You are on page 1of 2

Tratamento alternativo para a hipertenso arterial

http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2012/04/26/tratamento-alternativo-para-ahipertensao-arterial/
No tratamento da hipertenso arterial, doena onde as paredes das artrias esto sob grande presso, sobrecarregando vrios rgos e facilitando o entupimento dos vasos, AVC e infarto, os medicamentos tm uma funo muito importante para conter a presso elevada. Entretanto, os remdios no substituem as mudanas de estilo de vida, quesito essencial para evitar riscos mais graves sade. Se voc puder prevenir ou reduzir a presso, vai aumentar, de forma automtica e considervel, suas chances de viver livre de doenas cardacas, derrames e doenas renais. to simples e importante quanto parece. Mas como fazer isso?

A DIETA DASH
Seguir a dieta DASH (sigla em ingls que representa Mtodos Dietticos de Deter a Hipertenso) uma tima opo. Aps estudos de cientistas do NHLBI (National Heart Lung and Blood Institute), foi concludo que para reduzir a presso arterial preciso ter uma alimentao com baixa gordura saturada, colesterol e gorduras totais e rica em frutas, vegetais, e leite desnatado ou semidesnatado. A dieta conhecida por DASH inclui produtos integrais, peixe e castanhas, reduz o consumo de carne vermelha, doces e bebidas que contm acar, alm de ser rica em potssio, magnsio, clcio, protenas e fibras. O foco principal da dieta a reduo do sal.

SEGUINDO O PLANO DE ALIMENTAO DASH

Acumule potssio! Algumas pessoas que tm hipertenso tomam diurticos tiazdicos que causam a perda de potssio. Os pesquisadores acreditam que potssio extra pode ser uma boa ideia para todos. Na verdade, o equilbrio entre o sdio (sal) e o potssio que importante para a manuteno da presso. Recomendaes: Comer uma banana por dia. Outros alimentos ricos em potssio so: laranjas, batatas, tomates e leite. Armazene clcio! Pesquisas mostram que, geralmente, pessoas com hipertenso no ingerem clcio suficiente. Esse mineral ajuda o corao a manter o ritmo correto e regula o equilbrio de gua e sal do seu corpo. Por isso, consuma alimentos ricos em clcio, como queijos, cereais, tangerina, peixes, soja e sementes. Frutas e vegetais! Vegetarianos tm uma incidncia muito menor de presso alta. Aumente suas pores dirias de vegetais em cada refeio. Essa mudana reduzir seu consumo de gordura e sal e aumentar a de fibras e potssio. Alho tambm muito bom na reduo de presso e pode ser um substituto para o sabor do sal nos temperos. Resista os maus hbitos! Quem bebe lcool dobra seu risco de ter presso alta. O NHLBI recomenda no mais que 2 drinques por dia para homens e no mais que 1 para as mulheres. Um drinque igual a 30 mililitros de lcool, quantidade encontrada em 350 ml de cerveja, 140 ml de vinho ou 40 ml de um usque com 40% de lcool. A presso alta um problema que pode ser tratado. Com a dieta correta e os exerccios como parte de um tratamento alternativo, sua presso tem grandes possibilidades de ser controlada.

You might also like