You are on page 1of 40

Exerccios de Histria Imprio Primeiro Reinado

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufpe) Na(s) questo(es) a seguir escreva nos parnteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa. 1. Na manh de 13 de fevereiro de 1825, na porta da Igreja do Ptio do Tero, em Recife, Frei Caneca foi despojado de suas ordens e executado. Considera(m)-se atividade(s) revolucionria(s) do Frei: ( ) jornalista, redator de O DIRIO NOVO jornal praieiro, responsvel pela agitao intelectual da Revoluo de 1848 em Pernambuco; ( ) Frei Caneca participou da revoluo de 1817 cujo iderio republicano era semelhante ao da Revoluo de 1824; ( ) Frei Caneca dirigiu, durante o Primeiro Reinado, um perodo revolucionrio intitulado "Sentinela da Liberdade na Guarita de Pernambuco"; ( ) Frei Caneca insurge-se contra a Constituio Outorgada, logo aps a dissoluo da Constituinte em 1823; ( ) Dirigiu e foi redator principal do jornal O TFIS Pernambucano que combatia o absolutismo do Imperador Pedro I e incitava rebelio. TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Ufpe) Na(s) questo(es) a seguir assinale os itens corretos e os itens errados. 2. O mapa a seguir apresenta o Brasil prindependente, no sculo XIX. Algumas provncias esto coloridas e se destacam das restantes. Sobre as coloridas, analise as proposies a seguir:

(0) As provncias do Gro-Par, Maranho, Piau, Bahia e Cisplatina foram as primeiras a aderir ao movimento de independncia. (1) Todas as provncias destacadas no mapa foram visitadas pela esquadra de Cochrane, militar que combateu na guerra da Independncia do lado brasileiro. (2) Nas provncias do Gro-Par, Maranho e Bahia a resistncia contra a independncia foi mais forte, ocasionando lutas que se prolongaram alm do 7 de setembro de 1822. (3) As provncias destacadas representam o "partido brasileiro", que reunia aristocracia rural, os comerciantes nativos e os burocratas, e no defendiam a separao de Portugal. (4) A provncia Cisplatina conseguiu sua independncia mais cedo que o prprio Brasil. Antes de 1822 a Cisplatina j se chamava Uruguai. 3. O processo de desenvolvimento da indstria brasileira no foi acompanhado de uma efetiva poltica protecionista aduaneira. Quais teriam sido as razes? (0) O Brasil como nao independente optou pelo liberalismo econmico. (1) A partir da presena da famlia Real no Brasil e durante todo o sculo XIX a doutrina econmica que comandou a industrializao foi o mercantilismo. (2) Os interesses britnicos criaram obstculos a realizao de uma poltica protecionista alfandegria. (3) A ideologia nacionalista encontrou grande ressonncia no Imprio Brasileiro levando o Governo a praticar o liberalismo econmico. (4) A poltica econmica do Brasil durante todo o sculo XIX foi preferencialmente agrcola. Basta dizer que a Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional ocupava-se com o aperfeioamento tcnico da agricultura. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufba) Na(s) questes adiante escreva, no espao apropriado, a soma dos itens corretos.

1|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

4. "Finalmente, seguindo um plano j traado de antemo, em 2 de julho de 1823, Madeira de Melo e seus homens deixavam Salvador, pressionados tambm pela esquadra inglesa comandada pelo Almirante Cochrane, que veio oficialmente em auxlio a Labatut." (MENDES JR., p. 159) Em relao ao processo histrico cujo desfecho est descrito no texto anterior, pode-se dizer: (01) No Nordeste brasileiro, particularmente na Bahia, a disposio do povo at pela luta armada foi decisiva para a consolidao da Independncia. (02) As guerras pela Independncia configuram a luta dos brasileiros contra os representantes do colonialismo lusitano, ainda presentes em diversas provncias do Brasil. (04) A luta travada pelo povo baiano buscou resgatar o ideal da Conjurao dos Alfaiates de fazer da Bahia uma repblica independente e democrtica. (08) A unio de algumas provncias do Norte e Nordeste em torno da Repblica do Equador foi decisiva para a vitria dos revolucionrios. (16) Os revolucionrios de 1823 lutavam por uma constituio que garantisse a soberania do povo, que fosse republicana e que extinguisse a escravido. (32) O processo de independncia do Brasil culminou com a implantao da forma de governo monrquicoparlamentarista, inspirada no modelo adotado na Amrica Hispnica. Soma ( )

(MARTINS, Luciana de Lima, "O Rio de Janeiro dos Viajantes: o olhar britnico (1800-1850):" Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 2001, p.69) 5. Explique as razes poltico-comerciais que favoreceram a primazia inglesa no Brasil na primeira metade do sculo XIX. 6. Cite uma mudana cultural ocorrida no Rio de Janeiro, em decorrncia do estreitamento das relaes comerciais com a Inglaterra, na primeira metade do sculo XIX. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Ufba) Assinale as proposies corretas, some os nmeros a elas associados e marque no espao apropriado. 7. "Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfdia, so patentes os reiterados perjrios do Imperador, e est conhecida nossa iluso ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes... O sistema americano deve ser idntico; desprezemos instituies oligrquicas, s cabidas na encanecida Europa." Manifesto de Proclamao da Confederao do Equador, em 12 de julho de 1824. (MENDES JR., v. 2, p. 169) Com base no texto anterior e nos conhecimentos sobre o processo de independncia do Brasil, podese afirmar:

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES. (Unirio) "A partir do sculo XIX, a importncia comercial e estratgica do Rio de Janeiro para a Inglaterra foi aumentando. O Rio oferecia um porto seguro, 'de fcil acesso, imediatamente reconhecvel pela extraordinria terra ao seu redor' e 'bastante amplo', conforme descrio de James Horsburgh, um hidrgrafo da Companhia das ndias Orientais. Aps tornar-se a capital do Brasil em 1763, a cidade apresentava um rpido crescimento populacional e tambm comercial. Nessa poca, o Rio de Janeiro era o segundo centro naval e comercial mais importante do Imprio Portugus, sendo Lisboa o primeiro".

2|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(01) A "negra perfdia" e os "perjrios do Imperador" referidos no Manifesto demonstram o desagrado dos brasileiros para com as atitudes autoritrias tomadas por D. Pedro I, aps a dissoluo da Assemblia Constituinte. (02) O movimento revolucionrio pernambucano que criticou o centralismo poltico imposto pela primeira Constituio pretendia reunir as provncias do Nordeste num governo republicano e federativo. (04) O "sistema de governo defeituoso em sua origem" decorreu da participao dos deputados brasileiros nas Cortes Constituintes de Lisboa e conseqente aprovao de uma nica constituio para o Reino Unido. (08) O sistema de governo mencionado no texto foi considerado pelos manifestantes "mais defeituoso em suas partes componentes", porque estabelecia eleies baseadas no sufrgio universal e igualdade entre os trs poderes. (16) A reao conservadora e aristocrtica vivida pela Europa, aps a derrota de Napoleo Bonaparte, foi contestada peIa onda revolucionria liberal de 1830, que se refletiu no Brasil, atravs das crticas ao centralismo e autoritarismo de D. Pedro I. (32) A onda revolucionria liberal europia de 1848 refletiu-se no Brasil, atravs da vigncia dos princpios federalistas estabelecidos com a maioridade de D. Pedro II. Soma ( )

9. (Uepg) A incerta linha de Tordesilhas foi suplantada pela expanso das bandeiras paulistas, pelos criadores de gado, pelas foras militares e pela minerao. A partir do sculo XVIII a configurao territorial do Brasil passou a se aproximar bastante da atual, com exceo das fronteiras do Sul. Sobre as questes territoriais no sul do Brasil, assinale o que for correto. 01) No sculo XVlll, Portugal e Espanha disputaram os territrios das Sete Misses, ocupados por ndios e jesutas, e a Colnia do Sacramento, fundada no Rio da Prata, hoje territrio uruguaio. 02) A Colnia do Sacramento, base estratgica para o contrabando da prata oriunda da Bolvia e do Peru, foi incorporada ao Brasil em 1821, com a denominao Provncia Cisplatina. 04) A Provncia Cisplatina jamais se integrou ao Brasil em virtude da origem espanhola de seus habitantes e os conflitos de interesses na regio do Prata. 08) Em 1827, a Provncia Cisplatina tomou-se a Repblica do Uruguai. Duas foras polticas disputavam o poder: o Partido Blanco, dos pecuaristas, que se apoiava na Argentina, e o Partido dos Colorados, dos comerciantes de Montevidu, que era simptico ao Brasil. 16) A Inglaterra, favorvel formao de uma grande repblica no Rio da Prata, colocou-se sempre contra a interveno do Brasil nessa regio. 10. (Unesp) A respeito da independncia do Brasil, pode-se afirmar que: a) consubstanciou os ideais propostos na Confederao do Equador. b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular. c) props, a partir das idias liberais das elites polticas, a extino do trfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. d) provocou, a partir da Constituio de 1824, profundas transformaes na estruturas econmicas e sociais do Pas. e) implicou na adoo da forma monrquica de governo e preservou os interesses bsicos dos proprietrios de terras e de escravos.

8. (Ufpe) Qual das alternativas a seguir contm as atividades produtivas que mais utilizaram a mo-deobra escrava nos perodos Colonial e Imperial, no Brasil? a) Cultura de subsistncia nas colnias de parceria, na regio Sul, e criao de gado nas terras gachas. b) Extrao de pau-brasil, culturas do fumo e do algodo. c) Produo de acar, cultura do caf e minerao. d) Pecuria e minerao. e) Comrcio, construo de estradas de ferro e produo de acar.

3|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

11. (Fuvest) A organizao do Estado brasileiro que se seguiu Independncia resultou no projeto do grupo: a) liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado. b) manico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extino da escravido. c) liberal-radical, que defendia a convocao de uma Assemblia Constituinte, a igualdade de direitos polticos e a manuteno da estrutura social. d) corteso, que defendia os interesses recolonizadores, as tradies monrquicas e o liberalismo econmico. e) liberal-democrtico, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monrquica. 12. (Unicamp) Durante o processo de Independncia da Amrica Latina, diferentes significados foram atribudos idia de liberdade. Explique o significado da liberdade para: a) Simn Bolvar, um dos lderes da Independncia da Amrica espanhola. b) Toussaint Louverture e Dessalines, lderes da Independncia do Haiti. c) Pedro I, imperador do Brasil. 13. (Unesp) "Brasileiros! Salta aos olhos a (...) perfdia, so patentes os reiterados perjuros do Imperador, e est conhecida a nossa iluso ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes componentes. As constituies, as leis e todas as instituies humanas so feitas para os povos e no os povos para elas. Eis, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo anlogo s luzes do sculo em que vivemos (...), desprezemos as instituies oligrquicas, s cabidas na encanecida Europa." (MANIFESTO DOS REVOLUCIONRIOS DA CONFEDERAO DO EQUADOR, 1824) Com base no texto, indique: a) o tipo de governo qualificado como "defeituoso"; b) o sistema de governo proposto pelos revoltosos.

14. (Fuvest) Procure interpretar a "charge" de Miguel Paiva, analisando sua verso da Independncia do Brasil.

15. (Fuvest-gv) Explique o processo poltico que resultou na abdicao de D. Pedro I em 1831. 16. (Fuvest) Ao proclamarem a sua independncia, as colnias espanholas da Amrica optaram pelo regime republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime monrquico: a) pela grande popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros. b) porque a Repblica traria forosamente a abolio da escravido, como ocorrera quando da proclamao da independncia dos Estados Unidos. c) como conseqncia do processo poltico desencadeado pela instalao da corte portuguesa na colnia. d) pelo fascnio que a pompa e o luxo da corte monrquica exerciam sobre os colonos. e) em oposio ao regime republicano portugus implantado pelas cortes. 17. (Unicamp) Caio Prado Jnior, falecido em novembro de 1990, foi um dos mais importantes historiadores brasileiros deste sculo. No livro FORMAO DO BRASIL CONTEMPORNEO, de 1942, escreveu:

4|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

"O incio do sculo XIX no se assinala para ns unicamente por esses acontecimentos relevantes que so a transferncia da sede da monarquia portuguesa para o Brasil e os atos preparatrios da emancipao poltica do Brasil. Ele marca uma etapa decisiva em nossa evoluo e inicia em todos os terrenos, social, poltico e econmico, uma fase nova." Para cada um dos "terrenos" mencionados por Caio Prado Jr. ("social, poltico e econmico") indique e analise uma transformao importante ocorrida no sculo XIX. 18. (Cesgranrio) A concretizao da emancipao poltica do Brasil, em 1822, foi seguida de divergncias entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assemblia Constituinte. Assinale a opo que relaciona corretamente os preceitos da Constituio Imperial com as caractersticas da sociedade brasileira: a) A autonomia das antigas Capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrrias. b) O Poder Moderador conferia ao Imperador a proeminncia sobre os demais Poderes. c) A abolio do Padroado, por influncia liberal, assegurou ampla liberdade religiosa. d) A abolio progressiva da escravido, proposta de Jos Bonifcio, foi uma das principais razes da oposio ao Imperador D. Pedro I. e) A introduo do sufrgio universal permitiu a participao poltica das camadas populares, provocando rebelies em vrias partes do pas. 19. (Faap) Nas lutas conhecidas como Guerras da Independncia e no reconhecimento externo da Independncia, o Brasil foi auxiliado pelo(a): a) Frana b) Espanha c) Itlia d) Estados Unidos e) Inglaterra

20. (Faap) O fuzilamento de Frei Caneca est ligado ao seguinte fato da Histria do Brasil: a) Inconfidncia Mineira b) Confederao do Equador c) Revolta dos Canudos d) A Praieira e) Revoluo Farroupilha 21. (Ufes) "Confederao do Equador: Manifesto Revolucionrio Brasileiros do Norte! Pedro de Alcntara, filho de D. Joo VI, rei de Portugal, a quem vs, aps uma estpida condescendncia com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensar esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito Coroa, por descender da casa de Bragana na Europa, de quem j somos independentes de fato e de direito? No h delrio igual (... )." (Ulysses de Carvalho Brando. A CONFEDERAO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicaes Oficiais, 1924). O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfao poltica contra a a) extino do Poder Legislativo pela Constituio de 1824 e sua substituio pelo Poder Moderador. b) mudana do sistema eleitoral na Constituio de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que s era possvel aos portugueses. c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituio que conferia amplos poderes ao Imperador. d) liberalizao do sistema de mo-de-obra nas disposies constitucionais, por presso do grupo portugus, que j no detinha o controle das grandes fazendas e da produo de acar. e) restrio s vantagens do comrcio do acar pelo reforo do monoplio portugus e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

5|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

22. (Uel) A Confederao do Equador, em 1824, se caracterizou como um movimento de a) emancipao poltica de Portugal. b) oposio Abertura dos Portos. c) garantia poltica inglesa. d) apoio aos atos do imperador. e) reao poltica imperial. 23. (Ufmg) A opo pelo regime monrquico no Brasil, aps a Independncia, pode ser explicada a) pela atrao que os ttulos nobilirquicos exerciam sobre os grandes proprietrios rurais. b) pela crescente popularidade do regime monrquico entre a elite colonial brasileira. c) pela presso das oligarquias aliadas aos interesses, da Inglaterra e pela defesa da entrada de produtos manufaturados. d) pelo temor aos ideais abolicionistas defendidos pelos republicanos nas Amricas. e) pelas transformaes ocorridas com a instaurao da Corte Portuguesa no Brasil e pela elevao do pas a Reino Unido. 24. (Ufpr) O processo de independncia poltica do Brasil garantiu o rompimento das antigas estruturas econmico-sociais do perodo colonial? Justifique. 25. (Ufpr) Quais as razes da renncia de D. Pedro I ao trono brasileiro em 1831? 26. (Udesc) Durante o processo de Independncia do Brasil, na segunda dcada do sculo XIX, houve resistncia e luta armada em diversas regies. Assinale a NlCA alternativa que indica onde ocorreu derramamento de sangue nesse perodo, pela conquista da emancipao poltica: a) So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; b) Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; c) Gois, Mato Grosso e Tocantins; d) Bahia, Maranho e Par; e) Alagoas, Pernambuco e Cear.

27. (Mackenzie) Relativamente ao Primeiro Reinado, considere as afirmaes a seguir. I - A dissoluo da Constituinte, o estilo de governo autoritrio e a represso Confederao do Equador aceleraram o desgaste poltico de Pedro I. II - O temor de uma provvel recolonizao, caso fosse restabelecida a unio com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses. III - O aumento das exportaes agrcolas, a estabilidade da moeda e a reduo do endividamento externo foram os pontos favorveis do governo de Pedro I. IV - A cpula do exrcito, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu revolta, que culminou na Abdicao do Imperador. Ento: a) todas esto corretas. b) todas so falsas. c) apenas I e II esto corretas. d) apenas I , II e IV esto corretas. e) apenas III est correta. 28. (Ufc) "Em 26 de agosto foi constituda a Repblica do Cear, em um Grande Conselho de 405 eleitores formado pelas pessoas economicamente mais expressivas da provncia com a presena das Cmaras de Fortaleza, Aquiraz e Messejana e representantes das demais comarcas". (Maria do Carmo R. Arajo. "A participao do Cear na Confederao do Equador".In: Simone Souza (coord.). HISTRIA DO CEAR. 2 ed. Fortaleza. Fundao Demcito Rocha. 1994, p.152.). O texto acima fala de um momento simblico importante, quando da participao do Cear na Confederao do Equador. Sobre isto: a) Responda o que foi a Confederao do Equador. b) Indique dois aspectos que influenciaram na adeso do Cear Confederao do Equador.

6|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

29. (Ufc) "Quase 35 anos depois da famosa reunio de Punta del Este onde foi lanada a Aliana para o Progresso e onde Che Guevara pronuncia um dos mais incendirios discursos contra os Estados Unidos jamais ouvidos em fruns internacionais como esse, as tenses entre Washington e Cuba continuam perturbando as relaes interamericanas". (Jorge Castaeda. "Lei americana contra Cuba um espetculo lamentvel". FOLHA DE SO PAULO. Caderno Mundo. 02 de junho de 1996, p.25). Com base no texto acima: a) Em que contexto histrico mundial se realiza a Conferncia de Punta del Este e quais as conseqncias para as atuais reaes interamericanas? b) Identifique os objetivos e as relaes da Aliana para o Progresso com o Brasil. 30. (Ufrj) TRECHOS DOS PROGRAMAS DOS PARTIDOS PSD, UDN E PTB (1945) "Economia Nacional 69) Reconhecimento da liberdade de iniciativa no domnio econmico, com a aceitao da interveno estatal para auxili-la por meios indiretos, ou mesmo para a ao direta, nos casos excepcionais, quando a exigir o bem comum ou a segurana nacional." (Partido Social Democrtico - PSD) "O Capital I - Apelar para o capital estrangeiro, necessrio para os empreendimentos da reconstruo nacional e, sobretudo, para o aproveitamento das nossas reservas inexploradas, dando-lhe um tratamento equitativo e liberdade para a sada dos juros. (...) Interveno do Estado II - A interveno do Estado ser direta ou indireta: a) para a elaborao, ouvidas as classes interessadas, dos planos que favoream o desenvolvimento dos diversos setores da economia;

b) para suprir as deficincias da organizao econmica; c) para garantir a segurana e os direitos intelectual e manual." (Unio Democrtica Nacional - UDN) "Planificao econmica 17) Planificao econmica atingindo todos os setores e visando, por meio da orientao, interveno ou gesto do Estado, que a produo do Pas atenda a todas as necessidades internas, assegurando a baixo custo as utilidades essenciais a todos os trabalhadores." (Partido Trabalhista Brasileiro - PTB) Os trs maiores partidos do perodo de 1945 a 1964 no Brasil, surgidos logo aps a queda do Estado Novo, sustentaram, em seus programas, propostas diferenciadas com relao ao papel do Estado na sociedade. a) Cite duas razes que contriburam para o fim do Estado Novo. b) Compare as vises dos programas partidrios anteriormente citados em relao interveno do Estado na economia e participao do capital estrangeiro. 31. (Fuvest) O reconhecimento da independncia brasileira por Portugal foi devido principalmente: a) mediao da Frana e dos Estados Unidos e atribuio do ttulo de Imperador Perptuo do Brasil a D.Joo VI. b) mediao da Espanha e renovao dos acordos comerciais de 1810 com a Inglaterra. c) mediao de Lord Strangford e ao fechamento das Cortes Portuguesas. d) mediao da Inglaterra e transferncia para o Brasil de dvida em libras contrada por Portugal no Reino Unido. e) mediao da Santa Aliana e ao pagamento Inglaterra de indenizao pelas invases napolenicas. 32. (Fuvest) A Carta outorgada de 1824 estabeleceria um sistema eleitoral que, na sua essncia, marginalizava da vida poltica a maioria da populao brasileira. Como funcionava aquele sistema eleitoral?

7|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

33. (Fuvest) Qual o papel conferido ao Imperador pela Constituio de 1824? a) Subordinao ao poder legislativo. b) Instrumento da descentralizao polticoadministrativa. c) Chave de toda a organizao poltica. d) Articulador da extino do Padroado. e) Liderana do Partido Liberal. 34. (Cesgranrio) "Usando do direito que a Constituio me concede, declaro que hei de muito voluntariamente abdicado na pessoa de meu mui amado e prezado filho o Sr. D. Pedro de Alcntara. Boa Vista - 7 de abril de 1831, dcimo da Independncia e do Imprio - D. Pedro I." Nesses termos, D. Pedro I abdicou ao trono brasileiro no culminar de uma profunda crise, que NO se caracterizou por: a) antagonismo entre o Imperador e parte da aristocracia rural brasileira. b) emprstimos externos para cobrir o dficit pblico gerado, em grande parte, pelo aparelhamento das foras militares. c) aumento do custo de vida, diminuio das exportaes e aumento das importaes. d) presso das elites coloniais que queriam o fim do Imprio e a implantao de uma Repblica nos moldes dos Estados Unidos. e) conflitos entre o Partido Brasileiro e o Partido Portugus e medo da recolonizao. 35. (Mackenzie) So fatores que levaram os E.U.A. a reconhecerem a independncia do Brasil em 1824: a) Doutrina Monroe (Amrica para os americanos) e os fortes interesses econmicos emergentes nos E.U.A. . b) A aliana dos capitais ingleses e americanos interessados em explorar o mercado brasileiro e a crescente expanso do mercado da borracha. c) A indenizao de 2 milhes de libras pagos pelo Brasil ao governo americano e a Doutrina Truman. d) A subordinao econmica Inglaterra e o interesse de aliar-se ao governo constitucional de D. Joo VI. e) A identificao com a forma de governo adotada no Brasil e interesses coloniais comuns.

36. (Mackenzie) A Confederao do Equador, movimento que eclodiu em Pernambuco em julho de 1824, caracterizou-se por: a) ser um movimento contrrio s medidas da Corte Portuguesa, que visava favorecer o monoplio do comrcio. b) uma oposio a medidas centralizadoras e absolutistas do Primeiro Reinado, sendo um movimento republicano. c) garantir a integridade do territrio brasileiro e a centralizao administrativa. d) ser um movimento contrrio maonaria, clero e demais associaes absolutistas. e) levar seu principal lder, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, liderana da Constituinte de 1824. 37. (Mackenzie) O episdio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com: a) a promulgao da Constituio da Mandioca pela Assemblia Constituinte. b) a instituio da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfndega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros. c) o descontentamento da populao do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz. d) a manifestao dos brasileiros contra os portugueses ligados sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I. e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para aloj-la no Brasil. 38. (Fuvest) A Constituio Imperial de 1824 estabelece que o governo monrquico hereditrio, constitucional e representativo (artigo 3 ) e que a pessoa do Imperador inviolvel e sagrada, no estando sujeita a responsabilidade alguma (artigo 99). Comente estes textos constitucionais, definidores da monarquia brasileira.

8|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

39. (Unicamp) Em 1824, Frei Caneca criticou a Constituio outorgada por D. Pedro I dizendo que o poder moderador era a chave mestra da opresso da nao brasileira e que a Constituio no garantia a independncia do Brasil, ameaava sua integridade e atacava a soberania da nao. (Baseado em Frei Caneca, "Crtica da Constituio Outorgada", ENSAIOS POLTICOS, Rio de Janeiro, Editora Documentrio, p. 70-75) a) Defina o poder moderador. b) O que foi a Confederao do Equador, da qual Frei Caneca participou? 40. (Unesp) Em troca do reconhecimento de sua independncia por parte da Inglaterra, o Brasil assinou um tratado em 1826, incluindo clusulas para por termo: a) ao trfico negreiro. b) ao tratado comercial de 1810. c) escravido africana. d) autonomia municipal. e) ao pacto colonial. 41. (Ufrs) Um projeto alternativo ao Estado Nacional Brasileiro estabelecido pela Carta Constitucional de 1824 e defendido na Guerra dos Farrapos apresentou a a) concentrao do poder no Imperador e no Conselho de Estado. b) instalao de uma Repblica. c) instaurao de uma Monarquia Constitucional. d) criao de uma Assemblia Nacional Popular. e) organizao de Comits Revolucionrios para sustentar o governo.

42. (Cesgranrio) A Constituio imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas bsicas da estrutura e do funcionamento do sistema poltico imperial tais como o(a): a) equilbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas. b) ampla participao poltica de todos os cidados, com exceo dos escravos. c) laicizao do Estado por influncia das idias liberais. d) predominncia do poder do imperador sobre todo o sistema atravs do Poder Moderador. e) autonomia das Provncias e, principalmente, dos Municpios, reconhecendo-se a formao regionalizada do pas. 43. (Mackenzie) "A nao independente continuaria subordinada economia colonial, passando do domnio portugus tutela britnica. A fachada liberal construda pela elite europeizada ocultava a misria e a escravido da maioria dos habitantes do pas." (Emlia V. da Costa) A interpretao correta do texto anterior sobre a independncia brasileira seria: a) a nossa independncia caracterizou-se pelo processo revolucionrio que rompeu socialmente com o passado colonial. b) a preservao da ordem estabelecida, isto , escravido, latifndio e privilgios polticos da elite, seria garantida pelo novo governo republicano. c) a rpida transformao da economia foi comandada pela elite poltica e econmica interessada na superao da ordem colonial. d) o esprito liberal de nossas elites no impediu que estas mantivessem as estruturas arcaicas da escravido e do latifndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilgios. e) o rompimento com a dependncia inglesa foi inevitvel, j que aps a independncia o governo passou a incentivar o mercado interno e a industrializao.

9|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

44. (Ufrs) Sobre o processo de emancipao poltica do Brasil em 1822, considere as afirmativas a seguir. I - Para a aristocracia brasileira era fundamental que o governo do Brasil emancipado mantivesse o escravismo e as relaes com a Inglaterra. II - Pedro I negou publicamente sua disposio de indenizar Portugal pela separao, mas assinou o compromisso que estabelecia o Tratado de Paz e Aliana. III - O Tratado de Paz com Portugal manteve a Provncia Cisplatina sob controle portugus. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. 45. (Fgv) Associe os fatos poltico-militares do Primeiro Reinado e da Regncia brasileira a seguir, com suas localizaes: Coluna A 1 - Balaiada 2 - Cabanagem 3 - Ato Adicional 4 - Sabinada 5 - Confederao do Equador Coluna B I - Par II - Bahia III - Maranho IV - Pernambuco V - Rio de Janeiro Escolha a alternativa que tem a associao correta: a) 1 - III; 2 - I; 3 - V; 4 - II; 5 - IV; b) 1 - II; 2 - V; 3 - II; 4 - I; 5 - V; c) 1 - III; 2 - II; 3 - V; 4 - IV; 5 - I; d) 1 - IV; 2 - I; 3 - V; 4 - III; 5 - II; e) 1 - V; 2 - III; 3 - IV; 4 - II; 5 - I;

46. (Fgv) No Brasil, durante o Primeiro Imprio, a situao financeira era precria, pelo fato de que: a) o comrcio de importao entrou em colapso com a vinda da Famlia Real (1808); b) os Estados Unidos faziam concorrncia aos nossos produtos, especialmente o acar; c) os principais produtos de exportao - acar e algodo - no eram suficientes para o equilbrio da balana comercial do pas; d) o capitalismo ingls se recusava a fornecer emprstimos para a agricultura; e) o sistema bancrio era praticamente inexistente, s tendo sido fundado o Banco do Brasil em 1850. 47. (Cesgranrio) Assinale a opo que apresenta um fato que caracterizou o processo de reconhecimento da Independncia do Brasil pelas principais potncias mundiais: a) Reconhecimento pioneiro dos Estados Unidos, impedindo a interveno da fora da Santa Aliana no Brasil. b) Reconhecimento imediato da Inglaterra, interessada exclusivamente no promissor mercado brasileiro. c) Desconfiana dos brasileiros, reforada aps o falecimento de D. Joo VI, de que o reconhecimento reunificaria os dois reinos. d) Reao das potncias europias s ligaes privilegiadas com a ustria, terra natal da Imperatriz. e) Expectativa das potncias europias, que aguardavam o reconhecimento de Portugal, fiis poltica internacional traada a partir do Congresso de Viena. 48. (Unirio) As relaes do Brasil com a Inglaterra constituram-se num dos principais problemas da poltica externa do Imprio, como se observa no(a): a) apoio da Inglaterra a Portugal, seu tradicional aliado, nas Guerras de Independncia. b) conflito decorrente das restries alfandegrias impostas por D. Pedro I aos ingleses. c) participao dominante de capitais ingleses no financiamento da expanso cafeeira. d) concordncia inglesa em relao ao expansionismo imperial na Cisplatina. e) oposio da Inglaterra, pas pioneiro no desenvolvimento industrial, ao trfico negreiro.

10 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

49. (Fuvest) O artigo 5 da Constituio do Imprio do Brasil, datada de 1824, dizia o seguinte: "A religio catlica apostlica romana continuar a ser a religio do Imprio. Todas as outras religies sero permitidas com seu culto domstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo". Comente o texto constitucional em funo: a) das relaes entre Igreja catlica e Estado, durante o Imprio; b) da situao das demais religies no mesmo perodo. 50. (Fuvest) Podemos afirmar que tanto na Revoluo Pernambucana de 1817, quanto na Confederao do Equador de 1824, a) o descontentamento com as barreiras econmicas vigentes foi decisivo para a ecloso dos movimentos. b) os proprietrios rurais e os comerciantes monopolistas estavam entre as principais lideranas dos movimentos. c) a proposta de uma repblica era acompanhada de um forte sentimento antilusitano. d) a abolio imediata da escravido constitua-se numa de suas principais bandeiras. e) a luta armada ficou restrita ao espao urbano de Recife, no se espalhando pelo interior. 51. (Fuvest) No tocante economia aucareira do Brasil, ao longo do sculo XIX, podemos afirmar que a) praticamente desapareceu, pois o caf se tornou o produto quase exclusivo das exportaes. b) regrediu consideravelmente devido concorrncia norte-americana e introduo do acar de beterraba na Europa. c) conheceu um relativo renascimento, graas ao fim da explorao em grande escala de metais preciosos que drenava todos os recursos. d) ficou estagnada, acompanhando o baixo nvel das atividades econmicas em declnio aps o fim da explorao de metais preciosos em grande escala. e) regrediu consideravelmente devido concorrncia antilhana e introduo de acar de beterraba na Europa.

52. (Fuvest) Sobre a dvida pblica externa do Brasil independente, certo afirmar que comeou a ser contrada a) nos primeiros anos da Repblica, por iniciativa do Ministro da Fazenda Ruy Barbosa, preocupado com a escassez monetria. b) por ocasio da Guerra do Paraguai, para financiar os enormes gastos decorrentes do conflito. c) logo aps a Independncia, destinando-se o primeiro emprstimo a indenizar Portugal pela perda da colnia. d) quando se implantaram os primeiros planos de valorizao do caf, a partir do convnio firmado em Taubat, em 1906. e) logo aps a Revoluo de 1930, a fim de se enfrentar o abalo financeiro resultante da crise de 1929. 53. (Pucpr) "Art. 26 - Se o Imperador no tiver parente algum que rena as qualidades exigidas no art. 122 da Constituio, ser o Imprio governado durante a sua menoridade por um regente eletivo e temporrio, cujo cargo durar quatro anos, renovando-se para esse fim a eleio de quatro em quatro anos..." "Art. 32 - Fica suprimido o Conselho de Estado de que trata o ttulo 5, captulo 79 da Constituio". Os artigos citados compuseram: a) A Constituio Imperial de 1824. b) O Ato Adicional de 1834. c) A Lei de Interpretao do Ato Adicional. d) O anteprojeto de Antnio Carlos, "A Constituio da Mandioca", que no terminou de ser debatido em funo da Dissoluo da Assemblia Constituinte em 1823. e) A Declarao ou Lei da Maioridade.

11 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

54. (Mackenzie) morre a liberdade".

"Morre um liberal mas no

A frase acima, atribuda a Lbero Badar, foi pronunciada na seguinte circunstncia histrica. a) A dissoluo da Constituinte pelo Imperador em 1823. b) As crticas ao absolutismo de Pedro I, atravs do jornal "O Observador Constitucional". c) A condenao morte dos lderes da Confederao do Equador. d) A derrota brasileira na Guerra Cisplatina. e) A morte de patriotas brasileiros contra as foras portuguesas do General Madeira de Melo, na Bahia. 55. (Ufrj) "Convoquei extraordinariamente esta assemblia por dois motivos: o primeiro, a inesperada notcia de que estavam a chegar tropas estrangeiras de emigrados portugueses que vinham buscar asilo neste Imprio; o segundo, os negcios da fazenda em geral, e com especialidade o arranjo do Banco do Brasil, que at agora no tem obtido desta assemblia medidas eficazes e salutares. O primeiro cessou, o segundo existe, e muito lamento ter a necessidade de o recomendar pela quarta vez a esta assemblia. Claro a todas as luzes o estado miservel a que se acha reduzido o tesouro pblico, e muito sinto prognosticar que, nesta sesso extraordinria, e no decurso da ordinria, a assemblia, a despeito das minhas reiteradas recomendaes, no arranja negcio de tanta monta, desastroso deve ser o futuro que nos aguarda." (D. Pedro I. "Fala do Trono na abertura da Assemblia Geral Extraordinria de 2 de abril de 1829", In: FALAS DO TRONO. Braslia: INL/MEC, 1977, p.114) O Banco do Brasil havia sido criado pelo prnciperegente D. Joo, em 1808. A despeito das exortaes de D. Pedro I, foi decretada a falncia do banco no ano de 1829. Este foi um dos aspectos da crise que levou ao fim o Primeiro Reinado. Explique um outro aspecto econmico e um aspecto poltico da crise que levou abdicao de D. Pedro I, em 1831.

56. (Unesp) Assinale a alternativa que indica um movimento separatista ocorrido no perodo do Imprio brasileiro que incorporou o ideal republicano. a) Confederao do Equador. b) Revolta de Beckman. c) Inconfidncia Mineira. d) Canudos. e) Conjurao Baiana. 57. (Unesp) "Continuamos a encontrar eleitores que se dirigem a So Paulo. Estes senhores so ordinariamente (... ) seguidos de um ou dois escravos, a cavalo, que lhes servem de criados e a quem aqui se costuma chamar pagens (....) Tais homens, todos eles dos mais ricos da regio, esto em geral bem vestidos. A maioria ostenta aquele orgulho e satisfao ntima que, muitas vezes, se nota nos paulistas de certas categorias." (Auguste de Saint-Hilaire. "Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a So Paulo".) Saint-Hilaire percorreu a Provncia de So Paulo em 1822. A partir das informaes deixadas pelo viajante francs, responda. a) Qual era a organizao social da poca? b) A forma de participao poltica descrita no texto corresponde de um regime democrtico moderno? Justifique. 58. (Fatec) O Ato Adicional de 1834 foi de importncia significativa para o Brasil porque a) restaurou a paz no Imprio, tendo em vista o trmino das rebelies no Nordeste do Pas. b) possibilitou a tomada do poder pelos conservadores que formavam a aristocracia rural. c) antecipou a maioridade de D. Pedro I, evitando, assim, um golpe de Estado dos conservadores. d) ampliou a autonomia das provncias, neutralizando a tendncia centralizadora do Primeiro Reinado. e) limitou os poderes excessivos das Cmaras Municipais, que poderiam dividir a Nao.

12 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

59. (Ufrs) A partir da gravura a seguir, possvel afirmar que, logo aps a emancipao poltica do Brasil.

I - os escravos estavam gratificados porque, desde aquele momento, no podiam ser recomprados pelos comerciantes de escravos e vendidos em outras partes da Amrica. II - a abdicao do primeiro Imperador determinou o fim da escravido. III - a situao dos escravos permaneceu essencialmente a mesma do perodo colonial. Quais afirmativas completam corretamente a frase inicial? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Apenas I e III 60. (Mackenzie) Apesar do Alvar de Liberdade Industrial de 1808, o desenvolvimento industrial brasileiro no ocorreu, dentre outros fatores, porque: a) a elite agrria, defensora das atividades manufatureiras, no tinha, contudo, expresso poltica. b) a falta de capital anulava as vantagens da excelente rede de transportes e comunicao da poca. c) o tratado de 1810, com a Inglaterra, anulava nosso esforo industrial, j que oferecia a este pas o controle de nosso mercado. d) embora com grande mercado e mo-de-obra qualificada, faltava-nos tecnologia. e) a manuteno do rgido monoplio colonial impedia o sucesso de nossa industrializao.

61. (Mackenzie) Sobre o processo de reconhecimento externo de nossa independncia, podemos afirmar que: a) encontramos sria resistncia ao reconhecimento por parte dos E.U.A., em decorrncia da Doutrina Monroe. b) a ustria encabeava a forte reao contra nossa independncia. c) o reconhecimento de Portugal e Inglaterra custounos srios prejuzos, em virtude de indenizaes e concesses econmicas. d) as naes latino-americanas prontamente nos reconheceram, devido forte identificao com o governo imperial e sua poltica externa. e) a Inglaterra liderou a Santa Aliana na luta contra nossa emancipao. 62. (Mackenzie) A abdicao de Pedro I, a 7 de abril de 1831, resultou: a) na vitria do partido portugus, em seu projeto de restabelecer o Reino Unido. b) na consolidao de nossa independncia e do poder dos grandes proprietrios, frente do Estado Brasileiro. c) no declnio da elite rural, em virtude de amplas reformas sociais aps a queda do imperador. d) em maior estabilidade poltica, trao que caracterizou o Perodo Regencial. e) na superao imediata da crise econmica que afligia o pas. 63. (Uerj) Que tardamos? A poca esta: Portugal nos insulta; a Amrica nos convida; a Europa nos contempla; o prncipe nos defende. Cidados! soltai o grito festivo... Viva o Imperador Constitucional do Brasil, o Senhor D. Pedro I. (Proclamao. Correio Extraordinrio do Rio de Janeiro. 21 de setembro de 1822.) Este texto mostra o rompimento total e definitivo com a antiga metrpole como necessrio para a construo do Imprio Brasileiro. Nele tambm est implcito um dos fatores que contriburam para o processo de construo da independncia do Brasil. Esse fator foi:

13 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) a ajuda das potncias europias em funo de seus interesses econmicos b) a intransigncia das Cortes de Lisboa na aceitao das liberdades brasileiras c) o ideal republicano em consonncia com o das antigas colnias espanholas d) o movimento separatista das provncias do norte em processo de unio com Portugal

a) adeso aos ideais da Confederao do Equador e o voto de cabresto. b) criao de poder Moderador e o voto universal. c) dissoluo da Assemblia Constituinte de 1823 e o voto aberto. d) manuteno da escravido e o voto censitrio. e) manuteno do autoritarismo e o voto distrital. 66. (Pucmg) A primeira constituio brasileira de 1824 estabelece, EXCETO: a) governo monrquico e hereditrio. b) unitarismo como forma de Estado. c) voto censitrio e a descoberto (no secreto). d) liberalismo econmico mantendo a escravido. e) amplas restries aos poderes do imperador. 67. (Pucmg) Dentre os vrios fatores que podem ser apontados no sentido de se explicar o descontentamento da populao com o governo de D. Pedro I (1822-1931), destacam-se, EXCETO: a) o profundo desequilbrio observado nas finanas pblicas. b) o estilo visivelmente centralista e absolutista do governo. c) o imobilismo do Estado frente questo da abolio da escravido. d) o desastroso resultado verificado ao trmino da guerra cisplatina. e) o clientelismo e a corrupo reinantes nas diversas esferas do poder. 68. (Ufv) Dentre as diversas revoltas e insurreies que antecederam a abdicao de D. Pedro I em 1831, uma foi especialmente importante pelos ideais republicanos de seus lderes, entre os quais Frei Caneca. Outra caracterstica desse movimento teria sido a proclamao da repblica em 1824, com a adoo da Constituio da Colmbia. O movimento foi duramente reprimido e Frei Caneca condenado morte e fuzilado. O movimento em questo ficou conhecido como: a) Inconfidncia Mineira. b) Confederao do Equador. c) Questo Cisplatina. d) Guerra dos Mascates. e) Revolta dos Farrapos.

64. (Unirio) A abdicao do Imperador Pedro I representou a culminncia dos diferentes problemas que caracterizam o Primeiro Reinado, a exemplo do(a): a) apoio ingls poltica platina do Imprio. b) apoio das provncias poltica do Reino Unido implantando por D. Pedro I, aps a morte de D. Joo VI. c) conflito entre os interesses dos produtores tradicionais de acar e os novos produtores de ouro. d) confronto entre os grupos polticos liberais e o governo centralizado e com tendncias despticas de D. Pedro I. e) crescente participao popular nas manifestaes polticas, favorecidas pela abolio do trfico. 65. (Unirio)

(LAERTE, FOLHA DE SO PAULO 06/09/98 TV FOLHA p.4 domingo.) A caricatura anterior nos faz refletir sobre os atos dos governantes e a correspondente falta de participao popular que tem marcado a Histria do Brasil. No contexto da independncia do Brasil, podemos citar como exemplo de excluso de participao poltica nos moldes liberais a:

14 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

69. (Ufes) Se o voto deixasse de ser obrigatrio, o senhor iria votar nas prximas eleies?

reconhecer a independncia, no houve lutas nem sublevaes armadas que confrontassem portugueses e brasileiros. d) a independncia brasileira obteve imediatamente o apoio de todas as grandes potncias europias e dos EUA.

(O GLOBO - 3/8/98) Conforme a pesquisa do Ibope, atualmente, mais da metade dos eleitores no faz questo de votar. Entretanto, durante o perodo de Imprio, de acordo com a Constituio de 1824, no Brasil era o sistema eleitoral que restringia a participao poltica da maioria, pois a) garantia a vitaliciedade do mandato dos deputados, tornando raras as eleies. b) convocava eleies apenas para o cargo de Primeiro Ministro, conforme regulamentao do Parlamentarismo. c) concedia o direito de votar somente a quem tivesse certa renda, sendo os votantes selecionados segundo critrios censitrios. d) promovia eleies em Portugal, com validade para o Brasil. e) permitia apenas s camadas da elite portuguesa o direito de eleger seus representantes, limitando a influncia da aristocracia rural brasileira. 70. (Uece) Sobre a consolidao da Independncia brasileira, correto afirmar: a) depois de algumas lutas no Sul, na Bahia e no Piau e do pagamento de uma indenizao de 2 milhes de libras esterlinas, o governo portugus reconheceu a independncia do Brasil, em 1825. b) sob presso da Inglaterra, que tinha interesses econmicos na independncia, Portugal reconheceu imediatamente a autonomia do governo do Brasil. c) apesar da demora do governo portugus em

71. (Uece) Com relao revolta de Pinto Madeira, no Cear, em 1831-1832, pode-se dizer corretamente: a) fez parte de um plano geral, articulado na capital do Imprio, para defender a volta de D. Pedro I ao trono, nada tendo a ver com conflitos ou desavenas locais ou regionais. b) significou o aprofundamento das divergncias entre os coronis do serto cearense, no contexto da abdicao de D. Pedro I. c) constituiu-se em uma revolta tardia de portugueses e colonos descontentes com o processo de independncia do Brasil. d) representou o descontentamento de coronis do Cariri cearense contra a poltica centralizadora do Presidente da Provncia, Jos Martiniano de Alencar.

72. (Ufsm) O tratado assinado entre o Brasil e a Inglaterra, em 1827, ratificava os tratados de 1810. Em decorrncia, a crise econmico-financeira do Brasil se aprofundou, gerando conflitos polticos e econmicos que a) promoveram a desanexao da Provncia de Cisplatina e o aumento da dvida externa brasileira com os Estados Unidos, pois este exportava algodo para o Brasil em grande quantidade. b) propiciaram a outorga da primeira Constituio Brasileira e a criao do Banco do Brasil, com o fim de emitir papel-moeda para comprar charque da regio do Prata. c) originaram a Confederao do Equador e o necessrio aumento da produo e exportao do acar para equilibrar as contas pblicas brasileiras. d) determinaram o retorno imediato de D. Pedro I para Portugal e o fim do trfico negreiro para o Brasil, o que prejudicou a produo do tabaco e o comrcio desse produto com a Inglaterra. e) resultaram na abdicao de D. Pedro I e no aumento do dficit pblico e dos emprstimos externos, ampliando as importaes da Gr-Bretanha.

15 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

73. (Mackenzie) Como em 1822, a unio contra o perigo comum levou de vencida os adversrios. O 7 de abril aparece como o complemento necessrio do 7 de setembro. (1822 Dimenses - Carlos Guilherme Mota) O perigo comum a que se refere o texto e a complementao referida seriam: a) a ameaa de recolonizao liderada pelo partido portugus derrotado na Independncia e na Abdicao a 7 de abril de 1831. b) a oposio dos grandes proprietrios, que na Independncia e Abdicao pretendiam liquidar com a escravido. c) o apoio dos democratas do Partido Brasileiro em ambas as ocasies poltica absolutista de Pedro I. d) a unio da Maonaria e Apostolado para implantar a Repblica nestes dois momentos histricos. e) a coincidncia de projeto de nao entre as elites portuguesa e brasileira em ambas as oportunidades. 74. (Fuvest) Houve um estremecimento nas relaes entre os Estados ingls e brasileiro, na primeira metade do sculo XIX, em conseqncia da forte presso que a Inglaterra exerceu sobre o Brasil a partir do reconhecimento da Independncia (1826). Tais presses decorreram a) da anexao do Uruguai por D. Pedro e da sua transformao em Provncia Cisplatina, limitando o comrcio ingls no Prata. b) da oposio inglesa aos privilgios alfandegrios concedidos, desde 1819, aos produtos portugueses importados pelo Brasil. c) dos incentivos do governo brasileiro exportao de algodo, o que tornava este produto mais barato do que o produzido nas colnias britnicas. d) do incio da imigrao europia para o Brasil, fato que poderia levar industrializao e diminuio das importaes de produtos ingleses. e) da oposio do Estado ingls ao trfico negreiro que o governo brasileiro, depois de resistir, proibiu, em 1850.

75. (Fuvest) A Constituio Brasileira de 1824 colocou o Imperador testa de dois Poderes. Um deles lhe era "delegado privativamente" e o designava "Chefe Supremo da Nao" para velar sobre "o equilbrio e harmonia dos demais Poderes Polticos", o outro Poder o designava simplesmente "Chefe" e era delegado aos Ministros de Estado. Estes Poderes eram respectivamente: a) Executivo e Judicirio b) Executivo e Moderador c) Moderador e Executivo d) Moderador e Judicirio e) Executivo e Legislativo. 76. (Ufpr) No Brasil imperial: (01) A "Misso Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plsticos como Debret e Taunay, contribuiu para a transformao da fisionomia cultural do pas. (02) Segundo a organizao poltico-administrativa, as provncias eram administradas por governadoresgerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais. (04) Os primeiros anos do Imprio constituram-se em um perodo de rpido crescimento econmico, especialmente em razo das receitas obtidas com as tarifas de importao e com o crescimento da exportao. (08) O perodo regencial foi marcado por grandes disputas entre grupos polticos e por intensa agitao social em quase todas as provncias. (16) Durante o Segundo Reinado, paralelamente existncia do Poder Moderador e do Conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro nomeado pelo Imperador. (32) A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do sculo XIX, esteve relacionada expanso da cultura cafeeira no oeste paulista e s medidas legais que conduziram abolio do trabalho escravo. Soma ( )

16 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

77. (Ufpe) Esta questo diz respeito a fatos polticos ocorridos no Imprio brasileiro. (0) O Perodo Regencial foi uma fase de grande turbulncia poltica no Brasil, com movimentos sociais e revoltas. (1) O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama poltica dos liberais. (2) Manifestaes liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represlia poltica imperial e dissoluo da Cmara Liberal, escolhida pela chamada "eleio do cacete". (3) Durante o processo de independncia, dois "partidos polticos" tiveram importante atuao. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano. (4) Aps a independncia brasileira surgiram revoltas em Minas e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial. 78. (Ufsm) A independncia poltica brasileira (7 de setembro de 1822) foi resultado de um acordo entre as elites dominantes, caracterizando-se pela manuteno da forma de governo (monarquia), da base produtiva (escravismo - monocultura - latifndio) e pela vinculao do Brasil esfera de influncia da Inglaterra, principal potncia industrial da poca. Com relao vinculao do Brasil Inglaterra, analise as afirmaes a seguir, indicando se so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os acordos de independncia do Brasil feitos com Portugal, em 1810, previam que o primeiro deveria assumir a dvida lusa com a Inglaterra. ( ) A manuteno dos acordos firmados por Portugal e Inglaterra em 1810 e os investimentos de capitais ingleses no Brasil contriburam para a dependncia econmica brasileira em relao a Inglaterra. ( ) A manuteno do Brasil sob a esfera de influncia inglesa est diretamente relacionad_ necessidade de assegurar o mercado brasileiro aos produtos ingleses.

( ) Havia interesse tanto dos membros do Partido Brasileiro quanto de integrantes da burguesia inglesa no fim do pacto colonial e na manuteno das relaes existentes entre o Brasil e a Inglaterra. ( ) A manuteno do acordo de Methuen (1703) selou a dependncia brasileira em relao a Inglaterra. A seqncia correta a) V - F - V - F - F. b) V - V - F - F - F. c) F - V - F - V - V. d) V - V - F - V - F . e) F - V - V - V - V. 79. (Unirio)

(NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, Csar. "Histria do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, quinhentos anos de novela". 2 edio, So Paulo, tica, 1998) A charge aponta para uma importante caracterstica da Carta Outorgada de 1824, qual seja, a instituio do(a): a) voto universal. b) voto censitrio. c) poder moderador. d) parlamentarismo s avessas. e) monarquia dual.

17 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

80. (Unirio) Ao compararmos os processos de formao dos Estados Nacionais no Brasil e na Amrica Hispnica, no sculo XIX, podemos afirmar que: a) a unidade brasileira foi garantida pela existncia de uma monarquia de base popular, enquanto que o caudilhismo, na Amrica Hispnica, impediu qualquer tipo de participao das camadas mais baixas da populao. b) a unidade brasileira relacionou-se, exclusivamente, ao forte carisma dos representantes da Casa de Bragana, enquanto, na Amrica Hispnica, no surgiu nenhuma liderana que pudesse aglutinar os diversos interesses em disputa. c) as diferenas regionais, no Brasil, no ofereceram nenhum obstculo obra centralizadora em torno da Coroa, ao passo que na Amrica Hispnica as diferenas regionais contriburam para a sua fragmentao. d) os interesses ingleses, na Amrica Hispnica, eram mais presentes e foram os nicos determinantes da sua fragmentao, ao passo que no Brasil aqueles interesses no existiram de maneira to marcante, de forma a impedir a obra da centralizao. e) no existiu, na Amrica Hispnica, uma faco oligrquica hegemnica que conseguisse levar adiante a obra da unidade, enquanto no Brasil os interesses escravistas aglutinaram as elites em torno de um projeto centralista. 81. (Fuvest) A economia brasileira, durante o perodo monrquico, caracterizou-se fundamentalmente a) pelo princpio da diversificao da produo agrria e pelo incentivo ao setor de servios. b) pelo estmulo imigrao italiana e espanhola e pelo fomento incipiente indstria. c) pela regionalizao econmica e pela revoluo no sistema bancrio nacional. d) pela produo destinada ao mercado externo e pela busca de investimentos internacionais. e) pela convivncia das mos-de-obra escrava e imigrante e pelo controle do "dficit" pblico.

82. (Ufmg) A organizao do sistema poltico foi objeto de discusses e conflitos ao longo do perodo imperial no Brasil. Com relao ao contexto histrico do Brasil Imperial e aos problemas a ele relacionados, CORRETO afirmar que: a) a centralizao do poder foi objeto de srias disputas ao longo de todo o sculo XIX e explica vrias contendas internas s elites imperiais, como a Rebelio Praieira. b) o Constitucionalismo ganhou fora, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e o Judicirio se tornassem independentes e harmnicos, o que atendia s queixas dos rebeldes da Balaiada. c) o Federalismo de inspirao francesa e jacobina foi uma das principais bandeiras do Partido Liberal, a partir da publicao do Manifesto Republicano, o que explica, entre outras, a Revoluo Liberal de 1842. d) os movimentos de contestao armada - como a Revoluo Farroupilha, a Sabinada ou a Cabanagem - tinham em comum a crtica liberal s tendncias absolutistas, persistentes no governo de D. Pedro II.

83. (Pucmg) Em 1823, o capito mulato Pedro Pedroso comandou tropas formadas por mestios e negros que entoavam, pelas ruas de Recife, a seguinte quadra: "MARINHEIROS E CAIADOS TODOS DEVEM SE ACABAR PORQUE S PARDOS E PRETOS O PAS DEVEM HABITAR" Tal episdio, associado Confederao do Equador, movimento revoltoso ocorrido durante o Primeiro Reinado, demonstra: a) o carter democrtico presente no processo de constituio do Estado nacional brasileiro. b) o peso das massas populares na conduo da vida poltica do pas logo aps a independncia. c) a fora do movimento abolicionista e sua capacidade de mobilizao dos segmentos sociais. d) a radicalizao do movimento com a participao popular, gerando temor na elite agrria.

18 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

84. (Ufrn) Em 1824, D. Pedro I assim se pronunciou: Chegou o momento em que o vu da impostura, com que os demagogos, inimigos do Imprio e da nossa felicidade, vos tm at agora fascinado, vai cair por terra. Para iludirem vossa boa-f, inflamarem vossa imaginao a poderem arrastar-vos cegamente a sistemas polticos reprovados pelas lies da experincia, absolutamente incompatveis com a vossa situao, e em que s eles ganhavam, separando-vos da unio geral de todas as provncias, indispensvel para a consolidao e segurana da nossa Independncia, fizeram-vos crer que uma faco vendida a Portugal dirigia as operaes polticas deste Imprio para submet-lo ao antigo domnio dos Portugueses e ao despotismo do seu governo. Apud COSTA, F. A. Pereira da. "Anais pernambucanos". 2. ed. Recife: FUNDARPE, 1983. v.9. p.52-53. No discurso acima, o imperador D. Pedro I pronunciou-se sobre a Confederao do Equador. correto afirmar que essa Confederao a) opunha-se pretenso de D. Pedro I de unir as coroas portuguesa e brasileira, o que representaria a recolonizao do Brasil. b) desejava instalar uma monarquia parlamentarista, estabelecendo limites aos poderes absolutistas de D. Pedro I. c) posicionava-se contra os privilgios portugueses, includos por D. Pedro I no projeto constitucional de 1823. d) pretendia implantar uma Repblica independente no Nordeste, contrariando o projeto de unidade nacional centrado em D. Pedro I.

85. (Fatec) O fim do Primeiro Reinado, com a abdicao de D. Pedro I em favor de seu filho, proporcionou condies para a consolidao da independncia, pois a) as disputas entre os partidos conservador e liberal representaram diferentes concepes sobre a maneira de organizar a vida econmica da nao. b) a vitria dos exaltados sobre os moderados acabou com as lutas das vrias faces polticas existentes. c) o governo de D. Pedro I no passou de um perodo de transio em que a reao portuguesa, apoiada no absolutismo do imperador, se conservou no poder. d) as rebelies ocorridas antes da abdicao tinham carter reivindicatrio de classe. e) na Assemblia Constituinte de 1823 as propostas do partido brasileiro tinham o apoio unnime dos deputados. 86. (Fuvest) No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no perodo regencial, a) aconteceram reformas polticas que tinham por objetivo a democratizao do poder. b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pr em perigo a independncia. c) disseminaram-se as idias republicanas at a constituio de um partido poltico. d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do perodo colonial. e) houve tentativas de separao das provncias que puseram em perigo a unidade nacional. 87. (Fuvest) Sobre a condio dos escravos no Brasil monrquico, possvel afirmar que eles a) foram protagonistas de diversas rebelies. b) eram impedidos de constituir famlia. c) sofreram a destruio completa de sua cultura. d) concentravam-se no campo, no trabalhando nas cidades. e) no tinham possibilidades legais de conseguir alforria.

19 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

88. (Ufscar) Fui a terra fazer compras (...). H muitas coisas inglesas, tais como seleiros e armazns, no diferentes do que chamamos na Inglaterra um armazm italiano, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. Quanto aos alfaiates, penso que h mais ingleses do que franceses, mas poucos de uns e outros. H padarias de ambas as naes e abundantes tavernas inglesas, cujas insgnias com a bandeira da Unio, lees vermelhos, marinheiros alegres e tabuletas inglesas, competem com as de Greenwich ou Deptford. O cotidiano descrito no texto de Maria Graham, em sua visita ao Rio de Janeiro em 1822, era conseqncia a) da Abertura dos Portos de 1808. b) da Independncia do Brasil em 1822. c) do Tratado de Methuen de 1703. d) da elevao do Brasil a Reino Unido de Portugal em 1815. e) da conquista da Guiana Francesa em 1809. 89. (Fuvest) "Odeio cordialmente as revolues ... Nas reformas deve haver muita prudncia ... Nada se deve fazer aos saltos, mas tudo por graus como manda a natureza... Nunca fui nem serei absolutista, mas nem por isso me alistarei jamais debaixo das esfarrapadas bandeiras da suja e catica democracia". (Jos Bonifcio de Andrada e Silva, 1822.) Analise o texto, associando-o ao processo de independncia do Brasil no que se refere a) forma assumida pela monarquia no Brasil. b) participao popular.

90. (Ufes) "Havendo Eu convocado, como tinha direito de convocar, a Assemblia Geral Constituinte e Legislativa, por decreto de 3 de junho do ano prximo passado, a fim de salvar o Brasil dos perigos que lhe estavam iminentes, e havendo a dita Assemblia perjurado ao to solene juramento que prestou nao de defender a integridade do Imprio, sua independncia e a minha dinastia: Hei por bem dissolver a mesma Assemblia..." LINHARES, M. Y. "Histria Geral do Brasil". Rio de Janeiro: Campus, 1996. A passagem acima parte integrante do Decreto de D.Pedro I, de 12 de novembro de 1823, que mandava cercar e evacuar o prdio no qual estava instalada a primeira Assemblia Constituinte do Brasil. Essa Constituinte foi fechada porque a) defendia a dupla cidadania - Brasil e Portugal para brasileiros e portugueses residentes no Brasil. b) previa, no projeto da Constituio em pauta, uma monarquia absolutista, na qual o monarca era uma figura inviolvel. c) ousou desafiar o projeto de soberania do Imperador, tirando-lhe o direito no s de vetar, mas tambm de sancionar os atos dos constituintes. d) era dominada pelo Partido Portugus, que defendia uma Monarquia Parlamentar como Reino Unido a Portugal. e) inseriu no projeto da Constituio o Quarto Poder, o Moderador, que deveria ser exercido pelo Imperador. 91. (Ufv) Na questo abaixo esto descritos, seqencialmente, o perodo histrico e a correspondente caracterstica poltica predominante do mesmo. Assinale a alternativa que os associa CORRETAMENTE: a) Repblica Velha (1891) - (1930) - Caudilhismo paternalista b) Era getulista (1930) - (1945) - Descentralizao oligrquica c) Quarta Repblica (1946) - (1964) - Liberalismo populista d) Estado empresarial militar (1964) - (1985) Integralismo democrtico e) Nova Repblica (1986) - (1990) - Tecnocracia estatal.

20 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

92. (Ufg) O processo de formao do Estado brasileiro encontra vrias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos polticos existentes no Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XIX. Entre as conjunturas da independncia (1822) e da abdicao (1831), o Pas conviveu com projetos diferentes de gesto poltica. Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, julgue os itens. ( ) O acordo em torno do prncipe D. Pedro foi uma decorrncia do receio de que a independncia se transfigurasse em aberta luta poltica entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista. ( ) Ao proclamar a independncia, o prncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos pblicos. A direo poltica do Pas foi entregue aos homens aqui nascidos, condio essencial para ser considerado cidado no novo lmprio. ( ) Em 1831, as elites polticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinsticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites polticas locais. ( ) Com a abdicao, iniciou-se um perodo marcado pelo crescimento econmico decorrente da produo de caf, o que possibilitou a execuo de uma reforma poltica, o Ato Adicional (1834), que deu estabilidade ao Imprio. 93. (Ufg) (...) Sejamos francos: o trfico, no Brasil, prendia-se a interesses, ou para melhor dizer, a presumidos interesses dos nossos agricultores; e num pas em que a agricultura tem tamanha fora, era natural que a opinio pblica se manifestasse em favor do trfico: a opinio pblica que tamanha influncia tem, no s nos governos representativos, como at nas monarquias absolutas. O que h para admirar em que ns todos, amigos ou inimigos do trfico, nos curvssemos a essa necessidade?

O texto acima parte de um discurso de Eusbio de Queiroz, calorosamente aplaudido na Cmara, que encaminhou a lei antitrfico, em 1850. Acerca do debate sobre o fim do trfico, pode-se afirmar que ( ) o trfico de escravos permaneceu como prtica corrente, defendida pelos agricultores com a conivncia do Estado brasileiro, apesar dos acordos firmados entre Brasil e Inglaterra para pr fim a essa atividade econmica. ( ) a luta contra o trfico de escravos encontrou, no ambiente urbano, o clima propcio para empolgar polticos e intelectuais que se mobilizaram, na primeira metade do sculo XIX, para a luta contra essa atividade. ( ) os argumentos favorveis continuidade do trfico de escravos estavam associados defesa da soberania nacional ameaada pelos ingleses, que aprisionavam os navios negreiros. ( ) os ingleses adotaram o trabalho assalariado, como forma predominante, em seu vasto imprio colonial, pois estavam coerentes com os princpios democrticos que orientaram sua ao colonizadora; desse modo, era natural que liderassem a luta contra o trfico de escravos e a escravido, nos sculos XVIII e XIX. 94. (Puc-rio) As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanncias ou continuidades na formao social brasileira, ao longo da primeira metade do sculo XIX, EXCEO DE: a) a famlia patriarcal extensa. b) o trabalho escravo negro. c) o exclusivo comercial. d) a economia de base agrcola. e) o regime de padroado.

21 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

95. (Pucpr) Portugal resistiu nossa Independncia, procurando revert-la, inclusive pela via das armas. Com respeito oposio lusitana, quais das alternativas esto corretas? I- O envio ao Brasil, de uma frota que bombardeou o Rio de Janeiro em 1823, sendo rechaada a seguir. II- A resistncia, na Bahia, das tropas do Brigadeiro Madeira de Melo, at 1823. III- A busca de apoio Militar Britnico, por parte de Portugal. IV- A dissoluo da Constituinte de 1823 por D. Pedro, de origem portuguesa, e hostilizado pelos deputados. V- Resistncia militar portuguesa no Maranho, Par, Piau e Cisplatina. a) I, III e IV. b) II, III e V. c) apenas I e III. d) apenas II e V. e) apenas III e IV. 96. (Pucpr) O estudo da Carta Outorgada de 1824, Ato Adicional de 1834 e Constituio Republicana de 1891 mostra, no Brasil, notvel evoluo poltica. Assinale a alternativa correta: a) O Ato Adicional de 1834 atribui s provncias a mesma autonomia estabelecida pela Constituio de 1891. b) Enquanto a Carta Outorgada de 1824 inspirou-se nos Estados Unidos, a Constituio de 1891 baseouse em modelo europeu. c) A Carta Outorgada de 1824 estabelecia quatro poderes, reduzidos a trs na Constituio de 1891, com a supresso do Poder Moderador. d) A Religio Catlica Apostlica Romana, oficial no Imprio, assim continuou na Repblica, com base em artigo especfico na Constituio de 1891. e) O Ato Adicional de 1834 transformou a forma de Estado do Brasil de unitria em federativa. 97. (Ufrn) A Inglaterra teve influncia significativa no difcil processo de reconhecimento externo do Brasil como nao soberana, aps a independncia. Analise um dos interesses da Inglaterra no reconhecimento da Independncia do Brasil.

98. (Mackenzie) A Carta Constitucional de 1824 representava uma vitria do Executivo sobre o Legislativo, do Imperador sobre as oligarquias. A oposio ao Imperador foi mais forte nas provncias do norte, as mais afetadas pelo forte centralismo que caracterizava a Carta. Carlos Guilherme Mota. 1822 - Dimenses A oposio de que fala o texto resultou em srio movimento revolucionrio que teve, entre seus lderes, Frei Caneca. Identifique-o. a) Revoluo Farroupilha b) Cabanagem c) Confederao do Equador d) Balaiada e) Sabinada 99. (Ufes) O banco que financiou a independncia O Rothschild o mais antigo banco de investimentos do mundo [...]. Foram os Rothschild que deram o primeiro financiamento ao Brasil independente, em 1825. "O Globo" - 21/9/98. O texto refere-se dvida externa do Brasil no Primeiro Reinado, contrada com banqueiros ingleses, quase sempre com a casa Rothschild. O Brasil comeava sua histria como pas independente, acumulando dvidas com banqueiros internacionais, situao ligada, entre outras, /ao a) legislao que visava conteno das importaes de suprfluos, o que causava prejuzos aos comerciantes. b) reduo do trfico de escravos no Brasil, especialmente para o Nordeste, em troca do direito de os comerciantes brasileiros abasteceram com exclusividade algumas colnias inglesas, fato que endividava o pas. c) acordo sobre compensaes, que previa o pagamento a Portugal de uma indenizao em libras esterlinas em troca do reconhecimento da independncia do Brasil. d) rompimento de relaes diplomticas e comerciais com os Estados Unidos, que no concordaram com as taxas alfandegrias, medida que resultou na diminuio da receita tributria do pas.

22 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

e) aumento do dficit pblico causado pelas despesas com a defesa das fronteiras brasileiras, devido s rivalidades polticas com a Frana. 100. (Uel)

a) Rebelio Praieira; b) Cabanagem; c) Balaiada; d) Sabinada; e) Confederao do Equador. 102. (Ufrrj) SONETO (Feito quando fui solto em 1830) "Para quando, oh! Brasil, bem reservas Numa cega apatia alucinado, No vs teu solo aurfero ultrajado, Por drages infernais frias protervas? (...) Ainda no tens, Tamoio, povo bravo; Setas ervadas contra o lusitano Que pretende fazer-te seu escravo? Eia! Dos lares teus, despe o engano Quem nasceu no Brasil no sofre agravo, E quem v um Imperador, v um tirano". Cipriano Barata (ln: CASCUDO, Luiz da Cmara. "Dr. Barata". Bahia, Imprensa Oficial do Estado, 1938. p.49.) Vocabulrio: AGRAVO. Sm. Ofensa, injria, afronta. SETAS ERVADAS. Setas envenenadas. PROTERVO [Adj.]. Impudente, insolente, descarado. Cipriano Barata teve ativa participao nos movimentos polticos brasileiros da primeira metade do sculo XIX, com um discurso libertrio denunciando os arranjos polticos das elites sempre em prejuzo da populao desfavorecida. Os versos deste revolucionrio brasileiro identificam um dos momentos de crise poltica no Brasil Imperial, qual seja

Na viso do cartunista, a Independncia do Brasil, ocorrida em 1822, a) foi resultado das manifestaes populares ocorridas nas ruas das principais cidades do pas. b) resultou dos interesses dos intelectuais que participaram das conjuraes e revoltas. c) decorreu da viso humanitria dos ingleses em relao explorao da colnia. d) representou um negcio comercial favorvel aos interesses dos ingleses. e) no passou de uma encenao, j que os portugueses continuaram explorando o pas. 101. (Fgv) "A propagao das idias republicanas, antiportuguesas e federativas (...) ganhou mpeto com a presena no Recife de Cipriano Barata, vindo da Europa, onde representava a Bahia nas Cortes. importante ressaltar (...) o papel da imprensa na veiculao de crticas e propostas polticas (...). Os Andradas, que tinham passado para a oposio depois das medidas autoritrias de D. Pedro, lanaram seus ataques atravs de 'O Tamoio'; Cipriano Barata e Frei Caneca combateram a monarquia centralizada, respectivamente na 'Sentinela da Liberdade' e no 'bis Pernambucano'." (Boris Fausto, "Histria do Brasil") A conjuntura exposta no texto anterior refere-se emergncia da:

23 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) o enfraquecimento poltico de D. Pedro I, sua aproximao do "partido portugus" e a repulsa dos brasileiros a este comportamento. b) a negativa dos setores conservadores em aceitar a decretao da maioridade de D. Pedro II. c) a contestao dos governos regenciais por movimentos armados nas provncias de norte a sul do Brasil. d) a expulso dos Tamoios de suas terras pelos cafeicultores interessados na expanso de sua atividade econmica. e) o incio do governo de D. Pedro I com a expulso de contingentes militares portugueses e a afirmao de uma nacionalismo brasileiro. 103. (Ufrrj) "Ora, dizei-se: no isto uma farsa? No isto um verdadeiro absolutismo, no estado em que se acham as eleies no nosso pas? (...) O poder moderador pode chamar a quem quiser para organizar ministrios; esta pessoa faz a eleio porque h de faz-la; esta eleio faz a maioria. Eis, a est o sistema representativo do nosso pas!" (Nabuco de Arajo, discurso ao Senado (17/07/1868), citado no Manifesto Republicano de 1870.) Tido como ponto de partida para o movimento de 15/11/1889, o Manifesto, em sua crtica ao funcionamento das instituies polticas do Imprio, questiona o Poder Moderador e o sistema parlamentar vigentes na poca. a) Aponte o responsvel pelo exerccio do Poder Moderador, segundo a Constituio de 1824. b) Explique, a partir do texto, o porqu de diversos historiadores considerarem o sistema parlamentar brasileiro, de ento, um "parlamentarismo s avessas."

104. (Ufv) O mapa abaixo retrata o contorno do territrio brasileiro logo aps a Declarao de Independncia. Em 1828 esse contorno sofreu grandes modificaes em virtude de uma revoluo de carter separatista fomentada pela Argentina. Esse episdio, alm de mudar o contorno do territrio brasileiro, deu origem a um novo pas, o Uruguai, que hoje se integra ao Brasil, Argentina e Paraguai na constituio do MERCOSUL.

O episdio ocorrido em 1828 e que deu origem ao Uruguai ficou conhecido como: a) Revoluo Farroupilha. b) Revolta do Chaco. c) Questo Cisplatina. d) Guerra dos Farrapos. e) Confederao do Equador. 105. (Mackenzie) Est a explicao para a originalidade do Brasil na Amrica Latina: manter a unidade e ser durante o sculo XIX a nica monarquia da Amrica. (Caceres - "Histria do Brasil") Assinale a alternativa que justifica a frase anterior. a) A unidade e a monarquia interessavam elite proprietria que temia o fim do trabalho escravo e as lutas regionais, da a independncia feita de cima para baixo. b) A forma de governo monrquico fora imposio da Inglaterra para reconhecer nossa independncia. c) Os lderes da aristocracia rural eram abolicionistas e republicanos e relutavam em aceitar o governo monrquico.

24 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

d) O separatismo nunca esteve presente em nossa Histria, nem na fase colonial e tampouco no imprio. e) O liberais no Brasil da poca no temiam a haitizao do pas, j que defendiam o fim da escravido e amplos direitos populao. 106. (Ufc) Tratando-se da influncia do liberalismo no processo de Independncia do Brasil, Emlia Viotti afirma que: "O liberalismo significava nesta fase a liquidao dos laos coloniais. No se tratava de mudar a sociedade e reformar a estrutura colonial de produo". (COSTA Emlia V. "Introduo ao Estudo da Emancipao poltica do Brasil" in: MOTA, Carlos Guilherme (Org). Brasil em Perspectiva, So Paulo, Difel, p. 93) De acordo com o texto acima, cite trs caractersticas do liberalismo, na Constituio de 1824, que expressam as idias da historiadora. 107. (Ufrs) Levando-se em conta o processo histrico da Cisplatina, considere as seguintes afirmaes. I - A tentativa inicial de apropriao da Cisplatina pelos lusitanos ocorreu nos primeiros anos do governo joanino no Brasil, resultando no "xodo do povo oriental", liderado por Artigas. II - A conquista lusitana da Cisplatina se deu no contexto da instabilidade poltica da Banda Oriental, onde bandos milicianos artiguistas lutavam contra fazendeiros sul-rio-grandenses. III - A Guerra da Cisplatina, iniciada pelo movimento dos "33 orientales" liderados por Lavalleja, resultou na manuteno da provncia pelo Imprio brasileiro. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

108. (Ufrs) Durante a primeira metade do sculo XIX, Pernambuco foi palco de diversos movimentos sociais contra o poder do Imprio luso ou brasileiro. A respeito das motivaes destas revoltas, analise as seguintes afirmativas. I - A Revoluo de 1817, ocorrida durante o perodo joanino, foi uma reao contra a opresso econmica da Corte portuguesa "transferida" ao Brasil sobre as provncias nordestinas. II - A Confederao do Equador foi decorrente dos desmandos autoritrios de Pedro I, que dissolveu a Assemblia Constituinte no Rio de Janeiro, outorgando a Constituio de 1824, e interveio nas provncias nordestinas. III - A Revoluo Praieira representou o pice do liberalismo radical em Pernambuco, combatendo as elites agrrias, os comerciante estrangeiros e os representantes da monarquia. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 109. (Ufsm)

(TEIXEIRA, Francisco M. P. "Brasil Histria e Sociedade". So Paulo: tica, 2000. p.162.) O quadro Independncia ou Morte, de Pedro Amrico, concludo em 1888, uma representao do 7 de setembro de 1822, quando o Brasil rompeu com Portugal. Essa representao enaltece o fato e enfatiza a bravura do heri D. Pedro, ocultando que a) o fim do pacto colonial, decretado na Conjurao Baiana, conduziu ruptura entre o Brasil e Portugal.

25 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

b) o processo de emancipao poltica iniciara com a instalao da Corte portuguesa no Brasil e que as medidas de D. Joo puseram fim ao monoplio metropolitano. c) o Brasil continuara a ser uma extenso poltica e administrativa de Portugal, mesmo depois do 7 de setembro. d) a Abertura dos Portos e a Revoluo Pernambucana se constituram nos nicos momentos decisivos da separao Brasil-Portugal. e) a separao estava consumada, o processo estava completo, visto que havia, em todo o Brasil, uma forte adeso militar, popular e escravista emancipao. 110. (Cesgranrio) "As ruas esto, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta, as palavras 'Superfino de Londres' saltam aos olhos: algodo estampado, panos largos, loua de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birminghan, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil, alm de sedas, crepes e outros artigos da China." (GRAHAM, Mary. "Dirio de Uma Viagem ao Brasil", in Campos, Raymundo. Histria do Brasil. So Paulo: Atual, 1991, 2 ed. p 98. ) Esta descrio das lojas do Rio de Janeiro, feita por uma inglesa que estava no Brasil em 1821, justificase historicamente pelo(a): a) Tratado de Maastricht. b) Tratado de Fontainebleau. c) Tratado de Comrcio e Navegao. d) Bloqueio Continental. e) criao do NAFTA e da ALCA. 111. (Pucrs) A Carta Constitucional de 1824 fixou um ncleo de poder poltico cujo exerccio seria marcante no parlamentarismo monrquico brasileiro e que inclua as seguintes atribuies: empregar a fora armada; escolher os senadores a partir de lista trplice; sancionar e vetar atos do legislativo; dissolver a Cmara; nomear juzes. Segundo a referida Constituio, esse conjunto de atribuies era exercido a) pelo Primeiro Ministro. b) pelo Supremo Tribunal de Justia. c) pelo Monarca. d) pela Cmara dos Deputados. e) pelo Conselho de Estado.

112. (Ufsc) O navegador Dupperrey Lesson, que em 1822 estava em Santa Catarina, assim descreveu a reao dos catarinenses independncia do Brasil: "... Cheios de confiana em seus propsitos, os partidrios numerosos da independncia estavam inspirados com um entusiasmo (...) que seu esprito ardente havia reprimido h longo tempo. No excesso da sua alegria, eles haviam coberto de luzes as Vilas de Nossa Senhora do Desterro, de Laguna e de So Francisco, onde percorrendo as ruas entoavam canes em honra de D. Pedro ...". DUPERREY, Louis Isidore. Voyage autour du monde. In: "Ilha de Santa Catarina, relatos de viajantes estrangeiros nos sculos XVIII e XIX." Florianpolis: UFSC, 1984. Assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(S) com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o processo de independncia do Brasil. (01) A declarao de independncia do Brasil, feita por D. Pedro I em 1822, foi aceita em Santa Catarina e em todas as demais provncias brasileiras, com grande jbilo. (02) Segundo o visitante, houve nas ruas de algumas vilas de Santa Catarina um conflito entre os partidrios da independncia (que eram muito numerosos) e os que eram contrrios a ela. (04) De acordo com o autor, os catarinenses de algumas vilas cometeram tamanhos excessos que tiveram de ser reprimidos pelas tropas portuguesas. (08) Ao contrrio do que o autor presenciou em Santa Catarina, em outras provncias, como a da Bahia, Par e Cisplatina, ocorreram reaes desfavorveis ao ato de D. Pedro. (16) Segundo o texto, a notcia da independncia foi recebida com grande entusiasmo nas Vilas do Desterro, Laguna e So Francisco.

26 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

(32) No obstante as reaes de alguns portugueses que temiam o fim dos seus privilgios, o governo de Lisboa, forado pela Frana, aceitou de pronto o rompimento. Em outubro de 1822 foi assinado o tratado de reconhecimento, havendo grande jbilo em todo o pas, como bem atesta Dupperrey Lesson. Soma ( )

(04) O Manifesto torna pblico que os sditos do sul no concordavam com a legitimidade da aclamao de D. Pedro I como Imperador do Brasil. (08) Pode-se considerar o Manifesto uma declarao favorvel dos lderes da Confederao do Equador aclamao de D. Pedro I, considerado herdeiro legtimo da Casa de Bragana. (16) A dissoluo da Constituinte, por D. Pedro I, e a outorga da Constituio de 1824 geraram uma crise poltica, como se percebe nas palavras do Manifesto. (32) Os manifestantes consideravam justa a atitude de D. Pedro I ao ordenar a execuo sumria dos revoltosos do norte, entre eles, Frei Caneca. Soma ( )

113. (Ufsc) "Brasileiros do norte! Pedro de Alcntara, filho de D. Joo VI, rei de Portugal, a quem vs por uma estpida condescendncia com os Brasileiros do sul aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil! Acaso pensar esse estrangeiro ingrato e sem costumes, que tem algum direito coroa, por descender da Casa de Bragana, de quem j somos independentes de fato e de direito? (...). Se os do sul, gelados pelo frio do trpico, no tm valor para te punir num cadafalso; Se aceitam da tua mo, o vil projeto de constituio, que deveriam considerar um novo insulto, depois da dissoluo do congresso; Se finalmente querem ser teus escravos, engana-te, sulto, pois no sul ficar circunscrito o teu imprio ...". Fragmentos retirados do "Manifesto da Confederao do Equador". Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S) relacionadas com o contedo do documento e com episdios da Confederao do Equador. (01) O Manifesto demonstrava o descontentamento dos lderes do movimento com a permanncia de D. Pedro I no Brasil aps a proclamao da Independncia. (02) O frio do sul foi o maior responsvel pelo apoio da sua populao Constituio antidemocrtica de 1824, outorgada por D. Pedro I.

114. (Ufc) A respeito da Independncia do Brasil correto afirmar que: a) implicou em transformaes radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monrquico. b) significou a instaurao do sistema republicano de governo, como o dos outros pases da Amrica Latina. c) trouxe consigo o fim do escravismo e a implementao do trabalho livre como nica forma de trabalho e o fim do domnio metropolitano. d) implicou em autonomia poltica e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status poltico. e) decorreu da luta palaciana entre Joo VI, Carlota Joaquina e Pedro I, que teve como conseqncia imediata a abertura dos portos. 115. (Ufpe) A Constituio de 1824, elaborada por "homens probos e amantes da dignidade imperial e da liberdade dos povos", segundo o Imperador Pedro I, continha uma novidade em relao ao projeto de constituio de 1823: a criao do Poder Moderador. Assinale a alternativa que melhor define este Poder. a) Com base no Poder Moderador, o Imperador restringiu os poderes dos regentes unos - Padre Diogo Feij e Arajo Lima.

27 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

b) O Poder Moderador conferia Cmara de Deputados a prerrogativa de vetar decises do Imperador. c) A Constituio de 1824 conferia ao Poder Moderador, que era exercido pelo Senado, nomear e demitir livremente os ministros de estado, conceder anistia e perdoar dvidas pblicas. d) O Poder Moderador era o quarto poder do Imprio e era exercido pelo Imperador Pedro I. Com base neste Poder, o Imperador poderia dissolver a cmara dos deputados, aprovar e suspender resolues dos conselhos provinciais e suspender os magistrados, entre outras prerrogativas. e) O Poder Moderador de inveno maquiavlica, atribudo a Benjamin Constant, foi responsvel pelo golpe da maioridade em 1840. 116. (Ufrn) Sobre a independncia poltica do Brasil, Cceres comenta: A independncia foi obra dos proprietrios rurais e grandes comerciantes. Esses beneficirios da sociedade colonial no pensaram na formao de uma nova sociedade, na abolio da escravido e na promoo das camadas marginalizadas. O liberalismo, segundo a viso desses segmentos, consistia em acabar com os ltimos resqucios do sistema colonial, limitar o poder do imperador, mas mantendo a forma monrquica de governo. CCERES, Florival. Histria do Brasil. So Paulo: Moderna, 1995. p. 153. Essas idias dominaram a Assemblia Constituinte. O projeto constitucional de 1823, por ela elaborado, expressou fortemente os interesses das faces aristocrticas, uma vez que a) institua que o eleitor ou candidato aos cargos de deputado e senador teria que comprovar elevada renda, proveniente, sobretudo, da atividade agrcola. b) estabelecia o exerccio do poder moderador como atribuio exclusiva do imperador, que poderia interferir em decises tomadas pelo Legislativo ou Judicirio.

c) adotava diretrizes polticas que privilegiavam os proprietrios de terras e de escravos e os grandes comerciantes portugueses que tivessem renda em dinheiro. d) determinava a adoo do voto universal para os homens brancos, livres e cristos, mas impedia que mulheres, escravos e no-catlicos se expressassem nas eleies.

117. (Fgv) A Constituio Brasileira de 1824: a) Foi elaborada e aprovada pela Assemblia Geral Constituinte e estabeleceu a organizao do Estado a partir da diviso em trs poderes: Legislativo, Judicirio e Moderador. b) Ficou conhecida como a Constituio da Mandioca, em razo da adoo de um sistema censitrio que definia pelo critrio de renda e bens aqueles que poderiam votar e ser votados nas eleies gerais. c) Foi elaborada pelo Conselho de Estado aps a dissoluo da Constituinte e, alm dos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, estabelecia o Poder Moderador, a ser exercido pelo monarca brasileiro. d) Foi elaborada pelo Conselho de Estado aps a dissoluo da Constituinte e garantia forte autonomia s Provncias, apesar da implementao do Poder Moderador, a ser exercido pelo monarca brasileiro. e) Foi elaborada pela Assemblia Geral Constituinte e caracterizou-se pela adoo dos princpios liberais, pela garantia da defesa dos direitos fundamentais do homem e pela adoo dos princpios federativos. 118. (Pucrs) Desde o princpio da dcada de 1840, o caf torna-se o principal produto da economia brasileira. A partir da Floresta da Tijuca, a cultura cafeeira expande-se por toda a provncia do Rio de Janeiro: Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati, Maric, Itabora e Mag, encontrando na regio do Vale do rio Paraba do Sul condies ideais de cultivo. Entre 1830 e 1870, o Vale torna-se o centro econmico do Imprio. Considerando o referido perodo, correto afirmar que a lavoura cafeeira dessa regio

28 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) enfrentou dificuldades estruturais no setor de transporte, devido inexistncia de investimentos estrangeiros e nacionais na construo de ferrovias entre a zona de cultivo e o porto de Santos. b) entrou em declnio a partir de 1870, principalmente devido queda de consumo no mercado interno, associada ascenso do algodo como principal produto de exportao. c) foi pioneira na utilizao, em larga escala, da mode-obra imigrante assalariada, e foco da crise do escravismo na economia brasileira. d) criou uma classe de pequenos e mdios produtores rurais, que viria a constituir a principal base social do republicanismo. e) gerou a necessidade do estabelecimento de pequenas unidades agrcolas produtoras de gneros alimentcios para consumo interno nas fazendas. 119. (Mackenzie) A respeito dos princpios presentes na Constituio de 1824, outorgada por D. Pedro I, correto afirmar que: a) garantiam ampla liberdade individual e resguardavam a liberdade econmica, assegurando a participao poltica desvinculada da necessidade de uma renda mnima por parte do cidado. b) garantiam as liberdades individuais inspiradas na Declarao dos Direitos do Homem, elaborada pelos revolucionrios franceses em 1789. c) estabeleciam a igualdade de todos perante a lei, estatuto que foi observado com rigor por toda a sociedade brasileira. d) estabeleciam o princpio da liberdade religiosa, segundo o qual o Estado permaneceria distante das questes religiosas. e) determinavam disposies jurdicas que eram as mais adequadas realidade nacional da poca, no apresentando, portanto, contradies. 120. (Pucmg) Sobre a independncia do Brasil, INCORRETO afirmar que: a) resultou de um processo poltico comandado pelos grandes proprietrios de terras. b) girou em torno de D. Pedro I com o objetivo de garantir a unidade do pas. c) proporcionou mudanas radicais na estrutura de produo para beneficiar as elites. d) continuou a produo a atender s exigncias do mercado internacional.

121. (Ufc) Em 29 de maio de 1829, oficiais ingleses abordaram o navio Veloz. "Os dirios de bordo e mais papis do Capito foram examinados... estavam em ordem. O nmero de pessoas transportadas obedecia ao que estipulava a lei..." GES Jos Roberto Pinto de, Cordeiros de Deus: trfico, demografia e poltica no destino dos escravos, em: Marco. A. Pamplona (org.) Escravido, excluso e cidadania. Rio de Janeiro, Access, 2001, p. 23 Com base no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o trfico de escravos, durante o Imprio. a) A Inglaterra vistoriava os navios para impedir o contrabando de produtos que pudessem concorrer com as manufaturas inglesas. b) Os traficantes de escravos obedeceram aos tratados e leis firmados com a Inglaterra, inclusive os compromissos assumidos por Portugal, a partir da transferncia da Corte. c) Portugal tinha se comprometido a limitar a prtica do trfico ao sul do equador e, desde ento, a Inglaterra tinha o direito de vigiar pelo cumprimento dos acordos firmados. d) Tratados firmados entre o Brasil e a Angola proibiam o trfico ao sul do equador. e) Os tratados assinados, em 1810 e 1831, permitiam aos piratas de Sua Majestade seqestrar carregamentos de escravos e lev-los para as plantaes do Caribe. 122. (Unesp) Brasileiros do norte! Pedro de Alcntara, filho de d. Joo VI, rei de Portugal, a quem vs por uma estpida condescendncia com os brasileiros do sul aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-nos (...). No queremos um imperador criminoso, sem f nem palavras; podemos passar sem ele! Viva a Confederao do Equador! Viva a constituio que nos deve reger! Viva o governo supremo, que h de nascer de ns mesmos! (Proclamao de Manuel Paes de Andrade, presidente da Confederao do Equador, 1824.)

29 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

A proclamao de Manuel Paes de Andrade deve ser entendida a) no contexto dos protestos desencadeados pelo fechamento da Assemblia Constituinte e da outorga, por D. Pedro I, da Carta Constitucional. b) como um desabafo das lideranas da regio norte do pas, que no foram consultadas sobre a aclamao de D. Pedro. c) no mbito das lutas regionais que se estabeleceram logo aps a partida de D. Joo VI para Portugal. d) como resposta tentativa de se estabelecer, aps 1822, um regime controlado pelas cmaras municipais. e) como reao poltica adotada pelo Conselho de Estado, composto em sua maioria por portugueses. 123. (Unifesp) Realizada a emancipao poltica em 1822, o Estado no Brasil a) surgiu pronto e acabado, em razo da continuidade dinstica, ao contrrio do que ocorreu com os demais pases da Amrica do Sul. b) sofreu uma prolongada e difcil etapa de consolidao, tal como ocorreu com os demais pases da Amrica do Sul. c) vivenciou, tal como ocorreu com o Mxico, um longo perodo monrquico e uma curta ocupao estrangeira. d) desconheceu, ao contrrio do que ocorreu com os Estados Unidos, guerras externas e conflitos internos. e) adquiriu um esprito interior republicano muitosemelhante ao argentino, apesar da forma exterior monrquica. 124. (Ufsm) Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Cap. Rodrigo Cambar entrara na vida de Santa F. Um dia chegou a cavalo, vindo ningum sabia de onde, com o chapu de barbicacho puxado para a nuca, (...) montava um alazo, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dlm militar azul, com gola vermelha e botes de metal. Tinha um violo a tiracolo; sua espada, apresilhada aos arreios, rebrilhava ao sol daquela tarde de outubro de 1828 e o leno encarnado que trazia ao pescoo esvoaava no ar como uma bandeira.

Verssimo, E. "O Continente 1 - O tempo e o vento". So Paulo: Globo, 2000. p. 171. Ao criar o Cap. Rodrigo Cambar, rico Verssimo deu vida a um heri fundador do Rio Grande do Sul. Esse heri foi moldado a partir da realidade histrica marcada por I - conflitos militares de fronteiras. II - consolidao da economia pastoril voltada para o consumo interno. III - envolvimento com o gado chucro. IV - expanso de latifndios cercados e vigiados. Esto corretas a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I e IV. e) apenas III e IV. 125. (Fuvest) "Este comrcio de carne humana , pois, um cancro que corri as entranhas do Brasil... Acabe-se de uma vez o infame trfico de escravatura africana... Torno a dizer, porm, que eu no desejo ver abolida de repente a escravido; tal acontecimento traria consigo grandes males. Para emancipar escravos, sem prejuzo da sociedade, cumpre faz-los primeiramente dignos da liberdade: cumpre que sejamos forados pela razo e pela lei a convert-los gradualmente de vis escravos em homens livres e ativos". Jos Bonifcio, 1823. a) Qual a posio do autor com relao escravido no Brasil? b) Essas idias esto relacionadas ao contexto scioeconmico brasileiro? Por qu? 126. (Ufg) Depois de longas disputas entre a atual Argentina e o Brasil por questes de fronteira na regio do rio da Prata, entre 1821 e 1828, a atual Repblica Oriental do Uruguai foi anexada ao Imprio do Brasil, como Provncia Cisplatina. No que se refere constituio das fronteiras no Sul do pas, analise dois interesses brasileiros presentes no conflito com a Argentina.

30 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

127. (Ufrrj) Leia os textos a seguir, reflita e responda. Aps a Independncia poltica do Brasil, em 1822, era necessrio organizar o novo Estado, fazendo leis e regulamentando a administrao por meio de uma Constituio. Para tanto, reuniu-se em maio de 1823, uma Assemblia Constituinte composta por 90 deputados pertencentes aristocracia rural.(...) Na abertura dos trabalhos, o Imperador D. Pedro I revelou sua posio autoritria, comprometendo-se a defender a futura Constituio desde que ela fosse digna do Brasil e dele prprio. VICENTINO, C; DORIGO, G. "Histria Geral do Brasil." So Paulo: Scipione, 2001. A Independncia poltica do Brasil, em 1822, foi cercada de divergncias, entre elas, o desagrado do Imperador com a possibilidade, prevista no projeto constitucional, de o seu poder vir a ser limitado, o que resultou no fechamento da Constituinte em novembro de 1823. Uma comisso, ento, foi nomeada por D. Pedro I para elaborar um novo projeto constitucional, outorgado por este imperador, em 25 de maro de 1824. Em relao Constituio Imperial, de 1824, correto afirmar que nela a) foi consagrada a extino do trfico de escravos, devido presso da sociedade liberal do Rio de Janeiro. b) foi introduzido o sufrgio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigncia do voto secreto. c) foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos. d) o poder moderador era atribuio exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminncia sobre os demais poderes. e) o poder executivo seria exercido pelos ministros de Estado, tendo estes total controle sobre o poder moderador.

128. (Ufsc) "Ttulo III: Dos Poderes e Representaes Nacionais. Artigo 10 - Os poderes polticos reconhecidos pela Constituio do Imprio so quatro: o poder legislativo, o poder moderador, o poder executivo e o poder judicial. Artigo 98 - O poder moderador a chave de toda a organizao poltica, e delegado privativamente ao Imperador, como chefe supremo da Nao e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manuteno da independncia, equilbrio e harmonia dos demais poderes polticos (...)" A Constituio outorgada por D. Pedro I em 1824 afastava as camadas populares da vida poltica ao condicionar a participao poltica renda; alm disso, apresentava a novidade do "Poder Moderador". Sobre essa constituio, CORRETO afirmar que: (01) o poder legislativo era formado por um Senado vitalcio e por uma Cmara de Deputados com mandato de trs anos. Os Senadores eram escolhidos pelo Imperador, a partir de uma lista trplice, apresentada pelas provncias. (02) o poder judicirio era exercido por Juzes de Direito e por um Supremo Tribunal de Justia, cujos magistrados eram escolhidos pelo Imperador. (04) embora fosse grande a concentrao de poderes nas mos do Imperador, no houve contestao a essa centralizao porque o que predominava, na poca, eram os ideais absolutistas. (08) o poder moderador exercido, exclusivamente, pelo Imperador, era o mecanismo que lhe permitia intervir nos demais poderes impondo sua vontade e seus desejos absolutistas. (16) o catolicismo, declarado religio oficial do Imprio, era regulado pelo regime do padroado rgio, segundo o qual os padres eram pagos pelo Estado, o que os equiparava a funcionrios pblicos, colocando-os sob as determinaes do Imperador.

31 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

(32) o poder executivo era exercido pelo Imperador e por um ministrio por ele escolhido e presidido. 129. (Ufu) Leia o texto a seguir. "Dar-vos-o um cdigo de leis adequadas natureza das vossas circunstncias locais, da vossa povoao, interesses e relaes, cuja execuo ser confiada a juzes ntegros, que vos administrem justia gratuita, e faam desaparecer todas as trapaas do vosso povo, fundadas em antigas leis obscuras, ineptas, complicadas e contraditrias". D. Pedro. Manifesto do Prncipe Regente aos Povos do Brasil - 1822. Apud. SOUZA, Iara Lis C. "A independncia do Brasil". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000, p. 50. Considerando o modelo de Monarquia Constitucional adotado pelo projeto de Independncia do Brasil, podemos afirmar que I - D. Pedro tinha a inteno de conquistar a adeso das Cmaras sua figura, compromissando-se a estabelecer e respeitar uma Constituio liberal que levasse em considerao as particularidades de cada regio (federalista). II - D. Pedro propunha, conforme o trecho, estabelecer no Brasil uma monarquia constitucional em que todos os brasileiros, incluindo mulheres, escravos e homens livres pobres, teriam participao poltica. III - D. Pedro aproximou-se de grupos polticos defensores do Estado monrquico constitucional e dos valores liberais, os quais so contrapostos, no trecho acima, s supostas irracionalidade e arbitrariedade da legislao colonial. IV - O Prncipe Regente tinha a convico de que a legitimidade do poder advm do povo e da Constituio, o que se refletiria, futuramente, no respeito do Imperador s decises autnomas da Assemblia Constituinte de 1822 - 1823. Assinale a alternativa correta. a) I e III so corretas. b) I e II so corretas. c) III e IV so corretas. d) II e IV so corretas.

130. (Ufpe) A Independncia do Brasil despertou interesses conflitantes tanto na rea econmica quanto na rea poltica. Qual das alternativas apresenta esses conflitos? a) Os interesses econmicos dos comerciantes portugueses se chocaram com o "liberalismo econmico" praticado pelos brasileiros e subordinado hegemonia da Inglaterra. b) A possibilidade de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade levou a jovem nao a abolir a escravido. c) As colnias espanholas tornaram-se independentes dentro do mesmo modelo brasileiro: monarquia absolutista. d) A Guerra da Independncia dividiu as provncias brasileiras entre o "partido portugus" e o "partido brasileiro", levando as Provncias do Gro-Par, Maranho, Bahia e Cisplatina a apoiarem, por unanimidade, a Independncia. e) Os republicanos, os monarquistas constitucionalistas e os absolutistas lutaram lado a lado pela Independncia, no deixando que as suas diferenas dificultassem o processo revolucionrio. 131. (Mackenzie) O processo de independncia do Brasil caracterizou-se por: a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monrquico como garantia de seus privilgios. b) ter uma ideologia democrtica e reformista, alterando o quadro social imediatamente aps a independncia. c) evitar a dependncia dos mercados internacionais, criando uma economia autnoma. d) grande participao popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas. e) promover um governo descentralizado e liberal atravs da Constituio de 1824. 132. (Mackenzie) "A Independncia brasileira fruto mais de uma classe do que da nao tomada em seu conjunto". (Caio Prado Jr) Identifique a alternativa que justifica e complementa o texto.

32 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

a) A independncia foi liderada pelas camadas populares e acompanhada de profundas mudanas sociais. b) O movimento da independncia foi uma ao da elite, preservando seus interesses e privilgios. c) Os vrios segmentos sociais uniram-se em funo da longa guerra de independncia. d) Os setores mdios urbanos comandaram a luta, fazendo prevalecer o modelo poltico dos radicais liberais. e) A aristocracia rural no temia a participao da massa escrava no processo, extinguindo a escravido logo aps a independncia. 133. (Mackenzie) "Verifica-se portanto que o Brasil necessitava da potncia mais poderosa do momento para sua afirmao no mundo colonial, tambm a Inglaterra possua slidas razes para o seu reconhecimento (...)" (Carlos Guilherme Mota) O interesse ingls no reconhecimento de nossa independncia era determinado: a) pela garantia da manuteno do trfico escravo, fato que favorecia a Inglaterra. b) pela preservao dos interesses portugueses, representados pelo Reino Unido. c) pelo controle de nosso mercado, configurado posteriormente nos Tratados de 1827. d) pelo apoio brasileiro poltica da Santa Aliana. e) pelo interesse na assinatura de tratados de extraterritoriedade, com reciprocidade de direitos para ingleses e brasileiros. 134. (Pucpr) A Inglaterra pressionou Portugal para que este reconhecesse a independncia do Brasil, o que proporcionaria o reconhecimento por outras potncias europias. Para faz-lo, Portugal exigiu e o Brasil assinou um tratado em que: a) estabelecia que somente os portugueses poderiam futuramente fixar-se no Brasil como imigrantes. b) o Prncipe D. Miguel ficava reconhecido sucessor de D. Pedro I no trono do Brasil. c) se comprometia a abandonar a Provncia Cisplatina ou Uruguai.

d) pagava 2 milhes de libras esterlinas como compensao pelos interesses lusos deixados em sua antiga colnia. e) estabelecia um tribunal de exceo para julgar os portugueses que se envolvessem em delitos no Brasil. 135. (Unifesp) Sendo o clero a classe que em todas as convulses polticas sempre propende para o mal, entre ns tem sido o avesso; o clero quem mais tem trabalhado, e feito mais esforos em favor da causa, e dado provas de quanto a aprecia. (Montezuma, Visconde de Jequitinhonha, em 5 de novembro de 1823) O texto sugere que o clero brasileiro a) defendeu a poltica autoritria de D. Pedro I. b) aderiu com relutncia causa da recolonizao. c) preferiu a neutralidade para no desobedecer ao Papa. d) viu como um mal o processo de independncia. e) apoiou ativamente a causa da independncia. 136. (Ufsc) Assinale a(s) proposio(es) VERDADEIRA(S) em relao ao processo de independncia do Brasil. (01) A independncia do Brasil, a sete de setembro de 1822, atendeu aos interesses da elite social do Brasil Colnia e da burguesia portuguesa favorecida pelo decreto de Abertura dos Portos de 1808. (02) A revolta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, liderada pelo alferes Joaquim Jos da Silva Xavier, apressou os planos de D. Pedro, apoia-do pela aristocracia. Forado pelas circunstncias, teve de proclamar a independncia. (04) No perodo colonial ocorreram numerosos motins e sedies como: a Aclamao de Amador Bueno, em So Paulo; a Guerra dos Emboabas e a Revolta de Vila Rica, em Minas Gerais. (08) A Maonaria no Brasil, no sculo XIX, defendia os princpios liberais. As Lojas Manicas, em especial as do Rio de Janeiro, tiveram papel importante no movimento pela separao do Brasil de Portugal. (16) A independncia, proclamada por D. Pedro, foi aceita incondicionalmente por todas as provncias.

33 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

137. (Faap) "A ocupao comea pelo interior, com a instalao de fazendas de gado vindo da Bahia, em busca de pastagens. Na independncia, em 1822, os portugueses revoltam-se e passam a combater os brasileiros. Cerca de 4 mil homens participam da Batalha dos Jenipapos, vencida pelos portugueses. O movimento espalha-se pela regio, mas os brasileiros terminam vitoriosos. Mais tarde, rebelies como a Confederao do Equador e a Balaiada abalam a provncia." a) Rondnia b) Rio de Janeiro c) Rio Grande do Sul d) Pernambuco e) Piau 138. (Unesp) "A independncia do Brasil, proclamada em 1822, foi reconhecida pelos Estados Unidos da Amrica em maio de 1824 e por vrias naes europias at o ano de 1826". Em sua opinio, qual foi a razo dessa demora e qual a relao que tem com o Congresso de Viena (1815)? 139. (Ufes) Em agosto de 1961, na "Conferncia Econmica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos pases latinoamericanos o projeto da "Aliana para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeioamento e fortalecimento das instituies democrticas, mediante a autodeterminao dos povos, a acelerao do desenvolvimento econmico e social dos pases latino-americanos, a erradicao do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remunerao e adequadas condies de trabalho. Situando a "Aliana para o Progresso" no contexto das relaes internacionais vigentes no PsGuerra, constatamos que sua criao se deveu ao desejo do governo norte-americano de a) bloquear a acentuada evaso de capitais latinoamericanos, resultante da importao macia de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos pases integrantes do "Pacto de Varsvia" por conta dos emprstimos contrados na dcada de 50.

b) conter o avano dos movimentos revolucionrios na Amrica Latina, reafirmando assim a liderana exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revoluo Cubana. c) desviar, para a Amrica Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonizao Afro-Asitica", em virtude das revolues socialistas de Angola e Moambique, que tornaram a posio norte-americana na frica insustentvel. d) impedir que a Repblica Federal Alem, pas de orientao socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK. e) reabilitar os acordos diplomticos entre os EUA e os demais pases latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invaso de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA. 140. (Ufrrj) "Assim como o progresso da democracia o resultado do desenvolvimento geral social, uma sociedade avanada, ao mesmo tempo que detm uma grande parte de poder poltico, deve proteger o Estado dos excessos democrticos. Se estes ltimos predominarem em algum momento devero ser prontamente reprimidos." Sir T. ERSKINE. May, 1877. O texto citado representa a manifestao de setores da elite inglesa (e europia, em geral) no sculo XIX, em relao crescente presso popular pela conquista de direitos polticos para a maioria excluda. a) Cite um movimento de luta por direitos polticos na Inglaterra no sculo XIX. b) Aponte um instrumento legal de excluso poltica existente no Brasil Imprio, explicando seu funcionamento.

34 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

141. (Fuvest) "De hoje em diante, os continentes americanos, pela condio livre e independente que assumem e mantm, no devem estar sujeitos a futuras colonizaes por nenhuma potncia europia." Neste trecho da mensagem anual ao Congresso dos Estados Unidos, em 1823, o Presidente James Monroe estabeleceu princpios bsicos da poltica externa norte-americana. a) A que "futuras colonizaes" se refere o Presidente Monroe? b) Qual a frase que resume a chamada "Doutrina Monroe"? 142. (Uerj) O Deus da natureza fez a Amrica para ser independente e livre: o Deus da Natureza conservou no Brasil o prncipe regente para ser aquele que firmasse a independncia deste vasto continente. Que tardamos? A poca esta. Portugal nos insulta ... a Amrica nos convida ... a Europa nos contempla ... o prncipe nos defende ... Cidados! Soltai o grito festivo ... Viva o Imperador Constitucional do Brasil, o senhor D. Pedro Primeiro. ("Correio Extraordinrio do Rio de Janeiro", 21/09/1822.) a) Comparando os processos de emancipao poltica da Amrica portuguesa e da Amrica espanhola, aponte uma diferena verificada entre eles. b) Apresente duas razes para a independncia do Brasil.

35 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

GABARITO
1. F V F V V 2. F F V F F 3. V F V F V 4. 01 + 02 = 03 5. - a instaurao do bloqueio continental Inglaterra dificultando seu acesso ao mercado europeu e redirecionando seu interesse pelo Brasil. - a vinda da corte portuguesa para o Brasil decorrente das invases napolenicas consolidando a aproximao entre Inglaterra e Portugal. - a abertura dos portos s naes amigas promovendo o rompimento do pacto colonial e favorecendo os interesses ingleses na colnia. - a assinatura dos Tratados de 1810 ( Aliana e Amizade / Comrcio e Navegao), ampliando os privilgios da Inglaterra no Brasil. 6. - concentrao urbana no Rio de Janeiro. - hbitos de luxo e ostentao. - construo de residncias palacianas. - usos de produtos da Inglaterra. - criao de instituies de cultura. 7. 01 + 02 + 16 + 32 = 51 8. [C] 9. 07 10. [E] 11. [A] 12. a) A independncia e a liberdade estariam na unio latino-americana. b) Liberdade para a populao escrava. c) Elitista e aristocrtica. 13. a) Monarquia. b) Repblica.

14. A Independncia do Brasil foi dirigida pela elite rural, teve apoio da Inglaterra e o povo ficou como espectador. 15. D. Pedro I conduziu a separao do Brasil de Portugal em associao com os interesses da elite que queria preservar a integridade territorial e o mercado nacional de escravos. Sua posio como "defensor perptuo do Brasil" fica abalada graas a uma sucesso de incidentes causados pela inexperincia na conduo das questes polticas e de estado. Alguns fatos podem ser destacados: - dissoluo da Assemblia Constituinte; - outorga da Constituio de 1824; - emprstimos do exterior aplicados em setores noprodutivos; - guerra com a Argentina na questo da provncia Cisplatina - represso violenta em relao Confederao do Equador. Esses fatos e o movimento de oposio promovido pela elite e pelos militares acabaram culminando com a abdicao de D. Pedro I. 16. [C] 17. O Brasil viveu sua independncia poltica, porm marcou-se a dependncia do capitalismo ingls (diviso internacional do trabalho) e a sociedade viveu sua organizao aristocrtica e a populao excluda do regime. 18. [B] 19. [E] 20. [B] 21. [C] 22. [E] 23. [E] 24. No, o Brasil continuava agroexportador e escravista. 25. O autoritarismo do imperador desde a publicao da Constituio de 1824, seu envolvimento na

36 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

questo sucessria em Portugal aps a morte de D. Joo VI, o assassinato do jornalista Lbero Badar, a aproximao do imperador aos portugueses residentes no Brasil e a deposio na Frana em 1830 de Carlos X que fez aumentar as crticas ao absolutismo imperial. 26. [D] 27. [D] 28. a) Movimento separatista contra o governo de D. Pedro I. b) Nomeao dos presidentes das provncias pelo imperador e participao popular, contra a centralizao do poder. 29. a) Globalizao da economia e a formao de blocos ou mercados continentais como o Nafta. b) Objetivo de ativar a economia sob o ponto de vista capitalista e a competio internacional. 30. a) O contexto internacional, com o fim da Segunda Guerra Mundial e presses polticas de diferentes segmentos da sociedade. b) PSD - livre iniciativa com intermediao do estado. UDN - interveno do estado com capital estrangeiro. PTB - interveno do estado sem capital estrangeiro. 31. [D] 32. Era o voto censitrio, permitido apenas aos que tivessem uma renda mnima anual. 33. [C] 34. [D] 35. [A] 36. [B] 37. [D] 38. O regime de governo baseado no poder de um soberano, regulamentado por uma constituio, de origem divina.

39. a) Poder criado para garantir a harmonia entre os outros trs. b) Movimento surgido no Nordeste de carter separatista, e republicano que atacou o fechamento da constituinte e o poder moderador de D. Pedro I. 40. [A] 41. [B] 42. [D] 43. [D] 44. [D] 45. [A] 46. [C] 47. [E] 48. [E] 49. a) As relaes entre a Igreja e o Estado no Brasil imperial, foram regulamentadas pelo regalismo (subordinao da Igreja ao Estado), o padroado (nomeao de cargos eclesisticos pelo imperador) e o beneplacito (aprovao das bulas papais pelo imperador). b) As outras religies eram legalizadas porm, os cultos deveriam ser particulares. 50. [C] 51. [E] 52. [C] 53. [A] 54. [B] 55. Econmico: Os prejuzos economia brasileira decorrentes dos gastos na Guerra contra a Cisplatina. Poltico: Os ataques a D. Pedro I atravs da imprensa, responsabilizado pela morte do jornalista Libero Badar.

37 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

56. [A] 57. a) A sociedade era formada basicamente pela aristocracia rural e escravos, constituindo-se em senhorial e patriarcal. b) No, pois o sistema eleitoral era censitrio, marginalizando a maioria da populao. 58. [D]

78. [E] 79. [C] 80. [E] 81. [D] 82. [A] 83. [D]

59. [C] 84. [D] 60. [C] 85. [C] 61. [C] 86. [E] 62. [B] 87. [A] 63. [B] 88. [A] 64. [D] 65. [D] 66. [E] 67. [C] 68. [B] 69. [C] 70. [A] 90. [C] 71. [B] 91. [C] 72. [E] 92. V F V F 73. [A] 93. V F V F 74. [E] 94. [C] 75. [C] 95. [D] 76. 01 + 08 + 16 + 32 = 57 96. [C] 77. V V V F F b) A participao popular na independncia do Brasil, restringiu-se Conjurao Baiana (1798) e na Guerra de Independncia (1822) nas provncias da Bahia e do Par, na condio de massa de manobra manipulada pela elite dominante. 89. a) o estabelecimento de uma monarquia constitucional assegurou a unidade poltica e territorial do Brasil e a manuteno da estrutura aristocrtica e escravista da sociedade em favor da elite agrria.

38 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

97. Uma das exigncias da Inglaterra no reconhecimento da independncia foi a renovao dos Tratados de Comrcio de 1810, que lhe dava vantagens alfandegrias e a extino do trfico negreiro. Tais exigncias tinham o claro objetivo de assegurar-se dos mercados brasileiros bem como da condio estratgica do Brasil aos negcios ingleses na Amrica do Sul. 98. [C]

114. [D] 115. [D] 116. [A] 117. [C] 118. [E] 119. [B]

99. [C] 120. [C] 100. [D] 121. [C] 101. [E] 122. [A] 102. [A] 123. [B] 103. a) O Poder Moderador foi institudo por D. Pedro I na Constituio de 1824, visando a centralizao do poder na organizao do Estado brasileiro. b) Atravs do poder moderador, o imperador tinha poderes para dissolver a Cmara dos Deputados e convocam novas eleies, descaracterizando as finalidades do Parlamento. 104. [C] 105. [A] 106. Manuteno do trabalho escravo, permanncia da grande propriedade e a centralizao monrquica. 107. [B] 108. [E] 109. [B] 110. [C] 111. [C] 112. 08 + 16 = 24 113. 01 + 16 = 17 124. [B] 125. a) Apesar de Jos Bonifcio se manifestar contra o trfico negreiro, em relao escravido no Brasil, expe uma postura conservadora ao considerar que a abolio estaria condicionada ao cumprimento de algumas condies. b) Sim, as proposies de Jos Bonifcio se justificam porque poca do referido texto, posterior Independncia em 1822, a estrutura scioeconmica no Brasil, caracterizava-se como latifundiria, agro-exportadora e dependente do trabalho escravo. 126. - Ampliao das fronteiras do Brasil no atual Rio Grande do Sul, favorecendo criadores brasileiros (Campos neutrais). - Interferncias do Imprio em favor dos brasileiros na regio do Prata. - Busca da hegemonia do Brasil e da Argentina na regio platina, em funo da posio geoestratgica do esturio do Prata (rota de ligao com Mato Grosso e as minas de prata de Potosi). 127. [D] 128. 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59

39 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

129. [A] 130. [A] 131. [A] 132. [B] 133. [C] 134. [D] 135. [E] 136. 04+08=12 137. [E] 138. O Congresso de Viena foi absolutista e contrrio a independncia das colnias porm o Brasil foi elevado a Reino Unido nesse momento. A demora deve-se a negociao poltica e de concesses envolvendo Portugal e a Inglaterra. 139. [B] 140. a) O movimento cartista (1837). b) O sistema eleitoral brasileiro, baseado no voto censitrio, exclua boa parte da populao da participao poltica. 141. a) Ao neocolonialismo. b) "A Amrica para os americanos". 142. a) Podemos apontar como diferenas: - O processo poltico de independncia estabeleceu na Amrica portuguesa uma monarquia, enquanto na Amrica espanhola, efetivou o regime republicano. - Na Amrica portuguesa, a unidade territorial prexistente foi mantida aps a independncia, enquanto, na Amrica espanhola, assistiu-se a uma fragmentao territorial. b) Dentre as razes para a independncia do Brasil, podemos destacar: - A poltica recolonizadora das Cortes de Lisboa. - O fechamento dos tribunais superiores no Brasil.

- A exigncia da volta do prncipe regente para Portugal. - A proibio de que o Brasil tivesse uma constituio prpria. - As idias liberais propagadas pelo movimento constitucional portugus de 1820.

40 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

You might also like