You are on page 1of 33

PosARQ / CTC / UFSC- 2 trimestre 2004- Disciplina: Urbanizao de Encostas

Prof Snia Afonso- Aluna: Josicler Orbem Alberton- 2 Seminrio da disciplina

Apresentao do livro: MANUAL - OCUPAO DE ENCOSTAS- 1991


IPT- INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS

Observao: todas figuras encontradas nesta apresentao foram retiradas do livro estudado.

CARACTERSTICAS GEOMTRICAS DA ENCOSTA Inclinao ou Declividade representada pelo ngulo formado entre o plano da encosta e o plano horizontal. (declividade = H/L x 100). Amplitude Indica a diferena de cota existente entre o topo e a base da encosta. Perfil Caracteriza a variao da declividade de uma encosta ao longo de sua extenso transversal. Pode ser retilneo, cncavo ou convexo.

Caractersticas Geomtricas

TIPOS DE EROSES

Os processo erosivos iniciam-se pelo impacto da massa aquosa. Eroso laminar Acontece quando a gua desce a encosta e lava a superfcie do terreno como um todo, sem formar canais definidos de escoamento. Eroso em sulcos Ocorre por concentrao do fluxo dgua em caminhos preferenciais, arrastando as partculas e aprofundando os sulcos, podendo formar ravinas com alguns metros de profundidade.

Eroso por boorocas Acontece num estgio mais avanado da eroso, sendo caracterizada pelo avano em profundidade das ravinas at estas atingirem o lenol fretico ou o nvel dgua do terreno. Pode provocar vazios com forma de tubos (piping ou entubamento) que, ao atingirem propores significativas, do origem a colapsos ou desabamentos, que alargam ou criam novos ramos na booroca. Onde ocorrem surgncias dgua na superfcie de taludes tambm pode haver o processo piping.

PRINCIPAIS FATORES DOS PROCESSOS EROSIVOS

gua O volume de gua e sua distribuio no tempo e no espao so determinantes da velocidade da eroso. Cobertura Vegetal O tipo de cobertura vegetal determina maior ou menor proteo contra o impacto e remoo de partculas do solo pela gua.

Tipo de solo / rocha Determina a suscetibilidade do solo eroso em funo das suas caractersticas granulomtricas, estruturais, de espessura, etc. Lenol Fretico A profundidade do lenol fretico nos solos fator decisivo para o desenvolvimento de boorocas. Topografia Maiores declividades determinam maiores velocidade de escoamento das guas; maior comprimento da encosta implica em maior tempo de escoamento, e maior eroso.

MOVIMENTOS DE MASSA

O principal agente detonador a gua. A ao pode se dar atravs da elevao do grau de saturao nos solos, da introduo no macio ou em partes dele, do aumento do peso especfico do solo, etc. Fatores predisponentes Relevo, caractersticas geolgico- geotcnicas do terreno, vegetao, caractersticas climticas da regio, lenol fretico e ao humana.

1- Rastejos So movimentos lentos, estando associados a alteraes climticas sazonais (umedecimento e secagem).

No apresenta superfcie de ruptura bem definida. Afeta grandes reas do terreno, superficialmente ou em profundidade.

Escorregamentos So processos caracterizados por movimentos rpidos, limites laterais e profundidades bem definidos (superfcie de ruptura).

p. 48

Quedas So processos extremamente rpidos e envolvem blocos e/ou lascas de rochas em movimento do tipo queda livre. Tombamentos Acontecem em encostas/taludes ngremes de rochas com descontinuidades verticais, onde a mudana da geometria acaba propiciando o tombamento das paredes do talude.

Corridas de massa So gerados a partir de um grande aporte de material para as drenagens. Esse material, combinado com um determinado volume de gua, acaba formando uma massa viscosa com alto poder destrutivo e de transporte, e com extenso raio de alcance.

INSTABILIZAO DE ENCOSTAS DECORRENTE DA AO DO HOMEM- EROSO

As principais causas da eroso: remoo da vegetao, concentrao de guas pluviais, exposio de terrenos suscetveis eroso, execuo inadequada do aterro.

MEDIDAS PARA O GERENCIAMENTO OCUPAOD E ENCOSTAS

DA

Encosta ocupada: anlise de risco Encosta no ocupada: caracterizao do meio fsico

DIRETRIZES PARA A CONCEPO URBANSTICA

O Carter iterativo do projeto Em funo das peculiaridades das situaes de encosta, so necessrios sucessivos ajustes do posicionamento dos lotes, do sistema virio, das reas comunitrias e dos demais componentes. Alm disso, medida que os espaos vo sendo ocupados, necessrio que haja um acompanhamento cuidadoso, pois cada nova insero tem conseqncias diretas sobre o estado da encosta, exigindo que sejam fornecidas, aos ocupantes, diretrizes que garantam a manuteno da estabilidade.

Restries do Meio Fsico/ Cartas Geotcnicas


O ponto de partida do projeto de urbanizao de uma encosta o reconhecimento das reas cuja ocupao deve ser evitada, por estarem associadas a situaes de risco. Existem reas localizadas fora da encosta que podem sofrer conseqncias diretas da sua ocupao, tais como as zonas de influncia de eventuais escorregamentos de terra ou provveis trajetrias de blocos de rocha que possam vir a rolar. Carta Geotcnica- preveno

Elaborao da Planta de Isodeclividade


Trata-se da da delimitao, em planta, de trechos do terreno cujas declividades se situam em faixas de valores previamente estabelecidos.

A definio das faixas de valores podem ser as seguintes: 0 15% - inclinao mxima longitudinal para vias para circulao
de veculos (so permitidas declividades entre 12 e 15% em trechos inferiores a 50m de comprimento);

15% - 30% - declividade mxima prevista em lei para ocupao de


encostas sem projetos especiais;

30% - 50% - Limite de declividade tecnicamente recomendvel


para a ocupao;

Planta de isodeclividade

Limitaes s aes humanas Deve-se procurar preservar ao mximo as caractersticas originais do terreno, observando: o traado natural das drenagens; a presena de vegetao associada conteno natural de trechos do terreno; a tolerncia da encosta execuo de cortes e aterros que no necessitem de tratamentos suplementares (muros de conteno, cortinas etc.), definindo-se: ngulos e alturas mximas de corte sem proteo, altura mxima de aterro e ngulo de taludes a serem adotados.

Requisitos e restries legais Na elaborao do projeto, faz-se necessrio a considerao das restries legais ocupao da rea. Em nvel municipal, as principais leis aplicveis dizem respeito : ao uso do solo; setorizao da cidade em zonas de uso; ao exame, pela Prefeitura, da adequao ao sistema virio circundante; ao enquadramento s posturas municipais. Em nvel estadual e federal, as principais leis esto relacionadas s: caractersticas a serem adotadas nos loteamentos; faixas no-edificveis ao longo de ferrovias, rodovias, dutos, linhas de transmisso, crregos, etc; questes ambientais abrangendo reas de proteo ambiental, cdigo florestal e outras.

CRITRIOS PARA A CONCEPO DO SISTEMA VIRIO

Hierarquizao de vias
A hierarquizao usual de vias (expressas, arteriais, coletoras e locais) de difcil aplicao em encostas, porque requer grandes movimentaes de terra, com alto custo e inutilizao de extensas faixas de terrenos. Sempre que possvel, recomenda-se a implantao de dois tipos de vias em encostas: Vias coletoras, que conectam pores da ocupao com o sistema virio pr-existente; Vias locais, que atendem a grupos de lotes e se conectam s vias coletoras;

Vias sem sada devem apresentar terminao em balo de retorno ou dispositivo equivalente, que permita a execuo de manobra de caminhes. As vias para pedestres devem ter largura mnima a 5% do seu comprimento total, devendo ainda ser observado o mnimo absoluto de 4m. Em declividades superiores a 15% devem ser adotadas escadarias.

Definio de traados mais favorveis em relao topografia


O traado deve minimizar os movimentos de terra, o que se alcana com vias perpendiculares s curvas de nvel. Entretanto, isso s possvel em trechos com declividades inferioresmais a 15%. Acima efinio de traados favorveis em relao topografia dessa inclinao, deve-se adotar vias com traado paralelo s curvas de nvel. Considerando os dois tipos descritos anteriormente, aconselhvel que as vias coletoras sejam mais ortogonais s curvas de nvel, enquanto que as vias locais sejam mais paralelas s mesmas. medida que sejam atingidas regies de declividade superior a 30%, deve-se privilegiar, se possvel, somente a implantao de vias locais.

Interferncia do traado sobre os lotes As vias implantadas paralelamente s curvas de nvel costumam dificultar o acesso aos lotes, assim como seu aproveitamento. Em funo disso, so recomendados traados que resultem em diferenas de nvel de no mximo 2,50m entre o topo do corte no lote e o nvel da via pblica, e um desnvel de no mximo 1,50m entre a vias pblica e a base do aterro. No recomendvel que, aps a implantao do sistema virio, se faa o denominado desbaste de quadra, que consiste na terraplenagem das quadras visando diminuir o desnvel entre lotes e vias.

Interferncia do traado sobre a drenagem Sempre que o sistema virio cruzar linhas de drenagens, torna-se necessrio a execuo de galerias de guas pluviais ou, alternativamente, o desvio para canaletas ou sarjetas da prpria via. O sistema virio constitui, normalmente, parte integrante do sistema de drenagem, devendo ser dotado de guias e sarjetas. Declividade>8%= pavimentao

CRITRIOS PARA A CONCEPO DE LOTEAMENTOS Definio de forma e reas de lotes mais favorveis
Devem ser evitados grandes movimentos de terra. Em reas com declividade acentuada, so preferveis lotes com testadas maiores que a profundidade, situados paralelamente s curvas de nvel, reduzindo assim as alturas de corte e aterro. Nessas reas tambm recomendada a adoo de terrenos com reas maiores, de forma a compensar a dificuldade na implantao das casas.

Definio de quadras mais favorveis


Para amenizar altos custos e adensamento de vias, podem ser utilizadas vias locais com apenas uma faixa de rolamento e alargamentos para a transposio de veculos. Podem tambm ser pensados lotes com acessos apenas para pedestres.

Drenagens e Esgotamento Sanitrio em Grupos de Lotes

CONCEPO DAS HABITAO


Tipologia bsica de projetos de habitaes especficas para encostas As casas trreas devem ter forma alongada, pequena largura e o lado maior disposto paralelamente s curvas de nvel. Plantas de forma quadrada exigem maiores alturas de corte e aterros e, portanto, no so recomendadas. Nas casas com mais de um pavimento podem ser utilizados desnveis de meio p-direito com o objetivo de acompanhar melhor o desnvel natural do terreno.

Detalhes construtivos Tpicos para Habitao de Encostas


paredes de conteno devem estar ancoradas e devem ser impermeabilizadas; a captao e destinao de guas pluviais deve ser feita desde a cobertura da casa, com calhas e tubos verticais direcionados a drenagem revestida (conectada a rede geral da rea); tubulaes hidrulicas, vazamentos; esgoto e gua, estanques sem

no aconselhado a implantao de fossas spticas e sumidouros . Aconselha-se o uso de fossas coletivas quando no existe rede de esgoto; as fundaes devem estar locadas dentro do perfil natural do terreno.

PROJETOS DE REURBANIZAO
Buscam intervir em assentamentos existentes para garantir condies de segurana e melhoria das condies de urbanizao. Normalmente, nesses projetos, so necessrias remoes ou relocaes de famlias no perodo em que as obras esto sendo executadas. necessrio, portanto, analisar: a identificao de reas do prprio assentamento passveis de adensamento, para absoro de relocaes provisrias ou definitivas; a identificao de locais pblicos ou privados que possam alojar famlias nas relocaes provisrias; a identificao de outras reas da cidade, de preferncia prximas da rea original, para absorver relocaes definitivas. Devem atender a regularizao de todos os aspectos relativos instabilizao da encosta, drenagens, sistema de esgoto sanitrio, rede de gua, etc. Tornase tambm necessria uma observao atenta das edificaes remanescentes. A regularizao do sistema virio acaba tambm beneficiando, indiretamente, a situao de segurana.

REFERNCIAS CUNHA, Mrcio A. (coord.) Ocupao de encostas. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas, 1991. SABOYA, Renato. Seminrio ocupao de encostas. Florianpolis, 2003. Disponvel em: http://www.arq.ufsc.br/ Acesso em:01/07/2004.

You might also like