You are on page 1of 74

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE CAMAARI

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

APRESENTAO

Texto....

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE CAMAARI


Promulgada em 08 de fevereiro de 2008.

Atualizada pela reviso geral do texto legal, efetuada pela Comisso Especial de Reviso da Lei Orgnica criada em 15 de agosto de 2006, pelo perodo de 15 de agosto de 20006 a 26 de dezembro de 2007. Acompanhada dos textos das propostas de emendas n xx1, xx2, xx3 ...,

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

PREMBULO

A reviso da Lei Orgnica do Municpio de Camaari, procedida por uma Comisso Especial, decorreu no apenas da exigncia consignada em seu artigo 229, mas, sobretudo, das novas conquistas sociais obtidas desde a sua promulgao. Instalada em 15 de agosto de 2006, a Comisso Especial de Reviso da Lei Orgnica do Municpio de Camaari, a partir das inmeras emendas parlamentares apresentadas e de sugestes recebidas dos mais diversos e significativos setores da sociedade organizada, passou a desenvolver os seus trabalhos, inclusive com a realizao de audincias pblicas. Com a reviso, o novo texto assegura o amparo, de modo especial, s gestantes, s crianas e adolescentes, aos idosos e s pessoas portadoras de necessidades especiais; define, com clareza, a publicidade dos atos oficiais; garante aos servidores pblicos o direito estabilidade econmica e de converter, at um tero do perodo das suas frias, em abono pecunirio; veda a reeleio, para o mesmo cargo, de qualquer componente da Mesa da Cmara Municipal; extingue o voto secreto, salvo para a eleio da Mesa Diretora da Cmara Municipal; obriga os vereadores a residir no Municpio, institui o Cdigo de tica, estabelecendo regras para o processo e penalidades que se estendem at perda do mandato e autoriza a criao da Guarda Municipal. No mbito da Poltica Urbana, com a finalidade de ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar dos seus habitantes, autoriza a criao do Fundo de Desenvolvimento Urbano e o Conselho Municipal da Cidade, assim como prev que as terras pblicas no utilizadas ou subutilizadas, possam ser destinadas a assentamentos de populaes de baixa renda e instalao de equipamentos coletivos.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

O novo texto, dentre outras alteraes introduzidas, garante s pessoas idosas e aos portadores de necessidades especiais, a gratuidade da conduo nos transportes coletivos urbanos; cria o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de gua e Saneamento; cuida do depsito de resduos nucleares, radioativos ou resduos slidos industriais perigosos; prev a criao do Museu Municipal, da Biblioteca Pblica e do Arquivo Pblico Municipal, para preservao dos conjuntos documentais que encerram valor probatrio, informativo ou histrico e que constituem o patrimnio documental do Municpio de Camaari, assim como a criao do Conselho Municipal dos Esportes, com a concesso de incentivos s empresas que contriburem para o desenvolvimento e a pratica de atividades esportivas. A nova Lei Orgnica Municipal, resultante de acurado processo revisional est, portanto, apta a, consagrando as importantes conquistas scio-econmicas e sem se afastar dos princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia, que regem a Administrao Pblica, nortear os destinos do Municpio de Camaari, assegurando-lhe desenvolvimento, com paz social e o bem-estar do seu povo. Assim, ns Vereadores, investidos nos poderes conferidos pela Lei Orgnica Municipal, pela Constituio Estadual e pela Constituio Federal, promulgamos, sob a proteo de Deus, o novo texto da LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE CAMAARI, que passa vigorar com a seguinte redao:

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

LEI ORGNICA MUNICIPAL


TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1. O Municpio de Camaari, pessoa jurdica de direito pblico interno, integra a unio indissolvel da Repblica Federativa do Brasil, dotado de autonomia poltica, administrativa, funcional e financeira, nos termos da Constituio do Estado da Bahia e da presente LEI ORGNICA. Art. 2. O Municpio tem sede na cidade que lhe d nome e composto pelas vilas, distritos e povoados nele situados, podendo, ainda, dividir-se em novos distritos, cuja criao dar-se- por lei municipal, observados os critrios da legislao estadual especfica.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 3. So smbolos municipais a bandeira, o braso e o hino, representativos de sua cultura e histria. TTULO II DOS PRINCPIOS, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

Art. 4. O Municpio de Camaari, organizado dentro do estado social democrtico e humanitrio de direito, preservar, dentre todos os princpios e garantias fundamentais previstos na Constituio Federal do Brasil, os seguintes princpios: I - a dignidade da pessoa humana e os direitos dos cidados, combatendose todas as formas de discriminao ou restries de direito em razo da raa, sexo, idade, credo, ideologia e por origem de nascimento; II - a participao popular na gesto da coisa pblica; III o fortalecimento do municipalismo, pela adoo de medidas que visem a aumentar a representao do Municpio, a sua autonomia e o seu nvel de participao nas aes e decises do Estado e da Unio; IV - o cooperativismo intermunicipal, pela ao consorcial com municpios limtrofes ou com interesses comuns; V - a integrao do Municpio com a manuteno do equilbrio entre zonas urbanas e rurais, atravs de polticas distributivas que visem a corrigir desigualdades; VI - a garantia da qualidade de vida pela integrao harmnica do meio ambiente com o desenvolvimento scio-econmico.

TTULO III DOS BENS MUNICIPAIS

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 5o. Constituem patrimnio do Municpio os seus direitos, os bens mveis e imveis do seu domnio, as rendas por ele auferidas. Pargrafo Primeiro. Os bens imveis do Municpio tero sempre a utilizao mais ampla possvel, evitando-se a disponibilidade ociosa, cabendo ao Executivo assegurar o seu aproveitamento, inclusive em atividades diferenciadas, observados os preceitos legais. Pargrafo Segundo - O uso de veculos, equipamentos , maquinas e instrumentos Pblicos ser definida em lei prpria, que estabelecer critrios de sua utilizao. Art. 6. Incumbe ao Prefeito a administrao dos bens municipais, respeitada a competncia da Cmara Municipal quanto queles utilizados em seus servios. Art. 7. A alienao de bens municipais, subordinada ao interesse pblico e devidamente justificada, ser sempre precedida de avaliao, de procedimento licitatrio e de autorizao da Cmara Municipal, sem prejuzo de outros critrios definidos em lei. Art. 8o. A aquisio de bens imveis, por compra ou permuta, depender de prvia avaliao e de autorizao legislativa. Art. 9o . O uso de bens municipais por terceiros, se o interesse pblico assim exigir, depender de concesso ou permisso do Poder Executivo, previamente autorizado pelo Poder Legislativo. Art. 10. Sob pena de nulidade do ato, a concesso administrativa dos bens pblicos de uso especial e dominial depender de lei e de licitao pblica e far-se- mediante contrato, dispensando-se o procedimento licitatrio quando o uso se destinar a entidades educativas, culturais e assistenciais ou quando houver relevante interesse pblico, devidamente justificado na forma da lei.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Pargrafo nico. Os bens concedidos ou permitidos, obrigatoriamente, revertero ao patrimnio pblico, acrescidos de todas as benfeitorias teis e necessrias, permitindo-se a retirada das benfeitorias volupturias, se nenhum dano trouxer ao bem. Art. 11 A concesso administrativa de bens pblicos de uso comum somente poder ser outorgada para finalidades escolares e de assistncia social ou de relevante interesse pblico, mediante prvia autorizao legislativa.

TTULO IV DA ORGANIZAO MUNICIPAL

CAPTULO I DA COMPETNCIA MUNICIPAL

Art. 12. Compete ao Municpio: I - legislar sobre assunto de interesse local; II - suplementar a legislao federal e a estadual, no que lhe couber; III - elaborar o plano plurianual, o oramento anual e a lei de diretrizes oramentrias; IV - instituir e cobrar os tributos municipais, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei; V - fixar, fiscalizar e cobrar tarifas ou preos pblicos; VI - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual; VII - dispor sobre organizao, administrao e execuo dos servios municipais; VIII - dispor sobre administrao, utilizao e alienao dos bens pblicos; IX - instituir o quadro, os planos de carreira e o regime jurdico nico dos servidores pblicos;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

X - organizar e prestar, diretamente, ou sob o regime de concesso ou permisso, os servios pblicos locais, inclusive os de transporte coletivo e limpeza pblica, que tm carter essencial; XI - manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao pr-escolar e de ensino fundamental; XII - instituir, executar e apoiar programas educacionais e culturais que propiciem o pleno desenvolvimento da criana e do adolescente; XIII - amparar, de modo especial, as gestantes, as crianas e adolescentes, os idosos e as pessoas portadoras de necessidades especiais; XIV estimular a participao popular na formulao de polticas e na ao governamental, estabelecendo programas de incentivo a projetos de organizao comunitria nos campos social e econmico, cooperativas de produo e mutires; XV prestar com recursos prprios e com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao; XVI planejar e controlar o uso, o parcelamento e a ocupao do solo em seu territrio, especialmente o de sua zona urbana; XVII estabelecer normas de edificao, de parcelamento, de arruamento e de zoneamento urbano e rural, bem como as limitaes urbansticas convenientes ordenao do solo do seu territrio, observadas as diretrizes da lei federal; XVIII instituir, planejar e fiscalizar programas de desenvolvimento urbano nas reas de habitao e de saneamento bsico, de acordo com as diretrizes estabelecidas na legislao federal, sem prejuzo do exerccio da competncia comum correspondente; XIX promover a limpeza das vias e logradouros pblicos, remover e dar destino do lixo domiciliar ou no, bem como a detritos e resduos de qualquer natureza; XX conceder e renovar licena para localizao e funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores de servios ou quaisquer outros;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

XXI cassar ou suspender licena que houver concedido ao estabelecimento cuja atividade venha a se tornar prejudicial sade, higiene, segurana, ao sossego e aos bons costumes; XXII ordenar as atividades urbanas, fixando condies e horrios para funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, de servios e outros, atendidas as normas da legislao federal aplicveis; XXIII - organizar e manter os servios de fiscalizao necessrios ao exerccio do seu poder de polcia; XXIV - fiscalizar peso, medidas e condies sanitrias dos gneros alimentcios, em seus locais de venda, observada a legislao federal pertinente; XXV - dispor sobre o depsito e destinao de animais e mercadorias apreendidas em decorrncia de transgresso da legislao municipal; XXVI - dispor sobre registro, guarda, vacinao e captura de animais, com a finalidade precpua de controlar e erradicar molstias de que possam ser portadores ou transmissores; XXVII - sinalizar as vias urbanas e as estradas municipais, bem como regulamentar e fiscalizar sua utilizao; XXVIII - regulamentar a utilizao dos logradouros pblicos e, especialmente no permetro urbano, determinar o itinerrio e os pontos de parada obrigatria de veculos de transporte coletivo; XXIX - fixar e sinalizar as zonas de silncio de trnsito e de trfego em condies especiais; XXX - regular, executar, licenciar, fiscalizar, conceder, permitir ou autorizar, conforme o caso: a) os servios de transporte de passageiros, inclusive os providos de taxmetro; b) os servios funerrios e os cemitrios; c) os servios de mercados, feiras e matadouros pblicos; d) os servios de construo e conservao de estradas, ruas, vias ou caminhos municipais; e) os servios de iluminao pblica; f) a afixao de cartazes e anncios, bem como a utilizao de quaisquer outros meios de publicidade e propaganda no Municpio; XXXI - regular as condies de utilizao dos bens pblicos de uso comum;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

XXXII - fixar os locais de estacionamento pblico, para txis e demais veculos de lotao; XXXIII - estabelecer servides administrativas necessrias realizao de seus servios e bem assim os dos seus concessionrios; XXXIV - adquirir e alienar bens na forma da lei; XXXV - assegurar, na conformidade da legislao vigente, a expedio de certides, quando requeridas s reparties municipais, para defesa de direitos e esclarecimentos de situaes. 1. As competncias previstas neste artigo no esgotam o exerccio privativo de outras na forma da lei, desde que atendam ao peculiar interesse do Municpio e ao bem-estar de sua populao e no conflitem com as competncias federal e estadual. 2. As normas municipais de edificao, de loteamento e de arruamento devero exigir reserva de reas destinadas a: a) logradouros pblicos; b) zonas verdes; c) vias de trfego e de passagem de canalizaes pblicas, de esgotos e de guas pluviais; d) passagem com canalizao pblica de esgoto e de guas pluviais, obedecidas as dimenses e demais condies estabelecidas na legislao. 3 . A poltica de desenvolvimento urbano, com o objetivo de ordenar as funes sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes, deve ser consubstanciada em Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, nos termos do Art. 182, 1, da Constituio Federal.

CAPTULO II DA ADMINISTRAO PBLICA

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 13. A Administrao Pblica Municipal compreende os rgos institucionais incumbidos da execuo dos atos governamentais. Art. 14. A administrao direta compreende os rgos centralizados dos Poderes Legislativo e Executivo, enquanto a administrao indireta corresponde a exercida pelas autarquias, fundaes pblicas e empresas pblicas ou de economia mista, criadas por lei. Art. 15. A atividade administrativa do Municpio obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, observando-se tambm a sua finalidade, motivao, economicidade e razoabilidade. Art. 16. Observadas as normas gerais estabelecidas pela Unio, a lei municipal disciplinar o regime de licitao e contratao de obras, servios, compras e alienao de bens. Art. 17. Nas licitaes a cargo do Municpio e de entidades da administrao indireta, observar-se-o, sob pena de nulidade, os princpios da isonomia, publicidade, moralidade, razoabilidade, vinculao ao instrumento convocatrio e julgamento objetivo. Art. 18. A execuo de obras pblicas ser sempre precedida do respectivo projeto bsico e indicao dos recursos, sob pena de nulidade, ressalvadas as situaes previstas em lei. Art. 19. A publicao das leis e dos atos administrativos municipais farse- no Dirio Oficial do Municpio, pela sua afixao em local visvel, na sede de ambos os Poderes e pela transcrio em livro prprio, de acesso franqueado a qualquer cidado. Pargrafo nico. A forma dos atos administrativos da competncia do Prefeito far-se- segundo os critrios definidos em lei.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 20. A publicidade governamental das entidades da administrao direta e indireta ter carter necessariamente institucional, informativo, educativo ou de orientao social, no podendo mencionar nomes de dirigentes, de servidores pblicos ou de agentes outros. Art. 21. Na execuo de obras pblicas constar, obrigatoriamente no local, placa informativa contendo os custos, data de incio, prazo de entrega entidade responsvel e demais informaes complementares, na forma da lei.

CAPTULO III DOS SERVIDORES PBLICOS

Art. 22. O regime dos servidores pblicos municipais da administrao direta, autrquica e fundacional ser o estatutrio, na forma da lei. Art. 23. Ser assegurada aos servidores da administrao direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores do Poder Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou local de trabalho. Art. 24. Aplicam-se aos servidores municipais os direitos seguintes: I - irredutibilidade de vencimentos; II - dcimo terceiro salrio, com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; III - remunerao do trabalho noturno superior a do diurno; IV - salrio famlia para os seus dependentes; V - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta horas semanais; VI - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; VII - remunerao dos servios extraordinrios, no mnimo em cinqenta por cento;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

VIII - gozo de frias anuais remuneradas, com pelo menos um tero a mais que o salrio normal e de converter at um tero do perodo das suas frias em abono pecunirio; IX - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de at cento e oitenta dias; X - licena paternidade, nos termos da lei federal; XI - proteo contra os riscos inerentes ao trabalho; XII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas na forma da lei; XIII - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrios de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XIV - licena para tratamento de interesse particular, sem remunerao; XV - direito de greve, cujo exerccio se dar nos termos e limites definidos em lei complementar federal; XVI - seguro contra acidente de trabalho; XVII capacitao e desenvolvimento funcional; XVIII estabilidade econmica, na forma da lei. Pargrafo nico. Os vencimentos, vantagens ou quaisquer parcelas remuneratrias pagas em atraso ao servidor pblico municipal devero ser acrescidas de juros moratrios e corrigidas monetariamente, de acordo com os ndices oficiais. Art. 25. O servidor pblico municipal ser aposentado na forma que dispe a Constituio Federal e o Estatuto prprio. Art. 26. Ao servidor pblico municipal, em exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado do seu cargo, emprego ou funo; II - investido no mandato de Prefeito ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

prejuzo da remunerao do cargo eletivo e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio do mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais; V - para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. Art. 27. So estveis, aps trs anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. 1. vedada a fixao de limite mximo de idade para efeito de ingresso no servio pblico atravs de concurso. 2. O servidor pblico municipal estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo, em que lhe seja assegurada ampla defesa. 3. Ao servidor pblico em estgio probatrio assegurado o direito de ampla defesa, para efeito de avaliao de seu desempenho funcional ou em processo disciplinar. 4. Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor pblico municipal, ser ele reintegrado, com direito percepo de todos os vencimentos atrasados, devendo o eventual ocupante da vaga ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. 5. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada at seu adequado aproveitamento. Art. 28. O Municpio instituir contribuio a ser cobrada de seus servidores, para o custeio de sistema de previdncia e assistncia social, a cargo do Instituto de Seguridade dos Servidores do Municpio ISSM ou do INSS Instituto Nacional de Seguro Social.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

1. Constitui crime de improbidade administrativa dos gestores pblicos deixar de repassar os valores das contribuies previdencirias dos funcionrios e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, para o Instituto de Seguridade dos Servidores do Municpio ISSM e ao INSS Instituto Nacional de Seguro Social. 2. Independentemente de constituir infrao poltico-administrativa, a desobedincia ao quanto disposto neste artigo, constitui crime de responsabilidade, punvel com as sanes previstas em lei. Art. 29. As contribuies previdencirias, relativas ao Prefeito, VicePrefeito e Vereadores, sero recolhidas ao rgo previdencirio indicado em lei. Art. 30. O Municpio, nos termos da lei, habitacional destinado aos seus agentes pblicos. desenvolver projeto

Art. 31. garantida a meia jornada de trabalho s servidoras pblicas municipais da administrao direta, autrquica e fundacional que, comprovadamente, tenham sob seus cuidados filho menor, com idade entre 120 (cento e vinte) e 180 (cento e oitenta dias) dias, ou portador de necessidades especiais, sem prejuzo de sua remunerao, na forma da lei. Art. 32. Fica assegurado ao servidor pblico municipal, da administrao direta e indireta, ativo ou inativo, a iseno do imposto de transmisso inter-vivos, na aquisio de imvel destinado a sua moradia, desde que no possua outro bem de igual natureza.

CAPTULO IV DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 33. O processo administrativo disciplinar ser instrudo fundamentado, garantindo-se a ampla defesa at o grau de recurso.

1. O processo disciplinar ser sempre instaurado por portaria da autoridade competente, com descrio detalhada dos atos ou fatos a apurar, indicando, desde j, as infraes e as sanes respectivas. 2. A comisso processante ter que ser constituda por servidores de categoria igual ou superior do acusado. 3. de quinze dias o prazo para defesa, de trs dias para vista de documentos e de dez dias para oferecimento de recursos. 4. Ser de cinco o nmero mximo de testemunhas a serem ouvidas por indicao do interessado. Art. 34. Ser garantido ao interessado constituir advogado, que poder intervir em todas as fases processuais, obedecidos os prazos legais, sendolhe facultada vista dos autos em repartio, para defesa e recurso, na forma da lei. Art. 35. No curso do processo administrativo e at deciso final irrecorrvel, somente tero acesso aos autos o servidor interessado ou quem o represente, os membros da comisso processante e os servidores diretamente envolvidos com a sua tramitao, devendo todos guardar sigilo, sob pena de responsabilizao funcional. Art. 36. Na hiptese de indcios de gravidade da falta ou quando ocorra a possibilidade de a permanncia do servidor interferir no resultado do julgamento, inclusive pela modificao da prova, poder ser o mesmo afastado de suas funes, pelo prazo mximo de trinta dias, sem prejuzo de sua remunerao, mediante despacho fundamentado da autoridade hierrquica competente.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 37. Nenhum processo administrativo ter durao superior a noventa dias, prorrogveis, entretanto, por mais trinta dias, mediante despacho fundamentado.

TTULO V DA ORGANIZAO DOS PODERES CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 38. So Poderes do Municpio o Legislativo e o Executivo, que so independentes e harmnicos entre si. Pargrafo nico. vedada aos Poderes Municipais a delegao recproca de atribuies, salvo os casos previstos em lei. CAPTULO II DO PODER LEGISLATIVO SEO I DA CMARA MUNICIPAL

Art. 39.

O Poder Legislativo exercido pela Cmara Municipal.

Pargrafo nico. A variao do nmero de Vereadores obedecer proporcionalidade da populao do Municpio, nos termos em que dispem a Constituio Federal e a Constituio do Estado da Bahia e na forma estabelecida pela Justia Eleitoral. Art. 40. A Cmara Municipal reunir-se- anualmente na sua sede, de quinze de fevereiro a trinta de junho e de primeiro de agosto a quinze de

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

dezembro, podendo ser convocada, extraordinariamente, para apreciao de matria de relevante interesse pblico, limitando-se as deliberaes, nesse perodo, matria objeto da convocao. Art. 41. No primeiro ano da legislatura, a Cmara Municipal reunir-se- no dia 1 de janeiro, para a posse dos Vereadores eleitos e eleio da Mesa Diretora, assumindo, originariamente, a direo dos trabalhos o Vereador com maior nmero de mandatos e, em caso de igualdade, o mais idoso. 1. A eleio da Mesa da Cmara para o segundo binio far-se- no dia 15 de dezembro do segundo ano de cada legislatura, considerando-se automaticamente empossados os eleitos, no dia 1 de janeiro do ano subseqente. 2. vedada a reeleio, para o mesmo cargo, de qualquer componente da Mesa, na mesma Legislatura. Art. 42. A convocao extraordinria da Cmara dar-se- : I - pelo seu Presidente; II - pela maioria dos Vereadores; III - pelo Prefeito Municipal. Art. 43. A sede da Cmara inviolvel, nela no podendo penetrar a fora pblica, salvo requisio do Chefe do Poder Legislativo, em circunstncias amplamente justificadas. Art. 44. As sesses ordinrias da Cmara Municipal realizar-se-o em horrios regimentalmente fixados, cuja alterao, para a mesma legislatura, depender de quorum qualificado. 1. As deliberaes da Cmara sero tomadas por maioria simples, dependendo, todavia, de: I - dois teros de votos favorveis: a) a alterao da Lei Orgnica ;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

a rejeio do parecer prvio do Tribunal de Contas dos Municpios; c) as leis relativas concesso de servios pblicos, ao direito real de uso, concesso de moratria e remisso de dvida e as que autorizem a alienao de bens imveis; II - maioria absoluta : a) a rejeio de veto; b) a aprovao de leis complementares. 2 Sero abertas as todas votaes, com exceo da eleio da Mesa Diretora. 3. O Presidente votar em desempate quando o processo de votao assim o exigir.

b)

SEO II DAS ATRIBUIES DA CMARA MUNICIPAL Art. 45. A Cmara Municipal exerce as funes legislativa, fiscalizadora, de debate das questes de interesse pblico e julgadora, nos casos admitidos nesta Lei. Art. 46. Cabe Cmara Municipal, com a sano do Prefeito, legislar sobre as matrias de competncia do Municpio, especialmente: I - assuntos de interesse local; II - tributos municipais, quanto a sua instituio, arrecadao, iseno, anistia e remisso. III - oramento anual, plano plurianual, diretrizes oramentrias e crditos adicionais; IV - emprstimos e operaes de crdito, inclusive forma e meio de pagamento; V - concesso, auxlio e subveno; VI - concesso e permisso de servios e bens pblicos; VII - concesso de direito real de uso de bens municipais;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

VIII - alienao e concesso de bens imveis; IX - aquisio de bens imveis, mesmo quando se tratar de doao com encargos; X - criao, organizao e supresso de distritos, observada a legislao estadual; XI - criao, alterao e extino de cargos e funes pblicas e fixao da respectiva remunerao, salvo a mera atualizao monetria, que independe de lei; XII - planos e programas municipais de desenvolvimento, inclusive o plano diretor urbano; XIII - participao popular e disciplina da colaborao de entidades nas aes do Municpio; XIV - denominao e sua alterao dos bens, vias e logradouros pblicos; XV - ordenamento, parcelamento, uso, ocupao e destinao do solo urbano; XVI - criao e extino de rgos e entidades da administrao direta e indireta do Municpio. Pargrafo nico. Compete, em carter suplementar, Cmara, observada a legislao federal e estadual, dispor sobre: I - direito urbanstico; II - caa, pesca, conservao da natureza, preservao das florestas, da fauna, da flora, defesa do solo e dos recursos naturais; III - educao, cultura, ensino e desporto; IV - proteo e integrao social das pessoas portadoras de necessidades especiais; V - proteo mulher, infncia, juventude e ao idoso; VI - proteo do patrimnio histrico, cultural, artstico e paisagstico. Art. 47. Compete Cmara Municipal, privativamente, dentre outras, as seguintes atribuies: I - eleger sua Mesa Diretora, bem assim destitu-la, na forma prevista no Regimento Interno;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

II - elaborar o seu Regimento Interno, nele dispondo sobre a tramitao de proposies, atuao dos Vereadores e da Mesa Diretora; III - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao e transformao de cargos e funes de seus servios, bem assim a fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; IV - dar posse aos Vereadores, ao Prefeito e ao Vice-Prefeito, licenci-los e conhecer de sua renncia; V aprovar a celebrao de convnios e contratos onerosos para o Municpio; VI - fixar a remunerao do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretrios, na forma do artigo 29, inciso V da Constituio Federal; VII a remunerao dos Vereadores, nos termos do que preconiza o art. 29, inciso VI da Constituio Federal, com a redao da Emenda Constitucional no 25, de 14 de fevereiro de 2006; VII - exercer, com o auxlio do Tribunal de Contas dos Municpios, a fiscalizao financeira, oramentria e patrimonial; VIII - julgar as contas anuais do Prefeito e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; IX - fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, inclusive os da administrao indireta; X - proceder s tomadas de contas do Prefeito, quando no apresentadas dentro de sessenta dias, aps a abertura da sesso legislativa; XI - processar e julgar Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito por infraes poltico-administrativas ; XII - convocar Secretrios Municipais para prestar informaes sobre matria de sua competncia; XIII - solicitar informaes ao Prefeito Municipal sobre assuntos referentes a Administrao Pblica; XIV aprovar ad referendum atos praticados, em carter excepcional, pelo Poder Executivo, que dependam de autorizao legislativa; XV - decidir sobre a perda de mandato de Vereador, por maioria de dois teros, nas hipteses previstas nesta Lei;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

XVI - conceder ttulo honorfico a pessoas que tenham reconhecidamente servios prestados ao Municpio, mediante Decreto Legislativo; XVII - requisitar aos responsveis pelos rgos da administrao direta ou indireta do Municpio informaes e documentos, cujo prazo de atendimento ser de quinze dias, prorrogvel por igual perodo, desde que devidamente justificado, sob pena de responsabilidade do infrator, nos termos desta Lei Orgnica; XVIII - exercer sua representao judicial prpria, em defesa dos seus interesses, constituindo, para tanto, procurador especial; XIX - autorizar a ausncia do Prefeito do Municpio, quando esta deva ocorrer por mais de quinze dias.

SEO III DA ORGANIZAO DA CMARA Art. 48. O Plenrio, integrado por todos os Vereadores, o rgo supremo de deliberao da Cmara, decidindo por maioria simples de voto, salvo disposio em contrrio nesta Lei. Art. 49. So rgos tcnicos da Cmara as suas Comisses, permanentes ou temporrias. Art. 50. Os trabalhos da Cmara sero dirigidos pela Mesa, composta de Presidente, Vice-Presidente, 1 e 2 Secretrios.

SEO IV DAS COMISSES Art. 51. Na formao das Comisses ser assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos e dos blocos parlamentares.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 52. Compete s Comisses, segundo sua especializao: I - discutir projetos de lei, requerimentos e demais proposies, emitindo parecer para a apreciao plenria; II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Secretrios, ou funcionrios pblicos, para prestar informaes relativas a matria de sua competncia; IV - realizar estudos e inspees em reas de interesse do Municpio; V - desempenhar outras atribuies que lhes sejam reservadas pelo Regimento. Art. 53. As Comisses especiais de inqurito, com poderes de investigao prprios, sero constitudas por deliberao plenria ou por ato de um tero dos Vereadores, para apurao de fato determinado e por prazo certo. 1. No exerccio de suas atribuies, vislumbrando a Comisso indcios de infrao penal, poder convidar o Ministrio Pblico a atuar no desempenho dos trabalhos, facultando-lhe exercer interrogatrios e requerer diligncias. 2. Apurando a Comisso a ocorrncia de infrao penal encaminhar, obrigatoriamente, as suas concluses ao Ministrio Pblico, independentemente do disposto no pargrafo anterior. 3. facultado s pessoas convocadas o direito de comparecer Comisso, acompanhadas de advogado de sua escolha, que no interferir nos trabalhos, podendo, todavia, encaminhar requerimentos escritos. 4. A Comisso Parlamentar de Inqurito concluir, necessariamente, por relatrio, o resultado dos trabalhos, ainda que tenham sido interrompidos por decurso de prazo ou obstculos em sua seqncia por qualquer motivo. SEO V DA MESA

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 54. Compete Mesa da Cmara, alm da direo dos trabalhos em Plenrio: I - organizar e remeter ao Executivo, no prazo legal, a proposta do oramento da Cmara, a ser incorporado lei oramentria; II - apresentar projetos de lei relativos criao, modificao, extino e remunerao dos cargos integrantes do quadro de servidores da Cmara; III - licenciar Vereador, nos termos desta Lei; IV - conhecer, em grau de recurso, das decises administrativas da Presidncia, na forma que dispuser o Regimento;

SEO VI DA PRESIDNCIA

Art. 55. Compete ao Presidente da Cmara, alm de outras atribuies previstas no Regimento Interno: I - representar a Cmara Municipal, inclusive em juzo; II - zelar pelas prerrogativas parlamentares, pela independncia do Poder e pelo alto nome da Cmara; III - dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Cmara; IV - exercer os atos de provimento funcional, tais como nomeao, progresso, exonerao e demisso; V - autorizar a instaurao de processo administrativo disciplinar e aplicar as sanes cabveis; VI - interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; VII - promulgar as leis, na hiptese de sano tcita ou rejeio de veto, quando no o fizer o Prefeito, bem como as resolues e decretos legislativos; VIII - declarar a extino do mandato do Prefeito, vice-Prefeito e Vereadores, nos casos previstos em lei;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

IX - exercer a gesto oramentria, requisitando necessrios; X - designar comisses de representao XI emitir documento de identificao do vereador.

os

numerrios

SEO VII DOS VEREADORES

Art. 56. Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opinies, palavras e votos, no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio. 1. A inviolabilidade prevista neste Artigo prevalece diante de autoridade de qualquer grau e esfera da Federao. 2. A Cmara, ao tomar conhecimento de ofensa garantia estabelecida neste Artigo, reunir-se-, de imediato, para adotar as providncias cabveis, ainda quando em recesso parlamentar. 3. Ao parlamentar atingido na sua inviolabilidade ser assegurada, por iniciativa obrigatria do Presidente da Cmara, assistncia jurdica imediata. Art. 57. garantido ao Vereador o direito de amplo acesso s reparties pblicas, bem como requerer o exame de documentos, cabendo autoridade solicitada viabilizar o exame no prazo legal. Art. 58. Visando a ao articulada e o intercmbio entre os poderes, o Poder Executivo garantir o acesso dos Vereadores aos estudos tcnicos relativos elaborao da proposta oramentria. Art. 59. Os Vereadores no podero: I - desde a expedio do diploma:

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

a)

firmar ou manter contrato com o Municpio, suas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes, ou empresas concessionrias de servios pblicos municipais, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os que sejam demissveis ad nutum, nas entidades constantes da alnea anterior. II - desde a posse: a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que mantenha contrato com o Municpio ou nela exercer funo remunerada; b) patrocinar as causas em que seja interessada qualquer das entidades mencionadas na alnea a do inciso I, deste artigo; c) ser titular de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. d) estabelecer domiclio fora do Municpio de Camaari durante o exerccio do mandato. e) conduzir ou portar arma em Plenrio. Pargrafo nico. A proibio constante da alnea a do inciso I compreende o Vereador, como pessoa fsica, seu cnjuge ou companheira e pessoas jurdicas direta ou indiretamente por eles controladas. Art. 60. Perder o mandato o Vereador que: I - infringir qualquer das proibies referidas no artigo anterior; II - praticar qualquer dos atos contrrios tica e ao Decoro Parlamentar; III - deixar de comparecer, em cada perodo legislativo anual, tera parte das sesses ordinrias da Cmara Municipal, salvo por motivo de doena comprovada, licena ou misso autorizada pela edilidade, ou ainda, deixar de comparecer a cinco sesses extraordinrias, assegurada ampla defesa, em ambos os casos; IV - perder ou tiver suspensos os direitos polticos; V - quando o declarar a Justia Eleitoral; VI - sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

VII - utilizar-se do mandato para a prtica de atos de corrupo ou de improbidade administrativa. VIII - deixar de residir no Municpio; IX deixar de tomar posse, sem motivo justificado, dentro do prazo estabelecido nesta Lei Orgnica. 1. Consideram-se incompatveis com a tica e o Decoro Parlamentar: I - o abuso das prerrogativas previstas na Lei Orgnica do Municpio; II - a percepo de vantagens indevidas, tais como: doaes, benefcios ou cortesias de empresas, grupos econmicos ou autoridades pblicas, ressalvados os brindes sem valor econmico; III - firmar contratos com rgo ou instituio controlada pela Prefeitura Municipal de Camaari, includos nesta vedao, alm do Vereador como pessoa fsica, seu cnjuge ou companheira e pessoa jurdica direta ou indiretamente por eles controladas; IV - dirigir ou gerir empresas, rgos e meios de comunicao, considerados como tais pessoas jurdicas que indiquem em seu objeto social a execuo de servios de radiodifuso sonora ou de sons e imagens; V - a prtica de irregularidades graves ao desempenho do mandato ou de encargos decorrentes; VI - o abuso de poder econmico em processo eleitoral. VII - apropriar-se de qualquer bem mvel ou imvel pblico, valores e dinheiro de que tenha posse em razo do mandato, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio; VIII - subtrair ou concorrer para que seja subtrado em proveito prprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona o mandato, valor, dinheiro ou bem pblico, de que no tenha posse; IX - sonegar tributos federais, estaduais e municipais; X - patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se do exerccio do mandato; XI - praticar ou incentivar a prtica de atos que atentem contra os direitos fundamentais da pessoa humana.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

2. permitido ao Vereador, bem como ao seu cnjuge ou companheiro, movimentar contas e manter cheques especiais ou garantidos de valores correntes e contratos com clusulas uniformes das instituies financeiras. 3. Excluem-se da proibio constante do inciso IV a direo ou gesto de jornais, editoras de livros e similares. 4. Incluem-se entre as irregularidades graves, para fins deste artigo: a) - a atribuio de dotao oramentria, sob forma de subvenes sociais, auxlios ou qualquer outra rubrica, a entidade ou instituies das quais participe o Vereador, seu cnjuge, companheiro ou parente, de um ou de outro, at o terceiro grau, bem como pessoa jurdica direta ou indiretamente por eles controlada, ou ainda, que aplique os recursos recebidos em atividades que no correspondam, rigorosamente s finalidades estatutrias; b) - a criao ou autorizao de encargos em termos que, pelo seu valor ou pelas caractersticas de empresas ou entidades beneficiadas ou contratadas, possam resultar em aplicao indevida de recursos pblicos. 5. Extingue-se o mandato, e assim ser declarado pelo Presidente da Cmara, quando ocorrer falecimento ou renncia do Vereador. 6. A renncia, sob pena de invalidade, ser formulada por escrito e com firma reconhecida. 7. A perda do mandato por infrao tico-disciplinar, apurada em processo no qual ser assegurado o direito de ampla de defesa e do contraditrio, ser decidida pela Cmara, por maioria de dois teros, mediante provocao da Mesa, de Vereador ou de partido poltico representado na Cmara ou com legtimo interesse na deciso. Art. 61. A remunerao dos Vereadores ser fixada, nos termos em que preconiza a Constituio Federal.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

1. Os Vereadores tero direito ao valor de um subsdio integral a ttulo de ajuda de custos, devida no incio e no fim de cada sesso legislativa. 2. A convocao extraordinria da Cmara Municipal durante o perodo de recesso, no ensejar o pagamento de verba indenizatria, na forma da Emenda Constitucional n. 50 de 14 de fevereiro de 2006. 3. Os Vereadores, anualmente, faro jus percepo de gratificao natalina, no valor equivalente ao subsdio mensal integral. 4. O Vereador que, sem motivo justo, deixar de comparecer sesso do dia ou ausentar-se da votao das matrias da ordem do dia, deixar de perceber um trinta avos do seu subsdio. Art. 62. Os Vereadores sero contribuintes do Regime Geral de Previdncia Social. Art. 63. Poder licenciar-se o Vereador: I - por motivo de doena, devidamente comprovado; II - por motivo de gravidez, a Vereadora; III - para tratar de interesses particulares, por prazo determinado, nunca inferior a trinta dias, no podendo reassumir o exerccio do mandato antes do trmino da licena; IV - para o exerccio de misses de interesse da Cmara, por at trinta dias. 1. So remuneradas as licenas decorrentes dos motivos previstos nos incisos I, II e IV deste artigo. 2. As licenas previstas nos incisos I e II sero autorizadas pela Mesa e as demais pelo Plenrio. Art. 64. Considerar-se- automaticamente licenciado o Vereador que for nomeado para o exerccio do cargo de Ministro de Estado, Secretrio de

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Estado, Secretrio Municipal ou cargo de direo dos rgos da administrao indireta, inclusive autrquica e fundacional do Municpio. Art. 65. Dar-se- a convocao do suplente nos afastamentos previstos no artigo anterior ou nas licenas por prazo superior a cento e vinte dias. SEO VIII DO PROCESSO LEGISLATIVO

Art. 66

O Processo legislativo compreende a elaborao de:

I - emendas Lei Orgnica Municipal; II - leis delegadas; III - leis complementares; IV - leis ordinrias; V - decretos legislativos; VI - resolues. Art. 67. A Lei Orgnica Municipal poder ser emendada mediante proposta : I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara Municipal; II - do Prefeito; 1. A emenda Lei Orgnica ser discutida e votada em dois turnos, considerando-se aprovada quando obtiver, em ambos, dois teros de votos favorveis, observado entre uma e outra votao o interstcio mnimo de dez dias. 2. A emenda Lei Orgnica Municipal ser promulgada pela Mesa da Cmara com o respectivo nmero de ordem.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 68. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer Vereador, comisso da Cmara, ao Prefeito e aos cidados, na forma e nos casos previstos em lei. Art. 69. Compete privativamente ao Prefeito a iniciativa das leis relativas a: I - regime jurdico dos servidores, observadas as peculiaridades daqueles integrantes do Legislativo; II - criao e extino de cargos e empregos na administrao direta, autrquica e fundacional do Municpio, bem como a fixao ou modificao da remunerao dos servidores; III - oramentos, diretrizes oramentrias e plano plurianual; IV - criao, estruturao e atribuies dos rgos da administrao direta e autrquica do Municpio. Art. 70. A iniciativa popular, restrita a matria sujeita lei ordinria, decorrer de proposta subscrita por no mnimo cinco por cento dos eleitores do Municpio. Art. 71. So objeto de leis complementares, dentre outras, as seguintes matrias: I - Cdigo Tributrio Municipal; II - Cdigo de Obras e Edificaes; III - Cdigo de Posturas: IV - Cdigo de Parcelamento do Solo; V - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano; VI - Regime Jurdico dos Servidores; VII - Cdigo de Urbanismo Ambiental. Pargrafo nico. As leis complementares sero aprovadas pelo voto favorvel da maioria absoluta dos membros da Cmara. Art. 72. No ser admitido aumento da despesa prevista:

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

I - nos projetos de iniciativa popular e nos de iniciativa exclusiva do Prefeito Municipal, ressalvados, neste caso, projetos de leis oramentrias; II - nos Projetos sobre organizao dos servidores administrativos da Cmara Municipal. Art. 73. O Prefeito poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, considerados relevantes, os quais devero ser deliberados no prazo de trinta dias. 1. Decorrido, sem deliberao, o prazo fixado no caput deste artigo, o projeto ser obrigatoriamente includo na ordem do dia, para que se ultime sua votao, sobrestando-se a deliberao sobre qualquer outra matria, exceto o veto lei oramentria. 2. O prazo referido neste artigo no corre no perodo de recesso da Cmara e nem se aplica aos projetos de codificao. Art. 74. O projeto de lei aprovado pela Cmara ser, no prazo de at dez dias teis, enviado, pelo Presidente da Cmara Municipal, ao Prefeito que, concordando, o sancionar no prazo de quinze dias teis. 1. Decorrido o prazo de quinze dias teis, o silncio do Prefeito importar em sano tcita. 2. Se o Prefeito considerar o projeto, no todo ou em parte inconstitucional, atentatrio presente Lei ou contrrio ao interesse pblico, veta-lo-, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Cmara os motivos do veto. 3. O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 4. O veto ser apreciado no prazo de quinze dias, contados do seu recebimento, com parecer ou sem ele, em uma nica discusso e votao.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

5. Esgotado o prazo de quinze dias, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies at sua votao final. 6. O veto somente ser rejeitado pela maioria absoluta dos Vereadores. 7. Se o veto for rejeitado, o projeto ser enviado ao Prefeito em quarenta e oito horas para promulgao. 8. Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Prefeito, nos casos dos 2 e 7, o Presidente da Cmara a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente da Cmara, obrigatoriamente, faz-lo. 9. A manuteno do veto no restaura matria suprimida ou modificada pela Cmara. Art. 75. A matria constante de projeto de lei rejeitado no voltar a ser apreciada na mesma sesso legislativa, salvo se proposta pela maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal. Art. 76. Resoluo o instrumento que se destina a regular matria de natureza poltico-administrativa da Cmara e de sua competncia exclusiva. Art. 77. Decreto Legislativo o instrumento pelo qual se regula matria de competncia exclusiva da Cmara e apto a produzir efeitos externos. Art. 78. As leis delegadas sero elaboradas pelo Prefeito, aps solicitar a delegao Cmara Municipal. Pargrafo nico. No sero objeto de delegao os atos e matrias de competncia exclusiva de Cmara, nem aqueles reservados lei complementar.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 79. Em matria de assuntos gerais poder o Presidente suspender os trabalhos legislativos ou assim deliberar o Plenrio, para que o eleitor do Municpio se manifeste sobre qualquer matria de interesse coletivo, na forma que dispuser o Regimento Interno.

SEO IX DO CONTROLE DA ADMINISTRAO

Art. 80 A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Municpio e das entidades de sua administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, razoabilidade e economicidade ser realizada mediante controle externo da Cmara Municipal. Art. 81 O controle externo ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas dos Municpios, cujo parecer prvio s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara. Art. 82 A prestao de contas do Executivo Municipal dever ser enviada Cmara at o dia trinta e um de maro do exerccio seguinte a sua execuo. 1 A partir da data contida no caput deste Artigo, at o dia 30 de maio, as contas do Poder Executivo e do Poder Legislativo permanecero na Secretaria da Cmara Municipal disposio de qualquer cidado, para exame, apreciao, apresentao de denncias e quaisquer outras sugestes. 2 At o dia 15 de junho, as contas do Poder Executivo e do Poder Legislativo sero enviadas ao Tribunal de Contas dos Municpios pelo Prefeito Municipal e pelo Presidente da Cmara Municipal respectivamente.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

3 Esgotado o prazo previsto no 1 deste Artigo, com ou sem impugnaes oferecidas, abrir-se-, ao Prefeito e ao Presidente da Cmara, o prazo de trinta dias para manifestarem-se sobre os pareceres e as impugnaes eventualmente oferecidas s suas contas, apresentando defesa, se for o caso. Art. 83 Os julgamentos das contas dos Poderes Executivo e Legislativo, depois de decorridos os prazos previstos no Artigo anterior, sero precedidos de parecer da Comisso competente, sobre o qual se dar vistas aos gestores, para oferecimento de consideraes que se julgarem oportunas, no prazo de dez dias, designando-se, em seguida, a data de deliberao plenria. Art. 84 A Cmara e a Prefeitura mantero, de forma integrada, sistema de controle interno, com a finalidade de: I avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos do Municpio; II comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto eficcia da gesto oramentria, financeira e patrimonial, bem como a aplicao dos recursos pblicos por entidades de direito privado; III exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Municpio.

CAPTULO III DO PODER EXECUTIVO SEO I DO PREFEITO E VICE-PREFEITO

Art. 85 O Poder Executivo exercido pelo Prefeito, com o auxlio dos Secretrios Municipais.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 86 O Prefeito e Vice-Prefeito tomaro posse no dia 1 de janeiro do ano subseqente eleio, em sesso solene da Cmara Municipal. Art. 87 Se decorridos dez dias da data prevista para a posse, o Prefeito ou Vice-Prefeito, salvo motivo de fora maior aceito pela Cmara Municipal, no tiver assumido o cargo, ser este declarado vago. Art. 88 No ato da posse e ao trmino do mandato, o Prefeito e Vice-Prefeito faro declarao pblica de seus bens, que ser lanada em livro prprio, em poder da Cmara, franqueado o acesso a qualquer cidado. Art. 89 - O Presidente da Cmara, na hiptese de impedimento ou ausncia do Prefeito e do Vice-Prefeito, bem como de vacncia dos cargos, assumir, dentro de quarenta e oito horas, o mandato de Prefeito, sendolhe vedado recus-lo, sob pena de destituio da Chefia do Poder Legislativo. Pargrafo nico - No assumindo o Presidente da Cmara, sero chamados, sucessivamente, os membros da Mesa, segundo a graduao ordinal de seus cargos e em seguida os demais Vereadores, pela ordem preferencial de maior nmero de mandatos e dentre estes o mais idoso. Art. 90 Vagando-se os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, o Presidente da Cmara, no exerccio da Chefia do Poder Executivo, comunicar o fato ao Tribunal Regional Eleitoral para que, no prazo de noventa dias, proceda s eleies, se a vacncia se der no primeiro binio do mandato. Pargrafo nico - Verificando-se as vagas nos ltimos dois anos, caber Cmara, no prazo de trinta dias, eleger o Prefeito e vice-Prefeito sucessores. Art. 91 O Prefeito ser licenciado, sem perda da remunerao :

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

I II III

para tratamento de sade; quando em misso de representao oficial do Municpio; por licena gestante ou licena paternidade, na forma da lei.

Art. 92 Poder o Prefeito, anualmente, sem prejuzo da sua remunerao, entrar em gozo de frias por trinta dias, desde que o comunique Cmara com quinze dias de antecedncia. Art. 93 A remunerao do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretrios ser fixada em cada legislatura pela Cmara, na forma da legislao prpria. Pargrafo nico O Prefeito, o Vice-Prefeito e os Secretrios, anualmente, faro jus percepo de gratificao natalina, no valor equivalente ao subsidio mensal integral.

SEO II DAS ATRIBUIES DO PREFEITO

Art. 94

Compete, privativamente, ao Prefeito:

I representar o Municpio em juzo e fora dele; II exercer a direo superior da Administrao Pblica Municipal; III iniciar o processo legislativo, na forma e casos previstos nesta Lei Orgnica; IV sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, aprovadas pela Cmara e expedir os regulamentos para a sua fiel execuo; V vetar, no todo ou em parte, os projetos de lei aprovados pela Cmara; VI enviar Cmara Municipal projetos de lei relativos ao plano plurianual, as diretrizes oramentrias e ao oramento anual do Municpio;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

VII dispor sobre a organizao e o funcionamento da Administrao Municipal, na forma da lei; VIII remeter mensagem e plano de governo Cmara Municipal, por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo as providncias que julgar necessrias; IX prestar, anualmente, Cmara Municipal, dentro do prazo legal, as contas do Municpio, referentes ao exerccio anterior; X prover e extinguir os cargos, os empregos e as funes pblicas municipais, inclusive dispor sobre a remunerao dos servidores do Poder Executivo; XI decretar, nos termos legais, desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou por interesse social; XII prestar Cmara, dentro de quinze dias, informaes solicitadas; XIII publicar, at trinta dias do encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria; XIV decretar calamidade pblica, quando ocorrerem fatos que a justifique; XV fixar as tarifas dos servios pblicos concedidos e permitidos, bem como daqueles explorados pelo prprio Municpio, conforme critrios estabelecidos na legislao municipal; XVI superintender a arrecadao dos tributos e preos pblicos, bem como a guarda e a aplicao da receita, autorizando as despesas e os pagamentos, dentro das disponibilidades oramentrias ou dos critrios autorizados pela Cmara; XVII resolver sobre os requerimentos, as reclamaes ou as representaes que lhe forem dirigidos; XVIII nomear e exonerar os Secretrios Municipais e os diretores dos rgos da administrao direta e indireta; XIX permitir ou autorizar, na forma da lei, o uso de bens municipais, por terceiros; XX prover os servios e obras da Administrao Pblica; XXI aprovar planos e projetos de edificao, de loteamento e de arruamento para fins urbanos;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

XXII apresentar anualmente Cmara, relatrio circunstanciado sobre o estado das obras e dos servios pblicos municipais, relatrio patrimonial, bem como o programa da Administrao Pblica para o ano seguinte; XXIII contrair emprstimos e realizar operaes de crdito, mediante prvia autorizao da Cmara; XXIV desenvolver o sistema virio do Municpio de forma a proteger a segurana do pedestre, do ciclista e as condies ambientais; Art. 95 Compete ainda ao Prefeito, sem prejuzo de idntica prerrogativa da Cmara, no que seja peculiar s suas atividades: I celebrar convnios com entidades pblicas ou privadas, para a realizao de objetivos de interesse do Municpio; II aplicar as multas previstas na legislao e nos contratos, bem como rev-las, quando for o caso; III conceder, na forma da lei, auxlios, prmios e subvenes, nos limites das respectivas verbas oramentrias; IV solicitar auxlio das autoridades policiais do Estado para garantia do cumprimento dos seus atos; V expedir atos regulamentares execuo das leis.

SEO III DA RESPONSABILIDADE DO PREFEITO

Art. 96 Constituem infraes poltico-administrativas do Prefeito os atos que atentem contra a Constituio Federal, Estadual e a Lei Orgnica do Municpio, no que diz respeito: I autonomia municipal; II ao livre exerccio do Poder Legislativo; III aos direitos e garantias individuais; IV probidade administrativa; V lei oramentria e lei de diretrizes oramentrias;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

VI

ao cumprimento das leis e decises judiciais.

Pargrafo nico - Constitui infrao ao disposto no inciso II deste Artigo, a no transferncia dos recursos oramentrios destinados ao Poder Legislativo at o dia vinte de cada ms. Art. 97 Perder o mandato o Prefeito que:

I incidir nas infraes poltico-administrativas capituladas no Artigo anterior; II praticar atos incompatveis com o exerccio do mandato ou com os quais ocorra impedimento, na forma desta Lei; III deixar de prestar informaes Cmara Municipal, no prazo fixado, salvo motivo de fora maior devidamente justificado; IV impedir o acesso de Vereador documentao municipal, bem como a verificao de obras e servios do Municpio; V fixar residncia fora do Municpio; VI retardar a publicao ou deixar de publicar as leis e atos sujeitos a essa formalidade: VII deixar de apresentar Cmara, no devido tempo e em forma regular, a proposta oramentria; VIII proceder de modo incompatvel com a dignidade e o decoro do cargo; IX sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado; X perder ou tiver suspensos os direitos polticos; XI deixar de tomar posse no prazo estabelecido nesta Lei. Art. 98 A perda do mandato do Prefeito ser decretada por dois teros dos Vereadores, aps a apurao dos fatos, observados o contraditrio, a publicidade e o amplo direito de defesa. Art. 99 O Prefeito ter assegurado pelo Municpio, nos processos por crimes comuns de qualquer natureza e nos instaurados por infraes

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

poltico-administrativas, ampla assistncia de advogado, inclusive atravs da contratao de profissional especializado.

SEO IV DOS AUXILIARES DO PREFEITO

Art. 100 O Prefeito Municipal, mediante estabelecer as atribuies dos seus auxiliares diretos.

decreto,

Art. 101 Os Secretrios Municipais e os diretores de rgos da administrao direta e indireta apresentaro declaraes de bens no ato da posse e no trmino do exerccio do cargo, as quais sero encaminhadas pelo Executivo Cmara Municipal. Art. 102 Sempre que convocados pela Cmara, os Secretrios Municipais e diretores de rgos da administrao direta e indireta devero a ela comparecer, no prazo estabelecido no instrumento de convocao, sob pena de infrao administrativa. Art. 103 Lei Municipal de iniciativa do Prefeito poder criar ncleos de administrao ou sub-prefeituras para os bairros ou distritos. Art. 104 - A representao judicial do Municpio ser exercida pelo Procurador Geral do Municpio.

SEO V DA CONSULTA POPULAR

Art. 105 O Prefeito poder realizar consultas populares para decidir sobre assunto de interesse especfico do Municpio, de bairro ou

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

distrito, cujas medidas Administrao Municipal.

devero

ser

tomadas

diretamente

pela

Art. 106 A votao ser realizada pelo Prefeito, adotando-se cdula oficial, que conter as palavras sim e no, indicando, respectivamente, a aprovao ou rejeio da proposio. Art. 107 A proposio ser considerada aprovada se o resultado lhe tiver sido favorvel pelo voto da maioria dos eleitores que comparecerem s urnas. Art. 108 O Prefeito proclamar o resultado da consulta popular, que ser considerado como deciso sobre a questo proposta, devendo o governo municipal, quando couber, adotar as providncias pertinentes sua execuo.

SEO VI DA CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO Art. 109 Com o objetivo de permitir a unidade e a continuidade do servio pblico, caber ao Prefeito, at trinta dias aps as eleies, sob pena de responsabilizao civil e criminal, elaborar e fornecer, Cmara e ao seu sucessor, relatrio circunstanciado sobre a situao do Municpio e da sua administrao, mencionando, especialmente: I dvidas do Municpio, por credor, datas de vencimentos, encargos e objetivo do endividamento; II convnios celebrados e valores recebidos em decorrncia desses ajustes, bem assim o estgio de sua execuo; III relao de contratos de qualquer natureza, indicando o nome das partes contratantes, o objeto, o valor, o vencimento e a fase de sua execuo;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

IV servios e obras em andamento, mencionando, inclusive o seu estgio, valores despendidos e estimativa de custos e prazo para concluso; V crditos de qualquer natureza do Municpio, com a especificao da sua origem; VI relao completa dos servidores, com tempo de servio, salrios, vantagens, forma de investidura e rgos em que esto lotados. Art. 110 O Prefeito, investido no mandato, dever, obrigatoriamente, dar seqncia s obras iniciadas na gesto anterior, salvo se, mediante aprovao da Cmara, demonstrar a sua inviabilidade, desnecessidade ou irrazoabilidade.

CAPTULO IV DA COLABORAO COM O SISTEMA JUDICIRIO

Art. 111 O Municpio, dentro da sua competncia, visando preservar o equilbrio, a paz e a justia social, colaborar para o funcionamento do Poder Judicirio Federal, Estadual e do Ministrio Pblico, bem assim para o dos Juizados Especiais e do Juzo Arbitral.

Pargrafo nico - No exerccio de suas atividades adjutrias, prover o Poder Pblico, supletivamente e dentro das suas disponibilidades oramentrias, os meios necessrios execuo de diligncias de interesse da populao carente. Art. 112 O Municpio promover gestes no sentido da possibilitar a implantao e manuteno de Juizados Especiais e de Juzo Arbitral, em seu territrio, bem como para instalao da Defensoria Pblica.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 113 O Municpio assistir o Ministrio Pblico na promoo do inqurito e da ao civil pblica, destinados proteo do patrimnio histrico, cultural, ambiental e na defesa dos interesses difusos afetos ao Municpio.

CAPTULO V DA SEGURANA PBLICA Art. 114 - O Municpio contribuir com o Estado, nos limites da sua competncia, para preservao da ordem pblica e segurana dos seus cidados. Art. 115 da lei. Caber ao Municpio criar a Guarda Municipal, na forma

Pargrafo nico - dever do Municpio criar e instituir a defesa civil, bem como organismos responsveis pela proteo de seus bens, servios e instalaes.

TTULO VI DA TRIBUTAO E ORAMENTO CAPTULO I DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS

Art. 116 Compete ao Municpio instituir os seguintes tributos: imposto sobre: a) propriedade predial e territorial urbana; b) transmisso inter-vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica e de direitos reais sobre imveis, exceto o de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

servios de qualquer natureza, excetuados os incidentes sobre transporte interestadual, intermunicipal e de comunicao e definidos em lei complementar federal. II taxas, em razo do exerccio do poder de polcia, ou pela utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos especficos ou divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. III contribuio de melhoria decorrente de obras pblicas. Art. 117 A administrao tributria atividade vinculada essencial ao Municpio e dever estar dotada de recursos humanos e materiais necessrios ao fiel exerccio de suas atribuies, principalmente no que se refere a: I cadastramento dos contribuintes e das atividades econmicas; II lanamento dos tributos: III fiscalizao do cumprimento das obrigaes tributrias; IV inscrio dos inadimplentes em dvida ativa e respectiva cobrana amigvel ou encaminhamento para cobrana judicial. Art. 118 O Municpio manter colegiado, constitudo paritariamente por servidores, designados pelo Prefeito Municipal e por contribuintes indicados por entidades representativas de categorias econmicas, para reclamaes sobre lanamento e demais questes tributrias. Art. 119 O Prefeito Municipal promover, periodicamente, a atualizao das bases de clculo dos tributos municipais. 1 A base de clculo do Imposto Predial e Territorial Urbano ser atualizada anualmente, antes do trmino do exerccio, podendo, para tanto, ser criada comisso da qual participaro, alm dos servidores do Municpio, representantes dos contribuintes, de acordo com decreto do Prefeito Municipal.

c)

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

2 A atualizao da base de clculo do Imposto Sobre Servio de Qualquer Natureza, cobrado de autnomos e sociedades civis, obedecer aos ndices oficiais. 4 A base de clculo das taxas de servio levar em considerao a variao de custos de servios pblicos prestados ao contribuinte ou colocados sua disposio. Art. 120 A concesso de iseno, de anistia e remisso de tributos municipais depender de autorizao legislativa, na forma da lei complementar. Art. 121 A concesso de iseno, anistia ou moratria no gera direito adquirido e ser revogada, de ofcio, sempre que se apure que o beneficirio no satisfaz ou deixou de satisfazer as condies, no cumpre ou deixou de cumprir os requisitos para a sua concesso. Art. 122 de responsabilidade do rgo competente da Prefeitura Municipal a inscrio em dvida ativa dos crditos provenientes de impostos, taxas, contribuies de melhoria e multas de qualquer natureza, decorrentes de infraes legislao tributria, com prazo de pagamento fixado pela legislao ou por deciso proferida em processo regular de fiscalizao. Art. 123 Toda vez que se torne inexigvel o crdito tributrio em razo de decadncia ou de prescrio de ao, apurar-se- em processo administrativo a responsabilidade do agente pblico, imputandose-lhe, independentemente das sanes administrativas e sem prejuzo do processo penal, se for o caso, a obrigao de indenizar o prejuzo gerado ao errio. Art. 124 Os preos pblicos, devidos pela utilizao de bens e servios municipais, no sero inferiores aos custos realizados, devendo a lei definir o seu critrio de fixao.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

CAPTULO II DO SISTEMA ORAMENTRIO SEO I DOS ORAMENTOS Art. 125 I II III Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: o plano plurianual; as diretrizes oramentrias; os oramentos anuais.

Art. 126 O plano plurianual contemplar todos os projetos, cuja durao executria exceda a um ano, devendo estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da Administrao para as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas ao programa de durao continuada. Art. 127 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da Administrao, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual e dispor sobre as alteraes no sistema tributrio. Art. 128 I II Municpio III O oramento anual compreende:

o oramento fiscal da administrao direta e indireta; o oramento de investimentos nas empresas em que o seja acionista majoritrio; o oramento da seguridade social.

Art. 129 Os valores constantes do projeto de lei oramentria sero indexados, segundo os critrios oficiais vigentes, de modo a permitir o seu controle e fiscalizao pelos rgos competentes, independendo de suplementao especfica a alocao de recursos por mero incremento inflacionrio.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 130 Respeitada a competncia da Unio para legislar sobre normas gerais estabelecidas no artigo 24, 1, da Constituio Federal, caber a lei complementar, de iniciativa do Prefeito Municipal: I dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia dos prazos, a elaborao e organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual; II estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta, bem como as condies para instituio de funcionamento de fundos. 1 Enquanto no for editada a lei complementar referida neste Artigo, prevalecero as seguintes normas: I o projeto do plano plurianual ser encaminhado Cmara Municipal, at o dia 15 de setembro do primeiro ano de cada mandato e ter vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro subsequente; II o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at o dia 15 de maio de cada exerccio financeiro; III o projeto de lei oramentria anual do Municpio ser encaminhado at o dia 15 de outubro de cada exerccio financeiro; IV o projeto de lei das diretrizes oramentrias ser apreciado pela Cmara de Vereadores at o dia 30 de junho e os relativos ao plano plurianual e ao oramento anual, at o dia 15 de dezembro de cada sesso legislativa. V A sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias. 2 Caso a proposta de lei oramentria no seja devolvida e sancionada at o dia 31 de dezembro, autorizada a sua execuo apenas no tocante s despesas de manuteno e aos contratos vigentes, vedado o incio de novos projetos ou atividades. 3 Aprovado o projeto de lei, ser esse encaminhado ao Prefeito, que o sancionar ou vetar, na forma desta Lei.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

SEO II DAS VEDAES ORAMENTRIAS Art. 131 So vedados:

I o incio de programa ou projetos no includos na lei oramentria anual; II a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; III a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais, com finalidades precisas, aprovados pela Cmara Municipal, por maioria absoluta; IV a vinculao de receita a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas as excees previstas na Constituio Federal, e a destinao de recursos para a manuteno de garantias a operaes de crdito por antecipao de receita, nos termos da lei federal. V abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; VI a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; VII a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social, para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos; IX a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. 1 Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

2 Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites dos seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente. 3 A abertura de crditos extraordinrios s ser admitida para atender s despesas imprevisveis e urgentes. 4 Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, compreendidos os crditos suplementares e especiais, destinados ao Poder Legislativo, ser-lhe-o entregues at o dia vinte de cada ms, na forma de lei complementar federal. Art. 132 A abertura de crdito suplementar, em decorrncia de calamidade pblica, independe de lei, devendo a autoridade justificar a despesa atravs de relatrio circunstanciado dirigido Cmara Municipal. Art. 133 A despesa com o pessoal ativo e inativo dos Poderes do Municpio no poder exceder aos limites estabelecidos em lei complementar federal. Pargrafo nico - A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos ou a alterao da estrutura de carreiras, bem como a admisso de pessoal a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, s podero ser feitas: I se houver prvia dotao oramentria, suficiente para atender s projees de despesas de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes; II se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

TTULO VII DA ORDEM ECONMICA E SOCIAL CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 134 O Municpio, dentro da sua competncia, organizar a ordem econmica e social, conciliando a liberdade de iniciativa com os superiores interesses da coletividade. Art. 135 A interveno do Municpio no domnio econmico ter por objetivo estimular e orientar a produo, defender os interesses do povo, reprimir o abuso do poder econmico e promover a justia e solidariedade sociais. Art. 136 O Municpio, atravs de rgo especializado, exercer ampla fiscalizao do processo de concesso e execuo de servios pblicos de sua competncia, bem como da reviso dos valores das respectivas tarifas. Pargrafo nico - A fiscalizao de que trata este Artigo compreende a realizao de exame contbil e percias necessrias apurao das inverses de capital e aferio dos lucros auferidos pelas concessionrias. Art. 137 Na promoo do desenvolvimento econmico o Municpio agir, sem prejuzo de outras iniciativas, no sentido de: I fomentar a livre iniciativa, dando prioridade, nas mesmas condies, s empresas, associaes e cooperativas estabelecidas no Municpio; II promover e incentivar o turismo; III racionalizar a utilizao de recursos naturais e proteger o meio ambiente;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

IV proteger os direitos dos usurios dos servios pblicos e os dos consumidores; V estimular o associativismo, o cooperativismo e as microempresas; VI eliminar entraves burocrticos que possam limitar o exerccio da atividade econmica; VII promover gestes junto a outras esferas de governo no sentido de que sejam propiciados: a) assistncia tcnica e crditos subsidiados s atividades produtivas; b) estmulos fiscais e financeiros; c) servios de suporte informativo ou de mercado. Art. 138 O Municpio, na esfera da sua competncia, buscar promover investimentos no sentido de implementar a infra-estrutura bsica capaz de atrair, apoiar e incentivar o desenvolvimento de atividades produtivas, diretamente ou mediante delegao ao setor privado. Art. 139 O Municpio buscar consorciar-se com outras municipalidades, com vista promoo do desenvolvimento de atividades econmicas de interesse comum, bem como integrao em programas de desenvolvimento regional a cargo de outras esferas de governo. Art. 140 O fomento da produo da zona rural promovido pelo Municpio ser implementado atravs de oferecimento de assistncia tcnica, extenso rural, armazenamento e transporte dos produtos, bem como estmulo ao associativismo, divulgao de oportunidades de crdito e incentivos fiscais. Art. 141 s micro-empresas e empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, sediadas no territrio do Municpio, ser dispensado tratamento jurdico diferenciado, deferindo-se-lhes, dentre outros benefcios, a simplificao de suas obrigaes administrativas e reduo de impostos municipais, na forma da lei.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 142 O Municpio somente explorar diretamente a atividade econmica em caso de relevante interesse coletivo, na forma da lei. Pargrafo nico - As empresas pblicas e sociedades de economia mista, na explorao da atividade econmica, submeter-se-o s seguintes exigncias: I regime jurdico das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias; II proibio de privilgios fiscais, no extensivos ao setor privado.

CAPTULO II DA POLTICA URBANA

Art. 143 A poltica de desenvolvimento urbano, observados os parmetros definidos em lei federal, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da Cidade e garantir o bem-estar dos seus habitantes. Art. 144 O Plano Diretor, aprovado pela Cmara, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana. Art. 145 O Plano Diretor dever fixar normas sobre saneamento bsico, zoneamento, lavras de jazidas, parcelamento, uso e ocupao do solo urbano, definindo as reas destinadas s atividades econmicas, lazer, cultura, desporto, residncias, reservas de interesse urbanstico, ecolgico e turstico, de modo a dar cumprimento ao disposto no Artigo anterior e na legislao federal. Art. 146 Na execuo da poltica urbana dever o Municpio garantir o bem-estar dos seus habitantes, propiciando o acesso de todos a

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

moradia, saneamento bsico, iluminao pblica, segurana, transporte, coleta de lixo, dentre outros servios de sua competncia. Art. 147 Os planos e projetos urbansticos devero ser elaborados e implementados de modo a preservar o meio ambiente, orientando-se no sentido da melhoria da qualidade de vida da populao, considerando, em particular, as taxas de ocupao do solo para cada rea, definidas em lei. Art. 148 Os planos e projetos de que trata o Artigo anterior somente podero ser implementados aps a aprovao da Cmara Municipal, que dever, em cada caso, observar a poltica consignada no Plano Diretor. Art. 149 Na elaborao do Plano Diretor ser garantida a participao popular, na forma da lei. Art. 150 - O Plano Diretor dever contemplar as vilas, povoados e comunidades nativas do Municpio, de modo a garantir sua preservao e expanso natural. Art. 151 Lei Municipal impor alquota progressiva do Imposto Predial e Territorial Urbano para os imveis no utilizados, subutilizados ou utilizados inadequadamente e sanes para os seus proprietrios, tendo em vista o interesse no ordenamento da Cidade, no uso do solo, bem como na segurana pblica e na proteo ambiental. Art. 152 vedada ao proprietrio de imvel situado no Municpio de Camaari a utilizao de mecanismos que inviabilizem ou dificultem o acesso de pessoas s praias ou qualquer outro bem de uso comum da populao. Pargrafo nico - A lei definir os casos de incidncia da proibio estabelecida no caput deste Artigo, com as infraes correlatas.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

CAPTULO III DA POLTICA DE HABITAO Art. 153 O Poder Pblico Municipal dar apoio criao de cooperativas e outras formas de organizao da populao, que tenham como objetivo a realizao de programas de habitao popular, colaborando na assistncia tcnica e financeira necessrias ao desenvolvimento de construo e reforma de casas populares. Pargrafo nico - Oferecer o Municpio, em carter gratuito, projetos bsicos de habitao popular, instituindo assistncia tcnica capaz de acompanhar o seu desenvolvimento. Art. 154 O Municpio promover programas habitacionais destinados a melhorar as condies de moradia da populao, devendo, para tanto, ser criado rgo especfico para administrar a sua poltica habitacional, nos termos da lei. Pargrafo nico - Na promoo dos programas habitacionais previstos no caput deste Artigo, o Municpio prover meios para: I ampliar o acesso a lotes mnimos dotados de infraestrutura bsica, servidos por transporte coletivo; II estimular e assistir tecnicamente projetos comunitrios e associativos de construo de habitao e para fins de prestao de servios; III urbanizar, regularizar e promover meios para titulao de reas ocupadas por populao de baixa renda; Art. 155 Na promoo de seus programas habitacionais, o Municpio dever articular-se com rgos estaduais e federais competentes e, quando couber, estimular a iniciativa privada, de modo a aumentar a oferta de moradias adequadas e compatveis com a capacidade econmica da populao.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 156 isento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana o proprietrio de pequenos recursos, assim definido em lei, que utilize o bem para uso prprio, desde que no possua outro imvel. Pargrafo nico - A iseno de que trata este Artigo ser extinta desde que o interessado, por fato superveniente, deixe de preencher os requisitos definidos em lei. Art. 157 As terras pblicas no utilizadas ou subutilizadas, podero ser destinadas, mediante autorizao legislativa, aos assentamentos de populaes de baixa renda e instalao de equipamentos coletivos. CAPTULO IV DA POLTICA DE TRANSPORTES Art. 158 Compete ao Municpio o planejamento e a administrao do trnsito urbano e operao do servio local do transporte coletivo de passageiros, obrigatria a adaptao de veculos para uso de deficientes fsicos. Art. 159 O Municpio inspecionar todos os veculos destinados ao transporte coletivo, impedindo a utilizao daqueles que no ofeream condies adequadas de segurana e comodidade mnima para os usurios. Art. 160 A carga e descarga de mercadorias ser regulamentada atravs de decreto, que estabelecer limitaes de horrios, locais prprios para a sua realizao e vedaes de trnsito, em funo da qualidade do produto transportado. Art. 161 A veiculao de publicidade coletivos depender de autorizao do Municpio. nos transportes

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 162 garantida, no Municpio, s pessoas idosas e aos portadores de necessidades especiais, a gratuidade da conduo nos transportes coletivos urbanos, na forma da lei. Art. 163 garantido ao estudante, devidamente identificado, o pagamento da metade da tarifa na utilizao dos transportes coletivos urbanos, na forma da lei. Art. 164 O Poder Executivo, mediante autorizao legislativa, poder realizar consrcio com outros municpios da regio, visando a melhoria e integrao do transporte. Art. 165 Competir ao Municpio planejar e controlar os servios de transporte coletivo, cuja execuo poder ser efetuada diretamente ou mediante concesso ou permisso. CAPTULO V DA POLTICA AGRRIA E DA PRODUO AGRCOLA Art. 166 dever do Municpio colaborar na execuo da reforma agrria, visando a realizao do desenvolvimento econmico e a promoo da justia social. Art. 167 A ao municipal, no que tange poltica agrcola adotada, ser desenvolvida em harmonia com a preservao da natureza, defesa do solo, do clima e dos recursos hdricos existentes, observadas as peculiaridades locais, visando desenvolver e consolidar a diversificao de culturas, voltadas para o abastecimento alimentar do Municpio. Art. 168 No planejamento de suas aes de poltica agrcola e demais atividades em rea rural o Municpio garantir a participao dos produtores e trabalhadores rurais. Art. 169 Em todos os projetos de obras pblicas que importem em desalojamento de pequenos agricultores ser garantida, obrigatoriamente, a prvia desapropriao de terras para o

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

reassentamento dos atingidos, podendo o beneficirio optar por essa medida ou pela indenizao. Art. 170 Caber ao Municpio, de forma integrada com o Plano Nacional de Reforma Agrria e em benefcio dos projetos de assentamento, elaborar um plano municipal especfico, regulamentado em lei, fixando as prioridades e aes a serem desenvolvidas, visando a: I estabelecer e executar programas especiais de crdito, assistncia tcnica e extenso rural; II executar obras de infra-estrutura, para efeito de fixao do homem no campo; III estabelecer programas de fornecimento de insumos bsicos. Art. 171 A poltica agrcola ser formulada, observadas as peculiaridades locais, visando a desenvolver e consolidar a diversificao e especializao, voltada, prioritariamente, para os pequenos produtores e para o abastecimento alimentar, assegurando: I a criao e manuteno de ncleos de demonstrao de tecnologia apropriada pequena produo; II a manuteno, pelo Poder Pblico, da pesquisa agropecuria, voltada para o desenvolvimento de tecnologias prprias s condies microrregionais e pequena produo, contemplando, inclusive, a identificao e difuso de alternativa ao uso de agrotxicos; III a criao, pelo Poder Pblico, de programa de controle de eroso, manuteno de fertilidade e de recuperao de solos degradados. Art. 172. O Municpio desenvolver meios e mecanismos no sentido de reduzir o nvel de intermediao entre o produtor e o consumidor final, de modo a reduzir a diferena de preo nos polos inicial e final da circulao do produto. CAPTULO VI DA POLTICA DE AQUICULTURA E PESCA

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 173. A poltica de aqicultura e pesca do Municpio ter suas diretrizes fixadas em lei, objetivando o pleno desenvolvimento do setor. 1 No ser permitida, na forma da lei, a pesca predatria.

2 Revertero para as reas de pesquisa, extenso e educao pesqueira, todos os recursos apreendidos no controle e fiscalizao das atividades que impliquem em risco para as espcies de interesse pesqueiro. Art. 174 O Municpio estabelecer mecanismos de cooperao com entidades pblicas estaduais e federais e com empresas privadas e organizaes da sociedade civil, objetivando a captao de recursos para o investimento, custeio e capacitao dos meios de produo aqicola e pesqueira, observado o equilbrio ecolgico. Art. 175 O Poder Pblico Municipal orientar as atividades aqcola e pesqueira, tendo em vista o melhor escoamento da produo e abastecimento, preferencialmente, do mercado local. CAPTULO VII DA POLTICA INDUSTRIAL Art. 176. O Municpio formular poltica de fomento ao desenvolvimento industrial, integrada s demais polticas, atravs de planos e programas globais e de mecanismos definidos em lei, observadas a proteo do meio ambiente e a qualidade de vida dos seus habitantes, com o objetivo de: I otimizar as oportunidades e potencialidades industriais existentes, consolidando e ampliando o parque industrial implantado; II estabelecer prioridades setoriais e regionais para os investimentos pblicos em infra-estrutura de apoio, de acordo com a poltica federal e a realidade econmica do Estado;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

III estimular atividades que transformem insumos de natureza industrial, mineral, agrcola e animal, produzidos no Estado, potencializando a capacidade de gerao e agregao de valor econmico; IV promover a desconcentrao industrial, aproveitando as potencialidades existentes e a infra-estrutura disponvel nos centros urbanos; V desenvolver mecanismos de apoio tcnico-gerencial e sistema de fomento industrial, com atendimento prioritrio aos empreendimentos de pequeno e mdio porte. Art. 177 O Municpio manter rgo de implementao da sua poltica de fomento industrial e servios. Art. 178 As empresas instaladas ou que venham a se instalar na circunscrio do Municpio, ficam obrigadas a fornecer mapeamento completo dos seus dutos, com descrio dos produtos canalizados e informaes sobre riscos e medidas de proteo adotadas. Art. 179 As empresas instaladas ou que venham a se instalar no Municpio, que lidem com substncias qumicas, txicas ou radioativas, ficam igualmente obrigadas a elaborar material informativo sobre o risco para o trabalhador e sua famlia, colocando-o disposio dos interessados. CAPTULO VIII DA POLTICA DO MEIO AMBIENTE Art. 180 O Municpio dever atuar no sentido de assegurar a todos os cidados direito ao meio ambiente ecologicamente saudvel e equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida. 1 Para efeito do disposto no caput deste Artigo, o Municpio dever articular-se com rgos estaduais e federais competentes e ainda, quando for o caso, com outros municpios, objetivando a soluo de problemas comuns relativos proteo ambiental.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

2 O Municpio promover a conscientizao para a proteo do meio ambiente e estabelecer programa sistemtico de educao ambiental em todos os nveis de ensino e nos meios de educao de massa. 3 O Municpio dever garantir o amplo acesso da comunidade s informaes que detenha sobre as fontes, o nvel de poluio e a presena de substncias potencialmente danosas sade, nos alimentos, gua, ar e solo e as situaes de risco e de acidente que podero ser provocadas por produtos potencialmente txicos. Art. 181 Providenciar o Municpio, com a participao da comunidade, a preservao, defesa e recuperao do meio ambiente, atendidas as peculiaridades regionais e locais, em harmonia com o desenvolvimento social e econmico. Art. 182 A execuo de obras, atividades, processos produtivos, instalao de indstrias e empreendimentos e a explorao de produtos naturais de quaisquer espcies, quer pelo setor pblico, quer pelo privado, somente sero admitidas quando houver resguardo do meio ambiente. 1 - Para a instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, exigir-se-, na forma da lei, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade. 2- As licenas, bem assim, as autorizaes municipais, das atividades mencionadas no caput deste Artigo, tero como pr-requisito a apresentao das licenas ambientais, definidas em lei. Art. 183 O Municpio atravs administrao direta e indireta obriga-se a: de seus rgos da

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

I definir espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, representativos dos principais ecossistemas originais; II incentivar e apoiar as entidades ambientalistas no governamentais, constitudas na forma da lei, respeitando sua autonomia e independncia de ao; Art. 184 definidas em lei: a) b) c) d) So reas de preservao permanente, assim

os manguezais; as reas estuarinas; as dunas e restingas; os lagos, lagoas e nascentes existentes em centros urbanos, mencionados no Plano Diretor do Municpio; e) as reas de proteo das nascentes e margens dos rios, compreendendo o espao necessrio a sua preservao; f) as reas que abrigam exemplares raros da fauna, da flora e de espcies ameaadas de extino, bem como aquelas que sirvam como local de pouso e reproduo de espcies migratrias; g) as reas de valor paisagstico; h) as encostas sujeitas a eroso e deslizamentos.

Art. 185 Ficam criados os parques ecolgicos dos rios Camaari, Joanes, Jacupe, Capivara, Dunas de Abrantes e Lagoas de Guarajuba, com reas a serem delimitadas em lei. Art. 186 O Municpio implantar o sistema de limpeza urbana e o manejo adequado dos resduos, de acordo com as tecnologias apropriadas e a legislao vigente. Pargrafo nico As instalaes de aterro sanitrio e ou usina de reaproveitamento de lixo no podero ser instaladas sem a prvia aprovao da Cmara Municipal.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 187 So vedadas no territrio do Municpio: I a fabricao, comercializao, utilizao de substncias que emanem cloro-fluor-carbono (CFC); II a fabricao, comercializao, transporte e a utilizao de equipamentos e artefatos blicos nucleares; III o depsito de resduos nucleares, radioativos ou resduos slidos industriais perigosos, gerados fora dele. IV o lanamento de resduos hospitalares, industriais e de esgotos residenciais, sem tratamento, diretamente em praias, rios, lagos e demais cursos de gua, devendo os expurgos e dejetos, aps conveniente tratamento, sofrer controle e avaliao de rgos tcnicos governamentais, quanto aos teores de poluio; V a localizao, em zona urbana, de atividades industriais capazes de produzir danos sade pblica e ao meio ambiente, estimulando-se as empresas cujas atividades estejam em desacordo com o previsto neste dispositivo a transferir suas instalaes para reas apropriadas s atividades desenvolvidas; VI o trnsito de veculos com produtos perigosos nocivos sade no permetro urbano do Municpio, exceto os destinados ao mesmo; VII a utilizao de armas, redes ou quaisquer equipamentos, com o objetivo da caa, bem como a comercializao de animais silvestres, impondo-se multa ao infrator e o confisco dos instrumentos utilizados e do produto dessa atividade, na forma da legislao prpria; VIII os desmatamentos e queimadas, salvo se autorizados por autoridade competente; IX a caa e a pesca, salvo em locais e perodos regulamentados em lei. Art. 188 Aquele que explorar recursos naturais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a tecnologia exigida e aprovada, na forma da lei, pelo rgo pblico competente. Art. 189 As condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoa fsica ou jurdica, sem prejuzo de eventuais sanes penais, a sanes administrativas consistentes em aplicao de

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

multas dirias e progressivas, na reduo do nvel de atividade, na interdio, independentemente da obrigao dos infratores de reparar os danos causados, na forma da lei. Art. 190 As praias do Municpio so consideradas reas de preservao permanente da tartaruga marinha e de outras espcies, na forma da lei. Art. 191 O Municpio dever estimular e promover, na forma da lei, a arborizao urbana e o reflorestamento ecolgico em reas degradadas, objetivando especialmente a proteo de encostas e dos recursos hdricos, utilizando preferencialmente espcies frutferas nativas. Art. 192 Constitui ato lesivo, a ser punido na forma da lei, a produo de rudo, como tal entendido e comprovado, som puro ou mistura de sons, capazes de prejudicar a sade, a segurana ou o sossego pblico.

CAPTULO IX DA EDUCAO Art. 193 O Municpio manter seu sistema de ensino em colaborao com a Unio e o Estado, atuando, prioritariamente, no ensino fundamental e pr-escolar, provendo em seu territrio vagas suficientes para atender a demanda.

Art. 194

O Municpio assegurar :

I o ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, a partir dos seis anos de idade, visando propiciar formao bsica e comum indispensvel a todos; II o ensino bsico para os cidados analfabetos ou semialfabetizados;

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

III a progressiva extenso de obrigatoriedade e gratuidade do ensino mdio, desde que atendido inteiramente o ensino fundamental; IV a oferta de ensino noturno regular e supletivo, adequado s condies do educando, inclusive daquele que j tenha ingressado no mercado de trabalho; V o atendimento ao educando, no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. 1 O sistema de ensino municipal assegurar aos alunos necessitados condies para o bom desenvolvimento de sua atividade escolar. 2 O atendimento da criana em creche pblica dever ser antecedido de prvia avaliao da real necessidade familiar, a ser realizada pelo rgo prprio do Municpio. Art. 195 - O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I cumprimento das normas gerais de educao nacional; II autorizao e avaliao de qualidade pelos rgos competentes. Art. 196 Os recursos do Municpio destinados educao, supridas as escolas pblicas, podero ser dirigidos as escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei federal, que : I comprovem finalidade no lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional ou ao Municpio, no caso de encerramento de suas atividades. Art. 197 O Municpio manter o professorado, conjuntamente com os demais servidores municipais, em nvel econmico, social e moral

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

altura de suas funes, propiciando a valorizao profissional, garantindo, na forma da lei, plano de carreira para todos. Pargrafo nico professores da rea rural. O Municpio assegurar moradia para os

Art. 198 O Municpio aplicar, anualmente, para manuteno e desenvolvimento do ensino, 25% (vinte e cinco por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, inclusive as procedentes da Unio e do Estado. Pargrafo nico Os recursos de que trata este Artigo podero ser dirigidos tambm s escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, na forma da lei, desde que atendidas as prioridades da rede de ensino do Municpio. Art. 199 O cardpio da merenda escolar ser obrigatoriamente elaborado e supervisionado por profissional em nutrio. Art. 200 O Municpio propiciar sempre, ao lado do currculo normal, ensino profissionalizante voltado para as reas de peculiar interesse da comunidade. Art. 201 Estimular o Municpio a doao pela empresa privada de fardamento e materiais escolares aos estudantes carentes. CAPTULO X DA CULTURA Art. 202 O Municpio preservar e promover a cultura local pelo incentivo ao culto da sua histria, tradio e patrimnio material e imaterial. Art. 203 Funcionaro no Municpio, pelo menos, um Museu e uma Biblioteca Pblica, cujo acesso ser franqueado a todos, e o Arquivo

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Pblico Municipal, para preservao dos conjuntos documentais que encerram valor probatrio, informativo ou histrico e que constituem o patrimnio documental do Municpio de Camaari. Art. 204 O Poder Pblico apoiar e incentivar a livre manifestao cultural, mediante a: I criao de um Conselho Municipal de Cultura, com a participao de representantes do Poder Pblico e de entidades culturais e pessoas representativas da comunidade, que desenvolvam atividades artsticas, assegurada a estas a participao majoritria, na forma da lei; II criao e manuteno de espaos pblicos destinados a garantir a produo, divulgao e apresentao das manifestaes artstico-culturais; III instalao e manuteno de equipamentos que garantam o pleno desenvolvimento das atividades culturais; IV criao de um rgo, na forma da lei, que vise desenvolver projeto de poltica cultural; V aperfeioamento e valorizao de profissionais da cultura. VI adoo de incentivos fiscais e estmulo s empresas privadas e pessoas fsicas a investirem na preservao, conservao e produo cultural e artstica do Municpio. Art. 205 Ficam sob a proteo do Municpio os conjuntos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico, cientfico, tombados pelo Poder Pblico. Art. 206 O Poder Executivo estimular o intercmbio cultural e artstico com outros municpios, bem como a integrao e apoio de programas e atividades culturais. Art. 207 O Municpio implantar um museu, objetivando preservar a sua memria cultural e histrica.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 208 garantido ao estudante o direito de pagamento de meio ingresso nas casas de diverso pblica e centros esportivos, situados no Municpio, desde que apresente identificao estudantil. CAPTULO XI DO ESPORTE Art. 209 O Municpio de Camaari apoiar e motivar as prticas esportivas formais e no formais, dando prioridade criana, ao adolescente, ao idoso e aos portadores de necessidades especiais. Art. 210 O Municpio motivar o lazer como forma de integrao e promoo social. Art. 211 As aes do Poder Pblico na destinao de recursos oramentrios para o esporte e o lazer daro prioridade: I ao esporte educacional e ao esporte comunitrio, na forma da lei; II ao lazer popular; III construo e manuteno de espaos, devidamente equipados, para as prticas esportivas e o lazer; IV promoo, estmulo e orientao prtica e difuso da educao fsica. Art. 212 O Municpio estimular e apoiar as entidades nele sediadas, dedicadas s prticas esportivas, criando rgo especfico para administrar a poltica de fomento ao esporte e lazer. Pargrafo nico O Municpio de Camaari criar o Conselho Municipal de Esporte, com a participao de representantes do Poder Pblico e de entidades esportivas representativas da comunidade, assegurada a estas a participao majoritria, na forma da lei. Art. 213 - As empresas privadas, instaladas no municpio de Camaari, que investirem no desenvolvimento da prtica esportiva, bem como na

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

preservao de reas de lazer e esportes, recebero estmulos fiscais, de acordo com normas a serem adotadas em lei. CAPTULO XII DA SADE Art. 214 O Municpio aplicar, anualmente, para manuteno e desenvolvimento da sade, 15% (quinze por cento), no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, inclusive as procedentes da Unio e do Estado. 1 - assegurado a todos os muncipes, o direito sade, mediante polticas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos e ainda ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao da sade. 2 - O Poder Executivo desenvolver programas de suplementao alimentar para os cidados atendidos na rede municipal de sade, bem como para as crianas da rede municipal de educao, que se encontrarem em estado de desnutrio grave. Art. 215 - So de relevncia pblica as aes e servios de sade, os quais, regulamentados na forma da lei, devero ser executados diretamente pelo Poder Pblico ou de modo complementar, atravs de terceiros. Art. 216 O Sistema nico de Sade, unidade operacional bsica a nvel municipal, compreende o conjunto de rgos de sade interrelacionados e responsveis pela ateno da populao da rea territorial do Municpio, com as atribuies definidas em lei. Pargrafo nico As instituies privadas podero participar, em carter complementar, do Sistema nico de Sade do Municpio, segundo as diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. Art. 217 As aes e servios pblicos de sade e os privados que os complementarem, integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem o Sistema nico de Sade no Municpio, organizado segundo as seguintes diretrizes : I direo poltico-administrativa nica pela Secretaria Municipal de Sade; II descentralizao e integralizao das aes e servios adequados realidade social do Municpio; III participao decisria dos usurios no planejamento, gesto e controle do sistema, em todos os nveis, na forma da lei; IV integrao da sade com reas afins, em particular com a educao, o saneamento e o meio ambiente. Art. 218 O Conselho Municipal de Sade, rgo fiscalizador, deliberativo e paritrio, contar em sua composio com a representao dos segmentos de usurios e prestadores de servios. Art. 219 Aos rgos pblicos ligados ao Sistema nico de Sade Municipal competem, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I fomentar a capacitao e atualizao dos recursos humanos da rea; II desenvolver e executar aes de vigilncia da sade; III participar da formulao de poltica de saneamento e de controle do meio ambiente e da execuo das aes de saneamento bsico, em articulao com os demais rgos governamentais que atuem no setor; IV assegurar no Municpio o servio de verificao de bito; V assegurar aos pacientes no cobertos pelo Sistema nico de Sade local, transporte e transferncia para outros nveis de maior complexidade do sistema de sade.

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Art. 220 O Sistema nico de Sade ser financiado com recursos do Oramento do Municpio, do Estado e da Unio, alm de outras fontes, conforme dispuser a lei, os quais constituiro o Fundo Municipal de Sade. Art. 221 - O Municpio atravs da Secretaria Municipal de Sade e ouvido o Conselho Municipal de Sade, criar Cdigo Sanitrio do Municpio o qual dever ser periodicamente revisado. TTULO VIII DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 222 Esta Lei Orgnica fica submetida a um processo de reviso geral no prazo de cinco anos, a contar da data de sua promulgao. Art. 223 Esta Lei Orgnica, com as alteraes aprovadas pelos Vereadores da Cmara Municipal de Camaari e discriminadas no seu Prembulo, entrar em vigor na data da sua promulgao, revogadas as disposies em contrrio.
Luiza Costa Maia Presidente Janete Aparecida Arajo e Silva Vice-Presidente Giovanni Ferreira DErrico 1o Secretario Anita Santana Neves 2o Secretrio

ESTADO DA BAHIA CMARA MUNICIPAL DE CAMAARI

Publicado no DOM n240 de 02 a 08/02/2008 Jailce pg 8 a 21

Cleber Alves de Jesus Jair Costa Joo Luis Silva Santos Jos Matos dos Reis Maria Del Carmen Lobo Azcona Souza Maria do Carmo Siqueira Pedro Ribeiro de Freitas Filho

You might also like