You are on page 1of 28

Parte 9: Setup

Parte 1: Introduo Dizemos que o Bios a primeira camada de software do sistema, quando o micro ligado, o Bios a primeira coisa a ser carregada. funo do Bios configurar !"rios recursos da placa me, principalmente os endereos de I#$ e D% usados pelos perifricos instalados, e em seguida dar a partida no micro, carregando o sistema operacional e passando para ele o controle do sistema. & 'etup por sua !ez um pequeno programa que permite configurar o Bios. funo da (ateria da placa me )ustamente manter as configura*es do 'etup quando o micro desligado. Para acessar o 'etup (asta pressionar a tecla D+, durante ca contagem de mem-ria. +m algumas placas me preciso pressionar a tecla .1, ou alguma outra com(inao de teclas. +m caso de d/!ida consulte o manual. 'e !oc0, por e1emplo, desa(ilitar a porta do mouse dentro do 'etup, ele no ir" funcionar dentro do 2indows. porta ser" recon3ecida, mas !ai aparecer com uma e1clamao no gerenciador de dispositi!os, indicando que no est" funcionando, e assim por diante. Por a4 da pra ter uma idia de como configura*es erradas no 'etup podem causar dor de ca(ea. algum tempo atr"s eu !i um e1emplo pr"tico disso num Pentium 155 que esta!a e1tremamente lento. +ntrando no 'etup foi f"cil desco(rir o pro(lema. algum 3a!ia desa(ilitado o cac3e ,6 da placa me, uma !erdadeira sa(otagem :78 9um outro caso semel3ante 3a!iam setado a porta ID+ do disco r4gido como Pio %ode :, este o modo de operao mais lento, transmitindo apenas ;.; %B<s, sa(otando completamente o desempen3o do disco r4gido e consequentemente o desempen3o glo(al. =onfigurando corretamente a opo, como >D% ;; ?o m"1imo permitido pela placa8 o desempen3o !oltou ao normal. $uando !oc0 instalar um modem que entra em conflito com o mouse, ou com a segunda porta serial, e !oc0 no sou(er o esquema de )umpers para alterar o endereo do modem, !oc0 tam(m !ai poder resol!er o pro(lema facilmente, simplesmente entrando no 'etup e mudando o endereo da porta serial que esti!er em conflito com ele. +ste curso destina7se a l3e apresentar as principais op*es que podem ser configuradas atra!s do 'etup, l3e dando em(asamento tcnico para resol!e este tipo de pro(lema. s op*es do 'etup !ariam muito de placa para placa, por isso pro!"!el que muitas das op*es que cito aqui no este)am na sua placa me, ou mesmo que apaream algumas op*es que no este)am aqui. De qualquer forma, este curso dar" uma (oa (ase para configurar qualquer tipo de placa me. 9a d/!ida consulte o manual da placa, quase sempre ele traz descri*es das op*es, assim como algumas sugest*es de configurao. Dei1arei de lado propositadamente, muitas op*es que apesar de continuarem presentes no 'etup de muitas placas, )" tornaram7se o(soletas, no interferindo no comportamento dos micros atuais. Parte 2: Sesses do Setup

(ai1o esto dois screens3oots de telas principais de dois programas de 'etup, um com interface te1to, o mais comum atualmente e outro com a interface gr"fica da %I.

@e)a que apesar da diferena esttica, am(os so di!ididos nas mesmas sess*es ("sicas. =ada seo armazena as op*es relacionadas com um tema em especial, confira:

Standard CMOS Setup (Standard Setup) =onfigurao do dri!e de disquetes, data e 3ora e do disco r4gido.

BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup) parece (em a(ai1o da primeira opo. +ste menu armazena op*es como a seqA0ncia de (oot, se o micro inicializar" pelo BD ou pelo dri!e de disquetes, por e1emplo, e tam(m a opo de desa(ilitar os cac3es ,1 e ,6 do processador. lgumas op*es podem aparecer com nomes diferentes, dependendo da marca e do modelo do BI&'. opo C=P> Internal =ac3eC, por e1emplo, aparece em alguns BI&' como C=P> ,e!el 1 =ac3eC ou C,1 =ac3eC. +m casos como este, usarei o nome mais comum da opo, colocando os demais entre par0nteses.

Chipset Features Setup (Advanced Chipset Setup) +sta seo armazena op*es relacionadas com o desempen3o da mem-ria # % e da mem-ria cac3e. +m placas me antigas, onde o cac3e ,6 ainda fazia parte da placa me, esta seo trazia uma opo que permitia selecionar a !elocidade de funcionamento do cac3e da placa me. 9as placas atuais, onde a freqA0ncia de operao do cac3e ,6 diz respeito apenas ao processador, as op*es mais importantes localizadas nessa seo dizem respeito D mem-ria # %.

PCI / P u! and P a" Setup

9esta seo, !oc0 pode configurar manualmente os endereos de I#$ e D% ocupados pelos perifricos. %as, se todas as placas me atuais so plug and plaE, por que ainda e1iste este tipo de opoF & pro(lema surge se !oc0 for instalar uma placa de som, rede, modem, ou qualquer placa antiga, que no se)a plug and plaE. +stas placas antigas, tam(m c3amadas de perifricos de legado, no aceitam que o Bios determine quais endereos de!em ocupar, elas simplesmente in!adem o endereo para o qual este)am configuradas. G" que no se pode !ender o inimigo, o )eito fazer um acordo com ele. 9este caso !oc0 de!e entrar nesta seo do 'etup e reser!ar os endereos de =&% e I#$ ocupados pela placa antiga. 'e por e1emplo cair nas suas mos uma placa de som antiga, que use o I#$ H e o D% 1, selecione para os dois endereos a opo C,egacE<I' C, isto orientar" a placa me a dei1ar estes endereos !agos para serem usados pela placa de som. 9aturalmente !oc0 s- precisar" se preocupar com esta seo ao me1er com equipamentos antigos, ao montar um micro no!o !oc0 nem precisar" lem(rar que ela e1iste, (astar" manter os !alores defaut para as op*es. lm da configurao manual dos endereos, esta seo contm op*es que permitem resol!er muitos conflitos de 3ardware que podem !ir a surgir.

Po#er Mana!e$ent Setup qui esto reunidas todas as op*es relacionadas com os modos de economia de energia. +stas op*es, de desligamento do monitor, disco r4gido, modo stand(E, etc. podem ser configurados dentro do 2indows, por isto no e1iste necessidade de configura7las aqui no 'etup. =aso a sua placa me ten3a sensores de temperatura do processador, de rotao do cooler, ou das !oltagem de sa4da da fonte de alimentao, todos os dados aparecero dentro dessa seo, do lado direito da tela.

Inte!rated Periphera s (Features Setup) +sta uma das sess*es mais /teis atualmente. qui !oc0 pode desa(ilitar qualquer um dos dispositi!os da placa me, incluindo as portas ID+, a porta do dri!e de disquetes, porta de impressora, portas seriais etc., alm de configurar algumas outras op*es e os endereos de I#$ ocupados por estes dispositi!os.

I%& '%% Auto %etection (%etect I%& Master/S ave( Auto I%&) o instalar um disco r4gido no!o, no se esquea de usar esta opo para que o Bios o detecte automaticamente. Parte ): Standard CMOS Setup (Standard Setup) +sta a parte mais ("sica do 'etup. 'o configurados aqui (asicamente o tipo de dri!e de disquetes usado, BD e a opo Balt &n, que interrompe a inicializao do micro caso se)a detectado algum dos pro(lemas especificados.

'ard %is*s +ste item do 'etup mostra os discos r4gidos que esto instalados no computador. Para detectar os discos instalados, (asta usar a opo de ID+ BDD uto7Detection que se encontra na tela principal do 'etup. Ieralmente, este item no aparece e1atamente com o nome CBard DisJsC. 9os BI&' ward com interface modo te1to por e1emplo, aparece na forma de uma ta(ela que mostra os parKmetros de cada disco instalado. 9os BI&' %I com interface gr"fica, geralmente temos este item su(di!idido em PrimarE %aster, PrimarE 'la!e, 'econdarE %aster e 'econdarE 'la!e, cada um e1i(indo as informa*es de um disco em particular. pesar de no ser recomend"!el, !oc0 pode configurar seu disco manualmente. 9este caso, !oc0 de!er" fornecer o n/mero de ca(eas de leitura ?Bead8, cilindros ?=Eln8, setores do disco ?'ect8, alm do cilindro de pr7compensao de gra!ao ?2Pcom8 e a Lona de estacionamento das ca(eas de leitura ?,Lone8. @oc0 pode fazer as modifica*es atra!s da opo Detect ID+ BDD encontrada na tela principal do 'etup. +1istem tam(m tipos pr7definidos de discos, que geralmente !o do 1 ao M5. ntigamente, e1istiam poucos tipos de discos r4gidos, (astando configurar aqui o modelo correspondente. 9aquela poca ainda no e1istia a opo de ID+ BDD uto7 Detection, mesmo por que nem e1istiam discos ID+ :78. 9os manuais desses discos mais antigos, e1istiam instru*es como CDefinir este disco como tipo 61 no 'etupC. +stas op*es so 3erdadas de BI&' mais antigos, com o o()eti!o de manter compati(ilidade com esses discos o(soletos, no sendo utiliz"!eis em nen3um disco atual.

F opp" %rive A +sta a man)ada opo de configurao do dri!e de disquetes. =aso o micro no ten3a um, no se esquea de configura7la como disa(led.

'a t On qui podemos indicar qual procedimento o BI&' de!er" tomar, caso se)am detectados erros de 3ardware durante o P&'N. o ser encontrado algum conflito de endereos ?do modem com o mouse por e1emplo8, o sistema poder" parar a inicializao e e1i(ir na tela uma mensagem com o endereo em conflito, para que possamos tentar resol!07lo, ou mesmo ignorar o erro e tentar inicializar o sistema, ignorando os pro(lemas. s op*es aqui so: All Errors: inicializao ser" interrompida caso e1ista qualquer erro gra!e na m"quina: teclado no presente, configurao errada do tipo de dri!e de disquetes instalado ou mesmo um conflito entre dois dispositi!os.

No Errors: & BI&' ignorar" qualquer erro e tentar" inicializar o computador apesar de qualquer configurao errada ou conflito que possa e1istir. All, but Keyboard: inicializao ser" interrompida por qualquer erro, menos erros relacionados com o teclado. %esmo que o teclado no se)a encontrado, o sistema inicializar" normalmente. All, but disk: pesar de inicializao poder ser interrompida por qualquer outro erro, sero ignorados erros relacionados com o dri!e de disquetes. All, but disk/Key: 'ero ignorados erros relacionados tanto com o dri!e de disquetes, quanto com o teclado. Parte +: BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup) ,irus -arnin! (Anti.,irus) +sta uma proteo rudimentar contra !4rus oferecida pelo BI&'. & BI&' no tem condi*es de !ascul3ar o disco procurando por arqui!os infectados, como fazem os anti!4rus modernos, mas ati!ando esta opo ele ir" monitorar gra!a*es no setor de (oot do BD, tam(m c3amado de tril3a %B#, onde a maioria dos !4rus se instala. =aso se)a detectada alguma tentati!a de gra!ao no setor de (oot, o BI&' ir" interceder, interrompendo a gra!ao e e1i(indo na tela uma mensagem de alerta, perguntando se de!e autorizar ou no a gra!ao. & pro(lema em ati!ar esta opo, que sempre que formos alterar o setor de (oot, editando as parti*es do disco, formatando o BD, ou mesmo instalando um no!o sistema operacional, o BI&' no sa(er" tratar7se de um acesso leg4timo ao setor de (oot, e e1i(ir" a mensagem, o que pode tornar7se irritante. Bo)e em dia, considerando que quase todo mundo )" mantm um anti!4rus instalado, esta opo aca(a ser!indo mais para confundir usu"rios iniciantes ao se reinstalar o 2indows, o mel3or desa(ilita7la, principalmente em micros de clientes.

CP/ Interna cache (CP/ 0eve 1 cache( 01 cache) +sta opo permite 3a(ilitar ou desa(ilitar o cac3e interno do processador, ou cac3e ,1. =laro que o recomend"!el manter esta opo ati!ada, a menos que !oc0 queira propositadamente diminuir o desempen3o da m"quina, rodar algum programa de diagn-stico que recomende desa(ilitar a opo, ou suspeite de algum tipo de defeito.

CP/ &2terna cache (CP/ 0eve 2 cache( 02 cache) qui temos a opo de desati!ar o cac3e ,6, encontrado na placa me ou integrado ao processador. =laro que normalmente ele de!e ficar ati!ado, pois a falta do cac3e ,6 causa uma perda de performance de M:O a P:O, dependendo do processador. 'imilarmente ao cac3e ,1, alguns programas que testam o 3ardware pedem que ele se)a desa(ilitado durante a c3ecagem.

lgumas !ezes, o cac3e ,6 da placa me danificado, fazendo com que o micro passe a apresentar tra!amentos. 9este caso, uma opo desati!"7lo para solucionar o pro(lema, sacrificando a performance. .al3as no cac3e ,6 so razoa!elmente comuns em placas me )" com (astante uso, no sendo raros tam(m os casos onde so danificados com eletricidade est"tica por algum me1endo sem cuidado no 3ardware do computador. 9o caso dos processadores atuais, onde o cac3e integrado no pr-prio n/cleo do processador, os defeitos so muito mais raros, mas ainda podem ocorrer.

CP/ 02 Cache &CC Chec*in! Nodos os processadores Intel apartir do Pentium II ;H:, assim como os processadores t3lon e Duron suportam este recurso, que permitem corrigir erros nos dados armazenados no cac3e ,6. %anter esta opo ati!ada, num processador compat4!el, aumenta su(stancialmente a confia(ilidade do micro.

Processor 3u$4er Feature & n/mero de identificao um pol0mico recurso encontrado no Pentium III e nos =elerons mais recentes, que consiste em incluir um n/mero de identificao no processador. & o()eti!o seria possi(ilitar uma maior segurana nas transa*es online, mas o recurso causou tanta confuso que nunca c3egou a ser usado para este prop-sito. +sta opo permite desa(ilitar o n/mero, o que recomend"!el para quem se preocupa com sua pri!acidade online.

5uic* Po#er On Se 6 7est (5uic* Boot) ti!ando esta opo o (oot do micro ser" realizado mais rapidamente, mas alguns erros no sero detectados.

Boot Se8uence Durante o processo de (oot, o BI&' c3eca todos os dri!es dispon4!eis no sistema, tanto BDs quanto disquetes e at mesmo =D7#&%s. p-s sondar para desco(rir quais esto dispon4!eis, o BI&' procura o sistema operacional, passando para ele o controle do sistema. +sta opo permite escol3er a seqA0ncia na qual os dri!es sero c3ecados durante o (oot: A, C: +sta a opo mais comum. & BI&' ir" c3ecar primeiro o dri!e de disquete D procura de algum sistema operacional e, caso no encontre nada, procurar" no disco r4gido. =aso !oc0 escol3a esta opo, )amais poder" dei1ar um disquete no dri!e quando for inicializar o sistema, pois, caso contr"rio, o BI&' tentar" sempre dar o (oot atra!s dele. C, A: & disco r4gido ser" c3ecado primeiro, e em seguida o dri!e de disquete. 'elecionando esta opo, o (oot demorar" algumas fra*es de segundo a menos e !oc0 poder" esquecer disquetes dentro do dri!e, )" que o (oot ser" sempre dado atra!s do disco r4gido.

C only: 'er" c3ecado somente o disco r4gido. $uando for necess"rio dar um (oot !ia disquete, ser" preciso entrar no!amente no 'etup e mudar a opo para , =. BI&' mais recentes tam(m suportam (oot atra!s de um =D7#&%, o qual de!er" estar o(rigatoriamente ligado numa controladora ID+, pois o BI&' no tem condi*es de detectar um =D7#&% antigo, ligado em uma placa de som. 9este caso, alm das op*es de seqA0ncia de (oot anteriores, apareceriam op*es como C , =, =D7#&%C ou C=D7#&%, =, C.

1st Boot( 2nd Boot( )rd Boot e +th Boot +sta opo equi!ale D anterior, mas encontrada em BI&' %I. Basta configurar a ordem da maneira mais con!eniente, escol3endo entre dri!e de disquetes, BD e =D7 #&%.

7r" other Boot %evices o ser ati!ada esta opo, caso no se)a capaz de encontrar algum sistema operacional nos dri!es de disquetes ou discos r4gidos ID+ instalados, o BI&' ir" procurar tam(m em outros dispositi!os, como discos '='I, dri!es ,' de 16: %B, Lip dri!es padro ID+ ou discos remo!4!eis que este)am instalados. & suporte a estes dispositi!os, depende do n4!el de atualizao do BI&'.

Boot /P 3u$ 0oc* Status tecla 9um ,ocJ do teclado tem a funo de alternar as fun*es das teclas teclado numrico, entre as fun*es de Bome, Page Down, Page >p, +nd, etc., e os n/meros de : a Q e operadores matem"ticos. +sta opo ser!e apenas para determinar se a tecla 9um ,ocJ permanecer" ati!ada ?on8 ou desati!ada ?off8 quando o micro for inicializado.

Boot /P S"ste$ Speed (CP/ Speed at Boot) +sta uma opo o(soleta, que se destina a manter compati(ilidade com algumas placas de som e rede I' , muito antigas. & mel3or escol3er a opo CBig3C para que o Boot se)a mais r"pido.

I%& '%% B oc* Mode +sta opo muito importante. & BlocJ %ode permite que os dados do BD se)am acessados em (locos, ao in!s de ser acessado um setor por !ez. Isto mel3ora muito o desempen3o do BD, sendo que somente discos muito antigos no aceitam este recurso. R altamente recomend"!el manter esta opo ati!ada, caso contr"rio, o desempen3o do BD poder" cair em at 6:O. +m alguns BI&' esta opo est" na seo CIntegrated

Perip3eralsC, mas todos os BI&' razoa!elmente modernos possuem suporte ao BlocJ %ode. =aso esta opo no e1ista no 'etup da sua placa me, pro!a!elmente estar" ati!ada por defaut. +m alguns casos, !oc0 poder" configurar esta opo com !"rios !alores diferentes, sendo recomendado o !alor CoptimalC ou CBDD %a1C. >ma pequena ad!ert0ncia, que segundo a %icrosoft, o 2indows 9N ;.1 e 9N M possuem um (ug, que pode apresentar corrupo de dados em alguns casos, estando esta opo 3a(ilitada. 9o caso do 2indows 9N M o pro(lema foi corrigido apartir do 'er!ice PacJ 6. +ste pro(lema e1iste apenas no 2indows 9N, no em outras !ers*es do 2indows.

)2.4it %is* Access %antendo esta opo ati!ada, as transfer0ncias de dados do BD para o processador ou mem-ria sero feitas utilizando pala!ras de ;6 (its. Desa(ilitando a opo as transfer0ncias sero feitas a 15 (its. =omo o (arramento P=I opera a ;6 (its, manter esta opo ati!ada ir" mel3orar um pouco o desempen3o geral do sistema.

Securit" Option (Pass#ord Chec*) @oc0 de!e ter !isto, na tela principal do 'etup, uma opo para esta(elecer uma sen3a. qui podemos escol3er entre as op*es C'etupC e C lwaEsC ?que Ds !ezes aparece como C'EstemC8. +scol3endo a opo 'etup, a sen3a ser" solicitada somente para alterar as configura*es do 'etup. +scol3endo a opo lwaEs, a sen3a ser" solicitada toda a !ez que o micro for ligado. sen3a do 'etup um recurso /til, pois nos permite restringir o uso do micro ou simplesmente (arrar os Cfuadores de 'etupC.

PS/2 Mouse Function Contro Nodas as placas atuais trazem ao lado do conector do teclado, uma porta P'<6, que pode ser usada para a cone1o de um mouse. =aso !oc0 este)a usando um mouse serial, pode desa(ilitar a porta P'<6 atra!s desta opo, li(erando o I#$ 16 usado por ela, que ficar" li!re para a instalao de outros dispositi!os.

/SB Function =aso !oc0 no este)a utilizando as portas >'B da placa me, pode desati!a7las atra!s desta opo. Isto dei1ar" li!re o I#$ S, utilizado por elas. $uanto mais I#$s li!res !oc0 ti!er no sistema, menor ser" a possi(ilidade de surgirem conflitos de 3ardware.

'%% Se8uence SCSI / I%& First %uitas !ezes, temos instalados BDs ID+ e '='I no mesmo micro. Nipicamente nestes casos, o BI&' dar" o (oot sempre usando o BD ID+, fazendo7o tra!s do BD '='I

apenas se no 3ou!er outro BD padro ID+ instalado. +sta opo, presente na maioria dos BI&' mais recentes, permite )ustamente in!erter esta ordem, tentando o (oot primeiramente atra!s do primeiro BD '='I instalado, fazendo7o atra!s do disco ID+ apenas se no 3ou!er nen3um disco '='I dispon4!el.

BIOS /pdate (F ash BIOS Protection) Nodos os BI&' de placas modernas, so armazenados em c3ips de mem-ria .las3, o que permite sua atualizao !ia software, a qual rece(e o nome de upgrade de BI&'. +ste recurso permite ao fa(ricante da placa me lanar upgrades para corrigir (ugs encontrados no BI&' de algum modelo de placa me, ou mesmo acrescentar no!os recursos ou aumentar a compati(ilidade do BI&'. %uitas !ezes, !oc0 precisar" atualizar o BI&' da sua placa me a fim de ati!ar o suporte a um processador recentemente lanado, por e1emplo. & pro(lema, que e1istem !4rus como o =3erno(il, capazes de alterar o BI&' com prop-sitos destruti!os. +stes !4rus so especialmente perigosos, pois alm de causar perda de arqui!os, so capazes de causar um dano f4sico ao equipamento, )" que danificando o BI&' a placa me inutilizada. Para (arrar a ao destes !4rus, a grande maioria das placas me permitem desa(ilitar o recurso de regra!ao do BI&'. +m algumas placas, isto feito alterando um certo )umper na placa me, e em outras, mais modernas, isto feito atra!s desta opo do 'etup. +sta opo permite escol3er entre ati!ado ?para permitir a regra!ao do BI&'8 e desati!ado ?para (arrar qualquer tentati!a de alterao8. Por medida de segurana, recomend"!el manter desa(ilitada esta opo, 3a(ilitando7a apenas quando !oc0 for fazer um upgrade de BI&'.

CP/ Interna Core Speed (Processor Speed ou CP/ speed) +m quase todas as placas me atuais a configurao da !elocidade do (arramento e do multiplicador feita atra!s do 'etup. +m placas me mais recentes, a identificao da !oltagem e da !elocidade do processador feita automaticamente, pois estes dados so fornecidos pelo pr-prio processador. +sta opo se relaciona com o multiplicador de clocJ do processador. pesar da !elocidade deste ser detectada automaticamente, muitos BI&' nos do a opo de aumentar ou diminuir este !alor caso o usu"rio dese)e. +sta opo s- tem alguma utilidade coso !oc0 este)a usando um processador %D T576 ou ento um t3lon ou Duron destra!ado. Nodos os processadores Intel atuais possuem o multiplicador tra!ado, ignorando o !alor configurado nesta opo.

CP/ &2terna Speed (Bus C oc*) +sta opo configura a freqA0ncia de operao da placa me. R encontrada na grande maioria das placas atuais, e )ustamente a opo que permite fazer o!erclocJ. =omece !erificando quais freqA0ncias a placa me permite. 'e !oc0 esti!er usando um Pentium III, que usa (us de 1:: %Bz, pro!"!el que ele funcione (em com (us de 116 %Bz, caso este)a usando um =eleron, que usa (us de 55 %Bz, poder" usar PH %Bz, ou at mesmo 1:: %3z em algumas !ers*es.

lgumas placas me s- oferecem as op*es de 55 e 1:: %Bz, neste caso no e1iste muito o que fazer.

7ur4o Fre8uenc" +ncontrada apenas em algumas placas, esta opo permite aumentar o clocJ da placa me em 6,HO ou ;O ?!aria de acordo com o modelo da placa8. =aso !oc0 ten3a configurado seu processador para operar a ;1 1:: por e1emplo, ati!ando esta opo ele passar" a operar a ;:P %Bz ?;1 1:6,H %Bz8. pesar de geralmente o sistema funcionar (em com esta opo 3a(ilitada, em alguns casos pode 3a!er alguma insta(ilidade. Poder4amos classificar esta opo como uma espcie de o!erclocJ le!e.

PCI c oc* +m algumas placas me que suportam !"rias freqA0ncias de (arramento, como as (it BU5 e BB5, que suportam freqA0ncias de at 1M; %Bz, comum podermos alterar a freqA0ncia de operao do (arramento P=I, entre 1<6 da freqA0ncia da placa me, 1<; da freqA0ncia, ou 1<M da freqA0ncia. >sando (us de 1;; %Bz, por e1emplo, o ideal seria configurar o P=I para operar a 1<M da freqA0ncia da placa me, mantendo os ;; %Bz padro. 1:: %Bz o ideal que o P=I funcione a 1<; do clocJ da placa me e a 55 %Bz o ideal 1<6. =onfigurar esta opo erradamente, fazendo com que o P=I opere acima dos ;; %Bz normais pode tornar o sistema inst"!el, entretanto no e1iste perigo de danificar nen3um perifrico.

A9P C0:/CP/ C0: Podemos agora configurar a freqA0ncia de operao do (arramento IP, em relao D freqA0ncia da placa me.. Ieralmente esto dispon4!eis as op*es 1<1 e 6<;. =omo a freqA0ncia padro do (arramento IP de 55 %Bz, usando (us de 55 %Bz a opo correta seria 1<1, sendo 6<; caso este)a sendo utilizado (us de 1:: %Bz. >tilizando (us de 1;; %Bz por sua !ez, a opo ideal 1<6, que no!amente resultaria nos 55 %Bz padro. =omo no caso anterior, o sistema pode tornar7se inst"!el caso o IP este)a operando acima dos 55 %Bz ideais. 'e ficar" inst"!el ou no !ai depender do modelo de placas de !4deo que ti!er instalado.

CP/ Po#er Supp " (Core ,o ta!e) +m algumas placas me, especialmente placas (it, poss4!el alterar a !oltagem do processador li!remente. pesar dos processadores Pentium II ou posteriores serem capazes de informar D placa me a !oltagem correta, pode ser necess"rio aumentar um pouco a !oltagem para conseguir sucesso em um o!erclocJ mais agressi!o.

&(!iamente, isto de!e ser feito com e1trema cautela, pois uma !oltagem muito alta pode danificar o processador depois de pouco tempo de funcionamento.

S"ste$ BIOS Shado#( ,ideo Bios Shado# ti!ando estas op*es, ser" feita uma c-pia do Bios principal e do Bios da placa de !4deo na mem-ria # %. 9a poca do D&', esta opo ser!ia para mel3orar um pouco o desempen3o do sistema, pois o acesso ao Bios mais r"pido apartir da mem-ria # % do que apartir do c3ip de onde ele fica originalmente armazenado. tualmente esta opo )" no tem mais efeito, pois tanto no 2indows QH<QS<9N<6:::, quanto no ,inu1, o acesso ao 3ardware feito atra!s de dri!ers de dispositi!os, e no atra!s das su(7rotinas do Bios. 9este caso, a ati!ao do Bios '3adow no causa nen3uma mel3oria na performance. Parte ;: Chipset Features Setup (Advanced CMOS Setup) 9esta seo poss4!el configurar op*es relacionadas com o desempen3o do sistema, como o acesso D mem-ria # % e cac3e, entre outras op*es importantes.

Auto Con6i!uration +sta opo nos oferece o recurso de configurar a maioria das op*es do =3ipset .eatures 'etup com !alores default. +stas op*es relacionadas (asicamente com o tempo de acesso das mem-rias e cac3e, sero ento preenc3idas com !alores default, !isando garantir um maior grau de confia(ilidade do sistema, porm, sempre comprometendo um pouco da performance.

Cache 7i$in! (Cache <ead C"c e) qui podemos configurar a !elocidade de operao do cac3e ,6. &s !alores desta opo aparecem geralmente na forma de seqA0ncias de M n/meros, como ;767676 ou 6717171. 9ote que esta opo refere7se D freqA0ncia de operao do cac3e da placa me, e por isso encontrada apenas em placas me soquete P. 'e !oc0 dese)a o m"1imo de confia(ilidade do seu sistema, ento !oc0 de!e configurar esta opo com !alores mdios, ou 3a(ilitar a auto configurao. +ntretanto, se dese)a o(ter maior desempen3o, ento pode tentar !alores mais agressi!os. >sando uma placa me de qualidade pelo menos razo"!el, mesmo os !alores mais (ai1os de!em funcionar sem pro(lemas, a menos que !oc0 este)a fazendo o!erclocJ.

S%<AM Con6i!uration +ncontrada em algumas placas mais recentes, esta opo permite especificar a !elocidade de operao das mem-rias 'D# % instaladas no P=. Podemos escol3er entre !"rios !alores, geralmente de 1H ns a at S ou P ns. =onfigurar esta opo com uma !elocidade inferior D !elocidade das mem-rias instaladas pro!a!elmente causar"

insta(ilidade, enquanto um !alor superior D !elocidade real diminuir" a !elocidade de acesso Ds mem-rias. +sta opo s- se aplica caso ten3amos mem-rias 'D# % instaladas no computador.

S%<AM CAS 0atenc" partir das mem-rias .P%, usamos o modo de acesso r"pido ao dados gra!ados nas mem-rias, que consiste em esta(elecer o !alor # ' ?lin3a8 uma !ez, e em seguida en!iar !"rios endereos = ' ?coluna8 em seqA0ncia. +sta opo permite configurar o inter!alo entre o en!io dos sinais = '. Ieralmente esto dispon4!eis as op*es C;C e C6C. pesar do !alor 6 resultar em um pequeno gan3o de performance, !oc0 de!e configurar esta opo de acordo com a especificao de seus m-dulos. 9a d/!ida, escol3a o !alor ;, pois apesar do pequeno gan3o de desempen3o, o uso de = ' 6 em mem-rias que no o suportam ir" causar insta(ilidade. Ieralmente, para conseguir que mem-rias P=71:: funcionem acima de 1:: %Bz, com (us de 116 ou 16M %Bz, ou que mem-rias P=71;; tra(al3em com (us de 1H: %Bz preciso escol3er o !alor ;, mesmo que a especificao da mem-ria se)a 6. configurao correta desta opo essencial para quem dese)a fazer o!erclocJ.

S%<AM C"c e 7i$e 7ras/7rc 9esta opo pode ser configurado o tempo que cada p"gina de mem-ria permanecer" ati!a para a transmisso de dados ?Nras8 e o tempo que o controlador de mem-ria aguardar" antes de acessar no!amente cada p"gina de mem-ria. Ieralmente esto dispon4!eis as op*es C;/=C e C=/>C. primeira opo, H<5 resultar" num pequeno gan3o de desempen3o, porm poder" causar insta(ilidade caso !oc0 este)a fazendo o!erclocJ. opo C5<SC por sua !ez assegura uma maior tolerKncia dos m-dulos a freqA0ncias acima da especificao, apesar de mais lenta.

S%<AM <as to CAS %e a"( S%<AM C"c e 0en!th 'o mais duas op*es desempen3o 1 esta(ilidade que esto dispon4!eis em algumas placas. +scol3endo o !alor ) o acesso D mem-ria ser" mais lento, porm a tolerKncia dos m-dulos ser" maior, o que garantir" mel3ores possi(ilidades de o!erclocJ. +scol3er 2 significa algum gan3o de desempen3o.

S%<AM 0eado66 Co$$and +sta opo permite configurar o tempo que o controlador de mem-ria aguardar" antes de ler um dado recentemente gra!ado. +sto dispon4!eis os !alores ) e +. +scol3a ; para um mel3or desempen3o ou M para esta(ilidade ou o!erclocJ

S%<AM Ban* Inter eave +sta opo no em a !er com a esta(ilidade, mas sendo corretamente configurada permite mel3orar um pouco o acesso D mem-ria # %. moral da 3ist-ria a seguinte, e1istem dois tipos de m-dulos de mem-ria DI%% 'D# %, m-dulos de 6 (ancos e m-dulos de M (ancos. & processador pode acessar dados apartir dos !"rios (ancos em seqA0ncia, mel3orando o desempen3o. &s m-dulos de 6 (ancos so os m-dulos de menor capacidade, geralmente 15 ou ;6 %B que usando c3ips de 15 %(its. &s m-dulos de M (ancos por sua !ez so os m-dulos mais atuais, de ;6 %B ou mais, que utilizam c3is de 5M %(its. Para sa(er se seus m-dulos so de 6 ou M (ancos, (asta fazer as contas: di!ida a capacidade do m-dulo pela quantidade de c3ips e multiplique por S, assim !oc0 ter" a capacidade de cada c3ip em (its. =omo disse, c3ips de 15 %(its possuem 6 (ancos, enquanto c3ips de 5M %(its possuem M (ancos. Por e1emplo, num m-dulo de mem-ria de ;6 %B, composto por 15 c3ips, cada c3ip possui 6 %B, que equi!alem a 15 %(its. =aso !oc0 este)a usando m-dulos de 6 (ancos, configure esta opo com o !alor C67 BanJC. =aso !oc0 este)a utilizando m-dulos de M (ancos configure com o !alor CM7 BanJC.

A9P Aperture Si?e & (arramento IP permite que uma placa de !4deo utilize a mem-ria # % principal para armazenar te1turas. +sta opo permite configurar o !alor m"1imo de mem-ria que a placa poder" ocupar, e!itando que ela se aproprie de toda a # % dispon4!el, no dei1ando espao para os programas que esti!erem a(ertos. qui !oc0 encontrar" op*es que !o de M %B a 6H5 %B, sendo recomend"!el escol3er um !alor correspondente D metade da mem-ria # % instalada no sistema. =aso o !alor no se)a suficiente, comearo a aparecer pol4gonos em (ranco durante a e1ecuo de )ogos programas que utilizem a placa ;D, )ustamente por que no 3ou!e espao na mem-ria para armazenar a te1tura correspondente a eles. 9este caso, (asta aumentar um pouco o !alor m"1imo. +sta opo no to importante quanto parece, pois, em geral, as placas de !4deo ;D, especialmente as mais recentes, nunca c3egam a utilizar uma grande quantidade de mem-ria # % para armazenar te1turas, pois o uso deste recurso degrada (astante o desempen3o da placa. 9a grande maioria dos casos, a placa de !4deo no c3ega a usar mais de S %B de mem-ria local para te1turas.

S"ste$ Bios Cachea4 e / ,ideo Bios Cachea4 e ti!ando estas op*es, alm de copiar o conte/do do Bios principal e do Bios da placa de !4deo para a mem-ria # %, ser" usada a mem-ria cac3e para agilizar ainda mais os acessos. Dentro do %'7D&' e1iste um pequeno gan3o de performance, mas dentro do 2indows no e1iste gan3o algum, pelo contr"rio, 3" uma pequena diminuio do

desempen3o, pois uma pequena quantidade do precioso cac3e ,6 ser" desperdiada. & mel3or atualmente desa(ilitar estas op*es.

> Bit I/O <ecover" 7i$e & processador capaz de realizar transfer0ncias de dados a cada pulso de clocJ.. Perifricos P=I e discos ID+ tam(m so capazes de realizar uma operao por ciclo de seus respecti!os (arramentos. & pro(lema que algumas placas I' de S (its muito antigas, mesmo usando este )" lento (arramento, precisam de pequenas pausas entre uma transfer0ncia e outra para funcionar corretamente. +sta opo permite definirmos em ciclos de clocJ o tempo reser!ado a esta pausa. Ieralmente, podemos escol3er um !alor entre : ?recurso desati!ado8 e S. pesar de serem raros os perifricos I' que precisam deste recurso, por precauo recomend"!el configurar esta opo com o !alor M ou manter o !alor default. Nam(m recomend"!el o !alor M caso !oc0 este)a fazendo o!erclocJ. Isto no atrapal3ar" o desempen3o, pois mesmo com os tempos de espera, o (arramento de dados continuar" sendo mais que suficiente para estes perifricos antigos.

1= Bit I/O <ecover" 7i$e +sta opo id0ntica D anterior, aplicando7se desta !ez Ds placas I' de 15 (its. R seguro configurar esta opo com o !alor :, pois por serem mais modernas, placas I' de 15 (its dificilmente precisam do inter!alo. =aso !oc0 este)a fazendo o!erclocJ, prudente usar o !alor 6.

Passive <e ease +sta opo permite que o c3ipset acesse o (arramento P=I ao mesmo tempo que as placas I' ?caso e1ista alguma8 este)am transferindo dados. ti!ar esta opo resultar" em um pequeno gan3o de desempen3o, mas poder" causar pro(lemas em con)unto com algumas placas I' antigas.

%e a"ed 7ransaction mais uma opo ligada ao (arramento P=I. Permite ati!ar um pequeno (uffer de dados presente no c3ipset que armazenar" as transfer0ncias de dados dos perifricos I' , transmitindo uma grande quantidade de dados de cada !ez. =om isto mel3ora7se o desempen3o geral. 9o!amente, esta opo no ir" funcionar com algumas placas I' antigas.

A9P 2@ $ode +sta opo encontrada apenas em algumas placas antigas. +scol3endo Cena(ledC o IP operar" no modo 6U, caso contr"rio ser" usado o modo 1U. +m algumas placas escol3er 6U pode causar insta(ilidade.

A9P +@ $ode 'imilarmente D opo anterior, algumas placas me permitem desa(ilitar o IP MU, fazendo com que o IP opere em modo 6U. lgumas placas de !4deo antigas podem funcionar adequadamente apenas caso esta opo este)a desa(ilitada. lgumas placas me podem apresentar insta(ilidade com o modo MU 3a(ilitado. Parte =: Pci/P u! and P a" Setup & Plug and PlaE um mtodo que facilita (astante a configurao do sistema, assim como a instalao de no!os perifricos, pois permite ao BI&' e ao sistema operacional atri(u4rem automaticamente endereos de I#$ e, quando necess"rio, canais de D% , sem inter!eno do usu"rio. $uase todos os perifricos padro P=I so Plug and PlaE, )ustamente de!ido ao (arramento P=I ser totalmente compat4!el com este padro. %esmo muitas placas de e1panso padro I' incorporam recursos Plug and PlaE. De qualquer maneira, sempre poss4!el atri(uir endereos manualmente para solucionar conflitos causados por uma placa mais C(rigonaC. @amos ento Ds configura*es:

P u! and P a" A#are OS (Boot -ith PnP OS) tualmente, apenas o 2indows QH, QS e 6::: so totalmente compat4!eis com o PnP. &utros sistemas operacionais, como o 2indows 9N M, oferecem compati(ilidade limitada, enquanto outros como o %'7D&', &'<6, 2indows ;.1 no oferecem suporte a este padro. qui, de!emos informar se o sistema operacional que estamos rodando no micro ou no compat4!el com o PnP. =aso se)a, o BI&' permitir" que o pr-prio sistema operacional configure os endereos utilizados pelos perifricos, caso contr"rio, o pr-prio BI&' cuidar" desta tarefa. R importante manter esta opo ati!ada caso !oc0 este)a utilizando o 2indows 6:::, caso contr"rio podero ocorrer pro(lemas na deteco de alguns perifricos I' , especialmente modems. R muito comum em micros com o 2indows 6::: o modem simplesmente no funcionar enquanto esta opo permanecer desati!ada. +ntretanto, caso !oc0 este)a utilizando apenas placas P=I, a %icrosoft recomenda manter esta opo desati!ada, pois segundo eles a ati!ao pode causar pro(lemas na deteco de alguns perifricos. 9o caso 2indows QS no!amente a recomendao da %icrosoft manter a opo desati!ada, pois podem ocorrer pro(lemas com o gerenciamento de energia do 2in QS, o que poder" causar o famoso pro(lema do micro tra!ar ao desligar. G" no ,inu1, recomenda7se o contr"rio, pois apesar do ,inu1 no ser um sistema totalmente plug7and7plaE, desati!ar esta opo pode impedir a deteco de alguns perifricos.

Force /pdate &SC% & +'=D ?+1tended 'Estem =onfiguration Data8 uma pequena parcela da mem-ria do =%&', destinada a armazenar informa*es so(re a configurao atual dos recursos de I#$, D% , endereos de I<&, etc. Noda !ez que o BI&' ou o sistema operacional, altera a configurao dos endereos, altera tam(m o +'=D. Por outro lado, sempre que o sistema inicializado, primeiro o BI&' e depois o sistema operacional l0em o +'=D, operando de acordo com seus !alores. ti!ando esta opo, o +'=D ser" apagado, forando uma no!a atri(uio de endereos a todos os perifricos Plug7and7PlaE, tanto por parte do Bios quanto do sistema operacional, o que muitas !ezes suficiente para solucionar muitos conflitos. p-s o +'=D ser apagado, esta opo !oltar" automaticamente para o !alor disa(led.

<esources Contro ed 4" qui podemos definir de que modo ser" feita a configurao dos endereos de I#$ e D% . Ieralmente esto dispon4!eis as op*es %anual e uto: Auto: 'elecionando esta opo, o BI&' atri(uir" automaticamente as defini*es de I#$ e D% para todos os dispositi!os. +sta opo recomendada, )" que funciona na grande maioria das !ezes sem pro(lemas Manual: =aso !oc0 este)a enfrentando algum conflito entre perifricos utilizando a opo de auto configurao, ou simplesmente gosta de desafios, poder" selecionar a opo CmanualC e configurar os endereos manualmente. 9este caso, surgiro !"rias op*es a serem configuradas:

I<5 ) / + / ; / = / A / > / 9 / 1B / 11 / 12 / 1) / 1+ / 1; qui temos a opo de reser!ar canais de I#$ para o uso de placas que no se)am PnP. Ieralmente, !oc0 poder" escol3er entre as op*es CPnP<P=IC ?dependendo do Bios o !alor C9o<I=>C8 e CI' C ?que algumas !ezes aparece como C,egacE I' C8. 9a maioria dos casos, a configurao da interrupo a ser usada por cada dispositi!o automaticamente configurada pelo BI&', mas no caso de instalarmos uma placa I' no7PnP, do tipo onde configuramos os endereos de I#$ e D% a serem utilizados pela placa !ia )umpers, muito pro!a!elmente o BI&' no ser" capaz de recon3ecer os endereos ocupados por ela, destinando7os a outras placas e gerando conflitos de 3ardware. Por e1emplo, caso !oc0 pretenda instalar uma placa de som I' no7PnP configurada para utilizar o I#$ H, de!er" reser!"7lo aqui, selecionando para ele a opo CI' C. $uase sempre os !alores default do BI&' para estas op*es funcionam, sendo raros os casos em que necess"rio alter"7los

%MA Chane B / 1 / ) / ; / = / A Da mesma forma que acontece com as interrup*es, precisamos Ds !ezes reser!ar canais de D% para o uso de dispositi!os que no se)am PnP. =aso, por e1emplo, a placa de som do e1emplo anterior utilize os canais de D% 1 e H, de!emos configurar as op*es correspondentes a eles com o !alor CI' C.

Assi!n I<5 6or ,9A Card (A ocate I<5 to PCI ,9A) +sta opo permite reser!ar um endereo de I#$ para uso da placa de !4deo. maioria das placas aceleradoras ;D, ou se)a, praticamente qualquer placa de !4deo razoa!elmente atual, s- funciona adequadamente se esta opo esti!er ati!ada. Porm, a maioria das placas de !4deo 6D antigas no precisam desta interrupo. 9este caso, poder4amos mant07la desati!ada para li!rar um I#$. 'e esta opo no esti!er dispon4!el no 'etup de seu micro, por que est" ati!ada por default ou por que o BI&' capaz de detectar automaticamente se a placa de !4deo instalada precisa ou no de um canal e1clusi!o.

PCI I<5 Activated B" =om certeza !oc0 )" de!e ter ou!ido dizer que em alguns casos duas ou mais placas P=I podem compartil3ar o mesmo endereo de I#$, mas caso este)a em d/!ida so(re o por que disco acontecer em alguns micros e em outros no, esta opo pode ser a resposta. pesar de desde as suas primeiras !ers*es o (arramento P=I permitir o compartil3amento de I#$s, os primeiros perifricos P=I no eram compat4!eis com, o recurso. Por outro lado, quase todos os perifricos P=I atuais o so. +sta opo possui duas alternati!as, C&d!eC e C0eve C. =aso !oc0 este)a configurando o 'etup de um micro antigo, montado a 6 ou ; anos, ento o recomend"!el manter a opo em +dge, pois pro!a!elmente o P= ter" placas P=I incompat4!eis com o recurso. +dge desati!a o compartil3amento de I#$s, o que ir" e!itar pro(lemas. Porm, caso !oc0 este)a configurando um P= atual escol3a a opo 0eve , que 3a(ilita o compartil3amento de I#$s. Parte A: Po#er Mana!e$ent Setup qui esto concentradas as op*es relacionadas com os modos de economia de energia. >ma (oa parte das op*es podem ser configuradas dentro do 2indows, mas outras esto dispon4!eis apenas aqui.

Po#er Mana!e$ent qui podemos 3a(ilitar ou desa(ilitar o funcionamento do Power %anagement. Ieralmente !oc0 encontrar" dispon4!eis as seguintes op*es:

Disabled: Nodos os recursos de economia de energia ficaro desati!ados. Min Saving: & Power %anagement ficar" ati!ado, porm entrar" em ati!idade apenas ap-s MH ou 5: minutos ?dependendo do BI&'8 de inati!idade do micro, pro!endo pouca economia. Max Saving: +conomia m"1ima de energia, os componentes do micro comearo a ser desligados ap-s poucos minutos de inati!idade User Defined: +sta a opo mais recomendada. personalizar todas as configura*es a nosso gosto. ssim, nem S nem S:, poderemos

+scol3endo a opo user defined, surgir" a possi(ilidade de configurar uma srie de op*es, que !eremos a seguir:

PM Contro 4" APM & P%, ou d!anced Power %anagement, um padro de gerenciamento de energia criado pela %icrosoft, que alm de ser totalmente compat4!el com o 2indows QH<QS<9N<6:::, mais eficiente que a maioria dos padr*es anteriores. +sta opo ati!a ou no o P%, sendo recomend"!el mant07la ati!ada para um gerenciamento mais eficiente.

%o?e Mode/Stand4" Mode 7i$eout/Suspend Mode +1istem tr0s n4!eis de economia de energia, que !o do Doze ao 'uspend, passando pelo 'tand(E. diferena entre os tr0s a quantidade de componentes que sero desligados e, consequentemente, o quanto de energia eltrica ser" economizada. +sta opo define depois de quanto tempo de inati!idade o sistema passar" respecti!amente para o Doze %ode, 'tand(E mode e 'uspend %ode. 9o doze mode so desligados o BD e o monitor, no stand(E mode desligado tam(m a maior parte do processador principal, resultando numa economia maior de energia, mas uma demora maior quando quiser que o sistema !olte. .inalmente, no stand(E mode quase tudo desligado, incluindo a placa de !4deo, som, etc. a economia de emergia m"1ima.

'%% Po#er %o#n 7i$eout & BD um componente que pode ter sua !ida /til (astante a(re!iada por uma configurao inadequada do Power %anagement. 9o disco r4gido, o motor principal gira continuamente, mesmo quando no e1iste nen3um dado a ser lido ou gra!ado. $uando o BD entra em modo de (ai1o consumo de energia, o motor principal desligado, )ustamente para economizar o m"1imo poss4!el de energia. +ste liga7desliga do motor principal, causa um desgaste prematuro do equipamento, le!ando7o a apresentar defeitos (em antes do normal. =omo o BD consome cerca de apenas 1: watts, e o componente mais cr4tico do sistema, )" que armazena todos os seus dados

importantes, aca(a no !alendo D pena ati!ar esta opo, sal!o em casos onde o micro permanece !"rias 3oras corridas sem ati!idade.

,ideo Po#er %o#n 7i$eout 'em d/!ida, o componente que mais !ale D pena ser colocado em modo de economia de energia o monitor, )" que ele consome cerca de 1:: 2atts, quase metade do consumo total do computador. %as, como no caso do BD, preciso uma certa cautela na configurao do modo de economia do monitor, pois ser ligado e desligado muitas !ezes pode a(re!iar sua !ida /til, o mesmo caso de uma tele!iso, por e1emplo. & recomend"!el que o monitor se)a desligado apenas quando o micro for ficar muito tempo sem ati!idade. qui podemos escol3er, em minutos, o tempo de inati!idade do sistema antes do monitor entrar em modo de economia de energia.

Po#er Supp " 7"pe lgumas placas me podem funcionar tanto em ga(inetes equipados com fontes N, quanto com fontes padro NU, possuindo os dois conectores. 9este caso, encontraremos no 'etup esta opo, onde de!emos informar qual tipo de fonte est" sendo utilizando.

Instant On Support & recurso Instant &n suportado por algumas placas me. tra!s dele, quando !amos em iniciar<desligar dentro do 2indows, ou mesmo pressionamos diretamente o (oto liga7desliga, o micro no desligado, entrando apenas em modo stand(E. $uando pressionarmos no!amente o (oto liga7desliga o micro !oltar" D ati!idade, sem a necessidade de um no!o (oot.

Po#er Button Function (Po#er Button Override) 9o caso do BI&' ser compat4!el com o Instant &n, e termos ati!ado a opo anterior, temos aqui a opo de configurar a funo do (oto liga7desliga do ga(inete. ssim, o micro pode ser realmente desligado quando o pressionamos, ou pode entrar apenas em modo suspend, !oltando D ati!idade quando pressionado no!amente. +u pessoalmente ac3o um pouco arriscado usar o recurso de Instant &n em terras Nupiniquins, pois o sistema eltrico inst"!el encontrado na maioria dos estados, que gera picos de tenso e outros pro(lemas, tornam um perigo manter um computador 6M 3oras ligado. =laro que isto no se aplica a !oc0 caso este)a usando um no7(reaJ e fio7terra.

CP/ Overheat -arnin! 7e$perature

%uitas placas me possuem sensores que, entre outras fun*es, monitoram a temperatura do processador. Ieralmente nestas placas, encontramos no 'etup esta opo, que permite especificar a temperatura a partir da qual o BI&' considerar" como aquecimento e1cessi!o. Ieralmente, os processadores podem funcionar em temperaturas de at P:V= ?este um !alor mdio que pode !ariar de acordo com o modelo8, acima disso, podem comear a 3a!er tra!amentos ou mesmo danos. Por cautela, uma temperatura adequada de funcionamento de no m"1imo H: ou HHV =. =aso o processador atin)a a temperatura limite configurada aqui, a placa me comear" a emitir um a!iso sonoro intermitente, que apesar de dar o alerta, pode tornar7se muito c3ato.

CP/ Overheat C oc* %o#n 'endo atingida a temperatura limite configurada na opo anterior, o BI&' oferece como soluo, diminuir momentaneamente a !elocidade de operao do processador, at que a temperatura !olte a n4!eis seguros. qui podemos escol3er entre porcentagens do clocJ original, 16,HO, 6HO, ;P,HO, H:O, 56,HO, PHO ou SP,HO. Nam(m poss4!el desa(ilitar esta opo.

CP/ Current 7e$perature =aso sua placa me se)a equipada com os sensores de temperatura, muito pro!a!elmente esta opo estar" dispon4!el. qui ser" informada a temperatura atual do processador. Para ter uma medio mais precisa, !erifique a temperatura depois de utilizar o micro durante algumas 3oras.

MB 7e$perature qui informada a temperatura atual da placa me. pesar dos c3ips encontrados na mot3er(oard no apresentarem um aquecimento to acentuado quanto o processador, pode ser interessante acompan3ar sua temperatura.

CP/ Fan Speed %ais um recurso oferecido pelas placas me mais modernas, esta opo permite monitorar as rota*es do cooler ?ou fan8 do processador, informando a sua !elocidade de rotao em #P%s. >m cooler razo"!el de!e apresentar rotao de pelo menos M::: #P%s, enquanto outros de mel3or qualidade podem ultrapassar os 5.::: #P%s. $uanto maior a !elocidade de rotao do cooler, mel3or ser" o resfriamento do processador. =aso perce(a uma rotao muito (ai1a, recomend"!el trocar seu cooler por um mel3or.

,o ta!e $onitor

>ma fonte N alimenta a placa me com !oltagens de H e 16 !olts. >ma fonte NU )" oferece tam(m ;.;!. %uitas das placas me mais recentes possuem um c3ip adicional, respons"!el por monitorar a alimentao oferecida pela fonte. R perfeitamente normal que ocorram pequenas !aria*es, como ;.M ou ;.H! ao in!s de ;.;!, ou 16.M! ao in!s de 16@. Irandes !aria*es, porm, so sinal de defeitos na fonte de alimentao, ou de uma rede eltrica prec"ria, e podem causar mau funcionamento ou mesmo danos ao equipamento. R recomend"!el, ento, a su(stituio da fonte, caso se)a ela a culpada ou in!estir em um no7(reaJ e fio terra, caso se)a a rede eltrica que este)a com pro(lemas. tualmente, poss4!el comprar um no7(reaJ simples por menos de 6:: reais e, considerando a proteo e segurana que ele oferece, um (om neg-cio sem d/!ida. Instalar o fio terra tam(m (astante simples. =ompre uma (arra de co(re em alguma casa de materiais eltricos, faa um (uraco de uns 1: cm de largura no quintal, ou em algum lugar onde ten3a terra, enc3a com sal, )ogue "gua e em seguida cra!e a (arra de co(re. Pu1e um fio at o neutro da tomada tripolar onde ser" ligado o no7(reaJ e !ual". @oc0 pode testar se o fio terra est" (em instalado usando um lKmpada de 1:: 2atts comum: ligue o positi!o da lKmpada na tomada e o negati!o no fio do terra. 'e a lKmpada acender ento o terra est" (em instalado. Parte >: Inte!rated Periphera s (Features Setup) 9esta seo podemos ati!ar ou desati!as !"rios dos perifricos da placa me, como por e1emplo as portas ID+, seriais, paralelas, etc. +m muitas placas poss4!el desati!ar tam(m o !4deo, som, modem ou rede on(oard.

On4oard I%& (On Chip PCI I%&) =omo )" !imos, todas as placas me modernas possuem duas portas ID+ em(utidas, que c3amamos de ID+ prim"ria e ID+ secund"ria. =omo todo dispositi!o, estas portas usam canais de I#$. ssim, caso utilizemos apenas a ID+ prim"ria, ou mesmo uma controladora '='I, poderia ser interessante desa(ilitar a segunda ou am(as as interfaces ID+ ?no caso de usar apenas perifricos '='I8, a fim de manter li!res seus canais de I#$ para a instalao de outros dispositi!os. Para isto, (asta configurar adequadamente esta opo: ot!: m(as as interfaces ID+ ficaro ati!adas. penas a ID+ prim"ria ficar" ati!ada penas a ID+ secund"ria ficar" ati!ada

"ri#ary:

Se$ondary:

Disabled: m(as as interfaces ID+ sero desa(ilitadas. 9este caso, ficaremos com os I#$s 1M ?usado pela ID+ prim"ria8 e 1H ?utilizado pela ID+ secund"ria8 li!res para uso de outros dispositi!os.

I%& Pri$ar" Master Mode( I%& Secondar" I%& Pri$ar" S ave Mode( I%& Secundar" S ave Mode

Master

Mode

s interfaces ID+ so capazes de realizar transfer0ncias de dados em !"rios modos, que !o desde o lento e antigo Pio mode : ?;,; %B<s8 at o >D% 55 utilizado pelos BDs mais recentes. De!emos informar aqui qual o modo de transfer0ncia de dados utilizado pelos discos r4gidos ou =D7#&%s instalados em cada interface ID+ do sistema. maioria dos BDs de at 6 anos atr"s, tra(al3am usando o Pio mode M, enquanto os mais recentes utilizam o >D% ;; ou mesmo >D% 55. maioria dos dri!es de =D7 #&% utilizam o Pio mode ;, apesar dos modelos mais no!os estarem suportando o Pio M, ou mesmo o >D% ;;. =aso ten3a d/!ida so(re o utilizado pelo seu disco, (asta selecionar a opo CautoC para que o BI&' detecte automaticamente o modo utilizado pelo dispositi!o.

/ tra %MA.==/1BB I%& Contro er lgumas placas me trazem um controlador ID+ e1tra. +stas placas !em com M portas ID+. Duas so as portas normais encontradas em qualquer placa me, enquanto as adicionais so portas >D% 55 ou >D% 1::. +sta opo permite desa(ilitar as duas portas e1tras. 9aturalmente s- teria alguma utilidade caso por qualquer moti!o !oc0 no pretenda usa7las.

On Board F%C lm de duas interfaces ID+, as placas me incluem tam(m uma controladora de dri!es de disquetes que pode ser desati!ada atra!s desta opo. Ieralmente esta interface s- desa(ilitada quando o computador no possui dri!e de disquetes, ou quando instalamos uma placa 'uper7ID+ e dese)amos desa(ilitar a interface de disquetes da placa me para utilizar a interface da placa e1terna.

On Board Seria Port 1 e On Board Seria Port 2 +sta opo permite desa(ilitar ou especificar um endereo diferente para as portas seriais do micro. Nemos duas portas seriais: a porta serial 1 geralmente utilizada pelo mouse, enquanto a segunda pode ser utilizada para a ligao de dois computadores !ia ca(o serial, instalao de um modem e1terno, ou de qualquer outro dispositi!o que use uma porta serial. Por default, a porta serial 1 ?&n Board 'erial Port 18 geralmente utilizada pelo mouse, usa a =&% 1 e o endereo de I<& ;.S. =aso !oc0 instale algum perifrico que !" utilizar esta porta ?um modem configurado para utilizar a =&% 1, por e1emplo8 poder" mudar a porta utilizada pelo mouse para e!itar conflitos. +m outros casos, !oc0 poder" desa(ilitar a segunda porta serial, para manter li!res os endereos usados por ela.

Seria Port 1 I<5 e Seria Port 2 I<5

qui podemos escol3er o canal de I#$ que ser" utilizado pelas interfaces seriais instaladas no micro. & mais comum configurarmos a Porta 'erial 1, para usar o I#$ M, e a porta serial 6, para usar a I#$ ;, mas, em alguns casos, pode ser preciso escol3er outras interrup*es para solucionar conflitos.

On Board Para e Port +sta nada mais do que a porta paralela usada pela impressora. qui temos a opo de desa(ilit"7la. =laro que normalmente no far4amos isso, pois nossa impressora, assim como outros perifricos que usam a porta paralela, parariam de funcionar. Porm, em micros que no possuem impressora, desa(ilitar a porta paralela pode ser uma (oa opo para conseguir mais um I#$ li!re.

Para e Port Address qui podemos escol3er o endereo de I<& ?input<output, ou entrada e sa4da8 usado pela porta paralela. Podemos escol3er aqui entre tr0s endereos: ;PS, 6PS e ;B=. =aso !oc0 ten3a apenas uma porta paralela instalada no micro, poder" escol3er li!remente qualquer um destes endereos. =aso este)a usando uma segunda porta paralela instalada em um 'lot I' ou P=I, cada uma de!er" usar um endereo pr-prio. Podemos ter at ; portas paralelas instaladas no micro. @oc0 pode adquirir no!as portas paralelas na forma de placas de e1panso I' . @,B ou P=I, encontradas com um pouco de dificuldade em lo)as especializadas ou sucat*es de inform"tica. &utra opo comprar uma placa 'uper7ID+ e configurar os )umpers da placa para que as portas seriais, para )oEsticJ e interfaces de disco se)am desa(ilitadas, permanecendo ati!ada apenas a porta paralela.

Para e Port I<5 =omo todo dispositi!o, a porta paralela tam(m utiliza uma interrupo de I#$. Ieralmente, temos a opo de configurar a porta para utilizar o I#$ H ou P, sendo a /ltima mais recomend"!el, )" que geralmente o I#$ H utilizado pela placa de som. lguns BI&' permitem tam(m o uso de outros endereos.

On Board Para e Port Mode (On Board Printer Mode) s portas paralelas encontradas nas placas me modernas, podem tra(al3ar em diferentes modos de operao. qui podemos )ustamente selecionar qual modo a porta paralela de!er" utilizar. Ieralmente esto dispon4!eis as op*es 9ormal, Bidirecional, +=P e +PP. &s modos 9ormal e Bidirecional so (em mais lentos. diferena entre eles que o modo Bidirecional permite comunicao (idirecional. & modo +=P mais r"pido, sendo usado por impressoras um pouco mais modernas, alm de ser compat4!el com a maioria dos 'canners, Lip Dri!es e outros dispositi!os que utilizam a porta paralela. Nemos tam(m o +PP, com !elocidade semel3ante ao +=P, porm com menos recursos.

Ieralmente, configuramos a porta paralela com +=P, pois este traz !"rias !antagens so(re os outros modos, como o uso de um canal de D% , que diminui a ta1a de ocupao do processador durante as transferencias de dados. Pode ser, porm, que uma impressora ou outro perifrico mais antigo s- funcione adequadamente em uma porta (idirecional. 9este caso, (asta !oltar aqui e mudar o modo de operao da porta.

Init %isp a" First (Inicia i?e First) +sta opo tem dois !alores, A9P e PCI e /til em duas situa*es: 17 =aso !oc0 este)a utilizando dois monitores, usando uma placa IP e outra P=I. tra!s desta opo !oc0 poder" escol3er qual das duas placas ser" o !4deo prim"rio. 67 =aso !oc0 ten3a uma placa me com !4deo on(oard, pretenda su(stitu47lo por uma placa ;D P=I e no e1ista nen3um )umper ou opo no 'etup para desati!ar o !4deo on(oard. 9este caso (asta configurar esta opo com o !alor P=I. ssim a placa on(oard continuar" ati!ada, mas no atrapal3ar" mais.

/SB Contro er (/SB &na4 e) +sta opo 3a(ilita ou no o uso do controlador >'B ?>ni!ersal 'erial Bus8 em(utido na placa me. Dei1e esta opo ati!ada apenas caso este)a fazendo uso de algum dispositi!o >'B. =aso contr"rio, ser" mel3or desa(ilitar esta porta para li(erar o canal de I#$ usado por ela.

PS/2 Mouse &na4 e Ba(ilita ou no a porta P'<6 encontrada na placa me. =aso !oc0 no este)a utilizando esta porta, recomend"!el desa(ilit"7la, assim dei1aremos o I#$ 16, utilizado por ela, li!re para uso de outros dispositi!os.

/A<7 2 use In6rared tualmente, o infra!ermel3o est" sendo (astante usado para a cone1o entre computadores, principalmente entre micros port"teis e at mesmo por mouses e impressoras sem fio. Para usar um dispositi!o que faz a transmisso de dados por infra !ermel3o, conectamos um transmissor na porta serial 6 do micro. +ste uma pequena placa com um fio e um transmissor na e1tremidade. +sta opo do 'etup permite )ustamente 3a(ilitar ou no o suporte D instalao deste tipo de dispositi!o na =om 6. %uitos note(ooJs )" !em com um transmissor infra!ermel3o instalado, neste caso 3a(ilitar esta opo )" dei1aria o note(ooJ pronto para transmitir !ia infra!ermel3o.

Po#er On Function

+ncontrada apenas em placas recentes, esta opo permite configurar os (ot*es que permitiro ligar o micro. & defaut liga7lo apenas atra!s do (oto liga7desliga do ga(inete, mas algumas placas permitem tam(m (ot*es alternati!os: Keyboard %&: ti!a o (oto de ligar encontrado em alguns teclados

'ot Key: Permite configurar um atal3o do teclado para esta funo, esto dispon4!eis op*es como =trl W .1 Mouse (eft, Mouse )ig!t: Para ligar o micro pressionando um dos (ot*es do mouse. +ste recurso s- ir" funcionar com mouses P'<6, nada de mouses seriais ou >'B. Parte 9: Outras OpCDes Securit" +sta seo inclui as op*es relacionadas com sen3as e a opo de anti!4rus, que em outros modelos de BI&' encontrada na seo d!anced =%&' 'etup.

Pass#ord +sta a opo que permite esta(elecer uma sen3a para o micro. Por segurana, preciso digitar a sen3a duas !ezes, para descartar a possi(ilidade de 3a!er algum erro de digitao na primeira. =aso !oc0 dese)e trocar a sen3a, ento o BI&' pedir" que !oc0 digite primeiro a sen3a antiga. c3ecagem da sen3a ser" feita de acordo com o programado no item 'ecuritE &ption ?Password =3ecJ8 do d!anced =%&' 'etup, podendo ser solicitada toda !ez que o micro for inicializado ?opo 'Estem8, ou somente para fazer altera*es no 'etup ? lwaEs8.

AntivErus +m alguns BI&' este item est" na seo d!anced =%&' 'etup. =aso no 'etup do seu micro ele aparea aqui, (asta configur"7lo como descrito na outra seo.

I%& '%% Auto %etection (%etect I%& Master/S ave( Auto I%&) Para um disco r4gido poder ser utilizado, precisa antes ser recon3ecido pelo BI&'. +ste recon3ecimento consiste em informar o n/mero de tril3as, cilindros, ca(eas de leitura e capacidade. pesar de podermos configurar estas op*es manualmente, sempre muito mais recomend"!el permitir ao BI&' detectar automaticamente os discos que temos instalados no sistema, o que feito )ustamente nesta opo. =aso o BI&' da sua placa se)a ward, !oc0 poder" escol3er entre tr0s op*es de configurao do BD: o modo 9ormal, o modo ,arge e o modo ,B . & modo ,B

?,ogical BlocJ ddressing8 oferece suporte a discos maiores que H:M %ega(Etes, sendo a opo correta, caso o seu BD se)a maior do que isso e !oc0 este)a usando o 2indows QH<QS<9N ou qualquer outro sistema operacional que oferea suporte a ele. & modo 9ormal usado por discos menores que H:M %ega(Etes. & modo ,arge por sua !ez, permite o uso de discos maiores que H:M %ega(Etes em sistemas operacionais que no suportem o ,B , como !ers*es antigas do %'7D&' e algumas !ers*es do >ni1 e ,inu1.

0oad Setup %e6au ts +sta opo permite carregar os !alores default do 'etup para todas as op*es. R /til no caso de !oc0 ter feito altera*es no 'etup que causem mau funcionamento do micro e no lem(re quais so. =arregando os !alores default, o =%&' 'etup carregar" suas configura*es originais, de f"(rica. 9os BI&' %I, geralmente encontramos alm da opo de carregar os !alores default, mais duas op*es:

0oad Fai Sa6e %e6au ts $uando o computador comea a apresentar mau funcionamento em algum de seus componentes, comeam a ocorrer tra!amentos constantes, alm de outros pro(lemas misteriosos. %uitas !ezes o micro sequer c3ega a inicializar. .ail 'afe significa CD pro!a de fal3asC. +sta opo permite )ustamente configurar o 'etup com !alores que !isam e1igir o m4nimo poss4!el dos componentes, para que o micro pelo menos funcione. 'o desa(ilitados os cac3es ,1 e ,6, as mem-rias passam a funcionar muito mais lentamente, so ati!adas todas as op*es que !isam detectar erros durante o (oot e, muitas !ezes, inclusi!e diminu4do o clocJ do processador. Ieralmente, usando este recurso, o micro !olta a funcionar, apesar de com uma !elocidade muito (ai1a. & passo seguinte ir 3a(ilitando os cac3es e aumentando a !elocidade das mem-rias aos poucos, a fim de desco(rir qual componente est" fal3ando.

0oad Best ,a ues +sta opo )ustamente o oposto da anterior, carregando !alores que !isam e1trair o m"1imo de desempen3o. 'e !oc0 no ti!er paci0ncia para configurar manualmente todas as op*es do 'etup, esta pode ser uma (oa opo para otimizar o desempen3o do micro. 'e !oc0 esti!er usando componentes de (oa qualidade, no de!e ter pro(lemas usando esta opo, caso contr"rio, podem surgir pro(lemas inesperados, relacionados geralmente com fal3as na mem-ria # % ou cac3e. De qualquer maneira, (astar" carregar os !alores default do 'etup ou configurar manualmente as op*es para tudo !oltar D normalidade.

Save F &2it Setup

Nerminando de configurar o 'etup, (asta usar esta opo para sal!ar todas as altera*es feitas e sair do 'etup. 'er" perguntado ento se realmente isto que !oc0 dese)a, (astando responder CEesC D pergunta.

&2it -ithout Savin! 'e !oc0 se arrependeu de alguma alterao feita, (asta usar esta opo para sair do 'etup sem sal!ar nen3uma alterao. Parte 1B: A9P %rivin! Contro opo IP Dri!ing =ontrol, pode ser encontrada em !"rias placas me atuais, como a (it @N5 entre !"rias outras. De uns tempos pra c" !en3o rece(endo alguns mails perguntando so(re esta opo. =omo esta!a pesquisando so(re ela, no pude responder as perguntas, por isso estou apro!eitando para responder a todos que tem curiosidade so(re ela aqui. Basicamente e1istem dois !alores para a opo, uto, ou %anual. & defaut uto, mas alterando a opo para %anual, poss4!el escol3er !"rios !alores em 3e1a, de ::3 a ..3. %as para que dia(os ser!e essa opoF ,endo o manual de qualquer uma das placas !oc0 encontrar" apenas uma !aga descrio, sugerindo manter o !alor C utoC, eu sempre recomendo a leitura dos manuais, mas neste caso eles no a)udam muito... +m primeiro lugar, esta opo encontrada apenas em placas me com c3ipsets @ia. +la determina a pot0ncia do sinal IP usado para esta(elecer comunicao entre a placa de !4deo e o processador. pot0ncia do sinal tem uma relao direta com o tempo de acesso do (arramento, por isso tem influ0ncia so(re a performance da placa de !4deo ;D. 9a opo C utoC usado uma espcie de denominador comum, !isando manter compati(ilidade com o maior n/mero poss4!el de placas, porm sacrificando parte da performance. & uso do !alor uto uma dos moti!os do desempen3o IP inferior mostrado pelos c3ipsets @ia em geral em comparao com c3ipsets Intel. 9o caso dos Intel esta opo no aparece no 'etup, pois o !alor uto fi1o, inalter"!el. & moti!o que os c3ipsets Intel tem uma deteco autom"tica do !alor muito mais precisa, o que permite a eles configurar automaticamente o mel3or !alor para a placa que esti!er sendo usada. =omo os c3ipsets @ia no possuem uma auto deteco to apurada, dada no 'etup a opo de esta(elecer manualmente o !alor dese)ado. =ada placa de !4deo tem sua configurao ideal neste caso. 9o e1iste nen3um c"lculo para desco(rir o mel3or !alor IP Dri!ing =ontrol para cada placa de !4deo, infelizmente dependemos dos fa(ricantes para desco(rir o !alor ideal. & pro(lema que muitas !ezes os fa(ricantes disponi(ilizam esta informao apenas para integradores, e no para o consumidor final, no!amente sugerindo o !alor C utoC... Nanto sigilo pode ser )ustificado pelo fato de que configurando o !alor incorretamente o desempen3o da placa ;D pode ficar comprometido. +m alguns casos poss4!el que o P= simplesmente dei1e de dar (oot.

sus por e1emplo, recomenda o !alor BQ3 para a sus Ie.orce 55:: Pure, a NEan recomenda o !alor S3 para qualquer placa me NEan W uma placa Ie.orce 6H5, e assim por diante. Iarimpando, poss4!el encontrar informa*es tanto nos sites dos fa(ricantes de placas me, quanto nos sites dos fa(ricantes de placas. '- no procure no site da @ia, pois perda de tempo. %isteriosamente, eles, que seriam os maiores interessados em esclarecer so(re a utilidade da opo simplesmente mantm sigilo a(soluto so(re ela. =omo disse, a configurao ideal desta opo !aria de acordo com a placa me e placa ;D que esti!erem sendo usadas, mudando de acordo com a com(inao. R uma espcie de a)uste fino que permite o(ter um pequeno gan3o de performance.

You might also like