You are on page 1of 6

A lio de Salazar

Para assinalar os dez anos de governo de Salazar, editada, em 1938, uma srie de sete cartazes intitulada A Lio de Salazar, distribuda por todas as escolas primrias do pas. Estes cartazes faziam parte de uma estratgia de inculcao de valores por parte do Estado Novo, destinando-se a glorificar a obra feita at ento pelo ditador, desde o campo econmico-financeiro s obras pblicas. Durante muitos anos, estes cartazes didcticos foram utilizados como forma de transmitir uma ideia central: a superioridade de um Estado forte e autoritrio sobre os regimes demoliberais. Para acentuar a importncia do Estado Novo enquanto garante da ordem e progresso do pas, os cartazes fazem uma comparao sistemtica entre a obra do regime salazarista e a 1 Repblica: desorganizao econmica e financeira e ao alheamento do Estado democrtico e liberal republicano face aos problemas do pas, sucede a organizao financeira, a melhoria das vias de comunicao, a construo de portos, o ordenamento e progresso social promovidos pelo Estado Novo. Os cartazes acentuam esta ideia a partir de uma imagem cinzenta e triste da poca da 1 Repblica, enquanto que o depois da obra salazarista nos aparece colorido, organizado, moderno. Um dos grandes problemas enfrentados pela 1 Repblica foi a desorganizao financeira, que

se traduziu num permanente dfice das contas pblicas que, por sua vez, acompanhado por uma inflao elevada, subida generalizada dos preos e diminuio das salrios reais, o que acarreta uma grande subida do custo de vida. Ser, alis, motivado por esse dfice constante o convite endereado a Salazar pelo governo da Ditadura Militar, para ocupar a pasta das Finanas. A sua poltica financeira, controlando com mo de ferro todos os gastos dos vrios Ministrios, aumentando os impostos e cortando nas despesas pblicas, permite equilibrar as contas pblicas, valendo-lhe o epteto de Salvador da Ptria e est na base do convite que lhe endereado em 1932 para chefiar o Governo. A obra do Estado Novo seria ento glorificada nesses cartazes, salientando sempre a aco do ditador no sentido de desenvolver o pas, ao mesmo tempo que o pacificava em termos sociais. O corporativismo seria, alis, a forma de organizao econmica e social encontrada para ultrapassar os problemas gerados pelo capitalismo liberal e uma forma de ultrapassar a luta de classes, ideia central da ideologia marxista. Ao Estado liberal, abstencionista em matria econmica e laboral sucedia um Estado intervencionista na economia, aceitando o capitalismo, mas reconhecendo a funo social da propriedade, do capital e do trabalho, obrigando os indivduos a viverem num clima de harmonia social e deixando para o Estado o papel de regulador da vida econmica e social.

O corporativismo promoveria, assim, a harmonia social, aspecto em que se opunha ao clima de confrontao social da 1 Repblica, permitindo uma nova ordem, a justia social e o progresso de todas as camadas da populao. Um pas respeitado, com um Estado forte (entenda-se, um Poder Executivo forte e autoritrio que no depende de partidos polticos) com uma economia saudvel e uma sociedade harmoniosamente organizada eram os objectivos de Salazar. Embora o Pas continuasse, por largos anos, profundamente rural e agrcola (o surto emigratrio disso exemplo), a propaganda do Estado Novo salientava a modernidade inerente obra do regime, nomeadamente no sector das obras pblicas, fundamental para o fomento econmico do pas e consequente progresso social. O ltimo cartaz da srie, Deus, Ptria, Famlia: a Trilogia da Educao Nacional uma esplndida sntese da pedagogia e moral salazaristas: a imagem revela o lar perfeito, rstico, humilde, analfabeto, patriarcal, cristo. a apologia da saudvel e simples vida do campo, por oposio aos vcios gerados pela vida urbana. Lar simples, aconchegado, sem gua nem electricidade, sem um jornal ou aparelho de rdio, nada que faa lembrar a indstria, a modernidade. A mulher que, submissa, cumpre a sua misso de esposa e me; o pai, chefe de famlia, que chega do campo onde labuta para angariar o sustento da casa; o crucifixo, o po e o vinho sobre a mesa, fazendo lembrar o sacrifcio da missa; os filhos que, reverentemente sadam o pai, ali o Chefe; ao fundo, o castelo com a bandeira nacional revela a gloriosa histria da ptria.

o mundo perfeito, sem violncia, sem vcios, sem protestos, perfeitamente ordenado, traduzindo uma ordem econmica, poltica e social que o Estado Novo considerava perfeitas. A escola o palco privilegiado para a inculcao dos valores defendidos pelo Estado Novo. Os manuais escolares, livros nicos para o ento Ensino Primrio, criteriosamente seleccionados pelo Ministrio da Educao Nacional e adoptados por longos anos, donos imensos exemplos desses valores: a glorificao da obra do Estado Novo e do seu lder, Salazar; o papel subalterno da mulher, limitada funo de esposa e me; a caridade que, quantas vezes, substitui a funo social do Estado; a catequese, incutindo os rudimentos da doutrina catlica; a gloriosa histria ptria que transforma Portugal na Nao mais bela do mundo e de que o Estado Novo o mais legtimo herdeiro. Folheando o Livro da Primeira Classe, da Editora A Educao Nacional, podemos observar o que acabei de referir. Eis alguns exemplos: A dona de casa Emilita muito esperta e desembaraada, e gosta de ajudar a me. - Minha me: j sei varrer a cozinha, arrumar as cadeiras e limpar o p. Deixe-me pr hoje a mesa para o jantar. - Est bem, minha filha. Quando fores grande, hs-de ser boa dona de casa.

Os pobrezinhos - Batem porta. Meu filho, vai ver quem .

- um pobre, minha me, um pobrezinho a pedir esmola. A me veio logo com um prato de sopa e deu-o ao pobre. Depois, voltou para a sala de costura e deixou o filho a fazer companhia ao mendigo. Este, quando acabou de comer, disse por despedida: - Deus faa bem a quem bem faz! O menino ficou comovido: - Que pena tive do pobrezinho! - E caso para isso, respondeu a me. Os pobres so nossos irmos. Devemos fazerlhes todo o bem que pudermos. Jesus ensinou que at um copo de gua, dado aos pobres por caridade, ter grande prmio no cu.

O Anjo da Guarda O Fernando vai ao colgio e tem de passar em ruas e praas onde se cruzam automveis. - Cautela, Fernandinho! Vai sempre com ateno. O menino s vezes distrado e no pensa no perigo. Mas a me, que ficou em casa a trabalhar, nunca se esquece do filho e vai pedindo ao Anjo da Guarda que o acompanhe: - Anjo da Guarda, livrai o meu menino de todos os perigos. Velai por ele!

A cantina escolar - Gostei tanto de ir hoje escola, minha me! A senhora professora estava muito contente, porque inaugurou uma cantina, onde os meninos pobres podem almoar de graa. Se visse, Mezinha! As mesas muito asseadas, os pratos branquinhos, jarras floridas e tudo to alegre! A sopa cheirava que era um regalo; e todos ns estvamos satisfeitos, ao ver os pobrezinhos matar a fome. O filho do carpinteiro, a quem eu s vezes dava da minha merenda, de vez em quando ria-se para ns, como que a dizer: - Est ptima, a sopinha! Perguntei senhora professora quem tinha feito tanto bem nossa escola e ela respondeu-me:

- Foi o Estado Novo que gosta muito das crianas e para elas tem mandado fazer escolas e cantinas, creches e parques. Mas as famlias que possam tambm devem ajudar. No te esqueas de o dizer tua me.

Respeitai as autoridades O pai a autoridade na famlia. Os filhos so obrigados a ter-lhe amor, respeito e obedincia. O professor a autoridade na escola. Todos os meninos devem obedecer s suas ordens e estar com ateno s suas lies. Deus quem nos manda respeitar os superiores e obedecer s autoridades.

ANTES DA AULA: Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. men. Professor: Jesus, divino Mestre, Todos: iluminai a minha inteligncia, dirigi a minha vontade, purificai o meu corao, para que eu seja sempre cristo fiel a Deus e cidado til Ptria. Todos: Pai-Nosso, Ave-Maria, Glria.

DEPOIS DA AULA:
Professor: Graas Vos damos, Senhor, Todos: por todos os benefcios que nos tendes concedido. men. Professor: Abenoai, Senhor, Todos: a Vossa Igreja, a nossa Ptria, os nossos Governantes, as nossas famlias e todas as escolas de Portugal. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glria. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. men.

You might also like