You are on page 1of 67

CMARA DOS DEPUTADOS Cefor - Centro de Formao, Treinamento e Aperfeioamento

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO ISC - Instituto Serzedello Corra

SENADO FEDERAL Unilegis - Universidade do Legislativo Brasileiro

ESPECIALIZAO EM ORAMENTO PBLICO

LUIZ DE JESUS PERES SOARES

OS IMPACTOS FINANCEIROS DOS ACIDENTES DO TRABALHO NO ORAMENTO BRASILEIRO: UMA ALTERNATIVA POLTICA E PEDAGGICA PARA REDUO DOS GASTOS.

Braslia 2008

LUIZ DE JESUS PERES SOARES

OS IMPACTOS FINANCEIROS DOS ACIDENTES DO TRABALHO NO ORAMENTO BRASILEIRO: UMA ALTERNATIVA POLTICA E PEDAGGICA PARA REDUO DOS GASTOS

Monografia apresentada ao programa de Psgraduao do ISC como parte das exigncias do curso de Especializao em Oramento Pblico. Professor orientador: Romilson Rodrigues Pereira

Modelo de autorizao para reproduo Autorizao

Autorizo a divulgao do texto completo no stio do Tribunal de Contas da Unio, da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como a reproduo total ou parcial, exclusivamente, para fins acadmicos e cientficos.

Assinatura: ___________________________

Data //

ficha catalogrfica Soares, Luiz de Jesus

Os impactos financeiros dos acidentes do trabalho no oramento brasileiro: uma alternativa poltica e pedaggica para reduo dos gastos/ Luiz de Jesus Peres Soares. Braslia : s.ed. 2008.56f. Monografia Curso de Especializao em Oramento Pblico - Tribunal de Contas da Unio Cmara dos Deputados Senado Federal, 2008.

Braslia 2008

LUIZ DE JESUS PERES SOARES

OS IMPACTOS FINANCEIROS DOS ACIDENTES DO TRABALHO NO ORAMENTO BRASILEIRO: UMA ALTERNATIVA POLTICA E PEDAGGICA PARA REDUO DOS GASTOS.

Monografia apresentada ao ISC para a obteno de ttulo de ps-graduao, submetida banca examinadora composta pelos seguintes membros:

Aprovada em ___/___/____

BANCA EXAMINADORA
Romilson Rodrigues Pereira

_____________________________________ Prof. Orientador

_____________________________________ Prof.

_____________________________________
Prof. Braslia, de de 2008.

Peres. Os impactos financeiros dos acidentes do trabalho no oramento brasileiro [manuscrito] : uma alternativa poltica e pedaggica para reduo dos gastos / Luiz de Jesus Peres Soares. -2008. 67 f. Orientador: Romilson Rodrigues Pereira. Impresso por computador. Monografia (especializao) -- Instituto Serzedello Corra, do Tribunal de Contas da Unio, Centro de Formao, Treinamento e Aperfeioamento (Cefor), da Cmara dos Deputados e Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), do Senado Federal, Curso de Especializao em Oramento Pblico, 2008. 1. Oramento pblico, Brasil. 2. Acidente de trabalho, Brasil. 3. Acidente do trabalho, aspectos socioeconmicos, Brasil. 3. I. Ttulo. CDU 336.12:331.46(81)

A minha esposa e filhos.


"O prudente v o mal e esconde-se; mas o simples passa adiante e sofre a pena". Proverbios 22:3

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus por ter me dado o dom da vida; Aos meus pais pela grande contribuio na minha formao intelectual, moral, enfatizando sempre a tica e os bons costumes; A minha esposa, pelos momentos de compreenso, amor e incentivo, nos estgios mais difceis de minha vida; Aos meus filhos, por compreenderem que tinham que dividir o pai com os diversos atributos da vida acadmica e profissional; Aos professores do Curso de Especializao em Oramento Pblico, que contriburam para meu crescimento intelectual e profissional e que sempre me incentivaram para que lutasse pelos meus ideais.

RESUMO O objetivo deste trabalho apresentar as conseqncias no cenrio econmico e social do Brasil dos acidentes de trabalho, demonstrando as principais causas na cadeia social, evidenciando os impactos financeiros sobre o oramento brasileiro. Desse modo, partindo da anlise da legislao brasileira sobre o tema, responsabilidades de atores sociais e argumentao baseada em estatsticas dos rgos oficiais demonstrou-se as perdas financeiras e o enorme montante necessrio para cobrir os gastos com os segurados brasileiros, quantias que poderiam ser direcionadas para melhoria da qualidade de vida da sociedade e que so redirecionadas para atender as vtimas da falta de condies de segurana nos diversas campo de trabalho. Alm de demonstrar as razes dos acidentes do trabalho no Brasil, comentou-se sobre as possveis aes para mitigar e reduzir o seu numero, desonerando os gastos do contribuinte para o sistema de previdncia social. Buscou-se produzir um trabalho original, porm, muito longe de se esgotar o assunto, devido sua grande abrangncia e diversidade, mas que possa trazer alguma contribuio para estudos posteriores de mtodos de clculos que envolvam custos de acidentes.

Palavras chaves: Preveno, Educao, Custos

ABSTRACT The objective of this study is to show the consequences in Brazilian both economic and social sceneries of occupational accidents, demonstrating the main causes in the social chain and showing the financial impacts on Brazilian budget. Through analyzing Brazilian legislation about the theme, responsibilities of social actors as well as discussion based in statistics from official organs, it was possible to demonstrate the financial losses and the tremendous amount of money necessary to cover the costs with Brazilian citizens that receive occupational accident insurance, which could be directed to improving society's life quality instead of supporting the victims of the lack of basic security conditions in a variety of fields of work. This paper also demonstrates the causes of accidents at work in Brazil and possible actions to mitigate and reduce the number of occupational accidents thus unburdening the expenses of the tax payer to the social security system. Although this paper is meant to be original, it's far beyond of covering all about this subject due to its great diversity. However it can contribute to posterior studies about methods of calculating the costs of accidents.

SUMRIO LISTA DE ABREVIATURA......................................................................................................... LISTA DE FIGURA...................................................................................................................... INTRODUO............................................................................................................................. 11 1. SITUAO ATUAL DOS ACIDENTES DO TRABALHO................................................... 15 1.1 Indicadores de acidentes...................................................................................................... 22 1.2 Causas dos acidentes ........................................................................................................... 25 2. ASPECTOS TCNICOS DOS INDICADORES DE SADE E SEGURANA .................... 28 2.1 Metodologia de avaliao dos custos dos acidentes............................................................ 35 3. LEGISLAO APLICADA AOS ACIDENTES DE TRABALHO ....................................... 36 4. RESPONSABILIDADE PELA PREVENO........................................................................ 42 4.1 Ministrio de Trabalho e Emprego...................................................................................... 42 4.2 Ministrio da Sade ............................................................................................................. 47 4.3 Ministrio da Previdncia Social......................................................................................... 49 4.4 Sindicatos ............................................................................................................................ 52 4.5 Ministrio Pblico ............................................................................................................... 52 5. PROPOSTAS PARA UM NOVO MUNDO DE TRABALHO................................................ 54 5.1 No Campo da Educao ...................................................................................................... 56 5.1.1 Ensino Regular na Pr-Escola ...................................................................................... 58 5.1.2 No Ensino Fundamental ............................................................................................... 59 5.1.3 No Ensino Mdio.......................................................................................................... 60 5.2 No Campo Legislativo......................................................................................................... 61 5.3 rea de Fiscalizao e Tecnologia ...................................................................................... 62 CONCLUSO................................................................................. Erro! Indicador no definido. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................................................... 66

10

LISTA DE ABREVIATURA

ABNT Anvisa CAT CIPA CLT CNAE CNBB CNPJ DRT FAP Fundacentro GFIP MP MPE NBR NR NTEP PAC PAC SAT Sesmt SIPAT SSMT

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria Comunicao de Acidente do Trabalho Comisso Interna de Preveno De Acidentes Consolidao das Leis do Trabalho Classificao Nacional de Atividade Empresarial Conferenc9ia Nacional dos Bispos Do Brasil Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica Delegacia Regional do Trabalho Fator Acidentrio de Preveno Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho Guia de Recolhimento do FGTS e de Informaes Previdncia Social Ministrio Publico Ministrio Publico Estadual Norma Regulamentadora Brasileira Norma Regulamentadora Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio Programa de Acelerao do Crescimento Programa de Acelerao Do Crescimento Seguro Acidente do Trabalho Servio Especializado Em Segurana E Medicina Do Trabalho Semana Interna de Preveno de Acidentes Do Trabalho Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho

11

LISTA DE FIGURAS

Quadro 1 Quantidade mensal de acidentes de trabalho, por situao do registro e motivo 2006/2007................................................................................................................................13 Grfico 1 Quantidade de Acidentes de Trabalho................................................................14 Tabela 1 ndice de Surdez Profissional em Minas Gerais....................................................18 Figura 1 Pirmide de conseqncias de acidente.................................................................26 Tabela 2 - Tabela de dias debitados.........................................................................................31

12

INTRODUO Uma das principais caractersticas dos seres vivos o senso de auto-preservao. O homem conseguiu desenvolver mtodos que possibilitam a preveno diante dos agentes ambientais agressivos que colocam sua existncia em risco. Essas metodologias de preveno so aplicadas a todos os campos da existncia do homem, mquinas, equipamentos, processos e instalaes. A cada nova conquista tecnolgica desenvolvida pelo homem com o objetivo de facilitar o processo produtivo e diminuir seu esforo para alcanar maiores ndices de produtividade com custos reduzidos, h, paralelamente, um novo risco a acompanh-la. Com o processo de globalizao, o incremento tecnolgico vem, a passos largos, modernizando mquinas, equipamentos, instalaes e nem sempre capacitando o homem com conhecimentos especficos que evitem a ocorrncia de acidentes do trabalho ou doenas profissionais. Esta luta antolgica, que h milnios vem sendo travada entre processo produtivo e homem, nos bastidores do dia-a-dia da sociedade, tem deixado um saldo impressionante de mortos, mutilados, feridos e doentes, vtimas do trabalho, atividade que deveria contribuir para a melhoria da qualidade de vida e formao de um homem com uma viso global dos processos e atividades laborais de produo. As escolas e entidades formadoras de mo-de-obra qualificada promovem a educao voltada para o exerccio de uma atividade. Entretanto, so poucos os estabelecimentos que ensinam a identificar e prevenir os riscos das atividades. O exemplo mais prtico est em casa: muitos moradores de condomnios dispem de extintores de incndio, mas quem realmente sabe utiliz-los? E entre os que sabem, qual deles j ensinou seus filhos, esposa ou pessoas que permanecem em sua casa? Um dispositivo que custa cerca de R$ 70,00 pode salvar um patrimnio obtido aps diversos anos de trabalho. O problema que muitos crem que acidentes s ocorrem com os outros, que eles nunca sero vtimas. A prtica, no entanto, demonstra que esse pensamento est muito longe da realidade. A criao de polticas educacionais desde o Ensino Fundamental, bem como a realizao de ajustes na legislao que trata dos acidentes de trabalho podem mudar esse cenrio devastador, melhorando a qualidade de vida de toda populao brasileira. 13

Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo avaliar o impacto financeiro e social dos gastos diretos e indiretos provenientes do oramento pblico com as vtimas de acidentes do trabalho. Muitos pases desenvolvidos apresentam baixos ndices de acidentes de trabalho. Eles conseguem, assim, manter na atividade sua mo-de-obra formada e qualificada aps anos de investimento e disponibilizar recursos oramentrios para reas que realmente proporcionem melhoria em seu ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). Demonstrar a diferena entre os pases com alto grau de desenvolvimento como Estados Unidos e Japo com baixos ndices de acidentes e o Brasil, que possui um mdio grau de desenvolvimento e um dos mais altos ndices de acidentes do trabalho? Buscou-se no primeiro captulo analisar a situao atual dos acidentes de trabalho no Brasil, com indicadores e causas. No segundo captulo, foram abordados os aspectos tcnicos dos indicadores de acidentes de trabalho. O terceiro captulo discute a legislao aplicada aos acidentes de trabalho. No captulo seguinte, estuda-se a responsabilidade pela preveno, na esfera social e pblica. O captulo final discute propostas de melhoria no campo pedaggico e poltico.

14

1. SITUAO ATUAL DOS ACIDENTES DO TRABALHO O Brasil figura no cenrio internacional como um pas emergente que por meio de programas governamentais consegue, em ritmo lento, melhorar o ndice de Desenvolvimento Humano IDH de sua populao, mesmo ficando muito aqum do necessrio os investimentos em infra-estrutura, sade e educao que contribuem, aos poucos, para um aumento na qualidade de vida da populao brasileira. No entanto, esse desenvolvimento acompanhado de um drama: os acidentes de trabalho, j atriburam ao Brasil o vergonhoso ttulo de campeo mundial em acidentes de trabalho na dcada de 1970. Em 2007, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 653 mil acidentes de trabalho, nmero 27,5% maior que em 2006. o que mostra o Anurio Estatstico da Previdncia Social 2007, como demonstrado no quadro 1 abaixo: Quadro 1 Quantidade mensal de acidentes de trabalho, por situao do registro e motivo 2006/2007

Fonte: Anurio Estatstico da Previdncia Social, 2008 1

De acordo com o Anurio de (2008), esse aumento virtual resultado do combate subnotificao do acidente de trabalho, desde a adoo do Nexo Tcnico Epidemiolgico (NTEP) em abril de 2007. Desde ento, o benefcio que antes era registrado como no-acidentrio passou a ser identificado como acidentrio, a partir da correlao entre as causas do afastamento e o setor de atividade do trabalhador contribuinte. Isso contribuiu, na quase totalidade, para que o nmero de acidentes de trabalho registrados em 2007 aumentasse de 512,2 mil para 653 mil. Do total, os acidentes tpicos - decorrentes da atividade profissional representam 80,7% dos acidentes

Disponvel em: < http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 13/08/2008.

15

registrados. Os de trajeto ocorridos entre a residncia e o local de trabalho, e vice-versa respondem por 15,3% e, as doenas do trabalho, por 4%, de acordo com grfico 1 abaixo. Grfico 1 Quantidade de Acidentes de Trabalho

Fonte: Anurio Estatstico da Previdncia Social, 2008 2

Os acidentes de trabalho causam prejuzos a toda sociedade, que paga seus impostos e perde investimentos em sade preventiva, educao, segurana e lazer. Isto tambm quer dizer que o contribuinte acaba arcando com o prejuzo. A empresa que muitas vezes perde mo de obra altamente especializada e v sua imagem como corporao comprometida, constata a queda brusca na produtividade durante o perodo de acomodao e assimilao da ocorrncia, alm de assumir por fora de lei os gastos diretos com hospital, medicamento, apoio psicossocial e, muitas das vezes, com reparao judicial. O governo tambm perde com pagamento de penses e, como conseqncia, v a efetivao de suas polticas frustradas pela alocao de verbas para pagamento de penses e aposentadorias precoces. Contudo, nada se compara aos danos sofridos pelos trabalhadores e por suas famlias na forma de reduo de renda, interrupo do emprego de

Disponvel em: < http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 13/06/2008.

16

familiares, gastos com acomodao no domiclio em outras localidades para tratamento, alm da dor fsica e psicolgica e do estigma do acidentado ou doente. Quantas pessoas morreram, foram mutiladas ou adquiriram doenas ocupacionais durante a construo das pirmides do Egito, da edificao das Muralhas da China, ou mesmo durante a Revoluo Industrial? Qual ser o custo exato da perda de toda tecnologia espacial desperdiada no acidente ocorrido na Base Especial de Alcntara no Maranho que vitimou toda a equipe? Ser que se pode saber, ao certo, quantas vidas foram ceifadas nos programas militares e aeroespaciais em todo o mundo? Qual o impacto financeiro e as implicaes sociais desses acidentes? No Brasil, estatsticas oficiais revelam que durante a construo das grandes obras no perodo do milagre brasileiro, tais como Transamaznica, a Ponte Rio Niteri, Porto do Itaqui, as grandes refinarias de petrleo e, na regio nordeste a implantao do Programa Grande Carajs , muitas vidas foram sacrificadas em prol de um progresso que se esqueceu da realidade de um povo com baixa qualificao educacional o qual foi prejudicado sem saber por qu. Indenizaes foram pagas, as famlias sofreram as perdas e a sociedade pagou a conta por meio de recolhimento de impostos. O processo de desenvolvimento industrial no pas tornou-se notrio a partir da dcada de 30, j as polticas pblicas para preveno de acidentes e melhoria da qualidade de vida ainda engatinhavam, sendo um produto muito mais de idealismo de pequenos grupos de profissionais das reas tcnicas de engenharia, medicina e direito. Hoje raros so os casos de empresas que investem de forma eficiente no meio ambiente, na inovao tecnolgica voltada para a melhoria das condies de trabalho e para a reduo dos acidentes. A construo civil continua sendo uma das categorias econmicas que possui os mais elevados ndices de acidentes de trabalho. Estatsticas oficiais contabilizaram 31.529 ocorrncias em 2006 e esse setor ocupou o quinto lugar no ranking do Ministrio da Previdncia dos setores econmicos com mais acidentes, ficando atrs de alimentao e bebidas (48.424), comrcio varejista (41.419), sade e servios sociais (40.859) e agricultura (34.388). O aumento mdio do nmero de acidentes de trabalho na construo civil, entre 2004 e 2006, ficou pouco abaixo da mdia do crescimento dos postos de trabalho formal no setor. Enquanto a mdia de vagas criadas atingiu 6,7%, a de acidentes dos trs anos foi de 6%. 17

Informaes do Ministrio do Trabalho extradas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) demonstram que o emprego formal na construo civil aumentou 4,6% em 2004, 8,4% em 2005 e 7,3% em 2006. No mesmo perodo, o nmero de acidentes envolvendo trabalhadores do setor foi de 6,2%, 5,8% e 6,2%, respectivamente, expondo a falta de aes preventivas. De acordo com o diretor do Departamento de Poltica de Sade e Segurana Operacional do Ministrio do Trabalho, Remgio Todeschini, o setor est entre os quatro primeiros em taxa de mortalidade e o quinto em numero absoluto de acidentes. Segundo o engenheiro e consultor do Ministrio Pblico do Trabalho (MPT), Srgio Antonio, o elevado nmero de ocorrncias na construo civil decorre principalmente do baixo nvel de escolarizao dos trabalhadores, do desconhecimento por parte dos empregadores das Normas de Segurana do Trabalho e da instabilidade ou transitoriedade empregatcia.
A maior parte dos trabalhadores no tem formao escolar. Humildes, eles aceitam tudo, no tendo conhecimento pleno de sua cidadania como trabalhador, afirma o consultor. Se [os empregadores] colocarem oito toneladas para ele [trabalhador] carregar nas costas durante dois ou trs dias ele aceita, porque precisa do emprego. Ele vai se arrebentar e sequer vai reconhecer os malefcios do trabalho para sua sade. Ele no vai procurar um ambulatrio por causa de um pequeno ferimento ou de um mau jeito no p e isso pode causar um prejuzo mais srio. Numa indstria ou em outra atividade comercial, um trabalhador humilde tambm se submete a longas jornadas, sem recusar qualquer tarefa. S que, neste ambiente, ele vai ter condies de, devagar, perceber que pode evoluir. J na construo, quando o trabalhador comea a tomar essa conscincia, a obra acaba e ele vai para outra onde tem que comear do zero. Antonio afirma que poucos acidentes chegam a ser analisados, conforme exige a lei: Pelas normas, toda vez que ocorre um acidente obrigatria a comunicao ao Ministrio do Trabalho, que deve encaminhar um auditor fiscal do Trabalho para analisar as causas do acidente e propor medidas para que a ocorrncia no se repita. Este procedimento atualmente facilitado de emisso da CAT (Comunicao de Acidente do Trabalho) online. Dos 29.228 mil acidentes ocorridos na construo em 2005 5,8% do total das ocorrncias , somente 265 chegaram a ser analisados, diz Antonio. Em 2006, foram 330 anlises para 31.529 mil registros (6,2% do total). De acordo com o consultor, esse fato ocorre pela reduzido nmero de auditores fiscais do trabalho e pela falta de notificao dos acidentes por parte dos empregadores,

18

considerando que poucos trabalhadores conhecem seus direitos diante da ocorrncia de um acidente do trabalho (SOBRAL, 2008). 3

De acordo com o Jornal O Imparcial do maranho (2008):

Os empregadores tm a obrigao legal de informar o Ministrio, mas no o fazem, s vezes temendo que os auditores descubram outras irregularidades no local do acidente. Sabemos de casos em que o empregador coloca o trabalhador acidentado em um txi e o manda dizer no hospital que foi atropelado, diz Antonio, explicando que o Ministrio do Trabalho s tem conhecimento da ocorrncia muito tempo depois, por meio das Comunicaes de Acidente de Trabalho (CAT) 4 .

Apesar de algumas entidades que tratam de acidentes do trabalho elaborarem estatsticas anuais referentes ao nmero de acidentes por regio e estado, e, sendo o Brasil considerado um dos pases com altos indicadores de acidentes do trabalho, muito pouco vem sendo feito para a eliminao desse problema. Ainda no foram enfrentados, de modo geral, com a seriedade e importncia que o assunto requer. Excetuando-se alguns poucos pases como o Japo (ps anos 60) e Alemanha, que conseguiram desenvolver uma cultura voltada para a preveno, se pode afirmar que o mundo moderno e globalizado uma verdadeira fbrica automatizada de acidentes. Atualizar as leis e normas, buscar mais efetividade na aplicao e fiscalizao da legislao brasileira referente sade e segurana do trabalho, por meio de informaes mais precisas e da utilizao dos amplos recursos tecnolgicos e programas desenvolvidos pelas diversas esferas do governo, necessrio tambm criar uma poltica educacional coerente e voltada para a realidade do Brasil e para a preveno de acidentes desde o incio do ensino regular, at a formao superior, afim de proporcionar um futuro mais digno e seguro para as crianas e para os futuros profissionais, no qual o homem seja senhor do desenvolvimento e no mais mo-de-obra descartvel a servio da produo. Mudanas urgentes no sistema educacional brasileiro que proporcionem o aumento do nvel de escolaridade da populao so fatores preponderantes na mudana do atual cenrio. A

3 4

SOBRAL, Isabel. O Estado de So Paulo. 18/02/2008.

JORNAL IMPARCIAL. Acidentes do Trabalho no Brasil. Agncia Brasil. 05/07/2008.

19

baixa escolaridade dos trabalhadores brasileiros tem reflexos no campo de trabalho, produtividade, no grande nmero de acidentes e demanda uma urgente atualizao em todo o sistema legal que rege a matria. Os acidentes ocorrem quando os trabalhadores desconhecem o risco a que esto expostos ou quando esse risco conhecido mas pela autoconfiana menosprezado, sendo esse o motivo pelo qual trabalhadores com ampla experincia sofrem acidentes em tarefas as quais esto acostumados a realizar. A tabela a seguir demonstra a relao entre a escolaridade e a ocorrncia de surdez profissional no estado de Minas Gerias, segundo pesquisa realiza pela revista CIPA: Tabela 1 ndice de Surdez Profissional em Minas Gerais. ESCOLARIDADE No alfabetizados 1. a 4. srie 5. a 8. srie 2. Grau Superior Tcnico No declarado Total NMERO 3 70 42 7 2 4 2 130 % 2,31 53,84 32,84 5,38 1,54 1,54 1,54 100

Fonte: Caderno de preveno de acidentes no trabalho 5 . Atualmente, para os trabalhadores com baixa escolaridade, o fator preponderante para tornar vivel o empreendimento econmico o saber prtico, baseado nos seus hbitos, sua viso de mundo que geralmente exclui um pensar preventivo. A atual estrutura econmica exclui do cho de fabrica inclusive os trabalhadores com baixa escolaridade. Muitas tm sido as anlises do trabalho por conta prpria demostrando uma tendncia crescente de excluso das relaes trabalhistas marcada pela perda paulatina dos direitos trabalhistas, tais como: frias, dcimo terceiro, seguro-desemprego, fundo de garantia e outros. Considerando que os trabalhadores autnomos sem vnculo empregatcio possivelmente estaro mais expostos aos riscos de acidentes, em face da desobrigao do cumprimento da legislao prevencionista - Portaria
5

Revista CIPA , vol. n. 193, ano XVIII

20

3.214/78, que s prev obrigaes aos trabalhadores regidos pela CLT e algumas situaes de risco grave e eminente. Exemplo a obrigatoriedade de realizao dos exames mdicos admissionais, peridicos, de retorno, mudana de funo e demissionais que todos os trabalhadores das empresas so obrigados a realizar. Esses exames tm a finalidade de garantir que o empregado tenha condies de executar as atividades para o seu cargo, sendo realizado periodicamente conforme o grau de risco das empresas. Entretanto, os trabalhadores avulsos no esto submetidos a essa exigncia legal, o que pode causar srios danos sade. No se pode direcionar a soluo para toda a problemtica que envolve os acidentes de trabalho e suas conseqncias apenas para o enfoque financeiro, pois isso seria um erro, se estaria relevando outros fatores importantes nesse contexto. necessrio que o homem compreenda toda dimenso, possua uma viso holstica das situaes formadora e deformadora das suas condies de trabalho e outros aspectos sociais, o que certamente ir esclarecer seu entendimento sobre a importncia da educao para a formao do trabalho, da sociedade e da famlia. necessrio integrar o pensar pedaggico com o pensar laboral. A viso educacional voltada para a preveno de acidentes a tende alargar o campo de pesquisa, criando metodologias e novas tecnologias destinadas melhoria das condies de trabalho, preservao da sade dos trabalhadores e preservao do meio ambiente. Existe, ainda, o agravamento causado pela filosofia do atual sistema educacional de formao profissional, criado sob gesto do empresariado, que at poucos anos no estava preocupado com as polticas preventivas tampouco com o custo adicional ocasionado pelos acidentes do trabalho e similares, considerando que o mercado era protecionista e esses custos poderiam ser repassados aos consumidos de produtos ou servios, recurso impossvel de ser praticado pela concorrncia com produtos importados que so produzidos com um custo reduzido em face dos avanos tcnicos e humanos. O descaso pela educao, trabalho e preveno ocorre em todos os setores produtivos deste pas, ocasionando enormes prejuzos financeiros, desperdcios na produtividade, aumento de preos nos produtos e servios, dificultando a comercializao o aumentando o custo Brasil e, principalmente, causando traumas irreparveis nos trabalhadores brasileiros e suas famlias. 21

De acordo com dados da Organizao Internacional do Trabalho OIT , o meio rural significativamente mais perigoso para os trabalhadores do que as demais atividades, incluindo as industriais. Estima-se que no mundo inteiro, anualmente, cerca de 170 mil trabalhadores do meio agrcola morram em decorrncia de acidentes laborais e um contingente de milhes de campesinos adoeam pela combinao dos diversos agentes decorrentes do trabalho agrcola. J no aspecto legal, de fundamental importncia a adequao e atualizao das normas regulamentadoras e do sistema de arrecadao de taxas que envolva a condio de risco de todos os estabelecimentos. 1.1 Indicadores de acidentes Em todo caso de afastamento laboral, aps o perodo de 15 dias, o trabalhador segurado acometido de doena ou acidente deve ser encaminhado Previdncia Social, que arcar, aps esse perodo inicial, com os custos dos benefcios previdencirios at o retorno do trabalhador sua atividade ocupacional. Entre os motivos que geram o afastamento (laboral), tem que se considerar como de grande incidncia das DORT doenas orteo-musculares relacionadas ao trabalho, sendo a leso por esforo repetitivo (LER) a principal destas, ocasionada por movimentos repetitivos ao longo do perodo trabalhado e pelo ritmo intenso de atividade, que responsvel por 49% dos casos de afastamento, de acordo com estatsticas oficiais. Durante muito tempo, considerou-se que a relao entre os custos segurados e os no segurados era de 1:4. a Previdncia Social do Brasil arrecada e gasta anualmente cerca de R$ 2,5 bilhes no campo dos acidentes de trabalho e as empresas brasileiras arcam com um custo adicional de R$ 10 bilhes. A precariedade da preveno dos riscos do trabalho, ento, custa a ambas R$ 12,5 bilhes por ano. Para o diretor do Departamento de Poltica da Sade e Segurana Ocupacional do Ministrio da Previdncia, Remigio Todeschini, este fenmeno tem a seguinte justificativa:

22

"No consideramos o crescimento to anormal e intenso assim. Temos que levar em conta tambm o elevado crescimento do nmero de trabalhadores neste perodo" 6 . Nem todos os contribuintes segurados tm direito a esse beneficio. necessrio ter contribudo com a Previdncia por um perodo de 12 meses, sendo que a estimativa do valor do benefcio concedido pela Previdncia Social para os inscritos at o dia 28 de novembro de 1999 medida com base na mdia dos 80% maiores salrios de contribuio at aquele momento, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. J para os inscritos a partir do dia 29 de novembro de 1999, o salrio do benefcio a mdia dos 80% maiores salrios de contribuio de todo o perodo contributivo. Os trabalhadores e os familiares desembolsam uma grande parte dos custos dos acidentes, o que eleva a razo de 1:4 para 1:5 e faz subir o custo para R$ 15 bilhes por ano. As famlias tm o padro de vida reduzido e muitas vezes se tornam rfs, considerando que cerca de 10 trabalhadores em regime de CTL morrem diariamente no pas vtimas de acidentes do trabalho. As empresas, na maioria das vezes, so obrigadas a pagar vultosas indenizaes para os acidentados e suas famlias. Alm disso, os acidentes e doenas profissionais geram custos para o Estado no s em termos de pagamento de benefcios s vtimas, mas tambm de pagamento das despesas de recuperao da sade e reintegrao delas no mercado de trabalho e na sociedade em geral, inclusive o do mercado informal (60% dos brasileiros). Estima-se que isso acarrete um custo adicional de R$ 5 bilhes. Assim, calcula-se que os acidentes do trabalho no Brasil geram uma despesa fenomenal que chega casa dos R$ 20 bilhes por ano. No Brasil, o ndice de doenas ocupacionais subiu de 5,8 mil registros em 1990 para mais de 27 mil em 2005, uma prova de que o pas deixa de investir em reas bsicas para pagar os custos da falta de uma poltica de preveno e educao. Dados do Ministrio da Previdncia mostram que em 1999, a Previdncia Social desembolsou o montante de R$ 5,3 bilhes para arcar com despesas dos benefcios. J em 2007, o valor gasto com o auxlio chegou a R$ 16,1 bilhes, o que representou, por exemplo, 84% de

Disponvel em: < http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 17/06/2008

23

todos os investimentos referentes a execuo de obras e compra de equipamentos realizados pela Unio no ano passado. Num universo de 32 milhes de contribuintes previdencirios, 4,4 milhes (14%) esto nessa condio. A meta baixar a 7%, nvel considerado adequado mundialmente. De acordo com Remigio Todeschini, de cada 100 acidentes de trabalho, 25 trabalhadores se tornam invlidos, situao similar a de uma guerra: Na data de hoje, em todo o pas, 45 trabalhadores diariamente saram de casa e no voltaro mais ao trabalho, tanto por causa de acidentes quanto por motivos de morte 7 . Segundo informaes divulgadas pelo Ministrio da Previdncia Social, os cofres do governo gastam quase R$ 9,8 bilhes ao ano em aposentadorias especiais e custos com acidentes de trabalho. O prejuzo alto, j que esta verba poderia ser destinada a outras reas concernentes melhoria da qualidade de vida da sociedade. Em 2008, cerca de 90 mil pessoas esto afastadas de sua atividade profissional por conta de doenas adquiridas no exerccio de suas atividades laborais. Se a esse nmero forem acrescidos os acidentes com leses, o total de trabalhadores que se afastam por ano chega a 340 mil. Atualmente, so cerca de 1,5 milho de empregados em licena mdica, conforme dados da Previdncia Social. A titulo de ilustrao, j que os acidentes no transito no so o foco de nosso trabalho, durante o feriado de Natal em 2007, a Polcia Rodoviria Federal registrou a morte de 196 pessoas nos 61.000 km de rodovias federais. Clculos baseados em estudos do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) revelam que as 196 mortes provocaram um prejuzo de cerca de 111,1 milhes de reais ao pas. O estudo leva em considerao os custos com bitos, cuidados com feridos e tambm a perda de gerao de riquezas devido s mortes e ao afastamento de pessoas acidentadas. Considerando que, em mdia, no Brasil, morrem todo ano cerca de 35.000 brasileiros, notvel o significativo impacto financeiro no oramento brasileiro.

Disponvel em: < http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 11/02/2008

24

Entidades ligadas Organizao Mundial do Trabalho estimam que as despesas com acidentes de trabalho consumam cerca de 4% da economia mundial, incluindo despesas com sade, previdncia, indenizaes, etc. Em um estudo conduzido pelo Banco Inter-americano de Desenvolvimento para a Amrica Latina, os nmeros mostram que, de 20 a 27 milhes de acidentes de trabalho que ocorrem anualmente na regio, 90 mil so fatais. Ou seja, 250 pessoas morrem por dia e de 40 a 50 acidentes acontecem por minuto nos ambientes de trabalho. Os dados publicados em dezembro de 2006, em um artigo do International Journal of Occupational Health, mostram que, em decorrncia desses nmeros alarmantes, os pases da Amrica Latina e Caribe chegam a gastar em mdia 10% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) com os acidentes provenientes do trabalho. O Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), lanado recentemente pelo Governo Federal, abre perspectivas para um grande estmulo produo, crescimento, aumento do consumo e conseqente melhoria da qualidade de vida de todo o povo brasileiro, uma vez que a populao busca o desenvolvimento social e melhor distribuio de renda. Por outro lado, o esforo para promoo do crescimento econmico, dissociado das polticas educacionais, de preveno de acidentes e de meio ambiente, pode levar a uma maior intensificao dos infortnios no trabalho, negligncia por parte das empresas e acentuao dos riscos, dos acidentes, das doenas e das mortes. Todos os agentes envolvidos devem ter conscincia dessa realidade, pois este ser um primeiro passo. Mas preciso mais do que isso. O governo, sindicatos, empresas e todos os atores sociais devem cumprir o seu papel e, em conjunto com a sociedade em geral, desenvolver polticas que valorizem a vida e a sade dos que trabalham. No pode ser justificado o crescimento econmico de uma nao sem a preservao da vida e a sade dos trabalhadores. 1.2 Causas dos acidentes Vrios so os elementos que contribuem para a ocorrncia de acidentes do trabalho e doenas profissionais: fatores inerentes ao indivduo tais como a baixa escolaridade dos 25

trabalhadores, desqualificao de mode-obra, falta de treinamentos especficos e situaes inerentes ao ambiente de trabalho. Alm disso, deve-se considerar os processos como alto custo dos equipamentos de proteo individual e coletiva, dificuldade em mudanas de layout; equipamentos desgastados e sem manuteno. Resumidamente, pode-se afirmar que os acidentes ocorrem por falta de conhecimento dos riscos existentes no desenvolvimento das atividades laborais e, de outra face, quando o trabalhador j qualificado, ocorre o menosprezo desses perigos, passando-se a acreditar na imunidade aos acidentes. Exemplo prtico o motorista que assume o risco de dirigir acima da velocidade permitida nas vias pblicas por confiar plenamente na sua habilidade de direo do veculo, desconsiderando as condies da via, os outros motoristas ou uma possvel falha mecnica ou eltrica, entre outras variveis. As pessoas aprendem a exercer um ofcio e/ou atividade. Porm muito poucos, durante o perodo de preparao, so orientados adequadamente sobre como se prevenir dos riscos ocupacionais existentes por meio de contedos especficos de segurana do trabalho em sua formao. Pode-se tambm ressaltar que, pela falta de informao da necessidade de utilizao dos equipamentos de proteo, o trabalhador muitas vezes descarta-os por achar que todos esses dispositivos acabam por atrapalhar o desempenho de suas atividades. Segundo a NBR 14280 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT os acidentes so ocasionados pelos seguintes fatores: 1.Fator pessoal de insegurana ou fator pessoal: causa relativa ao comportamento humano, que pode levar ocorrncia do acidente ou prtica do ato inseguro. So exemplos desse fator: Falta de conhecimento; Falta de experincia ou especializao; Fadiga; Alcoolismo e toxicomania.

Para cada uma destas condies que ocasionam insegurana no trabalho, atribudo um cdigo numrico com nove dgitos. 26

2.Ato inseguro: ao ou omisso que, contrariando preceito de segurana, pode causar ou favorecer a ocorrncia de acidente. Ao ato inseguro dada a designao de causa fundamental da grande maioria dos acidentes. Alguns estudiosos atribuem percentual superior a 90% aos fatores ligados falha humana, como exemplo: Usar equipamento de maneira imprpria; Usar material ou equipamento fora de sua finalidade; Sobrecarregar (andaime, veculo, etc.); Trabalhar ou operar velocidade insegura; Correr; Saltar de ponto elevado de veculo ou de plataforma. 3.Condio ambiente de segurana (condio ambiente): a condio do meio que causou o acidente ou contribuiu para a sua ocorrncia. Incluem desde a atmosfera do local de trabalho at as instalaes, equipamentos, substncias e mtodos de trabalho empregados. Na identificao das causas do acidente, importante evitar a aplicao do raciocnio imediato, devendo ser levados em considerao fatores complementares que contriburam para ocorrncia do infortnio. Dessa forma, para avaliar a causa fundamental de um acidente, deve-se sempre perguntar o porqu, ou seja, por que o empregado deixou de usar o Equipamento de Proteo Individual - EPI disponvel? Liderana Inadequada? Engenharia Inadequada? indispensvel tambm a apurao das causas gerenciais, como a falta de controle inexistncia de padres ou procedimentos, etc. So exemplos de condies inseguras: Ventilao inadequada; Empilhamento inadequado; Proteo coletiva inadequada ou inexistente. 27

Sabe-se, atravs de pesquisa do INCA (Insurance Company of North America) realizada em 297 empresas, que existe uma relao crescente entre acidentes com leses graves, leses leves, danos propriedade e incidentes. Com isso pode-se especular que, se no houver nenhum tratamento mais srio no que diz respeito segurana no trabalho, as leses leves de hoje sero as graves de amanh, j que a gravidade das conseqncias de um acidente no meramente uma ocorrncia fortuita ou casual.

Figura 1 Pirmide de conseqncias de acidente

Este modelo piramidal mostra claramente que os acidentes graves no ocorrem ao acaso, pois resultam de uma srie de falhas que so minimizadas pelas empresas por no causarem danos imediatos. Certamente, se todos os incidentes fossem devidamente tratados, os acidentes na ponta da pirmide seriam evitados. Considera-se a seguinte anlise: se uma empresa conseguisse identificar 600 condies de risco que poderiam causar incidentes, seriam evitados 30 acidentes com danos materiais, 10 acidentes leves e um acidente grave que poderia ser, inclusive, fatal. Bastaria que as empresas desenvolvessem polticas para identificar e corrigir condies de risco.

2. ASPECTOS TCNICOS DOS INDICADORES DE SADE E SEGURANA A Norma Brasileira Regulamentadora 14280 estabelecida pela ABNT define a metodologia para os clculos dos indicadores de freqncia e gravidade dos acidentes, bem 28

como, estabelece os conceitos referentes s causas, tipos de acidentes e afastamentos, sendo esse normativo, em conjunto com as Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214/78, utilizado pelo Ministrio da Trabalho para divulgar e estabelecer os critrios de fiscalizao e aplicao da legislao vigente. pela definio de taxa de freqncia e taxa de gravidade que pode-se avaliar se uma empresa implementa uma eficiente poltica voltada para preservao da sade e segurana de seus colaboradores. A taxa de freqncia obtida pela formula TF = NAC X 1.000.000 HHT. TF= Taxa de freqncia NAC = Nmero de acidentes (tanto os com perda de tempo quanto os sem perda de tempo) 1.000.000 representa uma media de horas trabalhadas HHT = Homens Horas Trabalhadas ou horas de exposio ao risco (nmero geralmente fornecido pelo rgo de pessoal) sendo o somatrio de todas as horas trabalhadas, incluindo horas extras. Se uma empresa possui 20 empregados, e cada empregado trabalha 180 horas por ms, o HHT ser calculado da seguinte forma: HHT = 20 x 180 = 3.600. Quando no for possvel determinar a quantidade real de homens horas trabalhadas, a legislao estabelece um padro de 200 horas-ms para cada trabalhador. Este indicador expressa o nmero absoluto de acidentes ms a ms em uma determinada empresa, porm no se pode visualizar unicamente pela taxa de freqncia a gravidade destes acidentes, se apenas um pequeno corte no polegar ou um acidente de grande proporo que causou uma amputao. Para isso, a explicao muito simples.

29

Se uma empresa que possui 20 colaboradores e teve dois acidentes no ms a TF ser assim calculada: Empresa X TF = 2 x 1.000.000 3.600 TF = 55,55 Ou seja, para cada um milho de homens-horas trabalhadas, a empresa teve 55,55 acidentes, se forem duas pequenas leses com um simples atendimento ambulatorial o resultado 55,55 , mas se for uma morte e uma leso incapacitante, o resultado permanece o mesmo. A TF no consegue precisar a gravidade de uma leso. Para que o gestor e a fiscalizao consigam visualizar a gravidade dos acidentes em determinada empresa, a NRB estabeleceu a metodologia para clculo da Taxa de Gravidade, na qual a quantidade de dias considerada para o clculo. A taxa de gravidade obtida pela frmula: TG = NDP+NDD X 1.000.000 HHT. TG= Taxa de gravidade NDP = Nmero de dias perdidos por acidentes NDD = Nmero de dias debitados (somente quanto existe perda de alguma parte do corpo ou incapacidade permanente) 1.000.000 representa uma media de horas trabalhadas adotada pela Norma Brasileira. HHT = Homens-Horas Trabalhadas ou horas de exposio ao risco

30

Este indicador demonstra o nmero de dias perdidos ou debitados ms a ms em uma determinada empresa, e capaz de demonstrar a severidade dos acidentes ocorridos em uma determinada empresa. Antes de exemplificar a frmula para o bom entendimento do tema, necessria a compresso dos seguintes conceitos baseados na NBR 14280: Representa a perda de tempo resultante dos acidentes em nmero de dias, ocorridos em um milho de horas-homens trabalhadas. A gravidade das leses , dessa forma, medida pelos dias de trabalho perdidos pelos trabalhadores, em decorrncia de acidentes. Para facilitar a compreenso destes indicadores, traaremos a seguinte hiptese: A empresa A com 120 colaboradores, apresentou no ms corrente uma Tf = 90 e Tg = 10, j a empresa B obteve uma Tf = 10 e a Tg de 600, considerando estes indicadores podemos fazer a seguinte analise: A empresa A, esta registrando registra acidentes de pouca gravidade, sendo este o motivo da elevada taxa de freqncia, contudo devido ao registro dos pequeno e possvel investigao destes a taxa de gravidade baixa. J a empresa B apresndta uma baixa taxa de frequancia e uma alta taxa de gravidade, significando que os acidentes leves no esto sendo devidamente registrados, somente os acidentes com afastamento so cadastrados. (este exemplo fundamentado na pirmide dos acidentes) Figura 1 pag. 26 Para pleno entendimento desses indicadores, imprescindvel o conhecimento dos seguintes conceitos constantes na NBR 14 280 da ABNT

1. Acidente do Trabalho: ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada ao exerccio do trabalho, que provoca leso pessoal ou que decorre de risco prximo ou remoto dessa leso. Esse conceito pouco difere do conceito legal do acidente do trabalho preconizado na Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991:

31

Art. 19. Acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa, ou, ainda, pelo servio de trabalho de segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou reduo da capacidade para o trabalho, permanente ou temporria. 1

A legislao brasileira tambm considera como acidente do trabalho: a) a doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalhador peculiar a determinada atividade, prevista na relao organizada pelo Ministrio da Previdncia Social; b) a doena do trabalho, definida como aquela desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relaciona diretamente, desde que constante da relao do Anexo II da Instruo Normativa n 16/INSS/PRES, de 27 de maro de 2007. c) em caso excepcional, constatando-se que a doena no prevista no Anexo II resultou de condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve consider-la acidente do trabalho. O acidente inclui tanto ocorrncias em relao a um momento determinado, quanto em ocorrncias ou exposies contnuas ou intermitentes que s podem ser identificadas em termos de perodo de tempo provvel. A leso pessoal inclui tanto leses traumticas e doenas, quanto efeitos prejudiciais mentais, neurolgicos ou sistmicos resultantes de exposies do trabalho. Nos perodos destinados refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas no local de trabalho ou durante o expediente o empregado considerado no exerccio do trabalho. 2. Acidente sem leso: o acidente que no causa leso pessoal. 3. Acidente de trajeto: acidente sofrido pelo empregado no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do empregado.

Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991

32

4. Acidente impessoal: acidente cuja caracterizao independe de existir acidentado, no podendo ser considerado como causador direto da leso pessoal. 5. Acidente pessoal: acidente cuja caracterizao depende de existir acidentado. Essa modalidade de acidente pode ser classificada como: CPT = com perda de tempo: ocorre quando o trabalhador acidentado no retorna s suas atividades at o dia seguinte ao registro do acidente. SPT = sem perda de tempo: quando o trabalhador retorna s suas atividades at o dia seguinte ocorrncia da leso, sendo que o dia do acidente no considerado como perdido. Por exemplo, se um trabalhador sofrer um acidente no incio de suas atividades, for atendido no servio mdico e retornar ao final de seu expediente no mesmo dia, para efeito estatstico, esse incidente no gerou afastamento, pois o dia do acidente no considerado como afastamento. Com relao ao afastamento, estes podem ser classificados como: DP = Dias perdidos: so os dias de afastamento por causa de acidentes, desconsiderando o dia da leso. A perda de tempo constante da tabela representa uma perda econmica tendo por base a vida mdia ativa do trabalhador, estimada em 20 anos ou 6.000 dias.

33

Tabela 2 - Tabela de dias debitados


AVALIAO PERCENTUAL 100 100 100 30 75 60 50 10 5 12 1/2 20 30 20 25 33 1/2 40 75 50 40 6 10 0 10 50

NATUREZA Morte Incapacidade total e permanente Perda da viso de ambos os olhos Perda da viso de um olho Perda do brao acima do cotovelo Perda do brao abaixo do cotovelo Perda da mo Perda do 1. quirodtilo (polegar) Perda de qualquer outro quirodtilo (dedo) Perda de dois outros quirodtilos (dedos) Perda de trs outros quirodtilos (dedos) Perda de quatro outros quirodtilos (dedos) Perda do 1. quirodtilo (polegar) e qualquer outro quirodtilo (dedo) Perda do 1. quirodtilo (polegar) e dois outros quirodtilos (dedos) Perda do 1. quirodtilo (polegar) e trs outros quirodtilos (dedos) Perda do 1. quirodtilo (polegar) e quatro outros quirodtilos (dedos) Perda da perna acima do joelho Perda da perna, no joelho ou abaixo dele Perda do p Perda do 1. pododtilo (dedo grande do p) ou de dois ou mais podtilos (dedos do p) Perda do 1. pododtilo (dedo grande) de ambos os p Perda de qualquer outro podtilo (dedo do p) Perda da audio de um ouvido Perda da audio de ambos os ouvidos

DIAS DEBITADOS 6.000 6.000 6.000 1.800 4.500 3.600 3.000 600 300 750 1.200 1.800 1.200 1.500 2.000 2.400 4.500 3.000 2.400 300 600 0 600 3.000

34

Fonte: Portaria 3.214/78, NR 05 , quadro I.

2.1 Metodologia de avaliao dos custos dos acidentes Segundo o Chefe da Diviso de Segurana do Trabalho da Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho - Fundacentro, Senhor Francesco M. G. A. F. de Cicco, para avaliao do custo dos acidentes do trabalho, em primeiro plano, necessrio controlarem-se as perdas para o cmputo geral dos custos, dentro das organizaes empresariais do pas. Ele faz referncia de que:
Quando temos um acidente do trabalho, uma das primeiras medidas que os profissionais da rea de segurana do trabalho devem adotar realizar uma investigao do acidente e propor medidas para que ele no se repita. Mas, muitas vezes, esquecemos de calcular o custo deste acidente, que muito importante, porque mostraremos para o empregador o custo que foi o acidente e conscientizar ele que prevenir um meio eficiente de aumentar a produtividade e evitar perdas! 2

Seguem abaixo as definies e o levantamento dos custos de acidente mencionado por Cicco

Custos Diretos ou Custos Segurados: so as contribuies mensais pagas pelo empregador Previdncia Social. Custos Indiretos ou Custos no Segurados: total das despesas no cobertas pelo seguro de acidente do trabalho e, em geral, no facilmente computveis, tais como as resultantes da interrupo do trabalho, do afastamento do empregado de sua ocupao habitual, de danos causados a equipamentos e materiais, da perturbao do trabalho normal e de atividades assistncias no seguradas. Levantamento dos Custos Indiretos ou Custos no Segurados: para levantamento do custo no segurado devem ser levados em considerao, entre outros, os seguintes elementos:

Despesas com reparo ou substituio de mquina, equipamento ou material avariado;

Disponvel em: < http://www.fundacentro.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 18/08/2008

35

Despesas com servios assistenciais no segurados; Pagamento de horas extras em decorrncia do acidente; Despesas jurdicas; Complementao salarial ao empregado acidentado; Prejuzo decorrente da queda de produo pela interrupo do funcionamento da mquina ou da operao de que estava incumbido o acidentado, ou da impresso que o acidentado causa aos companheiros de trabalho;

Desperdcio de material ou produo fora de especificao em virtude da emoo causada pelo acidente;

Reduo da produo pela baixa do rendimento do acidentado durante certo tempo aps o regresso ao trabalho;

Horas de trabalho despendidas pelos supervisores e por outras pessoas: - na ajuda ao acidentado; - na investigao das causas do acidente; - em providncias para que o trabalho do acidentado continue a ser executado; - na seleo e preparo de novo empregado; - na assistncia jurdica; - na assistncia mdica para os socorros de urgncia; - no transporte do acidentado.

3. LEGISLAO APLICADA AOS ACIDENTES DE TRABALHO A Legislao brasileira, buscando corrigir uma falha social em face ao crescente processo de industrializao do pas contrapondo-se ao baixo investimento em educao e tecnologias voltadas para preveno de acidentes, tratou de garantir a sade e integridade fsica dos trabalhadores brasileiros, tanto os regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, quanto ao do Regime Jurdico nico, com uma redao que amparou amplamente os trabalhadores, acarretando ao Estado o nus pela falta de preveno nos diversos setores produtivos. 36

Reza o inciso XXVIII do artigo 7. da Constituio Federal de 1988, "verbis":


Art 7. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; 1

No artigo 194 da Lei Maior, tratou o legislador da Seguridade Social, destinada a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Por seu turno, o inciso I do artigo 201, ao tratar da Previdncia Social, preceitua o seguinte, "verbis":
Art. 201. Os planos de previdncia social, mediante contribuio, atendero, nos termos da lei, a: I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte, includos os resultantes de acidentes do trabalho, velhice e recluso; 2

Impende consignar que nem sempre foi obrigao da Previdncia Social a cobertura por acidentes do trabalho. Com a Lei n. 8213 de 25 de julho de 1991, a legislao de acidente do trabalho foi incorporada legislao de benefcios da Previdncia social, no mais existindo um Diploma Legal especfico para tratar do tema em comento. Aps sua publicao, todos os infortnios laborais foram regidos por ela. Segue-se o princpio tempus regit actum. A Lei 6.367, de 1976, somente alcana os fatos ocorridos at 24 de julho de 1991, considerado que a lei no pode retroagir para prejudicar o cidado. O INSS continua sendo o segurador obrigatrio, dando cobertura a todos os infortnios laborais por mera responsabilidade objetiva. O conceito atual de acidente do trabalho ditado pelo artigo 2. da Lei n. 6.367, de 19 de outubro de 1976, que preconiza:

Constituio Federal 1988, inciso XXVIII do artigo 7. Ibidem ou Ibid, p.

37

Acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, ou perda, ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. 3

Integram o conceito de acidente o fato lesivo sade fsica ou mental, o nexo causal entre este e o trabalho e a reduo da capacidade laborativa. A leso caracterizada pelo dano fsico-anatmico ou mesmo psquico. A perturbao funcional implica dano fisiolgico ou psquico nem sempre aparente, relacionada com rgos ou funes especficas. J a doena, caracteriza-se pelo estado mrbido de perturbao da sade fsica ou mental, com sintomas especficos em cada caso.
Art. 19. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. 4

De uma simples anlise dos dispositivos em comento, infere-se que o conceito sempre o mesmo. A diferena que se nota est na abrangncia que a Lei 8.213 deu a uma classe especial de segurados, at ento no tutelados, quais sejam, os referidos no inciso VII, do artigo 11, do sobredito Diploma Legal.
Como empregado: a) aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas; c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior; d) aquele que presta servio no Brasil a misso diplomtica ou a repartio consular de carreira estrangeira e a rgos a elas subordinados, ou a membros
3

Lei n. 6.367, de 19 de outubro de 1976 Lei 8.647, de 1993

38

dessas misses e reparties, excludos o no-brasileiro sem residncia permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislao previdenciria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular; e) o brasileiro civil que trabalha para a Unio, no exterior, em organismos oficiais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo se segurado na forma da legislao vigente do pas do domiclio; f) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional; g) o servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundaes Pblicas Federais.

Para caracterizar um infortnio como acidente do trabalho, necessrio estabelecer um nexo causal entre o trabalho e o efeito desse acidente quando de uma leso incapacitante por perodo de afastamento superior a 15 dias caracterizado com acidente de trabalho este perodo custeado pelo INSS. Inexistindo essa relao de causa-efeito entre o acidente e o trabalho, no se poder falar em acidente do trabalho. Mesmo que haja leso, mas que esta no venha a deixar o segurado incapacitado para o trabalho, no haver direito a qualquer prestao acidentria. O carter protecionista da legislao fica bem ntido quanto ao tratamento e cobertura acidentaria dos acidentes equiparados aos do trabalho, em se tratando de acidente de trajeto, que se refere ao "percurso da residncia para o trabalho ou desta para aquela" ou ainda "no percurso para o local de refeio ou de volta dele, em intervalo de trabalho" 5 . A Lei clara ao dizer que h uma ligao direta entre causa e efeito. Essa condio tratada como acidente do trabalho, mesmo que a instituio empregadora no tenha condies tcnicas de intervir nas condies de segurana no percurso da casa do trabalhador para seu local de trabalho e ao retorno de sua residncia. O acidente de trabalho tambm se caracteriza quando o trabalhador vem a ser atropelado ou assaltado no trajeto, mas se h um desentendimento com alguma pessoa por divergncias pessoais e o trabalhador sofre leses corporais por isso, no se caracterizar acidente de trajeto, sendo assim no estar amparado pela lei acidentria. Outro aspecto a ser observado

Lei 8.647, de 1993

39

refere-se ao fato do trabalhador se desviar do trajeto, ou seja, alterar o percurso que caracteriza o trajeto para o trabalho; nesse caso ele receber apenas benefcios de ordem previdenciria. So caracterizados acidentes de trabalho indiretos por equiparao aqueles em que um terceiro ou companheiro de trabalho pratica atos por dolo ou culpa envolvendo disputa no servio, ou quando acontece um desabamento, incndio, inundao, etc. O inciso II, do art. 21 da Lei 8.213/91 dispe sobre os casos de causalidade indireta ou por equiparao, ou por acidentes de trabalhos imprprios. Todo trabalhador segurado tem por fora de lei o amparo legal quando suas condies fsicas e mentais o impedem de exercer suas atividades, garantindo o recebimento de vencimento mnimo estipulado conforme a contribuio previdenciria. No caso do fato gerador da incapacidade ser considerando acidente do trabalho, o tratamento diferenciado, principalmente pelos trabalhadores regidos pela CLT. O Estado praticamente bancava a falta de uma poltica voltada para a preveno que tem como resultado um nmero assustador de acidentados. Os benefcios previdencirios decorrentes de acidentes de trabalho e de atividades insalubres representaram custo de R$ 10,7 bilhes para a Previdncia Social, em 2007. Foram R$ 5.075 bilhes em pagamento de auxlios por doena, por acidente e suplementar e tambm com aposentadorias por acidentes e doenas ocupacionais. Outros R$ 5,7 bilhes foram pagos em aposentadorias especiais, concedidas pela exposio do trabalhador a riscos, conforme informa o diretor de Sade e Segurana Ocupacional do Ministrio da Previdncia Social, Remgio Todeschini. No ano anterior, essas despesas totalizaram R$ 9.941 bilhes. Recentemente, o governo passou a buscar responsabilidade e compartilhar o nus dos acidentes por meio das procuradorias federais e do INSS, que esto promovendo uma srie de ofensivas contra empresas com alto ndice de acidentes de trabalho. Como um primeiro passo, aqueles rgos acabaram de ajuizar aes que totalizam R$ 16 milhes. O objetivo cobrar de empresas o valor gasto pelo INSS em indenizaes aos cidados que sofreram acidentes de trabalho pela falta de atendimento legislao prevencionista. Por enquanto, essas aes esto sendo ajuizadas em Manaus (AM), Vitria (ES), Londrina (PR), So Jos do Rio Preto (SP), Marlia (SP), Salvador (BA) e Santa Maria (RS), mas a idia 40

estender essa reverso a empresas de todo o pas. Para isso, os rgos j passaram a analisar os casos de indenizaes pagas pelo INSS por acidente de trabalho nos ltimos cinco anos, priorizando os que causaram morte e indenizao vitalcia, situaes que provocam significativa repercusso social e financeira. As procuradorias federais e o INSS tambm pretendem estimular, com a ao, uma maior adoo de medidas preventivas contra acidentes por parte das empresas. Isso porque, alm dos gastos, o Brasil, que j foi o campeo mundial de acidente do trabalho, atualmente o quarto colocado no ranking mundial em acidentes de trabalho com morte, segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), e o 15. em nmero geral de acidentes de trabalho no mundo. Para as prximas aes, as Procuradorias e o INSS esto criando um comit executivo e um ncleo de estudos voltados para a identificao, tabulao de dados e elaborao de estudos com relao aos focos de acidente de trabalho. Alm disso, existem ainda outras medidas que esto sendo tomadas entre os Ministrios da Previdncia e do Trabalho para formalizar o compartilhamento de dados e de documentos com relao a acidentes de trabalho, o que poder servir de prova para que a Procuradoria e o INSS ajuzem novas aes judiciais contra empresas. A prtica de cobrar indenizaes de acidentes de trabalho das empresas regulamentada pela Lei n 8.213/91. O artigo 120 da norma estabelece que "nos casos de negligncia quanto s normas, padro de segurana e higiene do trabalho indicados para a proteo individual e coletiva, a Previdncia Social propor ao regressiva contra os responsveis". 6 A nova Lei, n11.430/2006 que altera o regulamento da Previdncia Social, em vigor h mais de um ano, j demonstrou maior rigor contra acidentes de trabalho. A partir de ento, o empregado no precisa mais provar a relao entre a doena e as condies de trabalho. Basta que ele apresente um atestado mdico ao INSS que analisar se a atividade do empregado est relacionada com a doena para conceder o benefcio.

Disponvel em: < http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp.> Acesso em: 11/07/2008

41

Com o laudo, a empresa ter que pagar o Fundo de Garantia do empregado enquanto ele estiver afastado, mesmo que no seja responsvel pela doena. Alm disso, com o novo Decreto n. 6.042 de 2007, que regulamenta a nova lei, as empresas que tm um alto ndice de acidentes de trabalho sero penalizadas com um acrscimo de alquota do Seguro de Acidente de Trabalho -SAT.

4. RESPONSABILIDADE PELA PREVENO

O costume popular diz que todos somos responsveis pela segurana, certamente onde todos so responsveis as definies concretas so mais difceis de serem atribudas e cobradas. No mbito governamental, vrios rgos possuem atribuies bem definidas no campo da preveno de acidentes. 4.1 Ministrio de Trabalho e Emprego O mais conhecido o Ministrio do Trabalho e Emprego, que por meio da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho SSST atua em nvel federal e, em nvel regional, por meio das Delegacias Regionais do Trabalho DRT, presentes em todas as capitais brasileiras. Cada DRT possui um setor especfico de sade e segurana do trabalho, composto por engenheiros de segurana, mdicos de trabalho e tcnicos de segurana, de acordo com a Norma regulamentadora N. 02 (disposies gerais) da Portaria 3.214/78, compete a SSMT e s DRT respectivamente as seguintes atribuies:
1.3. A Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho SSST o rgo de mbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurana e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho em todo o territrio nacional. 1.3.1. Compete, ainda, Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho - SSST conhecer, em ltima instncia, dos recursos voluntrios ou de ofcio, das

42

decises proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho, em matria de segurana e sade no trabalho. 1.4. A Delegacia Regional do Trabalho - DRT, nos limites de sua jurisdio, o rgo regional competente para executar as atividades relacionadas com a segurana e medicina do trabalho, inclusive a Campanha Nacional de Preveno dos Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho. 1 1.4.1. Compete, ainda, Delegacia Regional do Trabalho - DRT ou Delegacia do Trabalho Martimo - DTM, nos limites de sua jurisdio: a) adotar medidas necessrias fiel observncia dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho; b) impor as penalidades cabveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho; c) embargar obra, interditar estabelecimento, setor de servio, canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, mquinas e equipamentos; d) notificar as empresas, estipulando prazos, para eliminao e/ou neutralizao de insalubridade; e) atender requisies judiciais para realizao de percias sobre segurana e medicina do trabalho nas localidades onde no houver mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho registrado no Mte. 1.5. Podem ser delegadas a outros rgos federais, estaduais e municipais, mediante convnio autorizado pelo Ministro do Trabalho, atribuies de fiscalizao e/ou orientao s empresas, quanto ao cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho.

As Delegacias Regionais do Trabalho - DRT

tm, em seus quadros profissionais

especializados nas reas de sade e segurana. Suas atividades de fiscalizao, as quais esto respaldadas e amparadas em legislao especfica (CLT), tendo ainda a atribuio de aplicao de sanes que vo desde o embargo ou interdio at expedio de termos de notificao e multas. Contudo seu efetivo ainda incipiente para cobrir de forma eficaz todas as empresas nos diversos municpios do Brasil. Outra condio que limita suas aes justamente o respaldo legal que determina na Norma Regulamatadora N. estabelece: 01 (Disposies Gerais) da Portaria 3.214/, que

Portaria 3.214/78,Normal Regulamentadora 1

43

1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas segurana e medicina do trabalho, so de observncia obrigatria pelas empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. (1) 1.1.1.1.1. As disposies contidas nas Normas Regulamentadoras - NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos, s entidades ou empresas que lhes tomem o servio e aos sindicatos representativos das respectivas categorias profissionais. 2

Fica claro que as empresas e instituies sem trabalhadores regidos pela Cconsolidao das Leis do Trabalho - CLT esto fora do alcance. Atualmente esto em vigor 33 Normas Regulamentadoras e 05 Normas voltadas para o meio rural estabelecidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, so elas: Norma Regulamentadora N. 1 - Disposies Gerais Norma Regulamentadora N. 2 - Inspeo Prvia Norma Regulamentadora N. 3 - Embargo ou Interdio Norma Regulamentadora N. 4 - Servios Especializados em Eng. de Segurana e em Medicina do Trabalho Norma Regulamentadora N. 5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes Norma Regulamentadora N. 6 - Equipamentos de Proteo Individual - EPI Norma Regulamentadora N. 7 - Programas de Controle Mdico de Sade Ocupacional Norma Regulamentadora N. 8 - Edificaes Norma Regulamentadora N. 9 - Programas de Preveno de Riscos Ambientais

Portaria 3.214/78,Normal Regulamentadora 1

44

Norma Regulamentadora N. 10 - Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade

Norma Regulamentadora N. 11 Manuseio de Materiais

- Transporte, Movimentao, Armazenagem e

Norma Regulamentadora N. 12 - Mquinas e Equipamentos Norma Regulamentadora N. 13 - Caldeiras e Vasos de Presso Norma Regulamentadora N. 14 - Fornos Norma Regulamentadora N. 15 - Atividades e Operaes Insalubres Norma Regulamentadora N. 16 - Atividades e Operaes Perigosas Norma Regulamentadora N. 17 - Ergonomia Norma Regulamentadora N. 18 Indstria da Construo Condies e Meio Ambiente de Trabalho na

Norma Regulamentadora N. 19 Explosivos Norma Regulamentadora N. 20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis Norma Regulamentadora N. 21 - Trabalho a Cu Aberto Norma Regulamentadora N. 22 - Segurana e Sade Ocupacional na Minerao Norma Regulamentadora N. 23 - Proteo Contra Incndios Norma Regulamentadora N. 24 - Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho

Norma Regulamentadora N. 25 - Resduos Industriais Norma Regulamentadora N. 26 - Sinalizao de Segurana 45

Norma Regulamentadora N. 27 - Registro Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho no MTE

Norma Regulamentadora N. 28 - Fiscalizao e Penalidades Norma Regulamentadora N. 29 - Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Porturio

Norma Regulamentadora N. 30 - Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio

Norma Regulamentadora N. 31 - Norma Regulamentadora de Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura

Norma Regulamentadora N. 32 Estabelecimentos de Sade

Segurana e Sade no Trabalho em

Norma Regulamentadora N. 33 - Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados

Normas Regulamentadoras Rurais N. 1 - Disposies Gerais Normas Regulamentadoras Rurais N. 2 - Servio Especializado em Preveno de Acidentes do Trabalho Rural - SEPATR

Normas Regulamentadoras Rurais N. 3 Acidentes do Trabalho Rural - CIPATR

- Comisso Interna de Preveno de

Normas Regulamentadoras Rurais N. 4 - Equipamento de Proteo Individual - EPI Normas Regulamentadoras Rurais N. 5 - Produtos Qumicos Observa-se que quase todas as situaes que expem os trabalhadores a condies de

risco esto contempladas nessas Normas Regulamentadoras - NR, porm a efetiva fiscalizao de todas elas com seus respectivos anexos muito difcil. Assim, para maior eficcia dos trabalhos 46

de fiscalizao, , em situao de normalidade, cobrado das empresas o atendimento das normas que mais contribuem para as boas prticas voltadas para sade e segurana. Geralmente a NR 01, 07 , 09, 18, no seu escopo identificam, qualificam ou quantificam os riscos e propem a doao de medidas de controle para atenuao, reduo ou eliminao desses riscos. 4.2 Ministrio da Sade O Ministrio da Sade, por meio da Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa e nos estados com as Vigilncias Sanitria, tambm possui papel preponderante na fiscalizao da segurana sanitria, sade e segurana dos trabalhadores dos estabelecimentos cujos produtos e servios possam oferecer algum tipo de risco, tanto para os consumidores quando aos profissionais responsveis pelos esses produtos. As Vigilncias Sanitrias estaduais, passam por reformas, baseadas em pactuao para a diviso de responsabilidades e atendimento de metas, ficando as vigilncia municipais

responsveis pela fiscalizao de algumas atividades, as vigilncias estaduais com atividades de maior complexidade e a ANVISA atua como um rgo gestor competente para gerar polticas e diretrizes referentes a boas prticas sanitrias. Os estados tm competncia para definir em leis orgnicas as diretrizes de funcionamento de cada vigilncia, no sendo permitindo contrariar as normas estabelecidas pela Anvisa. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria teve suas competncias estabelecidas por lei em 1999. Para responder s necessidades crescentes em virtude da ampliao de produtos e servios oferecidos populao com os avanos tecnolgicos, em 1998 uma lei alterou dispositivos do Cdigo Penal para incluir a falsificao de produtos de interesse da sade na classificao de delitos hediondos. Outra lei, do mesmo ano, regulamentou o aumento nos valores de multas e introduziu novas penalidades, como a interveno no estabelecimento que recebesse recursos pblicos. Inicialmente, as aes de vigilncia sanitria tinham como objetivo o controle sanitrio do ambiente, dos alimentos, do exerccio da medicina e farmcia e, gradativamente, de numerosos produtos, tecnologias e servios envolvidos no contexto sade-doena-cuidadoqualidade de vida. A partir dos anos 60, as autoridades sanitrias passaram a focalizar a segurana alimentar, entendida como a aquisio de alimentos de boa qualidade, livre de 47

contaminantes de natureza qumica, biolgica, fsica ou de quaisquer substncias que causem danos sade. Todos os estabelecimentos que forneam produtos e servios e que possam colocar em risco a segurana sanitria da populao so objeto de fiscalizao e controle das vigilncias sanitrias, que, aps um minuciosa inspeo das instalaes e estas apresentarem em situaod e conformidade emitem um alvar de funcionamento, autorizando o estabelecimento a realizar suas atividades de forma legal. Entre outros, so estabelecimentos passveis de fiscalizao: Estabelecimentos voltados para a sade (hospitais, clnicas, consultrios, laboratrios e outros); Farmcias e drogarias; Restaurantes, lanchonetes; Indstrias de bebidas (refrigerantes, bebidas alcolicas, gua mineral, sucos e outros); Indstrias de fabricao de medicamentos; Lavanderias; Sales de beleza; Indstrias de produo de alimentos.

Esses estabelecimentos so classificados conforme o grau de complexidade de suas atividades. A vigilncia sanitria no est limitada ao tipo de contrato dos trabalhadores. Tanto os regidos pela CTL quanto aos regidos pela Lei 8.112 esto inseridos no campo de atuao deste rgo. Outro marco de fundamental importncia para a melhoria dos servios prestados, so as 48

parcerias realizadas entre as Secretarias Estaduais de Sade e o Ministrio Pblico Estadual, fortalecendo os procedimentos de preveno e correo de no conformidades. 4.3 Ministrio da Previdncia Social Compete Previdncia Social arcar com os custos referentes aos benefcios previdencirios decorrentes dos acidentes do trabalho. Um exemplo o auxlio-doena concedido ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fica impedido de trabalhar em funo de doena, por mais de 15 dias consecutivos, atestado pela percia mdica do INSS. Os trabalhadores segurados que possuem carteira assinada recebem diretamente do empregador inclusive domstico os valores referentes aos primeiros 15 dias. Previdncia Social cabe o pagamento a partir do 16. dia de afastamento. o perito mdico quem determina o tempo em que o trabalhador ficar afastado recebendo o benefcio. Aps o 16. dia de afastamento, o nus desses acidentes passa para os contribuintes, atravs da Previdncia Social que utiliza os recursos provenientes das contribuies dos trabalhadores e das empresas . de fundamental importncia ressaltar que o contribuinte individual, entre eles, o empresrio, o profissional liberal, os que trabalham por conta prpria, entre outros (facultativo, especial e avulsos), recebe da Previdncia o perodo integral do afastamento, a partir da data do requerimento. Para ter direito ao benefcio preciso o segurado ter contribudo para a Previdncia Social por, no mnimo, 12 meses. Com isso, ele se mantm na qualidade de segurado e que varia de acordo com o nmero de contribuies previdencirias pagas anteriormente, conforme determina a Lei n. 8.213/91. Quando o trabalhador fica 12 ou 24 meses sem contribuir para a Previdncia, quando faz uso do seguro desemprego, perde a qualidade de segurado. Para retornar condio de segurado, e as contribuies feitas anteriormente voltam para a base de clculo, sendo que o contribuinte deve pagar pelo menos quatro parcelas que, somadas ao que se pagou antes, totalizem no mnimo 12. Dessa forma, ele recupera a qualidade de segurado. Existem algumas excees para a concesso dos benefcios previdencirios provenientes da ocorrncia de doenas. Nesses casos, no exigido esse prazo, mas apenas a inscrio na Previdncia Social. Entre as doenas, comprovadas em laudo mdico, esto: tuberculose ativa, 49

hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante (doena inflamatria das articulaes da coluna, quadris e ombros), nefropatia grave, doena de Paget (ostete deformante) em estgio avanado, sndrome da deficincia imunolgica adquirida (Aids) e hepatopatia grave. Outra exceo a contaminao por radiao ionizante que deve ser comprovada por medicina especializada. O auxlio-doena previdencirio s deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando se transforma em aposentadoria por invalidez, que tambm patrocinada pelos cofres do governo atravs da Previdncia. Para fazer jus ao recebimento do beneficio, o seguro deve se submeter a uma percia mdica que pode mant-lo ou no com o benefcio. Durante este perodo de reabilitao o segurado continua recebendo o benefcio. Quando o segurado se filiar Previdncia, acometido de doena ou leso que gerem o beneficio, ele no ter direito sua concesso. No entanto, quando h agravamento da enfermidade provocado pelo trabalho, o INSS considera que o fato pode gerar direito ao adicional. O trabalhador empregado, o avulso e o segurado especial que receberam auxliodoena previdencirio, devido a um acidente qualquer com seqelas irreversveis e reduo permanente da capacidade de trabalho , tm direito a uma indenizao chamada auxlioacidente. Toda indenizao ou beneficio previdencirio decorrente de exposio a agentes agressivos e reduo da capacidade laborativa somente paga pela Previdncia Social depois de comprovada a incapacidade reduzida em avaliao pericial. Outra fonte de gastos que levou Previdncia condio de deficitria justamente a concesso de aposentadorias especiais por exposio aos agentes fsicos, qumicos ou biolgicos de acordo com as diretrizes da NR 15 da Portaria 3.214/78. Essas aposentadorias precoces se do com 15, 20 ou 25 anos de contribuio independente da idade do segurado que durante o seu perodo laboral executou atividades em reas que expunham sua sade aos agentes agressivos. Existia at meados de 1987 a concesso de aposentadoria especial para determinadas categorias como engenheiro eletricista, engenheiro mecnico, ascensorista de elevador, motorista de 50

veculos pesados e muitas outras, a qual foi eliminada atravs de normatizao interna do INSS, sendo garantida a contagem do tempo at a entrada da legislao que aboliu esse beneficio. No pequeno o nmero de trabalhadores que aos 42 anos de idade adquiriram o beneficio de aposentadoria especial. Bastava a empresa declarar, atravs de documentos especficos do INSS (como SB 40, Dirben, Dirben 803-0 e atualmente o PPP Perfil Profissiogrfico Previdencirio) que o segurado durante a sua vida laboral esteve exposto aos agentes agressivos elencados na NR 15 da Portaria 3.214/78. Atravs de sucessivas instrues internas, a Previdncia Social vem tentando disciplinar de forma mais eficiente a concesso de beneficio, tornando-a mais justa e direcionando-a para quem realmente tem direito. Para reduzir o nmero de brasileiros que buscam a concesso de aposentadoria especial, a Previdncia Social instituiu a cobrana de um percentual que o ndice do Guia de

Recolhimento do FGTS e de Informaes Previdncia Social - GFIP para as empresas que declarem no Perfil Profissioagrfico Previdencirio PPP a exposio permanente de trabalhadores condio insalubre sem a proteo eficiente. Doravante as empresas passaro a contribuir para a Previdncia para as futuras aposentadorias, ou seja, se a empresa no consegue controlar os agentes ambientais em suas instalaes, nada mais justo que tambm contribua para a antecipao no tempo de aposentadoria. Assim, o valor que era de 1 a 3 % sobre o Seguro Acidente do Trabalho, que incide sobre a folha de pagamento, com a nova Instruo pode chegar at 12 %, situao que faz as empresas terem mais cautela ao alegar a exposio de seus empregados. Em suma, compete ao Instituto Nacional de Seguro Social INSS fiscalizar a legislao previdenciria e, conforme o caso, efetuar o pagamento dos benefcios sociais devidos aos trabalhadores ou aos seus familiares. Alm disso, deve acionar judicialmente o empregador que propiciar a ocorrncia do infortnio laboral atravs de uma ao regressiva, como bem determina o art. 120 da Lei 8.213/91.

51

4.4 Sindicatos Os sindicatos e categoria detm papel de extremada importncia na matria prevencionista, celebrando parceria com as Delegacias Regional do Trabalho, enquanto responsveis pelos seus afiliados e com livre acesso aos estabelecimentos patronais, devem assim procurar avanar na luta por melhores condies de trabalho, no apenas por melhoria salarial, mas, sobretudo, em relao s condies de segurana, sade do trabalho e meio ambiente, devem ainda e mantendo programas de preveno de acidentes com a participao dos trabalhadores, alertando para os principais riscos a que esto expostos; preparar-se tcnica e politicamente para exigir correo dos riscos nas empresas; fiscalizando a plena efetividade da implantao das normas e acordos que visem melhorias no campo da preveno, estimulando ainda a criao de comisses de segurana e sade nos locais de trabalho e em suas

dependncias; exigir e participar de programas oficiais e alternativos de fiscalizao em segurana e medicina do trabalho; manter programas educacionais, disseminando a idia de que, para os trabalhadores, melhor do que receber uma adicional de insalubridade de valor minsculo executar suas atividades em um ambiente seguro e saudvel. 4.5 Ministrio Pblico O papel do Ministrio Pblico Estadual na preveno de acidentes e garantia da sade e segurana dos trabalhadores, se reveste de vital relevncia, considerando que a sua atuao se d em vrias situaes: Nas aes acidentarias, cujo sujeito passivo o INSS, o Ministrio Pblico Estadual MPE se manifesta suprindo a fragilidade processual do acidentado atuando como custus legis Alm dessas atribuies, o MPE atua na seara extrajudicial promovendo eventos, articulando reunies com os rgos interligados matria, objetivando sempre a propagao dos direitos do cidado no tocante preveno de acidentes do trabalho. Torna-se imperativo que o Ministrio Pblico Estadual fortalea seus quadros para a ampliao de aes de responsabilidade criminal em decorrncia de acidentes de trabalho quando assim for requisitado, alm de manter programas educacionais.

52

Na esfera criminal, tambm significativa a participao do MPE em razo de ser ele detentor do monoplio da ao penal pblica, o que ocorre na possibilidade do empregador vir a ser responsabilizado criminalmente pela ocorrncia de acidente do trabalho, o que, certamente, funcionaria como um motivo a mais para for-lo a cumprir as normas relacionadas preveno de acidentes. A preveno de acidentes do trabalho e o grau de risco a que os trabalhadores esto submetidos so questes interligadas diminuio dos ndices crescentes de infortnios, tanto na reparao de danos, na reabilitao dos empregados e na sistemtica adotada pelas empresas. Percebe-se que a responsabilidade do empregador quanto indenizao por responsabilidade civil, nos casos de culpa, pode ser transferida para o segurador privado, que encontra-se amparado pelo inciso XXVIII, do artigo 70, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que dispe:
Art. 70 - So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXVIII - seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. 3

Para Humberto Theodoro Jnior: "A doutrina considera que o princpio de uma reparao tarifada no pode, logicamente, conduzir permisso de que algum que cause voluntariamente um dano fsico a outrem possa escapar s conseqncias civis e penais de seu ato." 4 Atualmente as empresas recolhem dos cofres da Previdncia Social um percentual sobre a folha de pagamento de trs alquotas de contribuio ao seguro de acidente de trabalho, de 1%, de 2% e de 3%. A diferenciao de percentual aplicada de acordo com o grau de risco do ramo de atividade, cabendo aos setores com maior incidncia de doenas e acidentes uma contribuio maior.
3

Constituio da Repblica Federativa do Brasil, inciso XXVIII, do artigo 70 Disponvel em: < http://www.htj.com.br./indexpricipal.php> Acesso em: 20/07/2008

53

5. PROPOSTAS PARA UM NOVO MUNDO DO TRABALHO Segundo Saviani, as teorias educacionais so classificadas em dois grupos: No crticas e Crticas. As no crticas, diante do atual sistema scio-econmico no so questionadas em face da sociedade ser estruturada de forma harmoniosa, o segundo grupo, as crticas, consideram sociedade essencialmente faccionada em classes sociais, onde quem detm o poder econmico detm tambm o aparelho ideolgico escolar. Na viso de Libneo a classificao das tendncias pedaggicas mudam de nomenclatura dividindo-se nos grupos: liberal e progressista, onde a pedagogia liberal corresponde as Nocrticas definidas por Saviani e a Progressista corresponde as teorias Crticas. neste contexto pedaggico que buscar-se- evidenciar a partir de uma tica crtica da sociedade a necessidade de uma viso educacional prevencionista, direcionada preparao do trabalhador em todos os nveis educacionais, que lhe proporcione uma perspectiva crtica de anlise contextual e onde todo o processo de produo seja conhecido, analisado, avaliado e conseqentemente

melhorando a qualidade dos produtos e servios e principalmente a qualidade de vida do trabalhador brasileiro. Atualmente, grande nfase dada educao no Brasil, no sentido da melhoria da qualidade do ensino nacional e da formao dos estudantes. Este repentino despertar para a qualidade da educao fruto do atual processo de globalizao que, cada vez mais, exige um nvel de ensino adequado operacionalizao das tecnologias importadas e desenvolvidas nos centros de excelncias, com o principal objetivo de aumentar a produtividade com constantes redues de custos. Contudo, sem a base educacional, estas tarefas sero impossveis de serem atendidas, fator que gerou toda uma mobilizao nacional em prol da educao de qualidade. Afinal que qualidade educacional se est buscando? Aquela que atenda aos anseios da Sociedade Globalizada, que exige que os homens precisem de menos tcnicas e mais conhecimentos amplos, nos diversos setores que rodeiam sua atividade profissional. Como atender a esta problemtica, diante de uma lacuna criada inclusive pela baixa qualificao oferecida pela mo de obra disponvel no mercado, at ento necessitada de tcnicos, que operassem mquinas e que independentes de raciocinar, atendiam s necessidades do Mercado Capitalista. Ao reportar-se as Leis Educacionais do Brasil, pode-se observar que ela sempre 54

esteve a servio das necessidades da classe dominante e da mo de obra que gerasse operacionalizao e eficcia. A criao das escolas profissionalizantes, em diversas modalidades, que ofereciam profissionais de menor custo e em menor tempo ao mercado de trabalho, foi uma destas estratgias; no podendo deixar de citar as licenciaturas curtas, curtas em tudo, em pesquisa, em contedo, em proposta futura de insero dentro da sociedade capitalista, que emergia um progresso, usando do trabalhador de menor renda, a utopia de uma especializao e ingresso no mercado de trabalho em menor tempo. Diante de tais aspectos, v-se um pas rico em analfabetos; pessoas letradas, que conseguem simplesmente decodificar smbolos, mas com grande dificuldade de discernir o real significado de pargrafos inteiros de ideologias; ou pior, analfabetos em todos os aspectos, pessoas, que infelizmente no conseguem ver a importncia de sua atuao como profissional de qualquer rea, e ainda no compreendem a razo da utilizao de materiais que poderiam diminuir os excessos que lhes so atribudos em suas jornadas de trabalho dirio. Com o aumento considervel no nmero de registros de acidentes de 2007 para 2008, na ordem de 150%, possivel demonstrar que a realidade brasileira esta muito distante da

verdadeira situao das polticas de preveno de acidentes. O governo agora passa a ter dados e fatos para adotar medidas verdadeiramente preventivas. A partir da publicao do Decreto n. 6.042/07, a adoo do nexo causal para definio de acidente passou a ser feita com base em levantamento da prpria Previdncia Social que interliga doenas e problemas fsicos com determinadas funes de trabalho, o chamado Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP). A partir de janeiro de 2009 passar a vigorar uma outra mudana implantada pelo Ministrio da Previdncia. O Fator Acidentrio de Preveno (FAP), considerado um medidor de desempenho de segurana da empresa, passar a levar em conta o histrico de acidentes de trabalho em um perodo retroativo de 60 meses. Com o FAP referente aos percentuais de acidente, e o NTEP, associado ao risco a que as empresas expem seus funcionrios, as alquotas de Contribuio Previdenciria relacionadas ao risco ambiental do trabalho podero aumentar ou diminuir. Anteriormente, as alquotas ficavam 55

entre 1% e 3%, conforme o nvel de risco associado a cada atividade, o qual definido pelo CNAE Classificao Nacional de Atividade Empresarial , que consta no carto do CNPJ de cada estabelecimento. Com essa medida, passa a haver distino entre as empresas que realmente fazem investimento em preveno de acidentes e as que apresentam indicadores desfavorveis e elevados ndices de acidentes. Anteriormente, o percentual era descontado em virtude do grau de risco que a empresa apresentava em seu cadastro do CNPJ. Exemplo disso eram as mineradoras que possuam a mesma graduao de risco conforme a sua atividade e tinham o mesmo desconto para o Seguro Acidente do Trabalho SAT. No importava se uma mineradora A apresentava grandes investimentos em sade e segurana e baixos indicadores de freqncia e gravidade de acidentes era debitado, para a Previdncia, o mesmo percentual que uma mineradora B, com a mesma atividade e que apresentava altos indicadores de acidentes. Em funo dessa iniciativa, as empresas certamente comearam a pensar em sade e segurana como um verdadeiro investimento capaz de aumentar a lucratividade e reduzir custos fixos. Por outro lado, uma evidncia do baixo investimento em preveno de acidentes nas empresas brasileiras o reduzido nmero de empresas que possuem certificao internacional OHSAS 18001. OHSAS 18001 uma srie de avaliaes de sade e segurana ocupacional projetada para ajudar as organizaes a formularem polticas e metas de sade e segurana ocupacional. A srie inclui a norma 18001 e diretrizes para a implementao da OHSAS 18001. A norma se aplica a qualquer organizao que queira adotar uma abordagem pr-ativa para a gesto dos riscos sade e segurana ocupacional. 5.1 No Campo da Educao Pelo exposto nesta abordagem, fica clara a afirmao de que para mudar a atual situao brasileira no que diz respeito segurana do trabalho e sade ocupacional, reduzindo os gastos pblicos e alocando verbas para reas de preveno e melhoria na qualidade de vida da populao, torna-se urgente a adoo de um complexo conjunto de medidas multilaterais, que, se corretamente acionado, pode resultar a curto, mdio e longo prazo, em benefcios para toda a 56

coletividade. O pilar educacional certamente o foco bsico para o incio das mudanas desse quadro. Preveno de acidentes, antes de ser uma imposio unilateral de alguns profissionais especialistas e habilitados na rea trabalhista e de algumas poucas empresas que mantm polticas eficientes voltadas para preveno de acidentes e conservao da sade. A matria em questo deve ser uma aspirao de toda a sociedade. O grande desafio do governo e da sociedade privada o de desenvolver em toda populao uma conscincia prevencionsta antes das aes em prol da preveno de acidentes serem um ato punitivo isolado baseado nas rgidas Normas Regulamentadoras que essas aes transformem-se num ato educativo e num desejo comum pela conscientizao popular em todos os nveis educacionais, contemplando as reais e recprocas vantagens advindas da implantao eficiente, flexvel e atual de um modelo educacional capaz de atender s necessidades de todos que de alguma forma iro desenvolver atividades produtivas e ficar exposto aos riscos oriundos dessas atividades. Esse modelo deve ser apresentado sem paternalismo, sem demagogia e sem preconceitos de funes, pois todas as atividades, por mais simples que paream, podem causar acidentes ou doenas profissionais Conforme descrito anteriormente, a educao e o trabalho so os fundamentos bsicos para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e para a condio de sobrevivncia das indstrias brasileiras. Contudo, cabe ao sistema educacional possibilitar a formao de profissionais capacitados a operacionalizar modernos sistemas informatizados, com uma nova e atual viso holstica de mundo, em que a fora de trabalho no pode ser desperdiada, muito menos por acidentes oriundos do prprio ofcio por falta de informao ou formao e outros tipos de acidentes ocasionados pela carncia de conhecimento, ou experincia. Compete tambm ao sistema educacional, sob esta tica, preparar profissionais que compreendam a importncia da proteo de sua sade. Confrontando todo esse iderio pedaggico com a realidade atual, em um mundo competitivo e globalizado, chega-se facilmente concluso de que a primeira providncia para uma longa srie de atitudes que devem ser tomadas a curto, mdio e longo prazo, com o objetivo de reduzir os altos ndices de acidentes e doenas ocupacionais, a incluso de disciplinas 57

voltadas para a preveno de acidentes em todas as sries objetivando a formao de um amplo sistema pedaggico amparado por conhecimentos institucionalizados de segurana e medicina do trabalho de forma a contemplar todas as sries do ensino fundamental, tcnico e superior. Disciplinas e carga horria capazes de dotar os alunos de conhecimentos especficos nas seguintes disciplinas: Higiene do trabalho; Primeiros socorros; Segurana do trabalho, propriamente dita, com o mais amplo sentido de preveno, com nfase seria dada aos aspectos da ergonomia para as primeiras sries. Todo esse sistema funcionar visando o alcance de todas as sries e todos os cursos de formao. Contudo, enfatiza-se tambm a formao dos professores e das pessoas que tm responsabilidade direta sobre as crianas, observando-se que de fundamental importncia que os conceitos bsicos de preveno de acidentes no lar sejam amplamente difundidos nas escolas, associaes e nos mais diversos segmentos da comunidade, uma vez que o acidente do trabalho em sua definio legal causa em mdia 4.000 bitos, e a situao mais alarmante divulgada pela pesquisa da CNBB, demonstrando que os acidentes no lar levam a bito cerca de 100.000 crianas por ano no Brasil e a grande maioria ocorre tambm por falta de conhecimento dos riscos existentes nos locais de lazer e dos procedimentos seguros em caso de acidentes. 5.1.1 Ensino Regular na Pr-Escola Utilizando-se o ldico seriam demonstrados os riscos de algumas atividades rotineiras na vida das crianas, tais como: demonstrar que subir escada correndo uma atividade de risco, ou, mesmo, que deixar brinquedos espalhados pode causar quedas, e as conseqncias destas podem causar vrios tipos de leses. Por isso, como medida preventiva, as crianas devem aprender a respeito de que locais em ambientes organizados contribuem tambm para sua segurana e de seus familiares. Na rea de medicina, junto disciplina de cincias, as crianas aprenderiam noes de como tratar uma queimadura simples ou mesmo um pequeno ferimento em algumas partes do 58

corpo; tambm seriam informadas, medida que fossem tendo capacidade, dos telefones de emergncia e dos casos em que esses nmeros seriam acionados. Outro exemplo prtico so os riscos de acidentes na cozinha que seriam evitados, j que a criana seria orientada da importncia de evitar contato com o fogo e do risco do manuseio de vrios produtos qumicos existentes tais como sabo, lcool, soda custica. No tocante ergonomia, justamente nessa fase que a criana experimenta diversas sensaes pela primeira vez, trabalha com formatos, cores e a utilidade dos elementos e comea a adquirir hbitos de postura e comportamento. Por isso, ensinar a maneira correta de transportar carga, como seu material escolar, sentar para estudar, correr, subir e outras atividades realizadas de forma correta no dia-a-dia evitar que sofra danos futuros em seu aparelho locomotor. O principal objetivo dessa disciplina iniciar a criao de uma mentalidade de causa e efeito dos seus atos sobre seu prprio organismo. Vrias empresas so obrigadas, pela atual legislao, a realizar a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho. Certamente, com a adoo de disciplinas como essa, vrias empresas iram desenvolver temas voltadas para as crianas, com montagem de estandes, visitas a setores de empresas e outras atividades prticas. 5.1.2 No Ensino Fundamental Essas disciplinas continuariam voltadas para a higiene, medicina e segurana. Em higiene ocupacional, seria demonstrada a presena dos agentes ambientais como: calor, radiaes, rudo, poeiras, gases, nvoas e outros. Alm disso, seria mostrado como eles esto presentes no meio ambiente, no dia-a-dia e os efeitos do contato desses agentes acima dos limites de tolerncia humana. Em medicina, seriam aprofundados os conhecimentos sobre primeiros socorros, como realizar um torniquete usando cintos ou cordas, procedimentos de imobilizao com pedaos de madeira, como limpar uma leso e outras atividades. Nessa etapa, certamente, as crianas iriam identificar algumas situaes de risco existentes em seus locais de vivncia e, conseqentemente, despertariam nos pais ou responsveis 59

um interesse em corrigir algumas situaes, colaborando j para a reduo de acidentes tanto no trabalho quando no lar. Em segurana do trabalho, seria iniciada a parte de exposio dos conceitos bsicos: definies de risco, perigo, identificao das situaes de perigo com eletricidade, risco de afogamento e preveno de acidentes no lar, alm de classes sobre incndio e utilizao dos extintores de incndio. 5.1.3 No Ensino Mdio Em higiene, seriam demonstrados os meios de propagao dos agentes ambientais agressivos, medidas de controle e tcnicas de proteo e as principais doenas ocasionadas por esses agentes. Em medicina, as tcnicas de primeiros socorros seriam aperfeioadas com treinamentos tericos e prticos de massagem cardaca e respirao artificial, transporte de acidentados e procedimentos para intoxicao e envenenamento, entre outros. A segurana do trabalho seria voltada para a orientao dos riscos nas diversas atividades laborais. Nessa etapa, profissionais de diversas reas fariam exposies de suas atividades e dos riscos inerentes s mesmas. No terceiro grau e cursos tcnicos, essas disciplinas estariam direcionadas para os riscos e perigos inerentes a cada atividade. Noes de trnsito seriam incorporadas na disciplina de segurana em todos os nveis de ensino e se adotariam as determinaes no novo Cdigo de Trnsito Brasileiro Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, vigente desde janeiro de 1998. O ensino de Segurana do Trabalho teria carter obrigatrio e constituiria disciplina dos horrios normais em todas as escolas de ensino fundamental, tcnico e superior, tanto nas pblicas quanto nas particulares existentes no pas. As diretrizes da disciplina teriam aprovao da Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho. 60

5.2 No Campo Legislativo Acredita-se que a flexibilizao e possvel privatizao do Seguro Acidente do Trabalho (SAT) e seria uma medida saneadora e moralizadora na aplicao dos recursos pblicos. O SAT tem sua base constitucional construda no inciso XXVIII, do artigo 7., I do artigo 195 e inciso I do artigo 201, todos da Carta de 1988, garantindo ao empregado um seguro contra acidente do trabalho s expensas do empregador mediante pagamento de um adicional sobre folha de

salrios, com administrao atribuda Previdncia Social. A base infra-constitucional da exao a Lei, da seguridade social 8.212/91, que primordialmente define as alquotas do SAT, de acordo com uma pr-determinada graduao de riscos. Tanto a Lei 8.212/91 como a Medida Provisria - MP delegam ao ato normativo infralegal (regulamento) a definio de dados necessrios configurao da hiptese de incidncia da contribuio social. A Lei 8.212/91 determinou o recolhimento com base em alquotas fixadas em razo do grau de risco da atividade preponderante do contribuinte. De 1%, para risco leve, de 2%, para risco mdio, e de 3% de risco grave. No entanto, no definiu o que seria risco leve, mdio ou grave. Com o advento da CF/88, desapareceram as dvidas que existiam acerca da natureza tributria das contribuies. E nem poderia ser de outra maneira, diante do que dispe o artigo 149, da Carta Magna de 1988:
Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, observado o disposto nos artigos 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no artigo 195, 6 relativamente contribuies a que alude o dispositivo. 5

Portanto, as contribuies so, sem sombra de dvida, tributos, uma vez que devem obedecer ao regime jurdico tributrio. A flexibilizao das alquotas das empresas para o Seguro Acidente de Trabalho uma das propostas da 3 Conferncia Nacional de Sade do Trabalhador que j esto vigorando no pas. A idia reduzir o nmero de acidentes de trabalho, mais de 490 mil por ano, segundo a Previdncia Social. No ano de 2007, o Ministrio da Previdncia Social publicou decreto
5

Constituio da Republica Federativa do Brasil

61

estabelecendo novas alquotas para a contribuio das empresas fazem para cobrir os custos da Previdncia com os acidentes de trabalho, o Seguro Acidente de Trabalho (SAT), que varia de 1% a 3% da folha salarial. Pelo decreto, as empresas que registram menos acidentes de trabalho tambm pagam alquota menor do SAT. A partir do decreto, passaram a pagar 1% as empresas com menos acidentes de trabalho e 3% as com maior incidncia de acidentes e doenas provocadas pela ocupao profissional. 5.3 rea de Fiscalizao e Tecnologia De fundamental importncia o real levantamento do nmero de acidentes, suas causas, seus custos e a integrao de todas as instituies que diretamente possuem atribuies legais na preveno de acidentes e sade do trabalhador. Por meio de uma base de dados, todas as instituies, Ministrio Pblico, Vigilncia Sanitria, DRT, hospitais, empresas, sindicatos e outros cadastrariam as informaes mnimas referentes s condies de sade e segurana dos estabelecimentos fiscalizados e de acidentes, estes migrariam para o setor especifico do Ministrio do Trabalho para aps uma anlise, adotaria as aes necessrias para reduo e/ou eliminao da situao de risco. Vrios esforos vm sendo envidados no sentido de desenvolver metodologias unificadoras de coleta e sistematizao das informaes relativas s doenas e acidentes do trabalho, visando uma futura integrao das diferentes bases de dados, a fim de favorecer novas possibilidades no campo da cognio e nas formas de disseminao dessas informaes. Atualmente a base de informao 6 mais confivel proveniente da anlise das CAT Comunicao de Acidente do Trabalho, comumente utilizada para os trabalhadores regidos pela CLT. O 18. Congresso Mundial sobre Segurana e Sade no Trabalho, promovido pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT), realizado entre 27 de junho e 4 de julho em Seul, aprovou declarao recomendando aos governos a adoo de polticas para criar uma cultura de preveno de acidentes e doenas do trabalho. Nesse encontro, os participantes consideraram de fundamental importncia para a melhoria das condies de sade e segurana e reduo dos
6

62

indicadores de acidentes do trabalho e doenas profissionais, solicitando que os pases ratifiquem a Conveno 187 da OIT e apliquem todos os dispositivos do organismo internacional para melhorar os ambientes de trabalho. O Brasil foi representado, nesse evento, pelo diretor do Departamento de Polticas de Sade e Segurana Ocupacional do Ministrio da Previdncia Social, Remgio Todeschini, que enfatizou:
Os termos da declarao do 18 Congresso mostram que o governo brasileiro est no caminho certo ao tomar diversas iniciativas para reduzir os acidentes e melhorar as condies de trabalho no pas. 7

O diretor lembrou de que ser publicada, nos prximos dias, uma portaria com a composio da comisso tripartite encarregada de propor medidas para aperfeioar as condies de trabalho. Todeschini explicou, durante o congresso, a estratgia brasileira para reduzir a subnotificao de acidentes e de doenas do trabalho, com a adoo, desde abril do ano passado, do Nexo Tcnico Epidemiolgico (NTEP) e a introduo de alquotas especficas por empresa para a contribuio ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT). O NTEP permite ao mdico perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificar, a partir de anlise cientfica, se determinada doena decorre da atividade profissional do trabalhador. Antes, o registro dependia de comunicao da empresa. O conhecimento da realidade fundamental para a definio de polticas pblicas eficazes na reduo dos acidentes e doenas do trabalho. Outra medida importante a implantao do Fator Acidentrio de Preveno (FAP), que vai resultar na cobrana de alquotas de contribuio ao SAT diferenciadas por empresa. As empresas que apresentarem menores taxas de acidentes tero reduo em suas alquotas. Aquelas com maior incidncia iro pagar mais. O Congresso tambm fez recomendaes s empresas, que devem tratar a preveno como parte integrante de suas atividades. Estes novos procedimentos buscam contribuir para ambientes seguros de trabalho. As medidas de preveno dos riscos industriais podem envolver cinco nveis de atuao:
7

Disponvel em: < http://www.fundacentro.gov.br.> Acesso em: 10/08/2008

63

1. Os nveis do indivduo/trabalhador; 2. Do posto de trabalho; 3. Do setor de trabalho; 4. Da fbrica como um todo; 5. Do meio ambiente em geral. Em todos esses nveis, manifestam-se fatores de ordem tecnolgica e organizacional. Qualquer uma das alteraes que interfira na poltica de segurana das empresas requerer um novo modelo de gerenciamento, principalmente, uma nova base de dados e novos critrios de tomada de deciso.

A recomendao principal diz respeito a um maior investimento e incentivo a programas de gerncia de riscos e normalizao por parte do Governo. A falta de um modelo prevencionista aliado ao descumprimento das normas existentes sobressalta o duplo aspecto que reduz o crescimento do pas: um elevado gasto em benefcios decorrentes de acidentes de trabalho por parte do governo e perda da produtividade por parte das empresas devido aos custos de acidentes.

O objetivo do trabalho foi analisar as polticas e a legislao voltadas para preveno de acidentes de trabalho, propondo aes na rea educacional e legal para melhorar a efetividade de polticas prevencionistas capazes de reduzir a mdio e longo prazo os gastos com acidentes e doenas ocupacionais. Buscou-se demonstrar o real impacto dos acidentes do trabalho e infortnios similares sobre o oramento brasileiro, analisando a cadeia envolvida nos acidentes, suas conseqncias para toda a sociedade e propondo aes corretivas no campo da educao e na rea poltica.

64

A incluso de uma disciplina voltada para a preveno de acidentes em todas as etapas do ensino regular reduziria gradativamente os ndices de acidentes do trabalho, liberando o Governo para alocar verbas em reas estratgicas para o desenvolvimento do pas. Outro fator de fundamental importncia para a prtica prevencionista seria a adequao da legislao brasileira em relao aos trabalhadores regidos pela CTL, estatutrios e autnomos. Deveria haver diferena de alquotas no recolhimento dos impostos entre as empresas que possuem polticas e aes concretas em preveno de acidentes e apresentam baixos ndices de acidentes e as empresas que nada investem nessa rea, possuindo altos ndices de acidentes. O acidente do trabalho e doenas ocupacionais ocorrem pelo exerccio da funo do trabalhador em seu local de trabalho, provocando leso fsica ou psicolgica ou a perda temporria ou permanente da capacidade de trabalho, levando at morte, dependendo da sua gravidade. Os acidentes ocorrem na maioria das vezes de forma imprevisvel embora perceba-se antecipadamente pelas condies de trabalho, os riscos a que os empregados esto expostos. De acordo com a Agncia Brasil os acidentes de trabalho geram um prejuzo financeiro significativo para o Brasil. Por ano, o pas gasta R$ 32 bilhes (ou 4% do Produto Interno Bruto) com despesas relacionadas a acidentes de trabalho, alm do sofrimento e custos sociais incalculveis. Durante a exposio ficou evidente a grandiosidade de recursos pblicos utilizados para a correo ps-acidentes do trabalho, envolvendo toda a sociedade, recursos estes que poderiam ser investidos em preveno e qualidade de vida para toda a populao, evidenciado que o fator educacional aliado reviso da legislao podem efetivamente corrigir o problema, destinando essas importantes somas de recursos pblicos para projetos e programas que verdadeiramente melhorem as condies de vida de toda a populao.

65

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14280: assunto: Investigao de acidentes do trabalho. BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurdica. Florianpolis: Fundao Boitex, 2003, 2. Edio. BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivncia na selva acadmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. BRASIL. Normas Regulamentadoras. Portaria 3.214/78. Disponvel em:

www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/default.asp. Acesso em: 10 jan. 2008. BRASIL. Estatstica dos acidentes. Disponvel em:

http://www.cpsol.com.br/website/index.asp?endereco_site=www.cpsol.com.br&par=&email=&g clID=#Scene_1-. Acesso em: 02 fev. 2008. BRASIL. Lei no 6514/77, Art. 157. Consolidao das Leis do Trabalho, CLT. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Port. MTE 3214/78, NR-15. Insalubres". BRASIL. Port. SSST n.o 24/94, NR-7. "Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO". BRASIL. Lei n.o 6514/77, Art. 162, Seo III. Consolidao das Leis do Trabalho, CLT. "Dos rgos de Segurana e Medicina do Trabalho nas Empresas". BRASIL. Lei n. 6514/77, Seo XV. Art. 200, Incisos VI, VII E VIII. Consolidao das Leis de Trabalho, CLT. "Das Outras Medidas Especiais de Proteo". BRASIL, Port. SSST n.o 25/94, NR-9. "Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA". 66 "Atividades e Operaes

BRASIL. Seo III, Art. 162. Consolidao das Leis do Trabalho CLT."Dos rgos de Segurana e Medicina do Trabalho nas Empresas". BRASIL. Art. 200, Seo XV, Incisos VI, VII e VIII. Consolidao das Leis do Trabalho, CLT. "Das Outras Medidas Especiais de Proteo". BRASIL. Anurio Estatstico da Previdncia Social. 2008. Disponvel em:

http://www.previdenciasocial.gov.br/aeps2007/16_01_03.asp. Acesso em: 13 out. 2008. BUONO NETO, Antnio. Percia e processo trabalhista. Curitiba: Gnesis, 1995. EBY, Frederick. Histria da Educao Moderna. Porto Alegre: Editora Globo, 1978, 5 edio. FANTAZZINI, M. L. Reduo Acstica de Protetores Auriculares. Revista Gerncia de Riscos, So Paulo, volume 2n. 12, ano IV, 2 trimestre, 1989. FRIGOTTO, Gaudncio (org.). Educao e crise do trabalho: perspectivas de final de scul o. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. FUNDACENTRO. Norma para avaliao da Exposio Ocupacional. Bras. Sade Ocupacional, So Paulo, volume 2n. 58, pagina 20 a 34, jan/fev/mar. 1986. MACEDO, Ricardo. Manual de Higiene do trabalho na Indstria de Lisboa. Fundao Caloutre Gulbenkain, 1988. NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. So Paulo: Brasiliense, 1994, 37. edio. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. So Paulo: Cortez Editora, 1984. TUFFI, Messias Saliba. Higiene do trabalho e P.P.R.A. So Paulo: LTR, 1997. VENNCIO FILHO, Alberto. A Interveno do Estado no Domnio Econmico. Rio de Janeiro: FGV, 1967. Acidente do Trabalho. Jornal da Prevenode Acidentes, So Paulo, n 90 a 188. Revista CIPA Ano XIX N 218 67

You might also like