You are on page 1of 4

REVISTA SETREM - Ano VIII n15 JUL/DEZ 2009 ISSN 1678-1252

EDUCAO

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR: MLTIPLAS LINGUAGENS


Caroline Raquel Lawall1 Elisabete Andrade2 Sociedade Educacional Trs de Maio3

RESUMO
Este artigo apresenta aspectos relativos concepo de infncia. Ao mesmo tempo, enfatiza a importncia de trabalhar as mltiplas linguagens na Educao Infantil, contribuindo para o desenvolvimento integral da criana, considerando o educar, cuidar e brincar como princpios da prtica pedaggica desenvolvidas com as crianas que frequentam a Educao Infantil. Aborda aspectos relevantes sobre o jogo simblico, a contao de histrias e as prticas de letramento desenvolvidas com crianas que frequentam a Educao Infantil de uma escola municipal localizada na cidade de Nova Candelria/RS. Palavras-chave: Infncia. Mltiplas Linguagens. Prticas Pedaggicas.

ABSTRACT
This paper presents the childhood design aspects. At the same time, emphasizes the importance of working with multiple languages in childhood education, contributing for the child development, considering education, taking care and playing as pedagogical principles practice developed with the children who attend Kindergarten. It accosts relevant aspects about the symbolic play and literacy practices developed with children that attend Kindergarten in a municipal school located in Nova Candelria, RS. Key Words: Childhood. Multiple languages. Pedagogical practice

realizao do Estgio supervisionado I 0 a 3 anos, desenvolvido com uma turma do Maternal - crianas entre trs e quatro anos, que foi desenvolvido em uma escola municipal localizada na cidade de Nova Candelria. As mltiplas linguagens presentes nas atividades pedaggicas permitem s crianas compartilhar observaes, idias e planos, revelam pensamentos, sentimentos, emoes e valores. Ao mesmo tempo, traduzem caractersticas da linguagem prpria da criana como a imaginao, a ludicidade, o simbolismo e a representao. Da a importncia de se trabalhar as mltiplas linguagens na Educao Infantil, pois possibilitam o desenvolvimento integral das crianas de forma significativa, representando uma riqueza de possibilidades. Segundo Junqueira Filho (2005), atravs dos contedos-linguagens o professor tem a possibilidade de saber o que as crianas querem e, a partir da, saber como organiz-las e orient-las.

INTRODUO
Este texto traz reflexes sobre algumas concepes de infncia que permeiam o fazer docente, enfatizando a importncia de considerar as mltiplas linguagens quando se fala em infncia e Educao Infantil. O que instigou este estudo acerca das mltiplas linguagens foi a
1 2

UM OLHAR SOBRE A INFNCIA

Acadmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia SETREM, caroline.lawall@yahoo.com.br. Pedagoga, Mestre em Educao nas Cincias pela UNIJU IJU-RS, professora da Sociedade Educacional Trs de Maio- SETREM, email: elisabeteandrade15@yahoo.com.br. 3 SETREM, Avenida Santa Rosa, 2405, Trs de Maio. E-mail: setrem@setrem.com.br

22

REVISTA SETREM - Ano VIII n15 JUL/DEZ 2009 ISSN 1678-1252 Como professores (as), imprescindvel compreender um pouco mais sobre a infncia: etapa singular na vida do ser humano, nica de desenvolvimento, possibilidades, aprendizagens e interaes. As crianas, em sua infncia, gostam muito de brincar de faz-de-conta. o jogo simblico que instiga a imaginao e a criatividade das crianas. Segundo Angotti:
Este acesso ao imaginrio permite que o jogador seja revestido de poderes que s o jogo lhe permite. Em situao de jogo, um simples arteso pode ocupar posies como rei, ou outra ilustre figura. Ainda nos jogos, e em especial nos jogos simblicos, a pessoa pode voar, pular, realizar aes que s no imaginrio seriam possveis. (ANGOTTI, 2006, p. 128). Crianas, seres ntegros em suas manifestaes de singularidade, sociabilidade, historicidade e cultura, que, por meio das prticas de educao e cuidado, devero ter a garantia de seu desenvolvimento pleno pelas vias da integrao entre seus aspectos constitutivos, ou seja, o fsico, emocional, afetivo, cognitivo/lingstico e social. (ANGOTTI, 2006, p. 20).

Um olhar sobre a infncia abrange considerar a importncia dessa etapa para o desenvolvimento integral da criana, suas possibilidades, aprendizagens e interaes.

AS MLTIPLAS LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


As crianas em seu terceiro e quarto ano de vida, gostam muito de brincar de faz-de-conta. a linguagem do jogo simblico que agua sua imaginao, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo. Segundo Santos:
Na brincadeira do faz-de-conta onde a criana pode aprender muita coisa sobre o comportamento social. representado o papel de me, pai, mdico... que ela pode se colocar no lugar de outro, percebendo melhor cada papel que estes representam na sociedade e , assim, compreender seu prprio comportamento. (SANTOS, 1999, p .81-82).

As crianas que frequentam a Educao Infantil esto em constante processo de socializao com seus colegas, professores (as) e funcionrios da escola. Essa interao constante e diria, as situaes de aprendizagens vividas na escola, o conhecimento de mundo e do que nos cerca fundamental para o desenvolvimento infantil. De acordo Edwards, Gandini e Forman (1999): [...] As crianas possuem um desejo inerente de crescer, de saber e de compreender as coisas sua volta. (p. 54). essencial que o professor (a) proporcione situaes de aprendizagem ldicas e variadas. Situaes que contemplem a linguagem plstico-visual atravs da pintura, desenho, recorte, colagem, modelagem e outras que contemplem a linguagem gestual-corporal atravs de brincadeiras no espao externo da escola, como brincar na areia, com gua e argila, nas quais as crianas esto em pleno desenvolvimento. Ambas as situaes de aprendizagem, contribuem no desenvolvimento infantil. Conforme Goldschmied e Jackson (2006), quando a criana usa tintas, faz experincias com as cores, passa o pincel de uma mo a outra, nomeia aquilo que pinta, brincando com areia, gua e argila, descobre o comportamento de vrias substncias ao bater nelas, amass-las, e manipul-las diretamente com as mos. Durante essa etapa que a infncia, fundamental considerar a relao do professor com as crianas. Algumas crianas so mais tranqilas; outras, mais agitadas, tmidas e meigas. importante que o professor respeite a individualidade e as diferenas presentes na sala de aula, buscando conhecer as crianas, compreender determinadas atitudes e, acima de tudo, respeitar seu jeito de ser. Hoje, a concepo que se tem sobre infncia perpassa o eixo cuidar-brincar-educar, visando o desenvolvimento integral da criana. Esse aspecto leva a indagar: qual a concepo de criana que trazemos conosco? Conforme Angotti:

Atravs do jogo simblico a criana inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vrios papis. De acordo com Santos:
A brincadeira simblica possibilita criana ir at a fantasia, viver fantasticamente e voltar realidade; ir at uma situao vivida pelo outro e voltar a si mesma. [...] (SANTOS, 1999, p. 91).

Alm disso, Santos (1999) expe que a criana utiliza o faz-de-conta para resolver situaes que no real ela no capaz, que desse modo, seus medos e inseguranas so recriados ao seu modo. importante considerar que a literatura infantil exerce um papel fundamental na Educao Infantil, estimulando a linguagem escrita, oral, visual, simblica(...). Alm disso, a leitura de histrias para as crianas instiga a imaginao. A leitura de histrias pode ser uma forma de brincar com palavras e figuras e uma atividade imediatamente prazerosa para crianas e adultos, alm de proporcionar uma rica fonte para a imaginao. (MOYLES, 2002, p.65). No entanto, so essenciais certos cuidados na hora de contar uma histria, que histrias vamos escolher e de que maneira vamos contar. Conforme Abramovich (1993) fundamental ler o livro, bem lido, antes de contar a histria

23

REVISTA SETREM - Ano VIII n15 JUL/DEZ 2009 ISSN 1678-1252 e sentir o que nos passa a histria (emoo, raiva, alegria). Ainda:
O narrador tem que transmitir confiana, motivar a ateno e despertar admirao. Tem que conduzir a situao como se fosse um virtuoso que sabe seu texto, que o tem memorizado, que pode permitir-se o luxo de fazer variaes sobre o tema. (ELIZAGARAY, apud ABRAMOVICH, 1993, p 20).

Tambm, Edwards, Gandini e Forman apontam sobre a importncia das mltiplas linguagens para o desenvolvimento infantil:
As crianas pequenas so encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas atravs de todas as suas linguagens naturais ou modos de expresso, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura teatro de sombras, colagens, dramatizaes e msica. (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 1999, p.21).

fundamental, tambm, que o professor (a) utilize a linguagem prpria do livro para que ele no perca a sua riqueza e as crianas aos poucos adentrem no mundo da linguagem literria. Segundo Amarilha:
A linguagem literria organiza os fatos em forma diferente da linguagem oral do cotidiano. Como essa roupagem tem bossa, ritmo, humor, o leitor mirim percebe que est diante de uma maneira diferente de ser da lngua. por essa razo que muitas vezes a criana solicita a repetio de uma mesma histria, principalmente crianas pr-escolares. Visto que no dominam ainda os esquemas e convenes da escrita, elas precisam ter um apoio para aprenderem as novidades da linguagem literria [...]. (AMARILHA, 1997, p. 49).

Dessa forma, as mltiplas linguagens contribuem no desenvolvimento integral da criana, permitindo que a criana expresse a si mesma e explore o ambiente onde est inserida. Foi com esta proposta que o Estgio Supervisionado I 0 a 3 anos foi desenvolvido, buscando considerar a criana sujeito do processo educativo; por isso, as concepes tericas sobre as mltiplas linguagens perpassaram o planejamento e fundamentaram a prtica pedaggica desenvolvida com as crianas.

CONSIDERAES FINAIS
Falar em mltiplas linguagens falar em possibilitar o desenvolvimento integral da criana. Atravs das mltiplas linguagens, a criana expressa, comunica, organiza, movimenta e imagina. As crianas a todo o momento esto fazendo uso da linguagem, tudo linguagem. Trabalhar as mltiplas linguagens na Educao Infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais. Profere respeito motricidade infantil, fala e oralidade, representao e escrita. As situaes de aprendizagens propostas na Educao Infantil quando voltadas considerao das mltiplas linguagens se atm de forma efetiva das necessidades das crianas, pois elas so a base do desenvolvimento das crianas. Ao mesmo tempo, criam um mundo de encantamento, interaes, sentimentos, possibilidades e aprendizagens. No a educao que tanto almejamos, a educao de qualidade que tanto almejamos e que pode estar sendo ofertada s crianas que frequentam as escolas de Educao Infantil-creche e pr-escola. Esta escrita revela um pouco do que foi vivido durante a realizao de um Estgio Supervisionado, oportunizado pelo curso de Licenciatura Plena em Pedagogia SETREM. A inteno desta escrita, alm de chamar a ateno para as prticas pedaggicas que podem ser desenvolvidas com crianas na faixa etria de 0 a 3 anos, tambm quer alertar para a importncia dos Estgios Supervisionados oferecidos pelos Institutos de Educao Superior IES. Este espao possibilita a experincia com

Propor situaes de aprendizagens atravs de cantigas, por exemplo, uma tima maneira de desenvolver mltiplas linguagens como a linguagem escrita, plsticovisual e sonoro-musical, bem como abrange o processo de letramento. O professor (a) pode selecionar uma cantiga conhecida e significativa para as crianas e confeccionar um painel com a escrita da cantiga. Oportunizar s crianas imagens grandes que representam a cantiga, para que as crianas possam colorir, recortar e colar no painel. Assim, as crianas podem estabelecer a relao entre imagens e escritas. Nesse sentido, Magda Soares destaca sobre o envolvimento das crianas em prticas scias de leitura e de escrita:
[...] A criana que ainda no se alfabetizou, mas j folheia livros, finge l-los, brinca de escrever, ouve histrias que so lidas, est rodeada de material escrito e percebe seu uso e funo, ainda analfabeta, porque no aprendeu a ler e a escrever, mas j penetrou no mundo do letramento, j de certa forma, letrada. (SOARES, 2006, p.24).

O que comum s mltiplas linguagens, que estas sejam contextualizadas e significativas para as crianas, pois neste contexto que as crianas falam e se comunicam. O que comum a todo uso da linguagem que ele significativo, contextualizado e no sentido social mais amplo; isso revelado muito claramente para a criana no desenrolar de sua experincia cotidiana. (MOYLES, 2002, p. 51).

24

REVISTA SETREM - Ano VIII n15 JUL/DEZ 2009 ISSN 1678-1252 a realidade das escolas, ao mesmo tempo em que faz compreender e relacionar teoria e prtica. um espao significativo de produo de conhecimentos em sala de aula e tambm na escola em que os estgios so realizados, pois enquanto acadmicas, com os planejamentos das aulas, acabamos influenciando novas prticas, vislumbrando novas possibilidades de intervenes pedaggicas e compreenso da infncia como uma fase repleta de significados.

REFERNCIAS
ABRAMOVICH, Fani. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 3 Ed.. Scipione, 1993. AMARILHA, Marly. Esto Mortas as Fadas? Literatura Infantil e Prtica Pedaggica. Petrpolis. RJ, Vozes, 1997. ANGOTTI, Maristela. Educao Infantil: para que, para quem e por qu? Campinas SP. Alnea, 2006. EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criana: a abordagem de Reggio Emilia na educao da 1 infncia. Porto Alegre: Artmed, 1999. GOLDSCHMIED, Elinor, JACKSON, Sonia. Educao de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2 edio. Porto Alegre: Artmed, 2006. JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleo e articulao de contedos em Educao Infantil. Porto Alegre: Mediao, 2005. MOYLES, Janet R. S brincar? O papel do brincar na Educao Infantil. Porto Alegre. Artmed, 2002. SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedo e Infncia: um guia para pais e educadores em creche. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

25

You might also like