You are on page 1of 5

PRODUO DE MUDAS DE PARIC (Schizolobium amazonicum HUBER EX.

DUCKE) COLONIZADAS COM FUNGOS MICORRZICOS ARBUSCULARES NATIVOS


Marcos Diones Ferreira Santana; Mara de Souza Correia2; Rosilene Alencar Nascimento2; Sonia Jacobson Pereira1; Ulisses Brigatto Albino3
Graduado em Cincias Biolgicas - UFPA/Campus Altamira, Av. Coronel Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, 68.372-040, Altamira, PA; 2Estudante de Cincias Biolgicas - UFPA/Campus Altamira, Av. Coronel Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, 68.372-040, Altamira, PA; 3Docente Faculdade de Cincias Biolgicas UFPA/Campus Altamira, Av. Coronel Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, 68.372-040, Altamira, PA.

RESUMO Dentre as espcies atualmente disponveis com caractersticas necessrias para minimizar a presso sobre as florestas nativas na Amaznia, destaca-se o paric, principalmente por seu uso em reas degradadas. Porm, problemas com a plantao, faz com que haja uma necessidade de buscar na natureza por microrganismos que vivem em associao com as plantas como os fungos micorrzicos arbusculares (FMAs). Objetivou-se analisar os aspectos da simbiose entre FMAs nativos com mudas de paric em casa de vegetao. Para tanto, esporos de FMAs nativos da Regio da Transamaznica foram extrados e usados como inoculantes na produo de mudas de paric, sendo seus resultados comparados com mudas produzidas com adubo qumico (NPK). As mudas produzidas com fertilizante qumico apresentaram resultados significativamente positivos quando comparadas com as plantas micorrizadas, com exceo no comprimento de raiz e em seu peso seco, onde os resultados mostraram-se iguais a 5% de confiabilidade. Mesmo apresentando maior biomassa quando fertilizadas quimicamente, as mudas de paric apresentam aumentos discretos em relao s no micorrizadas, o que torna os fungos micorrzicos arbusculares uma tecnologia vantajosa no cultivo de paric em sistemas de agricultura familiar ou restaurao ambiental. Palavras-chave: ecologia microbiana; planta amaznica; sustentabilidade. ABSTRACT Among the species currently available with necessary features to minimize the pressure on native Amazonian forests, there is the paric, primarily for your use in degraded areas. However, problems with planting, suggest that there is a need to seek in nature by microorganisms that live in association with plants as arbuscular mycorrhizal fungi (AMF). This study aimed to analyze the aspects of the symbiosis with AMF in native paric seedlings in greenhouse. Therefore, spores arbuscular mycorrhizal fungi native region of Transamazonica were extracted and used as inoculants on seedling production paric, and its results are compared with seedlings grown with chemical fertilizer (NPK). The seedlings with chemical fertilizer showed significant positive results when compared with mycorrhizal plants, except root length and dry weight, where the results were equal to 5% reliability. Even with higher biomass when fertilized chemically, seedlings paric exhibit mild increases in relation to non mycorrhizal, which makes the AMF technology advantageous in crops paric in family farming systems or environmental restoration. Keywords: microbial ecology; Amazonian plant; sustainability.

INTRODUO Um dos problemas na recomposio de florestas nativas a produo de mudas de espcies que possam suprir programas de reflorestamento e/ou atenda a necessidade de famlias que sobrevivem da produo sustentvel. Nesse sentido, o paric da Amaznia (Schizolobium amazonicum) vem sendo amplamente cultivado, j que seu poder germinativo dependendo da eficcia do tratamento de superao de dormncia, podendo chegar a 91,6% (BOFF, 2010), alm de atender os sistemas de produo compatveis com a sustentabilidade, contudo, a produo das mudas deve estar de acordo com o objetivo do produtor, pois a metodologia aplicada de fundamental importncia para o sucesso da produo. Uma boa alternativa para os problemas com a plantao e principalmente para que ela se aproxime o mximo da sustentabilidade, buscar na natureza por microrganismos que vivem em associao com as plantas melhorando sua nutrio e protegendo-as de pragas e doenas (ALBINO e ZANETTI, 2006), como os fungos micorrzicos arbusculares (FMAs), j que os mesmos contribuem amenizando os estresses ambientais. Contudo, a inoculao de FMA deve ser praticada na formao das mudas para garantir o estabelecimento da simbiose (ZANGARO e ANDRADE, 2002), uma vez que mudas inoculadas crescem mais rapidamente, exigem menos insumos e toleram mais o estresse do transplante para o campo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da micorrizao em paric na fase de muda em casa de vegetao, contribuindo assim com mais informaes sobre seu uso no processo de reconstruo de ambientes degradados na Regio da Transamaznica.

MATERIAL E MTODOS O experimento foi conduzido em casa de vegetao durante o perodo de outubro/2012 a janeiro/2013, na Universidade do Estado do Par - UEPA, Campus de Altamira. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com trs tratamentos (Com Micorriza - CM; Com Adubao - CA (NPK) e Testemunha - TM). Foram produzidos 20 vasos com inculo de fungos micorrzicos nativos. Os esporos foram coletados no Municpio de Altamira-PA e sua extrao seguiu o mtodo de Gerdemann e Nicolson (1963) com centrifugao em sacarose (JENKINS, 1964) 50%. Os demais tratamentos foram produzidos com igual nmero de repeties.

Utilizou-se Latossolo Vermelho de barranco com as seguintes caractersticas qumicas: MO (matria orgnica) (dag/kg) 1,1; pH 5,2 em H2O; Al (cmol/dm3) 0,4; P em Mehlich (mg/dm3) 3; Ca (cmol/dm3) 0,5; Fe (mg/dm3) 69; Zn (mg/dm3) 0,8; Cu (mg/dm3) 1,8; Mn (mg/dm3) 10 e Na (mg/dm3) 7,0. O mesmo foi misturado a areia de rio lavada na proporo 1:1 (v/v). As sementes de paric foram desinfectadas com lcool 70% e submetidas quebra de dormncia em gua a 80C, onde permaneceram por aproximadamente 24 horas, seguido o plantio de 1 semente por vaso. O inculo micorrzico foi produzido a partir do cultivo dos esporos em vasos de 500 mL usando plntulas de milho e paric, onde as plantas foram desbastadas e 50 mL das mistura de raz/solo foram usados como inoculante. No ato do plantio, o tratamento com adubo qumico foi produzido a partir de 14,400 L de Latosolo Vermelho misturado a 150 mL de NPK (10:28:20) baseado no estado nutricional do solo e distribudo igualmente entre os vasos. Quanto aos vasos testemunha, estes receberam apenas a mistura solo/areia na mesma proporo que os demais tratamentos. A cada 30 dias aps a semeadura, as folhas eram contadas e a altura das plntulas era medida. Aps 90 dias, o experimento foi desmontado para avaliao dos parmetros referentes altura final das plantas (AP), ganho de altura (GA) com base nas medidas de comprimento das plntulas, massa da matria fresca da parte area (MFPA), massa da matria fresca do sistema radicular (MFSR), massa da matria seca da parte area (MSPA), massa da matria seca do sistema radicular (MSSR) e comprimento de raiz (CR) mensurado a partir de uma de 1 alquota de raiz fresca em placa de Petri com linhas paralelas equidistantes 1 cm uma da outra. Aps anlise de seu comprimento, esta frao do sistema foi submetida ao mtodo de colorao proposto por Phillips e Hayman (1970) para confirmar a micorrizao nas que plntulas correspondentes e testificar que as demais no foram contaminadas. As mdias foram comparadas pelo teste Tukey (5%) utilizando-se o programa estatstico ASISTAT verso 7.6 Beta.

RESULTADOS E DISCUSSO O paric na presena de NPK, apresenta resultados superiores quando o demais tratamentos so comparados, de forma que, o uso do fertilizante mais indicado quando o cultivo comercial almejado, o que consequentemente, tornar a planta dependente de fertilizante qumico durante todo seu desenvolvimento ou at que o silvicultor alcance seu objetivo em relao ao planta.

O paric apresentou melhor resultado em altura quando submetido ao cultivo com adubo qumico com mdia em torno de 30 cm de altura, as plantas micorrizadas no diferem significativamente a 5% de probabilidade das plantas no micorrizadas mesmo tendo seus valores maiores (figura 1). 35 30 25 20 15 10 5 0 Altura da planta (cm) SM
a

CM
b

CA
a b b

30

60 Dias aps a germinao

90

Figura 01 - Altura do paric a cada 30, 60 e 90 dias aps a germinao. Sem micorriza (SM), com micorriza (CM) e com adubo qumico (CA). Mdias seguidas da mesma letra na coluna no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. CV% a cada 30 dias = 13,95, 12,26 e 12,30 respectivamente.

Quando analisada a altura final, o ganho de altura e o nmero de folhas, observou-se que as plantas cultivadas com adubo qumico apresentaram diferena significativa em relao s plantas micorrizadas e s testemunhas, com exceo para o comprimento de raiz, que estatisticamente no apresentou diferena entre os tratamentos como mostra a tabela 1.

Tabela 01 - Altura final (AF), ganho de altura (GA), comprimento de razes (CR) e Nmero de folhas (NF) de mudas de paric aos 90 dias aps a germinao. Tratamento SM CM CA CV% AF (cm) 23,25b 23,90b 29,77a 12,30 GA (cm) 9,10b 9,34b 11,90a 21,71 CR (cm) 1869,38a 2263,68a 2091,07a 45,45 NF 3,30b 3,85b 4,86a 22,51

Sem micorriza (SM), com micorriza (CM), Controle adubado com adubo qumico (CA) e coeficiente de variao (CV). Mdias seguidas da mesma letra na coluna no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A altura das mudas um parmetro importante, contudo, no deve ser avaliado isoladamente para diagnosticar a qualidade das mesmas (GOMES e PAIVA, 2006) j que o valor obtido influenciado por adubao mineral pode promover um enfraquecimento geral das

plntulas e aumentar a mortalidade do plantio em campo, o que pode representar futuro fracasso na cultura considerando o perfil financeiro do produtor. A partir desse ponto de vista, o sistema radicular tem recebido maior ateno, pois este se torna um fator decisivo para o desempenho da muda no campo. Em relao massa adquirida pelas plantas durante seu desenvolvimento, pode-se verificar que apenas o tratamento com adubo qumico apresentou os melhores resultados quando as massas fresca e seca da parte area foram analisadas (14,10 e 5,06 cm respectivamente). Quanto massa seca do sistema radicular, esta no apresentou diferena significativa entre os tratamentos. CONCLUSO Plntulas desta espcie apresentam maior biomassa quando fertilizadas quimicamente, o que denota bom investimento na silvicultura, porm, plantas micorrizadas apresentam aumentos discretos em relao s no micorrizadas, sobretudo em comprimento, o que torna os fungos micorrzicos arbusculares uma tecnologia vantajosa considerando o cultivo em sistemas de agricultura familiar ou restaurao ambiental. LITERATURA CITADA ALBINO, U.; ZANETTI, L. Centro de Pesquisa do Paric. O cultivo do Paric. Pesquisa reflorestamento. Cultivo Schizolobium amazonicum. Dom Eliseu-PA, 2006. GERDEMANN, J. W.; NICOLSON, T. H. Spores of mycorrhizal Endogone species extracted from soil by wt-sieving and decanting. Transactions of Britisch Mycological Society. v. 46, p. 235-244, 1963. GOMES, J. M.; PAIVA, H. N. Viveiros florestais: propagao sexuada. 3. ed. Viosa: UFV, 2006. JENKINS, W. R. A rapid centrifugal-floration technique for separating nematodes from soil. Plant Disease Report, v. 48, p. 692. 1964. PHILLIPS, J. M.; HAYMANN, D. S. Improved procedures for clearing roots and staining parasitic and vesicular-arbuscular mycorrhizal fungi for rapid assessment of infection. Transactions British Mycology Society, n. 55, p. 158-161, 1970. REIS, V. M.; OLIVEIRA, A. L. M.; BALDANI, V. L.D.; OLIVARES, F. L.; BALDANI, J. I. Fixao biolgica de nitrognio simbitica e associativas. In: Fernandes, M. S. (ed.) Nutrio Mineral de Plantas. SBCS, Viosa, 2006. 154-194p. ZANGARO, W.; ANDRADE, G. 2002. Micorrizas arbusculares em espcies arbreas nativas da bacia do rio Tibagi. Pp. 171-210. In: MEDRI, M. E., BIANCHINI, E., PIMENTA, J. A. e SHIBATA, O. (eds.). A bacia do rio Tibagi. Londrina, Edio dos editores.

You might also like