You are on page 1of 5

Etec Centro Paula Souza

Reino Plantae ou Vegetal

Bruno Santana N: 06 Henrique Melo N: 13 Luiz Maciel N: 26

Pedro Antnio N: 33 Rodrigo Bezerra N: 36

Cubato, Fevereiro 2014

Introduo
O Reino Plantae, como o nome sugere, abriga as plantas: organismos eucariontes, multicelulares e autotrficos fotossintetizantes. Alm disso, em seu ciclo reprodutivo, apresentam alternncia de geraes. Na Biologia, a cincia responsvel pelo estudo deste grupo denominada Botnica.

Caracterizao
O Reino Plantae compreende autotrficos, que realizam fotossntese. seres eucariontes, pluricelulares,

- Os rgos e suas funes


A raiz tem por funo fixar a planta ao solo e retirar dele gua e sais minerais, essenciais vida vegetal. O caule mantm a planta ereta. Em seu interior encontram-se vasos condutores de seiva. Por seiva entende-se o lquido absorvido pelas razes (seiva bruta) e as substncias produzidas pela fotossntese (seiva elaborada). H vegetais que no possuem vasos condutores (algas e musgos). Nesse caso, a distribuio da seiva se faz de clula a clula. A maioria, porm, dotada de vasos condutores. Do caule partem ramos onde se prendem as folhas, levando a seiva bruta e trazendo a seiva elaborada. As folhas so, portanto, a parte dos vegetais onde ocorre a fotossntese. A seiva elaborada por ela produzida distribuda todas as partes do vegetal, garantindo a sua sobrevivncia. Nas folhas tambm acontecem os processos de respirao e transpirao vegetal. Flores e sementes so rgos que se relacionam com a reproduo vegetal.

Brifitas
As brifitas so plantas de pequeno porte, sendo que na maioria no ultrapassam os 20cm de altura. Vivem em ambientes midos e sombreados, uma vez que no so susceptveis dessecao. As brifitas apresentam estruturas chamadas rizides, caulides e filides que desempenham um papel semelhante ao da raiz, caule e folhas. No entanto, no tm vasos condutores de seiva; tanto a seiva elaborada quanto a bruta passam diretamente de uma clula para outra, atravs de suas paredes. O grupo das brifitas tem os musgos como principal representante.

Pteridfitas
As pteridfitas so as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A existncia dos vasos possibilitou s plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os vasos permitem o transporte rpido da gua e sais minerais at as folhas e de seiva elaborada para as demais partes da planta. Os principais representantes do grupo so as samambaias e as avencas. Nas pteridfitas as folhas se desenrolam a partir do centro da planta. A reproduo feita por meio de esporos, que freqentemente so produzidos em soros localizados na parte de baixo das folhas (so aqueles pontinhos alaranjados que vemos s vezes nas samambaias). Ocorre alternncia de geraes, sendo o vegetal adulto produtor de esporos que, uma vez no cho, do origem a uma plantinha parecida com um corao (prtalo) e que produz os gametas. Esses se unem e vo dar origem a uma nova planta.

Gimnospermas
As gimnospermas so as primeiras plantas a produzirem flores (inflorescncias) e sementes, porm no produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente) . As gimnospermas mais conhecidas so os pinheiros, ciprestes e sequias. No Brasil uma gimnosperma nativa a araucria, tambm conhecida como pinheiro-do-paran. As flores da gimnosperma so chamadas de cones ou estrbilos. Essas flores so de um s sexo, masculino ou feminino. As gimnospermas esto mais adaptadas s regies temperadas Chegam a formar vegetaes como as taigas no Hemisfrio Norte e a mata de araucria no sul do Brasil. As sequias so gimnospermas de grande porte e ocorrem na Califrnia (Estados Unidos). Essas plantas chegam a atingir 120 metros de altura e seus troncos podem chegar a ter dimetro de 12 metros. Estima-se que as sequias atuais tenham aproximadamente 4000 anos de idade.

Angiospermas
As angiospermas possuem como caracterstica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo so conhecidas como plantas frutferas. As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior nmero de espcies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de hbitats, existindo desde espcies aquticas at plantas adaptadas a ambientes ridos, como os cactos.

Economicamente, as angiospermas representam uma fonte de inestimvel importncia para o homem. Seus rgos, como raiz, caule, folhas, flores, sementes e frutos, podem servir de alimento para a populao humana. Alm disso, servem, tambm como fontes de matria-prima para as mais diversas atividades humanas e industriais. As angiospermas so divididas em dois monocotiledneas e o das dicotiledneas. grandes grupos: o das

A principal caracterstica que permite distinguir esses dois grupos o nmero de cotildones presentes na semente. Os cotildones so folhas modificadas que fazem parte do corpo do embrio e que podem armazenar nutrientes que sero fornecidos a ele durante os estgios iniciais de desenvolvimento. Como o prprio nome diz, nas monocotiledneas h apenas um cotildone por semente, enquanto nas dicotiledneas h dois cotildones por semente. So exemplos de monocotiledneas: Alho, cebola, aspargo, abacaxi, bambu, grama, arroz, trigo, aveia, cana-de-acar, milho, gengibre e palmeiras em geral: coco-da-baa, babau, etc. So exemplos de dicotiledneas: Vitria-rgia, eucalipto, abacate, rosa, morango, pra, ma, feijo, ervilha, goiaba, jabuticaba, algodo, cacau, limo, maracuj, cacto, mamona, mandioca, seringueira, batata, mate, tomate, jacarand, caf, abbora, melancia, etc. A formao da semente: Nas angiospermas a fecundao se d quando o ncleo masculino (proveniente do gro de plen) e o ncleo feminino (oosfera, proveniente do vulo) se encontram, formando o zigoto, ainda no ovrio da flor. O zigoto, uma clula simples, sofre ento muitas divises celulares e d origem a um pequeno embrio, pluricelular. O vulo fecundado desenvolve-se formando ento uma semente. Ela contm um embrio e substncias nutritivas que o alimentaro quando a semente germinar. A formao de uma ou mais sementes no interior de um ovrio provoca o seu desenvolvimento e ele, crescendo muito origina um fruto, enquanto murcham todas as demais partes da flor.

Referncias
www.sobiologia.com.br www.brasilescola.com www.mundoeducacao.com http://tipos-de-plantas.info/mos/view

You might also like