You are on page 1of 6

Determinao de cloretos na gua do mar pelo mtodo de Mohr Jos Guerchon

Este documento tem nvel de compartilhamento de acordo com a licena 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Visualizaes
Determinaodecloretosnaguadomarpelo mtododeMohr

Determinao de cloretos na gua do mar pelo mtodo de Mohr

Objetivo

A gua do mar contm sais dissolvidos. ons cloreto encontram-se em maior quantidade. Um mtodo de anlise simples e direto feito em laboratrio permite confirmar se a % em massa de cloretos, indicado em fontes de consulta, corresponde ao valor real. O objetivo deste vdeo mostrar uma anlise volumtrica de precipitao, fazendo uso do conhecimento de produto de solubilidade e solubilidade em quantidade de matria (mol L-1), visando encontrar a quantidade de cloretos na gua do mar na forma de porcentagem massa por volume (g de Cl- em 100 mL de gua do mar).

Informaes Importantes

1) Sobre a gua do mar

A quantidade de sais dissolvidos na gua do mar da ordem de 3,5% massa por volume (3,5 g de sais em 100 mL de gua do mar). Os sais dissolvidos em gua encontram-se dissociados em seus ons. Dentre os sais dissolvidos, aproximadamente 55% esto na forma de cloretos (55% de 3,5 g = 1,9 g de Cl- em 100 mL gua do mar).

Principais ons na gua do mar % em massa Cl55,04 Na+ 30,61 SO427,70 Mg2+ 3,69 Ca2+ 1,17 K+ 1,10 HCO30,40

Tabela 1

.1.

Visualizaes
Determinaodecloretosnaguadomarpelo mtododeMohr

2) Sobre a titulao Mtodo de Mohr

O mtodo de Mohr um mtodo antigo de volumetria de precipitao que utiliza soluo padro de nitrato de prata na anlise de cloretos. Nitrato de prata em meio aquoso (acidificada com cido ntrico para garantir que a prata no precipite como hidrxido e mantenha a concentrao original do Ag+) o agente titulante (soluo padro) e cromato de potssio o indicador do ponto final da titulao. A soluo de nitrato de prata deve ser guardada em frasco mbar, pois sensvel luz. Essa anlise tem a sua eficcia fundamentada no produto de solubilidade de cada sal formado e as respectivas solubilidades em quantidade de matria (mol L-1).

Sal Kps a 25C Solubilidade(mol L-1) AgCl 1,77x10-10 1,3x10-5 -12 Ag2CrO4 1,12x10 6,5x10-5

Tabela 2

Embora o Ag2CrO4 tenha um Kps menor, a sua solubilidade cerca de cinco vezes maior do que a do AgCl; com isso, a uma soluo contendo ons Cl- e CrO42-, ao se adicionar Ag+, inicialmente precipita o AgCl (menos solvel) e, s depois precipita Ag2CrO4. Como o AgCl tem cor branca e o Ag2CrO4 cor tijolo, chega-se ao ponto final de titulao com o aparecimento permanente da cor tijolo. Essa titulao exige o cuidado de manter o pH na faixa de 6,5 a 10,5 pois: Se o meio estiver cido (pH abaixo de 6,5), o cromato de potssio no vai reagir com Ag+ e precipitar pois o seu equilbrio ser deslocado no sentido de formar dicromato solvel. Como conseqncia, no ser possvel observar o ponto final da titulao. Adiciona-se, ento, CaCO3(s) ao erlenmeyer para impedir que o pH fique abaixo de 6,5 durante a titulao. Se o meio estiver bsico (pH acima de 10,5), a prata precipita como hidrxido. No preparo da soluo padro de AgNO3(aq), adiciona-se pequena quantidade de HNO3.

.2.

Reaes mostradas nos experimentos

Visualizaes
Determinaodecloretosnaguadomarpelo mtododeMohr

a) Do incio ao fim da titulao: Ag+(aq) + Cl-(aq) AgCl(s) b) Ponto final da titulao: 2Ag+(aq) + CrO42-(aq) Ag2CrO4(s)

Reaes que devem ser evitadas

a)2CrO4

2 + (aq)+2H (aq)

Cr2O72(aq)+H2O(l)

Essa reao ocorre em meio cido em pH < 6,5


+ (aq)+OH (aq)

b)Ag

AgOH(s)

Essa reao ocorre em meio bsico em pH > 10,5

Observao: A base para a realizao deste experimento o estudo de produto de solubilidade. Para compreender a precipitao seletiva utilizada nessa anlise, recomenda-se a visualizao "Reaes de nitrato de prata com ons cloreto e cromato - Kps".

.3.

Visualizaes
Determinaodecloretosnaguadomarpelo mtododeMohr

Fotos

.4.

Visualizaes
Determinaodecloretosnaguadomarpelo mtododeMohr

Figura 1: Clculos do experimento

Vdeo

Figura 2: Vdeo das fases do experimento

.5.

You might also like