You are on page 1of 7

Anncios Google

Escorpio

Aranhas

Animais

Pos de biologia

Escorpies
Classe Arachnida Ordem Scorpiones Caractersticas O escorpio possui corpo alongado, formado por um cefalotrax indiviso, articulado com o abdmen em toda a sua extenso. Tem quatro pares de pulmes. Suas quelceras pequenas, terminadas em pina, dilaceram a presa. Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois "dedos", com as quais o animal pode segurar firmemente at mesmo um fio de cabelo. O escorpio possui corpo alongado, formado por um cefalotrax indiviso, articulado com o abdmen em toda a sua extenso. Tem quatro pares de pulmes. Veja tambm caros aracndeos aranha-boleadeira aranha-camelo aranha d'gua aranha saltadora aranha teia-de viveiro aranhas aranhas de Petrpolis-1 escorpies mimetismo e camuflagem outras aranhas solfugos tarntula teia de aranha viva negra

Anncios Google

Contra os insetos Inseto Fotos fotos

Suas quelceras pequenas, terminadas em pina, dilaceram a presa. Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois "dedos", com as quais o animal pode segurar firmemente at mesmo um fio de cabelo. O abdmen, constitudo por doze segmentos, dividido em duas partes: a anterior (pr-abdmen), de sete segmentos, e a posterior (cauda ou psabdmen), composta de cinco anis e mais um artculo modificado, o tlson. Este abriga duas glndulas de veneno e termina num ferro. Quando o escorpio caminha, a cauda se mantm erguida e arqueada sobre o dorso. No cefalotrax h um glanglio nervoso (massa cefalotorcica), que se prolonga at a extremidade do abdmen. Os rgos dos sentidos no so muito desenvolvidos: o comportamento dos escorpies comandado principalmente pelas impresses tcteis transmitidas atravs dos pelos. Estes se espalham por todo o corpo, sendo mais abundantes nos pedipalpos. Os pentes, situados na superfcie inferior do abdmen, tambm tm importante papel sensorial. A viso exercida por vrios ocelos (olhos simples). Dois ficam situados na parte superior da regio mediana do cefalotrax, sendo auxiliados por dois a cinco ocelos laterais, prximos margem anterior do cefalotrax. Poucos escorpies so cegos.

Comportamento - ataque e defesa Para os pequenos animais de que se alimenta, utiliza as tenazes. Quando atacado por animais de seu porte ou maiores, geralmente usa o ferro venenoso. O veneno expelido por dois orifcios existentes perto da extremidade do ferro: bastante ativo em alguns escorpies, age sobre o sistema nervoso das vtimas, provocando muitas vezes a morte por paralisia dos centros respiratrios.

respiratrios. Chega a matar seres humanos, principalmente crianas.

Ciclo de vida Reproduo: Antes do acasalamento, o macho e a fmea se agarram pelas pinas, fazendo estranha dana. Quando tudo termina a fmea freqentemente come o macho. Perodo de gestao: de alguns meses a at um ano. N de filhotes: A fmea pe 50 ovos. Filhotes: nascem envoltos numa membrana da qual saem sozinhos ou ajudados pela me, e imediatamente sobe em cima do dorso do abdmen da mesma onde permanecem at a primeira troca de pele. Maturidade: os animais atingem a idade adulta aps um ano e meio. Comprimento: at 20 cm Tempo de Vida: 3 ou 5 anos, variando conforme a espcie. Caractersticas: Duas garras ou pinas bem desenvolvida.

Reproduo O escorpio vivparo, ou seja, os filhotes nascem da prpria me, e no de ovos, como no caso dos ovparos. A quantidade de-filhotes muito varivel, mesmo dentro de uma s espcie. Note na foto ao lado, a fmea est carregando filhotinhos nas costas.

Os escorpies tambm se agarram s costas da me para ficarem protegidos. Eles nascem totalmente formados, mas sua casca mole e seus ferres no so afiados. Enquanto so vulnerveis e no esto prontos para caar insetos e aranhas por conta prpria, mantm-se nas costas da me, protegidos pelo ferro venenoso da sua cauda.

Noctvagos Os escorpies so noctvagos, vivem normalmente em colnias, e em geral no se afastam muito do local onde nasceram. Passam o dia sob pedras, paus podres, folhas mortas, em pequenas covas ou nos cupinzeiros, para fugir luz do sol. noite, saem em busca de alimento. Vivem de preferncia em locais secos e ridos, sobretudo nos desertos. Mas tambm so encontrados nas regies midas dos trpicos. So animais carnvoros e de hbitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas, podendo tambm ocorrer o canibalismo, principalmente em cativeiro. Podem jejuar por tempo prolongado, armazenando alimento nos divertculos do hepatopncreas. Observaes em cativeiro registram um jejum de at 23 meses. Localizam as suas presa com o auxlio de plos sensoriais, as tricobotrias, que esto situadas principalmente nos palpos e que so sensveis ao menor movimento do ar. A viso pouco desenvolvida.

Precaues T odos os escorpies tem peonha (veneno), uns mais, outros menos. Sou muito a favor de preservar os bichinhos, mas quando se trata de famlia...melhor preservar a vida e a sade da famlia, n. Uma pessoa picada por escorpio deve lavar o local afetado com bastante gua e sabo e ser encaminhada ao pronto socorro e se possvel levar o escorpio para identificao. A rapidez de atendimento pode significar a diferena entre a vida e a morte. Auto medicao, principalmente nesse caso pode ser muito perigoso. No deve amarrar ou sugar o veneno no local da picada, nem cortar, nem por borra de caf, fumo ou qualquer outra coisa, que possa piorar a situao. Escorpies vivem em colnias, e normalmente vivem perto de onde nasceram.... Isso significa que, se eles aparecem dentro da sua casa, provavelmente esto nascendo dentro ou muito prximos a sua casa. Com a reproduo de 90 em 90dias....e cada um vive em mdia 4 anos - se no tomar uma atitude logo, vai ter um problemo em alguns meses. Escorpies se alimentam de outros insetos, como cupins, baratas, moscas, grilos e aranhas. Se eles vem da rua pra dentro da sua casa, s pode ser atrs de comida. Eles no atacam se no se assustarem, mas muito fcil acontecer um acidente...pisar, sentar sobre um escorpio, calar um sapato com ele dentro....essas coisas. Outros cuidados: Olhar dentro de calados e roupas antes de usar; Manter limpos prximo, dentro e embaixo da residncia, evitando acmulo de lixo, entulhos e materiais de construo; Manter a casa sem baratas e outros insetos (sem comida, vo procurar em outro lugar); No colocar mos e ps dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas; Usar sempre calados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem; Usar telas e vedantes em portas e janelas; Usar ralos protetores; Criar aves domsticas (caso tenha ptio). Elas so predadores naturais dos escorpies; Manter as camas a uma distncia mnima de 10 cm das paredes. SE, prximo a sua casa, ou sob ela tiverem muitos entulhos....sugiro que tire a famlia de casa, arme-se de botas, luvas, e uma boa dose de cuidado e tire tudo de l. Quando for mexer na "casa" deles, eles vo aparecer por todos os lados, e sempre tem mais do que a gente pensa que tem... Um cuidado maior deve ser tomado com crianas e animais domsticos. Alm de no compreenderem o real perigo, seu peso menor e isso faz com que o efeito do veneno seja mais forte pra eles, e at fatal. Pessoas idosas ou doentes tambm correm risco maior. Churrasquinho de escorpio Por mais estranho que possa parecer, muita gente se alimenta de escorpies. Em alguns pases ele considerado um "petisco".

Tityus serrulatus, o escorpio assassino(da foto ao lado) Encontrado em fsseis do perodo Siluriano (425-450 milhes de anos), o escorpio, como figura mstica, povoa de murais religiosos e blicos a utenslios domsticos. No s como agente do mal (da morte), o que o mais freqente, mas tambm colocado entre os deuses, no Zodaco, associado ao bem.

O maior escorpio O maior escorpio atual o Hadogenes troglodytes, que atinge 21 cm, mas alguns espcimes do perodo Siluriano-Devoniano, como o Brontoscorpio anglicans, chegavam a mais de 80 cm. No Brasil encontramos o Tityus serrulatus principalmente na Bahia, Esprito Santo, Rio de Janeiro, Gois, Minas Gerais, So Paulo e Paran. Devido a grande expanso de distribuio nos ltimos 25 anos, ele vem ocorrendo bastante em reas de Campinas, So Jos dos Campos e Braslia.

Histria So animais antigos e provavelmente os primeiros a habitarem a terra firme onde lhes foi muito til a carapaa de quitina de que formado o seu exoesqueleto e que evita a evaporao excessiva. Surgiram no Siluriano h cerca de 350 milhes de anos atrs e os fsseis apresentam uma grande semelhana com os atuais.

A ferroada mortal do escorpio No se deve brincar com o escorpio. Suas tenazes, semelhantes s da lagosta, lhe do uma aparncia ameaadora, e sua cauda curvada carrega um veneno capaz de paralisar o corao e os msculos respiratrios de sua vtima. Algumas espcies so mortais at para o nomem como os escorpies de 5 a 7,5cm de comprimento que habitam os desertos do Mxico e Arizona, ou algumas espcies do norte da frica que matam oito horas aps a ferroada. Mas eles s atacam os seres humanos se forem ameaados.

Anncios Google

Escorpiao Biologia Aranha

Acasalamento Embora sejam hostis entre si, os hbitos de acasalamento so cuidadosos. Os machos e as fmeas seguram-se pelas tenazes, neutralizando-as, e movem-se para frente e para trs como se danassem uma valsa, com as caudas elevadas para no atrapalhar o movimento. Depois de algum tempo, o macho puxa a fmea contra si, deixando cair no cho um pacote de espermatozides, munido de ganchos e molas, ele tenta empurrar a fmea na direo do pacote. Quando a abertura genital da fmea est bem em cima do pacote, os ganchos prendem-se e o pacote iado para dentro dela. Logo depois de inseminada a fmea vai pr os ovos.

Curtir 22 pessoas curtiram isso. Cadastre-se para ver do que seus amigos gostam.

1
by A na M aria

Voc poder gostar tambm de: invaso das aranhas em Petrpolis, louva-a-Deus, cobras, sapo venenoso, ararinha-azul

De se nhos anim ados e ilustrae s e m ge ral

C as o exis ta alguma foto aqui que s eja s ua, c oloc arei o c rdito c om o maior prazer. C as o no queira que s eja exibida, s ubs tituirei por outra. P ara c olaborar c om textos e fotos , envie email para anamaria.ninha@ gmail.c om.

P oltic a de P rivac idade

You might also like