You are on page 1of 36

MORO, M. D.; MARQUES, M. G.

A RELAO DO SERVIO SOCIAL

ARTIGOS TEMTICOS/ THEMATIC ARTICLES

A RELAO DO SERVIO SOCIAL COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE


The contemporary relationship between Social Work and social movements

Maristela Dal Moro 1 Morena Gomes Marques 2


RESUMO O presente artigo tem como proposta fazer uma anlise da atual produo acadmica do Servio Social e sua relao com os movimentos sociais. O trabalho est organizado em trs eixos que trataro das dimenses terica, poltico-organizativa e da prtica profissional. A referncia para a anlise sero os pressupostos ticos e polticos do Projeto Profissional de Ruptura. PALAVRAS-CHAVE Servio Social. Movimentos Sociais. Projeto tico Poltico.

Professora da Escola de Servio Social da UFRJ, Doutora em Servio Social pelo Programa de Ps-graduao da Escola de Servio Social da UFRJ. E-mail: <dalmororj@uol.com.br>. 2 Assistente social, mestranda do Programa de Ps Graduao em Servio Social da UERJ. E-mail: <morenamarques@yahoo.com.br>. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

13

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

ABSTRACT In this article, we aim at making a preliminary systematization of the current social works academic production and its relationship with social movements. The study is organized into three axes that concern the theoretical, political-organizational, and professional practice dimensions. The analytical references will be the ethical and political assumption of the Professional Disruption Project. KEYWORDS Social work. Social movements. Ethical-political project.
Submetido em 30/05/2011 Aceito em 28/06/2011

1 Introduo O presente estudo surge a partir do questionamento da relao que o Servio Social constri com os movimentos sociais nos dias atuais, considerando os pressupostos tico-polticos do Projeto Profissional de Ruptura. Busca-se identificar a produo desta profisso sobre a temtica, reconhecendo os mbitos nos quais ocorre: a dimenso terico-conceitual, poltico-organizativa e da prtica profissional. O pressuposto desse interesse est na compreenso do significado social desta profisso, enquanto uma especializao do trabalho coletivo, inserida na diviso scio-tcnica do trabalho, que em determinado momento histrico rompe com os muros do estritamente profissional e lana alicerces mais slidos para a anlise de sua relao com o movimento das classes sociais (IAMAMOTO, 2004, p.88).

14

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

A escassa visibilidade acerca do tema 3, a pouca sistematizao das experincias de campo existentes na rea e o desconhecimento por parte dos assistentes sociais de sua prpria produo sobre os movimentos sociais explicita a relevncia deste trabalho. A ausncia da atuao profissional [...] em organizaes e associaes prprias da classe trabalhadora, por elas criadas e geridas, assim como a falta de vnculos slidos com seus movimentos sociais autnomos (IAMAMOTO, 2004, p. 47) demonstram a necessidade de resgatar no espao acadmico e profissional a pesquisa acerca dessa temtica. Com vistas a suscitar o debate, busca-se responder a seguinte indagao, quais tm sido as escolhas tico-polticas hegemnicas do Servio Social na sua relao contempornea com os movimentos sociais, expressa em sua produo terica? Para tanto, pretende-se analisar o(s) conceito(s) de movimentos sociais incorporado(s) pelos profissionais em suas publicaes acadmicas, como tambm verificar dentre as temticas trabalhadas, a possvel existncia de uma articulao poltica da categoria com determinados sujeitos coletivos e a presena de relatos/propostas de interveno profissional junto a essas organizaes. Como ponto de partida, realiza-se uma breve sntese dos determinantes histricos que possibilitaram a aproximao da profisso a esses sujeitos histricos. O primeiro item trata da incorporao da temtica movimentos sociais pela profisso, destacando o Movimento de Reconceituao latino-americano e a aproximao limitada aos sujeitos coletivos organizados e s tendncias terico-crticas.
De acordo com Iamamoto (2008), apenas 5,8% do total de pesquisas realizadas no pas no mbito universitrio, referem-se a temticas relativas aos movimentos sociais. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.
3

15

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

O segundo item trata especificamente do Brasil, do processo de renovao profissional tardia, viabilizada pela redemocratizao vivenciada nos anos 80 e sua incidncia no Servio Social, em um contexto de ascenso do movimento operrio e das lutas sociais. Ressalta-se, que este momento conduz a uma diferenciada interlocuo com os trabalhadores e seus instrumentos de classe, edificando as bases polticas necessrias para a construo de um projeto profissional contra-hegemnico, fundamentado na perspectiva marxista. Finaliza-se o artigo apresentando um balano contemporneo da relao do Servio Social com os movimentos sociais, a partir da produo terica sobre o tema. O estudo ter como fonte de anlise as publicaes em Anais dos dois maiores encontros da categoria profissional, o Congresso Brasileiro dos Assistentes Sociais (CBAS), e o Encontro Nacional de Pesquisadores em Servio Social (ENPESS), no perodo compreendido entre a segunda metade dos anos 90 ao fim dos anos 2000 4. 2 A incorporao do debate dos movimentos sociais no Servio Social A aproximao poltica com os interesses dos setores populares se deu de forma tardia na profisso, dado o surgimento do Servio Social brasileiro atrelado a Doutrina Social da Igreja Catlica e ao vis reformista de tendncia empiricista e pragmatista no continente, alado nos marcos do pensamento conservador das Cincias Sociais at o final da dcada de 1950. Assimilando esses
4

Delimitamos a investigao das fontes no perodo histrico citado, anos 90 e 2000, porque visamos, sobretudo, analisar a correlao de foras do caminhar da profisso, no perodo que compreende tanto a hegemonia do Projeto tico Poltico Profissional, como tambm sua ameaa pela conjuntura poltica, econmica e cultural desfavorvel classe trabalhadora.

16

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

princpios tericos e polticos, a profisso tem sua emerso configurada junto a organizaes e grupos da classe dominante. Os primeiros movimentos aos quais o Servio Social se vincula no pas so de base militante tradicional catlica o Apostolado Leigo, a Ao Social e a Ao Catlica5. O esforo poltico e terico de superao do tradicional 6 surge apenas nos marcos da dcada de 1960, expressa no denominado Movimento de Reconceituao latino-americano, que tem seus mais profcuos rebatimentos no Brasil na segunda metade dos anos 1970. As alteraes e diferenciaes no interior da mesma profisso e a luta por hegemonia entre distintas perspectivas crticas ao Servio Social tradicional de modernizao e de ruptura so expresso da complexa relao entre os determinantes das transformaes societrias e o que constitutivo da prpria profisso. O Servio Social sofre a influncia macrossocietria do perodo, de profundas mudanas econmicas, sociais, polticas e ideoculturais, oriundas do exaurimento do padro rgido de acumulao capitalista e das consequentes respostas que lhe so dadas pelo movimento das classes sociais em confronto. O movimento de contestao aos fundamentos tradicionais do Servio Social circunscreve-se na conjuntura continental de
Organizaes do militantismo catlico estiveram entre as bases organizacionais e humanas mais importantes para o surgimento da profisso no pas. Entre elas pode-se citar os exemplos da Associao das Senhoras Brasileiras (1922) e da Liga das Senhoras Catlicas (1923) (IAMAMOTO, 2004, p.19-20). 6 Netto (1981, p.60) compreende por Servio Social tradicional a prtica profissional empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada. Esse, fundamenta-se em uma tica liberal burguesa e sua teleologia consiste na correo funcionalista de resultantes psicossociais considerados negativos ou indesejveis, sempre pressupostos a ordenao capitalista da vida como um dado factual ineliminvel. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.
5

17

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

neocolonizao, tpica do capitalismo monopolista. Apesar das particularidades que envolviam a formao histrica das naes latino-americanas, elas configuravam-se como os ltimos espaos disponveis para a expanso do capital. Em um contexto de Guerra Fria ps-1945, o tensionamento das estruturas sociais do mundo capitalista refletiam duas opes: a incorporao subordinada e dependente ao imprio econmico das grandes corporaes atravs do reformismo-desenvolvimentista, ou a perspectiva revolucionria socialista de rompimento das amarras imperialistas, como vista no advento das democracias populares e na revoluo cubana. O carter poltico da transferncia desse padro de acumulao previa, como condicionante econmico, a estabilidade na relao entre as classes. Para tanto, estabilidade se convertia no lema autocrtico estadounidense [...] desenvolvimento com segurana [...], pela elevada centralizao do poder das burguesias e dos governos pr-capitalistas das naes perifricas (FERNANDES, 1976, p.251-255). Conforme Iamamoto (2002), os rebatimentos desse contexto incidiram fortemente sobre a profisso, tanto no que diz respeito aos novos projetos, recursos materiais e humanos exigidos, como pela repercusso no que lhe constitutivo: a matria sobre a qual opera e suas respectivas reas de atuao e unidade profissional 7. O reconhecimento do Servio Social como profisso, dada sua
O Mtodo BH, proposto pela Escola de Servio Social da Universidade Catlica de Minas Gerais formulou um novo projeto profissional, alicerado na ruptura com o tradicionalismo. A unidade profissional constitua-se na crtica ao carter assptico e transclassista tradicional; o objeto de atuao seria a [...] ao social da classe oprimida[...]; e os objetivos profissionais constariam em dois mbitos: o objetivo-meta [...] a transformao da sociedade e do homem [...] e os objetivos-meios [...] a conscientizao, a capacitao e a organizao [...] (NETTO, 2007, p.279). Tambm conferir Projeto da Escola de Trabajo Social de Valparaso em Faleiros (1986, p. 61-64).
7

18

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

laicizao e afirmao enquanto categoria profissional assalariada, esteve diretamente vinculada s bases econmicas, sociais e polticas da organizao monoplica. Na medida em que se acentuavam as disparidades, outros projetos de sociedade ganharam espao no interior da profisso, ultrapassando os limites do [...] compsito referencial ideal incorporado pelo projeto scio-poltico conservador prprio burguesia monopolista (NETTO, 2007, p.128). A contradio entre a mobilizao popular e o projeto reformista autocrtico-burgus, presente nas relaes perifricas de dependncia, imprimiu ao Servio Social no seu complexo terico, prtico e poltico um repensar de autocrtica e contestao, constituindo as bases necessrias para a negao do tnus humanista-cristo e da prtica assistencialista que incorporou em sua gnese histrica e trajetria profissional. O repensar de abrangncia continental assume acentuada radicalidade na tendncia poltico-ideolgica de ruptura com o tradicionalismo, enquanto projeto vivo de mudanas profissionais, inscrito na [...] dinmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertao nacional e de transformaes da estrutura capitalista excludente, concentradora e exploradora (FALEIROS, 1986, p.51). Esta tendncia profissional apenas foi possvel atravs da construo de uma relao orgnica com os movimentos sociais, viabilizada por dois condicionantes conjunturais e acadmicos: a emerso das organizaes de classe dos trabalhadores e a interlocuo com a tradio marxista. O primeiro condicionante, a organizao da classe trabalhadora, se configurou na conjuntura internacional da dcada de 1960 (delimitada pela crise de legitimidade da ordem burguesa, pelo questionamento s instituies, rgos estatais e ao acirramento das desigualdades) por uma ao de cariz revolucionrio, como o
Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

19

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

[...] principal elemento de transbordamento, ruptura e confrontao (ANTUNES, 2006, p.41). ebulio das aes dos trabalhadores questionando os pilares fundantes da sociabilidade do capital somava-se a emerso de novos atores sociais: os denominados movimentos contraculturais e novos movimentos sociais (movimentos tnicos, ecolgicos, urbanos, antinucleares, feministas, etc.). A presena desses novos sujeitos polticos organizados, comprometidos com projetos nacional-populares e democrticos, somados ao poltico-partidria e sindical, desencadeou um processo intenso de lutas, com fecundos rebatimentos nos pases de capitalismo dependente. Na Amrica Latina, onde se desenvolvia um forte sentimento de libertao nacional e social, gestaram-se as condies polticas propcias organizao e mobilizao de diversificados sujeitos coletivos, dos quais destacam-se especialmente dois: os diretamente vinculados Igreja Catlica atravs da Teologia da Libertao: as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a Ao Popular (AP), a Juventude Universitria Catlica (JUC) e a Juventude Operria Catlica (JOC), e os envolvidos com a Educao Popular, de influncia de Paulo Freire: o Movimento de Educao de Base (MEB). Crticos s ditaduras de esquerda e ao socialismo real de totalitarismo stalinista, tais organizaes eram imbudas de uma leitura marxista [...] humanista e militante [...], a qual valorizava como protagonista histrico o povo e o popular (FALEIROS, 1986, p.59). Esses movimentos propunham como norte um [...] socialismo humanista [...], a ser alcanado atravs da estratgia revolucionria, que, alm do trabalho de conscientizao, pressupunha ao insurrecional. O segundo condicionante, os condutos tericos da tradio marxista, eram, em grande parte, responsveis pela forma como o Servio Social realizou sua aproximao a temtica dos

20

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

movimentos sociais, no bojo das contradies do Movimento de Reconceituao. A interlocuo entre os setores progressistas da profisso e o amplo e heterogneo universo marxista foi perpassada por avanos e limites. Possibilitou tanto a polarizao entre discusses e propostas, a contestao pblica ao pensamento conservador, a ruptura com a imagem de uma profisso homognea presente nos marcos do tradicionalismo, como foi acompanhada por [...] inmeros equvocos e impasses tericos, polticos e profissionais (IAMAMOTO, 2001, p.210). Tendo por influncia as correntes crticas das Cincias Sociais e da Pedagogia, a vertente de ruptura do Servio Social promove uma diluio do pensamento marxiano, substituindo-o por uma documentao primria de terceiros (SILVA e SILVA, 2002, p.79). A plural organizao poltica latino-americana, possuidora de um rol ecltico de influncias, das encclicas de Joo XXIII a Paulo Freire, perpassando clssicos da militncia marxista (Lnin, Trotsky, Mao e Guevara), foi a principal referncia pela qual se deu a aproximao profissional com o universo marxista. O trao mais evidente desse dilogo a ausncia da teoria de Marx, tendo por condutos tericos manuais de divulgao do [...] marxismo oficial [...], de influncia neopositivista, [...] cujas produes foram seletivamente apropriadas, numa tica utilitria, em funo de exigncias prtico-imediatas, prescindindo-se de qualquer avaliao crtica (IAMAMOTO, 2001, p.211). Segundo Netto (2007, p.149) o ecletismo das elaboraes reconceptualizadas envolveu principalmente trs circunstncias: a recusa importao de teorias, por meio da crtica produo estadounidense e a valorizao autctone, vista como [...] necessria ao fortalecimento das ideologias na Amrica Latina [...]; o confusionismo ideolgico, que buscou sintetizar sobre um mesmo dogmatismo as inquietudes da esquerda crist s geraes
Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

21

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

no-ortodoxas e no-tradicionais; e, por fim, o reducionismo prprio ao ativismo poltico, ao qual so precursores Manoel Zabala, Herman Zabala e Juan Mojica, que propunham [...] a abolio de toda metodologia, numa clara defesa da transformao do profissional em militante e de negao da esfera estatal (FALEIROS, 1986, p.61). Nesta inicial interlocuo do Servio Social com os movimentos sociais, Iamamoto (2004, p.156) identifica a construo de um imaginrio imaturo e ingnuo das possibilidades revolucionrias da prtica profissional, a partir de uma [...] superestimao do potencial poltico do papel profissional, aproximando-se de uma viso messinica e herica [...]. Apesar das mltiplas dimenses que a aliana entre o Servio Social e os sujeitos coletivos abrangeu conduto terico, espao poltico-profissional organizativo e rea de interveno profissional o curto lapso temporal do Movimento de Reconceituao no permitiu um aprofundamento desta relao, de forma a superar suas contradies e impasses tericos. O exaurimento dos espaos polticos democrticos pela hegemonia da perspectiva burguesa de modernizao por vias ditatoriais abortou o amadurecimento e avano dos principais plos renovadores, sobretudo em pases como Chile, Argentina e Uruguai. O discurso no ultrapassou os limites da [...] f no povo e na ao dos agentes, chamando de revoluo as mudanas dos sujeitos no sentido da participao, mas adotando as mesmas mediaes prticas do processo tecnocrtico (FALEIROS, 1986, p.60). no Brasil, em um desenvolvimento ainda que tardio do processo reconceituador ao fim do processo autocrtico burgus que a relao entre o Servio Social e os movimentos sociais ganhou novos contornos, em uma conjuntura histrica propcia a mudanas e transformaes.

22

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

3 A reorganizao poltica da classe trabalhadora brasileira e o Servio Social Nos marcos da insurgncia do processo Reconceituador na Amrica Latina, o Brasil vivia um perodo de profundas transformaes poltico-econmicas. O sistema democrtico fortalecido nos anos 1960, diante da proposta populista de maior radicalizao apresentada pelo governo de Joo Goulart, proporcionou as condies necessrias para o surgimento e legalidade de organizaes poltico-partidrias de inspirao socialista revolucionria, a ampliao das lutas por direitos sociais bsicos at o momento negados e a emerso de diversificados protagonistas no quadro da esquerda marxista 8. Mediante a agitao poltica que conquista fora no Brasil e na Amrica Latina, se esboam na profisso algumas tentativas de vinculao da ao profissional aos processos e lutas por mudanas (SILVA e SILVA, 2002). A conjuntura indita de formao de uma conscincia nacional-popular, com a participao de significativos setores sociais na luta por reformas estruturais e de base, aliada a construo de uma poltica pblica abrangente, produz considerveis rebatimentos nos quadros mais jovens de assistentes sociais. No esprito da poca de aprofundamento do processo democrtico na sociedade e no Estado confluem distintas expectativas, ganhando espao, ainda que incipiente e sobre um segmento limitado, uma dinmica de eroso das expresses consagradas do Servio Social. Netto (2007) reconhece, neste primeiro momento de renovao do Servio
Dentre as organizaes da esquerda marxista no perodo pr-golpe destacamse em 1961 a organizao revolucionria Poltica Operria (POLOP), simpatizante de Rosa Luxemburg e Trotsky e a criao em 1962 do Partido Comunista do Brasil (PC do B), fruto de uma ciso de segmentos do PCB. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.
8

23

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Social, quatro condutos de mediao com os detonadores externos de seu vis tradicional:

O primeiro remete ao prprio amadurecimento de setores da categoria profissional, na sua relao com outros protagonistas (profissionais nas equipes multiprofissionais; sociais e grupos da populao politicamente organizados) e outras instncias (ncleos administrativos e polticos do Estado). O segundo refere-se [...] a emerso de catlicos progressistas e mesmo de uma esquerda catlica com ativa militncia cvica e poltica que afeta sensivelmente a categoria profissional. O terceiro o espraiar do movimento estudantil, que faz seu ingresso nas escolas de Servio Social. O quarto o referencial prprio de parte significativa das cincias sociais do perodo, imanta por dimenses crticas e nacional-populares (NETTO, 2007, p.140-141).

a partir de tais vetores, condicionados por uma conjuntura nacional e internacional desenvolvimentista que supunha novas exigncias e atribuies que no mais o caso/grupo, que se gestam atravs de novos referenciais terico-metodolgicos as possibilidades de uma inicial relao profissional com os movimentos sociais. O Desenvolvimento de Comunidade 9 no Brasil, aliado a uma poltica governamental de bases populista e reformista, cria os determinantes para proposies que ultrapassem a esfera modernizadora e acrtica. A aproximao com novos sujeitos coletivos, sobretudo, o Movimento de Educao de
9

O Desenvolvimento de Comunidade foi um mtodo proposto na dcada de 50 pela Organizao das Naes Unidas (ONU), sendo referendado por inmeros organismos internacionais (UNESCO, OEA, OIT, OAA, CEPAL) e difundido pelas classes dominantes, organizaes privadas e Estado. Essas instituies cumpriam a funo de [...] veiculao da ideologia e interesses norteamericanos, tanto no meio rural como nas reas urbanas [...] atravs da importao de educao, idias e mtodos pedaggicos, nos supostos aclassistas da harmonia e equilbrio (AMMANN, 2009, p. 31).

24

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Base (MEB 10), consolida uma vertente diferenciada deste mtodo, a qual se aproxima do mtodo materialista-histrico e assim, da luta pela hegemonia das classes subordinadas (AMMANN, 2009, p.98-99). O primrio dilogo do Servio Social com os movimentos sociais crticos temporariamente abortado. O golpe militar de 1964 interrompe o cenrio de mobilizao popular e [...] neutraliza os protagonistas sociopolticos comprometidos com a democratizao da sociedade e do Estado, cortando os efetivos suportes que poderiam dar um encaminhamento crtico e progressista ao Servio Social (NETTO, 2007, p. 141). Contudo, a autocracia burguesa que possibilita profisso um amplo processo de renovao. O aprofundamento da expanso monopolista, que alterou o processo de produo e reorganizou o aparelho do Estado, criou as condies histricas para a gestao dos pilares de um novo perfil da categoria profissional (IAMAMOTO, 2001). Consolida-se, nesse perodo, um mercado profissional macroscpico, laicizado e centralizado e um novo padro acadmico em nvel de graduao e ps-graduao. Essa maturao acadmica e profissional, gestada em pleno perodo da ditadura militar, vai permitir que o Servio Social se posicione de forma diferente, afinado ao alvorecer do processo de redemocratizao da sociedade e do Estado, em conjunto com os sujeitos coletivos que se manifestam no cenrio social brasileiro.

10

Segundo Ammann (2009) o MEB caracterizou-se como um programa de Desenvolvimento de Comunidade, realizando uma ao abrangente nas reas de educao, trabalho, cultura popular, sindicalismo rural, etc.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

25

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Segundo Souza (1985), a descoberta do assistente social enquanto parte da classe trabalhadora o leva a alternativas polticas e profissionais junto aos movimentos sociais, intensificando as aspiraes democrticas e populares, ampliando os espaos de participao, poder e presso desta categoria profissional. A primeira manifestao desse envolvimento poltico se deu atravs da articulao poltico-organizativa da profisso via entidades da categoria que demarcam a insero de um segmento de profissionais nas lutas sociais em curso na sociedade. A expresso mais forte desse processo organizativo da categoria foi a criao da Associao Nacional dos Assistentes Sociais (ANAS), fundada em 1983. Coube a essa entidade fortalecer os vnculos da profisso com as lutas gerais da classe trabalhadora, alm de garantir o encaminhamento das demandas especficas da categoria, tais como o plano de cargos e carreiras dos servidores pblicos federais (PCC) e as condies de trabalho, salrio e carga horria dos assistentes sociais. Segundo Abramides e Cabral (2009), entre as bandeiras a que se vincula essa entidade sindical destacam-se a luta pela Reforma Sanitria e implantao do Sistema nico de Sade, o SUS; a luta pela Reforma Urbana, por polticas habitacionais e ambientais, pela posse da terra nas favelas, pelo direito moradia, cidade e justia; a luta pelo transporte de qualidade; a luta pelas creches como direito da infncia, das mulheres e homens trabalhadores; o combate discriminao e opresso de classe, gnero, raa, etnia e orientao sexual; e, especialmente, a defesa de polticas sociais especficas para mulheres, crianas e adolescentes, populao em situao de rua, negros, indgenas, idosos e livre orientao sexual. Segundo as autoras, o vnculo dessa entidade com as lutas mais gerais, na sua relao com os espaos scio-ocupacionais dos

26

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

assistentes sociais, potencializa [...] a inter-relao do exerccio profissional com os movimentos sociais de luta por direitos, que ganha estatura no mbito da luta institucional, a partir da promulgao da Constituio em 1988 (ABRAMIDES; CABRAL, 2009, p.97). a partir desta organizao dos assistentes sociais, como trabalhadores e com os trabalhadores, que se pode pensar no estabelecimento de um vnculo orgnico do Servio Social com os movimentos sociais. Contudo, se a dimenso poltico-organizativa e a insero profissional nas instncias de luta dos trabalhadores foram as bases de rearticulao do Servio Social com os movimentos sociais, o seu aprofundamento s se dar na medida em que a profisso ganha maioridade terica e intelectual. sobretudo com Iamamoto (1982), que o Servio Social estabelece a interlocuo com a teoria social de Marx, o que lhe possibilita desvendar o significado social da profisso. Torna-se hegemnica uma abordagem que compreende a profisso inserida na dinmica das relaes sociais capitalistas, participando do processo de reproduo dessas relaes 11 e de seus interesses contrapostos, respondendo atravs de sua interveno a demandas tanto do capital como do trabalho. A contradio de sua prtica assim identificada no atendimento [...] as necessidades de sobrevivncia da classe trabalhadora e da reproduo do antagonismo desses

Iamamoto (2004, p.99) quando se refere reproduo das relaes sociais, diz respeito ao processo de reproduo da prpria sociedade, da relao contraditria estabelecida entre as classes sociais antagnicas, no se limitando apenas reproduo da fora de trabalho e aos meios materiais de produo. Fala, portanto, da [...] reproduo de um modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade: um modo de viver e trabalhar de forma socialmente determinada. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

11

27

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

interesses sociais, reforando as contradies que constituem o motor bsico da histria (IAMAMOTO, 2004, p. 99). Esse referencial vai sendo incorporado a um segmento considervel da categoria e ganha novos contornos nos anos posteriores, o que possibilita a insero dos profissionais nas lutas dos trabalhadores em outro nvel, a partir da conjuntura de democratizao da sociedade e de ascenso das lutas dos trabalhadores. Ao se reconhecerem como profissionais assalariados, os assistentes sociais se inserem junto aos movimentos sociais, na maioria das vezes, via instituies empregadoras ou em instituies de organizao autnoma da classe trabalhadora, como os sindicatos (CARDOSO; LOPES, 2009). Rompem, com isso, com as referncias que orientaram a relao do Servio Social com as lutas sociais no perodo do Movimento de Reconceituao, que ao negar a instncia estatal colocava no mesmo patamar a prtica profissional e a prtica poltica. Na esteira do processo de democratizao das instituies, do fortalecimento das lutas pela democratizao e por direitos de cidadania, os assistentes sociais passam a se inserir junto aos setores organizados da sociedade incentivando os processos organizativos e apoiando as lutas e reivindicaes. Nessa mesma direo esto as experincias profissionais vinculadas aos setores organizados nos espaos urbanos das grandes cidades, principalmente as associaes de moradores, os clubes juvenis e demais organizaes urbanas. Tais experincias foram fundamentais para adensar o debate acerca dos movimentos sociais no Servio Social e possibilitam uma interlocuo mais estreita com as cincias sociais, mais especificamente com a discusso acerca dos movimentos sociais urbanos.

28

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Muitas reflexes originam-se da forte presena do assistente social nas lutas e reivindicaes dos trabalhadores pela consolidao e ampliao dos direitos de cidadania que antecedem a formulao da Constituio de 88, principalmente a partir de meados da dcada de 80. Ganha status o debate acerca das polticas sociais, que se colocam como um espao em disputa. Afigurando-se, portando, em objeto de reivindicao de segmentos organizados da sociedade. Alguns profissionais se inserem nos espaos de luta dos trabalhadores e, para isso se utilizam de diversas propostas metodolgicas. Segundo Silva (2005), esses profissionais esto orientados por um compromisso com os setores populares, considerando como espaos de interveno profissional as instituies estatais, empresas privadas e movimentos sociais (SILVA, 2002, p.173). A autora destaca que tal proposta apresenta como estratgias bsicas para viabilizar, operativamente, o novo projeto profissional junto aos setores populares alguns recursos e instrumentos: a Formao de alianas, como meio de construo de um poder compartilhado entre tcnicos, profissionais, sindicatos e grupos das classes dominadas, com o objetivo de alterar a correlao de foras, [...] tanto no interior das instituies como na sociedade civil, atravs do apoio s lutas dos movimentos sociais populares (SILVA e SILVA, 2002, p. 175); a Educao Popular, de influncia de autores da pedagogia, sobretudo Paulo Freire com vistas a constituir uma dimenso educativa libertadora na formao profissional, possibilitando ao assistente social captar o cotidiano de vida e trabalho dos setores populares refletindo com os mesmos sobre sua realidade, apoiando suas formas de organizao e reivindicao de direitos, auxiliando-os a sistematizar sua prpria prtica de vida e a assumir a direo do processo poltico; a
Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

29

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Investigao-ao, enquanto procedimento metodolgico utilizado no exerccio profissional com os movimentos sociais urbanos, em experincias de campo-piloto de universidades 12 e instituies pblicas, considerada como [...] o caminho mais correto para o estabelecimento da unidade dialtica teoria-prtica, como forma de superar o teoricismo e o pragmatismo, conferindo uma direo prtica ao conhecimento (RAICHELIS, 1982, p.76); e, por fim, como quarto eixo articulador da proposta de ao profissional, a assessoria aos movimentos sociais, tendo por objetivo a contribuio efetiva [...] no processo de conscientizao, mobilizao e organizao da populao explorada, a fim de capacit-la para que se converta em agente de seu prprio desenvolvimento e sujeito da transformao social. De acordo com Raichelis (1982), a incorporao desses eixos ampliou as possibilidades de escolha por uma prtica articulada poltica-ideologicamente ao projeto societrio contra-hegemnico da classe trabalhadora e criou as bases para o estabelecimento de um vnculo orgnico aos interesses populares, no mbito da formao profissional, da organizao poltico-sindical da categoria e do trabalho em instituies pblicas e privadas. A colaborao do assistente social aos movimentos sociais pensada, portanto, [...] nas aes concretas com o objetivo de, por um lado, instrumentalizar a populao para exigir melhoria na prestao de servios por parte do Poder Pblico e, por outro, conjugar este processo com o fortalecimento dos mecanismos coletivos de organizao popular (RAICHELIS, 1982, p. 79).

Na PUC-SP desenvolve-se a partir de 1978 uma experincia de trabalho entre professores e alunos em um projeto de Campo-Piloto junto ao movimento de Loteamentos Clandestinos na Zona Sul da capital.

12

30

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Embora essa discusso acerca dos movimentos sociais e da prtica profissional nesses espaos represente um avano se comparado com o debate que realizado pelo Movimento de Reconceituao, algumas simplificaes e equvocos ainda permanecem no decorrer da dcada de 80. O debate e a insero profissional junto aos movimentos sociais no avanam no mesmo ritmo que outras discusses realizadas pela profisso e essas lacunas reaparecem, sob novas bases, a partir da dcada de 90. 4 A produo contempornea do Servio Social sobre os Movimentos Sociais Tendo como referncia os trabalhos publicados nos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBASs) e nos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Servio Social (ENPESSs), problematiza-se a relao que os profissionais estabelecem com os mltiplos sujeitos coletivos a partir de trs dimenses: terica, poltico-organizativa e prtico-profissional. No aspecto terico evidencia-se um afinamento do Servio Social com determinados autores, incorporados de forma crescente por meio do debate dos novos movimentos sociais. No mbito poltico-organizativo, fazemse presentes dois significativos debates: a organizao poltica geral da classe trabalhadora, sua crise e resistncia a conjuntura atual, e a discusso das particularidades que envolvem a organizao sindical dos assistentes sociais. E, por fim, a dimenso prtico-profissional, menos presente nos trabalhos publicados, evidencia as experincias atuais de assessoria tanto nos espaos organizativos legtimos das classes subalternas como nos canais institucionais de participao popular. Diante dos dados obtidos, expressos nas tabelas e grficos abaixo, podemos afirmar que a discusso sobre os movimentos sociais, apesar de conter uma grande pluralidade de pesquisas, ainda
Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

31

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

permanece um tema oculto no debate profissional, visto que possui, ao menos no seu referencial quantitativo, pouca visibilidade nas anlises do Servio Social. Segundo Iamamoto (apud BRAVO; MATOS, 2006, p.156), este fenmeno torna-se preocupante, ainda mais se considerarmos a conjuntura brasileira de contra-reforma do Estado, reduo de direitos sociais conquistados, fragmentao e criminalizao das lutas sociais.
Tabela 1 - Publicaes sobre Movimentos Sociais nos CBAS e ENPESS (1995 2008) Eventos Total de Trabalhos sobre Porcentagem Trabalhos Movimentos Sociais VIII CBAS 205 17 8,29% [1995] V ENPESS 170 11 6,47% [1996] IX CBAS [1998] 318 7 2,20% VI ENPESS 161 24 14,91% [1998] VII ENPESS 230 14 6,09% [2000] X CBAS [2001] 784 31 3,95% VIII ENPESS 374 28 7,49% [2002] XI CBAS [2004] 984 17 1,73% IX ENPESS 546 15 2,75% [2004] X ENPESS 745 37 4,97% [2006] XII CBAS [2007] 835 12 1,44% XI ENPESS 852 22 2,58% [2008] Total 6204 237 3,82%

32

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Grfico 1 - Total das publicaes sobre os movimentos sociais

Grfico 2 Linha evolutiva das publicaes sobre movimentos sociais. Fonte: Anais CBAS e ENPESS.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

33

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Grfico 3 - Sujeitos coletivos estudados pelo Servio Social . Fonte: Anais CBAS e ENPESS.

No ltimo grfico a frao denominada outros refere-se aos diversos movimentos sociais pesquisados que no atingiram 1% das publicaes, tais como o movimento dos aposentados e pensionistas, o movimento dos desempregados, dentre outros. 4.1 A dimenso terica: o debate acerca dos novos movimentos sociais Neste item sero abordados os principais elementos que envolvem a produo terica dos assistentes sociais sobre os chamados novos movimentos sociais. As publicaes analisadas apontam para uma ampliao desse debate no decorrer do perodo analisado e, com mais nfase, a partir dos anos 2000. Constata-se nos trabalhos uma nfase nas formas de reivindicao dos atores sociais clssicos atravs da construo de novas formas de sociabilidade, organizao, mobilizao e identidades coletivas.

34

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Valoriza-se o plano do cotidiano e a realidade localizada como espaos privilegiados para a reivindicao poltica; as lutas passam a ser segmentadas, por grupos sociais, com demandas especficas e focais. As mudanas nas formas de atuao dos movimentos sociais traduzem-se em novas pautas polticas e em reivindicaes distintas no plano dos direitos e polticas sociais. Costa e Tavares (2008) ao estudarem a diversidade dos movimentos populares urbanos ilustram a atuao e reivindicaes desses sujeitos a partir da heterogeneidade de pautas polticas apresentadas por cada grupo social. Entre os principais movimentos pesquisados pelos assistentes sociais destacam-se os movimentos urbanos, de sade pblica, de mulheres, artstico-culturais e raciais. As produes tericas dos assistentes sociais demonstram que o estudo acerca dos novos sujeitos coletivos tem incorporado a produo terica de autores advindos das Cincias Sociais, em especial Castells, Touraine e Boaventura de Souza Santos. Segundo Silva e Canto as produes tericas de Manuel Castells foram referncias importantes nas reflexes do Servio Social na dcada de 80 e influenciam o debate profissional a partir de parmetros deo-polticos distintos. Suas idias esto presentes, principalmente nos trabalhos que tratam da defesa das singularidades culturais e construo de identidades coletivas, como fenmenos de resistncia, produtoras de novos comportamentos, cdigos e instituies em contraposio ao fenmeno homogeneizador da globalizao. Tem forte incidncia nas produes a defesa da articulao dos movimentos sociais em rede a necessidade de construo de identidades autnomas. O argumento central de que, na medida em que o Estado e as organizaes trabalhistas totalizantes perdem sua funcionalidade se fortalecem diferenciados sujeitos coletivos em defesa de interesses particulares (SILVA e CANTO, 2008).
Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

35

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

O carter autnomo da articulao entre indivduos e coletividades se faria possvel e necessrio atravs da ruptura com o modelo organizacional tradicional, autoritrio, hierrquico e centralizador, superando-o por meio de uma estrutura horizontal radicalmente nova. A interveno em redes (de estrutura aberta-integradadescentralizada) seria a forma organizativa caracterstica dos novos movimentos sociais e a mais compatvel com o mundo contemporneo, [...] multicultural e interdependente que s pode ser entendido e transformado a partir de uma perspectiva mltipla que rena identidade cultural, sistemas de rede globais e polticas multidimensionais (CASTELLS apud LIMA, 2006, p.2). Touraine (1994) ao tratar da falncia do Projeto Moderno conquista espao entre os autores que fazem a crtica aos pressupostos da modernidade. Para esse autor com as chamadas crises de mutao, forma-se um [...] novo perodo utpico [...], o que faz com que os novos movimentos sociais transitem de temas econmicos para temas pessoais e morais, em uma ordem social centrada diretamente no mundo dos valores. Segundo Touraine (1994, p.263) tais organizaes [...] falam mais de uma autogesto que de sentido de histria e mais de democracia interna que de tomada de poder. Santos (1997, p.260-261) aparece entre as publicaes dos assistentes sociais como o mais corrente referencial terico para pensar os novos sujeitos coletivos, em um contexto que nomeia de [...] transio de paradigmas epistemolgicos [...] entre a cincia moderna e a ps-moderna. Segundo o autor, os NMSs ao advogarem por um novo paradigma, menos assente na riqueza e no bem-estar material e mais na cultura e qualidade de vida, tornam-se responsveis pela construo de uma nova ordem de emancipao pessoal, social e cultural. A nova ordem seria caracterizada pela reconceituao do cotidiano, como campo

36

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

privilegiado de luta por um mundo e vida melhores; pelo fortalecimento dos valores e da cultura, maximalistas, globalizantes, insusceptveis de finalizao; e pela desvulgarizao do senso-comum, considerado como espao de oportunidade nica de investimento e protagonismo pessoal e grupal. Na mesma perspectiva das referncias tericas acima, tambm esto presentes nas produes dos assistentes sociais autores de grande reconhecimento no debate das cincias sociais, tais como: Bordieu (2001) e Melucci (1989). Dos autores brasileiros, os mais importantes so: Gohn (1997), Scherer Warren (1999), Jacobi (1998), Krischke (1990) e Boschi (1982). De acordo com Andrade, Moura e Silva (2000, p.398), os autores acima citados influenciam no processo de redefinio das categorias analticas para se pensar os novos movimentos sociais, fundamentando o questionamento ao que se denomina de [...] velhos paradigmas das Cincias Sociais. A partir desses, os movimentos sociais configuram-se como a [...] categoria-chave no entendimento das prticas sociais (CASSAB, 2006, p.37), conceituados por Scherer Warren (1996, p.15) como [...] um conjunto mais abrangente de prticas scio-poltico-culturais que visam realizao de um projeto de mudana (social, sistmico ou civilizatrio), resultante de mltiplas redes de relaes sociais entre sujeitos e associaes civis. Nota-se uma significativa substituio do conceito totalizante de classe social por sociedade civil internacional ganhando fora no debate profissional a idia de participacionismo, de cidadania e de emancipao. Nesse sentido, o municpio, a comunidade e o bairro seriam os espaos privilegiados de atuao poltica e profissional, aliando a participao direta e local dos cidados sua vida cotidiana, na construo de uma sociedade mais humana e igualitria.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

37

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

4.2 A dimenso poltico-organizativa dos assistentes sociais

A atual produo dos assistentes sociais sobre o movimento sindical, expressa nos CBAS e ENPESS, representa 17,5% do total de publicaes do perodo histrico analisado, e destas aproximadamente dizem respeito organizao poltico-sindical da categoria profissional. Apesar de um quantitativo baixo de trabalhos sobre o tema, devemos considerar este percentual expressivo, diante da pluralidade de organizaes sindicais pesquisadas pelos profissionais, em um perodo histrico de refluxo dos movimentos sociais tradicionais, crise do sindicalismo e metamorfoses no mundo do trabalho (ANTUNES, 1999) 13. O estudo sobre sindicalismo demonstra abrangncia considervel, envolvendo, sobretudo, dois aspectos centrais: os efeitos da reestruturao produtiva, a partir do impacto do desemprego estrutural nas formas clssicas de organizao sindical (estruturadas sob o vnculo formal de trabalho), e a crise do novo sindicalismo (a flexibilizao de seus valores, prticas e concepes). No que diz respeito organizao poltico-sindical dos assistentes sociais, a maioria dos trabalhos faz referncia ao seu processo de [...] transitoriedade sindical inconclusa [...] (ABRAMIDES, 2009, 86). Trata-se dos limites, resistncias e polmicas quanto ao fechamento dos sindicatos da categoria e da Associao Nacional dos Assistentes Sociais (ANAS) para a insero dos profissionais nos sindicatos multiprofissionais, baseados [...] na unificao de categorias profissionais a partir do setor produtivo, do ramo de
13

A maioria dos trabalhos norteia-se por uma perspectiva crtica e priorizam a anlise de ferramentas historicamente construdas: sindicatos, partidos e internacionais, recorrendo [...] a autores da tradio marxista como o prprio Marx, Engels, Lnin e Trotski, tendo em vista a luta estratgica pela transformao societria (DURANS; DURANS, 2008, p.3). Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

38

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

atividade ou do nvel de contratao a que esto vinculadas (FONSCA, 2001, p.192). Os desdobramentos polticos desta transio esto presentes nas publicaes tanto do CBAS quanto do ENPESS e trazem para o debate posies de dois campos divergentes: o primeiro, presente na maioria dos trabalhos, segue o posicionamento deliberado democraticamente pela ANAS, em defesa da nova estrutura sindical e unificao das lutas com o conjunto dos trabalhadores por ramo de atividade; o segundo representado por um reduzido segmento, que em 2000 conduziu a criao da Federao Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS) sob o argumento de que era necessrio retomar o debate sindical e estimular a organizao poltica da categoria (DALLARUVERA, 2002). Diante disso, so apresentadas apenas duas estratgias polticas: o retorno aos sindicatos de assistentes sociais e o privilgio de suas pautas polticas corporativas e a permanncia da insero profissional por ramo de atividade, junto ao quadro mais amplo das demandas gerais dos trabalhadores. 4.3 A dimenso da prtica profissional: a assessoria aos movimentos sociais Apesar dos movimentos sociais serem considerados [...] parte integrante do exerccio profissional (BRAVO e MATOS, 2006, p.158) e objeto de estudo, as publicaes tericas sobre anlises e relatos de experincias de interveno com estes sujeitos coletivos demonstram-se irrisrias, representando somente 6,1% das publicaes. Constata-se neste trabalho o que Durigueto (1995, p.145) problematiza como uma [...] dificuldade do Servio Social em tomar a sua insero junto aos movimentos sociais como trabalho profissional.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

39

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Os autores atribuem o recuo deste debate a conjuntura poltica desfavorvel, de ameaa aos direitos conquistados e criminalizao das lutas sociais, alm do fenmeno de institucionalizao dos movimentos sociais atravs dos conselhos de direitos, transformando grande parte dos militantes em gestores da estrutura democrtica estatal. Nesse movimento das classes sociais, o desafio para o trabalho do assistente social seria o do fortalecimento da participao institucional, [...] alargando os canais de interferncia da populao na coisa pblica, permitindo maior controle social, por parte da sociedade, nas decises que lhe dizem respeito (IAMAMOTO, 2001, p.142-143). A atuao no mbito organizativo da classe trabalhadora seria progressivamente substituda pela interveno em prol da ampliao da legalidade institucional. As publicaes sobre o tema orientam-se por uma perspectiva metodolgica j presente nos anos 80: a assessoria aos movimentos sociais. Nos trabalhos apresentados, a assessoria desenvolvida principalmente com o movimento sindical (Sindipetro/RJ), rural (MST, sindicatos rurais, associaes de produtores rurais), urbano (associaes de moradores, clube de mes, ocupaes urbanas), de sade e junto a organizaes ribeirinhas e de pescadores. Este trabalho realiza-se, na maioria dos relatos, atravs de programas integrados de ensino, pesquisa e extenso efetivados por universidades pblicas. Foram desenvolvidos pelos profissionais trabalhos de capacitao de militantes, no formato de cursos, oficinas e seminrios, sobretudo, no que diz respeito ao controle social; projetos de interveno profissional, a fim de atender as demandas prprias ao cotidiano dos movimentos sociais; e o auxlio na formulao de polticas pblicas condizentes s reivindicaes e lutas apresentadas. No caso do movimento sindical, a assessoria tambm foi prestada por

40

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

profissionais autnomos, vinculados a instituies pblicas e privadas. O crescimento do trabalho de assessoria para o Servio Social estaria vinculado ao que Alves (2002, p.6) sinaliza como [...] redesenho da atuao dos movimentos sociais. Os movimentos passariam a demandar auxlio no que diz respeito a sua formao e reaproximao com suas bases, no sentido de aglutinar e capacitar o maior nmero de militantes a participarem dos conselhos de direito, definindo as prioridades de execuo das polticas pblicas, sem, contudo, esvaziar suas entidades representativas legtimas associaes, organizaes comunitrias, sindicatos e outros. Por fim, podemos afirmar que a conjuntura de refluxo e ameaa aos movimentos sociais combativos, impactou no Servio Social um efeito contrrio no que diz respeito ao exerccio de assessoria: a clara opo profissional por fortalecer e instrumentalizar o potencial destes sujeitos coletivos, reafirmando valores e princpios contra-hegemnicos. 5 Consideraes Finais As inmeras temticas que envolvem a pesquisa sobre a relao profissional com os movimentos sociais levou a reconhecer uma multiplicidade de referenciais tericos, com o crescimento expressivo da tendncia ps-moderna via novos movimentos sociais. A forte presena de produes tericas fundamentadas nessa perspectiva deve ser analisado com maior rigor, pois pode incidir na compreenso dos fenmenos vistos, no mais numa perspectiva de totalidade mas de forma fragmentada, pulverizada, coerente com os princpios que fundamentam a ordem burguesa e seu correspondente modelo neoliberal.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

41

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

Esta polmica nos conduz a refletir sobre uma possvel ameaa ao projeto profissional hegemnico, diante dos questionamentos da vinculao histrica do Projeto tico Poltico proposta radicalmente democrtica de sociabilidade da classe trabalhadora. A ameaa vincula-se a dois problemas identificados no decorrer deste trabalho: o primeiro refere-se ao refluxo dos movimentos sociais clssicos e de massas, pois, as dvidas quanto ao projeto societrio da classe trabalhadora impe uma crise ao nosso projeto profissional; o segundo, est condicionado aos fatores objetivos que incidem sobre as bases materiais da profisso, que em tempo de degradao das condies de vida e trabalho, conduzem a sadas imediatas. Neste cenrio, desfavorvel aos trabalhadores e de criminalizao de sua resistncia, faz-se necessrio potencializar propostas de fortalecimento dos movimentos sociais calcadas na perspectiva contrria sociabilidade do capital, objetivando viabilizao prtico-poltica do projeto profissional. Nesta pesquisa, tm-se o exemplo significativo das prticas de assessoria aos movimentos sociais, instrumentalizando-fortalecendo-capacitando distintos sujeitos coletivos em sua luta cotidiana. 6 Referncias ABRAMIDES, M. B. C.; CABRAL, M. S. R. A organizao polticosindical dos assistentes sociais: trajetrias de lutas e desafios contemporneos. Servio Social e Sociedade, So Paulo, 2009. ___. A organizao poltico-sindical dos assistentes sociais: trajetrias de lutas e desafios contemporneos. Servio Social e Sociedade, So Paulo, p. 85-108, 2009.

42

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

ALVES, J. V. S. Movimentos sociais urbanos na regio metropolitana de Belm: elementos para atuao do Servio Social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 8., Juiz de Fora, 2002. Anais... Braslia: ABEPESS, 2002. AMMANN, S. B. Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. So Paulo: Cortez, 2009. ANDRADE, E. T.; M., R. R.; SILVA, D. A. R. Os impactos de implementao do oramento participativo sobre as associaes de moradores de Blumenau. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 7., Braslia, 2000. Anais... Braslia: ABEPSS, 2000. ___. Oramento participativo de Blumenau: Democratizao do poder pblico ou uma nova matriz do clientelismo? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 7., Braslia, 2000. Anais... Braslia: ABEPSS, 2000. ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. So Paulo: Cortez, 1999. ___. Os Sentidos do Trabalho. Ensaio sobre a afirmao e negao do trabalho. So Paulo, Boitempo Editorial, 2006. BARROCO, M. L. S. tica e Servio Social: fundamentos ontolgicos. So Paulo: Cortez, 2001. BORDIEU, P. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

43

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

BOSCHI, R. R. Movimentos coletivos no Brasil urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C. (Orgs). Assessoria, Consultoria e Servio Social. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. CARDOSO, F. G.; LOPES, J. B. O Trabalho do Assistente Social nas Organizaes da Classe Trabalhadora. In: Servio Social: direitos sociais e competncias profissionais. Braslia: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 461-477 CASSAB, C. Prticas e Organizaes sociais: discutindo Ong e movimento social luz das novas dinmicas globais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 10., Pernambuco, 2006. Anais... Braslia: ABEPSS, 2006. COSTA, S. M. G.; TAVARES L. Pereira de Oliveira. Movimentos populares urbanos e o direito cidade de Belm: das grandes mobilizaes elaborao e formulao de polticas pblicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 11., So Lus, 2008. Anais... Braslia: ABEPSS, 2008. CASTELLS, M. O poder da identidade. A era da informao; economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. DALLARUVERA, M. A. Resgate Histrico da Organizao poltica da categoria. Fortaleza, 2002. Disponvel em: <http://www.saserj.org.br/hist_fenas.htm>. DURANS, C. A.; DURANS, C. M. Sindicatos, partidos e cooperativas: os instrumentos de luta dos proletrios sob a anlise do marxismo.

44

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 11., So Lus, 2008. Anais... Braslia: ABEPSS, 2008. DURIGUETO, Maria Lcia. A temtica dos movimentos sociais e sua incorporao no Servio Social. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. FALEIROS, V. P. Confrontos Tericos do Movimento de Reconceituao do Servio Social na Amrica Latina. Servio Social e Sociedade, So Paulo, p. 49-69, 1986. FERNANDES, F. A Revoluo Burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, Editores, 1976. FONSCA, C. C. Os assistentes sociais e a Organizao Sindical. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSSISTENTES SOCIAIS, 10., Rio de Janeiro, 2001. Anais... Braslia: CFESS, 2001. GOHN, M. G. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clssicos e Contemporneos. So Paulo: Editora Loyola, 1997. IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R; Relaes Sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao terico-metodolgica. So Paulo: Cortez/CELATS, 1982. ___. O Debate Contemporneo do Servio Social e a tica Profissional. Servio Social e tica: Convite a uma nova prtica. So Paulo: Cortez, 1998. ___. O Servio Social na Contemporaneidade. So Paulo: Cortez, 2001.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

45

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

____. Projeto Profissional, espaos ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade In: CFESS. Atribuies Privativas do(a) Assistente Social em questo. Braslia/DF, fev. 2002. p. 13-50. Cortez, 2004.
___. Renovao e Conservadorismo no Servio Social. So Paulo:

___. Servio Social em Tempo de Capital Fetiche. So Paulo: Cortez, 2008. JACOBI, P. Ao coletiva, atores sociais e cultura poltica. Servio Social e Sociedade, So Paulo, p. 94-108, 1998. KRISCHKE, P. J. Movimentos sociais e democratizao no Brasil: necessidades radicais e ao comunicativa. CINCIAS Sociais Hoje. So Paulo: Vrtice: Editora Revista dos Tribunais, 1990, p. 122-146. LIMA, C. C. Redes em Balano: anlise das redes de interveno em polticas pblicas na ascenso do projeto neoliberal no Maranho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 10., Recife, 2006. Anais... Braslia: ABEPSS, 2006. MELUCCI, A. Nomads of the present: social movements and individual needs. Contemporary Society. [s.I]: Hutchinson Radius, 1989. no Brasil ps-64. So Paulo: Cortez, 2007.
NETTO, J. P. Ditadura e Servio Social: uma anlise do Servio Social

___. A crtica conservadora reconceitualizao. Servio Social e Sociedade. So Paulo, Cortez, 1981.

46

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

RAICHELIS, R. Consideraes a Respeito da Prtica do Servio Social em Movimentos Sociais Fragmentos de uma Experincia. Servio Social e Sociedade, So Paulo, Cortez, 1982. SANTOS, B. de S. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. So Paulo: Cortez, 1997. SHERER-WARREN, I. Redes de Movimentos Sociais. So Paulo: Edies Loyola, 1996. globalizao. Rio de Janeiro: Hucitec, 1999.
___. Cidadania sem fronteiras: aes coletivas na era da

SILVA, C. F. S; CANTO, V. S. Novos sujeitos coletivos: mulheres negras brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 11., So Lus, 2008. Anais... Braslia: ABEPSS, 2008. SILVA, V. E. A conquista de cidadania atravs da arte: a experincia dos movimentos artsticos e culturais da Zona Sul da cidade de So Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIO SOCIAL, 8., Juiz de Fora, Anais... Braslia: ABEPSS, 2002. SILVA e SILVA, M. O. O Servio Social e o Popular: resgate tericometodolgico do Projeto Profissional de Ruptura. So Paulo: Cortez, 2002. SOUZA, L. E. O trabalhador no contexto dos movimentos sociais. Servio Social e Sociedade, So Paulo, Cortez, p. 49-72, 1985. TOURAINE, A. Crtica da Modernidade. Petropolis: Vozes, 1994.

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

47

MORO, M. D.; MARQUES, M. G. A RELAO DO SERVIO SOCIAL

48

Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.13-47, jan./jun. 2011.

You might also like