You are on page 1of 109

Psicopatologia Geral

Paulo Pimentel

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Sistema Tridico
Variantes Abnormes do Modo de Ser Psquico Psicoses Endgenas Psicoses de Base Somtica e Estados de Defeito
Ordenao Sintomatolgica Ordenao Etiolgica

Designao

Compreensibilidade Gentica

Origem Aparente

Nosografia

Exemplos

Processo Orgnico

Incompreensvel

Soma

Psicoses

de

base somtica

Por doenas cerebrais primrias Demncias, etc. Por doenas gerais que atingem o SNC Psicoses Alcolicas, etc.
Esquizofrenia

Processo Psquico Desenvolvimento

Incompreensvel Compreensvel

Psique Psique

Psicoses endgenas
Variantes abnormes do modo de ser psquico

Psicose Manaco-depressiva
Desenvolvimentos abnormes -Neuroses Perturbaes da Personalidade -Psicopatias Reaces Vivenciais Abnormes Disposies abnormes da inteligncia - Oligofrenias

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Conscincia

Psicopatologia da Conscincia
Alteraes Quantitativas
A- Hipervigilncia B- Obnubilao C- Estupor D- Coma

Psicopatologia da Conscincia
Alteraes do Conhecimento Estado astnico-aptico Antecede a maioria dos quadros txicoconfusionais ou orgnico-cerebrais
A sintomatologia caracterstica :
Fatigabilidade-astenia-apatia Labilidade afectiva-irritabilidade Flutuaes da ateno, concentrao e memria Sensibilidade luz e ao som Insnia

Psicopatologia da Conscincia
Estado Confusional Representa um quadro de transmisso entre o estado astnico-aptico e a ecloso do delirium.
Sintomas Perda da coerncia Paramnsia Propagao do erro Inateno a estmulos ambientais Disgrafia Desinibio do comportamento

Psicopatologia da Conscincia
Delirium Desintegrao da conscincia caracterizada por delrios caticos, alucinaes e agitao psicomotora.
Compromisso vital importante; Alteraes da conscincia confuso; Delrio complexos com tendncia diversificao, no sistematizados; Delrio ocupacional como se estivesse a trabalhar que pode mudar para agitao psicomotora; Actividade Alucinatria - alucinaes visuais (filmes que ocupam a totalidade do campo da conscincia); alucinaes cinestsicas, tcteis, olfactivas e auditivas; Aumento da carga emocional terror ou autentico pnico; Durao breve: 1-2 semanas; Amnsia consecutiva, global ou fragmentada.

Psicopatologia da Conscincia
Alteraes Circunscritas Despersonalizao e Desrealizao Alteraes da conscincia corporal
anosognosia asterognosia prosopagnosia Membro fantasma

Estados de Restrio da Conscincia Estados Crepusculares O doente usualmente est confuso, perseverativo e lento, com uma expresso de perplexidade.

Psicopatologia da Conscincia
Conscincia de Si Uma qualidade bsica da conscincia a sua vinculao ao eu:
sou eu que estou consciente.

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Orientao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Memria

Psicopatologia da Memria
A memria a capacidade de adquirir, reter e utilizar secundariamente uma experincia. um processo psicofisiolgico localizado no SNC, que permite a capacidade de adquirir, de forma consciente ou inconsciente , reter e utilizar com esforo ou de forma automtica uma experincia.

Psicopatologia da Memria
Uma das principais caractersticas da memria a sua dimenso temporal. Esta caracterstica distinguia-a dos sentimentos, das emoes e os pensamentos os quais se caracterizam pela transitoriedade.

Psicopatologia da Memria
Neurobiologia da Memria A memria um caso especial de um fenmeno mais geral denominado plasticidade neuronal. A plasticidade neuronal ou neuroplasticidade um processo que medeia a reaco estrutural e funcional das dendrites, axnios e sinapses a novas experincias.

Psicopatologia da Memria
Neurobiologia da Memria A neuroplasticidade inclui uma srie de manifestaes funcionais e estruturais que incluem:
A sinaptognese A remodelao sinptica A potenciao a longo prazo A modificao das ramificaes dendriticas A neurognese

Psicopatologia da Memria
Neurobiologia da Memria As alteraes da memria esto associadas a uma ampla variedade de leses e alteraes cerebrais. Este facto implica que a memria no seja controlada por um s centro ou estrutura cerebral especfica mas por uma rede ou conjunto de estruturas interconectadas.

Memria a Curto Prazo


Consiste no armazenamento da informao durante alguns segundos aps o desaparecimento do estmulo. um segundo armazenamento mais durvel e mais controlado pelo sujeito do que a memria sensorial. Sendo o material da memria a curto prazo que fornece a informao sobre a qual se desenvolve a aprendizagem, o raciocnio, a imaginao, etc. Parte dos materiais da memria a curto prazo so transferidos para a memria a longo prazo. extremamente susceptvel distraco, exige ateno e vigilncia para manter o seu contedo.

Memria a Longo Prazo


Permite conservar informaes adquiridas, durante dias, meses, anos e at durante toda a vida, porque a sua durao ilimitada. Contendo a maioria das nossas experincias pessoais e conhecimentos. Possui dados que tm origem na memria a curto prazo. Para ser armazenada, a informao sofre um processo de transformao, ou seja, codificada. Existem vrios tipos de cdigos, sendo os mais estudados os que esto relacionados com a linguagem e a imagem. Quando de diz que uma imagem vale mais do que mil palavras, deve-se ao facto de uma figura ser sujeita a uma dupla codificao ( um cdigo de imagem e um cdigo verbal). O cdigo semntico armazena o sentido das coisas relacionando os objectos com as palavras. uma codificao segundo o sentido, e por isso que este tipo de memorizao superior ao que se processa pela linguagem.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo Memria declarativa ou explicita - o conhecimento que temos sobre o mundo, sobre o que so as coisas, os lugares e as pessoas. Memria no declarativa ou implcita o conhecimento sobre como fazemos as coisas.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo A memria declarativa ou explicita uma memria acessvel conscincia, a memria de tudo aquilo que pode manifestar-se, declarar-se. Precisa de uma recuperao intencional ou consciente da informao e depende de processos cognitivos como os processos de avaliao, comparao e inferncia.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo Dentro da memria explicita temos a memria episdica e a memria semntica. A memria episdica codifica informao sobre acontecimentos autobiogrficos permite recordar factos da histria pessoal, familiar ou social.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo Dentro da memria episdica podemos distinguir a memria retrgrada, que se refere memria de acontecimentos passados e a memria antergrada que se refere acontecimentos novos ou recentes.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo A memria semntica refere-se ao conhecimento que os indivduos tm das coisas. A informao que recordamos est desprovida de referncias histria pessoal do indivduo e define a cultura ou as competncias.
Ex: sabemos que as trutas so peixes de rio ou que a Argentina um pais sul-americano

Classificao da Memria - de acordo com o contedo A memria no declarativa ou implcita um tipo de memria a longo prazo. Refere-se ao conhecimento sobre como fazemos as coisas e independente da recuperao consciente ou intencional da informao. Apresenta uma qualidade automtica ou reflexiva. A sua aquisio lenta e acontece aps a repetidas tentativas.

Classificao da Memria - de acordo com o contedo A memria no declarativa ou implcita dividese em:
Memria procedimental - permite-nos adquirir diferentes capacidades perceptivas e motoras o tipo de memria que utilizamos quando aprendemos a conduzir, tocar piano ou ler. Priming o reconhecimento de um objecto facilitado por uma exposio prvia. Condicionamento clssico Aprendizagem no associativa refere-se aos fenmenos de habituao e facilitao.

Registo de informao Repetio Codificao e consolidao Sistema Lmbico A memria a curto prazo Memria a longo prazo

Memria explcita

Memria implicita

Episdica

Semntica

Procedimental Priming

Condicionamento

Armazenamento Crtex

Recuperao Crtex frontotemporal, Lmbico

Psicopatologia da Memria
I Dismnsia progressiva: consequente a compromssos difusos e rompendo todas as modalidades mnsicas II Dismnsia hipocmpica: compromsso antergrado (material novo) com preservao das restantes componentes III Dismnsia dienceflica (! sndroma de Korsakoff): compromsso antergrado e acompanhado de confabulao. IV Dismnsia frontal: alteraes da metamemria, da memria procedimental, da memria temporal, da memria de trabalho e dificuldades na aprendizagem de tarefas que exijam abstraco e sequenciao lgica ! Acompanhada por perturbaes da concentrao

Psicopatologia da Memria
V Amnsia global transitria

! Forma aguda de alterao mnsica, com durao de vrias horas (124h) ! Causada por TCE, AVC ou situao ansiosa intensa (! crise de pnico) ! Recidiva em 15% a 25% dos casos !Aps a recuperao pode subsistir uma alterao lacunar
VI Amnsia ps-traumtica

! Aps TCE, com componente retro-antergrada...... .....(geralmente) precedida de perda de conscincia ! As formas mais graves acontecem nas situaes axonais difusas

Psicopatologia da Memria
VII Dismnsia psicgena ! Desencadeada por alteraes emocionais intensas (! ansiedade, depresso) VIII Hipermnsia ! Alterao quantitativa da capacidade para reter estmulos ou recordar eventos ! Associa-se a quadros epilpticos do lobo temporal ou em situaes de agonia IX Paramnsias ! Distores da memria, caracterizadas por confuso mental e confabulao

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Orientao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Ateno e da Orientao

Psicopatologia da Ateno e da Orientao


A ateno um conceito terico que engloba os conceitos psicofisiolgicos: - alerta, resposta comportamental e fisiolgica entrada de estmulos. - ateno como efeito selectivo, subsidiria da primeira; diz respeito categorizao dos estmulos. - activao (ou inteno) como uma preparao ou disposio para a aco. Prestar ateno consiste em orientar diversos sentidos para um foco de informao selectivo. A concentrao a persistncia concentrada da ateno.

Funes da Ateno
Ateno Selectiva: o indivduo presta ateno a alguns estmulos e ignora outros. Vigilncia: atitude espectante perante a iminncia do aparecimento de um estmulo/s especfico/s. Sondagem ou ateno de varredura: procura activa de estmulos particulares. Ateno Dividida: distribuio dos recursos atencionais disponveis para coordenar o desempenho de mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Psicopatologia da Ateno e da Orientao Patologia da Ateno


Falta de Ateno ou Inateno - incapacidade para mobilizar a ateno ou mudar o seu foco perante estmulos externos. O paciente parece distrado, como se apenas estivesse atento aos seus contedos mentais. (Aprosexia) Distraco ou oscilaes da ateno e da concentrao Mudanas bruscas da ateno. O paciente foca a ateno por pouco tempo e em mltiplos estmulos. (Hipoprosexia) Estreitamento da ateno - Ateno e concentrao dirigidas somente a alguns temas.

Implicaes Clnicas
Transtornos de Ansiedade (Hipervigilncia e Hipotenacidade); Depresso (Dificuldade de Concentrao); Dficit de Ateno/Hiperatividade; Stresse Ps-Traumtico (Desateno Selectiva e Hipervigilncia); Uso de Drogas Psicoactvas ou Depressoras do Sistema Nervoso Central.

Psicopatologia da Ateno e da Orientao


Orientao no Tempo - conhecimento da data - do dia e da altura do dia - do ms - do ano - da estao do ano Orientao Autopsquica - quem ? - o que ? - data de nascimento - local de nascimento - papel que desempenha num determinado contexto Orientao no Espao - conhecimento do lugar - localizao geogrfica

Orientao Alopsquica - saber onde se est e o sentido de estar nesse local.

O paciente desorientado mais frequentemente confunde o tempo e o lugar em que vive; mais raramente confunde-se sobre si mesmo.

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia do Pensamento

Psicopatologia do Pensamento
PENSAR ordenar factos materiais e imateriais relativos a ns mesmos e ao nosso mundo; O pensamento atravessa distintos estados de desenvolvimento, desde um pensamento menos estruturado e mais determinado pelo estado de animo e, em muitas ocasies, caracterizado por formas de pensamento plstico-concretos, at um pensamento mais abstracto e conceptual; Os determinantes psicolgicos mais importantes do pensamento so: a vigilncia; a claridade da conscincia; a inteligncia; a memria; a afectividade; As perturbaes psicopatolgicas do pensamento tm de ser estudadas atravs da linguagem, pelo que estas perturbaes e as da linguagem esto intimamente relacionadas.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO Incluem as perturbaes do curso, do tom e da productividade do pensamento. 1- Pensamento lentificado/Inibido (Bradipsiquia) Com frequncia podem apresentar-se conjuntamente. Ocorre em Depresses e Alteraes de ndole somtica. Pensamento Lentificado: refere-se lentificao do curso do pensamento; manifesta-se por:
lentido no modo de falar; lentido no ritmo da emisso das palavras; aumento da latncia das respostas

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO Pensamento Inibido: vivncia subjectiva do paciente que se queixa de dificuldade para manter o curso do pensamento e tambm uma conversao. a sua queixa reside numa dificuldade em pensar, como se lhe faltasse energia para manter o fluxo das ideias; 2- Pensamento Acelerado (Taquipsiquia) Ex: Mania caracteriza-se por uma elevada produtividade e um aumento da velocidade do pensamento e da linguagem. existe uma extrema capacidade associativa que produz um afastamento do tema inicial. s vezes, apenas o som de uma palavra provoca, por associao, outra palavra (Associao casual).

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO 3- Pensamento Prolixo Dificuldade na seleco de ideias, no suprimindo o acessrio, perde-se em detalhes, dando a mesma importncia tanto ao acessrio como ao fundamental. Este tipo de discurso apresenta-se com sendo viscoso. 4- Pensamento Perseverante Caracteriza-se por escassez ideativa acompanhada da repetio montona da mesma ideia ou pensamento, com impossibilidade de estabelecer-se um curso fluido. Pode ocorrer na Depresso, insnia devido a preocupaes e principalmente quadros orgnicos como a Epilepsia.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO 5- Pensamento interrompido/ bloqueios Pensamento Interrompido: Interrupo sbita do curso do pensamento por perda da conscincia. Exp: Epilepsia Bloqueio do Pensamento: Ruptura repentina do curso do pensamento, o doente cala-se, perde o assunto, recomeando a conversao com outro tema. A conscincia permanece clara. Ex: Esquizofrenia.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO 6- Pensamento Incoerente/ Desagregado Pensamento Incoerente: Alm da falta de uma ideia directriz global, no existe uma conexo lgica entre as diferentes palavras. Possui as caractersticas da desagregao mais a total incompreensibilidade tanto a nvel global do discurso como a nvel parcial das suas frases constitutivas. Pode ser uma das manifestaes das perturbaes da conscincia. Ex: psicoses exgenas.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES FORMAIS DO PENSAMENTO Pensamento Desagregado: Devem cumprir-se os seguintes pontos:
1 - Perda da ideia directiva global: no capaz de ordenar uma ideia a outra de forma a conseguir uma ordenao progressiva e compreensvel. Mas compreensvel parcialmente. 2 - Ruptura das associaes normais: surgem associaes desligadas da experincia que o sujeito so julga surpreendentes e incompreensveis. 3 - No influencivel por estmulos externos e tm uma matriz autnoma. 4 - O nvel da conscincia normal.

Pode ocorrer na Esquizofrenia

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO 1- Ideias Sobrevalorizadas So pensamentos que predominam sobre os demais pela sua especial tonalidade afectiva e que mantm um predomnio permanente ou durante um perodo de tempo longo. Temas de honra, vergonha 2 Ideias Obsessivas So ideias, errneas, intrusivas, egodistnicas e absurdas para o prprio sujeito, de carcter molestoe preocupante, provocando-lhe aumento da sua ansiedade. So contra o desejo do paciente pelo que luta contra elas sem xito. So expressas como dvidas, vacilaes, escrpulos, representaes e temores irracionais. Ex: POC, Depresso, Esquizofrenia, e quadros orgnicos (psencefaliticos)

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO 3- Ideias Delirantes Um delrio uma crena falsa e incorrigvel que no est em consonncia com a procedncia social e cultural do paciente. um produto de um processo patolgico interno e este facto que o torna impermevel s influncias externas. A - Ideias Delirantes Primrias ou Delrios propriamente ditos Segundo Jaspers, para que uma ideia possa ser considerada ideia delirante tem de cumprir os seguintes pressupostos: Ser Falsa (impossibilidade do contedo) Ser impermevel experincia ou toda argumentao lgica Existir Convico para a mesma (certeza subjectiva) No derivar directamente de outra manifestao psicopatolgica.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO Segundo Kurt Schneider a experincia delirante primria pode reduzir-se a trs tipo: 1 Humor delirante (Trema de Conrad) Estado de nimo especial caracterizado por uma atitude de perplexidade e expectao perante a realidade externa, que se revela pela vivncia de que as coisas perdem o seu significado habitual, sem o paciente chegar a captar o que podem significar, mas com a certeza de que est em relao com ele mesmo. Pode-se manifestar por pressentimentos (algo de importante e grave vai ocorrer), ideias de significado vago (as coisas significam algo em relao com o paciente), suspeitas obscuras e vivncia do posto (os objectos so colocados para indicar ao paciente algo).

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO Interpretao Delirante Valorizao delirante de factos, ideias, actuaes de outros fenmenos psquicos correctos. Supe um trabalho de elaborao mais complexo que no caso da ocorrncia ou percepo delirante.

Representao Delirante (recordaes delirantes) Dar um significado novo a uma recordao, de forma que o paciente interpreta o passado com uma configurao delirante.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO B- Ideias Delirantes Secundrias Contm todas as caractersticas das ideias delirantes primrias excepo de que sempre derivam de manifestaes psicopatolgicas de outra ndole, por exemplo de um fenmeno alucinatrio ou de um estado depressivo ou eufrico. Pode ocorrer em todo o tipo de psicoses e perturbaes afectivas.

Psicopatologia do Pensamento
PERTURBAES DO CONTEDO DO PENSAMENTO CONTEDO DOS DELRIOS varivel e est em relao com a biografia do prprio paciente e com o meio social e cultural em que vive. Delrio de prejuzo ou autorreferencial Delrio de grandeza Delrio mstico Delrio de Cime Delrio de doena, culpa, runa, nihilistas Delrio Erotomaniaco Delrio de Influncia

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Linguagem

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes Corticais A origem da linguagem como actividade simblica localiza-se no crtex cerebral e especialmente no crtex associativo. Podemos distinguir duas reas reguladoras da linguagem, situadas no plo anterior e no plo posterior do crebro.
rea expressiva rea receptiva

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Expressiva Situada no plo anterior do crebro, sobre o territrio ocupado pelo lbulo frontal, est encarregada da motivao lingustica e da articulao verbal das palavras e da escrita.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Expressiva
a) rea pr-frontal Especializada nos processos motivacionais da linguagem, gerando as estratgias necessrias para iniciar a comunicao verbal ou escrita. b) rea de Broca uma parte do crtex pr-motor (reas 44 e 45 do mapa de Brodman), responsvel pela preparao dos programas motores necessrios para a expresso adequada da linguagem oral e escrita , coordenando a actividade dos msculos que intervm na fala e na escrita.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Expressiva
a) Crtex motor primrio Situado frente da cisura central, segue as instrues elaboradas pelo crtex pr-motor e pela rea pr-frontal, sendo responsvel pelo movimentos buco-fonatrios para pronunciar as palavras e pelos que guiam a escrita.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Receptiva Situada na zona posterior do crtex, inclui os lbulos parietais, temporais occipitais. a responsvel pela linguagem compreensiva.

Organizao OrganizaoNeuroanatmica Neuroanatmicada da Linguagem Linguagem


rea Receptiva
a) Lbulo Temporal Especializado nos processos de anlise e sntese dos sons da fala, onde esto situadas as reas de Heschl e de Wernicke. A circunvoluo de Heschl est situada no tero posterior da face externa do lbulo temporal e corresponde rea auditiva primria. A sua funo consiste na recepo das palavras, que posteriormente sero codificadas nas reas multimodais do lbulo temporal. A rea de Wernicke na zona postero-superior do lbulo do lbulo temporal esquerdo e tem como funo dotar de significado a linguagem oral e escrita realizando uma anlise fonolgica e semntica que permite transformar a informao auditiva em unidades de significado ou palavras.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Receptiva
a) Lbulo Occipital Permite a identificao visual das imagens lingusticas. A rea 17, crtex visual primrio, processa as sensaes visuais que intervm nos processos de identificao da leitura e da escrita. O crtex visual associativo (reas 18 e 19) realiza a anlise perceptiva das palavras escritas ou lidas.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


rea Receptiva
a) Lbulo Parietal uma zona de integrao dos estmulos visuais e auditivos e dispe de duas reas de grande importncia para a linguagem: a circunvoluo supramarginal (rea 40) e a circunvoluo angular (rea 39). Ambas esto situadas na zona posterior do lbulo parieta esquerdo e desempenham uma importante funo de integrao multimodal da informao sensorial, permitindo a compreenso da linguagem lida e escrita. A circunvoluo angular o centro da leitura, responsvel pela coordenao das informaes sensoriais para albergar os modelos visuais de letras e palavras, convertendo os estmulos visuais em formas auditivas adequadas.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais Juntamente com as estruturas corticais so necessrias estruturas situadas na substncia branca e cinzenta do interior cerebral, o cerebelo e o tronco cerebral, permitindo a elaborao da linguagem oral e escrita de um modo fludo e preciso.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais
a) Fascculo arqueado um feixe de fibras de substncia branca que interconecta as reas de Broca e de Wernicke facilitando a sincronizao da linguagem compreensiva e expressiva.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais
b) Tlamo Intervm na rede associativa que conecta entre si as reas da linguagem compreensiva e expressiva atravs de vrios ncleos talmicos, que tm uma importncia excepcional na regulao da linguagem. Algumas leses talmicas podem provocar manifestaes afsicas.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais
c) Gnglios basais Estruturas como o ncleo lenticular, o putamen e o ncleo caudado intervm na regulao da fluidez da linguagem oral e na coordenao das sequncias motoras da linguagem oral e escrita. Leses nos gnglios basais podem produzir diversas alteraes lingusticas como perda de fluidez e hipofonia.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais
d) Cerebelo responsvel juntamente com os gnglios basais pela coordenao da fluidez dos movimentos de articulao da linguagem oral e escrita. O neo-cerebelo especializado na execuo de movimentos precisos que intervm na articulao de sons da linguagem. As leses cerebelosas produzem disartrias.

Organizao Neuroanatmica da Linguagem


Componentes extra-corticais
e) Tronco enceflico uma via de passagem que contm as fibras motoras facilitadoras da transmisso correcta das eferncias motoras da linguagem e tambm responsvel pelo nvel de alerta do organismo para permitir a activao lingustica graas aos centros da formao reticular.

Psicopatologia da Linguagem
Afasias Afasia motora Afasia sensitiva Afasia global Disfasia Perturbao da linguagem que pressupe a dificuldade de compreenso e de expresso da linguagem, o discurso no tem lgica e as palavras no so as correctas. Disartria As palavras so as correctas, tm lgica mas so mal articuladas. Disfonia Voz nasalada Disprosidia Modulao/tonalidade

Psicopatologia da Linguagem
Pobreza do discurso Lentificao do discurso (bradifasia) Discurso prolixo ou circunstanciado Logorreia (verborreia) Alogia Logoclonia Discurso tangencial (parafasia) Discurso enftico Neologismos Gaguez Pedollia Ecollia Palillia Mutismo Coprollia Criptollia Criptografia Alexia

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Percepo

Psicopatologia da Percepo
Percepo: processo em que o sujeito desempenha um papel activo e que, em funo da sua experincia, estado fsico e afectivo, interpreta e d forma as sensaes procedentes das origens dos sentidos. Sensao: contedo mais simplesda percepo, constituda por qualidades (frio, calor, fino,.) e no por objectos.

Psicopatologia da Percepo
ALTERAES DA PERCEPO Segundo Jaspers separam-se as alteraes perceptivas em:
Anomalias da percepo Caracteres anormais da percepo Percepes enganosas

Outra classificao: Alteraes qualitativas Alteraes quantitativas

Psicopatologia da Percepo
I - ALTERAES QUANTITATIVAS Hiperestesia: aumento da intensidade das impresses sensoriais (ex: mania, intoxicao por LSD, enxaqueca, neurose,.). Hipostesia: diminuio da intensidade das impresses sensoriais, que pode chegar a anestesia. Hipostesia pode ser Orgnica - por leses das vias ou rgos sensoriais Psicognea- depressores

Psicopatologia da Percepo
II ALTERAES QUALITATIVAS
Alteraes do brilho ou cor dos objectos percebidos (ex: intoxicaes com mescalina ou digitlicos)

Alteraes da forma e tamanho dos objectos percebidos: Micropsia: diminuio do tamanho real dos objectos Macropsia: aumento do tamanho real dos objectos Dismegalopsia: maiores numa parte que noutra estados orgnicos, epilepsia, cocana.

Psicopatologia da Percepo
II ALTERAES QUALITATIVAS Sensaes anormais simultneas e sinestesias Sensaes Anormais Sinestsias: associaes simultneas das sensaes reais, em que certas percepes nos evocam outras de distinto sentido (ex: sons com cores) Sensaes Anormais Simultneas: alucinaes que tm lugar apenas em funes de uma determinada percepo real Funcionais: se se produzem na mesma modalidade sensorial (ex: ouvir vozes apenas quando ouve o rudo de um carro) Reflexa: se se produzem em outra modalidade sensorial (ex: ouvir vozes apenas quando v um carro).

Psicopatologia da Percepo
Excises da percepo O doente incapaz de associar duas ou mais percepes de diferentes modalidades sensoriais (ex: esquizofrenia e intoxicao com mescalina). Estranheza perceptiva Alteraes do sentimento de familiaridade ou reconhecimento do percebido, vivendo o percebido como algo novo, estranho e irreal (Desrealizao sentimento de irrealidade do campo perceptual) Estranhabilidade perceptiva Anormal sentimento de familiaridade em tudo que o doente apercebe (ex: nos manacos ..)

Psicopatologia da Percepo
Percepes alteradas do tempo
Sensao subjectiva de lentificao do tempo (ex: deprimidos) Sensao subjectiva de acelerao do tempo (ex: manacos) Outras anomalias: ex: sensaes de paragem do tempo e..(na esquizofrenia)

Imagem consecutiva/ Imagem parasita


Imagem consecutiva: aparece quando cessa um estmulo que foi mantido durante muito tempo e dura depois de haver desaparecido . por segundos. Aparece no espao exterior. Imagem parasita: diferencia-se da anterior por ter maior durao, aparece no espao interior e pode estar mais distanciada da percepo original.

Psicopatologia da Percepo
Imagens eidticas encontram-se no meio entre a percepo e a imaginao; so imagens subjectivas, condicionadas pelo sujeito, que aparecem no campo exterior, sem excitao sensorial, mas que so corpreas como se interviessem os rgos dos sentido (na infncia, personalidades histricas e sugestionveis - por ex: pseudoalucinaes religiosas ou do tipo paranormal. Iluses Deformaes ou distores de percepes reais; So descritos trs tipos:
Iluso do Hipnotista: Iluses afectivas: o estado afectivo o que determina a sua produo; Pareidolias: so numerosas e de grande intensidade (ex: nuvens, figuras nos ramos de arvores)

Psicopatologia da Percepo
Alucinose trata-se de uma percepo sem objecto (igual alucinao) mas o juzo da realidade est conservado. Pseudoalucinaes (alucinaes psquicas) percepes sem objecto, sem juzo de realidade, que aparece no espao interno do sujeito. Alucinaes percepo sem objecto, sem juzo da realidade, que aparece no espao externo do sujeito.

Psicopatologia da Percepo
TIPOS DE ALUCINAES Alucinaes Auditivas as do tipo orgnico agudo, normalmente so sons sem estruturas (sibilos, disparos, etc). ouvir vozes (tpico da esquizofrenia , mas tambm no alcoolismo crnico e perturbao afectiva). vozes dialogantes, a comentar as aces dos doentes ou referirem-se ao doente na 3 pessoa (tpicas da esquizofrenia). Eco do pensamento: o doente ouve o seu pensamento em voz alta

Psicopatologia da Percepo
TIPOS DE ALUCINAES Alucinaes Visuais aparecem caracteristicamente nos quadros orgnicos; no Delirium Tremens:
alucinaes liliputinienses visuais zoopsias: ver animais pequenos alucinaes

so raras na esquizofrenia e nas psicoses afectivas; Fenmenos de autoscopia: consiste na experincia de ver-se a sim mesmo e reconhecer-se; Fenmenos de autoscopia negativa: aquela em que o sujeito se v ao espelho e no se reconhece.

Psicopatologia da Percepo
TIPOS DE ALUCINAES Alucinaes Corporais Alucinaes Tcteis: alucinaes da sensibilidade superficial. Podem ser trmicas, hidricas(percepo de ser humedecido) Cinestsicas: em msculos e articulaes (ex: cr que o move, sensao de ser levantado). Cenestsicas: alucinaes da sensibilidade visceral, dos rgos internos. Normalmente associam-se a delrios de influncia. Frequentes na esquizofrenia.

Psicopatologia da Percepo
TIPOS DE ALUCINAES Alucinaes Olfactivas alucinaes que fazem referncia a odores. so raros e aparecem na esquizofrenia, depresses psicticas e na epilepsia do lobo temporal. Alucinaes Gustativas aparecem na esquizofrenia e associam-se presena de delrios de envenenamento. Alucinaes Hipnaggicas (ao dormir) e Hipnopmpicas (ao despertar)
podem ser visuais, auditivas e tcteis; no precisam ter significado patolgico; aparecem na narcolepsia;

Alucinaes extracampais aparecem fora do campo sensorial; podem aparecer na esquizofrenia, epilepsia, outros quadros orgnicos;

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria - Psicopatologia da Conscincia - Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia dos Impulsos

Psicopatologia dos Impulsos


Incapacidade priori para se opor ao impulso ou tentao de levar a cabo a aco. Geralmente, antes de iniciar a aco, notado um aumento da tenso ou activao. Enquanto decorre o comportamento sentido prazer, gratificao ou libertao. A aco egossintnica no sentido que est em consonncia com os desejos conscientes e imediatos do doente. Depois podem sentir culpa e arrependimento.

Psicopatologia dos Impulsos


Perturbao Explosiva Intermitente episdios de agresso resultando em dano a outrem Cleptomania repetidos furtos ou subtraco de mercadorias em estabelecimentos comerciais Jogo Patolgico episdios repetidos de envolvimento em jogos e apostas que resultam em perturbao scio-econmica, dvidas e actividades ilegais. Piromania comportamento incendirio propositado Tricotilomania arrancar compulsivamente os cabelos, produzindo manchas de calvce (alopecia) Oniomania Dipsomania Dromomania

Psicopatologia Geral
- Sistema Tridico da Psiquiatria

- Psicopatologia da Conscincia
- Psicopatologia da Orientao - Psicopatologia da Memria - Psicopatologia da Ateno e da Concentrao - Psicopatologia do Pensamento - Psicopatologia da Linguagem - Psicopatologia da Percepo - Psicopatologia dos Impulsos - Psicopatologia da Afectividade

Psicopatologia da Afectividade

AFECTIVIDADE
Designa o conjunto da vida dos sentimentos Estado de humor Com a sua intensidade, expressividade e durao A afectividade, juntamente com a actividade bsica caracterstica da personalidade

AFECTIVIDADE
A afectividade diz respeito a todos os fenmenos psicolgicos que se desenvolvem a partir das disposies temperamentais do indivduo e que permitem, no seu conjunto, caracterizar de algum modo, as suas emoes ou o seu modo de ser emocional. As duas principais expresses da vida afectiva so:
o modo de ser emocional o seu modo de reagir.

AFECTIVIDADE
Esto directamente relacionadas com a totalidade das estruturas da pessoa, desde da impulsividade, da percepo e da conscincia, passando pelas motivaes que determinam o comportamento. A afectividade constituda por diferentes elementos como os sentimentos, as emoes, os desejos entre outros.

Emoo
Exteriorizao de um movimento interior, de uma manifestao anmica. um estado de resposta afectiva interna acompanhada de sintomas somticos (geralmente vegetativos) em resposta a uma vivncia. Manifestaes afectivas em que predominam as componentes sensoriais e motoras. Alegria, desgosto, medo, clera, angustia, raiva etc.

Emoo
Componentes da Emoo 1. Apreciao cognitiva da 1. Percepo de uma situao como situao ameaante 2. Estados sentimentais subjectivos 2. Tenso psquica 3. Alteraes fisiolgicas 3. Palpitaes, sudao, tremores 4. Tendncias motivacionais 4. Desejo de fugir da situao 5. Comportamento expressivo 5. Expresso de angustia no rosto 6. Comportamento instrumental 6. Fuga

Sentimentos
Estados ideoafectivos de expresso emocional Constituem a experincia subjectiva das emoes, no tm sintomas vegetativos e tm uma maior durao. Sentimentos ligados ao Eu: orgulho, cime, timidez, superioridade, segurana, triunfo, vaidade, vergonha, culpa, arrependimento.

Sentimentos
Sentimentos ligados a outrem: simpatia, admirao, respeito, amor, carinho, confiana, compaixo, respeito, interesse, aprovao, agradecimento, considerao, admirao, dio, desconfiana, desprezo, hostilidade, desagrado, indignao. Sentimentos de carcter superior: a verdade, o bem.

Sentimentos
A classificao mais adequada para os sentimentos parece ser a de Wundt. Definiu 3 categorias de estado de nimo: O prazer e o desprazer A tenso e o relaxamento A excitao e a depresso

Humor
Estado emocional basal do indivduo equivalente ao estado de nimo. um estado emocional mais persistente e generalizado. Os estados de nimo variam essencialmente entre alegria-tristeza, mas tambm irritabilidade, expansividade e clera.

Afectos
Sentimento subjectivo que acompanha uma ideia ou uma representao mental. Afectividade Constitui a totalidade da vida emocional do individuo

Perturbaes do Afecto
Ausncia de afecto Afecto embotado Afecto lbil
Ausncia ou quase ausncia de qualquer tipo de expresso afectiva Reduo significativa da intensidade da expresso emocional Variabilidade anormal do afecto, com mudanas repetidas, bruscas e rpidas da expresso afectiva Reduo da gama e intensidade da expresso emocional

Afecto restringido

Afecto inapropriado Discordncia entre a expresso afectiva e o


contedo do discurso ou ideias do doente.

Psicopatologia da Afectividade
DISTIMIA Alteraes do estado de Animo de intensidade anormal e transitria Distimia Manaca Distimia Disfrica Distimia Depressiva

Psicopatologia da Afectividade
ALTERAES DA EXPRESSO DA AFECTIVIDADE

Ambivalncia Afectiva
Bleuler considerou-a como sintoma primrio da Esquizofrenia. Presena de sentimentos, tendncias ou pensamentos opostos simultaneamente (exp: sentimentos de atraco e repulso por algum objecto ao mesmo tempo). Caracterstico da Esquizofrenia, tb aparece em quadros depressivos e obsessivos

Psicopatologia da Afectividade
ALTERAES DA EXPRESSO DA AFECTIVIDADE Paratimia Afectiva Os sentimentos e emoes que o doente experimenta no so adequados ou no se adaptam ao contexto em um momento determinado (exp: um doente diz que sofre muito ao mesmo tempo que esta a sorrir). Frequente na Esquizofrenia Labilidade Afectiva Facilidade para mudar os sentimentos, geralmente brusca e pouco duradoura. Pode ser encontrada no S. orgnico cerebral, em pessoas imaturas, oligofrnicas e psicopatas explosivos.

Psicopatologia da Afectividade
ALTERAES DA EXPRESSO DA AFECTIVIDADE

Incontinncia Afectiva Dificuldade para controlar a expresso dos sentimentos em um momento determinado, mostrando-se estes de forma brusca e exagerada. Pode ser encontrada no S. orgnico cerebral e em pessoas lbeis. Frieza e rigidez afectiva Falta de resposta emocional a estmulos afectivos. O individuo frio, indiferente, com escassez de sentimentos, em relao ao mundo externo e/ou sua prpria pessoa. Pode ser encontrada no S. orgnico cerebral, na Esquizofrenia Residual e como desenvolvimento secundrio em toxicodependentes. Diferencia-se do embotamento afectivo no qual no existe escassez de sentimentos mas sim uma dificuldade para exterioriza-los.

Psicopatologia da Afectividade
ALTERAES DA EXPRESSO DA AFECTIVIDADE Sentimento de Falta de Sentimentos O doente sente que no capaz de sentir, sente-se vazio, com incapacidade para sentir pena, tristeza, dor, alegria. Pode ser encontrado em depresses endgenas e s vezes em perturbaes distmicas. Viscosidade Adeso afectiva com tendncia a ser perseverante, pesada e pegajoso com as pessoas, determinados hbitos ou coisas. Tendncia a preservar, pouco flexvel e que gira continuamente sobre si mesmo. Pode ser encontrado na Epilepsia e leses cerebrais.

You might also like