You are on page 1of 31

-

Voc pergunta e o Alcoro responde

Muhammad Yahia Al-Tum Reviso: Lic. Muhmmad Isa Garca Escritrio de Dawa na Rabwah - Riyadh www.islamhouse.com

2 | Voc pergunta e o Alcoro responde

Indice
1) Quem e o criador? _______________ 5 2) Quem Allah? _________________ 7 3) Tu pensas que Allah te criou por diverso e sem nenhum objetivo? ______________ 9 4) Com que propsito Deus criou a Humanidade? ____________________ 9 5) O que que Allah nos manda fazer? __ 10 6) ___ De onde devemos procurar orientao?

____________________________ 11
7) A quem devemos invocar perante um desastre? ______________________ 11 8) ___ O que aconteceu s naes precedentes quando desobedeceram a Allah? ______ 12 9) Allah guarda e conserva o Quran da deturpao? ____________________ 13 11) Qual a religio perante Allah? ____ 13

3 | Voc pergunta e o Alcoro responde

12) Qual a religio que aceite perante Allah? ________________________ 14 13) De onde vem o Alcoro? _________ 14 14) Por que Allah enviou mensageiros? __ 15 15) Ser que temos que acreditar em todos mensageiros? ___________________ 15 16) O que aconteceu com as escrituras precedentes? ____________________ 16 17) Quem o ltimo mensageiro? _____ 17 18) Para quem foi enviado o mensageiro (Muhammad)? __________________ 17 19) O que que Deus preparou para aqueles que crem entre os judeus e os cristos? _ 18 20) Que semelhana do Jesus ante Deus? _ 18 21) O que que Allah disse acerca da Maria?

____________________________ 19
22) Ser que Jesus foi crucificado e morreu na cruz? _________________________ 20

4 | Voc pergunta e o Alcoro responde

23) O Jesus foi filho de Deus ? _______ 21 24) Como pode estar Seguro? ________ 21 25) O que a vida mundana? ________ 21 26) Tudo quanto possus das bnos e desfrutais, de Allah? _____________ 22 27) ___ Como poderia garantir as bnos de Allah? ________________________ 22 28) Como poderia proteger-se de um tormento doloroso? ______________________ 23 29) O que acontecer a quem depositar sua confiana em Deus? _______________ 23 30) Qual o destino dos descrentes? ____ 23 31) Qual o destino dos crentes? ______ 24 32) Como que pode ser feliz? _______ 24

5 | Voc pergunta e o Alcoro responde

1) Quem e o criador? (40:64) Deus foi Quem fez a terra como bero, o cu como teto, modelou e aperfeioou as vossas configuraes, e vos agraciou com todo o bem. Tal Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus, Senhor do Universo! (39:6) Criou-vos de uma s pessoa (Ado); ento, criou, da mesma, a sua esposa (Hawwa) (Eva), e vos criou oito espcies de gado (ovelha, macho e fmea; cabra, macho e fmea; camelo macho e fmea e bois macho e fmea). Configura-vos paulatinamente no ventre de vossas mes, entre trs trevas (criao apos criao). Tal Deus, vosso Senhor; dEle a soberania. (La illah illa Allah), No h mais divindade, alm dEle.

6 | Voc pergunta e o Alcoro responde

(7:54) Vosso Senhor Deus, Que criou os cus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono. Ele ensombrasse o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas esto submetidas ao Seu comando. Acaso, no Lhe pertencem a criao e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo. (10:32) Tal Deus, vosso verdadeiro Senhor; e que h, fora da verdade, seno o erro? Como, ento, vos afastais?

7 | Voc pergunta e o Alcoro responde

2) Quem Allah? (59:23-24) Ele Deus; no h mais divindade alm dEle, Soberano, Augusto, Pacfico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor, Supremo! Glorificado seja Deus, de tudo quanto (Lhe) associam! Ele Deus, Criador, Onifeitor, Formador. Seus so os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos cus e na terra glorifica-O, porque o Poderoso, o Prudentssimo. (20:14) Sou Deus. No h divindade alm de Mim! Adora-Me, pois, e observa a orao, para celebrar o Meu nome (2:255) Deus! No h mais divindade alm dEle, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcana a inatividade ou o sono; dEle tudo quanto

8 | Voc pergunta e o Alcoro responde

existe nos cus e na terra. Quem poder interceder junto a Ele, sem a Sua anuncia? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua cincia, seno o que Ele permite. O Seu Trono abrange os cus e a terra, cuja preservao no O abate, porque o Ingente, o Altssimo. (35:13) Ele insere a noite no dia e o dia na noite e rege o sol e a lua; cada um percorrer o seu curso at um trmino prefixado. Tal Deus para vs, vosso Senhor, e dEle o Reino. Quanto aos que invocais em vez dEle, no possuem o mnimo que seja de poder. (3:18) Deus d testemunho de que no h mais divindade alm dEle; os anjos e os sbios O confirmam Justiceiro; no h mais divindades alm dEle, o Poderoso, o Prudentssimo.

9 | Voc pergunta e o Alcoro responde

(3:51) Sabei que Deus meu Senhor e vosso. AdoraiO, pois. Essa a senda reta. 3) Tu pensas que Allah te criou por diverso e sem nenhum objetivo? (23:115) Pensais, porventura, que vos criamos por diverso e que jamais retornareis a Ns. 4) Com que propsito Deus criou a Humanidade? (51:56) E Eu (Allah) no Criei Espritos, Demnios e a Humanidade, excepto para que devessem Me Adorar (Unicamente).

01 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

5) O que que Allah nos manda fazer? (4:58) Deus manda restituir a seu dono o que vos est confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqidade. Quo excelente isso a que Deus vos exorta! Ele Oniouvinte, Onividente. (6:151) Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: No Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolncia vossos pais; no sejais filicidas, por temor misria- Ns vos sustentaremos, to bem quanto aos vossos filhos -; no vos aproximeis das obscenidades, tanto pblica, como privadamente, e no mateis, seno legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis.

00 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

6) De onde devemos procurar orientao? (1:1-6) Em nome de Misericordioso. Deus, o Clemente, o

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, Clemente, o Misericordioso, Soberano do Dia do Juzo. S a Ti adoramos e s de Ti imploramos ajuda! Guia-nos senda reta 7) A quem devemos invocar perante um desastre? (29: 65) Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porm, quando, a salvo, chegam terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,

02 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

(10-12) E se o infortnio aoita o homem, ele Nos implora, quer esteja deitado, sentado ou em p. Porm, quando o libertamos de seu infortnio, ei-lo que caminha, como se no Nos tivesse implorado quando o infortnio o aoitava. Assim foram abrilhantados os atos dos transgressores (por Satans). 8) O que aconteceu s naes precedentes quando desobedeceram a Allah? (29:40) Porm, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furaco; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. inconcebvel que Deus os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.

03 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

9) Allah guarda e conserva o Quran da deturpao? (15:9) Nos exatamente revelamos a Mensagem e somos na verdade o Seu Preservador (da corrupo)

10) A quem devemos adorar?


(20-14) Sou Deus. No h divindade alm de Mim! Adora-Me, pois, e observa a orao, para celebrar o Meu nome. 11) Qual a religio perante Allah? (3-19) Para Deus a religio o Islam. E os adeptos do Livro (os Judeus e Cristos) s discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porm, quem nega os versculos (provas evidentes, sinais, revelaes, etc.) de Deus, saiba que Deus Destro em ajustar contas.

04 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

12) Qual a religio que aceite perante Allah? (3:85) E quem quer que almeje (impingir) outra religio, que no seja o Isl, (aquela) jamais ser aceite e, no outro mundo, essa pessoa contar-se- entre os desventurados. 13) De onde vem o Alcoro? (42:3 ) Assim te revela, (O Mohammad) como (o fez) queles que te precederam, Deus, o Poderoso, o Prudentssimo. (6:114 ) Dize: (O Mohammad ) Poderia eu anelar outro rbitro que no fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro (Alcoro) detalhado? Aqueles a quem revelamos o Livro (Evangelho) sabem que ele uma revelao verdadeira, que emana do teu Senhor. No sejas, pois, dos que duvidam.

05 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

14) Por que Allah enviou mensageiros? (4:64) Jamais enviaramos um mensageiro que no devesse ser obedecido, com a anuncia de Deus. 15) Ser que temos que acreditar em todos mensageiros? (2:285) O Mensageiro cr no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiis crem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Ns no fazemos distino entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. S anelamos a Tua indulgncia, Senhor nosso! A Ti ser o retorno!

06 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

16) O que aconteceu com as escrituras precedentes? (4:46) Entre os judeus, h aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa rina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religio. Porm, se tivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e dignanos com a Tua ateno ("anzurna" em vez de "Rina"), teria sido melhor e mais propcio para eles. Porm, Deus os amaldioa por sua perfdia, porque no crem, seno pouqussimos deles. (5:13) Porm, pela violao de sua promessa, amaldioamo-los e endurecemos os seus coraes. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; no cessas de descobrir a perfdia de todos eles, salvo de uma pequena

07 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

parte; porm, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores. 17) Quem o ltimo mensageiro? (3:144) Mohammad no seno um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltareis incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicar Deus; e Deus recompensar os agradecidos. 18) Para quem foi enviado o mensageiro (Muhammad)? (34:28) E no te enviamos, seno como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porm, a maioria dos humanos o ignora.

08 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

19) O que que Deus preparou para aqueles que crem entre os judeus e os cristos? (57:28) fiis, temei a Deus e crede em Seu Mensageiro (O Muhammad)! (em Moises os Judeus e os Cristos em Jesus) Ele vos conceder dupla poro da Sua misericrdia, dar-vos- uma luz, com que vos encaminhar e vos perdoar; e Deus Indulgente, Misericordiosssimo. 20) Que semelhana do Jesus ante Deus? (3-59) O exemplo de Jesus, ante Deus, idntico ao de Ado, que Ele criou do p, ento lhe disse: Seja! e foi.

09 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

21) O que que Allah disse acerca da Maria? (3:42-47) Recorda-te de quando os anjos disseram: Maria, certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade! Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos! Estes so alguns relatos do incognoscvel, que te revelamos ( Mensageiro). Tu no estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si. (Recorda-te) quando os anjos disseram: Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome ser o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contar entre os diletos de Deus. Falar aos homens, ainda no bero, bem como na maturidade, e se contar entre os virtuosos.

21 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Perguntou: Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim ser. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e . 22) Ser que Jesus foi crucificado e morreu na cruz? (4:157-158) E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora no sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, seno que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, esto na dvida, porque no possuem conhecimento algum, abstraindo-se tosomente em conjecturas; porm, o fato que no o mataram. Outrossim, Deus f-lo ascender at Ele, porque Poderoso, Prudentssimo.

20 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

23) O Jesus foi filho de Deus ? (112:1-4) Dize: (O Mohammad) Ele Deus, o nico Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ningum comparvel a Ele 24) Como pode estar Seguro? (6:82) Os fiis que no obscurecerem a sua f com injustias obtero a segurana e sero iluminados. 25) O que a vida mundana? (57:20) Sabei que a vida terrena to-somente jogo e diverso, veleidades, mtua vanglria e rivalidade, com respeito multiplicao de bens e filhos; como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantao;

22 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

logo, completa-se o seu crescimento e a vers amarelada e transformada em feno. Na outra vida haver castigos severos (para os mal feitores e os desobedientes), indulgncia e complacncia de Deus. Que vida terrena, seno um prazer ilusrio? 26) Tudo quanto possus das bnos e desfrutais, de Allah? (16:53) Todas as mercs de que desfrutais emanam dEle; e quando vos aoita a adversidade, s a Ele rogais. 27) Como poderia garantir as bnos de Allah? (14:7) E (recorda) de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes (aceitando a f e no adorando outro somente Deus), multiplicar-vos-ei (de minhas bnos); se Me desagradecerdes, sem dvida que o Meu castigo ser severssimo.

23 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

28) Como poderia proteger-se de um tormento doloroso? (61:10-11) fiis, quereis que vos indique uma troca que vos livre de um castigo doloroso? que creiais em Deus e em Seu Mensageiro, (Muhammad ). 29) O que acontecer a quem depositar sua confiana em Deus? (65:3) E o agraciar, de onde menos esperar. Quanto quele que se encomendar a Deus, saiba que Ele ser Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporo para cada coisa. 30) Qual o destino dos descrentes? (57:15) Assim, pois, hoje no se aceitar resgate

24 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

algum por vs (hipcritas), nem pelos incrdulos (em a Unicidade) de Allah A vossa morada ser o fogo, que o que merecestes. E que funesto destino! 31) Qual o destino dos crentes? (4:57) Quanto aos fiis (na unicidade de Allah), que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde moraro eternamente, onde tero esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra. 32) Como que pode ser feliz? (16:97) Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, Le concederemos uma vida agradvel e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das aes.

25 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Lista de Livros Grtis em Portugus


www.fambras.org.br

Cpia Gratuita do Nobre Alcoro na Lngua Portuguesa


www.fambras.org.br

OBS: Esperamos que aps o trmino da leitura de nossos livros, repasse-os a outras pessoas, para que o benefcio seja distribudo em todos os lugares.

26 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Lista de Mesquitas e Instituies Islmicas no Brasil Federao das Associaes Muulmanas do Brasil R Tejup, 188 Jabaquara - So Paulo - SP - Brasil CEP: 04350-020 Tel: (55 11) 5035-0820 Fax: (55 11) 5031-6586 Email: info@fambras.org.br www.fambras.org.br Mesquita Brasil R Br. de Jaguara, 632 - Cambuci - So Paulo - SP Brasil - CEP: 01516-000 Tel: (55 11) 3208-3726 Fax: (55 11) 3208-6789 Email: sbm@mesquitadobrasil.com.br Liga da Juventude Islmica Beneficente do Brasil R Br. de Ladrio, 922 - Pari - So Paulo - SP - Brasil CEP: 03010-000 Tel: (55 11) 3311-6734 Email: ligaislamica@ligaislamica.org.br www.ligaislamica.org.br Mesquita Abu Bakr R Henrique Alves dos Santos, 161, Jd das Amricas, CP 242 - S Bernardo do Campo - SP - CEP: 09725-530 Tel: (55 11) 4122-2400 Fax: (55 11) 4332 2090 portal@islambr.com.br www.islambr.com.br

27 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Mesquita de Santo Amaro (Federao das Entidades Muulmanas do Brasil) Av. Yervant Kissijkian, 106 - Sto Amaro - So Paulo SP - CEP: 04657-001 Tel: (55 11) 5563-8917 / 5031-0810 Fax: (55 11) 5563-8917 sociedadesobem@gmail.com www.sobem.com.br Mesquita de Santos Sociedade Beneficente Islmica do Litoral Paulista Av. Afonso Pena, 309, Litoral - Santos SP - CEP: 11020-001 Tel: (55 13) 32725726 islamica@uol.com.br Mesquita de Mogi das Cruzes Sociedade Beneficente Islmica de Mogi das Cruzes Av. Francisco Ferreira Lopes, 1304 - Mogi das Cruzes SP- CEP: 08735-200 Tel: (55 11) 4799-9244. Mesquita Muulmana de Barretos Unio Beneficiente Muulmanos de Barretos Rua 06 n 100 esquina com a 21 Barretos - SP Cep: 14780-000

28 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Sociedade Beneficente Muulmana do Rio de Janeiro Rua Gonzaga Bastos, 77 Tijuca Rio de Janeiro - RJ - CEP 20541-000 Tel: (55 21) 2224-1079 sbmrjbr@yahoo.com www.sbmrj.org.br Instituto Latino Americano de Estudos Islmicos R Saadeddine Ali Wardeni, 26 - Jd. Guapor - Maring - PR - CEP 87060 -250 Tel: (55 11) 44 3024-0020 contato@academiaislamica.org.br www.academiaislamica.org.br
Centro Cultural Beneficente Islmico de Foz do Iguau

Rua Meca S/N - Jardim Central CEP: 85864-410 - Foz do Iguau - PR - Brasil Tel: (55 45) 3573-1126 ccbifoz@hotmail.com www.islam.com.br Centro Cultural Islmico da Bahia Rua Dom Bosco, 190 Nazar Salvador BA Brasil Tel: (55 71) 3241-1337 centroislamicodabahia@hotmail.com www.ccib.org.br/index.htm

29 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Centro Islmico do Recife R da Glria, 353 - Boa Vista - Recife - PE - Brasil CEP:50060-280 Tel: (55 81) 3423-1393 cir-pe@hotmail.com Associao Beneficente Muulmana do Rio Grande do Norte

Av Romualdo Galvo, 1155 - Lagoa Nova - Natal - RN - Brasil - CEP: 59056-100 Tel: (55 84) 3222-4070
islamnatal@islamnatal.org www.islamnatal.org Mesquita Rei Faial R So Marcos, 125 - Vila Siam - Londrina - PR Brasil CEP: 86039-020 Tel: (55 43) 9139-5872 contato@londrinaislam.com http://londrinaislam.webs.com Centro Cultural Islmico de Porto Alegre R Dr Flores, 62 sl 1001 Centro Porto Alegre RS CEP: 90030-002 Tel: (55 51) 3085-6201 islamboy@islamboy.com.br www.islamboy.com.br

31 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Centro Islmico Cultural do Par R Ferreira Canto, 534 Campina Belm PA CEP: 66017-110 Tel: (55 91) 3222-1374 omatit@ig.com.br Centro Islmico de Manaus R Ramos Ferreira, 789 Centro Manaus AM CEP: 69010-120 Centro Islmico de Florianpolis R Felipe Schmidt, 291 7 and Centro Florianpolis SC CEP: 88010-000 Centro Cultural Beneficente Islmico do Cear R So Paulo, 1831 cs 8 Jacarecanga Fortaleza CE CEP: 60030-101 Tel: (55 85) 3238-0236 Mesquita de Cuiab R Baltazar Navarros, 9 Bandeirantes Cuiab MT CEP: 78010-020 Tel: (55 65) 3623-9454 sbmc_mt@hotmail.com www.islamcuiaba.com/sbmc-mesquita-de-cuiab/ Mesquita de Ponta Grossa Sociedade Rua do Rosrio, 138 Centro Ponta Grossa PR CEP: 84010-150 Tel: (55 42) 3025-5775 sheikhnoureddine@hotmail.com

30 | V o c p e r g u n t a e o A l c o r o r e s p o n d e

Mesquita Palestina R Palestina, 205 So Luiz Cricima SC CEP: 88803-170 mesquitapalestina@hotmail.com www.islamcriciuma.com.br Sociedade Beneficente Muulmana de Paranagu R Nestor Victor, 804 cx postal 241 Leblon Paranagu PR CEP: 83203-540 Tel: (55 41) 3423-1737 sbampgua@hotmail.com

You might also like