You are on page 1of 7

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

Introduo Scio-antropologia

O Homem o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experincia adquirida pelas numerosas geraes que o antecederam. A manipulao adequada e criativa desse patrimnio cultural permite as inovaes e invenes. Roque Laraia de Barros. Os indivduos, em todo o mundo, vivem em grupo. E as consequncias da vida em grupo so o objeto de estudo da Sociologia. Caroline B. Rose.

Figura 01

Estudar o homem um dos grandes desafios da atualidade. A Scio-antropologia, cincia que se funde entre duas reas do conhecimento (Antropologia e Sociologia) uma das cincias que preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. Apesar de serem cincias independentes, ambas se complementam e se completam. Para sua compreenso vamos partir do princpio de entend-las separadamente, para ento observar suas afinidades.

1
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

No que diz respeito Sociologia


Se formos observar as mais variadas espcies de animais notamos diversas formas de regulamentos que ordenam a vida em grupo. Observe como as abelhas e formigas se organizam, agrupam, convivem, acasalam, sobrevivem. Desta forma, o homem, em diversos momentos histricos tambm se organiza determinado, assim, como os animais irracionais, em funo de suas caractersticas e do lugar que ocupam e vivem. A sociologia tem como objetivo estudar este homem que vive em grupo e suas mais variadas formas de adaptao ao meio. Entretanto, ela foi concebida de maneira diferente em diversos pases, pois, possua em alguns destes pases uma posio contraditria ao governo vigente sendo considerada uma disciplina que poderia colocar em risco o papel representado por algumas pessoas. Mas nem por isto, a sociologia deixou de estar presente nas discusses acadmicas, visto que est diretamente ligada inquietude humana e se transformou numa das mais importantes disciplinas de questionamento e entendimento do homem atual. Vivemos hoje, um mundo inquietante e repleto de promessas para o futuro: conflitos, tenses e divises sociais; destruio do meio ambiente, lutas de poder, individualismos exagerados, etc. No obstante, temos possibilidade de controlar melhor nossos destinos e dar novo rumo a nossas vidas, coisa que era ou no imaginvel s geraes anteriores (GIDDENS, 2010: 2). At que o homem chegasse ao estgio atual, o que vivenciamos na atualidade, o homem desenvolveu um processo histrico de convivncia, reproduo, acasalamento e defesa, assim como os animais, porm, de maneira mais organizada. Apresentam, assim, aes e reaes espontneas, como respirar, alimentar, mas tambm, por dificuldades encontradas, muitas vezes impostas, o homem desenvolveu algumas habilidades que dependem de seu aprendizado. Por exemplo, o fato de estar cursando um curso superior, como forma de realizao profissional, obter respostas a indagaes que lhes atormentam, bem como obter sucesso no futuro. Tal atitude difere o homem, que usa do seu raciocnio lgico, dos demais animais irracionais.

2
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

Figura 02

Comparado aos outros animais, o homem no vive apenas em uma realidade mais ampla, vive, pode-se dizer, em uma nova dimenso da realidade... O homem vive em um universo simblico, (CASSIRER, 1997: 48) que so algumas vezes externados pelas representaes institudas. Esta mudana humana modifica de forma galopante e s vezes no conseguimos acompanhar a evoluo dos tempos. Afirmamos que a sociologia uma cincia Para pensar Este homem atual age em determinados momentos como se fosse um ser animalesco? Em quais sentidos? Como? Em que situaes?

fundamental para o entendimento da evoluo dos tempos e os mecanismos de adaptao utilizada pelos indivduos.

No que diz respeito Antropologia


A Antropologia h poucas dcadas conquistou seu lugar de destaque entre as cincias. O incio (sculo XIX) recebeu o apelido de a cincia das sombras, pelo fato de estudar praticamente tudo que no interessava s outras cincias humanas. Era dedicado a quem tinha dinheiro e tempo, um passatempo de amadores abastados.

3
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

Ainda hoje continua associando erroneamente a uma disciplina com macacos, esqueletos, ndios, cacos, povos primitivos, folclore e coisas exticas.

Mas se no isto, o que ento antropologia? O que o antroplogo faz e estuda? Para que serve a antropologia? Podem parecer bobas as perguntas, mas no so. Quando afirmamos que antropologia a cincia do homem estamos indo muito alm, visto que existem vrias cincias que estudam o homem, como a biologia, psicologia, sociologia. Bem verdade que os diversos campos de estudo que abarcam a antropologia vasto e diversificado na maneira de faz-lo. Assim, existem antroplogos de diversos pases e
Figura 03

pocas que possuem temas e interesses diferentes uns dos outros.

Parece complicado, mas no ! Na busca da compreenso humana em sua totalidade, Marina de Andrade Marconi e Zlia Maria Neves Presoto, (2001: 23) confere a disciplina um trplice aspecto:

Cincia Social: prope conhecer o homem enquanto elemento integrante de


grupos organizados.

Cincia Humana: volta-se especificadamente para o homem como um todo:


sua histria, suas crenas, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.

Cincia Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomtico do homem sua evoluo.

Vemos, portanto, que a antropologia muito mais ampla do que simplesmente o estudo do homem, mas se preocupa com o homem em todas as atividades geradas a partir de sua existncia e vivncia humana, em seu todo (seja no mbito cultural, econmico, social, poltico, religioso, etc) e em diversos momentos histricos.

4
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

Relacionam-se, assim, como as chamadas cincias chamadas biolgicas e culturais; as primeiras visando o ser fsico e as segundas o ser cultural (MARCONI; PRESOTO, 2001)

Figura 04

Ocasionada por sua diversidade e campos de interese, a antropologia no sobrevive sozinha, precisa da colaborao de outras reas do saber, mas possui uma unidade, vez que seu foco de interesse o homem e a cultura. Neste sentido dialoga intensamente com a Sociologia, por lhe dar suporte para a compreenso deste homem social. Parece claro a todos que o objeto de estudo da antropologia , de fato, o homem e suas obras. Tais objetos englobam, desde as formas fsicas primitivas, bem como as atuais e todas das formas de manifestaes culturais. A compreenso destes princpios, constituem tarefa do antroplogo. Vejam bem, para a minha formao profissional, em diversos campos de atuao, necessito compreender a evoluo humana acima descrita para uma atuao crtica, tica, poltica, social e econmica da sociedade que me cerca. Tal fator me proporcionar entender o papel assumido enquanto ser indivdual e social do mundo que me cerca, sentindo agente e transformador do meio no qual vivo.

5
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

Hoje se observa que a antropologia cresceu: trabalhos publicados, mais especializaes, mais teorias, mais tcnicas de pesquisa. Mesmo com todos os problemas das cincias atuais, a antropologia deixou dse ser criana e virou um adolescente. Existe uma relao com a construo deste conhecimento e a todo momento a antropologia bebe nas guas profundas da interpretao histrica metodologicamente. De acordo do Claude LviStrauss:

A histria no est ligada ao homem, nem a qualquer objeto em particular. Consiste inteiramente no seu mtodo; a experincia comprova que ele indispensvel para inventariar a integralidade dos elementos de uma estrutura qualquer, humana ou no humana. Longe, portanto, de a pesquisa da inteligibilidade resultar na histria como o seu ponto de chegada, a histria que serve de ponto de partida para toda a busca de

inteligibilidade. Assim como se diz de certas carreiras, a histria leva a


tudo, mas contanto que se saia dela.
Claude Lvi-Strauss. O Pensamento Selvagem. So Paulo: Nacional, 1976

Aps esta breve introduo sobre a Scio-antropologia, o que acham de fazermos fazer uma pesquisa sobre um dos maiores antroplogos da humanidade? CLAUDE LVI STRAUSS. Seria uma forma de crescimento intelectual e profissional. Leia, depois v at o portal do ambiente EAD e troque ideias a seu respeito. Ser um prazer receb-los por l.

6
ead.faminas.edu.br

UNIDADE DE ENSINO: Scio-antropologia

REFERNCIAS
Material elaborado por Dr. Vitoria F. Schettini Andrade. Figura 01 disponvel em:

<http://cdn1.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2010/01/sub_sociologia.jpg >
Acesso em agosto de 2012. Figura 02 disponvel em:

<http://luisbessa.files.wordpress.com/2008/11/gemeos.jpg >
Acesso em agosto de 2012.

Figura 03 disponvel em:

<http://4.bp.blogspot.com/_oKPSy__e2Bs/SjMb1i1wh0I/AAAAAAAAAOo/9cBLVMq1cRw/s40 0/Pinturas+Rupestres.jpg >


Acesso em agosto de 2012.

Figura 04 disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Antropologia/Acervo_de_imagens >
Acesso em agosto de 2012. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. LVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. So Paulo: Nacional, 1976.

MARCONI, M. de A.; PRESOTO, Zlia Maria Neves. Antropologia: uma introduo. So Paulo: Atlas, 2007. MOONEN, F. Antropologia aplicada. So Paulo: tica, 1988.

7
ead.faminas.edu.br

You might also like