You are on page 1of 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Servio Social
3 Srie Psicologia Social
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Luciana Mattos Centro Universitrio Anhanguera de So Paulo - Brigadeiro

Servio Social - 3 Srie - Psicologia Social

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreenso do significado social da profisso e de seu desenvolvimento sciohistrico nos cenrios internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ao contidas na realidade. Identificao das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questo social. Realizar pesquisas que subsidiem formulao de polticas e aes profissionais.

Produo Acadmica

Leitura de textos acadmicos. Discusso em grupo. Elaborao de texto coletivo. Confeco de relatrio.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes definidas pelo tutor presencial e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Luciana Mattos

Servio Social - 3 Srie - Psicologia Social

Pg. 3 de 3

DESAFIO
O presente desafio consiste na construo de uma fundamentao terica-prtica referente aos conceitos de humilhao social e invisibilidade pblica, e na identificao desses fenmenos na vida cotidiana.

Objetivo do Desafio
Produo de texto em formato de relatrio.

ETAPA 1
Esta atividade importante para criar uma aproximao com o conceito de humilhao social, oferecendo suporte para a realizao das demais atividades. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o texto indicado a seguir:

GONALVES FILHO, J. M. Humilhao social um problema poltico em psicologia. Psicol. USP [online]. Vol. 9, n 2 [citado 4 jun. 2006], 1998, p. 11-67. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQ RJWKpWlM2Q3OWRiYmQtMDY5My00ZWNmLWIwMzItYzg4OGEwZWI4ZmFl&hl=e n>. Acesso em: 27 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Reunir-se em equipe com o intuito de partilhar as percepes de cada indivduo acerca do texto lido, a fim de promover uma reflexo crtica sobre os pontos comuns levantados na discusso pelos alunos. Passo 3 (Equipe) Elaborar um texto com consideraes do grupo e com os pontos destacados em discusso sobre o tema tratado no artigo lido. Este texto servir de subsdio para o relatrio final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc reflita sobre alguns pressupostos tericos envolvendo a invisibilidade pblica, que daro suporte para as prximas etapas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Luciana Mattos

Servio Social - 3 Srie - Psicologia Social

Pg. 4 de 4

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o texto a seguir indicado:

CARNEIRO, Ava da Silva Carvalho. A desigualdade e a invisibilidade social na formao da sociedade brasileira. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQ RJWKpWlOWZiYTdkODctYjFiNC00ZDVhLTg5MTYtZDc2ZTZhNzY1MGZm&hl=pt_B R>. Acesso em: 27 set. 2012; e disponvel em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19360.pdf>. Acesso em: 27 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Reunir-se em equipe com o intuito de partilhar as percepes de cada indivduo acerca do texto lido, a fim de promover uma reflexo crtica sobre os pontos comuns levantados na discusso pelos alunos. Passo 3 (Equipe) Elaborar um texto com consideraes do grupo e com os pontos destacados em discusso sobre o tema do artigo lido. Este texto servir de subsdio para o relatrio final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para a compreenso do sofrimento psquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excludos, sobretudo trabalhadores que desenvolvem um trabalho considerado desqualificado, socialmente rebaixado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler apenas a introduo da tese a seguir indicada:

COSTA, Fernando Braga. Homens invisveis: relatos de uma humilhao social. Disponvel em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd =2&ved=0CC0QFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdisponi veis%2F47%2F47134%2Ftde09012009154159%2Fpublico%2Fcostafernando_do.pdf& ei=ncVkUITtK4b89QSr2oHAAQ&usg=AFQjCNGhDgyYXlmIgy1AsGt_XOtWWQt GFg>. Acesso em: 27 set. 2012.

Luciana Mattos

Servio Social - 3 Srie - Psicologia Social

Pg. 5 de 5

Passo 2 (Equipe) Reunir-se em equipe com o intuito de partilhar as percepes de cada indivduo acerca do texto lido, a fim de promover uma reflexo crtica sobre os pontos comuns levantados na discusso pelos alunos. Passo 3 (Equipe) Elaborar um texto com consideraes do grupo e com os pontos destacados em discusso sobre o tema tratado na introduo lida. Este texto servir de subsdio para o relatrio final

ETAPA 4
Esta atividade importante para a concretizao dos conceitos apresentados nesta ATPS, a partir da realizao de entrevistas com trabalhadores que vivenciam sofrimento psquico devido exposio a situaes de humilhao social e invisibilidade pblica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) A partir das leituras e discusses previstas nas etapas anteriores, definir entre o grupo um segmento de trabalhadores que desenvolvam um trabalho considerado desqualificado e que o grupo tenha interesse em pesquisar. Passo 2 (Individual) Cada integrante do grupo dever realizar o levantamento de algum tipo de informao sobre o segmento escolhido, como: fazer levantamento de reportagens jornalsticas, proceder a coleta de imagens, contrastar textos tericos acerca do assunto, etc. Aps a obteno dos dados, reunir-se com o seu grupo para socializar e sistematizar as informaes obtidas, para que se possa analisar o conjunto de dados a partir dos conceitos estudados nas etapas anteriores. Passo 3 (Equipe) Construir um texto nico que contemple as reflexes feitas a partir das leituras dos trs textos apresentados e os articule com os dados levantados pelo grupo sobre determinado segmento de trabalhadores. Lembrem-se de apresentar, com um breve texto e recursos visuais (imagens, fotos), o grupo de trabalhadores selecionado, justificando sua escolha. Passo 4 (Equipe) Organizar o texto em forma de relatrio, de acordo com as normas da ABNT descritas no item Padronizao desta ATPS. O relatrio dever ser postado no ambiente virtual, em um nico arquivo com extenso .doc, dentro do prazo estipulado.

Luciana Mattos

Servio Social - 3 Srie - Psicologia Social

Pg. 6 de 6

Livro-Texto da Disciplina
JACQUES, M. G. C. Psicologia Social Contempornea. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. PLT 345.

Critrios de Avaliao
Coeso e coerncia do texto final. Reflexo e boa utilizao dos conceitos estudados na ATPS. Capacidade de perceber as demandas sociais presentes na sociedade. Escolha adequada dos segmentos de trabalhadores para o desenvolvimento do relatrio.

Luciana Mattos

You might also like