You are on page 1of 6

TRABALHANDO COM RECREAO

GINCANAS CONCEITO: "So competies caracterizadas por regras fixas, onde h sempre a busca da vitria, podendo conter atividades fsicas e/ou mentais, sendo que o carter ldico predominante e na qual se leva em conta no apenas rapidez com que as equipes cumprem as tarefas determinadas, mas tambm a habilidade com que o fazem. OBJETIVOS: Busca de diverso; Do ldico; Educacionais; Integrao dos participantes;

OBSERVAO IMPORTANTE: o animador de gincanas nunca deve perder-se dos objetivos, controlando-os e dominanado-os. CARACTERSTICAS DE UMA GINCANA: A sua evoluo se representa por uma seqncia de vrias tarefas ou provas interligadas, com pontos acumulativos; Pode ser atividade fsica e/ou mental; Predomina o carter recreativo; Seu final sempre previsto; Suas regras podem ser simples ou complexas; Regras fixas; Tem competio caracterizada (busca um vencedor)

ELABORAO DE UMA GINCANA: Providncias a serem tomadas: Levantamento do local; Levantamento do material disponvel; Conhecer nmero de participantes; Seleo das atividades, provas e tarefas a serem desenvolvidas; Organizao e ordenao dessas atividades e provas selecionadas; Estabelecimento de critrios de participao; Elaborao de um regulamento geral, contendo todas as regras que regem a gincana; Critrios para premiao; Indicao de rbitros; Indicao de um coordenador geral.

TIPOS DE GINCANAS: Gincanas de solicitaes: "Quero-quero" composta por tarefas em que o recreacionista pede coisas difceis de serem obtidas e os participantes devero trazer em um determinando prazo de tempo.

2
GINCANA CULTURAL: uma gincana de carter intelectual, onde as tarefas constam de perguntas e respostas dentro de um prazo de tempo determinado previamente.

GINCANA MUSICAL: Tambm cultural. A gincana pode se desenvolver com ou sem a utilizao de equipamentos de som onde o participante dever obter conhecimentos sobre msica, instrumentos musicais, composies, cantores e interpretes.

GINCANA DE HABILIDADES: So de diversos tipos: Gincana de salo: so tarefas de habilidades fsicas e situaes hilariantes. Pode acontecer em outros espaos / quadra esportiva, gramado, parques de estacionamento, etc. Suas tarefas so pardias de situaes corriqueiras, que acontecem de forma engraada tanto para quem participa quanto para quem assiste. Gincana Esportiva: as tarefas baseiam-se na faltou algo Gincana de circuito: montado um circuito de tarefas de diferentes habilidades e cada grupo cumpre uma tarefa por vez, todas ao mesmo tempo. Ao fim de um determinado tempo, todos mudam de tarefas.

O COORDENADOR: aquele que tem contato direto e estrito com o pblico participante e com as atividades ldicos desenvolvidas. Caractersticas importante para o bom desenvolvimento do trabalho do COORDENADOR: Ser comunicativo; Simptico; Alegre; Malevel; Perspicaz; Divertido e brincalho; Saber estabelecer e respeitar limites.

FUNES DO ANIMADOR Auxiliar o planejamento das atividades ldicas; Operacionalizar as atividades ldicas Liderar para que todos participem das atividades ldicas; Explicar o funcionamento das atividades ldicas; Coordenar as atividades ldicas; Propiciar a integrao dos grupos; Criar situaes de estados psicolgicos positivos; Arbitrar quando se fizer necessrio; Zelar pelo material antes, durante e depois da atividade; Responsabilizar-se pela integridade fsica do grupo a nvel de primeiros socorros; Responsabilizar-se por todos os participantes desde o incio at o trmino da atividade ldica.

3
BRINCADEIRAS E JOGOS Diferenas entre Brincadeiras e Jogos: Toda atividade recreativa, qualquer que seja sempre ser ou uma brincadeira ou um jogo, no fugindo a isso. Aspectos a serem considerados: BRINCADEIRA VENCEDOR JOGO

a principal e fundamental Permite alcanar vitria, ou seja, diferena. No h como se pode haver um vencedor. O jogo vencer uma brincadeira. Ela busca um vencedor simplesmente acontece e segue se desenvolvendo enquanto houver motivao e interesse por ela. A brincadeira no tem final predeterminado. Ela prossegue enquanto tiver motivao e interesse pelos participantes. Pode-se terminar por fatores externos: fim do tempo livre disponvel, chuva, etc. Sempre tem o seu final previsto, que seja por pontos, por tempo, por nmero de repeties ou por tarefas cumpridas.

FINAL

REGRAS

So mais livres, podem ter O jogo sempre ter regras. No regras, mas podem no ter. As existe jogo sem pelo menos uma brincadeiras sem regras so regra que seja. individuais. O grupo s por existir, j sugere regras. As brincadeiras podem ter um O jogo sempre ter um ponto alto ponto alto a ser atingido, mas a ser atingido, como por exemplo, muitas vezes no tem. marcar o ponto ou cumprir uma tarefa. Nem sempre apresentam evoluo regular, nem sempre h maneiras formais de proceder seu desenvolvimento. A brincadeira pode sofrer modificaes durante seu desenrolar, de acordo com os interesses do momento e com a vontade dos participantes. Todo jogo apresenta uma evoluo regular; ele tem comeo, meio e fim. Existem maneiras formais de se proceder. Se pretendermos fazer uma modificao nas regras de um jogo, ele dever ser interrompida e depois reiniciada.

PICE

EVOLUO

MODIFICAES

CONSEQNCIAS

Por serem muito mais Podemos tentar prever algumas desvinculados de padres, tem concluses dos jogos. conseqncias imprevisveis.

4
O jogo tem duas classificaes quanto s regras: Pequenos Jogos; Grandes Jogos.

Os pequenos jogos tem suas regras mais flexveis, mais simples e em menor quantidade. Os grandes jogos tm regras totalmente fixas mais complexas e em maior quantidade. Num pequeno jogo o coordenador atua como um orientador. Num grande jogo o coordenador atua como um rbitro. importante saber classificar a atividade em brincadeira, pequeno ou grande jogo, pois a partir da pode-se definir o tipo de atividade e como a mesma ser desenvolvida ou executada. De acordo com as suas caractersticas, notrio que as brincadeiras atingem faixas etrias mais baixas, pequenos jogos e faixas etrias intermedirias e os grandes jogos so mais propcios s faixas etrias mais elevadas. ADEQUAO DAS ATIVIDADES LDICAS TERCERIA IDADE Caractersticas: Necessidade de integrao social (muitas vezes so descriminados); Necessita e valoriza a atividade em grupo; Necessita e valoriza a atividade fsica; Necessita e valoriza a atividade ldica; Valoriza a atividade cultural; Dificuldade de aceitao dos erros e acertos das outras pessoas; No sente tanta dificuldade de se expor (permite-se mais); Valoriza mais a participao que o resultado. Consegue aceitar a derrota com naturalidade.

Atividades adequadas: Tipos de atividades adequadas: Esportes (aceita adaptao das regras a sua faixa etria); Supervaloriza atividades recreativas de grande participao; Atividades artesanais e trabalhos manuais; Jogos de salo em potencial; Jogos de mesa em potencial; Festas, danas, msicas;

RELAO ENTRE ATIVIDADES LDICAS E A SADE DO IDOSO Algumas consideraes quanto s atividades ldicas aplicadas terceira idade. No haja muito informao e que no sejam muito complicadas; Evitar explicaes muito longas ou duvidosas;

5
No utilizar velocidade; Prever problemas de equilbrio; No chegar fadiga; Evitar permanecer em p muito tempo; Evitar mudanas rpidas de posio; Evitar posies suspensas; Evitar bloqueios respiratrios; Evitar extenses musculares foradas.

IMPORTNCIA DA ATIVIDADE LDICA NA VIDA DO IDOSO Com a atividade ldica ou recreativa, deve-se procurar: Elevar e manter os nveis de sade fsica e mental; Fomentar a integrao e participao; Despertar alegria e prazer, realizao de seus anseios e inquietudes; Aumentar os desejos de viver, desfrutar a vida, apreciar o positivo; Incorporar novas pauta a valores de convivncia; Ativar e melhorar a concentrao; aumentar a capacidade pulmonar; aumentar e manter a mobilidade geral; Aprender novas linguagens expressivas; Boa adaptao cardacas.

IMPORTNCIA DA ATIVIDADE LDICA NA VIDA DO IDOSO A atividade ldica deve permitir, na terceira idade: Que o idoso se expresse; Se sinta livre; Se sinta til; Gratificado em algum aspecto; Possa resolver situaes de forma "criativa", sentindo prazer pela atividade. Com as outras, trocando algumas informaes ou dizendo pequenas frases decoradas. Poder utilizar atividade onde as pessoas dizem seus nomes, cognomes ou apelidos. TOCAR: o toque pode ser considerado um estgio mais lanado e na fase delicado sociabilizao. As pessoas apresentam uma resistncia, ou melhor, no ficam vontade quando se sugere que se toquem neste caso o RECREACIONISTA utiliza-se de atividades onde o toque poder ser sutil e rpido, com um aperto de mo ou um toque de dedos. Uma situao mais favorvel, esse toque pode passar a ser um abrao ou outra situao que exprima um maior contato fsico. bom lembrar que essas tarefas no devem ser impostos.

TRABALHO EM GRUPO Ter bastante ateno ao apresentar tarefas em grupos. Participantes do mesmo grupo iro se integrarem fortemente, porm, componentes de grupos diferentes no se sociabilizaro e at poder haver distanciamento se a atividade for competitiva.

6
interessante propor trabalho em grupos onde todos os componentes faam parte de um mesmo grupo, nico e maior. Se para promover a sociabilizao, evitar um trabalho de competio. Trabalhar situaes divertidas e hilariantes. No impor nenhuma situao.

You might also like