You are on page 1of 2

DESENVOLVIMENTO No decorrer do perodo do estgio acompanhei inicialmente as atividades desenvolvidas: ditado de palavras, cpia e numerais, atividades no livro, observando

os alunos e as atividades, compreendendo as questes relativas ao processo de entendimento de linguagem oral e escrita. Observando para compreender o processo de construo de conhecimento e aprendizagem dos alunos.

Na integrao com a sala onde participei no acompanhamento de participao das atividades, observei que os alunos no acompanham as aulas por igual, que cada um tem o seu momento, cada um tem sua dificuldade, uns acompanham mais rpido, outros tem mais dificuldade. importante estar atento aos sons da fala, se a criana est falando o mesmo que est lendo, ou seja se tem coerncia entre a fala e a escrita. Nesse perodo de estar na sala de aula muito importante para compreender como agir em um primeiro momento, observando as vivncias dos alunos e a vida cotidiana da sala de aula, com todos os problemas que surgem. Podemos observar que cada dia pode ser imprevisvel. Ocorrem problemas, desafios, dificuldades, mas tambm repleto de alegrias e realizaes, com crianas e jovens ansiosos pela vida e pela descoberta do saber.

INTRODUO Este relatrio tem a inteno de documentar aqui minha experincia no decorrer do perodo em que vivenciei na prtica tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrio do local onde foi realizado o estgio, o perodo de durao e as atividades desenvolvidas . Por meio de observao do mtodo da professora, observei a interao dos

alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construo do conhecimento do aluno. O Ensino Fundamental passou por mudanas esses ltimos anos, com a implantao do 9 ano e da entrada na 1 srie com seis anos. Cada vez mais cedo as crianas adquirem mais responsabilidade. A escola tambm enfrenta grandes desafios com os avanos tecnolgicos, descobertas cientficas, mudana de valores, atitudes, costumes.

CONCLUSO Fazer o estgio foi muito gratificante, uma experincia inesquecvel, com certeza vou levar para a vida toda. Nessa fase acho que ainda est se formando o perfil de um professor, to importante quanto a educao infantil esse processo.

As situaes me proporcionaram viso de como resolver problemas e de como agir em um ambiente escolar, levando em conta o decorrer do dia no devemos sempre lembrar que somos educadores e que cada criana pode estar dependendo de um olhar especial para o seu desenvolvimento, por isso no devemos perder a calma nunca e sim pensar em estratgias e alternativas, desenvolver competncia para o melhor desempenho do educando.

FREIRE, Paulo & MACEDO, Donaldo. Alfabetizao: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1990.

CARDOSO, Beatriz & EDNIR, Madza. Ler e escrever, muito prazer! So Paulo: tica,1998.

You might also like