quando sua porcentagem for superior a 1,65%. Adicionado em pequenas quantidades aumenta a dureza, a resistncia ao desgaste e a resistncia a trao. Molibdnio: Depois do carbono esse elemento o que exerce maior influncia na dureza do ao. Aumenta a profundidade de tmpera, aumentando tambm a resistncia corroso dos aos inoxidveis.

53

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Tungstnio: Aumenta a dureza do ao e sua resistncia ao calor, assim como a tenso de ruptura e o limite de escoamento.

Cobalto: Entra na composio dos aos para as ferramentas de corte e na fabricao de ims permanentes. Pequenas propores so adicionados aos aos especiais para as ferramentas, que lhes proporcionam maior dureza, no entanto, em grandes porcentagens tornam os aos menos resistentes ao impacto.

Silcio: Todas as categorias de aos contm algumas porcentagens de silcio e em sua maioria entre 0,10 a 0,35%. Ele desoxida os aos e com um teor de at 1,75% aumentam o limite de elasticidade e a resistncia ao impacto.

Vandio: Tem a propriedade de aumentar a resistncia a trao sem


diminuir a ductilidade. Com maiores porcentagens, emprega-se na fabricao de aos rpidos.

54

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

55

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AULA 4
TRATAMENTO TRMICO DOS AOS

Denomina-se de tratamento trmico a qualquer operao que envolva um aquecimento do material at certa temperatura, seguido de um resfriamento adequado, visando a mudana da estrutura do ao, bem como suas propriedades em geral. De acordo com o objetivo do tratamento e do resultado que se queira obter, os aos devem ser aquecidos at as respectivas temperaturas preestabelecidas e tambm, serem resfriados de maneira apropriada. Definies: Austenita: a soluo slida do carbono em ferro gama. Ferrita: a soluo slida do carbono em ferro alfa. Cementita: o carboneto de ferro (Fe3C). Grafita: a variedade alotrpica do carbono (estrutura cristalina hexagonal). Perlita: ferrita + cementita

56

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AQUECIMENTO DO AO

O que acontece com o ao ao ser aquecido? No caso de ao no ligado que contm 0,4% de carbono: - em temperatura de 300C a estrutura do ao ao carbono igual a sua estrutura na temperatura ambiente: ferrita (cor branca) e perlita (cor preta); - em temperatura de 723C inicia-se uma transformao em sua estrutura: a ferrita transforma-se em austenita e a cementita da perlita se decompe; - em temperatura de 800C toda a estrutura do ao transforma-se em austenita.

O grfico anterior ilustra uma regio de mudana de fase em intervalo de temperatura: A ferrita e a perlita transformam-se em austenita. Essa regio chamada zona crtica: rea em que as clulas unitrias do ferro CCC se transformam em CFC, durante o aquecimento do ao.

57

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

A austenita forma-se no ao a partir de 723 C. Encontra-se na regio acima da zona crtica, na zona de austenitizao, conforme se pode observar no grfico. A austenita tem uma estrutura cbica da face centrada (CFC), apresentando menor resistncia mecnica e boa tenacidade. No magntica. Os cristais de ferro puro observados ao microscpio formam uma estrutura denominada ferrita. A ferrita ferro alfa, ou seja, ferro puro que pode conter em soluo, pequenas quantidades de Si-P e outras impurezas. Cristaliza no sistema cubo de corpo centrado, tem uma resistncia aproximada de 28 Kg/mm2, 35% de alongamento e uma dureza de 90 Brinell. o mais mole de todos os constituintes, muito dctil, malevel e magntico. O teor de carbono exerce significativa influncia nas propriedades mecnicas do ao. Quanto maior, maiores a dureza e a resistncia trao. Entretanto, aos com elevados teores de carbono so prejudicados pela maior fragilidade devido maior quantidade de cementita, uma substncia bastante dura mas quebradia. A cementita deposita-se em forma de finas lamelas entre os cristais de ferro formando outra estrutura regular denominada de perlita. A perlita aparece geralmente por esfriamento lento da austenita, tem uma resistncia de 80Kg/mm e um alongamento de 15%. Ao microscpio, a perlita apresenta-se como um desenho parecido com uma impresso digital.

58

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

59

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

TRATAMENTOS TRMICOS

De modo geral, o tratamento trmico consiste em aquecer e resfriar uma pea de metal para que ela atinja s propriedades mecnica desejadas como dureza, elasticidade, ductibilidade e resistncia a trao, que so chamadas propriedades mecnicas do metal. A pea adquiri esta propriedade sem que se modifique o estado fsico do metal.

PROCESSO

A pea de ao deve ser colocada em um forno com temperatura definida para o tipo de material, durante o tempo que foi calculado para alcanar o efeito desejado. Retira-se com segurana do forno com o uso de uma tenaz e submete-se ao resfriamento.

O resultado desse processo a mudana nas propriedades mecnicas do ao, e dependem de trs fatores: - Temperatura de aquecimento - Velocidade de resfriamento - Composio qumica do material

FATORES DE INFLUNCIA NOS TRATAMENTOS TRMICOS

O tratamento trmico representa um ciclo tempo temperatura, de modo que, basicamente, os fatores a considerar so os seguintes: aquecimento, tempo de permanncia temperatura e resfriamento.

60

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

AQUECIMENTO.

Considerando como objetivo fundamental do tratamento trmico a modificao das propriedades mecnicas do material, verifica-se que isto s conseguido mediante uma alterao da sua estrutura. Nestas condies, a liga considerada deve ser aquecida a uma temperatura que possibilite tal modificao. Esta temperatura corresponde geralmente valores acima da temperatura de recristalizao do material; no caso dos aos chamamos de temperatura crtica. No aquecimento deve ser considerado o fator velocidade de aquecimento, que no pode ser muito lenta, caso contrrio haver excessivo crescimento de gro, Ou muito rpida, o que poder provocar empenamento ou mesmo aparecimento de fissuras.

TEMPO DE PERMANNCIA TEMPERATURA.

A influncia do tempo de permanncia temperatura de aquecimento mais ou menos idntica a influncia da mxima temperatura de aquecimento, ou seja, o tempo temperatura deve ser suficiente para que as peas se aqueam de modo uniforme atravs de toda sua seo. Deve-se evitar tempo alm do estritamente necessrio para que isto ocorra, pois pode haver indesejvel crescimento de gro, alm da oxidao de determinadas ligas.

RESFRIAMENTO.

A escolha do meio de resfriamento fundamental no processo de tratamento trmico e depende essencialmente da estrutura final desejada. O aumento do percentual do carbono na liga o responsvel pelo aumento da dureza do ao. Esse aumento do carbono se traduz pelo aumento da cementita na mistura. Com os tratamentos trmicos podemos modificar as formas de cristalizao do ao e a disposio do carbono na liga, modificando, assim, a dureza do material. A modificao da forma de cristalizao conseguida atravs da

61

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

velocidade de resfriamento podendo endurecer ou amolecer o material.

TIPOS DE TRATAMENTOS TRMICOS

Existem duas classes de tratamentos:

Os tratamentos trmicos: que por simples aquecimento e resfriamento, modificam as propriedades de toda a massa do ao. Os tratamentos termoqumicos: que modificam as propriedades somente numa fina camada superficial da pea. Nesses tratamentos a pea aquecida juntamente com produtos qumicos e posteriormente resfriada.

RECOZIMENTO

Esse tratamento trmico tem por objetivo reduo da dureza que os aos possam apresentar devido a processos anteriores tais como: conformao a frio (encruamento), tratamentos trmicos, processos de soldagem, fundio ou outros processos que gerem endurecimento. Torna o ao mais homogneo, melhora sua ductilidade tornando-o facilmente usinvel. O tratamento consiste em elevar-se a temperatura da pea at a transformao completa em austenita e resfriar-se lentamente. de uma maneira geral, indica-se o resfriamento com a pea envolvida em areia para os aos de baixo carbono e o resfriamento controlado dentro do forno, para os

62

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

aos de alto carbono. Aps o recozimento a perlita se apresenta mais grosa resultando da uma menor dureza e resistncia

NORMALIZAO

Pode ser tambm chamado de recozimento de normalizao. O seu objetivo dotar o ao de suas caractersticas normais (material laminado a quente e resfriamento ao ar). A normalizao refina a granulao do ao; apaga vestgios de tratamentos trmicos anteriores; elimina microestruturas brutas de fundio; regulariza microestruturas em juntas soldadas. As peas Normalizadas apresentam dureza mdia e uma boa resistncia mecnica ao contrrio das peas recosidas que so bem macias; maleveis e pouco resistentes. O tratamento consiste em aquecer o material at a temperatura de transformao da austenita e fazerse resfriamento ao ar. As microestruturas obtidas na normalizao so semelhantes s do recozimento apenas com a diferena de que a perlita se apresenta mais fina resultando da uma maior dureza e resistncia.

REVENIMENTO

um tratamento trmico subcrtico (abaixo da temperatura de transformao da austenita) Tem como objetivo aliviar as tenses na martensita reduzindo significativamente sua fragilidade reduzindo conseqentemente a dureza obtida na tmpera. A microestrutura obtida chamada martensita revenida. As temperaturas do revenido podem variar de acordo com o desejo de maior ou menor alvio de tenses internas e a sua conseqente perda de dureza. Altas temperaturas de revenido podem estar

63

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

entre 550/650 C e baixas temperaturas esto entre 300/400 C. Resfriamento ao ar.

TMPERA

O tratamento de tmpera consiste em elevar-se o material temperatura de transformao da austenita e resfriar-se o material rapidamente. Esse resfriamento deve ser mais rpido quanto menor for o teor de carbono no material. Podemos utilizar como meios de resfriamento desde a salmoura gelada, passando por resfriamento em gua gelada, gua temperatura normal, leo, ar soprado ou ar normal. Os tratamentos de tmpera tambm podem apresentar diversas maneiras de serem efetuados. Temos a tmpera comum com pouco controle no resfriamento ou as tmperas mais elaboradas que por isso mesmo recebem os nomes de austmpera ou martmpera. A microestrutura que se deseja obter na tmpera comum a martensita. Essa microestrutura apresenta elevada dureza, elevada resistncia mecnica e elevada fragilidade. A tmpera comum causa um grau elevado de tenses internas podendo gerar trincas e empenos em peas mais delicadas. Outro resultado dessa tmpera a perda de tenacidade. Para reduzir esses inconvenientes indicado a seguir um tratamento de revenimento.

64

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Para se entender os tratamentos trmicos a seguir necessrio conhecer as curvas TTT. As curvas, Temperatura, Tempo, Transformao (TTT) so caractersticas que os aos apresentam no resfriamento. Visto em um grfico x, y (temperatura, tempo) elas assim se apresentam:

Vejamos, ento como podemos aproveitar essas caractersticas dos aos ao serem resfriados. Quando queremos obter uma transformao na estrutura interna de uma pea de ao, devemos aquec-la a uma temperatura acima da linha de transformao da austenita. Ao resfri-la podemos faz-lo mais ou menos lentamente. A distncia (tempo) entre o zero e o ponto a no grfico varia para cada tipo de ao podendo ser muito grande ou menor que zero. Por isso devemos conhecer essas curvas do ao que queremos temperar para que possamos utilizar o tipo de tmpera mais adequado.

65

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Quando a curva do resfriamento, devido sua pouca velocidade corta as curvas 1 e 2 no seu ponto alto obtemos uma microestrutura no material formada por perlita grosseira (recozimento). Quando a velocidade de resfriamento um pouco maior temos como microestrutura, no material, a perlita fina (normalizao). Quando essa velocidade muito grande e no corta as curvas temos a formao de martensita (tmpera comum).

MARTMPERA

A martmpera tem por objetivo obter na pea tratada uma estrutura de martensita como na tmpera comum, porm devemos controlar o resfriamento para que quando a temperatura alcanar a linha Mi (incio da formao da martensita) esse resfriamento retardado de maneira que a transformao se complete mais lentamente. O meio de resfriamento normalmente leo ou sal fundido. O material mantido maior tempo entre as duas linhas de transformao para que a formao da martensita se d de maneira uniforme, gerando menores tenses internas. Em seguida a pea resfriada a qualquer velocidade. Esse tratamento

66

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

normalmente necessita o tratamento de revenimento para aliviar tenses residuais.

AUSTMPERA

um tratamento de endurecimento dos aos que consiste em aquecer o material acima da temperatura de formao de austenita manter essa temperatura at a completa transformao e fazer um resfriamento brusco at uma temperatura ligeiramente acima da linha Mi. Esse processo obtido atravs da manuteno do material em banho de chumbo ou sal (fundidos) (260 a 440 C). Deixando o material a uma temperatura constante durante o tempo em que a linha de resfriamento ultrapassa as curvas 1 e 2 na altura de transformao da bainita (sempre em temperatura constante). A temperatura escolhida depende da dureza que queremos obter. Quanto mais baixo no grfico atingimos a bainita maior endurecimento vamos conseguir. Esse tratamento dispensa o revenimento por gerar baixas tenses internas. normalmente indicado para temperar peas delicadas onde os empenos e as deformaes so crticos. A desvantagem desse tratamento que ele no pode ser feito em
aos de baixa temperabilidade alm de ser um tratamento mais caro.

TRATAMENTOS TERMOQUMICOS

CEMENTAO

A finalidade da cementao fazer com que um ao de baixo teor de carbono (macio) fique com a superfcie dura, reunindo assim as duas caractersticas ideais de uma pea. Que seja macia o suficiente para no partir com a continuidade de choques e no se desgastar por abraso nos pontos onde se

67

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

atrite com outras peas, como nos mancais. Esse tratamento feito aquecendo a pea em um ambiente rico em carbono, o material do ambiente em que fica a pea pode ser slido, lquido ou gasoso. A pea deve permanecer nesse ambiente por um tempo suficiente para que o carbono migre atravs do material da pea tornando assim, a superfcie rica em carbono. A espessura da camada dura depende do tempo de permanncia da pea nesse ambiente. Essa permanncia a alta temperatura faz com que cresa demasiadamente a granulao do material cementado. Para que isso no acontea o ao deve ser especial para cementao, quer dizer, deve ter elementos de liga que iniba o aumento do gro, com a temperatura. Aps o tratamento superficial (cementao) a pea deve ser temperada para que a camada superficial, rica em carbono adquira a dureza desejada. Muitas vezes esse endurecimento feito atravs da tmpera por induo.

NITRETAO

um tratamento semelhante cementao. Apenas em vez do uso da atmosfera de carbono, utiliza-se uma atmosfera rica em nitrognio. Esse elemento combina-se com alguns elementos de liga do ao (principalmente o alumnio), formando nitretos que tm elevada dureza. Esse tratamento tem como vantagem sobre a cementao o fator de no necessitar tmpera e ainda aumentar a resistncia da peca fadiga e corroso. Tem ainda a vantagem de utilizar temperaturas menores que a com menores riscos de empenos da pea nitretada. Tanto na nitretao como na cementao o interior da pea no sofre modificaes consideradas.

CARBONITRETAO

O meio carbo-nitretante uma atmosfera gasosa, contendo carbono e nitrognio ao mesmo tempo. A atmosfera pode ser constituda pelos seguintes gases: Gs de gerador 77 a 89% Gs natural 9 a 15%

68

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

Amnia 2 a 8% A temperatura vria de 700. a 900. C e o tempo de tratamento relativamente pequeno; a espessura das camadas carbo-nitretadas vria de 0,07 a 0,7 mm A carbonitretao usada, geralmente em peas de pequeno porte, como componentes de relgios e aparelhos eletrodomsticos.

Temperaturas ideais de alguns tratamento trmicos

69

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

QUESTES DO CAPTULO

1)No que consiste a tmpera? 2) Para temperar um ao com 1,40% de carbono recomenda-se aquece-lo a uma temperatura acima de aproximadamente 850C e depois resfria-lo rapidamente. Esse procedimento est correto? Caso no esteja explique o processo ideal. 3)Qual ou quais tratamentos trmicos que consiste aquecer um ao com 0,4% de carbono acima do ponto crtico e em seguida resfria-lo ao ar? 4)Quando normalmente utiliza-se o tratamento trmico de alvio de tenses? 5)O que ferrita? 6)O que cementita? 7)O que austenita? 8)O que perlita? 9)O que martensita?

70

Prof Tecg, Me Andr R. Q. Panesi

10)Explique porque no tratamento de Tmpera o ao para aumentar a mxima dureza necessita ser resfriado rapidamente. 11)O que bainita? 12)O que um ao hipoeutetide? 13)O que um ao hipereutetide? 14)O que nitretao? 15)O que representa os seguintes aos? E qual a porcentagem de carbono?

a) 4815 b) 5045 c) 1050 d) 1108 e) 4023

71

You might also like