You are on page 1of 3

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direitos Humanos 01

EMENTA DA AULA 1. Conceitos bsicos 2. Requisitos de um Tratado de Direitos Humanos 3. Geraes de Direitos (Dimenses de Direitos) 4. Caractersticas dos Direitos Humanos 5. Internacionalizao dos Direitos Humanos 6. Internalizao dos Tratados / Incorporao dos Tratados 7. Natureza ou status do tratado de Direitos Humanos

GUIA DE ESTUDO 1. Conceitos bsicos Direitos do Homem: so direitos inerentes aos seres humanos (inerentes: nascem com o ser humano. Ex.: direito a vida, liberdade etc. No precisam estar escritos para serem respeitados). Questo do bom senso. Direitos Fundamentais: so direitos do homem previstos na constituio de um Estado. Ex. Direito a vida e direito a liberdade previstos no artigo 5 da CF. Direitos Humanos: So direitos do homem e/ ou fundamentais previstos em documentos internacionais (tratados, convenes, resolues etc).

2. Requisitos de um Tratado de Direitos Humanos Documento escrito: a regra. Numa situao emergencial h a possibilidade de haver um tratado verbal; Entre pases e/ ou organismos internacionais: obs.: ONGs no celebram tratados; Regido pelo Direito Internacional Pblico: obs.: Pesquisar sobre a Conveno de Viena sobre tratados; Que no depende do nome: pouco importa o nome, o que importa a proteo da pessoa;
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Que pode estar em um ou mais documentos: obs.: Um Tratado de Direitos Humanos pode ter um documento principal e protocolos facultativos. Ex.: Conveno Americana de Direitos Humanos, tambm conhecido como Pacto de So Jos da Costa Rica Dec. n. 678/1992 documento principal. Ele possui como protocolo facultativo complementar o protocolo de San Salvador (protocolo adicional a Conveno America de Direitos Humanos sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais Decreto n. 3321/1999). Cuidado: pode acontecer de o pas aderir ao documento principal e ao protocolo facultativo em um mesmo momento Decreto n. 6949/2009 Conveno Internacional de Proteo as Pessoas com Deficincia e seu protocolo facultativo.

Que visa proteger os Seres Humanos (Homem)

3. Geraes de Direitos (Dimenses de Direitos): uma criao doutrinria. a valorizao de certos direitos em determinados momentos da histria. 1 gerao: valoriza ou protege o indivduo. Ex.: direito a vida e liberdade. Ex.: Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos - Dec. 592/1992 (pertence ao sistema global da O.N.U) / Conveno America ou Interamericana de Direitos Humanos Pacto de So Jos da Costa Rica Dec. 678/1992. (pertence ao sistema regional da OEA Organizao dos Estados Americanos). CUIDADO: aplicao imediata!!!!! 2 gerao: protege grupos de pessoas. Ex.: estudantes, trabalhadores, etc. Ex.: Direitos Sociais; Direitos Econmicos, Sociais e Culturais; Direito Educao; Direito ao Trabalho. Ex. de tratados: Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais Decreto n. 591/1992 (pertence ao sistema global O.N.U) / Protocolo de San Salvador Decreto 3321/1999 (pertence ao sistema regional da O.E.A) trata de direitos econmicos, sociais e culturais. CUIDADO: eles tm aplicao programtica ou progressiva, ou seja, ao longo do tempo. CUIDADO: nada impede que aquele direito social seja obtido de modo rpido por meio de uma ao judicial = ativismo judicial ou neo constitucionalismo. 3 gerao: o objetivo proteger todo mundo, ou seja, uma universalidade de pessoas. Ex.: proteo do meio ambiente; busca da Paz Mundial; a Fraternidade entre os Povos = Declarao Universal de Direitos Humanos resoluo da ONU; Estatuto de Roma: o Decreto n. 4388/2002 criou o TPI Tribunal Penal Internacional. CUIDADO: A aplicao depende do caso concreto.

4. Caractersticas dos Direitos Humanos


EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Universais: todos devem ser protegidos; Indivisveis: no podem ser separados, no posso cindir os Direitos Humanos; Interdependentes: esto ligados uns aos outros; Inter-relacionados: no h hierarquia entre Direitos Humanos; Historicidade: os direitos humanos refletem a histria do homem, a evoluo do homem;

Vedao do retrocesso: tambm chamada vedao do regresso / efeito cliquet / efeito ampliativo dos Direitos Humanos. A ideia a progresso dos Direitos Humanos. Um pas ao fazer uma nova constituio, ou assinar algum tratado, no pode reduzir os Direitos Humanos. Ex. No Brasil no pode ser restabelecida a priso civil por dvida do depositrio infiel (artigo 7, 7 do dec. 678/1992).

5. Internacionalizao dos Direitos Humanos: expanso e ampliao dos Direitos Humanos. Ela se d aps a 2 Guerra Mundial. Houve a criao da O.N.U em 1945 e dos sistemas de proteo dos Direitos Humanos. Sistemas de proteo: Sistema Global: ONU; Sistemas Regionais: Europeu, Americano e Africano. Obs.: O Brasil faz parte do Sistema Global da ONU e do Sistema Regional Americano.

6. Internalizao dos Tratados / Incorporao dos Tratados: 1 passo - negociao + assinatura: quem faz isso o Presidente da Repblica; 2 passo - referendo congressual: a votao do tratado e se d pelo Decreto Legislativo; 3 passo - ratificao do tratado: promulgao e publicao do Decreto Presidencial.

7. Natureza ou status do tratado de Direitos Humanos: Emenda Constitucional: se o tratado for referendado nos termos do 3 do artigo 5 da CF. Decreto 6949/2009 o nico tratado que foi referendado pelo congresso Nacional. Norma supralegal: est acima das leis, mas abaixo da CF. So os demais tratados de Direitos Humanos que o Brasil faa parte (STF - RE 466.343)

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

You might also like