You are on page 1of 10

Entendendo o Spanning Tree Protocol (802.

1w)
ndice
Introduo Suporte de RSTP em Switches Catalyst Novos Estados e Funes de Porta Estados de Porta Funes da porta Novo Formato BPDU Novo Manuseio de BPDU BPDUs so Enviadas em Cada Saudao Envelhecimento mais Rpido de Informaes Aceitao de BPDUs Inferiores Transio Rpida para Estado de Encaminhamento Portas de Extremidade Tipo de Link Convergncia com 802.1D Convergncia com 802.1w Seqncia de Proposta/Acordo UplinkFast Novo Mecanismo de Alterao de Topologia Deteco de Alterao de Topologia Notificao de Alterao de Topologia Compatibilidade com 802.1D Concluso Informaes Relacionadas

Introduo
O padro 802.1D do Spanning Tree Protocol foi projetado em uma poca em que a recuperao da conectividade aps uma interrupo dentro de mais ou menos um minuto era considerada um desempenho adequado. Com o advento do switching de Camada 3 em ambientes LAN, a conexo agora compete a solues roteadas em que protocolos como OSPF (Abrir primeiro caminho menor) e EIGRP (Protocolo avanado de roteamento de gateway interno) podem fornecer um caminho alternativo em menos tempo. A Cisco aprimorou a especificao 802.1D original com recursos como Uplink Fast, Backbone Fast e Port Fast para acelerar o tempo de convergncia de uma rede com ponte. A desvantagem que esses mecanismos so proprietrios e precisam de configurao adicional. O Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP; IEEE 802.1w) pode ser visto como uma evoluo do padro 802.1D mais do que como uma revoluo. A terminologia 802.1D permanece basicamente a mesma. A maioria dos parmetros foi deixada sem alteraes, de forma que usurios familiarizados com o 802.1D podem configurar o novo protocolo de maneira rpida e confortvel. Em muitos casos, o RSTP executa melhor do que as extenses de propriedade da Cisco sem nenhuma configurao adicional. O 802.1w tambm capaz de ser convertido novamente no 802.1D para interoperar com pontes legadas, porta por porta. Isso descarta os benefcios que introduz. A nova edio do padro 802.1D, IEEE 802.1D-2004, incorpora os padres IEEE 802.1t-2001 e IEEE 802.1w. Este documento fornece informaes sobre as melhorias adicionadas pelo RSTP ao padro 802.1D anterior.

Suporte de RSTP em Switches Catalyst


Esta tabela mostra o suporte a RSTP em switches Catalyst e o software mnimo necessrio para esse suporte. Plataforma Catalyst MST c/ RSTP RPVST+ (tambm conhecido como PVRST+) No disponvel. 12.1(20)EA2

Catalyst 2900 XL/3500 XL No disponvel. Catalyst 2940 12.1(20)EA2

Catalyst 2950/2955/3550 Catalyst 2970/3750 Catalyst 3560 Catalyst 3750 Metro

12.1(9)EA1 12.1(14)EA1 12.1(19)EA1 12.1(14)AX

12.1(13)EA1 12.1(14)EA1 12.1(19)EA1 12.1(14)AX No disponvel.

Catalyst 2948G-L3/4908GNo disponvel. L3 Catalyst 4000/2948G/2980G (CatOS) Catalyst 4000/4500 (IOS) Catalyst 5000/5500 Catalyst 6000/6500 Catalyst 6000/6500 (IOS) Catalyst 8500

7.1

7.5

12.1(12c)EW No disponvel. 7.1 12.1(11b)EX, 12.1(13)E, 12.2(14)SX No disponvel.

12.1(19)EW No disponvel. 7.5 12.1(13)E No disponvel.

Novos Estados e Funes de Porta


O 802.1D definido nestes quatro estados de porta diferentes: escuta aprendizagem bloqueio encaminhamento Consulte a tabela na seo Estados de Porta deste documento para obter mais informaes. O estado da porta misto, seja ela usada para bloquear ou encaminhar o trfego, e o papel que ela desempenha na topologia ativa (porta de raiz, porta designada, etc.). Por exemplo, do ponto de vista operacional, no h diferena entre uma porta no estado de bloqueio e uma porta no estado de escuta. Ambas descartam quadros e no aprendem endereos MAC. A diferena real est na funo que a rvore de abrangncia atribui porta. seguro supor que h uma porta escuta designada ou raiz e est entrando no estado de encaminhamento. Infelizmente, uma vez no estado de encaminhamento, no h nenhuma maneira de inferir, a partir do estado da porta, se a porta raiz ou designada. Isso contribui para demonstrar a falha dessa terminologia baseada em estado. O RSTP resolve isso desacoplando a funo e o estado de uma porta.

Estados de Porta
H apenas trs estados de porta remanescentes no RSTP, que correspondem aos trs estados operacionais possveis. Os estados desabilitado, bloqueio e escuta da 802.1D foram mesclados em um nico estado de descarte 802.1w. Estado da Porta STP (802.1D) Desativado Bloqueio Estado da Porta RSTP (802.1w) Descarte Descarte A porta est includa na topologia ativa? No No A porta est aprendendo os endereos MAC? No No

Escuta Aprendizagem Encaminhamento

Descarte Aprendizagem Encaminhamento

Sim Sim Sim

No Sim Sim

Funes da porta
A funo agora uma varivel atribuda a uma determinada porta. As funes de porta raiz e porta designada so mantidas, ao passo que a funo de porta de bloqueio dividida nas funes de porta de backup e alternativa. O Algoritmo de Abrangncia de rvore (STA) determina o papel de uma porta baseada em Unidades de Dados do Protocolo de Ponte (BPDUs). Para simplificar as coisas, o que deve ser lembrado sobre uma BPDU que sempre existe uma maneira de comparar dois quaisquer entre eles e decidir se um mais til que o outro. Essa comparao baseada no valor armazenado na BPDU e, ocasionalmente, na porta em que ele recebe. Feitas essas consideraes, as informaes a seguir nesta seo explicam abordagens bastante prticas das funes de porta. Funes de Porta Raiz A porta que recebe a melhor BPDU em uma ponte a porta raiz. Esta a porta mais prxima da ponte-raiz em termos de custo de trajeto. O STA elege uma nica ponte-raiz em toda a rede transposta (por VLAN). A ponte raiz envia BPDUs mais teis do que as enviadas por qualquer outra ponte. A ponte raiz a nica ponte na rede que no possui uma porta raiz. Todas as outras pontes recebem BPDUs em pelo menos uma porta.

Funo de Porta Designada Uma porta ser designada se puder enviar a melhor BPDU no segmento ao qual est conectada. As pontes 802.1D conectam segmentos diferentes entre si, como segmentos Ethernet, por exemplo, para criar um domnio transposto. Em um determinado segmento, s pode haver um caminho na direo da ponte raiz. Se houver dois, haver um loop de ponte na rede. Todas as pontes conectadas a um determinado segmento recebem as BRDUs umas das outras e concordam que a ponte que enviar a melhor BPDU ser a ponte designada para o segmento. A porta dessa ponte que for correspondente ser designada.

Funo de Porta Alternativa e de Backup Essas duas funes de porta correspondem ao estado de bloqueio de 802.1D. Uma porta bloqueada est definida como no sendo a porta designada ou a porta raiz. Uma porta bloqueada recebe uma BPDU mais til do que aquela que ela envia em seu segmento. Lembre-se de que uma porta deve receber BPDUs para permanecer bloqueada. O RSTP introduz essas duas funes para esse fim. Uma porta alternativa recebe BPDUs mais teis de outra ponte e uma porta bloqueada. Isso mostrado neste diagrama:

Uma porta de backup recebe BPDUs mais teis da mesma ponte e ela est e uma porta bloqueada. Isso mostrado neste diagrama:

Esta distino j foi feita internamente no 802.1D. Essa essencialmente a funo UplinkFast da Cisco. O argumento que sustenta isso que uma porta alternativa fornece um caminho alternativo para a ponte raiz e pode, portanto, substituir a porta raiz, caso ela falhe. Logicamente, uma porta de backup fornece conectividade redundante ao mesmo segmento e no pode garantir uma conectividade alternativa ponte raiz. Portanto, ela foi excluda do grupo de uplink. Como resultado, o RSTP calcula a topologia final para a rvore de abrangncia usando exatamente os mesmos critrios de 802.1D. No h absolutamente nenhuma alterao na forma de utilizao das diferentes prioridades de ponte e porta. O bloqueio de nome usado para o estado de descarte na implementao do Cisco. CatOS verses 7.1 e posteriores ainda exibem os estados de escuta e aprendizagem . Isso oferece ainda mais informaes sobre uma porta do que o padro IEEE requer. Entretanto, o novo recurso significa agora que h uma diferena entre a funo que o protocolo determina para uma porta e seu estado atual. Por exemplo, agora perfeitamente vlido que uma porta seja designada e bloqueada ao mesmo tempo. Embora isso possa vir a ocorrer freqentemente durante perodos de tempo muito curtos, simplesmente significa que essa porta est em um estado transitrio em direo ao encaminhamento designado.

Novo Formato BPDU


O RSTP introduziu poucas alteraes ao formato BPDU. Somente dois flags, TC (Topology Change) e TCA (TC Acknowledgment), so definidos em 802.1D. Entretanto, o RSTP agora utiliza todos os seis bits restantes do byte do flag para executar: Codificao da funo e do estado da porta que origina a BPDU Administrao do mecanismo de proposta/acordo

Outra alterao importante que o RSTP BPDU agora do tipo 2, verso 2. A implicao que pontes legadas devem descartar essa nova BPDU. Essa propriedade permite que uma ponte do 802.1w detecte facilmente pontes legadas conectadas a ela.

Novo Manuseio de BPDU


BPDUs so Enviadas em Cada Saudao
BPDUs so enviadas a cada saudao e no so mais retransmitidas. Com 802.1D, uma ponte no-raiz geraria BPDUs apenas quando recebesse um na porta de raiz. Na verdade, a ponte estava mais transmitindo do que gerando BPDUs. Esse no o caso com 802.1w. Agora uma ponte envia uma BPDU com sua informao atual a cada <hello-time> segundos (2 por padro), mesmo se ele no receber nenhuma das pontes raiz.

Envelhecimento mais Rpido de Informaes

Em uma determinada porta, se as saudaes no forem recebidas trs vezes consecutivas, as informaes de protocolo podero ser imediatamente desatualizadas (ou se max_age expirar). Devido modificao no protocolo mencionada anteriormente, as BPDUs so usadas agora como um mecanismo de manuteno de atividade entre pontes. Uma ponte considera que ela perde conectividade com sua raiz de vizinhana direta ou ponte designada se perder trs BPDUs em uma fileira. Esse envelhecimento veloz das informaes permite uma deteco rpida das falhas. Se uma ponte no conseguir receber as BPDUs de um vizinho, a conexo com esse vizinho ser perdida. O contrrio ocorre no 802.1D, onde o problema pode acontecer em qualquer parte do caminho para a raiz. Observao: As falhas so detectadas ainda mais rapidamente no caso de falhas de link fsico.

Aceitao de BPDUs Inferiores


Esse conceito que ativa o ncleo do engine de BackboneFast. O comit IEEE 802.1w decidiu incorporar um mecanismo similar no RSTP. Quando uma ponte recebe informaes inferiores de sua ponte designada ou raiz, ela imediatamente aceita e substitui as informaes armazenadas anteriormente.

Como a Ponte C sabe que a raiz est ativa, ela envia imediatamente uma BPDU para a Ponte B contendo informaes sobre a ponte raiz. Como resultado, a Ponte B no envia suas prprias BPDUs e aceita a porta que leva Ponte C como a nova porta-raiz.

Transio Rpida para Estado de Encaminhamento


Transio rpida o recurso mais importante introduzido pelo 802.1w. O STA legado aguardava passivamente a convergncia da rede antes de transformar uma porta no estado de encaminhamento. A obteno de uma convergncia mais rpida foi uma questo de ajustar os parmetros padro conservadores (temporizadores forward_delay e max_age) e muitas vezes colocar a estabilidade da rede em jogo. O novo STP rpido capaz de confirmar ativamente que uma porta pode fazer a transio para o estado de encaminhamento com segurana, sem depender da configurao de nenhum cronmetro. H agora um mecanismo de feedback real que ocorre entre pontes compatveis com RSTP. Para alcanar uma convergncia rpida em uma porta, o protocolo confia em duas novas variveis: tipo de portas de extremidade e de link.

Portas de Extremidade
O conceito de porta de extremidade j bem conhecido dos usurios da abrangncia de rvore da Cisco, pois basicamente corresponde ao recurso PortFast. Todas as portas conectam-se diretamente a estaes finais e no podem criar loops de ponte na rede. Portanto, a porta de extremidade passa diretamente para o estado de encaminhamento, e pula os estgios de escuta e aprendizagem. Nem as portas de extremidade nem as portas com PortFast habilitado geram alteraes de topologia quando o link comutado. Ao contrrio do PortFast, uma porta de extremidade que recebe uma BPDU imediatamente perde seu status de porta de extremidade e torna-se uma porta de rvore de abrangncia normal. Nesse ponto, h um valor configurado pelo usurio e um valor operacional para o estado da porta de extremidade. A implementao da Cisco mantm a utilizao da palavra-chave PortFast para configurao de portas de extremidade. Isso deixa a transio para RSTP mais simples.

Tipo de Link
O RSTP apenas pode obter a rpida converso para o estado de encaminhamento em portas de extremidade e em links ponto a ponto. O tipo de link automaticamente derivado do modo dplex de uma porta. As portas que operam no modo bidirecional so consideradas portas de ponto a ponto, enquanto as portas semi-duplex so consideradas portas compartilhadas por padro. Essa configurao de tipo de link automtico pode ser anulada pela configurao explcita. Nas redes comutadas atuais, muitos links operam no modo bidirecional e so tratados como links de ponto a ponto pelo RSTP. Isso os torna candidatos da transio rpida para o estado de encaminhamento.

Convergncia com 802.1D


Este diagrama ilustra como o 802.1D lida com um novo link adicionado rede em modo de ponte:

Nesse cenrio, um link entre a ponte raiz e a Ponte A adicionado. Suponha que j haja uma conexo indireta entre a extremidade A e a ponteraiz (atravs de C - D no diagrama). O STA bloqueia a porta e desabilita o loop de pontes. Em primeiro lugar, como esto acabando de ser ativadas, ambas as portas no link entre a raiz e a Ponte A esto em um estado de escuta. A Ponte A agora est ativada para ouvir a raiz diretamente. Ela propaga imediatamente suas BPDUs nas portas designadas, em direo s folhas da rvore. Assim que s Pontes B e C receberem essas novas informaes superiores da Ponte A, eles transmitiro imediatamente essas informaes s folhas. Em poucos segundos, a Ponte D recebe uma BPDU da raiz e bloqueia instantaneamente a porta P1.

A rvore de abrangncia muito eficiente em calcular a nova topologia da rede. O nico problema agora que o retardo de encaminhamento decorreu duas vezes antes que o link entre a raiz e Ponte A finalmente terminasse no estado de encaminhamento. Isso significa 30 segundos de rompimento do trfego (todas as partes A, B e C da rede esto isoladas) porque falta um mecanismo de feedback no algoritmo 8021.D que anuncie claramente que a rede foi convergida em questo de segundos.

Convergncia com 802.1w


Agora, possvel ver como o RSTP lida com uma situao semelhante. Lembre-se de que a topologia final exatamente a mesma que aquela calculada pelo 802.1D (o que significa que a porta foi bloqueada no mesmo lugar que antes). Somente as etapas utilizadas para chegar a essa topologia foram alterados. As duas portas do link entre A e a raiz so colocadas em bloqueio designado logo que surgem. At o momento, tudo funciona como em um ambiente 802.1D puro. Entretanto, neste estgio, ocorre uma negociao entre o Switch A e a raiz. Assim que recebe a BPDU da raiz, A bloqueia as portas designadas sem extremidade. Essa operao se chama sincronizao. Depois disso, a Ponte A autoriza explicitamente a ponte raiz a colocar sua porta no estado de encaminhamento. Este diagrama ilustra o resultado desse processo na rede. O link entre o Switch A e a ponte raiz bloqueado e as duas pontes trocam BPDUs.

Quando o Switch A bloqueia suas portas designadas sem extremidade, o link entre o Switch A e a raiz posto no estado de encaminhamento e voc chega na seguinte situao:

Ainda no pode haver um loop. Em vez de bloquear acima do Switch A, a rede agora bloqueia abaixo do Switch A. Entretanto, o possvel loop de ponte interrompido em um local diferente. Essa interrupo desce a rvore at o Switch A juntamente com as novas BPDUs originadas pela raiz. Neste estgio, as portas recentemente bloqueadas no Switch A tambm negociam uma transio rpida para o estado de encaminhamento com suas portas vizinhas do Switch B e do Switch C e ambos iniciam uma operao de sincronizao. Diferentemente da porta raiz em direo a A, o Switch B possui apenas portas designadas de extremidade. Portanto, ele no possui porta para bloquear a fim de autorizar o Switch A a ir para o estado de encaminhamento. De forma semelhante, o Switch C s precisa bloquear sua porta designada para D. O estado mostrado neste diagrama alcanado agora:

Lembre-se de que a topologia final exatamente a mesma do exemplo de 802.1D o que significa que a porta P1 em D pra o bloqueio. Isso significa que a topologia de rede final foi alcanada no tempo exato necessrio para que as novas BPDUs desam na rvore. Nenhum cronmetro envolvido nessa convergncia rpida. O nico novo mecanismo apresentado pelo RSTP o reconhecimento que um switch pode enviar em sua nova porta de raiz a fim de autorizar a transio imediata para o estado de encaminhamento, desvio dos estgios de escuta e aprendizagem com extenso de dois retardos de encaminhamento. Para beneficiar-se da convergncia rpida, o administrador somente precisa se lembrar do seguinte: Essa negociao entre as pontes s possvel quando as pontes esto conectadas por links ponto a ponto (ou seja, links bidirecionais, a menos que em configurao de porta explcita). As portas de borda exercem um papel ainda mais importante agora que o PortFast est habilitado em portas no 802.1D. Por exemplo, se o administrador de rede no conseguir configurar corretamente as portas das bordas em B, sua conectividade ser afetada pelo link entre A e a raiz que est sendo recebida.

Seqncia de Proposta/Acordo
Quando a porta selecionada pelo STA para tornar-se uma porta designada, 802.1D ainda aguarda duas vezes <forward delay> segundos (2x15 por padro) antes de passar para o estado de encaminhamento. No RSTP, essa condio corresponde a uma porta com uma funo atribuda mas um estado de bloqueio. Estes diagramas ilustram como a transio rpida obtida passo a passo. Suponha que um novo link seja criado entre a raiz e o Switch A. As duas portas nesse link so colocadas em estado de bloqueio designado at que recebam uma BPDU de sua contraparte.

Quando uma porta designada est em um estado de descarte ou de aprendizado (e somente nesse caso), ela define o bit de proposta nas BPDUs que envia. isso que ocorre para a porta p0 da ponte raiz, conforme mostrado na etapa 1 do diagrama anterior. Como o Switch A recebe

informaes superiores, ele sabe imediatamente que o p1 sua nova porta de raiz. O switch A, em seguida, inicia um sincronismo para verificar se todas as portas esto em sincronia com esta nova informao. Uma porta est em sincronia quando atende a um dos seguintes critrios: A porta est em estado de bloqueio, o que significa que est descartando em uma topologia estvel. A porta uma porta de extremidade. Para ilustrar o efeito do mecanismo de sincronismo em diferentes tipos de portas, suponha que exista uma porta p2 alternativa, uma porta p3 de encaminhamento designado e uma porta de extremidade p4 no Switch A. Observe que as portas p2 e p4 j atenderam a um dos critrios. Para ficar sincronizado (veja etapa 2 do diagrama acima), o Switch A s precisa bloquear a porta p3 e atribuir a ela o estado Discarding (Descartando). Agora que todas as portas esto sincronizadas, o Switch A pode desbloquear sua nova porta de raiz p1 selecionada e enviar uma mensagem de concordncia para responder raiz. (veja o passo 3). Essa mensagem uma cpia da BPDU proposta, com o bit de acordo definido, em vez do bit de proposta. Isso garante que essa porta p0 saiba exatamente a qual proposta corresponde o acordo que ela recebe.

Quando p0 receber esse acordo, poder passar imediatamente para o estado de encaminhamento. Este o passo 4 da figura anterior. Observe que a porta p3 deixada em estado de descarte designado aps a sincronizao. No passo 4, essa porta est na mesma situao que a porta p0 na etapa 1. Ento ela inicia a proposta para seu vizinho e tenta passar rapidamente para o estado de encaminhamento. O mecanismo de acordo de proposta muito rpido, j que no precisa de nenhum temporizador. Essa onda de handshakes se propaga rapidamente em direo extremidade da rede e rapidamente restaura a conectividade aps uma alterao na topologia. Se uma porta de descarte designada no receber aprovao aps enviar uma proposta, ela far lentamente a transio para o estado de encaminhamento, recuperando a seqncia tradicional de escuta-reconhecimento 802.1D. Isto pode acontecer se a ponte remota no reconhecer o RSTP BPDUs ou se a porta da ponte remota estiver bloqueando. A Cisco introduziu uma melhoria no mecanismo sncrono que permite que uma ponte coloque apenas sua porta raiz anterior no estado de descarte quando sincronizar. O detalhamento de modo como esse mecanismo funciona est fora do escopo deste documento. No entanto, possvel presumir com segurana que ele ser chamado na maior parte dos casos comuns de reconvergncia. O cenrio descrito na seo Convergncia com 802.1w neste documento torna-se extremamente eficiente, j que somente as portas no caminho da porta de bloqueio final esto temporariamente confusas.

UplinkFast
Outra forma da transio imediata para o estado de encaminhamento includo no RSTP similar extenso da rvore de abrangncia do proprietrio UplinkFast da Cisco. Basicamente, quando uma ponte perde sua porta raiz, capaz de colocar sua melhor porta alternativa diretamente no modo de encaminhamento (a aparncia de uma nova porta raiz tambm tratada pelo RSTP). A seleo de uma porta alternativa como a nova porta raiz gera uma alterao de topologia. O mecanismo de alterao de topologia 802.1w limpa as entradas apropriadas nas tabelas de Content Addressable Memory (CAM) da ponte de upstream. Isso elimina a necessidade do processo de gerao de multicast fictcio do UplinkFast. No necessrio configurar mais o UplinkFastas, j que o mecanismo includo nativamente e automaticamente habilitado no RSTP.

Novo Mecanismo de Alterao de Topologia


Quando uma ponte 802.1D detecta uma alterao de topologia, utiliza um mecanismo confivel para notificar primeiro a ponte raiz. Isso mostrado neste diagrama:

Depois que a ponte-raiz est ciente de uma alterao na topologia da rede, ela envia o flag TC nas BPDUs enviadas, que so ento retransmitidos para todas as pontes na rede. Quando uma ponte recebe uma BPDU com o conjunto de bits de flag TC, reduz o tempo de envelhecimento de sua tabela de ponte para segundos de retardo de encaminhamento. Isso assegura uma relativa rapidez de escoamento de informaes ultrapassadas. Consulte Entendendo as Alteraes de Topologia de Protocolo de Abrangncia de rvore para obter mais informaes sobre esse processo. Esse mecanismo de alterao de topologia totalmente remodelado em RSTP. Tanto a deteco da alterao de topologia como sua propagao pela rede evoluram.

Deteco de Alterao de Topologia


No RSTP, somente as portas sem extremidade que passam ao estado de encaminhamento causam uma alterao de topologia. Isso significa que uma perda de conectividade no considerada como uma alterao de topologia mais, diferente do 802.1D (ou seja, uma porta que move-se para bloquear no mais gera um TC). Quando uma ponte RSTP detecta uma alterao na topologia, o seguinte acontece: Ele inicia o temporizador TC While com um valor igual a duas vezes o tempo da saudao para todas as portas designadas que no sejam de extremidade e para sua porta de raiz, se necessrio. Ele limpa os endereos MAC associados a todas essas portas. Observao: To logo o temporizador TC While executa em uma porta, as BPDUs enviadas dessa porta apresenta o conjunto de bits TC. As BPDUs tambm sero enviadas para a porta de raiz enquanto o cronmetro estiver ativo.

Notificao de Alterao de Topologia


Quando uma ponte recebe uma BPDU com o conjunto de bits TC de um vizinho, ocorre o seguinte: Ele limpa os endereos MAC aprendidos em todas suas portas, exceto naquela que recebeu a alterao de topologia. Ela inicia o cronmetro TC While e envia BPDUs com TC definido em todas as portas designadas e na porta-raiz (o RSTP no usa mais a BPDU de TCN especfica, a menos que seja necessrio notificar uma ponte legada). Desta maneira, o TCN rapidamente inundado por toda a rede. A propagao do TC agora um processo de um nico passo. De fato, o iniciador da alterao de topologia inunda essas informaes em toda a rede, em oposio ao 802.1D, onde somente a raiz poderia fazer isso. Esse mecanismo muito mais rpido do que o equivalente 802.1D. No h necessidade de aguardar que a ponte raiz seja notificada e ento mantm o estado de alterao de topologia em toda a rede por <idade mxima mais retardo de encaminhamento> segundos.

Em apenas alguns segundos, ou pequenos momentos de saudao, a maior parte das entradas nas tabelas CAM de toda a rede (VLAN) flui. Essa abordagem resulta potencialmente em mais inundao temporria mas, por outro lado, limpa as possveis informaes ultrapassadas que impedem a restituio rpida de conectividade.

Compatibilidade com 802.1D


RSTP pode interoperar com protocolos STP de legado. Entretanto, importante observar que os benefcios de convergncia rpida herdados de

802.1w so perdidos quando ele interage com pontes legadas. Cada porta mantm uma varivel que define o protocolo para executar no segmento correspondente. Um temporizador de retardo de trs segundos tambm inicia quando a porta aparece. Quando esse temporizador executa, o modo STP ou RSTP atual associado porta travado. Assim que o retardo de migrao expira, a porta se adapta ao modo correspondente no prxima BPDU que receber. Se a porta mudar seu modo de operao como um resultado de uma BPDU recebida, o retardo da migrao recomea. Isso limita a possvel freqncia de alterao do modo.

Por exemplo, suponhamos que as Pontes A e B na figura anterior executem, ambas, o RSTP com o Switch A sendo designado para o segmento. Uma Ponte C STP de legado introduzida nesse link. Como as pontes 802.1D ignoram RSTP BPDUs e os descartam, C acredita que no haja outras pontes no segmento e comea a enviar suas BPDUs de formato 802.1D inferiores. O Switch A recebe estas BPDUs e, aps duas vezes o mximo de segundos de tempo de saudao, altera seu modo para 802.1D apenas naquela porta. Como resultado, C agora compreende as BPDUs do Switch A e aceita A como uma ponte designada para esse segmento.

Observe neste caso em particular, se a Ponte C for removida, a Ponte A executa no modo STP nessa porta mesmo se ele for capaz de funcionar mais eficientemente no modo RSTP com seu vizinho B exclusivo. Isso porque A no sabe que a Ponte C foi removida do segmento. Para esse caso (raro) em particular, a interveno do usurio necessria para reiniciar a deteco do protocolo da porta manualmente. Quando uma porta est no modo de compatibilidade 802.1D tambm pode lidar com BPDUs de TCN (notificao de alterao de topologia) e BPDUs com o conjunto de bits TC ou TCA.

Concluso
O RSTP (IEEE 802.1w) inclui nativamente a maioria das melhorias de proprietrio do Cisco para a rvore de abrangncia 802.1D como BackboneFast, UplinkFast e PortFast. O RSTP pode alcanar convergncia muito mais rapidamente em uma rede configurada de modo adequado, s vezes, em questo de algumas centenas de milissegundos. Temporizadores clssicos 802.1D, como de retardo de encaminhamento e max_age, so utilizados somente como um backup e no devem ser necessrios caso links de ponto a ponto e portas de extremidade sejam prontamente identificados e configurados pelo administrador. Tambm, os temporizadores no devem ser necessrios se no houver interao com pontes legados.

Informaes Relacionadas
Configurando MST (802.1s)/RSTP (802.1w) em Catalyst Series Switches que Executam CatOS Entendendo e Configurando o Recurso Uplink Fast da Cisco Suporte Tecnolgico de LAN Switching Suporte ao Produto Switches Ferramentas e Recursos Suporte Tcnico e Documentao - Cisco Systems

1992-2014 Cisco Systems Inc. Todos os direitos reservados. Data da Gerao do PDF: 3 Abril 2008 http://www.cisco.com/cisco/web/support/BR/8/85/85548_146.html

You might also like