You are on page 1of 3

Disperso, na Qumica, qualquer disseminao de uma substncia ao longo de todo o volume de outra substncia.

. Uma disperso formada pela combinao de um dispergente com um disperso (soluto ou disseminado). Classificao 1. De acordo com o tamanho das partculas dispersas, as disperses se classificam em: Soluo: quando as partculas dispersas tm at 1 nm de dimetro. No possvel ver as partculas dissolvidas nem com microscpia eletrnica, e a separao das substncias (disperso e dispersante) feita atravs da destilao. Ex.: gua + sal. Colide (ou disperso coloidal): quando as partculas dispersas tm entre 1 nm e 1000 nm de dimetro. So misturas que, a olho nu, aparentam ser homogneas, mas na realidade no o so. Realizando uma centrifugao, possvel separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaa, gelatina. Suspenso: quando as partculas dispersas tm mais de 1000 nm de dimetro. possvel ver as partculas a olho nu. Geralmente usa-se a decantao ou filtrao para separar as substncias. Ex.: gua + areia, gua + terra, gua + matria orgnica do esgoto , ar + poeira. A cincia que estuda as suspenses a sedimentologia e teve como grandes expoentes Hans Albert Einstein, Kalynski e Veiga da Cunha. Observaes: 1 nm = 1 nanmetro = 109 metros = 0,000000001 metros; 1 nm = 10 A (angstrons) ; 10 nm = 100 A (angstrons) 2. De acordo com a natureza das partculas: Molecular: So as solues em que o soluto de natureza molecular. Inica: Solues em que o soluto so ons. Na natureza a disperso, junto com o fenmeno da diluio, um fenmeno ambiental muito importante, pois permite o lanamento adequado de poluentes gasosos ou lquidos, atravs de chamins ou de emissrios, diminuindo o impacto da carga poluidora inicial. Estes tipos de lanamentos esto previstos, respectivamente, no Protocolo de Quioto e no Protocolo de Annapolis. Estes clculos de disperso e de diluio, so efetuados na engenharia sanitria, utilizando-se modelos matemticos ou modelos fsicos. As vrias misturas constituem trs tipos de disperses, que so: solues, disperses coloidais e suspenses As disperses se referem s misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com gua ou sal e areia obtemos duas disperses. A substncia que se encontra espalhada, de maneira homognea (como o sal na gua) ou de maneira heterognea (como a areia na gua), denominada disperso. J a gua faz o papel de dispersante, nesses casos.

A diferena principal entre essas duas disperses est no tamanho das partculas do disperso. Enquanto os gros de areia podem ser vistos a olho nu, as partculas do sal ficam invisveis. Baseado nisso, as disperses podem ser classificadas em trs tipos principais, que so:

Note, no quadro abaixo, a diferena no tamanho das partculas dispersas:

* Solues: so misturas homogneas nas quais no conseguimos ver as partculas dispersas nem com microscpio. Alguns exemplos so o j citado sal misturado em gua e tambm o acar misturado em gua.

No caso das solues, o disperso chamado de soluto e o dispersante de solvente. As solues no podem ser separadas por nenhum processo de filtrao. * Disperses Coloidais ou Coloides: alguns exemplos so a maionese e a gelatina. Suas partculas no so visualizadas a olho nu, por isso muitas vezes so confundidas com sistemas homogneos, mas so, na realidade, heterogneos, como se pode ver com o uso de microscpios. Suas partculas no se sedimentam com a ao da gravidade, mas apenas com ultracentrfugas. Existem vrios tipos de disperses coloidais, que so: sol, sol slido, gel, emulso, espuma e aerossol. Separar esse tipo de disperso no possvel com filtrao, mas sim com uma membrana semipermevel. Suas partculas refletem e dispersam a luz. *Suspenses: so sistemas heterogneos, nos quais, mesmo a olho nu, possvel visualizar suas partculas. Alguns exemplos so: areia na gua, argila na gua, leite de magnsia e calamina. No caso das disperses, a luz tambm refletida. E a sua separao pode ser feita por filtrao comum.

You might also like