You are on page 1of 14

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior CONHECIMENTO DE LNGUA PORTUGUESA

Declarao de amor Esta uma confisso de amor: amo a lngua portuguesa. Ela no fcil. No malevel. E, como no foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendncia a de no ter sutilezas e de reagir s vezes com um verdadeiro pontap contra os que temerariamente ousam transform-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor. A lngua portuguesa um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo. s vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. s vezes se assusta com o imprevisvel de uma frase. Eu gosto de manej-la - como gostava de estar montada num cavalo e gui-lo pelas rdeas, s vezes lentamente, s vezes a galope. Eu queria que a lngua portuguesa chegasse ao mximo nas minhas mos. Este desejo todos os que escrevem tm. Um Cames e outros iguais no bastaram para nos dar para sempre uma herana da lngua j feita. Todos ns que escrevemos estamos fazendo do tmulo do pensamento alguma coisa que lhe d vida. Essas dificuldades, ns as temos. Mas no falei do encantamento de lidar com uma lngua que no foi aprofundada. O que recebi de herana no me chega. Se eu fosse muda, e tambm no pudesse escrever, e me perguntassem a que lngua eu queria pertencer, eu diria: ingls, que preciso e belo. Mas como no nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em portugus. Eu at queria no ter aprendido outras lnguas: s para que a minha abordagem do portugus fosse virgem e lmpida.
(LISPECTOR, Clarice, A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)

1. No fragmento [...] contra os que temerariamente ousam transform-la numa linguagem [...], a palavra destacada significa: a) b) c) d) e) de maneira arrojada de forma respeitosa de forma responsvel com bastante temor com muita criatividade

2. Considere o fragmento: A lngua portuguesa um verdadeiro desafio para quem escreve. A afirmativa da autora fundamentada, no texto, por alguns argumentos. Considerando esses argumentos, julgue as proposies abaixo. I. A lngua oferece ao escritor diversas potencialidades que ele pode utilizar no seu processo criativo marcado pelo esforo de elaborao. II. A transformao para a realidade do texto, com a expressividade necessria, do que est no pensamento , ao mesmo tempo, ser desbravador e sentir-se encantado, traos que caracterizam o escritor. III. O uso da lngua impe ao escritor obedincia irrestrita s prescries gramaticais. IV. O domnio da herana de uma lngua j construda por autores como Cames intimida a atividade do escritor.
Pgina 1

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

Esto corretas: a) b) c) d) e) III e IV. II e III. I e II. I e III. II e IV.

3. A partir do fragmento Um Cames e outros iguais no bastaram para nos dar para sempre uma herana da lngua j feita, afirma-se: a) O legado lingustico deixado por grandes nomes do passado satisfaz plenamente o escritor contemporneo, portanto no h necessidade de qualquer inovao. b) O escritor livre no seu processo criativo, usando a lngua com ousadia no propsito de buscar uma nova linguagem. c) O escritor pode introduzir novidades na lngua, mas sempre fixando no antigo as bases para o novo. d) Os autores clssicos no foram importantes uma vez que no conseguiram impor modelos s geraes posteriores. e) S escritores j consagrados so capazes de dominar com profundidade a complexidade da lngua. 4. Considere os fragmentos: E, como no foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendncia [...] [...] como gostava de estar montada num cavalo [...] Em relao ao termo destacado, correto afirmar que a) traduz, respectivamente, a noo de causa e comparao visto que a sua significao est condicionada a cada um dos contextos em que se encontra inserido. b) um elemento conector que no contribui para harmonia de sentido do texto. c) pode ser substitudo por porque e conforme, respectivamente. d) d, ao primeiro fragmento, um sentido ambguo. e) traduz uma relao sinttico-semntica de comparao em ambos os textos. 5. Considere os fragmentos: s vezes se assusta com o imprevisvel de uma frase. Todos ns que escrevemos estamos fazendo do tmulo do pensamento alguma coisa que lhe d vida. Essas dificuldades, ns as temos. Sobre os elementos em destaque, correto afirmar: I. A forma verbal assusta exemplifica um recurso da linguagem literria, personificando a lngua. II. A expresso tmulo do pensamento no constitui um processo metafrico. III. O pronome as retoma a expresso essas dificuldades, atribuindo-lhe maior nfase.

Pgina 2

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) III. I e II. II e III. I e III. I, II e III.

6. Em Mas como no nasci muda [...], a regncia do verbo nascer a mesma da forma destacada em: a) b) c) d) e) Eu gosto de manej-la. O que recebi de herana [...] E este desejo todos os que escrevem tm. No malevel. s vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado.

7. Em relao concordncia verbal, NO se obedece norma culta em: a) b) c) d) e) Eles ho de realizar novas abordagens lingusticas. Ouvem-se, na mdia, bastantes elogios produo literria daquele escritor. Devem haver formas diversas de se fazer uma declarao de amor lngua materna. Fizeram cinquenta anos os escritores homenageados. Assistiu-se a palestras sobre o assunto.

8. Considere os fragmentos: Esta uma confisso de amor [...] E este desejo todos os que escrevem tm. Essas dificuldades, ns as temos. Quanto aos elementos em destaque, correto afirmar: I. O termo esta faz referncia ideia anteriormente expressa. II. O uso estilstico do termo este pode revelar a inteno da autora de se incluir no grupo daqueles que desejam dominar a lngua. III. O termo essas retoma todas as dificuldades citadas nos pargrafos anteriores. Est (o) correta (s): a) b) c) d) e) II e III. I e II. I e III. III. I, II e IIII.

9. Considere o fragmento: Eu at queria no ter aprendido outras lnguas: s para que a minha abordagem fosse virgem e lmpida. Em relao aos termos em destaque, NO correto afirmar:
Pgina 3

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

a) A retirada do termo at no altera a semntica do fragmento. b) O termo s tem funo adverbial. c) A estrutura para que uma locuo prepositiva, podendo ser substituda por a fim de que. d) O dois pontos anunciam um esclarecimento. e) Os termos virgem e lmpida tm funo adjetiva. 10. O prefixo da palavra imprevisvel tem a mesma significao em: a) b) c) d) e) improdutivo / infiel ingerir / ilegal imigrar / ingerir imberbe / injetar injetar / imigrar

Pgina 4

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior CONHECIMENTO ESPECFICO

11. A partir da segunda metade dos anos de 1990, foi estabelecida uma nova configurao para a Educao Profissional, o que teve significativa repercusso nos sistemas federal e estadual de ensino. A partir desse novo ordenamento, empreenderamse aes para oferta da Educao Profissional de nvel bsico. Assinale a alternativa que contempla esse novo ordenamento. a) A reforma separou CEFETs e escolas tcnicas federais: uma ficou destinada formao acadmica, e outra formao profissional, que ganhou um captulo especfico na LDB. b) As aes foram destinadas unicamente qualificao de profissionais que j atuam no mercado de trabalho, maiores de 30 anos. c) As aes foram destinadas unicamente re-profissionalizao de alunos trabalhadores, independente de escolaridade prvia. d) As aes voltaram-se unicamente para cursos de nvel superior na rea tecnolgica, destinados aos egressos do ensino mdio e tcnico. e) Aumentou-se a oferta de Ensino Mdio em 150%, e diminuiu-se a oferta das escolas tcnicas federais ao nvel de 50% da oferta de 1997. 12. A Educao Bsica de nvel mdio, tomada como direito social universal de todo cidado, indissocivel da formao profissional para acompanhar as mudanas da base tcnica. Marque a alternativa que corresponde poltica para a Nova Educao Profissional, com destaque para os princpios polticos que a fundamentam. a) Devem conduzir o cidado ao permanente desenvolvimento de aptides para a vida produtiva, intimamente integrada s diferentes formas de educao, ao trabalho, cincia e tecnologia b) Devem centrar-se, apenas, na preparao para a execuo de um determinado conjunto de tarefas, de maneira rotineira e burocrtica. c) Requerem, unicamente, o domnio operacional de um determinado fazer. d) Devem conduzir o cidado, unicamente para o desempenho com competncia de suas funes no trabalho. e) No apresentam preocupaes com o desenvolvimento das aptides do cidado para a vida produtiva. 13. Os princpios e critrios estabelecidos no Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD) definem que, quanto construo de uma sociedade cidad, os livros devero a) assegurar padro de qualidade, como materiais de apoio s prticas educativas, alm de contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. b) dar visibilidade, apenas, aos valores culturais, tradies e saberes. c) abordar, exclusivamente, a temtica das relaes tnico-raciais, preconceito, da discriminao racial e da violncia correlata, visando construo de uma sociedade anti-racista, justa e igualitria. d) fomentar a oferta, deixando de lado a heterogeneidade sociocultural, pois esta preocupao dever ser restrita ao professor nas suas atividades na sala de aula. e) promover a imagem afro-descedentes e, tambm, a cultura afro-brasileira, sem se preocupar com a forma de abordagem. 14. No contexto de um Sistema Nacional Articulado de Educao e no campo das polticas educacionais, as questes que envolvem a justia social, a educao e o
Pgina 5

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

trabalho e que tenham como eixo a incluso, a diversidade e a igualdade permeiam todo o processo. A estratgia para implementao da descrio eficiente do Plano Nacional de Educao, mais indicada para esse caso, aquela que a) inclui o papel do Estado na garantia do direito educao de qualidade, justia social, educao e trabalho, incluso, diversidade e igualdade b) contempla o acesso, permanncia e sucesso escolar, porm esses itens no so requisitos to relevantes nesse processo. c) contempla exclusivamente a formao e valorizao dos trabalhadores rurais. d) contempla resultados parciais da qualidade da educao, gesto democrtica e avaliao. e) relaciona aes de poder, mas no requer a contextualizao da prtica social. 15. A poltica de material didtico e paradidtico deve ser construda na perspectiva da diversidade, mediante processo de avaliao da qualidade das obras e em consonncia com os princpios do Plano nacional do Livro Didtico - PNLD. Marque a alternativa que corresponde, no Brasil, as decises mais indicadas para esse caso. a) So concentradas em programas que favoream o processo de justia social na construo do material, envolvendo, na sua totalidade, a prtica social. b) So concentradas apenas em uma escolha, pois os conceitos envolvidos na construo da poltica de material didtico no requerem a imbricao temtica. c) So condicionadas pelas relaes de poder, no considerando a contextualizao da prtica social. d) Tomam com base as lutas sociais e nada tm a ver com a redefinio da educao. e) Tomam como base, apenas as formas de financiamento governamental. 16. O professor tem hoje, sua disposio, uma infinidade de materiais didticos, filiado abordagem estrutural e abordagem comunicativa, ou seja, lngua como um conjunto de estruturas e lngua como comunicao. Marque a alternativa que corresponde a essa estratgia. a) Apesar da imensa quantidade de materiais impressos e de todos os recursos gratuitos na web, o professor dever ser capaz de adaptar e complementar o livro adotado e, at mesmo, de produzir material didtico para seu contexto especfico. b) O professor dever incentivar o aluno a pesquisar sobre determinado assunto, apenas na Internet, para garantir o sistema integrado de materiais didticos. c) O professor dever incentivar o aluno a pesquisar sobre determinado assunto, apenas nos livros impressos, j que eles fazem parte de um conjunto de artefatos didticos. d) O professor dever desenvolver, apenas, a habilidade de uso dos recursos da Internet e de editorao eletrnica. e) O material didtico adotado pelo professor deve ser seguido, na ntegra, na sala de aula, no exigindo reflexo sobre os objetivos do livro, os conceitos de lngua e de aprendizagem nem devendo ser complementado com pesquisas. 17. Muitos Profissionais da Educao tm a trajetria marcada pela insero nos movimentos sociais, culturais e identitrios, em sindicatos e outras instituies. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo. I Eles carregam para a vida profissional sua identidade coletiva e suas diferenas.
Pgina 6

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

II Ao pensar em Polticas Pblicas que concorram para a justia social, educao e trabalho, muitos profissionais acabam considerando a incluso, a diversidade e a igualdade de forma concreta e radical. Considerando as afirmaes acima, marque a alternativa correta a) b) c) d) e) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. as duas afirmaes so falsas.

18. O quadro de escrever, tambm chamado de quadro de giz, quadro-negro ou lousa, um equipamento de sala de aula e um timo recurso visual. Antes de utiliz-lo importante que seja feito um planejamento para adequar as palavras e as ilustraes ao aluno. Ao us-lo, recomendvel, ao professor, observar as seguintes tcnicas: III evitar fazer longas transcries no quadro, para no tornar a aula montona. evitar falar enquanto estiver escrevendo no quadro; o professor, por outro lado, no deve ficar longo tempo em silncio e sim se dirigir classe de vez em quando. III - procurar dividir o quadro em duas partes, usando traos verticais e, ao escrever, no ultrapassar os limites marcados. IV - sublinhar o que achar mais importante ressaltando palavras ou expresses ou mesmo alguma frase. Est(o) correto(s) o item(ns) a) b) c) d) e) II e IV. I. I e III. III. Todos os itens esto corretos.

19. A construo do Sistema Nacional de Educao e de seu consequente regime de colaborao entre os sistemas de ensino, dentro da diversidade, uma luta histrica dos profissionais da educao e de toda a sociedade brasileira. Essa poltica dever fortalecer, portanto, I o relacionamento entre os rgos normativos, permitindo equivalncia nas diretrizes prprias de valorizao dos profissionais, bem como na definio de instrumentos bsicos para o perfeito desenvolvimento do ensino, em todas as suas necessidades. II a construo de projetos poltico-pedaggicos e planos de desenvolvimento institucionais, sintonizados com a realidade e as necessidades locais. III a articulao de uma poltica nacional para a educao, sem se preocupar com o acompanhamento, monitoramento e avaliao, nem a diversidade cultural. Est(o) correta(s) a(s) as afirmativa(s) a) b) c) d) e) I e II. I. I e III. II e III. I, II e III.
Pgina 7

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

20. A LDB reservou um espao privilegiado para a Educao Profissional. Ela ocupa um captulo especfico dentro do ttulo amplo que trata dos nveis e das modalidades de educao e ensino, sendo considerada como um fator de competitividade e de desenvolvimento humano na nova ordem econmica mundial. Esse ato, de inserir um espao para a Educao Profissional contribuiu para a) o processo de reorganizao do trabalho demandando uma complexa reviso dos currculos da Educao Profissional, uma vez que exigida dos trabalhadores, maior capacidade de raciocnio, autonomia intelectual, esprito empreendedor etc. b) a desvalorizao do trabalhador da indstria. c) a valorizao apenas das habilidades. d) a no excluso dos currculos mnimos. e) dissociar teoria e prtica. 21. Considerando a necessidade de material de apoio didtico, com o objetivo de auxiliar o aluno nos seus primeiros contatos com determinada disciplina, vrios docentes tm preparado esse material de maneira sistemtica e em linguagem adequada aos alunos. A esse respeito, assinale a opo que apresenta material de apoio didtico, necessrio ao estudante na sala de aula. a) Material complementar, desde que sejam extrados de sites. b) Roteiro de aula prtica, guia de orientao para usurios de laboratrios, fotocpia de livros de literatura. c) Notas de aula, coletneas de textos do prprio docente ou de terceiros (desde que com autorizao expressa para publicao), roteiro de aula prtica. d) Coletneas de texto do prprio docente, notas de aula, fotocpia de livros de literatura. e) Todas as alternativas esto incorretas. 22. O professor alm de preparar o material de apoio didtico, deve se preocupar em revisar o contedo no que se refere aos seguintes pontos: I correo ortogrfica e gramatical dos textos. II rigor tcnico e cientfico e atualizao do material. III clareza compatvel com o texto didtico. IV citao de fontes (fragmentos de texto, figuras, fotos etc.). Com relao aos cdigos acima, correto o que se afirma em a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I. I e III. II e IV. IV.

23. Os indicadores abaixo compem os objetivos da Poltica de Material Didtico, estabelecidos no Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD), EXCETO: a) Produzir material didtico em srie, considerando a padronizao das escolas e dos alunos. b) Assegurar padro de qualidade dos materiais de apoio s prticas educativas.
Pgina 8

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

c)

Democratizar o acesso produo cientfica, didtica e artstico-cultural em diferentes suportes. d) Constituir uma rede de saberes e experincias, e trocas sobre materiais didticos. e) Fomentar a pesquisa e avaliao sobre produo, bem como avaliao e usos de materiais. 24. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o Frum Nacional de Normalizao. As Normas Brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte I produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratrios e outros). II somente a iniciativa privada e universidades pblicas. II consumidores, produtores e organizaes no governamentais. IV produtores e empresas pblicas. Com relao aos indicadores acima, correto o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II e III. III e IV. I, II e III I, II e IV.

25. Consideradas como um elemento ps-textual, as referncias constituem-se um elemento de carter obrigatrio em qualquer texto. Essa lista de obras consultadas e/ou citadas revela a abrangncia e os fios tericos que foram tecidos na construo do texto. So elas o espelho daquilo que se buscou para alicerar essa construo. Por isso importante o registro das fontes. (Bernardina Oliveira, Conversas sobre normalizao de textos acadmicos, 2007). Nas opes abaixo, encontram-se regras para a construo das referncias, EXCETO. a) Na elaborao da referncia, o nome do autor, pessoa fsica, fica na sequncia normal, ou seja, nome e sobrenome. b) Na elaborao da referncia, o nome do autor, pessoa fsica, fica invertido. c) So digitadas em espao simples e separadas entre si por um espao duplo. d) Em caso de sua utilizao em nota de rodap, estas sero digitadas em espao simples e sem espao entre as referncias. e) So alinhadas apenas margem esquerda. 26. No caso em que a obra consultada no tenha indicao de autoria, ou seja, no sendo possvel encontrar na obra o responsvel intelectual pelo texto, a citao dever Iser identificada pela primeira palavra do ttulo da publicao consultada, seguida de reticncias, acrescida da data de publicao e do nmero de pgina, em caso de citao direta, separado por vrgula e entre parnteses. II - ser iniciada pela data, adotando-se o cdigo de citao grego. III - ser seguida por um sistema de adoo de elementos, como a identidade visual do impresso.
Pgina 9

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

Como fonte(s) adequada(s) de citao de referncia, est(o) correta(s), a) b) c) d) e) I II. I e III. I e II. III.

27. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas - NBR 6023/2002 um documento tcnico, e tem por objetivo informar sobre elaborao de referncias. As alternativas abaixo constituem, pois, atividades contidas nessa norma, EXCETO. a) A aplicao de descries bibliogrficas usadas nas indstrias. b) A fixao das condies exigveis pelas quais devem ser referenciadas as publicaes mencionadas num trabalho, relacionadas em bibliografias ou objeto de resumos ou recenses. c) A deciso sobre as formas de referncia da informao originada estabelece convenes para citao bibliogrfica. d) A viabilizao de um sistema de citao confivel e acessvel. e) A fixao da ordem dos elementos das referncias em todas as especificaes tcnicas. 28. A periodicidade fator determinante do nmero de fascculos que compem um volume. A NBR 6023/2002 traz em seu escopo, definies que viabilizam a uniformizao da informao. Constituem publicaes peridicas Iaquelas editadas a intervalos prefixados, por tempo indeterminado, com a colaborao de diversos autores, sob a responsabilidade de um editor e/ou Comisso Editorial, incluindo assuntos diversos segundo um plano definido.

II -

aquelas editadas como parte de um trabalho (artigo de peridico, captulo de livro, colaboraes em coletneas etc.), mantendo exatamente as mesmas caractersticas tipogrficas e de formatao da obra original. III - itens no seriados, isto , itens completos, constitudos de uma s parte, ou que se pretende completar em um nmero preestabelecido de partes separadas. IV - Coleo ou srie editorial, que so recursos criados pelos editores ou pelas instituies responsveis, para reunir conjuntos especficos de obras que recebem o mesmo tratamento grfico-editorial (formato, caractersticas visuais e tipogrficas, entre outras) e/ou que mantm correspondncia temtica entre si. Est(o) correto(s) o(s) item(ns): a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I. II e III. II e IV. I e IV

29. NO exemplo de citao de referncia veiculada em Peridico ou parte de revistas e/ou boletim:
Pgina 10

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

a) SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizaes ambientais em matria de meio ambiente. In: _____. Entendendo o meio ambiente. So Paulo, 1999. v. 1. Disponvel em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999 b) SO PAULO MEDICAL JOURNAL. So Paulo: Associao Paulista de Medicina, 1941-. Bimensal. ISSN 0035-0362. c) DINHEIRO. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2000 d) REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- Trimestral. Absorveu Boletim Geogrfico, do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034723X e) HOUAISS, Antonio. Novo dicionrio Folha Websters: ingls/portugus, portugus/ingls. Co-editor Ismael Cardim. So Paulo: Folha da Manh, 1996. Edio exclusiva para o assinante da Folha de S. Paulo. 30. Na educao desenvolvida por meio de cursos presenciais aloca-se um espao fsico para funcionar como sala de aula, estipulam-se horrios fixos para as atividades de ensino; definem-se datas para incio e trmino do curso; h a proximidade fsica professor-alunos. Na Educao a Distncia mediada por computador, h necessidade de adequada III preparao de recursos instrucionais multimdia e construo de ambiente virtual. seleo de recursos de interatividade, prospeco do perfil e das expectativas dos alunos. III - preparao para fixao dos contedos, porm no permite o dilogo. IV - definio dos papis a serem exercidos por professores e tutores; elaborao de plano delineando a interao e os desafios a serem propostos.
www.cinted.ufrgs.br (com adaptaes).

Com base nessas informaes, correto o que se afirma em a) b) c) d) e) I, II, e IV. I e III. II e III. III e IV. II, III e IV.

31. A Microsoft possui o sistema operacional mais procurado pelos usurios, chamado Windows. No que se refere a esse programa considere. IUm arquivo enviado na lixeira pode ser resgatado para seu local de origem. II. um programa que tem como seu concorrente o Linux. III - No Painel de Controle altera a configurao do mouse. IV - A barra de tarefas mostra as janelas abertas. correto o que consta em: a) b) c) d) e) I, II, III e IV. I e II. I. I, II e III. III.

Pgina 11

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

32. Com objetivo de organizar os arquivos gravados no disco local do seu computador, Cristiano resolveu criar novas pastas para cada tipo de assunto. Qual o caminho que ele dever utilizar no Windows? a) b) c) d) e) opo Copiar, pasta. Painel de Controle. Barra de Tarefas. Windows Explorer. opo arquivo novo.

33. No Word, um documento foi construdo e posteriormente foi verificado que deveria desmembrar uma pgina em duas. Para conseguir essa ao, via teclado, o atalho que dever ser executado a partir do local onde o cursor est a) b) c) d) e) ALT+TAB. CTRL+ENTER. ALT+ENTER. CTRL+SHIFT+P. CTRL+Q.

34. Considerando a charge de Luiz Fernando Verssimo a seguir:

Marque a alternativa que contm o procedimento para retirar a figura de um determinado local e levar para outra pgina de um documento no Word, utilizando teclas de atalho: a) b) c) d) e) CTRL+X e no local desejado CTRL+X. CTRL+C e no local desejado CTRL+V. CTRL+C e no local desejado CTRL+B. CTRL+Z e no local desejado CTRL+C. CTRL+X e no local desejado CTRL+V.

35. O programa Word possui barras de ferramentas para facilitar a construo de um documento. Em um determinado momento um usurio precisou alterar a fonte e seu tamanho e modelo. Marque a alternativa que contm o nome da barra de ferramentas que indica esses recursos. a) b) c) d) e) Formatao. Rgua. Configurao. Controle. Arquivo.

Pgina 12

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

36. Considerando uma frmula do Excel, assinale a alternativa correta. a) =MAXIMOA3*FK b) =F3*G c) =SOMA(A3;B50;J33:J66) d) MEDIA(G3/4) e) SOMA(F3:H3)

37. O Excel um programa que proporciona a criao de planilhas eletrnicas. Veja a figura a seguir:

Com objetivo de realizar um clculo para a planilha da figura acima, foi necessrio a construo da frmula =SOMA(B9;C6:C9). Marque a alternativa que contm o resultado correto. a) b) c) d) e) 110,00. 70,00. 80,00. 150,00. 170,00.

38. Durante uma apresentao no PowerPoint, os slides podem ser avanados utilizandose __________________. I. Clique do Mouse. II. Teclas de direo. III. Barra de espao. IV. Tecla ENTER Marque a alternativa que completa a frase corretamente. a) b) c) d) e) I, II e III. I, II, III e IV. I, II e IV. II, III e IV. III e IV.

Pgina 13

www.pciconcursos.com.br

Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Senac Seleo Pblica de Pessoal 2009

Instituto Fecomrcio de Pesquisas Econmicas e Sociais da Paraba

Cargo: 72 Tcnico I Letras (Revisor de Material Didtico) / Nvel Superior

39. A empresa Correia solicitou a um supervisor baixar o novo relatrio a ser utilizado pelos representantes no site da matriz. Nesse sentido, marque a opo que foi utilizada. a) b) c) d) e) Download. Upload. Encaminhar. Enviar. Colar.

40. Considerando o correio eletrnico, associe a primeira coluna com a segunda. I. Anexar II. Encaminhar III. Enviar IV. Ocultar (1) Enviar uma mensagem recebida para outro destinatrio. (2) Inserir um arquivo na mensagem a ser enviada. (3) Mandar mensagem. (4) Enviar tambm uma cpia da mensagem para outro sem o destinatrio saber.

Marque a alternativa correta. a) b) c) d) e) I2, II-1, III-4, IV-3 I1, II-3, III-4, IV-2 I4, II-1, III-3, IV-4 I3, II-1, III-2, IV-4 I2, II-1, III-3, IV-4

Pgina 14

www.pciconcursos.com.br

You might also like