You are on page 1of 4

06/03/14

Anatomia humana Wikipdia, a enciclopdia livre

Anatomia humana
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Anatomia humana um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das clulas para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que so formados de rgos, que so constitudos de tecidos, que por sua vez so formados de clulas. Os princpios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva, quando analisa-se e descreve-se os rgos baseado nos tecidos biolgicos que o compem ou pode ainda ser adotado o critrio da anatomia topogrfica, quando analisa-se e descreve-se os rgos com base em sua localizao no corpo (regio corporal). atravs da dissecao (ou disseco) e de outras tcnicas adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar cada parte do corpo humano. Veja o artigo histria da anatomia para detalhes a respeito do desenvolvimento desta rea, incluindo a anatomia humana.
Desenho anatmico dos msculos humanos da Encyclopdie.

ndice
1 Estudando a anatomia humana 2 Diviso do corpo humano 2.1 Grupos regionais 2.2 Sistemas do corpo humano 3 Caractersticas externas 4 rgos internos 5 Anatomia do Crebro 6 O corpo humano na filosofia 7 O corpo humano nas artes 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

Estudando a anatomia humana


Certas profisses, especialmente a medicina e a fisioterapia, requerem um estudo aprofundado da anatomia humana. A anatomia humana pode ser dividida em duas principais subdisciplinas: anatomia humana regional e anatomia humana sistemtica normal (descritiva).

pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana

1/4

06/03/14

Anatomia humana Wikipdia, a enciclopdia livre

Diviso do corpo humano


Classicamente o corpo humano dividido em cabea, tronco e membros. A cabea se divide em face e crnio. O tronco em pescoo, trax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores so divididos em ombro, brao, antebrao e mo. Os membros inferiores so divididos em quadril, coxa, perna e p.

Grupos regionais
Os livros de anatomia humana geralmente dividem o corpo nos seguintes grupos regionais: Cabea e pescoo inclui tudo que est acima da abertura torcica superior Membro superior inclui a mo, antebrao, brao, ombro, axila, regio peitoral e regio escapular. Trax a regio do peito compreendida entre a abertura torcica superior e o diafragma torcico Abdmen a parte do tronco entre o trax e a pelve. Caractersticas anatmicas bsicas de seres Costas a coluna vertebral e seus componentes, as humanos do sexo masculino e feminino. vrtebras e os discos intervertebrais Pelve e perneo sendo aquele a regio de transio entre tronco e membros inferiores e este a regio superficial entre snfise pbica e cccix Membro inferior geralmente tudo que est abaixo do ligamento inguinal, incluindo a coxa, articulao do quadril, perna e p.

Sistemas do corpo humano


O corpo humano pode ser subdividido, conforme a Terminologia Anatmica Internacional (FCAT) em: Sistema circulatrio: circulao do sangue como corao e vasos sanguneos. Sistema digestrio: processamento do alimento com a boca, estmago e intestinos. Glndulas endcrinas: comunicao interna do corpo atravs de hormnios. Sistema imune: defesa do corpo contra os agentes patognicos. Tegumento comum: pele, cabelo e unhas. Sistema linftico: estruturas envolvidas na transferncia de linfa entre tecidos e o Esqueleto fluxo sanguneo. humano. Sistema articular: junto com msculos e ossos proporciona mobilidade ao corpo Sistema muscular: proporciona a fora necessria ao movimento do corpo. Sistema nervoso: coleta, transfere e processa informao com o crebro e nervos. Sistema reprodutor: os rgos sexuais. Sistema respiratrio: os rgos usados para inspirao e o pulmo. Sistema esqueltico: suporte estrutural e proteo atravs dos ossos.Junto com msculos e articulaes proporciona mobilidade ao corpo Sistema urinrio: os rins e estruturas envolvidas na produo e excreo da urina.

Caractersticas externas
pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana 2/4

06/03/14

Anatomia humana Wikipdia, a enciclopdia livre

Nomes comuns de partes bem conhecidas do corpo humano, de cima para abaixo: Cabea Testa Olho Orelha Nariz Boca Lngua Dente Mandbula Face Bochecha Queixo Pescoo Garganta Pomo-de-ado Ombros Brao Cotovelo Pulso Mo Dedos da mo Polegar Coluna Peito Mama Costela Abdmen Umbigo rgo sexual (Pnis/Escroto ou Clitris/Vagina) Reto nus Quadril Ndegas Coxa Joelho Perna Panturrilha Calcanhar Tornozelo P Dedos do p

rgos internos
Nome comum de rgos internos, em ordem alfabtica: Apndice vermiforme Bao Bexiga Crebro Duodeno Estmago Corao Fgado Intestino delgado Intestino grosso Olho Ouvido Ovrio Pncreas Paratireides Pele Pituitria Prstata Pulmo Rim Supra-renal Testculo Timo Tireide Veias Vescula biliar tero

Anatomia do Crebro
Amgdala Cerebelo Crtex cerebral Hipotlamo Sistema lmbico Bulbo raquidiano Hipfise (pituitria) crnio

O corpo humano na filosofia


O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada rea do conhecimento humano apresentasse possveis definies para o corpo como seu objeto de estudo. Plato definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosfica de Plato baseia-se fundamentamente na ciso entre dois mundos: o inteligvel da alma e o sensvel do corpo. O pensamento platnico essencial para a compreenso de toda uma linhagem filosfica que valoriza o mundo inteligvel em detrimento do sensvel. A alma detentora da sabedoria e o corpo a priso quando a alma dominada por ele, quando incapaz de regrar os desejos e as tendncias do mundo sensvel. Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdies. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de mltiplas determinaes. J para Lacan, o corpo o espelho da mente e diz muito sobre ns mesmos. Para Nietzsche, s existe o corpo que somos; o vivido e este mais surpreendente do que a alma de outrora (Vontade de Potncia II). Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalizao de todas as interdies e tambm o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.

pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana

3/4

06/03/14

Anatomia humana Wikipdia, a enciclopdia livre

Para Descartes, o corpo enquanto organismo uma mquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa, objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposies binrias do iluminismo como natureza/cultura, essncia/construo social, concebe o corpo como tecido histrico e cultural da biologia. Para o crtico literrio Pardal Mallet, o autor empresta o seu prprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto tambm tem o seu corpo. Jlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noo de construo social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino. Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano. Para Gilles Deleuze, um corpo pode ser controlvel, j que a ele pode se atribuir sentidos lgicos. Afirmou este filsofo que somos "mquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo " linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, danarino, um instrumento de vida. A descrio do corpo psicomotora no psquica, uma unio entre psiquismo e motricidade.

O corpo humano nas artes


A partir dos anos 70, a body art passou a incluir o corpo enquanto sujeito do espectculo e da forma artstica em si. Com o impulso tecnolgico, a partir dos anos 90, ocorreu uma maior auto-apropriao pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objecto da experincia esttica. Todos os dias a televiso est estampando dentro de nossas casas "vinhetas" e aberturas de novelas com efeito digital, virtual e em espao 3D, mostrando performances corporais: o simulacro do corpo. Na actualidade o grande artista da mdia televisiva Hans Donner, o inventor da mulata globeleza Valria Valenssa, que o desposou e ao mesmo tempo a transformou em mulata virtual e smbolo do carnaval carioca. Numa mgica corporal, tecnolgica, miditica inditas e criativas para a televiso brasileira. Criatura e criador integram o virtual.

Ver tambm
Anatomia Termos tcnicos de anatomia Lista de ossos do esqueleto humano Lista de msculos do corpo humano Humano Biologia humana

Ligaes externas
AnatomiaOnline.com (http://www.anatomiaonline.com/) [1] (http://www.anatomiaonline.com/geral.htm) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anatomia_humana&oldid=38216046" Categoria: Anatomia humana Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 23h38min de 19 de fevereiro de 2014. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.
pt.wikipedia.org/wiki/Anatomia_humana 4/4

You might also like