You are on page 1of 21

O sistema digestrio humano Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos.

Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam s clulas do nosso corpo? Para permanecer vivos, renovar continuamente as clulas, desenvolver o nosso corpo e manter as atividades vitais, necessitamos de alimentos, pois so eles que fornecem energia para o nosso corpo. Estrutura do sistema digestrio Aps uma refeio, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar s clulas. No entanto, a maioria deles no as atinge diretamente. Precisam ser transformadas para ento, nutrir o nosso corpo. Isto porque as clulas s conseguem absorver nutrientes simples e esse processo de simplificao recebe o nome dedigesto. As enzimas digestrias O nosso corpo produz vrios tipos de enzimas digestrias. Cada tipo de enzima capaz de digerir somente determinada espcie de molcula presente nos alimentos. Assim, as amilasesao as enzimas que atuam somente sobre o amido; as proteases agem sobre as protenas; as lpases sobre os lipdios, e assim por diante. H substncias que nenhuma enzima humana capaz de digerir. Uma delas a celulose, que participa da formao da parede das clulas vegetais. Como a celulose uma molcula grande demais para ser absorvida e no digerida, ela eliminada com as fezes.

Tubo digestrio O tubo digestrio composto pelos seguintes rgos: boca, faringe, esfago, estmago,intestino delgado e intestino grosso.

Boca A boca a primeira estrutura do sistema digestrio. Experimente abrir a sua boca. A abertura que se forma entre o lbio superior e o inferior se chama fenda bucal. Ela serve de comunicao do tubo digestrio com o meio externo; por ela que entram os alimentos. O cu da boca tambm chamado de vu palatino ou palato duro. Mais para o fundo est a campainha ou vula palatina.

O arco dental superior e o arco dental inferior so as estruturas em forma de arco em que os dentes esto dispostos e fixos. O assoalho da boca ocupado pela lngua. Ela contribui para a mistura dos alimentos com a saliva, mantm o alimento junto aos dentes, empurra o alimento para a faringe, limpa os dentes e o rgo importante da fala. A lngua apresenta ainda as papilas linguais, estruturas responsveis pela gustao.

Anexas boca esto trs pares de glndulas salivares, que so rgos produtores de saliva. A saliva contm uma enzima do tipo amilase, chamada ptialina, que age sobre o amido e o transforma em maltose, uma variedade de acar formada pela unio de duas molculas de glicose. Os dentes cortam, prendem e trituram os alimentos.

Da boca para o estmago

Deglutio Aps a mastigao e a salivao, forma-se o que chamamos de bolo alimentar, que deglutido. Aps o ato de engolir, o bolo alimentar passa pela faringe e chega ao esfago.

Faringe A faringe um rgo cavitrio alongado em forma de funil, situado logo a ps a boca. Ela se comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esfago. Quando o alimento chega faringe, os msculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esfago. Quando o alimento chega faringe, os msculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esfago. Na regio entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas palatinas (amdalas) direita e esquerda. So rgos de defesa do corpo.

Esfago O esfago um rgo em forma de tubo, com paredes flexveis e que mede aproximadamente 25 centmetros de comprimento. Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte

inferior, comunica-se com o estmago. Por meio de movimentos peristlticos, o esfago empurra o alimento para o estmago. Movimentos peristlticos A deglutio um movimento voluntrio, isto , executamos conscientemente o ato de engolir. A partir da, os movimentos peristlticos conduzem o bolo alimentar pelo tubo digestrio. Esses movimentos so involuntrios, isto , independem da nossa vontade. So contraes dos msculos situados no esfago, no estmago e nos intestinos, onde so mais intensos. Alm de empurrar o alimento ao longo do tubo digestrio, promovem a sua mistura. Os movimentos peristlticos participam dadigesto mecnica, fazendo com que o bolo alimentar seja empurrado do esfago para o estmago. Uma vlvula, a crdia, regula essa passagem do alimento. Vlva: diminutivo de vlvula, uma estrutura mecnica e biolgica que possibilita regular ou interromper a passagem de uma substncia de um local para outro. Um bom exemplo o esfncter, vlvula que regula a passagem das fezes pelo nus.

Digesto no estmago No estmago, os movimentos peristlticos misturam o bolo alimentar ao suco gstrico, produzido pelas glndulas da mucosa. Esse suco contm cido clordrico, que mantm a acidez estomacal, dando condio favorvel ao trabalho das enzimas do estmago. A pepsina, a principal enzima do estmago, atua na transformao das protenas, intensificando a digesto qumica, que continuar no intestino. O suco alimentar resultante da digesto gstrica denominada quimo; por isso, a digesto gstrica tambm denominada quimificao. Atravs de outra vlvula o piloro -, regulada a passagem do quimo para o intestino.

Digesto no intestino delgado No intestino delgado, ocorre a maior parte da digesto dos nutrientes, bem como a sua absoro, ou seja, a assimilao das substncias nutritivas. No duodeno, so lanadas as secrees do fgado e do pncreas. Nessa primeira poro do intestino delgado, realizada principalmente, a digesto qumica com a ao conjunta da bile, do suco pancretico e do suco entrico ou intestinal atuando sobre o quimo. Na digesto qumica, h a ao dessas secrees:

Bile secreo do fgado armazena na vescula biliar. Ela lanada no duodeno atravs de um canal e no contm enzimas digestivas; mas os sais biliares separam as gorduras em partculas microscpicas, funcionando de modo semelhante a um detergente. Isso facilita a ao das enzimas pancreticas sobre os lipdios. Suco pancretico produzido pelo pncreas. Possui vrias enzimas que atuam n digesto das protenas, dos carboidratos e dos lipdios. Suco entrico produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformao, entre outras substncias, das protenas e

dos carboidratos. Ao trmino do processo digestrio no intestino delgado, o conjunto de substncias resultantes forma um lquido viscoso de cor branca denominado quilo. A digesto continua no jejuno e no leo.

O destino dos alimentos O quilo, produto da digesto, composto pelos nutrientes transformados em molculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais. As substncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, isto , atravessam as clulas do intestino, por meio das vilosidades do intestino delgado. Com isso, ocorre a passagem das substncias nutritivas para os capilares sanguneos ocorre a absoro dos nutrientes. O que no absorvido, parte da gua e massa alimentar, formada principalmente pelas fibras, passa para o intestino grosso.

Intestino grosso Aps a digesto no intestino delgado, o que resta do quilo chega ao intestino grosso. Este absorve a gua e os sais minerais ainda presentes nos resduos alimentares, levando-os, ento, para a circulao sangunea. Algumas bactrias intestinais fermentam e assim decompem resduos de alimentos e produzem vitaminas (a vitamina K e algumas vitaminas do complexo B), que so aproveitadas pelo organismo. Nessas atividades, as bactrias produzem gases parte deles absorvida pelas paredes intestinais e outra eliminada pelo nus. O material que no foi digerido, as fibras, por exemplo, forma as fezes que so acumuladas no reto e, posteriormente, empurradas por movimentos musculares ou peristlticos para fora do nus. quando sentimos vontade de defecar, ou seja, eliminar as fezes. Concludas todas as etapas da digesto, os nutrientes que chegam circulao sangnea so distribudos a todas as clulas, e assim so utilizados pelo organismo.

O caminho do alimento O quadro a baixo serve para fixar as etapas de digesto. Analise-o atentamente e procure identificar e cada um dos seus elementos as etapas aprendidas da digesto.

Enzima digestria ptialina pepsina sacarase

Local de produo glndulas salivares estmago intestino delgado intestino delgado pncreas pncreas pncreas intestino delgado intestino delgado

Substncia-alvo amido protenas sacarose

Ao Decompe amido em maltoses Decompe protenas em fragmentos menores Decompe a sacarose em glicose e frutose. Decompe a lactose em glicose e galactose. Decompes lipdios em cidos graxos e gliceris. Decompe protenas em fragmentos menores Decompe amido em maltoses Decompe maltose em glicoses livres Decompe os fragmentos prticos em aminocidos.

lactase

lactose

lipase tripsina amilase pancretica maltase peptidase

lipdios protenas amido maltoses fragmentos de protenas

Alimentos Os alimentos fornecem substncias diversas que constituem a matria-prima para a construo das clulas. As clulas produzidas permitem o crescimento, o desenvolvimento e a manuteno do organismo pela reposio das clulas que morrem. Os alimentos atuam tambm como combustveis em nosso organismo: algumas molculas presentes nos alimentos so queimadas durante a respirao celular e fornecem energia necessria para a atividade dos rgos.

O que os alimentos contm? Os alimentos que ingerimos geralmente so formados por uma mistura de substncias. Entre elas, destacam-se a gua, os sais minerais, as protenas os carboidratos, os lipdios e as vitaminas. Todas essas substncias so necessrias para a manuteno da vida.

A gua A gua a substncia mais abundante na constituio dos seres vivos. O corpo humano adulto composto aproximadamente 65% de gua. Essa substncia entra na composio das clulas e, consequentemente, dos tecidos, rgos e sistemas. Tambm a principal substncia de materiais intercelulares, como o plasma sanguneo. Diariamente eliminamos gua com a urina, as fezes, o suor e tambm sob a forma de vapor pela respirao. A quantidade de gua perdida por um ser humano pode variar de acordo com certas condies. Essa perda em mdia, de:

1000 a 1500 gramas de urina; 100 gramas pelas fezes; 500 gramas pelo suor; 400 gramas pela expirao.

Compensamos a perda de gua, bebendo-a diretamente ou ingerindo-a com os alimentos. Leite, sucos, frutas e verduras so alimentos que contm uma quantidade relativamente grande de gua.

Carboidratos Tambm conhecido como glicdios, os carboidratos so alimentos que em geral tm funo energtica no organismo, isto , atuam como combustveis, fornecendo a energia necessria s atividades das clulas.

As principais fontes de carboidratos so o acar (doces, hortalias e leite), os cereais e os gros, portanto, so encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijo, milho, pipoca, farinhas, pes, bolos e demais massas. Existem vrios tipos de carboidratos: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose, o amido entre outros.

A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, so molculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino. A sacarose, extrada da cana-de-acar e da beterraba, formada pela juno de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose. A lactose encontrada no leite e formada pela juno de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.

O amido uma molcula bem grande, formada pela unio de centenas de molculas de glicose. a reserva natural energtica das plantas e no doce. Encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas razes (mandioca), certos caules (batata) e em gros diversos (trigo, milho e feijo). Portanto quando comemos doces e massas estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.

A absoro dos carboidratos bastante rpida, sendo que a energia colocada disposio do corpo imediatamente aps a ingesto. Mas, da mesma forma, suas reservas esgotam-se em aproximadamente meio dia aps a ltima refeio. Teoricamente, poderamos viver perfeitamente sem eles, extraindo a energia necessria das gorduras e protenas. Porm, tanto pelo paladar, como pela facilidade de absoro, mais da metade da dieta de todos ns composta de carboidratos. E como os carboidratos geram energia? Em primeiro lugar, eles devem ser convertidos em glicose, no fgado, para, posteriormente, serem transformados em energia pelas clulas. A diferena entre acares e amidos que os primeiros so mais simples e, portanto, absorvidos mais rapidamente pelo organismo. O ideal dar preferncia aos amidos, j que os alimentos ricos em acar podem provocar uma secreo inadequada de insulina, que um hormnio encarregado de estimular a captao de glicose nas clulas. Outro bom conselho,

segundo os especialistas, evitar os carboidratos refinados, como o acar e o arroz branco. No processo de refinamento, grande porcentagem de fibras e nutrientes removida do alimento. por isso que os integrais tm maior valor nutritivo. Alis, cada grama de carboidrato fornece 4 kcal. Por isso, para quem quer emagrecer, a melhor maneira de reduzir calorias cortar doces e refrigerantes, que so produtos ricos em carboidratos, mas que no tm nenhum outro nutriente.

Protenas Outra categoria de alimentos indispensvel ao ser humano so as protenas, principal componente da massa celular. A elas cabe a parte mais ativa na constituio do corpo, tendo papel fundamental na formao no crescimento, regenerao e substituio de diferentes tecidos, principalmente dos msculos. As protenas so grandes molculas formadas pela unio de molculas menores, chamados aminocidos. Quando ingerimos protenas elas so digeridas em nosso tubo digestrio. Os aminocidos que os formam se separam e so absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e so distribudos para as clulas do organismo. No interior das clulas, os aminocidos so reagrupados e uma nova protena formada de acordo com a programao de determinado gene. Cada tipo de protena que produzimos tem a sua montagem determinada por certo tipo de gene. Grande parte das protenas que produzimos em nossas clulas tem funo plstica ou construtora, isto , participa da construo de nossos tecidos. As protenas podem tambm ter a funo reguladora no organismo.

o caso das enzimas, protenas especiais que regulam as diversas reaes qumicas que ocorrem no nosso corpo. Elas podem ser encontradas em vegetais, cereais, legumes e carnes, mas as protenas dos vegetais so chamadas incompletas, porque no contm todos os aminocidos necessrios ao organismo. Por isso, as protenas de origem animal so as mais recomendadas e esto nas carnes, ovos, leite e seus derivados.

O ser humano precisa ingerir, em mdia, 30 a 50g de protenas por dia, o que corresponde a um bife de aproximadamente 150g. Mas e os vegetarianos ortodoxos aqueles que no comem nenhum alimento de origem animal? Em geral, so pessoas saudveis, no so? Como eles conseguem suprir suas necessidades de protenas? Isso possvel atravs da combinao de uma grande variedade de alimentos. Os aminocidos ausentes em alguns esto presentes em outros. Isso quer dizer que a carne deve ser evitada? Bem, no necessariamente. Alm das protenas completas, a carne tambm rica em gorduras (lipdios). Apesar de serem as vils da obesidade e dos riscos cardacos, elas tambm so indispensveis na alimentao diria. O que os especialistas recomendam que se opte pela carne magra. Os Lipdios Os lipdios mais conhecidos so representados pelos leos e pelas gorduras e tm, basicamente, funo energtica, da mesma forma que os carboidratos. As molculas de leo e gordura so formadas pela unio de duas molculas menores, o cido graxo e o glicerol. Os lipdios tambm tm funo estrutural, eles participam da constituio das membranas celulares. So exemplos de alimentos ricos em lipdios: leite integral, ovos, castanha de caju, coco, azeite ecarne com gordura. A gordura animal rica em colesterol que, em excesso, causa srios danos ao organismo. No entanto, na quantidade adequada, a gordura produz, no organismo, cidos graxos e glicerol, que desempenham diversas funes e reaes qumicas importantes. Algumas vitaminas, por exemplo, s so absorvidas quando encontram gordura. Concentrada sob a pele, a camada adiposa nos protege contra o frio e os choques. Alm disso, a gordura que se acumula no organismo funciona como uma reserva energtica. Quando passamos muitas horas sem comer e esgotam-se os carboidratos, o metabolismo passa a queimar esta gordura para que os rgos continuem funcionando.

por isso que os nutricionistas recomendam que faamos pequenas refeies a cada trs horas, em mdia porque quando a falta de carboidratos muito freqente, o crebro entende que precisa reforar seus estoques de energia e ordena ao corpo que acumule cada vez mais a gordura das

refeies. Esse acmulo d origem aos chamados pneuzinhos (gordura localizada). Com o tempo, essa gordura pode acumular-se nas veias e artrias, levando a graves problemas cardacos.

Ento, ateno: as gorduras so indispensveis ao organismo, mas devem ser ingeridas em quantidades mnimas, pois cada 100g de gordura fornece duas vezes mais energia que 100g de protenas ou carboidratos. Para evitar o excesso, o melhor optar pelas carnes magras e leite desnatado, que contm quantidades reduzidas de gordura. Peixes e aves podem ser consumidos em maior quantidade, pois contm tipos de gordura mais saudveis. Sem contar que so fontes de outros nutrientes, como o peixe, que rico em vitaminas do complexo B e vrios minerais.

Vitaminas As vitaminas so substncias que o organismo no tem condies de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes so as frutas, verduras e legumes, mas elas tambm so encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais. As vitaminas desempenham diversas funes no desenvolvimento e no metabolismo orgnico. No entanto, no so usadas nem como energia, nem como material de reposio celular. Funcionam como aditivos so indispensveis ao mecanismo de produo de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porm, pode causar vrias doenas, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C), que matou tripulaes inteiras at dois sculos atrs, quando os marinheiros enfrentavam viagens longas comendo apenas pes e conservas. A Cincia conhece aproximadamente uma dzia de vitaminas, sendo que as principais so designadas por letras. Essas vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos, especialmente os de origem vegetal. Vitamina A A cenoura, por exemplo, rica em betacaroteno, substncia a partir da qual o organismo produz retinol, uma forma ativa de vitamina A. A vitamina A importante no crescimento, pois forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratrio, digestivo e urinrio e tambm importante para a viso. Outras fontes de vitamina A: leite integral, queijo, manteiga, gema de ovo, pimento, mamo, abbora e verduras em geral.

Vitaminas do complexo B Formam um conjunto de vitaminas que tm, entre si, propriedades semelhantes. A banana contm vitamina B6, que produz energia a partir dos nutrientes, ajuda a formar hemcias (glbulos vermelhos do sangue) e anticorpos, til para os sistemas nervoso e digestivo e boa para a pele. Outras fontes de vitaminas do complexo B: cereais integrais, leguminosas (feijo, soja, gro-debico, lentilha, ervilha etc.), alho, cebola, midos (moela, corao etc.), peixes, crustceos, ovos e leite. A vitamina B12, por exemplo, participa da formao de material gentico nas clulas, essencial formao de novas clulas, como hemcias e leuccitos. A vitamina B12, s encontrada em alimentos de origem animal. Os vegetarianos precisam, portanto, de suplementao desta vitamina. As carnes magras, aves e peixes contm niacina, que ajuda a produzir energia a partir das

gorduras e carboidratos e auxilia tambm o sistema nervoso e o aparelho digestivo, e vitamina B1, que ajuda na produo de energia, principalmente a necessria aos nervos e msculos, inclusive o corao.

Fontes de vitamina B1

Fontes de vitamina B12

Fontes de vitamina B2

Fontes de vitamina B3

Vitamina C

Tomate, laranja, acerola, limo e goiaba so ricos em vitamina C. O ideal comer esses alimentos crus. A vitamina C preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sangneos, aumenta a absoro de ferro, ajuda o sistema imunolgico e aumenta a cicatrizao. A falta de vitamina C pode causar alguns distrbios, tais como: anemia, inflamao das mucosas, enfraquecimento dos vasos capilares sangneos, podendo ocorrer sangramento em diversas partes do corpo. Todos esses so sintomas de uma doena que denominada escorbuto. Outras fontes de vitamina C: abacaxi, caju, mamo,manga, couveflor e espinafre.

Vitamina D As vitaminas tambm esto presentes nos alimentos de origem animal, como leite e ovos so ricos em vitamina D (sintetizada pelo prprio organismo, mas que depende do sol para se tornar vitamina D). Esta vitamina fundamental no fortalecimento dos ossos e dentes e ajuda na coagulao do sangue.

Vitamina K Entre os alimentos fontes de vitamina K, podemos citar: fgado, leo de fgado de bacalhau, frutas e verduras como acelga, repolho, couve e alface. Tambm contm vitamina E, que retarda o envelhecimento das clulas e contribui para a formao de novas hemcias, impedindo sua destruio no sangue. As verduras e legumes so ricos em vrios tipos de vitaminas, mas especialmente o cido flico, que uma das vitaminas do complexo B. Ele colabora na produo de material gentico dentro das clulas e mantm saudvel o sistema nervoso. As verduras, assim como queijos, ovos e leite, tambm so ricas em vitamina B2 ou riboflavina. A riboflavina estimula a liberao de energia dos nutrientes, ajuda na produo de hormnios e mantm saudveis as mucosas

Sais minerais Os sais minerais so nutrientes que fornecem o sdio, o potssio, o clcio e o ferro. Ao contrrio do que muitos acreditam, a gua que bebemos no absolutamente pura. Ela contm pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos. Estes sais tambm precisam ser repostos continuamente. por isso que a desidratao pode matar a carncia aguda de minerais prejudica o metabolismo, como a carncia de potssio, que pode causar paralisia muscular, inclusive da musculatura cardaca. Zinco, magnsio, cobre e selnio difcil imaginar que algum possa com-los, no ? Mas a verdade que, ao fazermos uma refeio balanceada, ingerimos esses minerais e alguns outros, como ferro, clcio, sdio, potssio, iodo e flor. Eles desempenham um importante papel no controle do metabolismo ou na manuteno da funo de tecidos orgnicos. O clcio e o flor, por exemplo, formam e mantm ossos e dentes. O clcio ainda ajuda na coagulao do sangue e participa das contraes musculares. Estes dois minerais podem ser encontrados no peixe. Leite e derivados, alm de ervilhas secas, verduras, feijes e castanhas tambm so ricos em clcio. Funes parecidas tem o magnsio. Tambm forma e mantm ossos e dentes e controla a transmisso dos impulsos nervosos e as contraes musculares. E Ele ainda ativa reaes qumicas que produzem energia na clula. Alimentos ricos em magnsio incluem castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais e po. O cobre (quem diria?) controla a atividade enzimtica que estimula a formao dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Se voc tem o hbito de comer feijo, ervilhas, castanhas, uvas, cereais e po integral, est ingerindo o cobre necessrio para o seu organismo. Quem pratica esporte j ouviu dizer que comer banana evita cibras. A verdade que a banana muito rica em potssio, mineral que ajuda nos impulsos nervosos e contraes musculares, alm de manter normal o ritmo cardaco e o equilbrio hdrico os organismo. O sdio, presente em quase todos os alimentos, tambm possui as mesmas funes do potssio. Encontrado em pequenas quantidades em vrios tipos de alimentos, o zinco auxilia na cicatrizao, conserva a pele e o cabelo, e controla as atividades de vrias enzimas. J o selnio diminui os riscos de alguns tipos de cncer e protege as clulas dos danos causados por substncias oxidantes. encontrado em carnes, peixes e vegetais. A quantidade de selnio nos vegetais depende do teor deste mineral no solo.

Por fim, o ferro, encontrado nas carnes, peixes, fgado, gema, cereais e feijes, contribui com a produo de enzimas que estimulam o metabolismo. Tambm forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxignio para as hemcias e para as clulas musculares. Mas para que haja melhor aproveitamento do ferro, necessrio ingeri-lo com alimentos ricos em vitamina C.

Ateno!! Foi-se o tempo, no entanto, em que as pessoas colhiam a alface na horta e comiam em seguida. Ou quando carregavam um canivete no bolso para descascar a laranja recm-colhida no p. Hoje, o alimento demora vrios dias para chegar s nossas mesas, sendo transportado e armazenado durante dias. Nesse perodo, h uma perda nutricional considervel. Imaginemos, ento, os produtos industrializados, que so processados e adicionados de conservantes, acidulantes e outros antes. Por isso, o ideal abolir os enlatados e preferir os alimentos naturais e crus. Se formos cozinhar, devemos usar pouca gua. As vitaminas so substncias frgeis e podem ser facilmente destrudas pelo calor ou pela exposio ao ar.

Sistema Digestrio

Os rgos do sistema digestrio propiciam a ingesto e nutrio do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absoro de nutrientes, alm da eliminao de partculas no utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose. Para que haja a digesto, o alimento deve passar por modificaes fsicas e qumicas ao longo deste processo, iniciado na boca. Boca A maioria dos mamferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuio, umidificao e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva(amilase e ptialina), que so responsveis pela transformao de glicognio e amido em maltose. Nessa fase da digesto, a lngua tem um importante papel: alm de auxiliar na diminuio e diluio do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produo de saliva. Os sais presentes nesta ltima neutralizam a possvel acidez do alimento. Faringe Esfago Aps a mastigao, o bolo alimentar passa pela faringe e direcionado para o esfago. L, movimentos peristlticos permitem que o bolo seja direcionado ao estmago. Tal processo mecnico permite, alm desta funo, mistur-lo aos sucos digestivos. Algumas aves possuem nesse rgo uma regio conhecida popularmente como papo, onde o alimento armazenado e amolecido. Estmago No estmago, o suco gstrico rico em cido clordrico, pepsina, lipase e renina fragmenta e desnatura protenas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipdios, favorece a absoro de clcio e ferro, e mata bactrias. Este rgo, delimitado pelo esfncter da crdia, entre ele e o esfago; e pelo esfncter pilrico, entre o intestino, permite que o bolo fique retido ali, sem que ocorram refluxos. Durante, aproximadamente, trs horas, gua e sais minerais so absorvidos nesta cavidade. O restante, agora denominado quimo, segue para o intestino delgado.

Intestino delgado No intestino delgado ocorre a maior parte da digesto e absoro do que foi ingerido. Este rgo compreendido pelo duodeno, jejuno e leo, e o processo se inicia nessa primeira poro. L, com auxlio do suco intestinal, protenas se transformam em aminocidos, e a maltose e alguns outros dissacardeos so digeridos, graas a enzimas como a enteroquinase, peptidase e carboidrase. No duodeno h, tambm, o suco pancretico, que lanado do pncreas atravs do canal de Wirsung. Este possui bicarbonato de sdio, tripsina, quimiotripsina, lipase pancretica e amilopsina em sua constituio, que permitem com que seja neutralizada a acidez do quimo, protenas sejam transformadas em oligopeptdios, lipdios resultem em cidos graxos e glicerol, carboidratos sejam reduzidos a maltose e DNA e RNA sejam digeridos. A bile, produzida no fgado, quebra gorduras para que as lipases pancreticas executem seu papel de forma mais eficiente. A digesto se encerra na segunda e terceira poro do intestino delgado, pela ao do suco intestinal. Suas enzimas: maltase, sacarase, lactase, aminopeptidases, dipeptidases, tripeptidases, nucleosidades e nucleotidases; permitem que molculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lanados no sangue, com auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiado, e chamado, agora, de quilo. Intestino grosso O quilo se encaminha para o intestino grosso. Esse, dividido em apndice, clon e reto, absorve gua e sais minerais e direciona a parte que no foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactrias da flora intestinal permitem a produo de vitaminas, como as K e B12.

Introduo O Sistema Digestrio composto por boca, faringe, esfago, estmago, intestinos (grosso e delgado), reto e nus. H tambm os rgos digestrios acessrios: dentes, lngua, glndulas salivares, fgado, vescula biliar e pncreas. Principais funes do Sistema Digestrio: - Captao dos alimentos atravs da boca (ingesto); - Liberao de enzimas, cidos e gua no lmen do trato gastrointestinal. - Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal; - Digerir os alimentos atravs do processo de degradao qumica (molculas grandes so transformadas em menores) e mecnica (modos na boca e triturados nos msculos do estmago e intestinos); - Absoro de nutrientes e outras substncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.

- Eliminao das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecao). So eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, clulas no utilizadas pelo organismo, bactrias e matrias orgnicos no absorvidos. ----------------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------------------------

Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessrios para construir novos tecidos e fazer manuteno dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingesto de alimentos. A transformao dos alimentos em compostos mais simples, utilizveis e absorvveis pelo organismo denominado Digesto.

O Sistema Digestrio (ou Digestivo) no seres humanos constitudo de:


Boca Faringe Esfago Estmago Intestino delgado Intestino grosso nus

Anexos ao sistema existem os rgos: glndulas salivares, pncreas, fgado, vescula biliar, dentes e lngua. Boca A boca a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam boca, onde sero mastigados pelos dentes e movimentados pela lngua. Acontece a digesto qumica dos carboidratos, onde o amido decomposto em molculas de glicose e maltose.

Glndulas Salivares A saliva composta por um lquido viscoso contendo 99% de gua e mucina, que d a saliva sua viscosidade. constituda tambm pela ptialina ou amilase, que uma enzima que inicia o processo da digesto do glicognio. Faringe A Faringe um tubo que conduz os alimentos at o esfago. Esfago O Esfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos at o estmago, devido aos seus movimentos peristlticos (contraes involuntrias) Estmago No estmago, rgo mais musculoso do canal alimentar, continua as contraes, misturando aos alimentos uma soluo denominada suco gstrico, realizando a digesto dos alimentos proticos. O suco gstrico um lquido claro, transparente e bastante cido produzido pelo estmago. Intestino Delgado

O intestino delgado um rgo dividido em trs partes: duodeno, jejuno e leo. A primeira parte do intestino delgado formada pelo duodeno que a seo responsvel por receber o bolo alimentar altamente cido vindo do estmago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pncreas e o fgado fornecem secrees anticidas. O pncreas produz e fornece ao intestino delgado, suco pancretico, constitudo de ons bicarbonato, neutralizando assim, a acidez do quimo. O Fgado fornece a maior glndula do corpo, a bile, que secretada continuamente e armazenada em vescula biliar. Ao final deste processo no intestino, o bolo alimentar se transforma em um material escuro e pastoso denominado quilo, contendo os produtos finais da digesto de protenas, carboidratos e lipdios. As ltimas partes do intestino delgado, jejuno e leo, so formados por um canal longo onde so absorvidos os nutrientes. Apresentam em sua superfcie interna, vilosidades que so vrios dobramentos.

Intestino Grosso O intestino grosso um rgo divido em trs partes: ceco, clon e reto, onde ocorre a reabsoro de gua, absoro de eletrlitos (sdio e potssio), decomposio e fermentao dos restos alimentares, e formao e acmulo das fezes. O ceco a primeira parte do intestino grosso, que tem como funo receber o contedo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsoro de nutrientes e gua. A segunda e maior parte do intestino grosso recebe o nome de clon, subdividindo-se em clon ascendente, clon transverso, clon descendente e clon sigmide nus A ltima e menor parte do intestino grosso o reto, responsvel por acumular as fezes, at que o nus as libere, finalizando o processo da digesto. Durante todo esse processo, o muco secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes at sua eliminao.

You might also like