You are on page 1of 13

63

Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular Education and social popular movements: necessary approach to the construction of the popular education
Recebido em: 30/out/2010 Aprovado em: 10/dez/2010

Jeferson Anibal Gonzalez

Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Filadlfia em Ribeiro Preto - SP e professor de educao bsica na rede municipal de Ribeiro Preto - SP. E-mail: jefersonag@yahoo.com.br

Resumo

No presente trabalho, afirma-se a necessidade de superao do conceito restrito de educao popular enquanto educao para o povo, tendo em vista a construo de uma educao aliada aos interesses das camadas populares. A educao popular, nesse sentido, construda no envolvimento com as reivindicaes histricas das camadas populares, contedo que d sentido existncia dos movimentos sociais populares. Apresenta-se inicialmente uma discusso sobre a especificidade da educao e seus determinantes sociais, polticos e econmicos; passa-se para uma anlise das concepes de movimentos sociais e encerra-se com algumas consideraes conclusivas. Desse modo, pretende-se contribuir com o debate sobre os caminhos a serem trilhados no sentido da transformao radical da sociedade; debate imprescindvel em tempos de individualismo exacerbado, fragmentaes e perda de perspectivas.
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

64

Palavras-chave Abstract

Educao Popular. Movimentos Sociais Populares. Transformao Social.

In the present work, we affirm the necessity of overcoming of the restricted concept of popular education while education for the people, in view of the construction of an allied education to the popular layers interests. In this direction the popular education is constructed in the involvement with the historical claims of the popular layers, content the direction to the existence of the popular social movements. We present initially an economic quarrel on the specificity of the education and its determinative social ones, politicians and; we pass to an analysis of the conceptions of social movements and lock up with our considerations. In this manner, we intend to contribute with the debate on the ways to be trod in the direction of the radical transformation of the society; essential debate in times of exacerbated individualism, fragmentations and loss of perspectives.

Key words

Popular Education. Popular Social Movements. Social Transformation.

Introduo

Em prefcio ao livro A educao negada: introduo ao estudo da educao brasileira contempornea, de autoria de Paolo Nosella e Ester Buffa, Florestan Fernandes assinalou que na histria da educao brasileira:

[...] a educao popular foi castrada. Estabeleceu-se uma poltica sistemtica de circunscrever o mundo da escola s elites das classes dominantes e de excluir a massa da educao obrigatria, mera exigncia constitucional. (FERNANDES, 1997, p. 11-12).

Ao se tratar a educao popular enquanto educao para o povo, numa perspectiva histrica, percebe-se o dualismo que caracterizou o oferecimento da educao, e seu acesso, na sociedade brasileira. J no perodo colonial, nas mos dos jesutas, a instruo era destinada classe possuidora de terras e aristocracia. Aos ndios e negros a educao serviu como parte do projeto de aculturao desses povos. Saltando frente na histria da educao brasileira, especialmente no perodo a partir da dcada de 1930, com a intensificao do capitalismo
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

65
industrial houve a necessidade de atenuar o analfabetismo e qualificar minimamente o trabalhador. Para Beiseigel (1986) houve um crescimento na demanda pelo ensino primrio e consequentemente pelos nveis mais altos. Nesse sentido, pela presso popular e pela necessidade de oferecer um mnimo de educao s classes trabalhadoras, mas sem deixar que elas atingissem os nveis mais altos, o ensino mdio foi dividido em secundrio, industrial, comercial e agrcola, criando-se, assim, o ensino profissional institucionalizado destinado s camadas populares, j que somente o ensino secundrio oferecia a possibilidade dos alunos continuarem seus estudos no ensino superior. Essa educao diferenciada para as camadas populares a marca do projeto educacional das sociedades divididas em classes antagnicas. Se voltarmos nossa ateno para outras concepes de educao popular, especialmente aquela forjada pelos movimentos de cultura popular, ser na dcada de 1960 que encontraremos as expresses mais significativas. Influenciados pelas condies polticas e culturais pelas quais passava o pas naquele momento, esses movimentos nasceram a partir das preocupaes dos intelectuais, polticos e estudantes com a promoo poltica das massas e do processo de tomada de conscincia da problemtica brasileira. Entre os organizadores e participantes desses movimentos, encontravam-se liberais, marxistas e catlicos. Enfocando cada um sua maneira o problema da educao das camadas populares, esses grupos apresentavam objetivos polticos muitas vezes convergentes: almejavam a transformao das estruturas sociais, econmicas e polticas do pas e a construo de uma sociedade mais justa e mais humana; viam na educao um instrumento de fundamental importncia para a preparao do povo para a participao poltica e a valorizao da cultura nacional. Para Saviani criou-se naquele momento um complexo de iniciativas de [...] educao do povo, pelo povo e para o povo (SAVIANI, 2007, p. 315). No entanto, o golpe civil-militar de 1964 calou os movimentos de educao e cultura popular, trancafiando as reivindicaes populares nos pores da ditadura. Somente com o processo de redemocratizao do pas na dcada de 1980 que comea a se rearticular diferentes movimentos de educao popular. Porm, no contexto atual, esses movimentos so novamente
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

66
silenciados pela ofensiva neoliberal e ps-moderna que decreta o individualismo exacerbado e o fim das utopias. na contramo do atual momento terico-filosfico hegemonizado pelas teorias irracionalistas, pela viso novidadeira1, que se prope a discusso do presente trabalho sobre a especificidade da educao e a educao popular aliada aos movimentos sociais populares na perspectiva de superao da sociedade de classes e construo de uma sociedade justa e igualitria.

Especificidade da Educao e a Educao Popular

O ser humano se diferencia dos outros animais pela capacidade de produzir sua prpria existncia e no simplesmente se adaptar realidade natural. Para produzir sua prpria existncia preciso que o homem aja sobre a natureza pela mediao do trabalho e a transforme em objeto de sua ao, criando assim um mundo humano o mundo da cultura. No entanto, apenas criar esse mundo da cultura no basta para que se garanta o progresso do desenvolvimento humano, como nos lembra Alexei Leontiev em seu texto O homem e a cultura:
As aquisies do desenvolvimento histrico das aptides humanas no so simplesmente dadas aos homens nos fenmenos objetivos da cultura material e espiritual que os encarnam, mas so a postas. Para se apropriar destes resultados, para fazer deles suas aptides, os rgos da sua individualidade, a criana, o ser humano, deve entrar em relao com os fenmenos do mundo circundante atravs doutros homens, isto , num processo de comunicao com eles. Assim a criana aprende a atividade adequada. Pela sua funo, este processo , portanto, um processo de educao. (LEONTIEV, 1978, p. 272).

Tendo em vista que a apropriao das produes culturais pelas geraes futuras no acontece de maneira natural, podemos entender o papel fundamental da educao enquanto atualizao histrica e cultural dos seres humanos. Como afirma Saviani:
Podemos, pois, dizer que a natureza humana no dada ao homem, mas por ele produzida sobre a base da natureza biofsica. Consequentemente,

O termo novidadeira diz respeito s teorias ligadas ao paradigma ps-moderno, apologia ao micro, ao subjetivo e ao particular. No mbito do movimento histrico, essas teorias negam a perspectiva do progresso (positivismo) e a perspectiva da revoluo social (marxismo). Ver Cardoso (1997), Sanfelice (2003), Lombardi (2006).
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

67
o trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivduo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens (SAVIANI, 2003, p. 13).

O entendimento dessa questo aponta para os pressupostos da educao da sociedade capitalista, j que no se compartilha da concepo de educao como elemento suspenso no ar, isolado, livre das determinaes da realidade concreta. Entende-se que, enquanto campo social que visa formao de seres humanos, o debate educacional permeado por embates ideolgicos, polticos e culturais. Sendo assim, ao contrrio do que defendem as teorias no crticas2, compreende-se que a educao no est margem da estrutura social, mas historicamente determinada pela forma como organizada a sociedade. Neste sentido, a defesa de uma educao socialmente transformadora implica o reconhecimento das relaes de dominao existentes na sociedade e no processo educativo com o objetivo de formar sujeitos que exeram resistncia a essas relaes, a fim de super-las. Na sociedade fundada no modo de produo capitalista, dividida em classes antagnicas com interesses opostos, a educao serve aos interesses das classes dominantes, assim como a ideologia dominante numa sociedade a ideologia da classe dominante (MARX e ENGELS, 1998). Nesse processo oferecido s camadas populares o mnimo possvel para que elas continuem reproduzindo o capital; ou seja, o conhecimento (fora produtiva) acumulado histrica e culturalmente pela humanidade apropriado (privatizado) em sua totalidade e complexidade pela classe dominante e negado (ou oferecido parcialmente) s classes dominadas. Ao assumir a determinao social da educao como pressuposto, corre-se o risco de cair nas armadilhas do crtico-reprodutivismo, que:
[...] revela-se capaz de fazer a crtica do existente, de explicar os mecanismos do existente, mas no tem proposta de interveno prtica, isto , limita-se a constatar e, mais do que isso, a constatar que assim e no pode ser de outro modo. (SAVIANI, 2003, p. 67).

Saviani (1997) define as teorias no crticas como aquelas que no compreendem a relao entre a educao e seus determinantes sociais. Supem, assim, que a educao autnoma em relao sociedade, podendo determin-la unidirecionalmente. No conjunto dessas teorias, encontram-se a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista.
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

68
No se nega o importante papel que o crtico-reprodutivismo desempenhou na crtica pedagogia tecnicista e ao conjunto das teorias no crticas, que compreendem a educao como a panacia milagrosa que ir resolver todos os males da sociedade. Ou seja, a educao no a nica responsvel por um processo de transformao social mas, sem a mesma, a luta pela hegemonia da sociedade fica comprometida, inviabilizando qualquer transformao. Portanto, para vislumbrarmos as possibilidades da educao contribuir para a transformao social preciso conceber a relao entre educao e sociedade em seu processo histrico e no como algo natural ao qual os seres humanos devem se adaptar, pois:

Qualquer educao que vise, consciente ou inconscientemente, adaptar os indivduos sociedade contempornea comete um duplo equvoco: o equvoco histrico de pressupor que a sociedade capitalista contempornea uma formao social natural, independente dos homens, e por isso absoluta, eterna; e o equvoco moral de defender uma formao social que aliena os indivduos da sua condio de ser humano (ROSSLER, 2004, p. 81).

Neste sentido, uma educao que esteja comprometida com a transformao da sociedade deve estar pautada na transmisso/socializao dos conhecimentos historicamente e culturalmente acumulados pela humanidade, com o objetivo de formar indivduos conscientes do carter histrico do modo de produo vigente a fim de super-lo. Considerando-se que a classe dominante no tem interesse na transformao histrica da escola (ela est empenhada na preservao de seu domnio, portanto apenas acionar mecanismos de adaptao que evitem a transformao) segue-se que uma teoria crtica (que no seja reprodutivista) s poder ser formulada do ponto de vista dos interesses dominados. (SAVIANI, 1997, p. 41). Pensar a educao do ponto de vista dos dominados pensar a construo da educao popular na qual o adjetivo popular indique para alm de uma educao para o povo, ou seja, indique uma educao comprometida com a classe trabalhadora, em especial as camadas

Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

69
populares3. Pois, dentro de um conceito restrito de educao para o povo, a educao popular pauta-se na lgica de oferecer o mnimo s camadas populares, um ensino que prepara somente para o ingresso no mercado de trabalho, oferecendo uma tcnica que se diz neutra e prepara o educando para produzir mercadorias das quais ele no ir se apropriar. A educao popular aquela que contm um projeto poltico de emancipao das camadas populares; que no oferece somente o mnimo (educao pobre para pobres) e que tambm no visa somente adaptao ou simplesmente formao para emancipao poltica. A educao popular, assim, deve estar comprometida com a socializao das produes histricas e culturais da humanidade, dentro de um projeto de rompimento radical com as estruturas da sociedade capitalista, tendo em vista a completa emancipao humana4. Concorda-se com Ana Maria do Vale, quando afirma que [...] essencialmente na ligao com os reais interesses populares que se define o carter da educao popular (VALE, 2001, p. 58). E essa ligao somente alcanar xito atravs da mediao realizada pelos movimentos sociais populares, que detm como contedo estruturante das reivindicaes populares. A partir desse entendimento, no prximo item discute-se a concepo de movimentos sociais que compem nossa reflexo.
No h consenso na literatura referente ao tema das classes sociais sobre as conceituaes adequadas complexa organizao societria que vivenciamos na atual fase de desenvolvimento capitalista. H controvrsias, por exemplo, sobre qual aspecto deve predominar na anlise: a origem de classe, o lugar de classe ou o posicionamento de classe. Sob influncia das formulaes sobre educao no perodo nacional-desenvolvimentista no Brasil, os trabalhos sobre educao popular comumente utilizam a expresso povo, o que acarreta imprevises e abstraes (PAIVA, 2000). Neste trabalho, compreende-se que o desenvolvimento do capitalismo gerou camadas da classe trabalhadora muito mais prximas da classe burguesa (os executivos das grandes empresas, por exemplo), por isso a utilizao da expresso camadas populares para designar a parte dos trabalhadores mais prxima ao conceito clssico de proletariado. 4 O objetivo deste trabalho no estabelecer uma tipologia das concepes de educao popular. A diferenciao que se faz restringe-se ao fato da concepo de educao com a qual se trabalha no dizer respeito somente quela educao destinada aos mais pobres, que ficou conhecida como educao para o povo ou simplesmente educao pblica. Ela procura ir alm, invertendo o sinal ideolgico dessa educao.
3

Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

70

Movimentos Sociais e Movimentos Sociais Populares

Encontramos na literatura uma grande quantidade de anlises sobre os movimentos sociais realizadas sob diferentes perspectivas e referenciais tericos. Maria da Glria Gohn em Teorias dos Movimentos Sociais Paradigmas Clssicos e Contemporneos (GOHN, 2004) realiza um denso estudo sobre as diversas abordagens do tema, mapeando os paradigmas e suas matrizes tericas. O presente trabalho limita-se a explorar o referencial terico marxista que, para alm das meras convenes acadmicas, no se limita compreenso da realidade, apontando a possibilidade de interveno e transformao dessa realidade. Segundo Gohn:
[...] a anlise dos movimentos sociais sob o prisma do marxismo refere-se a processos de lutas sociais voltadas para a transformao das condies existentes na realidade social, de carncias econmicas e/ou opresso sociopoltica e cultural. (GOHN, 2004, p. 171)

Deste modo, a anlise marxista no busca meramente construir uma explicao terica, mas tambm orientar as aes dos movimentos no sentido da prxis histrica. Entre os autores marxistas, destacaremos as anlises do prprio Marx, Lnin e Gramsci por entender que estas so as que, num primeiro momento, melhor contriburam para o entendimento e as aes dos movimentos sociais. Marx no desenvolveu uma teoria especfica sobre os movimentos sociais. No entanto, seus estudos voltados para a compreenso da realidade histrica da sociedade e organizao da classe revolucionria apontam para o entendimento dos movimentos sociais. Gohn ressalta a centralidade da categoria prxis social na teoria marxiana:
Na obra de Marx, ele [o termo prxis] est presente como elemento fundamental da transformao da sociedade e da natureza pela ao dos homens. A prxis significativa refere-se prxis transformadora do social, que se realiza em conexo com a atividade terica, por meio da atividade produtiva e/ou atividade poltica. No campo da produo terica, o conceito de prxis fundamental no marxismo, como articulador da teoria prtica. A prxis terica aquela que possibilita a crtica, a interpretao e a elaborao de projetos de transformao significativos. A prxis como fruto da atividade produtiva a mais importante do mundo social. Ela tem como base fundamental o mundo do trabalho.

Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

71
A prxis poltica surge como articulao entre a prxis terica e a prxis produtiva propriamente dita, mediada pelas condies estruturais de desenvolvimento do processo social. (GOHN, 2004, p. 176)

Essa concepo da relao entre teoria e prtica deve ser ressaltada atualmente, quando o paradigma ps-moderno tenta nos convencer do primado da prtica sobre a teoria, um verdadeiro desprezo em relao necessidade de estudo dos clssicos que desemboca num pragmatismo cego, que tem com fundo ideolgico o imediatismo do tempo presente e a falta de perspectiva histrica. Mas voltemos concepo, que o referencial que nos oferece as armas da crtica. Gohn destaca ainda um trecho de uma carta escrita por Marx dirigida a F. Bolt, no qual Marx se refere aos movimentos sociais:

[...] alm dos distintos movimentos econmicos dos operrios, surgem em todos os lugares movimentos polticos, isto , movimentos de classe, com o objetivo de impor os seus interesses de forma geral, de uma forma que possui fora coercitiva-social geral. Se esses movimentos pressupem certo grau de organizao prvia, em compensao eles igualmente significam meios de desenvolver essa organizao (MARX apud GONH, 2004, p. 177).

Nessa citao encontra-se uma afirmao valiosa reflexo que se pretende neste trabalho: os movimentos sociais so movimentos de classe5. nesse sentido, portanto, que se pode diferenciar os movimentos sociais dos movimentos sociais populares. Os movimentos sociais tm o objetivo de impor os seus interesses a partir de sua fora coercitivo-social. Pode-se dizer, ento, que tanto a UDR (Unio Democrtica Ruralista) quanto o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) so movimentos sociais. No entanto, enquanto a UDR defende os interesses daqueles que detm a propriedade privada da terra,
5 Para a anlise que se pretende neste trabalho, considera-se o carter de classe dos movimentos sociais no sentido de sua orientao poltico-ideolgica. No se desconsidera as anlises dos assim chamados novos movimentos sociais, que os enquadra em outros termos como cultura, identidade, etnia e gnero. No entanto, compreende-se que esses movimentos so, mesmo que em ltima instncia, determinados pelas relaes econmicas, polticas e sociais que regem a sociedade de classes. Por tanto, apresentam o carter de classe em suas aes. Em sntese: no se nega a existncia de tais movimentos, no entanto a concepo que se pretende neste trabalho os encara como fruto das relaes de classe. As anlises que negam esse carter de classe engrossam o coro das perspectivas novidadeiras. Exemplo claro disso o enquadramento de um movimento secular como o feminista sob a alcunha de novo. Sobre essa questo ver Galvo (2008).

Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

72
o MST organiza a luta daqueles trabalhadores, desprovidos dos meios de produo, aproximando-se dos interesses populares. Nesse sentido, o MST pode ser considerado um movimento social popular. O fato que a prxis poltica e a organizao so elementos que compem os movimentos sociais. Assim, a aproximao entre a educao popular e os movimentos sociais populares imprescindvel para a construo de um projeto coletivo de transformao social a partir da formao da conscincia de classe das camadas populares. O desenvolvimento da conscincia de classe se apresenta como uma das principais tarefas dos movimentos sociais na concepo marxista. Para Lnin, o cumprimento desta tarefa necessitava da organizao de [...] vanguardas polticas que atuem junto s massas no sentido de lev-las a desenvolver uma conscincia social revolucionria. (LNIN apud GOHN, 2004, p. 179). Tendo a disciplina e a organizao como princpios, os movimentos sociais populares so de fundamental importncia para o trabalho junto s massas. Outra contribuio importante para a compreenso dos movimentos sociais na concepo marxista so as noes de hegemonia popular ou contra-hegemonia classe dominante desenvolvidas por Antonio Gramsci, a partir da considerao de que:
A articulao de elementos dispersos e fragmentados no cotidiano dos indivduos, expressos por representaes e pela prxis, baseadas no senso comum, conteria o germe e a possibilidade da transformao social, pela politizao e transformao das conscincias das massas. (GOHN, 2004, p. 187).

A possibilidade de construo da hegemonia popular est apoiada na noo de Estado ampliado apresentada por Gramsci. Enquanto para Marx e Lnin, o Estado somente um instrumento que a classe dominante utiliza para perpetuar seu poder atravs da fora concepo restrita, Gramsci identifica que, alm da fora, a classe dominante utiliza a ao persuasiva para se manter enquanto tal. Para Gohn:
Usar esta concepo significa sair da noo restrita de um mero espao de poder a servio da classe dominante [...] e reconhecer que os conflitos sociais e a luta de classes perpassam os aparelhos estatais. Significa tambm admitir que a conquista de espaos polticos dentro dos rgos estatais importante, assim como sua democratizao. Significa ainda ad-

Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

73
mitir que mudana social um processo gradual, a tomada de poder por uma nova classe deve ser precedida de um processo de transformao da sociedade civil, em seus valores e prticas, pelo desenvolvimento de uma contra-hegemonia sobre a ordem dominante. (GOHN, 2004, p. 187)

nessa perspectiva que se deve pautar a relao entre os movimentos sociais populares e a educao popular. A noo de que o Estado o instrumento da classe dominante para se manter no poder, aliada noo de contra-hegemonia, aponta para um horizonte de possveis lutas concretas rumo transformao radical da sociedade. Ao entender que o Estado no algo que paira sobre nossas cabeas, mas fruto da luta de classes, vislumbra-se a construo de outro projeto na sociedade, organizado a partir das reivindicaes histricas dos movimentos sociais populares e das condies concretas em que se travam essas lutas. No entanto, preciso levar em considerao que:

[...] mesmo admitindo-se a autonomia relativa do Estado perante suas determinaes materiais, preciso ressaltar que essas condies materiais e especificamente as que constituem o modo de produo capitalista, tendem a preservar uma ordem favorvel aos interesses da propriedade privada dos meios de produo e do capital. Isso configura a impossibilidade de existirem, nessas sociedades, interesses universalmente comuns. (SANFELICE, 2005, p. 90).

Toca-se aqui em outro ponto crucial. A concepo de educao popular sustentada neste trabalho no pode ser confundida com a escola pblica organizada pelo Estado capitalista, pois:

At admissvel que a escola estatal seja a forma pela qual se exerce a ao educativa do pblico, mas no necessariamente para o pblico. E pblico, em uma sociedade de antagonismos de classes, constitui-se em conceito ideolgico, uma vez que escamoteia a existncia de vrios pblicos. Para alm do conceito de pblico, oculta-se a associao entre os que controlam o Estado e os que possuem e controlam os meios de produo. (SANFELICE, 2005, p. 91).

Porm, antes de negar escola estatal, essa perspectiva chama a ateno para a necessidade de se ocup-la enquanto espao de contradies no qual se desenvolve tambm a luta de classes.
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

74

Consideraes Finais

Procurou-se demonstrar, ao longo do texto, a necessidade da aproximao entre os movimentos sociais populares e a educao para a construo de uma educao popular para alm do conceito restrito de educao para o povo. Compreende-se que a educao no a panacia milagrosa que ir resolver todos os males da sociedade; no entanto, ela desempenhar um papel essencial na luta contra-hegemnica quando trabalhada em seu carter popular, como uma educao profundamente envolvida com as camadas populares e suas reivindicaes histricas, contedo estruturante dos movimentos sociais populares. A organicidade da educao popular com as reivindicaes das camadas populares, por meio da atuao dos movimentos sociais populares, foi e continua sendo o grande n de iniciativas que acabam surgindo com propostas de luta ao lado da classe trabalhadora e acabam tomadas pela lgica privada e mercadolgica. Nesse sentido, formular e manter um projeto educativo a partir das reivindicaes populares s ser possvel com a estreita ligao entre o cotidiano de luta dos movimentos sociais populares e a prtica pedaggica. preciso que a educao popular, organizada a partir dos interesses das camadas populares, extravase os muros das escolas, tome a sociedade como um todo e constitua verdadeiros centros de cultura na perspectiva gramsciana.

Referncias bibliogrficas

BEISIEGEL, Celso de Rui. Educao e sociedade no Brasil aps 1930. In: FAUSTO, Boris. Histria Geral da Civilizao Brasileira. So Paulo, DIFEL, 1986. BUFFA, Ester e NOSELLA, Paolo. A educao negada: introduo ao estudo da educao brasileira contempornea. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1997. CARDOSO, Ciro Flamarion. Introduo Histria e Paradigmas Rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domnios da histria: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. FERNANDES, Florestan. A poltica da excluso. In: BUFFA, Ester e NOSELLA, Paolo. A educao negada: introduo ao estudo da educao brasileira contempornea. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1997.
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A

75
Galvo, Andria. O marxismo importa na anlise dos movimentos sociais? In: 32 Encontro Nacional da Anpocs, Caxambu, 2008. GOHN, Maria da Glria. Teoria dos movimentos sociais paradigmas clssicos e contemporneos. 4. ed. So Paulo: Edies Loyola, 2004. LEONTIEV, Alexei. O homem e a cultura. In: __________. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Manuel D. Duarte. Lisboa: Horizonte Universitrio, 1978. p. 259-84. LOMBARDI, Jos Claudinei. Histria e Historiografia da Educao: Fundamentos Tericos-Metodolgicos. In: SCHELBAUER, Analete Regina, LOMBARDI, J. C., MACHADO, M. C. Gomes: (orgs.). Educao em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas SP: Autores Associados, 2006. MARX, Karl e ENGELS, Frederich. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 1998. PAIVA, V. P. Paulo Freire e o nacional desenvolvimentismo. So Paulo: Graal, 2000. ROSSLER, Joo Henrique. A educao como aliada da luta revolucionria pela superao da sociedade alienada. In: Duarte, N. (org.). Crtica ao Fetichismo da Individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. SANFELICE, Jos Luis. Ps-modernidade, globalizao e educao. In: LOMBARDI, Jos Caludinei (Org.). Globalizao, ps-modernidade e educao: histria, filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 2003. ______. Da escola pblica estatal burguesa escola democrtica e popular: consideraes historiogrficas. In: LOMBARDI, Jos Claudinei; Saviani, Dermeval; NASCIMENTO, M. I. M. (Orgs.). A escola pblica no Brasil: histria e historiografia. Campinas/SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 31. ed. So Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1997. ______. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 8a. edio. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. ______. Histria das ideias pedaggicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. VALE, Ana Maria do. Educao popular na escola pblica. 4 ed. So Paulo: Cortez: 2001.
Revista de CINCIAS da EDUCAO - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - N 23 - 2 Semestre/2010 Educao e movimentos sociais populares: aproximao necessria construo da educao popular - p. 63-75 GONZALEZ, J.A.

You might also like