You are on page 1of 29

Universidade de vora

Licenciatura em Engenharia de Energias Renovveis Geotermia 2011/2012

Discente: Nelson Luz, N:25964

Docente: Maria Rosa Duque.

ndice

1 Introduo.5 2 Energia geotrmica.6 3 Reservatrios geotrmicos.7 3.1 Reservatrios geotrmicos de alta temperatura..8 3.2 Reservatrios geotrmicos de mdia temperatura.....9 3.3 Reservatrios geotrmicos de baixa temperatura10 3.4 Reservatrios geotrmicos de muito baixa temperatura.10 4 Tipo de centrais geotrmicas..11 4.1 Central de vapor direto ou seco...11 4.2 Central de vapor flash..12 4.3 Central de ciclo binrio..13 5 Central Geotrmica da Ribeira Grande.....15 5.1 Localizao e caractersticas15 5.2 Modo de funcionamento16 6 Central Geotrmica de Larderello...18 6.1 - Localizao e caractersticas18 6.2 As centrais de Larderello..19 6.2.1 As antigas centrais.19 6.2.2 As centrais da era moderna..22 6.2.3 As centrais recentes..24

7 Vantagens e desvantagens.24 7.1 Vantagens25 7.2 Desvantagens.25 8 Concluso..26 9 Referncias28

ndice de figuras

Figura 1: Manifestaes de energia geotrmica6 Figura 2: Reservatrio geotrmico de alta temperatura..8 Figura 3: Central geotrmica de Nesjavellir (Islndia)9 Figura 4: Central de Melun (Frana).10 Figura 5: Sistema de aquecimento de edifcios (bomba de calor)...11 Figura 6: Esquema descritivo do funcionamento de centrais de vapor direto12 Figura 7: Esquema descritivo do funcionamento de centrais de vapor flash...13 Figura 8: Esquema descritivo do funcionamento de centrais de ciclo binrio14 Figura 9: Central geotrmica da Ribeira Grande15 Figura 10: Esquema referente distribuio dos grupos turbo geradores e poos..16 Figura 11: Esquema descritivo do funcionamento da central da Ribeira Grande...17 Figura 12: Central geotrmica de Larderello...18 Figura 13: Esquema descritivo do mtodo de ciclo direto.20 Figura 14: Esquema dos evaporadores Kestner.20 Figura 15: Rotor da central de Larderello de 2,5MW.21 Figura 16: Diagrama do sistema do ciclo A22 Figura 17: Diagrama do sistema do ciclo B23 Figura 18: Central de Castelnouvo de 26MW.....23

1 Introduo

O presente trabalho foi desenvolvido no decorrer da unidade curricular de Geotermia includa no plano de estudo da licenciatura em Engenharia de Energias Renovveis e tem por tema Centrais Geotrmicas. O objetivo deste trabalho realizar uma abordagem aos diferentes tipos de campos geotrmicos no que diz respeito sua classificao consoante a temperatura e posteriormente elaborar a anlise do funcionamento de diversas centrais geotrmicas. Por fim sero enunciadas algumas vantagens e desvantagens associadas utilizao e explorao deste tipo de energia e centrais. A utilizao de energia geotrmica determinada por diversas condies geolgicas que estabelecem a existncia de reservatrios geotrmicos. Este tipo de energia aqui referido uma energia limpa e renovvel com enorme potencial e por explorar em diversas zonas do globo terrestre. Esta forma de energia tem inmeras aplicaes sendo as mais importantes para aquecimento de edifcios e produo de energia eltrica em centrais geotrmicas.

2 - Energia Geotrmica
A energia geotrmica proveniente do calor gerado no interior da Terra, devido desintegrao dos elementos radioativos que se encontram nas camadas mais profundas do nosso planeta e tambm devido existncia de intruses magmticas originadas pela tectnica de placas e outros fenmenos. O interior do planeta constitudo por diferentes rochas e medida que a profundidade aumenta a temperatura dessas mesmas rochas aumenta cada vez mais devido a zonas de intruses magmticas onde a temperatura muito elevada e portanto propicia formao de reservatrios de elevado potencial geotrmico. Nas redondezas desses reservatrios pode existir gua proveniente das chuvas, lagos, rios e oceanos que se infiltram nas falhas e fraturas geolgicas que ao entrarem em contacto com as rochas quentes iro aquecer e posteriormente surgir superfcie terrestre sob a forma de fumarolas, fontes termais ou geiseres.

Figura 1: Manifestaes de energia geotrmica.

Esta quais para:

gua

com

elevado

potencial

energtico

proveniente

dos

reservatrios geotrmicos pode ser aproveitada de diversas formas entre as

Estabelecer o aquecimento de casas e piscinas; Fornecer calor para processos industriais; Termas; A produo de energia eltrica em centrais geotrmicas.

3 - Reservatrios geotrmicos
A formao e existncia de reservatrios geotrmicos est dependente de diversos parmetros como por exemplo a existncia de fluido, aqufero, rochas de alta permeabilidade para a circulao de fluidos e uma rocha impermevel que serve de cobertura. Os reservatrios podem ser classificados consoante a temperatura ou a presso, contudo s ser abordada a classificao dependente da temperatura. Sendo assim existem quatro tipos diferentes de reservatrios geotrmicos dependentes da temperatura, ou seja reservatrios de: Alta temperatura (T > 150C); Mdia temperatura (100C < T < 150C); Baixa temperatura (30C < T < 100C); Muito baixa temperatura (T<30C). Esta classificao por temperatura depende de autor para autor sendo que a classificao apresentada anteriormente no universal.

3.1 - Reservatrios geotrmicos de alta temperatura


Estes reservatrios so tambm denominados de hot spots e esto associados a limites de placas e zonas vulcnicas em que as temperaturas podem variar entre os 150C e os 400C. O vapor gerado nestes aquferos pode ser hmido ou seco. No caso de o vapor ser hmido este utilizado para a produo de energia eltrica em centrais geotrmicas do tipo flash ou seja mediante expanso sbita ou repentina. Por outro lado o vapor seco tambm utilizado para a produo de energia eltrica contudo noutro tipo de central geotrmica que de ciclo direto onde poder ocorrer com condensao ou sem condensao. As centrais geotrmicas mencionadas anteriormente bem como as que sero mencionadas de seguida sero abordadas no captulo referente s centrais geotrmicas.

Figura 2: Reservatrio geotrmico de alta temperatura.

3.2 - Reservatrios geotrmicos de mdia temperatura


Nos reservatrios geotrmicos de mdia temperatura os fluidos dos aquferos encontram-se a temperaturas mais baixas, na ordem dos 100C a 150C. Estas temperaturas condicionam a converso do vapor em energia eltrica provocando um decrscimo do desempenho das centrais sendo necessrio utilizar um fluido de trabalho intermdio de menor ponto de ebulio As centrais associadas a este tipo de reservatrios so as centrais binrias como o caso da central geotrmica de Nesjavellir na Islndia e da central da Ribeira Grande nos Aores.

Figura 3: Central geotrmica de Nesjavellir (Islndia).

3.3 - Reservatrios geotrmicos de baixa temperatura


Os reservatrios geotrmicos de baixa temperatura so utilizados principalmente para o aquecimento de edifcios e piscinas sobretudo em pases como a Frana e Islndia. As temperaturas dos fluidos variam entre os 30C e os 100C sendo necessrio a utilizao de permutadores de calor para o seu aproveitamento e consequentemente um outro fluido de trabalho que poder ser a gua.

Figura 4: Central de Melun (Frana).

3.4 - Reservatrios temperatura

geotrmicos de muito baixa

No que diz respeito aos reservatrios geotrmicos de muito baixa temperatura os fluidos tem uma temperatura inferior a 30C e varia consoante o tipo de aplicao. Estes reservatrios so aproveitados para aplicaes domsticas, agrcolas e urbanas mediante a utilizao de uma bomba de calor.

10

Figura 5: Sistema de aquecimento de edifcios (bomba de calor).

4 - Tipo de centrais geotrmicas


As centrais geotrmicas podem utilizar trs processos diferentes na converso de energia eltrica. O tipo de central depende das temperaturas e presses a que se encontram os fluidos nos reservatrios, sendo assim as centrais podem ser do tipo: Vapor direto ou vapor seco; Vapor flash; Ciclo binrio.

4.1 - Central de vapor direto ou seco


Neste tipo de centrais o vapor retirado dos reservatrios geotrmicos sendo diretamente canalizado para uma turbina, passando previamente por um separador de liquido-vapor, conduzindo o lquido ai retido para o poo de injeo. O vapor resultante da separao encontra-se altamente pressurizado e ao atravessar a turbina impe-lhe movimento, ou seja a turbina adquire energia mecnica. Posteriormente a turbina encontra-se acoplada a um gerador e
11

transmite-lhe lhe a energia mecnica imposta pelo vapor fazendo com que o gerador produza energia eltrica. Por fim e devido s condies do meio, ou existncia de um condensador que utiliza a uma fonte fria, o vapor turbinado anteriormente arrefece e consequentemente condensa, sendo devolvido para o reservatrio geotrmico atravs de um poo de injeo de forma a poder ser reutilizado mais tarde.

Figura 6: Esquema descritivo do funcionamento funcionamento de centrais de vapor direto.

4.2 - Central de vapor flash


Nas centrais de vapor flash o fluido geotrmico encontra-se encontra no estado lquido a elevadas temperaturas temperatur e presses sendo transportado at superfcie atravs de tubagens. Posteriormente o fluido pulverizado para um reservatrio de menor presso, provocando a rpida (flash) vaporizao do fluido.

12

Aps este processo o vapor encontra-se encontra a uma presso menor, porm ainda contm uma parte lquida e sendo assim podem ocorrer dois tipos diferentes ntes de processos consoante o tipo de central, ou seja o vapor pode ser encaminhado para um separador de liquido-vapor, liquido vapor, ou ento atravs da diferena de densidade entre o lquido e o vapor, a separao efetuada automaticamente no prprio tanque de expanso. expanso. Concluda esta etapa o vapor induzido a passar numa turbina que ir acionar um gerador que ser responsvel pela produo produ de energia eltrica. No fim deste este processo o vapor passa por um condensador com o objetivo de condensar para ser injetado posteriormente num poo de injeo.

Figura 7: Esquema descritivo do funcionamento de centrais de vapor flash.

4.3 - Central de ciclo binrio


Uma central de ciclo binrio utiliza dois tipos de fluido diferentes sendo um o fluido geotrmico proveniente dos dos reservatrios geotrmicos de mdia temperatura, enquanto o outro um fluido de trabalho secundrio com baixo ponto de ebulio que pode ser Freon, isopentano e isobutano.

13

O fluido geotrmico proveniente do reservatrio entra num permutador de calor, onde transfere a sua energia para o fluido secundrio provocando a sua ebulio, ou seja, passa do estado liquido para vapor. Aps esta troca de energia o fluido geotrmico devolvido ao reservatrio atravs de um poo de injeo. Concluda esta etapa, o fluido de trabalho, agora em estado gasoso canalizado at uma turbina transformando a sua energia cintica em energia mecnica. A turbina por sua vez encontra-se acoplada a um gerador que ao receber a energia mecnica ir transform-la em energia eltrica. Por fim o fluido de trabalho, aps passar pela turbina, ser induzido a atravessar um condensador que contem no seu interior gua fria a circular que ir fazer com que o fluido condense passando de vapor para lquido para poder iniciar novamente o ciclo no permutador de calor. ainda de salientar que este processo realizado em ciclo fechado conservando-se a massa do fluido de trabalho.

Figura 8: Esquema descritivo do funcionamento de centrais de ciclo binrio.

14

5 - Central geotrmica da Ribeira Grande


5.1 Localizao e caractersticas

A central geotrmica da Ribeira Grande situa-se no arquiplago dos Aores na ilha de So Miguel e uma central do tipo ciclo binrio com uma capacidade de gerao de 13 MW. A instalao da central foi realizada em duas fases: Fase A (1994) dois grupos turbo geradores de 2,5MW (5MW); Fase B (1998) dois grupos turbo geradores de 4MW (8MW).

Figura 9: Central geotrmica da Ribeira Grande.

15

Como j havia sido referido esta central utiliza a tecnologia de ciclo binrio baseado no ciclo de Rankine em que o fluido de trabalho secundrio utilizado o normalpentano sendo a transferncia de energia a partir do fluido geotrmico realizado em trs fases: Na primeira fase ocorre transferncia de calor remanescente do vapor expandido na turbina; Na segunda fase ocorre a transferncia de calor da gua; Por ltimo ocorre a transferncia de calor do vapor geotrmico. A central tem na sua constituio cinco poos sendo que quatro so de produo ou captao de fluido geotrmico e o outro de injeo.

Figura 10: Esquema referente distribuio dos grupos turbo geradores e poos.

5.2 Modo de Funcionamento


O funcionamento da central comtempla diversas etapas entre as quais: O fluido geotrmico proveniente dos poos, entra inicialmente num separador, de forma a separar a fase lquida do vapor dos gases no condensveis; Aps a separao o vapor geotrmico resultante, entra num vaporizador, onde uma pequena frao expelida para a atmosfera atravs duma
16

vlvula de descarga, em conjunto com os restantes gases no condensveis; Como resultado da transferncia de energia entre o vapor geotrmico e o fluido de trabalho, ocorre a vaporizao do fluido de trabalho e condensao do vapor geotrmico que canalizado para a entrada do pr-aquecedor; O fluido de trabalho no seu nvel mais elevado de entalpia, sob a forma de vapor, conduzido para a turbina onde se expande acionando a turbina que se encontra acoplada ao gerador ocorrendo produo de energia eltrica; Por fim o fluido de trabalho, aps se expandir na turbina passa atravs de condensadores de ar que funcionam como fonte fria, provocando a condensao do fluido, dando-se incio a um novo ciclo.

Figura 11: Esquema descritivo do funcionamento da central da Ribeira Grande.

17

6 - Central geotrmica de Larderello


6.1 Localizao e caractersticas

central geotrmica

de Larderello

localiza-se

em

Itlia mais

concretamente na cidade de Tuscany e equipa com a tecnologia de vapor direto ou seco sendo constituda por trs turbo geradores de 2,5MW perfazendo uma potncia total de 7,5MW. A sua descoberta e primeira utilizao foi efetuado por volta do ano de 1904 em que o prncipe Piero Conti, atravs de um aparelho eletromecnico, converteu a energia contida no vapor em energia eltrica, porm apenas consegui-o iluminar cerca de cinco lmpadas. A existncia de reservatrios geotrmicos nesta regio surgiu a partir da coliso de duas placas tectnicas, a Europeia e a Africana, o resultado deste fenmeno originou a criao de um sistema de falhas e correntes de magma relativamente perto da superfcie. A regio de Larderello caraterizada por ser uma regio termal massiva e portanto, os locais das inmeras manifestaes que ocorrem, correspondem s estruturas dos reservatrios permeveis das rochas, que se encontram a cerca de 100 metros de profundidade.

Figura 12: Central geotrmica de Larderello.

18

6.2 As centrais de Larderello


As centrais de Larderello sofreram ao longo dos anos uma evoluo considervel em termos tecnolgicos, pelo que ser relevante abordar o design das centrais antigas (1904-1968), modernas (1968-1995) e das mais recentes (1995-presente).

6.2.1 As antigas centrais


As antigas centrais de Larderello foram construdas de acordo com trs

consideraes principais: O vapor era de baixa presso; O vapor continha gases cidos e outras impurezas qumicas que eram os impediam de serem utilizados nos principais motores daquela poca ou nas turbinas de vapor; Os fluidos geotermais tinham de ser processados de forma a recuperarem o valor dos minerais nele contido. Portanto temia-se que desta forma, as mquinas no aguentassem o ataque corrosivo provocado pelo fluido, pois este vapor flua entre 5 a 20 t/h atingindo presses de 2 a 3 bar e temperaturas desde 150 a 180C, e encontrava-se sobrecarregado com uma grande quantidade de gases no condensveis, tornando-se necessrio desenvolver um novo mtodo capaz de gerar energia eltrica. Consequentemente desenvolveu-se um novo mtodo denominado de ciclo Indireto, em que o vapor geotermal era enviado para aquecer baterias que eram usadas para evaporar a gua proveniente de um abastecimento de gua fresca. O vapor geotermal era drenado para a recuperao qumica das centrais, enquanto o vapor limpo era utilizado para alimentar a turbina, tal como se pode verificar atravs da figura 13.
19

Figura 13: Esquema descritivo do mtodo de ciclo indireto.

Os evaporadores eram um complexo conjunto de tubos de calor conhecidos como evaporadores Kestner. O vapor geotermal obtido a partir do reservatrio, entra na unidade do sobreaquecer como vapor puro, onde flui atravs de tubos de alumnio, enquanto a outra parte do vapor passa para fora dos tubos. Este vapor continua no coletor e distribudo pelas paredes verticais dos evaporadores que se encontram em pares. De seguida o vapor drenado a partir do fundo dos evaporadores, juntamente com o vapor condensado finalmente utilizado para pr-aquecer a gua que se encontra noutro permutador de calor.

20
Figura 14: Esquema dos evaporadores Kestner.

Os tubos do evaporador tinham cerca de 7 m de comprimento e 30 mm de dimetro e eram feitos de alumnio, o qual o nico metal que poderia suportar o ataque corrosivo do cido sulfrico proveniente do vapor geotermal. Contudo os tubos comearam a corroer-se o que permitiu a mistura da gua pura com o vapor provocando a sobrecarga do condensador do sistema de remoo de ar, fazendo com que a presso deste aumentasse o que levava diminuio da potncia sada da turbina. O vapor era utilizado para alimentar trs unidades de turbo geradores com uma potncia de 2.5 MW. A presso do vapor que saia do sobre aquecedor era de cerca de 2 bar, mas a turbina tinha sido concebida para produzir a uma presso de entrada de apenas 1,2 bar, onde a taxa de fluxo de vapor era de cerca de 9,7 kg/s por turbina.

Figura 15: Rotor da central de Larderello de 2,5MW.

21

6.2.2 As centrais da era moderna


A ltima central de ciclo-indireto foi retirada de servio em 1968, quando

a central de Castelnouvo foi convertida para um processo de ciclo direto. As centrais de ciclo indireto tinham-se tornado excessivamente caras para se manterem em funcionamento. Portanto nesta nova era de centrais existiam dois tipos de configurao diferente para o ciclo direto. Na figura 16 possvel observar o diagrama do sistema do ciclo A que era utilizado em centrais onde o vapor de gua geotrmico continha quantidades excessivas de gases no condensveis. Este tipo de sistema no era rentvel, pois era necessrio um grande investimento para a instalao e manuteno dos compressores a gs. A maior central deste tipo a operar de 15 MW e situa-se a sudeste de Larderello.

Figura 16: Diagrama do sistema do ciclo A.

Todas as centrais que operam na rea de Larderello usam vapor que contm quantidades significativas de gases no condensveis. Quando essa concentrao excede cerca de 5% o peso total de vapor eram usadas centrais do tipo do Ciclo A. Caso contrrio, era vivel a instalao de unidades de

22

condensao, ciclo B como mostrado no diagrama esquemtico da figura abaixo.

Figura 17: Diagrama do sistema do ciclo B.

Outro facto observvel das centrais de ciclo B atravs da figura 18 em que foi necessrio usar vrias fases de compresso de gs para remover todos os gases no condensveis. Estes compressores foram equipados com intercoolers para minimizar a quantidade de energia consumida.

Figura 18: Central de Castelnouvo de 26MW.

23

A central do tipo ciclo B concebida para funcionar com a maior concentrao de gases no condensveis foi a de Castelnouvo de 26 MW.

6.2.3 As centrais recentes


Aps a descoberta de um reservatrio geotrmico profundo, cerca de

20 anos, tem havido uma revoluo na forma como as centrais geotrmicas so desenvolvidas em Itlia. Muitas das centrais do tipo ciclo B foram sobrevivendo enquanto as centrais de ciclo A no foram aceites do ponto de vista ambiental. Em vez de se construrem centrais que se adequem s condies encontradas em cada regio, decidiu-se adotar um sistema de centrais padronizadas com uma capacidade nominal fixa, mas com flexibilidade interna para permitir que as centrais se ajustem durante o seu funcionamento caso as condies do vapor se alterem. Os valores de potncia padro para as novas centrais so de 10, 20 e 40MW, e as taxas de fluxo de massa de vapor so nominalmente 80, 130 e 250 t/h, respetivamente.

7 - Vantagens e desvantagens
A utilizao de centrais geotrmicas, para a produo de energia eltrica e trmica, e consequentemente o uso de energia geotrmica tem diversas vantagens, sobretudo por ser considerada uma energia renovvel, contudo acarreta tambm algumas desvantagens que devem ser levadas em considerao. Portanto necessrio salientar algumas dessas vantagens e desvantagens associadas energia geotrmica e correspondentes centrais.

24

7.1 - Vantagens
Como j havia sido referido este tipo de energia um recurso renovvel e portanto inesgotvel. Por outro lado e quando comparada com os combustveis fosseis um tipo de energia menos poluente no que diz respeito aos impactes ambientais, pois no existem derrames de fluido e aquando da sua instalao para explorao no necessrio efetuar desflorestaes, cavar minas ou barrar rios e ductos de gua. Outra das grandes vantagens o seu enorme potencial, pois esta energia pode satisfazer grande parte das necessidades energticas mundiais referentes a energia eltrica e trmica. Por fim tem ainda a garantia de poder funcionar 24h por dia durante todo o ano.

7.2 - Desvantagens
No entanto este tipo de energia tambm tem os seus inconvenientes, ou seja, tem um elevado custo econmico relativamente prospeo, construo e manuteno. Em termos de poluio necessrio ter em conta o local de instalao devido ao elevado ruido que se faz sentir durante as fases de instalao e funcionamento. Em relao aos problemas ambientais, a explorao deste tipo de energia acarreta alguns problemas no sentido em que a gua, ou seja o fluido geotrmico que extrado dos reservatrios geotrmicos contm compostos prejudiciais sade o que pode influenciar a vida local da fauna e flora. Outro impacto ambiental diz respeito emisso de gases de efeito de estufa como o vapor de gua, ainda que pequenas quantidades. Por fim deparamo-nos com a instabilidade geolgica que pode ser induzida pela prospeo e instalao inadequada.

25

8 Concluso
A elaborao deste trabalho foi bastante enriquecedora na medida que um complemento muito importante do plano de estudo da disciplina de Geotermia permitindo-me adquirir conhecimentos relativamente ao funcionamento das centrais geotrmicas e caracterizao e classificao dos reservatrios geotrmicos. Portanto os reservatrios geotrmicos podem-se classificar quanto temperatura a que os fluidos se encontram nos aquferos podendo considerarse quatro reservatrios diferentes, porm esta classificao varia consoante o autor. A cada tipo diferente de reservatrio est atribuda uma gama de aplicaes, isto os reservatrios de mais alta entalpia, ou seja cujas temperaturas dos fluidos so mais elevadas so utilizadas para a instalao e explorao de centrais geotrmicas cujo objetivo a produo de energia eltrica. No entanto as centrais geotrmicas podem ser divididas em trs tipos de centrais diferentes consoante a forma como utilizam o fluido. As centrais mais modernas so de ciclo binrio e utilizam fluidos de temperaturas mais baixas que as centrais de vapor flash e vapor direto. Pode-se ento concluir que o funcionamento das centrais depende da temperatura a que esto os fluidos nos reservatrios o que contribui para as diferentes configuraes. Porm no foi possvel comtemplar na totalidade um dos objetivos deste trabalho que consistia na analise e comparao relativamente ao funcionamento e caractersticas de algumas centrais em especifico. O objetivo mencionado no foi possvel concretizar devido aos dados e informao essenciais para a realizao do mesmo no serem fornecidos pelas diversas centrais talvez devido a questes internas da gerncia das centrais. Contudo e aps uma vasta e elaborada pesquisa obtive dados suficientes para descrever os componentes e o funcionamento da central geotrmica portuguesa da

26

Ribeira Grande que utiliza a tecnologia de ciclo binrio e tambm uma breve descrio das diversas centrais de Larderello. Em suma, possvel verificar que a energia geotrmica um recurso renovvel de elevado potencial que j explorado em diversos pases pois este tipo de energia pode ser bastante atrativo e competitivo com os combustveis fosseis no que diz respeito produo de energia eltrica e no aquecimento de edifcios.

27

9 Referncias
Livros:

v
Webgrafia:
(n.d.). Obtido por: http://www.minerva.uevora.pt/eschola/acores/energia_geotermica.htm (n.d.). Obtido por: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=1780 (n.d.). Obtido por: http://videos.sapo.pt/ZNEJobM0WCRr5fEWwDza (n.d.). Obtido por: http://rd9centralelectrica.webnode.pt/desenvolvimento/centraisgeotermicas/ (n.d.). Obtido por: http://centraiselectricas.wordpress.com/centralgeotermica/ (n.d.). Obtido por: http://rd9centralelectrica.webnode.pt/desenvolvimento/centraisgeotermicas/como-funciona-uma-central-geotermica-/ (n.d.). Obtido por: http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=Utah_instala_central_geotr mica_de_baixa_temperatura (n.d.). Obtido por: http://www.planetseed.com/pt-br/node/15890

28

(n.d.). Obtido por: http://html.rincondelvago.com/energiageotermica_1.html (n.d.). Obtido por: http://geothermal.blogs.sapo.pt/2916.html (n.d.). Obtido por: http://aterraenossa.vacau.com/Geotermica.html (n.d.). Obtido por: http://www.mailxmail.com/curso-centrales-energiageotermica-2-2/energia-geotermica-sistemas-ciclo-binario (n.d.). Obtido por: http://energiasalternativas.webnode.com.pt/energiasrenovaveis/energia-geotermica/ (n.d.). Obtido por: http://www.rumosustentavel.com.br/ecod-basicoenergia-geotermica/ (n.d.). Obtido por: http://www.fundacioncalidade.org/u/uploads/File/congresoxeotermia_pon encias/1_ORCHE.pdf (n.d.). Obtido por: http://paginas.fe.up.pt/~projfeup/cd/relatorios/R519.pdf (n.d.). Obtido por: http://www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica/index.php?option=com_co ntent&view=article&id=4&Itemid=4

29

You might also like