You are on page 1of 5

Pncreas, fgado, intestino grosso, reto e canal anal

Pncreas
- Funes do pncreas: Realiza a secreo de enzimas digestivas para terminar a digesto no alimento no intestino delgado. Possui tambm diversos hormnios, muitos deles vo regular a digesto. - Quando se faz um corte histolgico em qualquer sentido no pncreas, verifica-se que ele uma glndula mista, possui funo endcrina (pontos menos basfilos, ilhota de Langerhans) e funo excrina (cinos serosos, ductos intercalar e excretor etc.) - Poro excrina: formada por cinos serosos (ncleos basais e arredondados e o citoplasma da regio apical cheio de grnulos), presena de ductos que vo captar as substncias produzidas no pncreas e lev-las em direo ao duodeno. A poro proximal do ducto intercalar no pncreas est localizado dentro do cino seroso, diferindo da partida. As clulas localizadas dentro do cino seroso, dentro do ducto intercalar, so chamadas de clulas centro-acinosas (clula no centro do cino seroso do pncreas, citoplasma claro, menos corado). A funo principal dos cinos serosos a produo das enzimas digestivas, que vo terminar a digesto no interior do duodeno. J a funco das clulas centro-acinosas produzir uma substncia rica em bicabornato (alcalino), ajuda a neutralizar o quimo-cido. Se as enzimas digestivas produzidas nos cinos serosos do pncreas fossem lanadas diretamente no quimo, elas seriam inativadas, devido ao pH muito baixo. - Poro endcrina do pncreas: estrutura rodeada por cinos serosos, chamada de ilhota de langerhans ou ilhota pancretica. uma estrutura arredondada e suas clulas so menos coradas. Dentro da ilhota h diversos tipos celulares com produo de diferentes hormnios hormnios esses envolvidos diretamente com a digesto. - Clula A ou alfa Glucagon - Clula B ou beta Insulina - Clula D ou delta Somastostatina - Clula G Gastrina - Clula PP Polipeptdeo pancretico - Todos esses so hormnios envolvidos com a digesto, controlam o pncreas, outras clulas do organismo e os prprios rgos que participam da digesto. - As ilhotas de langerhans no possuem ducto, suas substncias so lanadas diretamente na corrente sangunea (capilares entremeiam as clulas da ilhota pancretica).

Fgado
- O principal tipo celular que participa da grande maioria das funes do fgado so os hepatcitos, clula mais simples do organismo e a mais funcional. - Algumas funes do hepatcito: - Realiza sntese de diversas protenas (albumina e fator de coagulao). - Armazena metablitos (glicognio, por exemplo) - Glicogenlise - Produo da bile (emulsificao de gorduras para facilitar a ao das lpases) - Metabolizar substncias txicas ao organismo. - Etc. - Caractersticas histolgicas dos hepatcitos (muito simples): - Podem conter um ou dois ncleos (mono ou binucleadas evidencia que uma clula em intensa atividade) - Ncleo redondo e central, bem basfilo com nuclolo bastante evidente. Os hepatcitos podem conter dois nuclolos. - Clulas cbicas com citoplasma bem acidfilo (rosa). - Esto dispostos pelo fgado na forma de cordes, um hepatcito ligado ao outro. - Entre esses cordes h espaos, so os capilares sinusides com hemcias no centro. - Na luz do capilar sinuside encontra-se um tipo celular denominado de clula de Kupfer, um macrfago, logo, participa do sistema mononuclear fagocitrio. Permite ao fgado metabolizar eritrcitos (hemcias) envelhecidos, tambm digerem a hemoglobina. - Na microscopia eletrnica de transmisso, verifica-se a presena de um espao entre a parede do hepatcito e a parede do capilar sinuside. Esse espao denominado espao de Disse. - Esse espao no est vazio, observa-se microvilos na superfcie apical e basal dos hepatcitos. A funo dos microvilos aumentar a superfcie de contato dos hepatcitos com o meio externo o hepatcito precisa liberar e captar grandes quantidades de substncias. - O espao de disse contm um tipo celular chamado de clula de Ito (est dentro do espao de disse, logo s visualizada por microscopia eletrnica de transmisso). A clula de Ito realiza uma reserva de gordura, de vitamina A. - Possui REG e complexo de golgi bem desenvolvidos. Possui tambm um RE agranular bem desenvolvido, necessrio para realizar a funo de desintoxicao. - Os hepatcitos produzem a bile, mas ela txica para qualquer tipo celular. Para contornar esse problema, os hepatcitos produzem a bile a lanam para um canalculo (canalculo biliar) que est presente entre as clulas (parte lateral). No h comunicao entre as clulas, o canalculo biliar como se fosse um tnel entre os hepatcitos. H znulas de ocluso entre esses canais para evitar que eles se abram e os sais biliares se espalhem pelo parnquima heptico. - Suprimento sanguneo do fgado: Na parte posterior do fgado est o hilo heptico, composto pela artria heptica, veia porta e ducto biliar. A artria heptica (sangue rico em oxignio) e a veia porta (sangue pobre em oxignio) levam o sangue para o parnquima heptico. O ducto biliar leva a bile produzida pelos hepatcitos para fora do fgado, armazenando-a na vescula biliar que tambm fica na face posterior do fgado. Essa estrutura de composio do hilo

(ramo da artria heptica, ramo da veia porta e ducto biliar) heptico se repete por todo o parnquima heptico, em forma microscpica claro! - O sangue vindo da artria heptico e veia porta vo banhar os cordes hepticos. Esse sangue ser drenado por uma veia calibrosa denominada centro-lobular. - A bile segue entre os hepatcitos, nos canalculos biliares, que vo se fusionando e formam o ducto biliar, que leva a bile produzida nos hepatcitos para a vescula biliar. - Essas trs estruturas sempre sero visualizadas juntas, como no hilo heptico e so envolvidas por tecido conjuntivo (pode-se considerar tecido conjuntivo frouxo). A maior estrutura sempre o ramo da veia porta e no centro est a veia centro-lobular. Subdivises do fgado - Primeira subdiviso do parnquima do fgado humano surgiu observando-se o parnquima do fgado de porcos. Todo o parnquima dividido em estruturas hexagonais por tecido conjuntivo, chamadas de parnquima heptico. No fgado humano no h essa diviso por tecido conjuntivo como no caso do parnquima dos sunos, os histologistas imaginaram esse hexgono dentro do parnquima heptico humano. - Lbulo clssico: tenta imitar exatamente a diviso do parnquima heptico do fgado de porco os histologistas imaginaram uma estrutura hexagonal, onde 6 espaos porta esto nas pontas, nos vrtices, e a veia centro-lobular no centro. Essa diviso acompanha o fluxo sanguneo: do espao porta para a veia centro-lobular. - Segunda subdiviso: chamada de lbulo porta. Se baseia no fluxo da bile da veia centro-lobular para o espao porta (que onde est o ducto biliar), eles imaginaram um triangulo. O espao porta ficaria no centro e trs veias centro lobulares nos vrtices, extremidades. - Terceira diviso do parnquima heptico humano: cino heptico. A que melhor representa, porque ela imagina um losango, ou uma estrutura ovalada. De uma ponta outra h dois espaos porta e nas outras extremidades duas veias centro-lobulares. Essa diviso baseada na disseminao de substncias txicas no parnquima do fgado. Esse losango dividido em 3 regies, denominadas zona 1, zona 2 e zona 3. - Exemplo com o oxignio: o espao porta trs o oxignio para os cordes hepticos, as clulas localizadas na zona 1 e zona 2 iro receber a maior concentrao de oxignio, j a zona 3 a concentrao de oxignio menor. - O mesmo ocorre se for adicionado uma substncia txica ao fgado, denominada substncia hepatotxica. O tetracloreto de carbono, por exemplo, uma dessas substncias e destri principalmente as clulas da zona 1 e zona 2, as clulas da zona 3 vo sobreviver por receberem uma menor quantidade de tetracloreto de carbono. - Essas divises surgiram para se estudar melhor o parnquima humano, pois ele no possui diviso. - A terceira diviso muito mais abrangente que as demais.

Vescula biliar
- Sua funo armazenar a bile a bile produzida pelos hepatcitos, lanada nos canalculos biliares que formam os ductos biliares e estes lanam a bile na vescula biliar. - Possui um formato de pra. - A vescula biliar tambm dividida em: mucosa, submucosa, camada muscular e adventcia. - O que realmente importa a mucosa, porque ela bem caracterstica desse rgo. - A mucosa da vescula biliar sofre vrias dobras. formada por um epitlio cilndrico simples e altamente pregueada, tanto que algumas pores do epitlio podem ficar dentro da dobra chamam-se criptas.

Intestino grosso
- Possui a funo de absoro de gua e sais e formao das fezes. - O intestino grosso produz grande quantidade de muco, que o protege do atrito constante das fezes em formao e tambm facilita a agregao de partculas que no foram digeridas para serem eliminadas nas fezes. - O cecn e o clon (ascendente, transverso, descendente, sigmide...) possuem caractersticas histolgicas semelhantes, sendo o reto varivel se comparado a estas pores. - Caractersticas do intestino grosso (ccon e clon): - Mucosa do intestino grosso: no possui pregas circulares, vilosidades etc. diferente do intestino delgado. A nica especializao so as clulas absortivas, que possuem microvilos. O epitlio tambm cilndrico simples e a lmina prpria rica em linfcitos, esses linfcitos podem se aglomerar formando ndulos para combater bactrias patognicas que tentem invadir o organismo a partir do intestino grosso. Possui uma grande quantidade de glndulas intestinais. Os tipos celulares encontrados nessas glndulas so similares nas encontradas nas glndulas do intestino delgado: clulas de reserva, clulas entero-endcrinas, clula absortiva, clulas caliciformes (em maior quantidade que no intestino delgado maior produo de muco). - Submucosa: geralmente s possui tecido conjuntivo. - Camada muscular: a camada muscular externa no intestino grosso possui 3 feixes de fibras musculares lisas que vo se fusionar e formar uma estrutura denominada tnia do clon linha observada macroscopicamente. - Serosa: possui bolsas de gordura dentro dessa camada, chamados de apndices epiplicos. - Tambm possui dilataes em sua parede denominada austros. - Apndice: tubo vermiforme - um divertculo do ceco. Nos seres humanos um rgo vestigial e no possui uma funo especfica nos roedores bem desenvolvido, atua como rgo de defesa atravs de ndulos linfides. Nos humanos a lmina prpria que combate esses microorganismos atravs dos linfcitos. O apndice contem em sua mucosa, ndulos linfticos/linfides, todas as outras caractersticas das outras camadas so iguais aos do intestino grosso.

Reto e canal anal


- No reto h dobras da mucosa chamadas de colunas anais. - No final do reto essas colunas formam uma linha visvel a olho nu, enegrecida, chamada de linha pectinada. Acima da linha pectinada o reto e abaixo o canal anal. - O reto possui as mesmas estruturas do intestino grosso, o diferencial que a mucosa do reto pregueada, pregueaes estas chamadas de colunas anais. - No canal anal, abaixo da lmina prpria, h um plexo venoso rico em artrias e veias chamado de plexo hemorroidrio. Esse plexo fica em torno do canal anal. - A linha pectinada possui uma importncia histolgica, pois nessa regio que ocorre a mudana de epitlio. Do epitlio cilndrico simples para epitlio estratificado pavimentoso no queratinizado essa troca de epitlio se d de maneira brusca. - Existe outra linha importante chamada de linha branca, presente dentro do canal anal estrutura embriolgica importante.

You might also like