You are on page 1of 30

Dicas de Design As 10 mais

As 10

Dicas de Design

Mais

1. Comparao dos materiais 2. Seleo do material 3. Espessura de parede 4. Nervuras 5. Posicionamento dos pontos de injeo 6. Projetos econmicos 7. Tecnologia geral de montagem 8. Tecnologia de solda 9. Tolerncias 10. Verificao

Comparao dos materiais

Os plsticos no so metais
Comparao dos materiais Muitos projetos a serem executados em plstico ainda continuam a ser derivados de "componentes metlicos". Na srie iniciada por este artigo, os autores descrevem os aspectos que exigem ateno quando se projeta peas em plstico, em lugar dos materiais tradicionais.
Tipo de solicitao mecnica
Tenso esttica de curta durao

Diferenas nas propriedades bsicas dos materiais


As propriedades dos materiais plsticos podem variar ao longo de uma faixa muito mais ampla que todos os outros materiais de engenharia. O perfil das propriedades de praticamente qualquer polmero pode ser radicalmente alterado atravs da adio de materiais de carga/reforo. Entretanto, a maioria das propriedades bsicas dos polmeros contrasta com as dos metais. Em uma comparao direta, por exemplo, os metais 400 apresentam maior: Ao estrutural densidade Zinco temperatura de aplicao Metais 300 mxima rigidez/resistncia Alumnio condutividade trmica e Magnsio condutividade eltrica, 200 enquanto que o amortecimento mecnico a expanso trmica o alongamento na ruptura e a tenacidade dos termoplsticos de engenharia so maiores em ordem de magnitude (Consulte a Figura 1).
Tenso no escoamento/resistncia trao (N/mm2)
PETGF30 PA66GF30 PBTGF30 100 PA66 PC PA6GF30 POM P PPGF30 PBT PS Termoplsticos no reforados PA6 ABS

Termoplsticos reforados

PP 1 10 100 Mdulo de tenso (100 0 N/mm2) 1000

Propriedades de resistncia / rigidez de diversos materiais (valores mdios)

Fig. 1
Exemplo de aplicao
Fivelas de encaixe

Efeitos sobre o comportamento na deformao


Capacidade de carga resistncia bsica

Caractersticas do clculo
Grfico de tenso x deformao Utilizar o mdulo secante

kg
Tempo de aplicao da tenso 1 s < x < 10 min Tenso esttica de longa durao (deformao constante)

Diminuio da tenso inicial com o tempo (relaxamento) Encapsulamento de componentes insertos metlicos

Grfico de resistncia ao creep Utilizar o mdulo de relaxamento

kg
Tempo de aplicao da tenso > 10 min Tenso esttica de longa durao (tenso constante)

kg
Tempo de aplicao da tenso > 10 min Tenso dinmica de longa durao

Aumento da deformao inicial com o tempo (creep) Tubulaes submetidas a presses internas Coberturas

Grfico de resistncia ao creep Utilizar o mdulo de creep

kg
Tenso crescente e decrescente cclica Tenso sbita por impacto Tampas de airbag

Reduo significativa da tenso e deformao de longo prazo

Curva de Whler Ateno para a faixa de tenses (por exemplo faixas alternadas de tenso de trao-compresso/ flutuao da faixa de tenso na trao)

kg
Tempo de aplicao da tenso < 1 s

Materiais borrachosos/ elsticos apresentam comportamentos de deformao de tenaz a frgil

Apenas limitada possibilidade de estimativa por clculo (testes prticos necessrios)

Para se fabricar peas funcionais em plstico e reduzir simultaneamente os custos, geralmente necessria uma modificao radical do projeto, se o plstico for utilizado na substituio do metal. Esse processo oferece a oportunidade de se redesenhar completamente a pea, com a possvel integrao de funes e a simplificao geomtrica.
Fig. 2

Efeito do tipo de tenso na deformao

feito do mesmo material (Figura 2). Do mesmo modo, esse elemento de encaixe deve ser montado de diferentes formas, conforme temperatura de aplicao. O efeito da temperatura, neste caso, significativamente maior que o efeito da intensidade da tenso.

Fatores que influenciam as propriedades das peas


As propriedades dos plsticos no so exclusivamente suas propriedades intrnsecas. As propriedades bsicas de uma pea plstica podem ser modificadas por diversos fatores (como a radiao UV, por exemplo; ver Figura 3), chegando mesmo ao ponto de ser inutilizada. Uma pea bem projetada pode falhar facilmente, se o material for processado em condies inadequadas. Da mesma forma, os transformadores no conseguem geralmente eliminar as falhas de projeto, durante o processamento. A obteno de uma boa pea plstica s pode ser assegurada atravs de um processo de otimizao que leve em conta todos os fatores (Figura 4). Uma vez que os plsticos so menos tolerantes que os metais, no que se refere s falhas de projeto, deve ser dedicada uma grande ateno escolha do material correto, quando se projetar peas plsticas. Todo processo de projeto deve, conseqentemente, comear pela anlise minuciosa e exata, de todos os requisitos e todas as condies da aplicao.
Produo
Orientao
(molculas e materiais de carga e reforo) Tenses internas Grau de cristalizao Linhas de emenda Aprisionamento de ar Condies de processamento (degradao do material)

Degradao do material devido ao excesso de radiao UV

Fig. 3

Comportamento diferente do material


Os plsticos apresentam s vezes um comportamento totalmente diferente dos metais, nas mesmas condies de aplicao. Por este motivo, um projeto econmico e funcionalmente eficiente, em metal fundido, pode falhar facilmente, se for aplicado em plsticos sem a devida anlise crtica. Os projetistas de componentes plsticos devem, conseqentemente, estar familiarizados com as propriedades deste grupo de materiais.

Relao das caractersticas de deformao com tempo e temperatura


Quanto mais a temperatura de aplicao de um material se aproxima da temperatura de fuso do mesmo, mais dependente do tempo e da temperatura o comportamento do material no que se refere deformao. A maioria dos plsticos apresenta uma alterao de suas propriedades mecnicas bsicas, temperatura ambiente ou quando expostos a tenses de curta durao. Os metais, por outro lado, apresentam normalmente um comportamento mecnico muito mais estvel, at mesmo nas imediaes de sua temperatura de recristalizao (> 300C). Se a temperatura de aplicao ou a taxa de deformao variarem de maneira significativa, o comportamento dos termoplsticos de engenharia, no que se refere deformao, pode se modificar de rgido e quebradio para borrachoso-elstico. Uma tampa de airbag, por exemplo, com sua aplicao tpica que envolve a abertura explosiva, apresenta um comportamento totalmente diferente daquele de um componente de encaixe lentamente montado,

Tenses
Percentual de deformao Tempo de aplicao da tenso Tipo de tenso Aplicao da fora

Ambiente de aplicao Geometria da pea


Cantos vivos Espessuras da parede Temperatura Produtos qumicos Radiao UV Umidade

Fatores que influenciam as propriedades da pea

Fig. 4 2

Seleo do material

A escolha correta
Seleo do material No existe algo como um material ruim existem apenas materiais inadequados a determinadas aplicaes. , portanto, essencial que os projetistas conheam plenamente as propriedades dos diversos materiais, testando-os cuidadosamente em relao aos fatores que afetam as peas injetadas.
Termoplsticos Semi-cristalinos Poliestireno AcrilonitrilaButadieno-Estireno Polimetil metacrilato Poli-cloreto de vinila Policarbonato POM PA 6 PA 66 PA 11 PA 12 PBT PET PE PP Polioximetileno (poliacetal) Poliamidas Amorfos PS ABS

PMMA PVC PC

Polisteres Polietileno Polipropileno

Termoplsticos

Fig. 1

Termoplsticos convencionais

Os materiais mais freqentemente utilizados na moldagem por injeo so os termoplsticos. Estes podem se subdividir em plsticos amorfos e plsticos semi-cristalinos (Figura 1).

Amorfos
Propriedades mecnicas Tendncia ao creep Resistncia qumica Resistncia fadiga por flexo Deformao crtica Sensibilidade ao entalhe Temperatura de aplicao Propriedades de fuso Contrao

O + 0,4% 0,8% O Faixa de amolecimento 0,3% 0,8%


+ Favorvel

Esses dois grupos diferem quanto a estrutura molecular e em relao a todas as propriedades influenciadas pela cristalizao (Figura 2). Fazendo-se uma generalizao ampla, os termoplsticos semi-cristalinos so utilizados principalmente na fabricao de componentes expostos a elevadas tenses, enquanto que Semicristalinos os termoplsticos amorfos so + utilizados mais freqentemente na moldagem de alojamentos, O devido sua menor tendncia + ao empenamento.
+ 0,5% 8% O + Ponto de fuso exato 1,0% 3%

Materiais de carga e reforo


Os termoplsticos so fornecidos nas formas sem reforo, reforados com fibras de vidro e combinados com minerais e esferas de vidro. As fibras de vidro so utilizadas principalmente para aumentar a resistncia, a rigidez e a
Fig. 2

O Satisfatrio Insatisfatrio

Comparao de propriedades dos termoplsticos

N/mm2

temperatura de aplicao; os minerais e as esferas de vidro tm um efeito menor de reforo e so usados principalmente para reduzir o empenamento. As fibras de vidro afetam o processamento, notoriamente o comportamento das peas quanto contrao e ao empenamento. Os materiais reforados com fibras de vidro no podem, portanto, ser substitudos pelos termoplsticos sem reforo ou materiais com baixo teor de reforo, sem que ocorram alteraes dimensionais (Figura 3). A orientao das fibras de vidro determinada pela direo do fluxo. Isto causa uma alterao na resistncia mecnica. Para se demonstrar esses efeitos, foram cortados corpos de prova a partir de placas injetadas, nos sentidos longitudinal e transversal, comparando-se em seguida os valores das propriedades mecnicas, em um dinammetro (Figura 4). No caso do PET reforado com 30% de fibras de vidro, houve

Comparao da tenso de trao na ruptura


250 200 150 100 50 0 Sem reforo 20% 30% 40% 50% Reforo de fibras de vidro 80 60

Comparao do alongamento na ruptura

Comparao dos valores do mdulo de elasticidade


15000

40 20 0 Sem reforo 20% 30% 40% 50% Reforo de fibras de vidro

Comparao dos valores de estabilidade trmica 1,8 MPa


300

N/mm2

10000 5000 0 Sem reforo 20% 30% 40% 50% Reforo de fibras de vidro

200 100 0 Sem reforo 20% 30% 40% 50% Reforo de fibras de vidro

Alteraes nas propriedades mecnicas em materias sem reforo e reforados com fibras de vidro (PA66)

Fig. 3

corpo de prova
Ponto de injeo

Direo do Fluxo

Corpo de prova na direo do fluxo


Corpo de prova na direo paralela e transversal ao fluxo

Corpo de prova tranversais direo do fluxo

Fig. 4
Aditivo Fibras de vidro Teor mximo (% peso) 60 Mdulo de elasticidade Deformao Resistncia ao impacto Estabilidade dimensional Retardo de chama

Minerais

40

Fibras de aramida

20

Elastmeros

15

Estabilizantes UV Retardantes de chamas Orgnico Inorgnico

20

40

Agentes antiestticos

uma perda de 32% da trao, uma perda de 43% no mdulo de flexo e uma perda de 53% na resistncia ao impacto, na direo transversal ao fluxo. Essas perdas devem ser levadas em conta no clculo da resistncia, incorporando-se fatores de segurana. Adiciona-se uma ampla variedade de materiais de reforo, cargas e modificadores, aos diversos termoplsticos, para se alterar suas propriedades. Durante a seleo do material, as alteraes das propriedades resultantes desses aditivos devem ser conferidas
Fig. 5

Efeito dos aditivos

Seleo do material

(continuao)

cuidadosamente, na literatura ou em bancos de dados (Campus, por exemplo); ou melhor ainda, deve ser buscada a orientao tcnica dos especialistas que trabalham para os fabricantes de matrias-primas (Figura 5).

mido Resistncia Deformao Mdulo de elasticidade Resistncia ao impacto Dimenses Peso Caractersticas eltricas Efeito da umidade

Seco

Efeito da umidade
Alguns termoplsticos, especialmente a PA 6 e a PA 66, absorvem umidade. Isso pode ter um efeito considervel sobre suas propriedades mecnicas e sua estabilidade dimensional. Deve ser dada ateno especial a essa caracterstica, durante a seleo do material (Figuras 6 e 7).
Fig. 7
Tenso no escoamento (N/mm2) Deformao no escoamento (N/mm2)

Fig. 6

Outros critrios de seleo


0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 0 5 10 15 20 25

Mdulo de elasticidade (N/mm2)

mido
0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500

Seco

Efeito da umidade nas propriedades mecnicas da PA 66 ( corpo de prova c/ 3,2 mm de espessura )

Os outros requisitos esto relacionados s consideraes de processamento e montagem. igualmente importante investigar-se a possibilidade de integrar diversas funes em uma s pea, poupando-se assim operaes de montagem de custo elevado. Essa medida pode apresentar um efeito muito vantajoso sobre os custos de produo. Pode-se perceber que no apenas o preo
Requisitos desejveis
Aparncia, brilho, seria vantajoso se...

Relao de todos os requisitos essenciais


Especificaes, tenses, tolerncias, agentes qumicos, ambiente de aplicao

Relacionar e avaliar os possveis materiais


Use Campus ou outros bancos de dados e literatura de materiais...

da matria-prima que importante no clculo dos custos. Deve-se assinalar ainda que os materiais com maior rigidez permitem paredes mais finas, resultando assim em ciclos mais rpidos. importante relacionar e avaliar sistematicamente todos os critrios referentes escolha do material. A Figura 8, ilustra um fluxograma aproximado do processo de escolha do material.
Fig. 8

Anlise da lucratividade
Prottipos
Moldes, modelos Espessura de paredes e tempo de produo, funes mltiplas, condies de injeo, nmero de cavidades do molde, secagem, reciclagem...

Mtodos de teste

Classificao dos materiais utilizveis

Componentes semelhantes
Experincia na utilizao, por parte de especialistas ou do fornecedor da matria-prima

Material selecionado para uso

Fluxograma de seleo de materiais

Espessura de parede

To espessa quanto necessrio - to fina quanto possvel


Espessura de parede Ao se projetar peas a serem moldadas com polmeros de engenharia, a experincia demonstra que determinados aspectos de projeto ocorrem repetidamente, podendo ser reduzidos a simples diretrizes de desenho. Um desses aspectos a espessura de parede, que tem grande influncia sobre a qualidade das peas. Efeitos sobre os critrios especficos da pea
A alterao da espessura da parede de uma pea tem um efeito significativo sobre as seguintes caractersticas essenciais: peso da pea comprimento mximo do fluxo no molde durao do ciclo de produo rigidez da pea tolerncias qualidade da pea, em termos de acabamento superficial, empenamento e vazios
Extenso do fluxo (mm) 1200 1000 Espessura 2,5 mm m 800 Temperatura do fundido 290 C Temperatura do molde 90 C 600

400 Espessura 1,0 mm 200 PET 30% GF PET 45% GF 0 60 80 100 120 Preso de injeo (MPa) 140

Comportamento de fluxo em molde espiral

Fig. 1

Relao entre o comprimento do fluxo e a espessura das paredes


importante analisar, ainda no estgio inicial do projeto, se a espessura exigida para a parede pode ser conseguida com o material desejado. A relao entre o comprimento do fluxo e a espessura das paredes tem influncia crtica sobre o preenchimento das cavidades do molde, no processo de injeo. Se for necessrio combinar longos comprimentos com reduzida espessura de paredes, em um molde de injeo, o nico material adequado um polmero com viscosidade no estado fundido relativamente baixa. Para se entender o comportamento de fluxo dos polmeros fundidos, comprimentos de fluxo podem ser determinados utilizando-se um molde especial (Figuras 1 e 2).
6

Ponto de injeo

Fundido de alta viscosidade Fundido de mdia viscosidade Fundido de baixa viscosidade

Comprimentos de fluxo para diferentes viscosidades

Fig. 2

3
S1
S1

Espessura de parede

(continuao)

Fig. 3

S1 > S0 Orientao das fibras (zona central/zona externa)

S1 > S0

Mdulo de flexo em funo da espessura de parede


A resistncia flexo de uma placa plana determinada pelo mdulo de elasticidade especfico do material e pelo momento de inrcia da seo transversal da placa. Se a espessura da parede for automaticamente aumentada, visando-se aumentar a rigidez das peas plsticas, sem que se atente para as conseqncias, isso pode resultar freqentemente em srios problemas com os

materiais semicristalinos. No caso dos materiais reforados com fibras de vidro, a S0 S modificao da espessura de parede influencia tambm a orientao das fibras de vidro. Prximo s paredes do molde, as fibras so orientadas na direo do fluxo. No centro da seo transversal da parede, por outro lado, ocorre uma orientao aleatria das fibras, como resultado do fluxo turbulento. Aumentando-se a espessura da parede, aumenta-se tambm principalmente a rea na qual as fibras de vidro esto aleatoriamente orientadas. Por outro lado, a espessura da zona onde as fibras esto orientadas na direo do fluxo permanece em grande parte a mesma (Figura 3).
0

20 000 PET 55% GF

10 000 PET 45% GF

5 000

2 000

3,2 mm 6,35 mm 9,5 mm Espessura

Mdulo de flexo em funo da espessura da parede

Fig. 4 7

Essa regio, que determina de maneira crtica a rigidez da pea, no caso dos plsticos reforados com fibras de vidro, fica, assim, proporcionalmente reduzida em relao espessura geral das paredes. Isso explica o declnio no mdulo de flexo (Figura 4), quando se aumenta a espessura das paredes. Os valores de resistncia determinados com os corpos de prova padronizados (3,2 mm) no so, conseqentemente, diretamente aplicveis a espessuras de parede que se desviem desse valor. Para se avaliar o comportamento da pea, essencial fazer uso de fatores de segurana. Assim sendo, o aumento da espessura das paredes, sem que leve em conta as conseqncias, eleva os custos de material e de produo, sem que ocorra um aumento significativo da rigidez.

Mdulo de flexo (N/mm2)

Aumentar a espessura da parede?


O aumento da espessura das paredes no s determina de forma crtica as propriedades mecnicas, como tambm influencia a qualidade do produto acabado. Ao se projetar peas plsticas, importante visar a espessura uniforme das paredes. Diferentes espessuras de parede, em uma mesma pea, resultam em contrao diferencial que, dependendo da rigidez da pea, pode acarretar srios problemas de empenamento e preciso dimensional (Figura 6). Para se obter uma espessura de parede uniforme, as reas com paredes espessas do molde devem ser redesenhadas (Figura 5). Dessa forma, possvel prevenir o risco de formao de vazios e reduzir as tenses internas. Alm disso, a tendncia ao empenamento tambm minimizada. Os vazios e a microporosidade das peas reduzem severamente suas propriedades mecnicas, devido ao estreitamento das espessuras, s elevadas tenses internas e, em alguns casos, pelos efeitos de entalhe.
Ruim Ponto de injeo

Ponto de injeo

Adequado Ponto de injeo

Espessura constante

Bom

Transio entre espessuras diferentes

Fig. 5

Empenamento devido a transio entre espessuras mal projetada

Fig. 6

Nervuras

Desenho ideal das nervuras


Nervuras As nervuras so mtodos eficazes para aumento de rigidez e reduo de espessura como forma de evitar os problemas causados por paredes espessas.
Em termos gerais, a rigidez de uma pea pode ser aumentada das seguintes formas: aumentando-se a espessura das paredes aumentando-se o mdulo de elasticidade (elevando-se por exemplo a proporo de fibras de reforo) incorporando-se nervuras ao desenho
ngulo leve
(menos de 25 mm altura)

ngulo de sada

0,5 T

D1
Crculo imaginrio Rechupe T

3T

R=T

R mx 0,5 T

D2

Insatisfatrio

Adequado

Projeto de nervura

Fig. 1

ngulo agudo
(mais de 25 mm altura)

POM PA (Sem reforo) PA (GF) PET / PBT (GF)

0 - 1/4 0 - 1/8 0 - 1/2 1/2

1/2 1/4 - 1/2 1/4 - 1 1/2 - 1

entanto, admitindo-se a mesma espessura de parede, isso resulta apenas no aumento linear da rigidez. Uma soluo muito mais eficaz aumentar a rigidez atravs de nervuras corretamente projetadas. A rigidez da pea aperfeioada como resultado do aumento no momento de inrcia. Quanto s dimenses ideais das nervuras, geralmente necessrio levar em conta no s as consideraes de engenharia no projeto, como tambm os fatores tcnicos relativos produo e aos aspectos estticos.

ngulo de sada

Dimenses ideais das nervuras


Quando a rigidez exigida no puder ser obtida no projeto, a etapa recomendada a seguir escolher um material que apresente um mdulo de elasticidade mais elevado que aquele do material original. Uma forma simples de se aumentar o mdulo de elasticidade aumentar a proporo de fibras Concentrao de tenses de reforo de um em cantos vivos polmero. No
9

Fig. 2

Ao se projetar as nervuras, um grande momento de inrcia pode ser obtido mais facilmente prevendo-se nervuras altas e grossas. No entanto, quando se trata de polmeros de engenharia, essa abordagem gera, normalmente, srios problemas, como rechupes, vazios e empenamento. Alm disso, se a altura das nervuras for muito elevada, h o risco das nervuras flambarem sob
Fig. 3

Cantos adequadamente arredondados

carga. Por essa razo, absolutamente necessrio manter as dimenses das nervuras dentro de propores razoveis (Figura 1). Para se assegurar a extrao da pea nervurada isenta de problemas, essencial prever um ngulo de sada (Figura 2).

Restringir o acmulo de material


O dimensionamento das nervuras importante, quando se trata de peas que exigem acabamento superficial de alta qualidade, como as calotas. O desenho correto das nervuras reduz a tendncia formao de rechupes, aumentando assim a qualidade das peas. O acmulo de material na base da nervura definido Carcaa nervurada pelo crculo imaginrio traado na Figura 1. Respeitando-se as propores dimensionais Fig. 4 recomendadas, esse "crculo" pode ser o menor possvel concentrao de tenses ( Figura 3 ) que levam com e o rechupe pode ser evitado ou reduzido. muita freqncia a Se o crculo imaginrio rachaduras e falha da pea. for muito grande, nessa A soluo prever um raio rea de acmulo de de transio suficientemente material, podem se formar amplo (Figura 1), que 1/2 T vazios o que reduz permita a distribuio mais drasticamente as adequada das tenses, na propriedades mecnicas. base da nervura. Por outro lado, os raios 1/2 T Reduo da tenso na muito amplos tambm base das nervuras aumentam o dimetro do Se a pea nervurada for crculo imaginrio, o que exposta a cargas pode, por sua vez, resultar aplicadas, podem se nos problemas j formar tenses na base mencionados. das nervuras. Se no T forem previstos raios de transio nessas reas, Interseo de nervuras Escolha da estrutura das podem se acumular picos nervuras muito elevados de Fig. 5 Estruturas com nervuras Fig. 6 cruzadas mostraram sucesso, no projeto de peas plsticas, isto porqu podem suportar diversas necessrio aperfeioar configuraes de cargas aplicadas (Figura 4). A estrutura com nervuras cruzadas, corretamente projetada em funo das cargas previstas, assegura a distribuio uniforme da carga por toda a pea moldada. Os ndulos que se formam nas intersees das nervuras (Figura 5) representam acmulos de material, devendo ser otimizados para se prevenir problemas. igualmente necessrio tomar o cuidado de assegurar que seja evitado o acmulo indevido do adequado adequado material, nos pontos onde as nervuras se unem s Juno da nervura bordas da pea (Figura 6).
com a parede da pea

10

Posicionamento dos pontos de injeo

Correta localizao dos pontos de injeo


160 140 PA66GF30 (seco) Na direo do fluxo

Posicionamento dos pontos de injeo Alm de ocasionar problemas de processamento, a escolha incorreta do tipo e localizao dos pontos de injeo pode apresentar um efeito considervel sobre a qualidade das peas injetadas. Os departamentos de projeto no devem, conseqentemente, subestimar a importncia da localizao dos pontos de injeo.

Alm de executar os clculos de projeto referentes s peas plsticas, os projetistas devem dar uma ateno especial aos pontos de injeo . necessrio escolher o sistema, localizao e quantidade corretos de pontos de injeo. As diferentes localizaes e tipos de pontos de injeo tm considervel efeito sobre a qualidade das peas. A localizao dos pontos tambm determina as seguintes caractersticas das peas plsticas: comportamento de preenchimento dimenses finais das peas (tolerncias) comportamento de contrao e empenamento nvel das propriedades mecnicas qualidade superficial (aparncia esttica) Os moldadores dispem de poucos recursos para corrigir as conseqncias indesejveis da localizao incorreta dos pontos de injeo, por otimizao dos parmetros do processo.

120 100 PA66GF30 (seco) A 45 em relao direo do fluxo PA66GF30 (seco) Na direo transversal ao fluxo PA66 (seco) Nas direes transversal e do fluxo 0 1 2 3 Deformao (%) 4 5

Tenso [N/mm]

80

60

40

20

Valores de tenso x deformao determinados


em uma pea de 3 mm de espessura

Fig. 1

A orientao determina as propriedades das peas


No processo de injeo, as longas molculas polimricas e os materiais fibrosos de carga e reforo orientam-se principalmente na direo do fluxo do polmero fundido. Isto resulta em uma dependncia da direo nas propriedades da pea (anisotropia). As caractersticas de resistncia, por exemplo, so

Pea defeituosa

A linha de emenda em um castelo

Linha de emenda

Micro-entalhe

Fig. 2a 11

Fig. 2b

consideravelmente mais elevadas na direo do fluxo que na direo transversal (Figura 1). Aqui, a influncia das fibras de reforo significativamente maior que o efeito isolado da orientao molecular sobre a resistncia. A orientao das fibras tambm resulta em contrao diferenciada, nas direes longitudinal e transversal, o que pode levar ao empenamento.

Reduo nas propriedades, em relao aos nveis iniciais

Plsticos amorfos

5-60 40-90

Plsticos semi-cristalinos

0-15 30-70

Reduo da qualidade como resultado das linhas de emenda e do aprisionamento de ar


As linhas de emenda ocorrem quando duas ou mais frentes de fluxo se renem no interior do molde. Isso ocorre, por exemplo, quando o fundido tem que fluir ao redor de um inserto do molde, ou quando a injeo se processa atravs de diversos pontos de injeo (Figura 2 A e B). Alm disso, diferentes espessuras de parede em uma pea tambm podem levar separao das frentes de fluxo e, dessa forma, ocasionar linhas de emenda. O aprisionamento do ar (bolhas de ar) ocorre quando o ar que deveria ser expulso do molde fica retido pelas frentes de fluxo do fundido e no consegue escapar. As linhas de emenda e o ar aprisionado manifestam-se freqentemente como
Linha de emenda

Plsticos reforados com fibras de vidro


Resistncia Tenacidade

20-80 50-80

20

40

60

80

100%

Fatores de reduo para reas de linha de emenda

Fig. 4

defeitos superficiais. Alm do fato de apresentarem m aparncia, tambm reduzem consideravelmente as propriedades mecnicas das reas afetadas, especialmente a resistncia ao impacto (Figuras 3 e 4).

A localizao inadequada dos pontos de injeo tem conseqncias negativas


Uma vez que os pontos de injeo sempre deixam marcas evidentes, os mesmos no devem ser localizados em reas onde se exija uma boa qualidade superficial. Qualquer que seja a rea dos pontos de injeo, ocorre uma elevada solicitao mecnica imposta ao material (cisalhamento) que reduz consideravelmente o nvel das propriedades das resinas plsticas (Figura 5). Os plsticos no reforados apresentam melhor qualidade que os plsticos reforados, nas linhas de emenda. Os fatores de reduo da qualidade na rea das linhas de emenda dependem muito do tipo e do percentual dos materiais de carga e reforo. Da mesma forma, os aditivos como os lubrificantes e os retardantes de chama podem apresentar um efeito prejudicial. , portanto, difcil avaliar at onde esses fatores afetam a resistncia final das peas. Adicionalmente, as reas das linhas de emenda com alta resistncia trao, no oferecem uma resistncia ao impacto e fadiga da mesma qualidade. Com materiais reforados, as fibras se alinham transversalmente direo do fluxo, na rea das linhas de emenda. Isso reduz significativamente as propriedades mecnicas da pea, nesse ponto (Figura 6).
12

extenso do corpo de prova

PA66

PA66GF30

PA66GF30 tenaz

PETGF30

PETGF45

PETGF55

20

40

60

80

100%

Resistncia trao

Alongamento na ruptura

Nvel inicial da propriedade, sem a linha de emenda : 100%

Reduo da resistncia mecnica devido a linha de emenda (valores mdios)

Fig. 3

Posicionamento dos pontos de injeo

(continuao)

Localizao correta dos pontos de injeo


Peas complexas no podem, normalmente, ser fabricadas sem linhas de emenda. Se o nmero das linhas de emenda no puder ser reduzido, estas devem ser localizadas em pontos onde no afetem a pea, em termos de acabamento superficial e resistncia mecnica. Isso pode ser conseguido deslocando-se a localizao dos pontos de injeo ou pelo aumento/reduo da espessura das paredes.

Princpios bsicos de projeto:


no localizar os pontos de injeo em zonas altamente solicitadas evitar ou minimizar as linhas de emenda evitar deixar as linhas de emenda em reas altamente solicitadas com os plsticos reforados, a localizao dos pontos de injeo determina o empenamento das peas evitar o aprisionamento de ar, prevendo sadas de gases adequadas

Ponto de injeo

Vazios

Orientao das fibras de vidro na linha de emenda Defeitos do material na rea do ponto de injeo

Fig. 6

Fig. 5

13

Projetos econmicos

O Preo como Fator de Projeto O projetista de peas plsticas arca com a maior parte da responsabilidade pelo custo final dessas peas. Suas decises predeterminam essencialmente os custos de produo, fabricao do molde e montagem. A correo e a otimizao em estgios posteriores so geralmente onerosas ou impraticveis.

Desenhos de baixo custo


Magnsio Alumnio Zinco

Eliminao dos tratamentos superficiais Cor integrada, resistncia a produtos qumicos e corroso, propriedades de isolamento eltrico e trmico. Nucleao Os materiais da mesma famlia de produtos podem apresentar tempos de ciclo diferentes. A razo para isso um aditivo nucleante que acelera a cristalizao do fundido, durante a fase de resfriamento.

PA 66 GR 30

Custo influenciado pelo projeto da pea acabada


Pode-se obter redues adicionais do custo, alm daquelas acima mencionadas, observando-se os seguintes pontos:

Material Energia

Custes de moldagem Custos de produo

Acabamento Revestimento

Comparao de custos divididos pelos custos de produo (com base no peso)

Custo influenciado pelas propriedades dos materiais


O pleno aproveitamento das propriedades especficas dos materiais plsticos pode reduzir os custos de muitas formas: Projetos com mltiplas funes integradas Reduo do nmero de peas, atravs da integrao de diversas funes em uma s pea. Utilizao de tcnicas de montagem de baixo custo Encaixes de presso, conjuntos soldados, conjuntos rebitados, tecnologia de dois componentes, etc. Explorao da capacidade de operar a seco Poupa a necessidade de lubrificao adicional ou subseqente.

Perfil original, material POM

Espessura de parede Adistribuio ideal da espessura de Fig. 1 parede influencia o custo do material e pode reduzir o tempo de produo. Moldes Moldes de duas placas, reduo do nmero de 6 gavetas, etc. Tolerncias As exigncias excessivamente elevadas quanto s tolerncias aumentam os percentuais de rejeio e os custos do controle da qualidade. Materiais Reduo dos tempos de ciclo e resfriamento pela escolha de materiais que se cristalizam rapidamente; minimizao dos problemas de empenamento, pela

140 Momento de inrcia: 2520 mm4 Recalque : aproximadamente 95 s (100%) Placa nervurada, variante 1 4 2,8 28 9,2

140 Momento de inrcia: 2520 mm4 Reduo do tempo de recalque at aproximadamente 35% Economia de material: 23% Placa nervurada, variante 2 2 1,4 28 11,2

140 Momento de inrcia: 2520 mm4 Reduo do tempo de recalque at aproximadamente 15% Economia de material: 57%

Reduo de custos utiliando-se

Fig. 2 perfis nervurados 14

Projetos econmicos

(continuao)

utilizao de polmeros de baixo empenamento (p. ex. otimizao da proporo entre cargas minerais e fibras de vidro).

Comparao dos custos de produo das peas


As peas injetadas devem estar prontas para a montagem, assim que forem extradas do molde, sem necessitar de operaes da acabamento adicionais. Se forem necessrias operaes de acabamento, o custo dessas peas freqentemente iguala-se ao das peas metlicas (Figura 1).

Exemplo de integrao funcional


(haste gua e guiada produzidas em POM)

O projeto determina os custos de produo


O aumento geral da espessura de parede nem sempre conduz ao aumento desejado na resistncia de uma pea, mas certamente significa uma acentuada elevao dos custos de material e de produo (Figura 2). Os termoplsticos semi-cristalinos sofrem uma contrao volumtrica medida em que se cristalizam. Essa contrao deve ser compensada pela contnua alimentao do fundido durante a fase de recalque. O tempo aproximado de recalque a cada mm de espessura de parede, pode ser, por exemplo: POM = 8 s PA 66 sem reforo = 4-5 s PA 66 reforado = 2-3 s (Aplica-se a paredes de at 3 mm de espessura)

Fig. 3

Exemplos de aplicaes tpicas


Em contraste com os projetos em metal que precisam ser usinados e freqentemente sofrem muitos estgios de montagem at se obter uma nica pea funcional, a tecnologia dos plsticos oferece uma considervel economia em potencial. Neste exemplo (Figura 3), a guia e as hastes de acionamento, a mola, o elemento de fixao e o mancal foram moldados por injeo em uma s pea. O projeto equivalente em metal no s exigiria cinco componentes individuais que precisariam ser montados, como tambm as hastes teriam que ser lubrificadas no ponto onde entram em contato com o limitador. A escolha de um POM homopolmero torna desnecessria a lubrificao neste ponto. Os projetos de fixao por encaixe combinados a dobradias integradas, reduzem o nmero de peas individuais, facilitando assim a montagem e reduzindo os custos. Se forem utilizados materiais quebradios, um segundo elemento de fixao por encaixe se encarrega da funo de bloqueio, caso a dobradia integrada se rompa (Figura 4).

Exemplo de montagem simplificada


(fixadores de cabos com dobradia integrada)

Ao projetar a pea, o projetista tambm deve definir o desenho das cavidades do molde, ele determina conseqentemente o sistema de extrao e o nmero de gavetas exigidas. Atravs do arranjo criterioso dos rebaixos, as gavetas podem ser substitudas por pinos (Figura 5).

Fig. 4

Fig. 5

Molde de baixo custo

15

Tecnologia geral de montagem

Tecnologia Geral de Montagem As montagens realizadas por meio de encaixe, presso e rosqueamento so tcnicas simples que permitem aos projetistas explorarem uma grande economia de produo atravs da montagem simples e rpida das peas.

As melhores tcnicas de Montagem Parte I


Material
POM homopolmero PA sem reforo (cond.) PA sem reforo (seca) PA66 GR (condicionada) PA66 GR (seco) PET GR PBT GR Deformao permissvel em % aproximadamente entre 5-8 aproximadamente entre 4-6 aproximadamente 3 aproxim... entre 0,9-1,5 aproximadamente 0,8 aproxim... entre 0,5-0,8 aproxim... entre 0,7-1,5

Deformaes permissveis por material


(Valores vlidos apenas para uma nica montagem)

adicional para se realizar a montagem. Os tipos mais freqentemente utilizados de montagem por encaixe para plsticos, so: montagem por encaixe com lingeta montagens por encaixe cilndricas montagens por encaixe tipo esfera e soquete

Fig. 1

As tcnicas de montagem podem ser divididas nos tipos destacveis e no destacveis. As tcnicas que se seguem, enquadram-se na categoria de montagens no destacveis: soldagem rebitagem colagem insertos encaixe com ngulo de reteno de 90

As montagens destacveis incluem: encaixe com ngulo de reteno < 90 montagens com parafusos montagens por presso

Qualquer que seja o tipo escolhido, o projetista deve certificar-se de que a geometria do conjunto permita que os componentes fiquem o mais isentos possvel de tenses aps a montagem, para se evitar a deformao que poderia afrouxar o encaixe com o passar do tempo.

Projeto de montagem por encaixe


A maior vantagem dos projetos de montagem por encaixe que, com esta tcnica, no necessrio nenhum elemento
Fig. 2
F=7N

Princpios bsicos de projeto


O projeto de um encaixe determinado pela deformao mxima permitida do material que ser utilizado. Deve-se tomar cuidado com a poliamida, por exemplo, porque este material permite, no estado seco, deformaes consideravelmente menores que aquelas permitidas no estado condicionado. O teor de fibras de vidro tambm apresenta um importante efeito sobre as deformaes permitidas e, conseqentemente tambm, sobre a deflexo permitida da lingeta (Figura 1). Nas montagens por encaixe com lingeta, a conicidade da lingeta reduz a tenso (Figura 2). Este formato permite uma melhor distribuio da carga ao longo de toda a extenso de deflexo. Os picos de concentrao das tenses na base da

F = 4,3 N

1 1,5

15 40 N/mm2 30 20 10 0 0 5 mm 10 15 Curva de tenses na lingeta 40 N/mm2 30 20 10 0 0 5

15

mm

10

15

Distribuio de tenses em diferentes perfis

16

7
% da fora de desencaixe

Tecnologia geral de montagem


100 80 50 Lmin 20 0 0 500 Tempo (horas) 1000
Material POM PET FV30 PBT FV30 PA66 FV30 PA66

(continuao)

A parede pode ser prolongada nesta rea

DA Nervura 0,4t - 0,75t dL

Montagens por encaixe: 80% da fora de desencaixe original Encaixes por presso: 50% da fora de desencaixe original

Efeito do tempo

dL (mm) DA (mm) Lmin (mm) 0,75 d 1,95 d 2,0 d 0,8 d 1,8 d 1,7 d 0,8 d 1,8 d 1,7 d 0,82 d 2,0 d 1,8 d 0,75 d 1,85 d 1,7 d d = dimetro nominal do parafuso

Fig. 3

Recomendaes de projeto para parafusos EJOT PT

lingeta so menores e a fora exigida para a montagem consideravelmente menor. A inexistncia de um raio de unio entre a base da lingeta dentada e a massa principal da pea, bem como raios muito pequenos nesta rea, resultam freqentemente em pontos mais frgeis. A princpio, deve ser previsto um raio de transio suficientemente amplo para se evitar a concentrao das tenses. As montagens por encaixe do tipo cilindrico, esfera e soquete precisam freqentemente ser sulcadas para facilitar a montagem; nesse caso, a extremidade do sulco no deve possuir cantos vivos.

Fig. 4

Montagens com parafusos


As montagens com parafusos podem ser obtidas com a abertura das roscas ou parafusos auto-roscantes, ou ainda pela utilizao de insertos roscados. O mdulo de flexo do material a ser usado proporciona uma boa orientao quanto ao tipo de montagem com parafuso mais adequada. Com um mdulo de flexo de aproximadamente 2800 MPa, por exemplo, podem ser utilizados parafusos auto-roscantes. Devem ser utilizados insertos Utilizao de um parafuso metlicos, se forem exigidos com cabea cnica parafusos de rosca mtrica, As foras resultantes ou no caso da montagem ter causam que ser desmontada algumas espanamento vezes. Para se impedir a falha prematura da pea, Inadequado importante assegurar o Utilizao de um parafuso de dimensionamento correto do cabea cilndrica castelo (Figura 4). Os fabricantes de parafusos fornecem orientaes quanto a isso. Adequado Como regra geral, os Utilizao de um parafuso parafusos com cabea cnica de cabea cilndrica com inserto devem ser evitados para plsticos, uma vez que as Inserto foras resultantes (Figura 5) metlico podem levar ao "espanamento" do furo. Um timo dos possveis resultados dessa tenso adicional a Montagens fcil ruptura das linhas de com parafusos emenda.
Fig. 5

Montagens de encaixe sob presso


Os encaixes sob presso possibilitam montagens de alta resistncia entre os componentes plsticos a um custo mnimo. Tal como ocorre com as montagens por encaixe, a fora exigida para o desencaixe diminui com o passar do tempo, como resultado do relaxamento de tenses (Figura 3). Os clculos de projeto devem levar esse fato em considerao. Adicionalmente, devem ser realizados testes na temperatura operacional esperada, para confirmar a viabilidade do projeto.

17

Tecnologia de solda

Tecnologia de solda Adicionalmente s tcnicas de montagem descritas no stimo artigo desta srie, pode-se utilizar diferentes mtodos de solda para peas plsticas. Visando assegurar o custo reduzido e os projetos funcionalmente eficientes, necessrio escolher um mtodo de solda adequado e estudar cuidadosamente a geometria da linha de emenda, ainda no estgio inicial do processo de projeto.

As melhores tcnicas de Montagem Parte II


Placa quente Princpio Vibrao/Rotao Ultra-snico Durao do ciclo de solda Vantagens

10-20 s as desigualdades existentes na rea da unio (deformao, por exemplo) se fundem boa reprodutibilidade melhor qualidade de solda Possibilita elevado grau de automao Plsticos sensveis oxidao Mais rebarbas

0,2-10 s Adequado para solda de peas mdias e grandes Adequado para solda de materiais sensveis a oxidao

0,1-2 s Possveis diferentes variaes (rebitagem, flangeamento, insero) Tempos de ciclo mais reduzidos O mtodo pode ser facilmente automatizado e integrado

Limitaes

Posio relativa das peas a serem soldadas Exigida uma rigidez mnima (material/geometria) Exigido um movimento relativo exato

Adequado apenas para solda de peas pequenas e mdias A montagem prxima/distante da linha de unio um fator influenciador adicional

Exemplos

Mangueira de admisso de ar (insertos)

Tubulao de admisso de ar

Isqueiros

Comparao dos diferentes mtodos de soldagem

Fig. 1

A tcnica de solda uma montagem que permite a conexo permanente das peas plsticas, sem elementos adicionais de montagem. A escolha do mtodo de solda depende de diversos critrios: a geometria e o material das peas, o custo, a viabilidade de integrao no ciclo geral de produo e as exigncias mecnicas e estticas relativas zona soldada.

Diferentes mtodos de solda


Existem muitos mtodos de solda diferentes, eficientes em termos de custo, adequados produo industrial de grande volume. Os mtodos mais freqentemente utilizados, para peas produzidas em polmeros de engenharia, so (Figura 1): solda por placa quente
18

Tecnologia de solda
Fig. 2
w = 2-3 T

(continuao)

otimizar os parmetros do processo e assegurar que as T peas soldadas tenham sido corretamente projetadas em funo do mtodo de solda a ser utilizado. Os fabricantes de mquinas de solda fornecem no s 3-3,5 T equipamentos padronizados Peas com grandes espessuras Peas com pequenas espessuras como tambm diversas Perfil da linha de unio para unidades especiais, cobrindo solda por vibrao/placa quente uma ampla variedade de tarefas. Antes de se decidir o mtodo, aconselhvel consultar os solda rotacional fabricantes de maquinrio ou os solda por vibrao fornecedores das resinas. solda ultra-snica
T 1,2 T

Outros mtodos incluem: solda por alta freqncia solda por induo solda por gs aquecido Esto sendo desenvolvidos novos mtodos (como solda a laser, por exemplo), que no entanto ainda no so amplamente utilizados na indstria. Qualquer que seja o mtodo, a operao de montagem executada aplicando-se calor (fundindo-se as superfcies a serem reunidas) e presso. O calor pode ser gerado diretamente, por contato ou radiao, ou indiretamente, pelo atrito interno ou externo, ou ainda por efeitos eltricos.

Diferentes caractersticas de solda


Teoricamente, todos os termoplsticos so soldveis; no entanto, o comportamento de solda dos plsticos difere consideravelmente em alguns casos. Os polmeros amorfos no podem ser unidos com os semicristalinos por solda. Os plsticos que absorvem gua (como o Nylon, por exemplo) precisam ser previamente secos, uma vez que a umidade acarreta em unies de baixa qualidade. Para se obter os melhores resultados, as peas de Nylon devem ser soldadas imediatamente aps a moldagem por injeo ou mantidas em estado seco antes da solda. Os aditivos como as fibras de vidro e os estabilizantes tambm podem influenciar os resultados da solda. A soldagem de plsticos sem reforo permite a obteno de unies com resistncia prxima resistncia de peas injetadas, uma vez que o projeto das peas e os parmetros do processo de soldagem sejam adequados. Com os plsticos reforados com fibras de vidro, deve ser levada em conta a reduo da resistncia decorrente da separao ou da reorientao das fibras, na rea soldada.

Escolha do mtodo correto


Para se obter uma qualidade de solda adequada e reprodutvel, necessrio escolher um mtodo de solda adequado,

5 15 15 15

30

Perfil da linha de unio para solda rotacional

Fig. 3 19

3T

Fig. 4
w = 2-3 T T

0.5 T

Exemplos de recessos para reteno de rebarbas

Projeto correto da rea de solda (linha de unio)


Um dos requisitos essenciais para a solda de alta qualidade o projeto adequado do perfil da rea a ser soldada. Os perfis ilustrados nas Figuras 2 e 3 provaram ser bem sucedidos. Caso a rea de solda deva atender a especificaes estticas rigorosas, ser necessria uma geometria especial. Os diagramas ilustram as possveis formas de se ocultar as rebarbas, prevendo-se recessos para reteno do material excedente (Figura 4). Peas de paredes finas devem ser projetadas com guias de encaixe, de forma que se possa aplicar a presso de solda necessria, sem que as paredes percam o alinhamento.

Fig. 5
A: 0,4 mm con B = 1,5-3 mm B: espessura de parede 90 A: 0,2-0,4 mm B: espessura de parede C: 0,5-0,8 mm E: 1,25-1,5 B

B A

A B

0,6 B B

B 1,4 B

Solda de topo em orientador de energia

Solda por cisalhamento

Desenhos de solda de topo e por cisalhamento pelo processo de ultra-som

Fig. 6
Transmisso das vibraes ultra-snicas

Caractersticas especiais da solda ultra-snica


Os polmeros semi-cristalinos tm pontos de fuso bem definidos, ou seja, passam abruptamente da fase slida para a fase fundida, ao ser aplicado o calor. Conseqentemente, prefervel utilizar a solda por cisalhamento (Figura 5), para soldagem ultra-snica dos polmeros semi-cristalinos. Em relao soldagem dos polmeros amorfos, que apresentam uma faixa de
Prxima a linha de unio Distante da linha de unio

Mtodos de soldagem prxima linha de unio e distante da linha de unio

amolecimento, o tipo da solda menos crtico. A Figura 6 ilustra diagramas de mtodos de solda prxima linha de unio e distante da linha de unio. A diferena reside na distncia entre o ponto de contato do sonotrodo com a pea e as faces a serem soldadas. Em termos gerais, a soldagem prxima linha de unio permite melhores resultados, mas essencial utiliz-la com os materiais que apresentarem baixo mdulo de elasticidade.
20

Tolerncias

Fatores ocultos do custo


Tolerncias Peas injetadas no podem ser fabricadas com as mesmas tolerncias que as peas usinadas. Embora a maioria dos projetistas esteja ciente disso, continuam sendo especificadas tolerncias que no podem ser obtidas e/ou impossibilitam a produo eficiente em termos de custo. Tolerncias e suas implicaes sobre os custos
Normalmente feita uma distino entre trs classes de qualidade: injeo para finalidades gerais, injeo tcnica e injeo de alta preciso. A norma DIN 16901 especifica essas classes em tolerncias gerais e, dimenses com tolerncias diretamente indicadas (faixas 1 e 2): a injeo para "finalidades gerais" exige um reduzido nvel de controle da qualidade e se caracteriza pelos baixos ndices de rejeio e rpidos ciclos de produo. a injeo tcnica consideravelmente mais onerosa, uma vez que impe exigncias maiores sobre o molde e o processo de produo, exige freqentes controles da qualidade e conseqentemente propensa a apresentar maiores ndices de rejeio. o terceiro grupo, a injeo de alta preciso, exige moldes precisos, condies timas de produo e monitorao de 100% da produo, com contnuo controle da qualidade. Isso afeta a durao do ciclo e, devido aos altos custos de produo e controle da qualidade, maior o preo unitrio.Uma vez que os projetistas desempenham um papel fundamental na determinao do custo das peas injetadas, eles tambm devem
Fig. 2
As variaes dimensionais de peas injetadas resultam de:
tolerncias na fabricao do molde tolerncias no processamento tolerncias devidas ao material de moldagem empenamento devido a: contrao/ contrao ps moldagem/ geometria da pea/ tenses internas / diferentes condies de resfriamento alteraes dimensionais devidas a: absoro de umidade / expanso trmica

assegurar que Tolerncias as tolerncias custam caro estabelecidas sejam economicavalor normal mente viveis. As tolerncias selecionadas no devem ser 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 to rigorosas Tolerncia: % de desvio da variao dimensional quanto possvel, mas Preo unitrio em funo da tolerncia sim to rigorosas quanto necessrio.
Preo unitrio

Fig. 1

Um percentual economicamente aceitvel para a tolerncia de produo um desvio de 0,25 a 0,3% das dimenses nominais, porm estes valores devem ser conferidos com as exigncias da aplicao (Figura 1). Deve-se recordar que os termoplsticos, que apresentam tipicamente alto alongamento e alta elasticidade, no precisam ter as mesmas tolerncias estreitas especificadas para metais, que apresentam alta rigidez, reduzido alongamento e pouca elasticidade.

Fatores que influenciam as tolerncias


Visando-se evitar tolerncias muito estreitas para as peas plsticas, deve-se ter em mente os diversos fatores que influenciam a exatido dimensional das peas injetadas (Figura 2). As tolerncias na construo do ferramental devem ser rigorosas. Os projetistas no devem esquecer, no entanto, que os

para: amorfos: 1,5- 3 semi-cristalinos: 0,5-3 superfcies texturizadas: 1,5 por 0,02 mm de altura da rugosidade

Fatores de influncia sobre a variao dimensional

ngulo de sada

Fig. 3 21

Fig. 4
D = 100 mm

Barra 127 x 12,7 x 3,2 mm ponto de injeo na extremidade

Disco 50 x 3,2 mm ponto de injeo central

Placa 152 x 76 x 3,2 mm ponto de injeo na extremidade

Material POM
Coeficiente de expanso trmica = 12 x E-5 (1 /C) D = 100 mm a 23 C D = 100,3 mm a 50 C

Contrao de moldagem: Comprimento

Dimetro 1,7% 0,4% 0,2%

Comprimento 1,7% 0,4% 0,2%

Largura 1,8% 1,1% 0,5%

PA66 PA66 30% FV PA66 43% FV

1,5% 0,1% - 0,2 0,1%

Expanso trmica

Contrao

Fig. 5

ngulos de sada (Figura 3) so vitais para a extrao sem distoro das peas. A conformidade com as tolerncias constitui um problema, na moldagem de peas com materiais diferentes ou com diferentes espessuras de paredes. A contrao de moldagem altamente dependente da direo e da espessura. Esse comportamento pode ser observado mais claramente no caso dos materiais reforados com fibras de vidro. Nestes casos a orientao das fibras de vidro pode resultar em uma contrao significativamente diferente, nos sentidos longitudinal e transversal, o que pode levar a falta de preciso dimensional. A geometria da pea injetada tambm pode ter efeitos sobre a contrao e, assim, sobre as tolerncias (Figura 4). Se for necessrio produzir peas complexas, com tolerncias rigorosas, a utilizao de prottipos essencial para se obter informaes exatas quanto contrao e ao empenamento.

16901 especifica que o controle da qualidade s deve ser realizado aps 16 horas de armazenagem em condies climticas padronizadas (23C, 50% de umidade relativa do ar), ou aps um pr-tratamento adequado.

Recomendaes
As tolerncias especificadas na norma DIN 16901 podem ser usadas como ponto de partida para a produo eficiente, em termos de custo, de peas injetadas, Entretanto, a alta tecnologia das modernas mquinas de injeo permite a obteno de tolerncias consideravelmente mais rigorosas do que os valores especificados naquela norma. Para moldagens de alta preciso, os setores industriais individuais desenvolveram tabelas de tolerncias separadas, pois a norma DIN no mais adequada. De qualquer forma, quando so exigidas tolerncias rigorosas, importante consultar o fabricante do molde, o moldador ou o fornecedor da matria-prima, a fim de se verificar se as tolerncias exigidas so tecnicamente viveis e economicamente adequadas (Figura 6).
Fig. 6
Os termoplsticos semi-cristalinos apresentam ndices de contrao ps-moldagem mais elevados que os dos termoplsticos amorfos. Os termoplsticos reforados contraem em percentuais diferentes, nas direes longitudinal (sentido de orientao das fibras de vidro) e transversal. As paredes espessas resultam em rechupes, variaes dimensionais e empenamento O projeto e as condies de processamento das peas desempenham freqentemente um papel decisivo no atendimento s tolerncias especificadas. As variaes de temperatura e a absoro de umidade resultam em alteraes dimensionais que devem ser levadas em conta, no estabelecimento das tolerncias funcionais

Tolerncias de produo e funcionais


importante decidir se suficiente estabelecer uma tolerncia de produo ou se a tolerncia funcional igualmente necessria, uma vez que os termoplsticos so afetados pelo ambiente de aplicao. A expanso trmica, por exemplo - que pode ser dez vezes superior dos metais (Figura 5) - e a acentuada tendncia de alguns polmeros (como o Nylon) de absorverem umidade, desempenham um papel fundamental na confiabilidade funcional de uma pea em servio. A contrao ps-moldagem tambm deve ser levada em considerao, quando o material for semi-cristalino. Este fenmeno, influenciado principalmente pelas condies de processo, pode resultar na alterao dimensional das peas acabadas, aps a desmoldagem. O controle da qualidade no deve ser realizado imediatamente aps a desmoldagem. A norma DIN
22

Fatores relacionados tolerncia

10

Verificao

Algumas Diretrizes
Verificao do projeto O objetivo do desenvolvimento de novos produtos ou do aperfeioamento de um produto j existente a obteno de um projeto tecnologicamente adequado, que possa ser produzido a um custo econmico. As principais tarefas do projetista so a escolha do material, a seleo de um processo de produo adequado, o clculo da resistncia e o desenho da pea.
As peas injetadas, de alta qualidade e economicamente viveis, s podem ser produzidas aps uma avaliao criteriosa e o acompanhamento sistemtico de cada uma dessas etapas do projeto. Os departamentos de projeto buscam freqentemente uma soluo apenas funcional. Deve-se enfatizar, no entanto, que a funcionalidade e a eficincia das peas plsticas, em termos de custo, s podem ser consideradas garantidas depois que os projetistas derem uma ateno adequada ao desenvolvimento das solues corretas para o material e o processo de produo. exatamente nessas mesmas condies, alm de no serem expostas a solicitaes mecnicas idnticas, quando colocadas em servio. Em vista disso, as exigncias exatas e as condies de contorno devem ser cuidadosamente analisadas e relacionadas, quando se iniciar qualquer projeto a ser executado em plstico. Uma lista de verificao (Figura 2) pode, nesse caso, proporcionar uma boa assistncia. .

Fabricao de prottipos
Para se desenvolver uma pea desde a fase de projeto at a colocao no mercado , geralmente, necessrio fabricar prottipos destinados aos testes e s modificaes. Deve-se ter o cuidado de assegurar que o mtodo utilizado na fabricao dos prottipos seja o mais semelhante possvel do mtodo a ser utilizado na fabricao em escala industrial. Prottipos de peas a serem produzidas por injeo devem ser fabricados por injeo. Caso no exista um molde disponvel, ocasionalmente necessrio recorrer a prottipos usinados. No entanto, este procedimento no est sempre isento de problemas, pelas seguintes razes: impossvel estudar o efeito das

As propriedades dos plsticos no so constantes imutveis


Os perfis das propriedades dos plsticos podem ser influenciados pelo ambiente de aplicao, pelo processo de produo, pela geometria da pea e pelas condies de funcionamento (Figura 1). As propriedades dos plsticos so determinadas atravs de testes realizados em condies laboratoriais. Os corpos de prova so fabricados em moldes altamente polidos, com parmetros otimizados, e testados em condies padronizadas, sob tenses precisamente definidas. Na prtica, entretanto, as peas plsticas nunca so fabricadas
Efeito da temperatura T1

Efeito do tempo v1

T1<T2<T3

v1>v2>v3

Tenso

Tenso

T2 T3

v2 v3

Deformao

Deformao

Efeito do tempo e temperatura na deformao

Fig. 1 23

A. Geral 1. Funo da pea 2. Possibilidades de modificao e integrao (melhora da funcionalidade) B. Condies de funcionamento 1. Solicitaes mecnicas: tipo, durao, nvel - esttica, dinmica - de curta durao, de longa durao, intermitentes - valores mximo e mnimo 2. Temperatura de operao - valores mximo e mnimo - durao da exposio 3. Ambiente de aplicao - ar - gua - umidade - produtos qumicos - radiao UV - ... C. Exigncias de projeto 1. Tolerncias 2. Deformao mxima permissvel da pea acabada 3. Montagem - desmontagem (tcnicas de montagem) 4. Especificaes e aprovaes - normas oficiais - diretrizes internas da empresa 5. Qualidade superficial - marcas permissveis D. Condies de teste Devem ser descritos detalhadamente todos os mtodos de teste que podem ser utilizados para se avaliar o desempenho e a qualidade da pea. E. Eficincia, em termos de custo 1. Custos da pea ou sistema de montagem antigos 2. Volumes de produo F . Outros 1. Normas ambientais 2. Fatores de segurana 3. Todas as informaes adicionais que permitam uma compreenso completa das funes e das condies de funcionamento da pea, das solicitaes mecnicas e ambientais e das possveis condies adversas que a pea tenha que suportar.

linhas de emenda, que podem existir na pea moldada os sulcos produzidos pala usinagem podem ocasionalmente reduzir consideravelmente a resistncia, em comparao a uma pea injetada a resistncia e a rigidez das barras e placas extrudadas podem ser maiores que uma pea injetada, em virtude da cristalizao mais elevada impossvel avaliar o efeito da orientao das fibras O prottipo usinado de uma mola destinada a um interruptor de luz, fabricado a partir de material extrudado, suportou 180.000 ciclos de acionamento sem apresentar fadiga do material. Essa mesma pea, depois de moldada por injeo, apresentou uma fratura decorrente da fadiga aps 80.000 ciclos do acionamento. A razo dessa falha foi a estrutura cristalina diferente da pea moldada por injeo (Figura 3).

Moldes prottipos
Para se produzir os prottipos, pode-se utilizar moldes para moldagem por casting existentes ou moldes fabricados com materiais de baixo custo facilmente usinveis, como o alumnio ou o lato. Deve-se, entretanto, ter mente que os parmetros mais importantes da moldagem por injeo, como a temperatura e a presso, no podem ser reproduzidos com estes moldes. Alm disso, suas caractersticas de resfriamento diferentes levam a um comportamento diferente, no que se refere contrao e ao empenamento. Recomenda-se utilizar moldes de produo

Lista de verificao de projeto

Fig. 2

24

10

Verificao

(continuao)
As sries muito longas de testes, para se avaliar o comportamento a longo prazo sob efeito de solicitaes mecnicas ou trmicas, so, s vezes, impraticveis ou no se justificam economicamente. Por outro lado, as previses relativas ao comportamento a longo prazo, baseadas em testes acelerados sob condies mais adversas, nem sempre so claras e devem ser encaradas com extrema cautela. O comportamento de um plstico submetido a uma solicitao, em um teste a longo prazo, pode ser completamente diferente daquele verificado a partir de um teste acelerado de curta durao.

Mola de interruptor de luz feita de POM

Mola
usinada de material extrudado

Mola
injetada

Inovando com os plsticos


Os diversos tipos de aplicaes , em todos os setores industriais, indicam que o futuro pertence aos plsticos. Se as propriedades dos polmeros forem inteligentemente exploradas, podem ser produzidos componentes multifuncionais econmica e funcionalmente superiores a projetos anteriores. Os projetos atuais exigem geometrias e materiais cada vez mais complexos. Os plsticos podem e realmente solucionam muitos tipos diferentes de problemas. , no entanto, importante estabelecer muito cuidadosamente a correspondncia entre o plstico e a respectiva aplicao. Os fabricantes de matrias-primas (resinas) dispem de uma extensa experincia quanto a isso. Essa experincia deve ser plenamente utilizada, para se converter em realidade as novas idias de projetos em plstico.

Fig. 3

preliminar, fabricados em ao temperado. Esses moldes podem ter uma nica cavidade ou, alternativamente, utilizar-se uma s cavidade de um molde de cavidades mltiplas.

Teste dos projetos em plstico

Atravs das modernas tcnicas de simulao computadorizada, como as anlises de fluxo e de resistncia, os pontos potencialmente insatisfatrios do projeto ou do processo podem, algumas vezes ser identificados nos estgios iniciais. Porm, impossvel garantir 100% a qualidade do produto final e seu comportamento, em condies operacionais reais. As inforEvite acmulos de material Procure manter a espessura das paredes uniforme maes mais confiveis so sempre Projete as paredes o mais finas possvel e apenas to espessas obtidas testando-se os prottipos em quanto necessrio condies operacionais reais. Este tipo Use nervuras, em substituio a maiores espessuras de paredes Projete raios de transio de teste nunca deve ser omitido, com Evite reas planas peas de engenharia que devam atender Projete conicidade para desmoldagem Evite rebaixos a requisitos elevados de qualidade e No projete com uma preciso acima da necessria funcionamento. Projete peas multifuncionais Se for difcil realizar os testes em Utilize tcnicas de montagem econmicas Localize os pontos de injeo na parede mais espessa condies reais de funcionamento, Quando da substituio de metais, podem ser tambm utilizados testes funum novo projeto sempre necessrio cionais em condies simuladas. O valor destes testes depende, no entanto, Regras para projetista da exatido com que as condies reais de peas em plstico podem ser simuladas.

Fig. 4

25

Notas:

26

Notas:

27

Para mais informaes sobre os Polmeros de Engenharia:


DuPont do Brasil S.A. Alameda Itapecuru, 506 - Alphaville 06454-080 Barueri - So Paulo TeleSolutions: 0800 17 17 15

Suporte Tcnico e Qualidade Tel: +55 (11) 4166-8787 E-mail: ep-suporte@bra.dupont.com Servio ao Cliente Tel: +55 (11) 4166-8530 / 8531 / 8647 Fax: +55 (11) 4166-8513
Web Site: plasticos.dupont.com.br

Os dados aqui listados se encontram dentro da faixa normal de propriedades, porm no devem ser utilizados individualmente para estabelecer limites de especificaes nem como base para projeto. A DuPont no assume nenhuma obrigao ou responsabilidade por quaisquer recomendaes apresentadas ou resultados obtidos a partir destas informaes. Estas recomendaes so apresentadas e aceitas por conta e risco do comprador. A divulgao destas informaes no constitui uma autorizao de operao ou para infrao de nenhuma patente da DuPont ou de outras empresas. A DuPont garante que o uso ou venda de qualquer material aqui apresentado e comercializado pela DuPont no infringe nenhuma patente que cubra o prprio material, porm no garante contra violaes causadas por sua utilizao conjunta com outros materiais ou na operao de qualquer processo. ATENO: No utilize este material em aplicaes mdicas que envolvam implantes permanentes no corpo humano. Para outras aplicaes mdicas, consulte o manual Declarao de Cuidados Mdicos da DuPont, H5010

L12152 (10.99)

Impresso no Brasil Marca Registrada da DuPont

You might also like