You are on page 1of 3

Regime de Tributao Unificada

Criado pela Lei n 11.898, de 8/1/2009, e regulamentado pelo Decreto no 6.956, de 9/9/2009, o Regime de Tributa !o "ni#icada $RT"% tem por ob&eti'o racionali(ar o com)rcio por 'ia terre*tre na #ronteira +o( do ,gua u/ Ciudad Del -*te, *impli#icando a tributa !o e o controle aduaneiro e incenti'ando o #lu.o l/cito de mercadoria* na regi!o #ronteiri a.
o

re*peitar o limite m?.imo anual de 'alor $R; 110.000,00% e o* limite* trime*trai* de 'alor $R; 18.000,00 para o 1o e o 2o trime*tre*, e de R; <@.000,00 para o <o e o >o trime*tre*%. 3o8 der!o ainda *er e*tabelecido* limite* 1uan8 titati'o* para utili(a !o do regime. =o de*pac:o aduaneiro, a 2,CR0-23R-45 poder? *er repre*entada pelo empre*?rio ou *Acio da *ociedade empre*?ria, por pe**oa #/*ica e*peci#icamente nomeada ou por de*8 pac:ante aduaneiro.

'e/culo* automotore* em geral e embar8 ca 9e* de todo tipo $inclu*i'e *ua* parte* e pe a*, como pneu*, lanterna*, #arAi*, etc.%H medicamento*H ben* u*ado*H e ben* com importa !o *u*pen*a ou proibida no 7ra*il.

Quais as simplificaes tributrias do RTU?


0* tributo* #ederai* de'ido* na importa !o e#etuada ao amparo do RT" *er!o pago* no momento do regi*tro da declara !o de impor8 ta !o, I al/1uota de 25J, *endoG @,88 J a t/tulo de impo*to de importa !oH @,8@ J a t/tulo de impo*to *obre produto* indu*triali(ado* $,3,%H @,6 J a t/tulo de C0+,=48importa !oH e 1,65 J a t/tulo de 3,4/354-38importa !o. 0 3oder -.ecuti'o poder? redu(ir a (ero ou ele'ar at) 18J a al/1uota do impo*to de importa !o e at) 15J a al/1uota do ,3,. 5 al/1uota *er? aplicada *obre o pre o de a1ui*i !o da* mercadoria*, I 'i*ta da #atura comercial, ob*er'ado* o* 'alore* de re#erKncia m/nimo* e*tabelecido* pela 4ecretaria da Receita +ederal do 7ra*il $R+7%. 3oder? *er celebrado con'Knio para 1ue tamb)m o ,C24 *e&a pago no momento do

Quais mercadorias podem ser importadas ao amparo do RTU?


0 3oder -.ecuti'o relacionou no 5ne.o ao Decreto no 6.956/2009 a* mercadoria* 1ue podem *er importada* ao amparo do RT" $L,4T5 304,T,B5%. -m geral, a li*ta relaciona produto* da indC*tria eletrDnica $ben* de ,n#orm?tica, de telecomunica 9e*, e eletro8 eletrDnico*%. =o entanto, o regime =E0 poder? *er? apli8 cado a $L,4T5 =-F5T,B5%G mercadoria* 1ue n!o *e&am de*tinada* a con*umidor #inalH arma* e muni 9e*, #ogo* de arti#/cio e e.8 plo*i'o*H bebida* $inclu*i'e alcoAlica*%H cigarro*H

O que o RTU?
0 RT" ) um regime 1ue permite a importa !o, por 2,CR0-23R-45 importadora 'are&i*ta 657,L,T5D5, de determinada* mercadoria* procedente* do 3araguai, mediante o paga8 mento uni#icado do* impo*to* e contribui 9e* #ederai* de'ido* na importa !o, com de*pac:o aduaneiro *impli#icado.

Quem pode importar ao amparo do RTU?


4omente pode 657,L,T5R84- a reali(ar importa 9e* ao amparo do RT" a 2,CR08 -23R-45 $empre*a com receita bruta anual de at) R; <60.000,00% optante pelo 4,23L-4 =5C,0=5L, de 1ue trata a Lei Complementar no 12<, de 1>/12/2006. 5* importa 9e* de'er!o

regi*tro da declara !o de importa !o ao am8 paro do regime.

Quais as simplificaes aduaneiras do RTU?


5 opera !o de importa !o ao amparo do RT" tem #lu.o *impli#icado, con*titu/do pela* *eguinte* etapa*G o repre*entante credenciado da empre*a microimportadora dirige8*e ao 3araguai para e#etuar a* a1ui*i 9e* de mercadoria* $con*tante* da li*ta po*iti'a e dentro do* limite* permitido*%H o e*tabelecimento 'endedor lo&i*ta paraguaio $:abilitado a operar no Regime%, ao e#etuar a 'enda para a empre*a microimportadora bra*ileira, emite a* corre*pondente* #atura* comerciai*, de #orma eletrDnica, em *i*tema in#ormati(ado de controle da R+7 $4i*tema RT"%H o repre*entante credenciado e#etua a *olicita !o de tran*porte no 4i*tema RT"H o condutor do 'e/culo cada*trado a operar no 4i*tema RT" de'er? dar ciKncia do tran*porte internacional, na 5duana paraguaiaH o* 'olume* de'er!o *er *ubmetido* ao controle da 5duana paraguaia 1ue regi*trar? o in/cio do tran*porte no 4i*tema RT"H a mercadoria ad1uirida no 3araguai entra no territArio bra*ileiro acompan:ada pelo repre*entante credenciado, tran*portada em 'e/culo cada*tradoH

o repre*entante credenciado dirige8*e para o local de*tinado ao de*pac:o de mercadoria* ao amparo do RT", na 5duana bra*ileiraH a 5duana bra*ileira ate*ta a conclu*!o do tran*porte internacional da mercadoria no 4i*tema RT"H o repre*entante credenciado regi*tra a declara !o de importa !o ao amparo do RT" $DRT"% apena* con#irmando o* dado* da$*% #atura$*% emitida$*% no 4i*tema RT"H a declara !o regi*trada poder? *er *elecionada para con#erKncia aduaneira, *egundo crit)rio* e*tabelecido* pela R+7H o repre*entante credenciado e#etua a impre**!o do* D5R+ corre*pondente* e o pagamento do* tributo* #ederai*, recol:endo ainda o ,C24, *egundo a* norma* do -*tado de domic/lio da empre*a microimportadoraH e a mercadoria ) de*embara ada $liberada% e pa**a a ter li're circula !o no territArio nacional $acompan:ada de nota #i*cal e*pec/#ica do regime, 1ue permite a 'enda e.clu*i'amente a con*umidor #inal%.

Quando poder ser efetuada importao ao amparo do RTU?


5 partir de 8 de #e'ereiro de 2012 poder!o *er reali(ada* opera 9e* de importa !o ao amparo do regime.

Quis os benefcios esperados com a implementao do RTU?


+omentando o incremento da #ormali(a !o do com)rcio na regi!o de #ronteira +o( do ,gua u / Ciudad del -*te, o RT" bu*ca criar a oportunidade para o e.erc/cio l/cito de ati'idade* de com)rcio e.terior a microempreendedore* bra*ileiro* e lo&i*ta* paraguaio*, e o aumento do cumprimento da* obriga 9e* tribut?ria* e aduaneira*, a#etando po*iti'amente tanto a economia bra*ileira 1uanto a paraguaia, e #ortalecendo o* la o* de integra !o entre o* pa/*e*.

omo posso obter mais informaes sobre o RTU?


0 te.to integral da* norma* 1ue regem o RT", a**im como a* principai* in#orma 9e* *obre o regime, e a* li*ta* de documento* nece**?rio* para :abilita !o, de empre*a* optante* e de mercadoria* admitida* podem *er encontrado* no endere o eletrDnico da R+7, por meio do camin:o 5D"5=5 - C02LRC,0 -MT-R,0R NO ,mporta !o NO Regime de Tributa !o "ni#icadaPRT" $:ttpG//QQQ.receita.#a(enda.go'.br/5duana/rtu/de#au lt.:tm%.

You might also like