You are on page 1of 1

COMIT DA BACIA DO RIO MACA - DESAFIOS PARA UMA GESTO PARTICIPATIVA DA SOCIEDADE LOCAL

Ricardo Castro N. de Oliveira1 ; Rosiany Possati Campos2; Carlos Castro3; Jos Paulo S. Azevedo 4
e-mail: 1 - dradge@poli.ufrj.br; 2 - rosiany.campos@poli.ufrj.br; 3 - carcastro@globo.com; 4 - zepaulo@coc.ufrj.br
RESUMO

Em 1997, atravs da Lei no 9.433/97 foi instituda a Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Essa lei trouxe instrumentos importantes para um modelo de gesto participativa e preservao dos recursos hdricos, atravs da possibilidade da instituio dos Comits de Bacia de rios federais e estaduais. Embora a promulgao tenha representado um enorme avano, as esperanas depositadas numa atuao coordenada dos atores envolvidos com a preservao, e os diversos usos dos recursos hdricos nas bacias, no se concretizou. Poucos comits e agncias esto efetivamente implantados e os procedimentos continuam guiados pelas entidades pblicas em seus diferentes nveis. Pouco se avanou, efetivamente, na preservao dos recursos hdricos, e grande parte desse avano deu-se em cima de demandas de entidades de controle, como o Ministrio Pblico Estadual e Federal. O rio um recurso vital. A sua preservao, ou contaminao, fator determinante para a viabilidade da produo agropecuria, assim como, da sustentabilidade dos aglomerados urbanos. Apesar disso, os rios continuam sendo degradados. Mesmo nos locais onde foi possvel a estruturao dos comits gestores de bacia, e suas agncias, este panorama pouco mudou. A proposta desse trabalho discutir uma maior participao dos atores locais, em especial os ribeirinhos. A expectativa que atravs de um processo educativo e multiplicador, se transforme a sociedade passiva em uma defensora do meio ambiente e dos seus direitos constitucionais. preciso que se pense no Comit como uma teia em que os fios sejam fortes, igualitrios e interligados. Os comits no devem ser arremedo das entidades pblicas, nem dominadas por estas. Precisam ser desburocratizados, dinmicos, transformadores, fornecedores de informaes e participativos, inclusive atravs da web teia mundial de comunicao. Palavras Chave Gesto de Bacias Hidrogrficas, Participao Social e Popular, Preservao de Recursos Hdricos, Educao Ambiental 1 - INTRODUO 1.1 - A sade da bacia hidrogrfica como conceito principal
Desde os tempos coloniais nossos rios aparecem representados com destaque, conforme pode se visualizar nas figuras 1 e 2. Com o crescimento vertiginoso da populao, crescimento incontrolvel de cidades, avano das fronteiras agrcolas,etc.,introduziu-se profundas alteraes na geomorfologia e uso do solo das bacias hidrogrficas.

1.2 O desenvolvimento sustentvel como instrumento de preservao da bacia hidrogrfica Em 1987, o Relatrio de Brundtland apontou que as origens e as causas da poluio so difusas, complexas e inter relacionadas, e que os problemas de poluio, antes localizados, agora se apresentam em escala regional ou mesmo global A definio de Desenvolvimento Sustentvel, segundo o Relatrio: o desenvolvimento que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades. A Agenda 21, documento de referncia mundial, fruto da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1992 no Rio de Janeiro, uma agenda de compromissos e aes para alcanar o Desenvolvimento Sustentvel Global. O captulo 18 trata da proteo da qualidade e do abastecimento dos recursos hdricos e da aplicao de critrios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hdricos. Apesar desses compromissos, pouco se produz para a defesa dos recursos hdricos e a insero efetiva da sociedade na observao e entendimento da sua importncia. 2 O RIO MACA E A SITUAO ATUAL 2.1 - Caracterizao da bacia do Rio Maca
Embora tenha uma grande rea preservada a bacia hidrogrfica encontra-se num processo de degradao , principalmente, nas sub-bacias do Baixo Rio Maca e do Rio So Pedro. Observa-se um crescente lanamento de esgotos no rio So Pedro nos Distritos de Frade, Glicrio, Trapiche e Crrego do Ouro, provocado pela expanso urbana desordenada, alm de ocupaes irregulares da Faixa Marginal de Proteo.

3 A EDUCAO AMBIENTAL E PARTICIPAO DA SOCIEDADE LOCAL COMO AGENTES DA TRANSFORMAO


Trabalho desenvolvido pela ONG Educa Mata Atlntica, na bacia do Rio Paraba do Sul j demonstrou a grande oportunidade de transformao atravs da aplicao de ferramental educacional. Pode-se agregar ao trabalho uma mobilizao comunitria que envolveu famlias carentes, estudantes, professores, soldados do Exrcito Brasileiro e profissionais de reas ligadas ao meio ambiente. Esse modelo, aliado aes articuladas de entidades pblicas, como um projeto Water Front Restoration, com algumas similaridades ao existente Projeto Orla, e ainda interligado a programas do governo como o Escolas Sustentveis, deve ser inserido nas prioridades de gesto da bacia.

A extino de inmeros brejos diminuiu, os grandes focos da malria.(...) A diminuio dos anophelinos foi extraordinria. Regies, onde os transeuntes eram fortemente atacados, so, no momento, atravessadas sem perigo. (GES,1939).

4 CONCLUSO A bacia do rio Maca vem sofrendo transformaes desde a poca do Imprio. Na dcada de 70, o DNOS promoveu obras no baixo curso dos rios Maca e So Pedro visando o aproveitamento de reas, antes brejosas, para a agropecuria. Essas modificaes, associadas s mudanas implementadas na foz do rio Maca, modificaram o regime do rio e da sua foz, inclusive quanto ao aporte de sedimentos e penetrao da lngua salina. A antropizao aumentou com a instalao da indstria petrolfera no fim da dcada de 70, que provocou um elevado fluxo migratrio para a regio e ocupao de reas remanescentes de manguezais e de amortecimento de enchentes pela populao urbana e indstrias. Entende-se que fundamental o uso de ferramentas que provoquem aes participativas da sociedade nos destinos da bacia hidrogrfica e na sua preservao como, por exemplo:
Fomento implementao Implantao de um Projeto Water Front Restoration com metodologia semelhante, e articulado com o Projeto Orla Costeira; Aes comunitrias em trabalhos de recuperao de matas de APP, semelhante ao desenvolvido pela Educa Mata Atlntica no Rio Paraba do Sul; Participao de ONGs com experincia em trabalhos educacionais, de forma a propiciar a difuso de conhecimentos ambientais, da importncia da preservao e do uso consciente das guas e a formao de agentes multiplicadores; Fortalecimento do conceito de bacia hidrogrfica nas escolas, promovendo palestras com a participao de pesquisadores e ambientalistas e buscando difundir na bacia o Escolas Sustentveis; Fortalecimento dos laos do Comit com os proprietrios rurais, de modo a agilizar a demarcao e preservao das reas de APP.

No Rio de Janeiro, maro de 2013, o historiador Donald Worster ministrou palestra com o tema Da era da abundncia a era da vulnerabilidade na qual ele alertava sobre o esgotamento dos recursos naturais, recomendando a utilizao do conhecimento cientfico e tecnolgico como ferramentas de construo de um novo tipo de cultura compatvel com o meio ambiente.

You might also like