You are on page 1of 6

Determinação de cloretos na água do mar pelo método de Mohr José Guerchon

Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

visando encontrar a quantidade de cloretos na água do mar na forma de porcentagem massa por volume (g de Cl.17 K+ 1.10 HCO30. O objetivo deste vídeo é mostrar uma análise volumétrica de precipitação.em 100 mL de água do mar).em 100 mL água do mar). corresponde ao valor real.69 Ca2+ 1.5 g de sais em 100 mL de água do mar).70 Mg2+ 3.   Principais íons na água do mar % em massa Cl55. indicado em fontes de consulta.  1 .40 Tabela 1   . Um método de análise simples e direto feito em laboratório permite confirmar se a % em massa de cloretos.5% massa por volume (3.61 SO427. fazendo uso do conhecimento de produto de solubilidade e solubilidade em quantidade de matéria (mol L-1). Íons cloreto encontram-se em maior quantidade.    Visualizações  Determinação de cloretos na água do mar pelo   método de Mohr  Determinação de cloretos na água do mar pelo método de Mohr Objetivo A água do mar contém sais dissolvidos. Dentre os sais dissolvidos. Os sais dissolvidos em água encontram-se dissociados em seus íons.  . Informações Importantes 1) Sobre a água do mar A quantidade de sais dissolvidos na água do mar é da ordem de 3. aproximadamente 55% estão na forma de cloretos (55% de 3.5 g = 1.04 Na+ 30.9 g de Cl.

pois é sensível à luz.5 durante a titulação. então. Nitrato de prata em meio aquoso (acidificada com ácido nítrico para garantir que a prata não precipite como hidróxido e mantenha a concentração original do Ag+) é o agente titulante (solução padrão) e cromato de potássio o indicador do ponto final da titulação.12x10 6. Sal Kps a 25°C Solubilidade(mol L-1) AgCl 1. chega-se ao ponto final de titulação com o aparecimento permanente da cor tijolo. Como o AgCl tem cor branca e o Ag2CrO4 cor tijolo.    Visualizações  Determinação de cloretos na água do mar pelo   método de Mohr  2) Sobre a titulação – Método de Mohr O método de Mohr é um método antigo de volumetria de precipitação que utiliza solução padrão de nitrato de prata na análise de cloretos. só depois precipita Ag2CrO4. a prata precipita como hidróxido. com isso. Adiciona-se. Essa análise tem a sua eficácia fundamentada no produto de solubilidade de cada sal formado e as respectivas solubilidades em quantidade de matéria (mol L-1).5). não será possível observar o ponto final da titulação. adiciona-se pequena quantidade de HNO3. ao se adicionar Ag+. inicialmente precipita o AgCl (menos solúvel) e. Se o meio estiver básico (pH acima de 10.e CrO42-.5 pois: Se o meio estiver ácido (pH abaixo de 6. A solução de nitrato de prata deve ser guardada em frasco âmbar. o cromato de potássio não vai reagir com Ag+ e precipitar pois o seu equilíbrio será deslocado no sentido de formar dicromato solúvel.  2 . CaCO3(s) ao erlenmeyer para impedir que o pH fique abaixo de 6.5).5x10-5 Tabela 2 Embora o Ag2CrO4 tenha um Kps menor. Como conseqüência.3x10-5 -12 Ag2CrO4 1.5 a 10. a sua solubilidade é cerca de cinco vezes maior do que a do AgCl.  .   .77x10-10 1. Essa titulação exige o cuidado de manter o pH na faixa de 6. No preparo da solução padrão de AgNO3(aq). a uma solução contendo íons Cl.

Kps".  3 . recomenda-se a visualização "Reações de nitrato de prata com íons cloreto e cromato .5 + ‐ (aq)  +  OH (aq) → b)  Ag AgOH(s)  Essa reação ocorre em meio básico em pH > 10.  .   . Para compreender a precipitação seletiva utilizada nessa análise.    Reações mostradas nos experimentos Visualizações  Determinação de cloretos na água do mar pelo   método de Mohr  a) Do início ao fim da titulação: Ag+(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s) b) Ponto final da titulação: 2Ag+(aq) + CrO42-(aq) → Ag2CrO4(s) Reações que devem ser evitadas a)  2CrO4 2‐ + (aq)  +  2 H (aq)     Cr2O72‐(aq)  +  H2O(l)  Essa reação ocorre em meio ácido em pH < 6.5 Observação: A base para a realização deste experimento é o estudo de produto de solubilidade.

    Visualizações  Determinação de cloretos na água do mar pelo   método de Mohr  Fotos                           .  4 .  .

  5 .  .    Visualizações  Determinação de cloretos na água do mar pelo   método de Mohr    Figura 1: Cálculos do experimento Vídeo                 Figura 2: Vídeo das fases do experimento   .