You are on page 1of 6

Doenas infecto-contagiosas

Herpes Genital uma doena sexualmente transmissvel causada pelo vrus herpes simplex tipo 1 ou tipo 2, mas na maior parte das vezes por este ltimo, sendo mais comum nas mulheres provavelmente porque a transmisso de homem para mulher seja mais provvel do que mulher para homem.

Os sintomas podem incluir:

- Feridas dolorosas (bolhas) nos genitais (por exemplo, no pnis de um homem ou na rea ao redor da vagina de uma mulher), coxas e ndegas

- Febre (normalmente s na primeira erupo das bolhas)

- Mal-estar geral, dor muscular

- Corrimento vaginal

- Dor ao urinar

- Dificuldade para urinar

- Dor durante a relao sexual

- Coceira

- Sensibilidade, crescimento de caroos com pus na virilha.

No existe nenhum tratamento pois o vrus permanecer no organismo mas atravs de medicamentos antivirais pode prevenir e diminuir as erupes.

O herpes activo durante a gravidez, poder ser transmitido ao beb durante o parto. Para isso no acontecer ter de se informar o mdico para se tomar as devidas providncias para evitar o contgio.

Para evitar a Herpes Genital:

- Pergunte ao seus parceiro se teve ou tem herpes porque pode ser propagada atravs de reas no protegidas pelo preservativo, como por exemplo, a virilha, coxas e abdmen.

- Evite sexo oral-genital e oral-anal com algum que tenha feridas secas na boca. Feridas secas so causadas por vrus que podem infectar os genitais.

-Sempre usar preservativo durante qualquer contato sexual, pois no possvel saber ou predizer quando o vrus pode ser transmitido outros, inclusive sexo oral-genital e analgenital.

Publicada por Doenas infecto-contagiosas (s) 08:41 1 comentrio: quinta-feira, 23 de abril de 2009

Poliomielite

A Poliomielite, tambm conhecida por paralisia infantil, pois ataca mais frequentemente as crianas.

uma infeco viral causada pelo poliovrus. Esta doena pode ser moderada ou at mesmo severa, e em casos mais graves pode levar paralisia ou morte. Este vrus pode propagar-se atravs do contacto com objectos, wc's, secrees, alimentos, gua, entre outros.

Os sintomas: Parecidos com a gripe

* Febre * Mal-estar * Sonolncia * Dor de cabea * Dor muscular * Corpo dolorido * Nuseas * Vmitos * Diarria * Constipaes * Dor de garganta

Os sintomas geralmente aparecem de 6 a 14 dias depois da infeco.

Para prevenir esta doena existem dois tipos de vacina: A oral com vrus vivo e injectvel com vrus inactivo. Publicada por Doenas infecto-contagiosas (s) 14:07 1 comentrio: quarta-feira, 22 de abril de 2009

Varicela

A varicela uma doena muito frequente na infncia, que surge principalmente no Inverno e na Primavera.

Os sintomas so: - Ligeira dor de cabea; - Febre moderada; - Sensao de mal-estar (indisposio); -Comicho devido as manchas pequenas, planas ou bolhas cheias de lquido e crostas.

Esta doena raramente ocorre pela segunda vez, isto porque implica uma imunidade permanente.

O vrus pode ser transmitido pelas secrees respiratrias, atravs do ar, qunado se tosse, espirra, fala ou ainda com o lquido das leses cutneas quando estas se abrem.

H ainda outro modo de transmisso de vrus, que a via transplacentria que pode levar infeco do feto.

Os casos de varicela ligiera s requerem compressas hmidas sobre a pele, para aliviar a comicho.

Para prevenir este vrus existe uma vacina, que no obrigatria em Portugal. Publicada por Doenas infecto-contagiosas (s) 00:33 1 comentrio: segunda-feira, 20 de abril de 2009

Hepatite B

A Hepatite B uma doena causada por um vrus que ataca o fgado, no qual o sangue o principal meio de transmisso e em seguida a saliva.

Os sintomas comeam a aparecer no perodo de 4 a 6 semanas depois de ter sido infectado e podem ser: - perda de apetite - febre - mal-estar geral - fadiga

Outros possveis sintomas incluem: - urticria - no caso dos fumantes, perda do gosto pelo cigarro

Sintomas que podem aparecer alguns dias depois: - nusea e vmito - falta de ar e gosto amargo na boca - urina escura (cor de ch escuro ou coca-cola) - pele e olhos amarelados - dor logo abaixo das costelas do lado direito, principalmente quando pressionadas - fezes de cor plida e intestino mais solto do que o normal.

Esta doena pode ser transmitida pelas transfuses de sangue, compartilhamento se seringas, agulhas, assim como relaes sexuais sem preservativo, so as formas mais preocupantes de contaminao.

Para evitar a transmisso da doena aos outros: - Seja cuidadoso em relao sua limpeza e higiene pessoais. Tome banho freqentemente, tenha cuidado especialmente ao lavar as mos com sabo e gua quente, principalmente aps usar o banheiro e antes de comer ou preparar os alimentos - Limpe qualquer mancha de sangue com um desinfetante - No compartilhe agulhas, aparelhos de barbear ou escovas de dentes com os outros

- No mantenha relao sexual at que no seja mais transmissor - No doe sangue.

Pessoas das seguintes categorias apresentam alto risco de terem Hepatite B e devem tomar vacinao contra a doena: - Pessoas que trabalham em hospitais - Parceiros sexuais de pessoas portadoras da doena - Homens homossexuais.

A melhor forma de preveno desta doena atravs da vacinao. Se tens alguma dvida, pergunta-nos :) Publicada por Doenas infecto-contagiosas (s) 08:37 2 comentrios: quinta-feira, 16 de abril de 2009

Doenas infecto-contagiosas

You might also like