You are on page 1of 13

configurao da Bios

GNETPLAY LAN HOUSE

COMO CONFIGURAR O BIOS

Realmente, mesmo hoje em dia, a configurao do CMOS setup no algo muito simples. Existem vrias configuraes, e cada uma delas com vrias opes. Mas no necessrio ser um expert em engenharia de hardware para fazer uma configurao correta. Na verdade, boa parte das vezes seu sistema funcionar bem se voc no mexer em nada, apenas detectar os hard-drives e configurar o drive de disquete. Vantagens de uma configurao completa: As vantagens so principalmente melhor performance do sistema e acesso tudo que ele oferece. Com a configurao correta voc conseguir a mxima performance do seu sistema, e com uma configurao errada seu sistema pode ficar to lento que precisar de uma manivela. Alm disso, algumas placas-me s detectam software plug-and-play se essa opo estiver [enabled] entre outras coisas, o que demanda uma configurao completa para que o sistema funcione como deve. Por isso, a importncia da configurao correta do bios. Esperamos que aps a leitura atenta dessa pgina, qualquer um possa saber finalmente o que representa todas aquelas configuraes do CMOS Setup, ou pelo menos uma boa parte delas. Espere a pgina carregar totalmente, desconecte da Internet para economizar telefone e boa leitura. Nunca deixe de ler atentamente o manual da placa-me, onde voc encontrar explicao (mesmo que resumida) para todas as opes que o BIOS dela suporta. Isso mais importante do que se basear nessa pgina.

O que BIOS e CMOS setup? BIOS (Basic Input/Output System): um software gravado em um chip da placa-me, onde se encontram as informaes bsicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma srie de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memria, placa de vdeo, teclado, drives, etc. O software do Bios feito sob medida para sua placa-me e chipset, para que possa realmente controlar o boot da mquina e possa rodar todos os testes. Setup:o setup o programa a qual o usurio tem acesso para modificar as configuraes da BIOS de acordo com o sistema implementado (ou seja: de acordo com o hardware instalado na sua mquina, como memria, hard-drives, cache, etc) e de acordo com o seu desejo de modificar endereos do tipo IRQ ou DMA, etc. Esses dados ficam gravados no CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor), que uma memria

RAM embutida geralmente no chip da BIOS e que dificilmente ultrapassa os 128 bytes. Essa memria voltil, ou seja, ela s se mantm ali se for constantemente alimentada com energia. Por isso, existe uma bateria que a alimenta, e que precisa periodicamente ser trocada. Mas no se preocupe com isso, pois essa bateria dura de 5 a 10 anos, e at l provavelmente voc j trocou sua placa-me. POST (Power on self test): quando ligado, a BIOS faz vrios testes no hardware instalado para ver se est tudo bem. Comea pelas memrias, processador e placa-me, depois vdeo, discos, etc. Caso voc ligue seu computador e no aparea nada no vdeo, provvel que seja um problema de memria ou de processador. Esse teste feito a cada boot que seu computador d.

Como configurar o BIOS do meu computador? Usando o programa CMOS Setup. O acesso ele feito geralmente no intervalo de tempo em que a memria RAM est sendo testada na tela, assim que voc liga o computador. Observe uma mensagem na tela que diz qual tecla deve ser pressionada para acess-lo. Geralmente a tecla "Del" ou a "F2". A mensagem deve ser bem parecida com essa: "Press Del to acess CMOS Setup". Depois de pressionada a tecla, ao invs do computador continuar o processo de boot e carregar o sistema operacional, ele interrompe o boot e executa o programa Setup do BIOS. Existem dois tipos bsicos de CMOS Setup: o que basicamente texto, e o que oferece uma interface grfica rudimentar com sistema x-window. Esse ltimo melhor, pois mais fcil de visualizar o que se est fazendo. Os mais importantes fabricantes de BIOS para PCs atualmente so a AMI (geralmente com a interface grfica), a AWARD e a Phoenix Technologies (essas ltimas geralmente em texto). Uma coisa que muito gente se esquece quando mexe no BIOS que o programa de Setup tem por default (ou seja, como opo padro de fbrica) sair sem salvar as modificaes feitas, ou seja, na opo "Exit without saving changes". Tome o cuidado de sempre que modificar as configuraes do BIOS, sair do Setup com a opo "Exit and save BIOS changes" (os nomes das opes podem variar). ATENO:No sbio mudar no CMOS Setup mais de um item de uma vez. Quando voc for mudar as configuraes do BIOS, mude apenas uma e d boot para ver se nada d errado. Nunca mude vrias coisas ao mesmo tempo, pois alm de aumentar as chances de algo dar errado, voc no saber o que causou o erro, pois poderia ser qualquer uma das coisas que voc mudou. Mas se voc mudar uma coisa de cada vez, e algo der errado no boot, voc saber exatamente o que fazer para voltar atrs, bastando ir para a ltima configurao e retornar o valor anterior. Geralmente, as opes se resumem [Enabled] (ativado) ou [Disabled] (desativado), mas podem ir alm disso, por isso fiquem atentos s explicaes. Agora ao que interessa: as configuraes da BIOS atravs do CMOS Setup: Tenha em mente que nem todas as placas-me e BIOS tero todas as opes abaixo, e

provavelmente o seu BIOS pode ter opes no listadas abaixo. Geralmente, as opes do programa Setup esto divididas em : -Standart CMOS Setup, -BIOS Features Setup, -Chipset Features Setup, -PNP/PCI Configuration Setup, -Supervisor Password, -Load Defaults, -IDE HDD Auto detection, -Exit saving changes e -Exit without saving changes, entre outras. Essas opes podem ter nomes ligeiramente diferentes, mas que resultam no mesmo. Vejamos elas detalhadamente abaixo:

Standart CMOS Setup: parte da BIOS onde se configuram os drives de disquete, data e hora, e outras configuraes bsicas. quase idntico em todas as placas-me. Date/Time: obviamente, onde se muda a data e a hora do sistema, e por onde todos os programas e at o sistema operacional sabem a hora. Sem muita dificuldade de se configurar. Drive A: s selecionar o drive de disquete correto que corresponde ao seu drive instalado. Geralmente as opes so: drive de 5 1/4 de 1,2 Mb, de 3 1/2 de 1,44 Mb (os mais comuns) e os de 3 1/2 de 2,88Mb (raros na plataforma PC). A opo Drive B idntica, mas caso voc no tenha um segundo drive deixe na opo "None" (ou seja: nenhum). Vdeo: a opo que com certeza voc usar a "EGA/VGA", a no ser que se trate de um 386 ou 486 com placa de vdeo CGA. No interessa se a placa de vdeo ISA, PCI ou AGP, a opo sempre ser EGA/VGA se a placa for VGA ou SVGA (99,9% dos casos). Talvez seu BIOS nem tenha esse item. Em pouco tempo, um novo padro de vdeo chamado DVI (Digital Video Interface) (j usado) comear a se fazer mais presente, e ser o substituto do VGA. Ele resulta em imagem melhor e definio melhores e tem como principal alvo os monitores flat-panel digitais. Halt on: designa qual o procedimento da BIOS quando encontra erros durante o POST (testes durante o boot). Veja as opes que geralmente esto disponveis: [All errors]: o boot pra com qualquer erro encontrado e uma mensagem de erro aparecer na tela. a mais comum (e aconselhvel) de ser usada. [No errors]: o BIOS ir ignorar erros e continuar o boot. No muito aconselhvel. [All erros, but keyboard]: essa opo faz com que o BIOS pare com qualquer erro encontrado, com exceo dos erros de teclado. til quando se usa teclados com mal contato no cabo (ou no adaptador PS/2) ou quando no se usa teclado. [All errors, but diskette]: essa opo faz com que o BIOS pare com qualquer erro encontrado, com exceo dos erros do drive de disquete. til quando o drive de disquete antigo e s vezes falha. [All errors, but disk/key]: essa opo a unio das duas ltimas. Hard-drives: pode-se modificar aqui as configuraes dos hard-drives instalados, como nmero de trilhas, cabeas e setores, entre outras coisas. NUNCA mude esses dados, a no ser que seu hard-drive no tenha sido detectado corretamente pelo Setup (o que muito raro). Essa configuraes no podem ser alteradas com o intuito de aumentar a performance do hard-drive, pois isso no ocorrer, e o drive deixar de funcionar. Caso tenha que mud-las manualmente, os dados de quantas cabeas, trilhas e setores seu hard-drive tem esto impressas em uma etiqueta colada no prprio drive.

aqui tambm que geralmente a opo LBA se encontra. Use-a caso seu hard-drive tenha mais do que 528Mb para que toda sua capacidade seja usada. E convenhamos, quem usa um hard-drive com menos do que isso est precisando comprar um novo... Deixe a opo em [enabled] ou caso exista, em [auto]. s vezes aqui que se encontram as opes de detectar os dispositivos IDE, e nesse caso, a opo abaixo no existir, pois j est includa aqui.

IDE Auto-Detection: onde se pode mandar o Setup do BIOS tentar detectar os dispositivos IDE instalados na controladora IDE da placa-me. Isso se aplica harddrives e CD-ROMs, geralmente. Mas no caso dos CD-ROMs, dependendo da BIOS, eles no aparecem como detectados. use a opo [Auto]. nesses casos. Se houver opes, geralmente sero: [Auto]: auto-detectar os hard-drives durante o boot, em todos os boots. a melhor opo, pois caso voc mude o hard-drive, quando ligar o computador ele ser detectado automaticamente se necessidade de entrar no Setup para configur-lo. [User]: entrar com os dados do hard-drive manualmente (s use caso necessrio), ou usar os dados coletados no auto-detect. [None]: avisa ao BIOS que no h dispositivos IDE na controladora. Pode economizar alguns segundos do boot caso usada, pois no se realiza auto-detect. Pode ser que no haja essas opes, apenas [Auto-detect Master] e [Auto-detect Slave], que correspondem detectar os drives instalados como Master e os instalados como Slave, respectivamente.

Bios Features Setup: configuraes que podem influenciar no desempenho e na segurana do sistema, sendo diferentes de acordo com o modelo de BIOS que a placame possui. Mas a tendncia ficar cada vez mais igual em todas as placas-me. As opes aqui geralmente so: Boot Virus Detection: uma proteo rudimentar mas importante. Deixe sempre que possvel em [enabled]. Porque apenas sempre que possvel? Essa proteo praticamente se resume acessos ao setor de boot do hard-drive, por isso quando voc instala um sistema operacional ou roda alguns utilitrios de disco, o aviso pode aparecer na tela e seu sistema travar, pois o BIOS acha que se trata de um vrus. Por isso, caso voc v instalar um sistema operacional ou criar parties etc, utilize temporariamente a opo [disabled] para evitar dores de cabea. CPU Internal Cache: essa opo permite desabilitar o cache interno do processador (tambm chamado de cache Level 1 ou L1). Isso altamente desaconselhvel, pois acarreta queda gigantesca de performance. Deixe sempre em [enabled]. A opo [disabled] s serve para caso seu processador esteja dando problemas e seja necessrio diagnosticar erros. External Cache: Essa opo permite desabilitar o cache externo (tambm chamado de

cache Level 2 ou L2) da mquina. Vale o mesmo de cima: nunca tire da opo [enabled], pois trar quedas grandes de performance. A opo [disabled] s serve para caso seu cache Level 2 esteja dando problemas e seja necessrio diagnosticar erros. Quick Power On Self Test (Quick POST): til pois evita que todos os testes sejam feitos novamente a cada boot. Assim, apenas nos boots onde o computador foi desligado e ligado (tambm chamado de cold boot) que os testes se repetem, evitando perdas de tempo caso o computador seja reiniciando usando a tecla [reset]. Caso essa opo exista em seu BIOS, deixe em [enabled]. Mas dependendo do BIOS, o procedimento pode ser diferente, como por exemplo apenas pular certos testes do POST, resultando em economia de tempo tambm, s que menos inteligente. Leia o manual da placa-me respeito. HDD (hard-drisk drive) Sequence SCSI/IDE: a utilidade dessa opo se resume quem usa um hard-drive SCSI instalado no computador, e queira us-lo como drive principal (de boot). As opes so [SCSI] e [IDE]. Para quem tem um hard-drive SCSI instalado no computador, altamente recomendvel instalar o sistema operacional nele e usar a opo [SCSI]. Mas como a maioria das pessoas usa apenas HDs IDE instalados na controladora da placa-me, a opo correta para elas a [IDE]. Nada impede tambm de usar a opo para se ter dois sistemas operacionais instalados na mquina, usando um HD SCSI e outro IDE. Assim, se poderia escolher entre um sistema e outro cada boot. Boot Sequence: nessa opo voc pode indicar ao BIOS por onde comear a procurar o sistema operacional. As opes mais comuns so: [A,C] e [C,A]. A primeira corresponde comear pelo disquete e caso no haja disquete no drive ele passa ao hard- drive. A segunda opo corresponde ao contrrio. A opo mais comum e a que indicamos usar a primeira [A,C]. Assim voc poder usar disquetes de boot sem ter que ir ao Setup para mudar a opo. Placas-me mais novas oferecem bem mais opes (alm das j citadas), como: [A,CD-ROM] procura primeiro no drive A e depois no drive de CD-ROM; [D,A] procura primeiro no drive D e depois no drive A; [E,A] procura primeiro no drive E e depois no drive A; [F,A] procura primeiro no drive F e depois no drive C; Essas trs ltimas muito teis para se usar mais de um sistema operacional (por exemplo: Linux e Windows) instalado no computador em diferentes parties ou outros drives. [LS/ZIP, A] procura primeiro no drive removvel de alta capacidade (LS-120 ou ZIP drive) e depois no A; [LAN,A,C] procura primeiro na LAN (Local Area Network, a rede local), depois no drive A e depois no drive C; [LAN,C,A] procura primeiro na LAN, depois no drive A e depois no drive C; E por a vai, dependendo da qualidade da placa-me e da idade do BIOS outras opes podem existir. Boot Up Floppy Seek: essa opo geralmente oferece duas configuraes: [enabled] e [disabled]. A opo padro a [disabled], mas quando ativado (opo [enabled]), o BIOS se configurado no Boot Sequence para comear pelo drive A e encontrar disquete mas no encontrar sistema operacional no disquete, ao invs de emitir mensagem de

erro, ele ignora o disquete e continua pelo drive seguinte. Especialmente til se voc costuma esquecer disquetes no drive e a mensagem de "disco errado, insira um disco com sistema operacional" sempre aparece. Floppy Disk Acess Control: muito til caso queira controlar os dados de seu computador. As opes geralmente so [R/W] (que corresponde Read and Write) e [read only]. A primeira opo deixa que se leia e copie dos drives de disquete normalmente, e a mais comum. Mas a segunda apenas deixa com que se leia do disquete, no deixando nada ser gravado neles. Isso til porque ningum conseguir levar nenhum arquivo de seu computador via disquete, o que uma segurana, principalmente em computadores pblicos com informaes importantes. IDE HDD Block Mode Sectors: essa opo serve para melhorar a performance dos hard-drives IDE instalados no computador, pois permite com que sejam feitas transferncias de vrios setores (multi-sector) simultaneamente ao invs de apenas um setor por transferncia. As opes geralmente so [HDD MAX] (que faz com que seja usado o mximo que cada hard-drive permite), [2], [4], [16], [32] e [disabled]. Essa ltima desaconselhvel, apenas a use caso seu hard-drive seja antigo e no suporte transferncias multi-sector. A opo mais indicada a [HDD MAX]. IDE S.M.A.R.T. capability: S.M.A.R.T. a sigla para Self-monitoring Analysis and Reporting Technology, e serve para um propsito nobre: caso ativada e seu hard-drive seja compatvel, um mensagem avisa caso o hard-drive esteja falhando (sinal de que ele vai morrer de vez em pouco tempo) e assim te d um tempo para que voc faa um backup dos dados contidos nele enquanto ainda funciona. Geralmente necessrio um software adicional para que a mensagem aparea na tela. E outra observao que isso no diminui a performance do hard-drive, por isso a opo recomendada [enabled]. PS/2 Mouse Funcion Control: oferece geralmente as opes [auto] e [enabled]. A opo [auto] faz com que o BIOS, durante o boot, tente detectar um mouse na porta PS/2. Caso seja encontrado um mouse PS/2, o BIOS vai designar o Irq da porta (geralmente o Irq da porta PS/2 o Irq 12), mas caso no seja encontrado nenhum mouse PS/2, o Irq da porta ser liberado para as placas do sistema. Caso use a opo [enabled], encontrado ou no o mouse PS/2, o Irq da porta no ser liberado para uso. Cada uma das opes tem suas vantagens e desvantagens. Para caso geral, se seu mouse PS/2, use a opo [enabled] (porque, caso voc mude de mouse ou retire-o temporariamente, o Windows pode mudar todos os Irqs das outras placas pois o Irq da porta PS/2 foi liberado, o que pode ser inconveniente, principalmente para placas de som), e caso seu mouse seja serial, use a opo [auto]. OS/2 on board memory > 64Mb: essa opo se resume permitir o uso de mais do que 64Mb de RAM caso o sistema operacional que voc use em seu computador seja o OS/2 da IBM. Caso essa seja seu caso, use a opo [enabled]. Mas, como hoje em dia esse sistema muito pouco usado, a opo correta para a maioria das pessoas (que usam Windows ou Linux ou qualquer outro OS) a opo [disabled]. PCI/VGA Palette Snoop: algumas placas de vdeo emitem sinais no totalmente standart VGA, como alguns aceleradores de vdeo, placas para decodificao MPEG e placas para captura de vdeo, etc. Essas placas podem acabar resultando em cores estranhas na tela. Essa opo serve para isso: caso seja o caso, ela pode resolver (como tambm pode

no resolver). A opo padro [disabled] e caso seu vdeo esteja normal, deixe assim. Mas caso seja o caso em que as cores de seu vdeo estejam diferentes do que deveriam estar, voc pode tentar resolver mudando a opo para [enabled]. System ROM BIOS Shadow: essa opo serve para melhorar a performance. Ela, caso ativada pela opo [enabled], faz uma cpia da BIOS do sistema (da placa-me) do chip de ROM (que lento) para a memria RAM (que bem mais rpida). Como o sistema est sempre lendo essas informaes, a performance geral aumenta. Isso ocupa muito pouco espao na memria, e gravado no espao entre os 640Kb e os primeiros 1024Kb da RAM, e no ocupa mais do que128Kb na maioria das vezes. Vdeo ROM BIOS Shadow: essa opo serve para melhorar a performance, e funciona da mesma forma da anterior. Ela, caso ativada pela opo [enabled], faz uma cpia da BIOS da placa de vdeo do chip de ROM da placa (que lento) para a memria RAM (que bem mais rpida). Ele tambm gravado no espao entre os 640Kb e os primeiros 1024Kb da RAM, e no ocupa mais do que alguns Kb. C8000- CBFFF Shadow at a DC000-DFFFF Shadow: essas opes funcionam da mesma maneira que as duas anteriores, porm dessa vez o BIOS que ser copiado para a RAM o de qualquer dispositivo (como controladoras SCSI, placas de vdeo secundrias, fax-modems, etc)que use BIOS e memria ROM. A desvantagem que voc deve saber o endereo para onde o dispositivo vai direcionar a ROM para ser copiada na RAM. Isso conseguido atravs de programas ou at pelo manual do dispositivo. Porm, geralmente as pessoas preferem deixar as opes em [disabled] pois a performance no diminui tanto (mas diminui, principalmente para controladoras SCSI) e pode dar muito trabalho conseguir esses endereos. Boot UP Num Lock Status: essa opo serve para deixar ativada ou no a tecla Num Lock do lado direito do teclado. questo de gosto: a opo [ON] ou [enabled] deixa o Num Lock ativado quando se d o boot, e assim as teclas do lado direito do teclado sero nmeros. J com o opo [OFF] ou [disabled] o Num Lock mantido desativado no boot e as teclas do lado direito do teclado sero setas. claro que isso voc pode mudar qualquer momento, bastando apertar a tecla Num Lock. Typematic Rate Setting: quando ativada, essa opo permite ao usurio mudar as duas opes abaixo: Typematic Rate (chars/sec): define quantos caracteres sero repetidos por segundo, e geralmente vai de [6] [30] caracteres por segundo. Caractere definido como qualquer smbolo que se possa entrar pelo teclado, desde letras, nmeros, smbolos, acentos, etc. Typematic Rate Delay (ms): define o tempo de espera (delay) em ms (milisegundos) que se far para se repetir o caractere pressionado do teclado. As opes geralmente so [250] (1/4 de segundo), [500] (meio segundo), [750] (3/4 de segundo) e [1000] (1 segundo). Security Option: geralmente, existem duas opes: a [System] e a [Setup]. Elas s entram em ao caso voc entre com um password de segurana. Quando voc entrar com o password, a opo [System] faz com que o password seja solicitado toda vez que se inicia o computador. J a opo [Setup] faz com que o password seja solicitado apenas quando se entra novamente no CMOS Setup. No se esquea que essas opes s entram em vigor caso voc entre com um password (geralmente chamado de

Supervisor password) na rea destinada isso no CMOS Setup. Nunca se esquea tambm do cdigo, caso entre com algum. Caso isso acontea, voc ter duas opes: ou voc retira a bateria que alimenta o chip do BIOS para apag-lo (o que pode no ser imediato: pode ser que demore dias para ele se apagar, dependendo do chip) ou voc usa um BIOS update para escrever por cima do existente. Em ambos os casos, voc ter que re- configurar todo o BIOS novamente. S ser possvel se usar a opo do BIOS update se a opo escolhida no CMOS Setup foi a [Setup], pois caso tenha sido a [System] voc no chegar a poder usar um disquete de boot para mandar o update de BIOS, s restando a opo de retirar a bateria. USB Function: Habilita ou no o uso da controladora USB (Universal Serial Bus). Caso voc esteja fazendo uso da controladora USB, deixe esta opo ativada usando [enabled]. Caso contrrio, deixe a opo no [disabled]. Obviamente, essa opo s existe nas placas-me com porta USB. USB Kb/Mouse Legacy Support:Ativa ou no o suporte por parte do BIOS para mouse e para teclados padro USB. Apenas use a opo [enabled] se voc tem mouse ou teclado USB. Assign IRQ for VGA: Reserva um Irq do sistema para o uso da placa de vdeo, o que pode ser necessrio para algumas placas modernas funcionarem bem, principalmente as 3D. Utilize sempre a opo [enabled] caso voc tenha uma placa 3D, principalmente AGP. Isso permite que a performance que essas placas seja mxima.

Chipset Features Setup: aqui tambm as configuraes podem fazer muita diferena de performance para o sistema, pois aqui que se configura a memria RAM entre outras coisas. Nas placas-me modernas, a memria RAM pode ser configurada automaticamente, mas sempre se pode tirar mais um pouco de performance do sistema com uma melhor configurao. Pode-se optar por usar uma configurao mais rpida, porm menos confivel, ou uma padro, um pouco mais lenta porm mais confivel. Mas isso depende do hardware que est instalada em sua mquina, e alguns BIOS configuram apenas automaticamente a memria, no permitindo mudanas. Tambm difere em placas-me de fabricantes diferentes e diferentes chipsets/processadores. Primeiro, as opes de configurao de memria RAM: SDRAM configuration: As opes abaixo provavelmente apenas aparecero em sistemas que usem memrias DIMM (168 pinos). altamente aconselhvel deix-las nas opes padro de fbrica. Apenas mude-as se souber o que est fazendo. Geralmente, a configurao padro deixar com que o SPD (Serial Presence Detect) detecte dados sobre a memria instalada como o tipo, tamanho, velocidade, interface de voltagem e bancos de memria. As opes aqui usualmente so: SDRAM CAS Latency: controla o intervalo de tempo entre o comando de leitura e o tempo que levou para que os dados realmente estivessem disponveis. Geralmente medido em ciclos de clock da CPU. SDRAM RAS to CAS Delay: RAS a sigla para (Row Adress Strobe). Essa opo controla o intervalo de tempo entre um comando ativo e o comando de leitura/gravao de dados. Geralmente medido em ciclos de clock da CPU.

SDRAM RAS Precharge Time: Nmero de ciclos de clock da CPU reservados para o RAS conservar sua carga antes do refresh (renovao) dos dados da memria RAM. A opo controla os "idle clocks" aps executado um comando de Precharge na SDRAM. Como j foi avisado antes, melhor deixar essas 3 ltimas opes nas configuraes default (padro de fbrica). Mas caso queira mud-las por algum motivo (por exemplo: overclock de barramento - aumenta-se o tempo de espera e assim evita-se travamentos), como so medidas em ciclos de clock da CPU, quanto menor mais rpido. Enhenced Page Mode Count/Internal Page Detection: Controla opes avanadas EPM da memria RAM: deixe nas opes padro da fbrica, a no ser que saiba o que est fazendo. SDRAM Pipe Function/ SDRAM x111-2111 Mode: Controla opes avanadas da memria SDRAM: deixe nas opes padro da fbrica, a no ser que saiba o que est fazendo. DRAM Configuration: As opes abaixo provavelmente apenas aparecero em sistemas que usem memrias SIMM (72 pinos) do tipo EDO ,FPM ou normal. Dram Timing Control: Essa opo permite configurar a velocidade em que a memria RAM do sistema ir trabalhar, e geralmente esto disponveis as configuraes: [normal], [medium], [fast] e [turbo]. Como a [turbo] a mais rpida, a mais indicada, pois em geral quanto mais alta a velocidade da memria, melhor o desempenho do sistema. Mas isso vai depender da qualidade das suas memrias, pois um valor muito alto pode vir a causar travamentos. Por isso, nosso conselho : experimente a configurao [turbo] primeiro, e caso tenha problemas de estabilidade no sistema, v mudando as opes at encontrar a mais rpida que ele consegue trabalhar sem problemas. Alguns BIOS no contam com configuraes em palavras como as de cima, tendo como opes seqncias de 4 nmeros, que correspondem aos tempos de acesso memria. Neste caso, quanto mais baixos os nmeros, maior a velocidade. Vale o mesmo de cima: escolha o mais baixo, e caso tenha problemas de estabilidade, v aumentando at desaparecerem. Dram Read Burst (EDO/FPM):Define o delay (tempo de espera) entre os ciclos de leitura da memria RAM. Quanto menor o tempo mais rpida ser a velocidade de operao das memrias. Geralmente esto disponveis as opes: [x222] , [x333] e [x444], sendo a configurao [x222] a mais rpida. Caso esteja usando memrias EDO, provavelmente no ter problemas usando a opo x222. J usando memrias FPM o valor mais indicado ser x333 ou x444. J se estiver usando memrias antigas de 70ns (70 nanosegundos) ou mais, aconselhvel deixar a opo padro, caso seja possvel mudar algo. Dram Write Burst Timing: Tempo de espera entre cada ciclo de escrita da memria Ram. Opes idnticas ao item anterior, e valem da mesma forma. Dram R/W Leadoff Timing: Nmero de ciclos de CPU dados memria Ram antes de cada ciclo de leitura ou escrita (R/W = read and write). O valor mais baixo resulta em

um melhor desempenho, porm menos confiabilidade. Caso tenha problemas de estabilidade com o valor mais baixo, v aumentando at conseguir um sistema sem travamentos. Reduce Dram Leadoff Cycle: Essa opo permite diminuir o tempo destinado ao primeiro ciclo das memrias, melhorando o desempenho do micro, principalmente em sistemas multi-tarefa como Windows e LINUX. Dependendo da qualidade das memrias o acionamento dessa opo pode causar travamentos, mas aconselhvel mant-la ativada com a opo [enabled] ou [yes], e apenas caso tenha problemas de estabilidade desativ-la com a opo [disable] ou [no]. Dram RAS Precarge Time: Nmero de ciclos de clock da CPU reservados para o RAS conservar sua carga antes do refresh (renovao) dos dados da memria RAM. A opo controla os "idle clocks" aps executado um comando de Precharge na DRAM. Speculative Leadoff:Alguns chipsets oferecem esse recurso, que pode ser ativado ou desativado no CMOS Setup. Quando ativado pela opo [enabled], ele aumenta a velocidade do primeiro acesso memria de cada ciclo, conseguindo-se um pequeno aumento de performance. Se voc usa memrias EDO ou FPM de boa qualidade (60ns ou menos), no ter problemas em us-la. Caso contrrio, teste-a em seu sistema e caso no haja problemas de estabilidade, deixe-a ativada. Interleaving: Tcnica utilizada em alguns chipsets para melhorar a performance das memrias, esta funo pode ser ativada no CMOS Setup de placas-me que usem esses chipsets. Com esse recurso o processador pode transferir mais dados para a memria RAM simultaneamente, aumentando a performance. Teste-a, e caso suas memrias no tenham problemas em us-la aps o teste, deixe-a ativada. DRAM Memory Speed ouSIMM Speed: Essa opo (que pode ter outros nomes) permite voc dizer ao CMOS Setup o tempo de demora de suas memrias. Quando a CPU pede um dado para a memria, o tempo de espera o tempo mximo que a memria pode demorar para devolver os dados pedidos CPU, medido em nanosegundos (ns). Por isso, quanto menor o tempo de espera das memrias, melhor o desempenho. Dependendo da idade da placa-me, as opes podem variar. Placas para no muito antigas geralmente trazem as opes [70ns] , [60ns] e [auto]. Caso no saiba qual a velocidade de sua memria, mas seu sistema est funcionando perfeitamente, deixe como est, ou mude para [auto] caso a opo exista. No adianta tentar melhorar a performance de memrias de por exemplo 70ns escolhendo a opo 60ns. Isso ir causar travamentos constantes no seu computador. Escolha sempre a opo correta. Em placas-me mais modernas essa opo nem existe, sendo sempre automtica. Agora, vamos outras configuraes presentes no Chipset Features Setup: Auto configuration: Essa opo permite que o Chipset Features Setup se auto-configure de modos diversos dependendo do BIOS. Em geral usa-se as opes default (padro de fbrica) para a configurao, mas pode ser que se use mtodos de deteco para uma auto-configurao mais apurada. No aconselhvel o uso, pois a performance do computador provavelmente vai cair. sempre prefervel configurar por voc mesmo, para tirar o mximo de seu sistema.

Cache Timing: caso essa opo exista em seu BIOS, use a que der a maior velocidade para sua memria cache, para melhorar a performance do sistema. Apenas caso essa configurao mais rpida de problemas que deve-se tentar uma mais lenta. As configuraes possveis geralmente so: [fast] e [fastest]. Use a [fastest], e caso tenha problemas mude para [fast]. ISA Bus Clock: trata-se da relao entre a velocidade do bus ISA e do PCI. Como o PCI mais rpido, e as velocidades so baseadas no barramento (FSB) da placa-me, a velocidade do ISA pode ser de 1/3 ou 1/4 da velocidade do PCI, dependendo da freqncia de operao do barramento da placa-me. Caso voc use 100MHz ou 66MHz, a opo correta [1/4] e caso use o barramento como o de 50MHz, o certo [1/3]. Algumas placas-me no possuem essa opo pois fazem isso automaticamente. I/O Recovery Time: em algumas placas-me mais modernas a opo acima aparece dessa forma, e as opes so diferentes, como por exemplo [2BUSCLK]. Geralmente nesses casos melhor usar a opo padro ou [auto] se existir. Leia o manual da placame para saber mais respeito das opes disponveis. Peer Concurrency: uma opo presente apenas em placas-me antigas. Deve ficar ativada [enabled] para que dois ou mais perifricos PCI possam funcionar ao mesmo tempo. 8 Bit I/O Recovery Time e 16 Bit I/O Recovery Time: o tempo de espera em ciclos de tempo da CPU em operaes de transferncia de dados do barramento PCI para o barramento ISA. Quanto menor mais rpido, porm v com cuidado, e tente aos poucos. System BIOS Cacheable e Video BIOS Cacheable nessas opes voc pode ativar ou no o cache do BIOS de sistema e de vdeo, e correspondem s anteriores System ROM BIOS Shadow e Vdeo ROM BIOS Shadow do BIOS Features Setup. Ative sempre que possvel. Frame Buffer Posted Write: essa opo assim como as duas prximas opes dizem respeito apenas placas-me com porta AGP (Advanced Graphics Port). Essa, caso ativada pela configurao [enabled], vai melhorar a performance do acesso da porta AGP memria do sistema. Altamente aconselhvel deix-la ativada. Force PCI_66 GAT Mode: essa opo visa eliminar problemas de compatibilidade e estabilidade de placas de vdeo AGP. A opo padro [enabled], e aconselhvel deix-la assim, a no ser que voc tenha tido problemas de estabilidade da placa AGP. AGP Bus Turbo Mode: essa opo, presente apenas em algumas placas-me, permite aumentar a performance da porta AGP. Deixe-a [enabled], a no ser que tenha problemas de compatibilidade ou estabilidade. AGP Aperture size: essa opo, presente apenas em algumas placas-me, indica placa de vdeo AGP a quantidade mxima de memria RAM do sistema ela pode utilizar para armazenar texturas ou estruturas 3D. Aconselhamos a usar sempre no mnimo a quantidade de memria RAM presente na placa de vdeo. Em placas TNT2 com 32Mb por exemplo, com menos de 32Mb de Aperture size, jogos como Quake3 no rodaram em nossos laboratrios. Mas, como isso consome parte da memria RAM do sistema,

aconselhamos a usar a quantidade mnima, a no ser raros casos em que 64Mb de RAM no vo fazer falta. Placas de vdeo Voodoo3 ignoram esse parmetro pois elas no utilizam memria do sistema, ao contrrio das outras placas AGP. Passive Release: um mecanismo que permite que a CPU acesse os slots PCI mesmo quando o M1543C est reservado aos ISA. aconselhvel manter [enabled] caso seu BIOS tenha essa opo. Delayed Transaction: caso ativada, essa opo permite que os slots PCI fiquem livres quando a CPU est acessando as placas ISA de 8-bits que normalmente consomem 5060 ciclos PCI se estivesse desativada. Apenas deixe-a desativada pela opo [disabled] caso voc use placas ISA antigas que no sejam compatveis com o padro PCI 2.1. D preferncia a deixar [enabled]. Memory Hole at 15Mb-16Mb: essa opo, caso ativada, reserva os primeiros 15-16Mb de memria do sistema para placas de expanso ISA que requerem esse recurso. Apenas use isso caso seja necessrio. Para quem no tem essas placas ISA especiais, no ativar essa opo para no perder 15 ou 16Mb de memria RAM a melhor opo. Deixe [disabled]. Data Integrity Mode: esse item, tambm chamado de ECC, tem o objetivo de detectar erros e corrigi-los, se possvel. Na maioria dos casos, possvel detectar erros bit-a-bit ou em mltiplos bits, porm a correo feita somente bit-a-bit. Geralmente essa opo deve ser desabilitada caso sua placa-me esteja usando barramento igual ou acima dos 83MHz, ou com barramento de 75MHz mas com o bus PCI configurado para 1/2 da velocidade do barramento. Sua memria RAM deve possuir ECC para se poder ativar essa funo. Leia o manual de sua placa-me para saber mais sobre as restries dessa opo em seu computador. A opo padro [disabled]. KBD Clock Source Speed:literalmente, trata-se da velocidade clock da fonte do teclado, medida em MHz. Na maioria dos sistemas a opo correta [8MHz], e apenas mude isso caso seu teclado no funcionar corretamente com essa configurao. Onboard FDC Controller: (FDC = Floppy Drive Conector). Essa opo representa deixar ou no a placa-me usar a controladora do drive de disquete. Apenas caso voc queira usar uma controladora separada (o que desaconselhvel), voc deve usar a opo [disabled]. Use sempre a opo [enabled], caso queira que seu drive disquete trabalhe usando a controladora da placa-me, o que representa como cerca 99% dos computadores modernos funciona. Onboard FDC Swap A & B: essa opo permite inverter a letra dos drives de disquete, sem precisar para isso abrir o computador e inverter os cabos. Ou seja: se drive A passar a ser o drive B, e o B passar a ser A. til s vezes, principalmente se voc usa ainda um drive de 5 /14 com outro drive de 3 1/2. Mas em geral, a opo correta [disabled] ou [no swap]. Onboard Serial Port 1/ Onboard Serial Port 2/ Onboard Parallel Port: esses itens permitem escolher configuraes como porta e Irq (requisito de Interrupo) das portas seriais e da paralela. Apenas mexa aqui caso haja conflitos de Irq com placas instaladas em seu computador.

Parallel Port Mode:essa parte do BIOS permite voc a configurar como a porta paralela se comportar. A porta paralela a usada para impressoras, scanners, cmeras para Internet entre outras coisas. Para que voc tenha acesso certas coisas como por exemplo aviso sobre falta de tinta da impressora, entre outras coisas, sua porta paralela deve estar configurada como bi- direcional. Nesse caso, existem as opes [EPP] e [ECP]. As duas so bidirecionais, porm a [ECP] um pouco mais rpida do que a [EPP]. Em algumas placas-me ainda existe a opo [ECP+EPP], que ainda melhor, pois permite o funcionamento nas duas maneiras de acordo com a necessidade. Salvo certas excees, sempre use a opo [ECP+EPP] ou a [ECP]. Caso tenha necessidade, por motivos de compatibilidade (impressoras matriciais antigas, por exemplo), use a opo[normal] que a mais lenta alm de uni-direcional. As cmeras para vdeoconferncia e scanners geralmente exigem para o funcionamento no mnimo que a porta seja [EPP].

PNP/PCI Configuration Setup: (PNP = Plug and Play) pode ser muito importante para o correto funcionamento do computador. Pode ser que aquela placa nova que voc comprou e que no foi detectada no esteja com defeito, e sim o BIOS que est configurado para no detectar o hardware automaticamente (com o plug and play desativado). onde tambm pode se controlar os Irqs (Interrupt Requests) entre outras coisas importantes. Onboard Serial Port 1/ Onboard Serial Port 2/ Onboard Parallel Port:esses itens permitem escolher configuraes como funcionamento e Irq (requisito de Interrupo) das portas seriais e da paralela. Apenas mexa aqui caso tenha problemas de conflitos de Irq. Caso tenha, talvez desabilitar uma porta Serial sem uso seja uma soluo.

You might also like