You are on page 1of 6

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

A GRIPE ESPANHOLA1 DE 1918 NA CIDADE DE SO PAULO: COTIDIANO EPIDMICO NA METRPOLE DO CAF

NOTAS SOBRE O

Leandro Carvalho Damacena Neto

Em meados de dezembro de 1918, com o declnio da molstia, os cidados de So Paulo comearam a retomar sua vida cotidiana. Sem uma explicao, deixando todos ainda perplexos, de como comeou, a gripe espanhola acabou. (Liane Maria Bertucci: 2003, p.115).

A epidemia de gripe espanhola chega ao Brasil trazida pelo navio ingls Demeara, que passou pelos principais portos de ento, espalhando a influenza em cada parada. Aps alguns dias de sua passagem nessas localidades, iniciam-se os primeiros casos de doena que ir se espalhar por todo territrio brasileiro. Uma das hipteses a respeito da chegada da gripe espanhola na capital paulista a de que um estudante, vindo da capital federal j adoentado teria sido internado no Hospital de Isolamento vindo a falecer em 13 de outubro, constituindo-se na primeira vtima oficial registrada no municpio de So Paulo. Outra possvel explicao estaria relacionada a um time de futebol amador, tambm proveniente do Rio de Janeiro que havia visitado So Paulo. (BERTOLI FILHO: 1986; BERTUCCI: 2003, p.107-108.) Tudo parecia indicar que a molstia epidmica havia chegado capital paulista atravs de pessoas que vieram infectadas com a doena do Rio de Janeiro. Altino Arantes, ento Presidente do Estado de So Paulo no quatrinio 1916-1920, registrou em seu Dirio ntimo, no dia 17 de outubro de 1918, a informao sobre embarcaes em quarentena no porto de Santos e a preocupao a respeito das condies sanitrias na localidade, demonstrando a possibilidade de que a influenza poderia ter percorrido uma outra rota at a capital, subindo atravs da Serra do Mar:

O commandante Nunes chefe da nossa diviso naval ancorada em Santos , fallando commigo pelo telephone, pediu-me que lhe facultasse [remeter] a guarnio de seus navios ao
A Gripe Espanhola no ano de 1918 grassou em quase todas as localidades no mundo, com exceo de algumas ilhas no Oceano Pacfico e vitimou aproximadamente 20 milhes de pessoas por onde passou. A cidade de So Paulo no fora exceo. No presente texto, irei analisar o perodo epidmico de gripe espanhola na Metrpole do Caf como era chamada pelas elites paulistanas. 2 Graduado em Histria pela Universidade Estadual de Gois, UnUCSEH- Anpolis GO. Especializando no curso Formao Docente em Histria e Cultura Africanas e Afro-Americanas pela mesma Instituio e pelo CieAA- Centro Integrado de Estudos frica -Amrica. E-mail: lcdneto@yahoo.com.br
1

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

Hospital de Isolamento, enquanto se fizesse o expurgo dos barcos contaminados de influenza espanhola. Accedi promptamente, dando eu, em pessoa, ao Dr. Neiva3 as instruces nesse sentido. (Dirio ntimo de Altino Arantes: Arquivo do Estado de So Paulo (APESP). Arquivo Privado Altino Arantes, Vol. 9. [17/10/1918])

Apesar de todos os sinais de que a influenza espanhola havia atingido a capital, o Servio Sanitrio Estadual de So Paulo, pelo seu diretor Artur Neiva, somente decretou estado epidmico no dia 15 de outubro de 19184. Iniciou-se ento uma srie de medidas profilticas para debelar o surto: proibiu-se aglomeraes pblicas; o servio de sade determinou aos oficiais e praas que adotassem a continncia, deixando o perigoso aperto de mo; entre a populao civil, alm da restrio s visitas, beijos e abraos passaram a significar, naquele momento, uma grande falta de educao (BERTUCCI: 2003, p. 113), algumas casas de jogos, cinematgrafos e teatros paralisaram suas atividades voluntariamente, outros pela ao policial. O Servio Sanitrio Estadual pediu para a populao isolar-se em suas casas, restringindo as sadas somente ao estritamente necessrio. Outras medidas profilticas adotadas pelas autoridades pblicas foram os fechamentos de escolas e faculdades no municpio de So Paulo, sendo instalados nestes locais diversos hospitais provisrios para a assistncia populao enferma, conforme nos informa Altino Arantes: (...) Com este [Arthur Neiva] combinei tambm o fechamento dos Grupos Escolares da Capital, podendo os respectivos edifcios ser convertidos em enfermarias para os indigentes atacados de grippe. (Dirio ntimo Altino Arantes: APESP, vol. 9. [17/10/1918]) As medidas profilticas adotadas pela capital paulista durante a molstia de gripe ocasionaram uma srie de mudanas no dia-a-dia da populao, estabelecendo uma espcie de cotidiano epidmico no qual as pessoas procuravam seguir as prescries mdicas em um processo de reeducao. Mesmo assim em vrios momentos as relaes sociais e culturais resistiram ao flagelo desestruturador da epidemia de gripe e ao poder mdico. (BERTUCCI: 2003, p. 113) interessante ressaltar que os primeiros dias da gripe transcorreram normalmente para a populao, pois bares, teatros, cinemas, o comrcio e a indstria continuaram funcionando. Somente aps a decretao oficial da presena da epidemia de gripe espanhola no municpio de So Paulo que estes locais encerraram todas suas atividades. A circulao em espaos
3 Artur Neiva, ativo militante da campanha pelo saneamento do Brasil e diretor do Servio Sanitrio do Estado de So Paulo de 1917 a 1920. 4 Existem discusses sobre a demora do Servio Sanitrio Estadual de So Paulo reconhecer/ ou decretar estado de calamidade pblica na capital do Estado. Iniciando as medidas profilticas contra a epidemia tardiamente e, conseqentemente aumentando o nmero de enfermos e bitos. Ver BERTOLLI FILHO, op. cit. , 1986.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

pblicos como praas, parques e jardins, tambm foi restringida devido ao medo disseminado do contgio. Os dias normais da populao foram alterados com o cotidiano epidmico, marcado pela suspenso das sanes sociais vigentes. Como vimos, mesmo com a constatao de que a epidemia gripal vinha fazendo suas primeiras vtimas na capital paulista, as autoridades inicialmente ignoraram as evidncias deixando de precaver a sociedade. Em vez disto, o presidente de Estado Altino Arantes determinava o envio de mdicos e farmacuticos capital federal para atender a um pedido do presidente da repblica Wenceslau Braz, conforme registra em outra passagem de seu dirio:
Jantei, com o lvaro, em casa do Gasto Vidigal e depois, j nos Campos Elseos, conferenciei com o Dr. Neiva e com o Sr. J. Frederico Borba, director da Escola de Pharmacia, sobre a epidemia reinante de influenza hespanhola e sobre os meios de ser promptamente attendida uma requisio do Dr. Wenceslau Braz para/ que eu contractasse e fizesse seguir para a Capital da Repblica, vinte prticos de pharmacia. (Dirio ntimo de Altino Arantes: APESP, vol. 9. [19/10/1918])

O envio de farmacuticos capital federal, mesmo quando a epidemia de gripe j estava presente em So Paulo, pode ser explicado por dois motivos. Em primeiro lugar, a assistncia efetuada prontamente pelo governo paulista solicitao de Wenceslau Braz, que talvez se relacione com a necessidade de Altino Arantes de obter o apoio poltico eleitoral candidatura de seu padrinho, o Conselheiro Rodrigues Alves, presidncia da Repblica. Este acabou vencendo a eleio, mas no chegou a tomar posse devido ao agravamento de sua sade em virtude de ter contrado influenza espanhola no final de 1918, vindo a falecer no incio do ano seguinte. O segundo seria o fato de os administradores paulistas manterem a imagem da Metrpole do Caf moderna e salubre. Argumentavam que mesmo que a cidade fosse atingida pela epidemia gripal, esta no iria ter seu quadro sanitrio agravado. Por este motivo, o Servio Sanitrio Estadual, durante os quinze primeiros dias epidmicos, estabelece um discurso pelo qual parecia demonstrar estar em condies de assumir a responsabilidade do combate crise sanitria. No entanto, no dia 28 de outubro, o mesmo rgo se contradiz quando, em pronunciamento de seu diretor, o mdico Artur Neiva, anuncia a incapacidade oficial do S.S.E. de debelar a epidemia gripal que tomava a capital paulista, modificando radicalmente suas posies anteriores marcadas pela intransigncia e arrogncia. Alguns dias antes do discurso de Artur Neiva, algumas instituies privadas (Companhia Antarctica, a Companhia Nacional de Juta, a Cristalera Itlia, Comisso EstadoFanfulla), filantrpicas (Cruz Vermelha Brasileira, Liga Nacionalista) e religiosas (Igreja Catlica, Associao dos Pastores Evanglicos) se reuniram em solidariedade com aos enfermos, passando a prestar servios de tratamentos aos mesmos essas instituies iniciam 3

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

as medidas profilticas e de assistncia aos enfermos principalmente aps a declarao de ineficincia do Servio Sanitrio5. O isolamento e a quarentena, medidas profilticas mais adotadas pelos servios oficiais em fases de epidemias no perodo, foram intensamente utilizados durante a fase mais aguda da pandemia gripal. Mas essa medida, geralmente polmica, s vezes revelava a situao de desamparo vivida pela populao. Um exemplo disto pode ser demonstrado atravs da denncia publicada no peridico anarquista O Combate:
Ao entrar no quarto do casal, os dois japonezes haviam fallecido e j se achavam em completa rigidez cadavrica sob as cobertas de um humilde leito. Debruada sobre o cadver da me, sugando ambos os seios e a choramingar, estava uma criana de 8 mezes. Assim que deparou com os extranhos, a pequenina orphan arregalou os olhos e voltou-se para os mesmos, soluando commoventemente. Estava abatida pela fome de muitos dias. (O Combate apud BERTOLLI FILHO, op cit. , p.352)

O descaso do poder pblico se torna presente para as famlias carentes da cidade de So Paulo. As medidas de isolamentos literalmente so utilizadas para confinar a populao em seus prprios lares reservando-lhes a morte, retirando assim do poder pblico o dever de cuidar destas. Os chamados rfos da epidemia ficaram sob cuidados e tratamento fornecido por instituies controladas pela igreja conforme combinao efetuada com o Estado:
Com o Sr. Arcebispo D. Duarte, combinei a internao dos rfos da epidemia, enquanto no se lhes encontre collocao definitiva, no Asylo da Sagrada Famlia, no Ypiranga, no Asylo Bom Pastor; na Casa da Divina Providncia e Externato dos Irmos Maristas, no Cambucy. (Dirio ntimo de Altino Arantes: APESP. vol.9. [3/11/1918])

Essa realocao dos rfos da epidemia em diferentes locais ocorreu devido interdio de um orfanato da igreja efetuada inexplicavelmente por um Juizado de Menores da capital, fato que obrigou as crianas a serem distribudas por diversos internatos. A epidemia difundiu o medo como um dos principais sentimentos que impregnou todo o tecido social, essas medidas de solidariedade realizadas pelas instituies privadas filantrpicas, religiosas e pela sociedade, apesar do medo e por causa dele, levou toda a sociedade a se mobilizar, atravs de atitudes individuais e coletivas de ajuda mtua. A molstia de gripe aumentava o nmero de vtimas no municpio de So Paulo, conforme o Relatrio Oficial sobre a gripe espanhola no municpio de So Paulo redigido na forma de ofcio (n 477), expedido pelo ento prefeito de So Paulo, Washington Lus:

5 Sobre as discusses das medidas profilticas adotadas pelas instituies privadas, filantrpicas e religiosas. Ver BERTOLLI FILHO: 1986, p. 223 a 252.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

(...) no dia 29 de outubro, o nmero de enterramentos ascendeu a 87 e chegou a cerca de 300 enterros por dia no auge da epidemia, sendo que a mdia normal anterior de enterramentos no ano de 1917 era de 27 enterros por dia, a mdia durante a epidemia foi de 178,6 enterramentos por dia. (Relatrio Oficial n 477, APESP, Arquivo Privado Washington Lus)

Conforme Bertolli Filho, a gripe espanhola foi responsvel pela morte de aproximadamente 1% de toda a populao paulistana em 1918, estimada ento em 523.196 habitantes. At hoje existem dvidas a respeito do verdadeiro nmero de bitos atribudos gripe, gerando crtica e desconfiana, tanto em relao morbidade, quanto mortalidade no perodo epidmico em relao aos dados oficiais. (BERTOLLI FILHO, op. cit. , p.48 a 58 e p.115 a
125)

Com aumento considervel do nmero de bitos, os sepultamentos passaram a ser realizados tambm no perodo noturno, sendo feitos muitas das vezes em valas comuns conforme denncias publicadas pela imprensa da poca, (O Estado de So Paulo apud BERTOLLI FILHO, op. cit. , p.315.), ocorrendo falta de caixes e de coveiros para os enterramentos dos mortos. O cotidiano epidmico vivido pela populao do municpio de So Paulo no ano de 1918 nunca ser esquecido, pois, parafraseando Jacob Burckhardt, temos o sentimento do momento epidmico: Cumpre, assim, supor que esse povo agonioso destitudo de mal grado do cotidiano se deixava arrebatar pela epidemia6.

Palavras-chave: gripe espanhola; So Paulo; poder pblico; crise sanitria; medidas profilticas.

FONTES: Dirio ntimo de Altino Arantes: Arquivo do Estado de So Paulo (AESP). Arquivo Privado Altino Arantes (APAA). (Digitalizado) Relatrio sobre a Epidemia de gripe espanhola de 1918 no municpio de So Paulo: Oficio n. 477: Arquivo do Estado de So Paulo (AESP). Arquivo Privado Washington Lus. (APWL).

BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itlia. Um Ensaio. Trad. Srgio Tellaroli. So Paulo: Companhia das letras, 2003, p.351. A passagem no original: Cumpre, assim, supor que esse povo fantasioso negligenciava de bom grado do cotidiano apenas para, ento, se deixar arrebatar pelo extraordinrio.

Histrica Revista Eletrnica do Arquivo Pblico do Estado de So Paulo, n.29, 2008.

BIBLIOGRAFIA: BERTOLLI FILHO, Cludio. Epidemia e Sociedade: a gripe espanhola no municpio de So Paulo. SP, 1986, 482p. Dissertao (Mestrado em Histria Social) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. BERTUCCI, Liane Maria. Conselhos ao Povo: Educao contra a Influenza de 1918. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 59, p. 103-117, abril 2003. BURCKHARDT, Jacob. A Cultura do Renascimento na Itlia. Um Ensaio. Trad. Srgio Tellaroli. So Paulo: Companhia das letras, 2003. GOULART, Adriana da C. Revisitando a espanhola: a gripe pandmica de 1918 no Rio de Janeiro. Hist., cinc., sade. Manguinhos, vol. 12, n. 1, p. 101-42, jan.-abr. 2005. HOCHMAN, Gilberto. A era do Saneamento: As bases da poltica de sade pblica no Brasil. SP: HUCITEC/ANPOCS, 1998. SILVEIRA, Anny Jackeline Torres. A medicina e a influenza espanhola de 1918. In: Revista Tempo, Rio de Janeiro, n. 19, pp. 91-105.

You might also like