You are on page 1of 5

22

EDUCAO E SEXUALIDADE

EXISTE DIFERENA ENTRE SEXO E SEXUALIDADE? Seo 2

seo.

P
sexo

ara aprofundar a reflexo sobre educao e sexualidade,

vamos procurar entender um pouco melhor a diferena entre sexo e sexualidade. Este o objetivo desta

Para comeo de conversa, qual realmente o significado das palavras sexo e sexualidade? Cada um de ns certamente tem um conceito sobre elas. Registre, a seguir, como Voc as conceitua hoje:

sexualidade

Vamos refletir um pouco sobre esses conceitos. No senso comum, sexo tem sido conhecido como sinnimo de rgos genitais, ou da relao sexual, ou, ainda, de toda a sexualidade humana. Sexo , basicamente, a caracterizao biolgica, hereditria, que diferencia fisicamente o homem e a mulher. E a sexualidade, o que , afinal? Sexualidade um termo que surgiu no sculo XIX, ampliando o conceito de sexo, incorporando a reflexo e o discurso sobre o seu sentido e a sua intencionalidade. A sexualidade sempre construda e definida socialmente sobre o sexo primordial. nos diz Nunes (1987, p.127). entendida, atualmente, como uma fundamental dimenso humana, como a prpria vida, englobando sentimentos, relacionamentos, sensualidade, prazer, erotismo, direitos, deveres, sexo, enfim o ser humano em sua plenitude, em sua totalidade. Observe como essa questo bem colocada na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), segundo a qual

POR QUE AINDA FICAMOS INIBIDOS DIANTE DO TEMA SEXUALIDADE?

23

a sexualidade no se reduz unio dos rgos genitais e tampouco pode ser confundida com o ato sexual reprodutivo, pois este tanto pode estar inserido num relacionamento afetivo quanto indiferente a qualquer ligao amorosa. Ou seja, uma unio genital pode acontecer por atrao, desejo, prazer, como pode ser uma manifestao de poder, violncia-prazer e opresso de uma ou mais pessoas sobre outrem. A atividade sexual genital, reprodutiva ou no, caracterizao biolgica do ser humano enquanto espcie animal. J a sexualidade se constitui numa elaborao histrica e cultural, que se explica e se compreende no contexto e nas relaes nas quais se produz. (p.17).

C A P T U L O I

Voc percebeu que, sejam quais forem os conceitos que cada pessoa tem de sexualidade e de sexo, eles tero reflexos imediatos em qualquer tipo de educao sexual? Trata-se da educao sexual vivenciada na famlia e na escola, enfim em todo o processo de relaes entre os seres humanos, portanto todo processo de educao sexual sempre est fundamentado em uma viso de mundo que inclui um conceito de sexualidade e de sexo. Esses conceitos tambm so produtos de uma construo sciohistrica determinada e determinante, pois nessa caminhada como seres histricos no mundo que apreendemos atribuies e significados para as nossas crenas, vivncias, prticas e experincias sexuais. A sexualidade uma dimenso exclusiva do ser humano. Nenhum outro ser vivo, alm de ns, capaz de dar sentidos, para alm do biolgico, questo da sexualidade. Somente ns que podemos estabelecer valores afetivos, morais e ticos sexualidade, significando e re-significando sentidos, estabelecendo normas e regulamentos, limites e possibilidades para os relacionamentos e vivncias dessa rica dimenso. Lembre-se de que cada povo, em cada tempo e lugar, cria e recria, busca
formas de viver e expressar a sexualidade. Hoje, o que em nossa cultura parece bvio, acabado e definitivo, continua em movimento. Amanh, essas certezas tero novas conotaes, assim acontece em outras culturas e num mesmo perodo histrico, porque tudo est em constante transformao. (Proposta Curricular SC, p.17).

Educao a Distncia

24

EDUCAO E SEXUALIDADE

Vimos, portanto, que a vida, e nela a nossa inseparvel sexualidade, um processo constante de seres humanos que se educam nas relaes sociais. Como ser que estamos vivenciando a questo da sexualidade na nossa vida, de uma maneira geral, e mais especificamente no nosso cotidiano escolar? Ser que estamos vivendo com sade sexual em nossas casas e em nossas escolas? Convidamos Voc a ler, agora, a definio de sexualidade registrada pela Organizao Mundial de Sade 3 em 1975 (apud BLESSA et al, sd.):
A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. uma necessidade bsica e um aspecto do ser humano que no pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade no sinnimo de coito e no se limita a presena ou no do orgasmo. Sexualidade muito mais do que isso. energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e so tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aes e integraes e portanto, a sade fsica e mental. Se sade um direito humano fundamental, a sade sexual tambm deveria ser considerada como direito humano bsico. A sade mental a integrao dos aspectos sociais, somticos4, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicao com outras pessoas e o amor.

Organizao Mundial da Sade OMS: para saber mais sobre ela acesse ao site http:/www.who.int/homepage/

Somtico diz respeito ao corpo

O que Voc acha de colocar uma cpia dessa definio em um mural em seu local de trabalho para provocar o debate sobre essa questo? Vamos tentar?

POR QUE AINDA FICAMOS INIBIDOS DIANTE DO TEMA SEXUALIDADE?

25

VOC EST ACOMPANHANDO TUDO AT AQUI? VAMOS CONFERIR?

Atividade 1: Sexualidade x Sexo

Marque com um V a assero verdadeira e com um F a assero falsa. 1.( ) Sexualidade no s sexo, processo que se desenvolve histrico-culturalmente ao longo de toda a vida, marcado pela cultura e pelos sentimentos, emoes, afetos em cada ser humano. 2.( ) Sexo a caracterizao biolgica hereditria do ser humano. 3.( ) Sexualidade uma dimenso humana composta pela caracterizao biolgica que cada um traz ao nascer, pelos seus rgos genitais e pelas relaes sexuais que estabelece ao longo da vida. 4.( ) Sexo um dos aspectos da rica dimenso humana chamada sexualidade.

C A P T U L O I

Comentrio Se Voc marcou Verdadeira para as questes 1 , 2 e 4, e Falsa para a 3, entendeu muito bem a diferena fundamental entre sexo e sexualidade. Se suas opes divergem desse critrio, retome o texto para rever a conceituao.

Educao a Distncia

26

EDUCAO E SEXUALIDADE

Atividade 2: Vises de sexualidade e prtica pedaggica.

Registre alguns dos reflexos das duas vises de mundo anteriores (aquela representada pelas afirmaes 1, 2 e 4 e a representada pela afirmao 3) na sua prtica pedaggica.

You might also like