You are on page 1of 2

Os recursos naturais e a fixao humana

1. As primeiras comunidades recolectoras


Os primeiros grupos de homens e mulheres que habitaram a Pennsula Ibrica viviam emcomunidades: grupos de vinte a quarenta pessoas que partilhavam entre si os abrigos, a comida, os utenslios e os perigos. Para se protegerem do frio e dos animais ferozes refugiavam-se em grutas e outros abrigosexistentes nas rochas. Por vezes construam cabanas com troncos, ramos e peles de animais. As peles de animais tambm serviam para se vestirem. Faziam tambm utenslios de pedra e osso para se protegerem, para caar, esquartejar animais e raspar e cortar as suas peles. As cenas de caa eram gravadas e pintadas nas paredes das grutas onde viviam. A estas gravuras e pinturas chamamos arte rupestre. Estas comunidades viviam da pesca, da caa, e da recoleco, por isso as chamamoscomunidades recolectoras. Isto significa que viviam da recolha do que a Natureza lhes oferecia. Quando os recursos naturais de um local escasseavam tinham que procurar um novo local com mais frutos e mais animais para sobreviverem. Por isso no tinham casa fixa e no permaneciam no mesmo local durante muito tempo. Diz-se ento que eram nmadas. A descoberta do fogo permitiu defenderem-se melhor dos animais ferozes, para se aquecerem e assarem os animais.

2. As comunidades agro-pastoris
H cerca de 10000 anos a temperatura subiu, os gelos fundiram-se e o clima tornou-se quente e seco. Os animais de clima frio desapareceram e surgiram novas espcies vegetais e animais. Ficaram assim reunidas condies para os homens abandonarem as grutas e melhorar a sua forma de vida. As comunidades agro-pastoris vivam da agricultura, da pastorcia e da domesticao de animais. Como viviam perto das terras que cultivavam deixaram de precisar de se deslocar constantemente, tornando-se assim sedentrios. Comeou a haver uma maior abundncia e diversidade de alimentos o que originou os primeiros povoados. Comeou-se a praticar a cestaria, a cermica e a tecelagem. Novos utenslios foram inventados como a foice, a enxada de pedra, o arado de madeira e a m manual, e deu-se maior uso daroda. Surge tambm nesta poca vrios monumentos em pedra como antas, ou dlmenes, e os menires.

3. Homens dos castros


H cerca de 2500 anos a Pennsula Ibrica era habitada pelos:

Celtas: povos guerreiros vindos no Centro da Europa, eram altos de cabelo e olhos claros e fixaramse no Norte e Oeste da Pennsula Ibrica. Iberos: homens morenos e de estatura mdia que se fixaram no Sul e Este da Pennsula Ibrica.

Os Iberos s conheciam o cobre e o bronze. Os celtas trouxeram o ouro e o ferro.

Com o passar do tempo estes povos acabaram por se misturar dando origem aos celtiberos. Estas tribos viviam nos cimos dos montes rodeados por muralhas nas citnias, ou castros.

4. Contacto com os povos mediterrnicos


Os povos do sul da Pennsula Ibrica viviam melhor que os do norte principalmente devido ao contacto com Fencios, Gregos e Cartagineses, que eram povos mais evoludos. Estes povos dedicavam-se ao comrcio. Na Pennsula Ibrica encontraram metais e em troca ofereciam objectos de vidro, adornos, cermicas, tecidos de linho e prpura. Deixaram-nos novas ideias e costumes e deram a conhecer o alfabeto fencio, a moeda grega e aconservao dos alimentos pelo sal.

A conquista romana e a resistncia dos povos ibricos


1. A conquista
Os romanos eram um povo proveniente da Pennsula Itlica que conquistaram vrios territrios volta do mar Mediterrneo graas ao seu poderoso e organizado exrcito. Atrados pelas riquezas das Pennsula Ibrica conquistaram-na no sc. III a.C. Desta forma conseguiram o domnio do comrcio do Mediterrneo.

2. A resistncia
As populaes do litoral sul no ofereceram grande resistncia. O mesmo no aconteceu com os povos do Centro e Norte que lutaram contra os romanos durante quase 200 anos. Um dos povos que se distinguiu na luta contra os romanos foram os Lusitanos, chefiados por Viriato. Estes montavam armadilhas e emboscadas aproveitando as montanhas e desfiladeiros.

3. O imprio romano
Entretanto no foi s conquistada a Pennsula Ibrica mas sim um conjunto de territrios volta do Mediterrneo que fez com que os romanos construissem um grande Imprio. A sua capital era a cidade de Roma e possuiam territrios na Europa, sia e frica. O chefe supremo do Imprio era oimperador.

You might also like