You are on page 1of 23

DIREITO PENAL 3 MARCUS MOUSINHO [20.03.

09]
Homicdio Privilegiado:

um tipo derivado porque depende de um tipo mais importante; um caso especial, pois a pena que de um tero a um sexto do crime consumado, diminuda pelo ui! de um sexto para um tero; o crime praticado por motiva"o #$% parte&' um crime por motiva"o relevante so( a vis"o de uma sociedade; )atar por relevante valor social #matar um poltico corrupto para o (em social&; *rime por valor moral #pai mata o estuprador da +il,a para o (em individual&. um crime por mpeto emocional #2% parte&' -rti.o 2/, 0' 1"o exclui a imputa(ilidade penal a em(ria.u2s, a emo"o e a paix"o; isenta de pena a em(ria.u2s patol3.ica ou por +ora maior' (e(er com arma apontada para a ca(ea e matar; 4m(ria.u2s consciente' se matar com ou sem consci2ncia sa(endo o que est5 +a!endo ser5 responsa(ili!ado pelo crime; 6 menor, no 7rasil, n"o responsa(ili!ado pelo crime penal por causa da 8oltica de 4stado.

-rti.o 9:, 000' )atar so( o domnio de violenta emo"o' *ometida lo.os ap3s in usta provoca"o da vtima; 1"o qualquer provoca"o; ;m ta(e+e considerado o+ensa<in =ria a ,onra do cidad"o; 1"o ,omicdio privile.iado, o crime decorrente de 3dio anti.o ou que ven,a a ser cometido tempos depois da a.ress"o da vtima. 8ara matar so( o domnio de violenta emo"o o a.ente tem que est5 com suas +aculdades mentais diminudas.
1

8rovoca"o 0n usta' >eva o indivduo as vias de +ato contra a vtima.

?ato @emporal' )ostra ao cidad"o que ele n"o pode a.ir assim e o 4stado tem como +un"o casti.5Alo como ac,ar mel,or.

!"#"3#"$ e !%#"3#"$&
Homicdio '(ali)icado: art. 30.

@em circunstBncia de car5ter pessoal; Comicdio simples n"o ,ediondo; D3 considerado ,ediondo, quando praticado em sua +orma quali+icada ou quando tpico da a"o de .rupos de extermnio; 0nseremAse no mesmo rol' os crimes de estupro, latrocnio, extors"o mediante seqEestro, etc.; )otivos' -rti.o $2$, F2G, 0' demonstra deprava"o moral do a.ente. )ediante pa.a ou promessa de recompensa' aquilo que o autor ou o executor vai au+erir como pa.amento para cometer o crime; @orpe' moralmente reprovado #ex.' matar por inve a&;

-rti.o $2$, F2G, 00' ?=til' matar por motivo pequeno #ex.' matar o dono de um (ar que n"o l,e serviu (e(ida&; 8rincpio da @axatividade do @ipo #*ape!&'

-rti.o $2$, F2G, 000 A Huanto aos meios empre.ados' 4mpre.o de veneno, explosivo, +o.o, as+ixia e tortura; -rti.o :9' o ui! tem que analisar cada t3pico para de+inir a pena; Huali+icador o( etivo' s"o os meios de execu"o do crime;

)eios insidiosos' meio que oculta I inten"o do a.ente, sem que a vtima perce(a<pe.a a vtima de surpresa #ex.' veneno&; )eio cruel' veneno, explosivo, +o.o; )eio que possa resultar peri.o comum' provocar desa(amento ou inunda"o; -rti.o $J' crime possvel; -s+ixia' a supress"o da respira"o, que se ori.ina de um processo mecBnico ou t3xico. 4xemplos' 4stran.ulamento' compress"o do pescoo por um lao condu!ido por +ora que pode ser a do a.ente a.ressor ou de outra +onte; 4n+orcamento' compress"o do pescoo por um lao causado pelo pr3prio corpo da vtima; 4s.anadura' o aperto do pescoo provocado pelo a.ente a.ressor diretamente, valendoAse das m"os, pernas ou ante(rao; -+o.amento' trataAse da inspira"o de lquido, estando ou n"o imerso.

@ortura' impin.ir a vtima a um so+rimento maior para conse.uir o o( etivo; Ki+erente do meio utili!ado para matar; Ki+erente do crime de tortura' n"o ,5 a inten"o de matar, um crime preterdoloso; Huali+icadora' +inalidade de a a"o ocasionar a morte; um crime doloso quali+icador; empre.ado para constran.er al.um.

8eri.o comum' di+erente do crime do arti.o 2:/' les"o corporal de nature!a .rave; 0nc2ndio, explos"o, inunda"o, desmoronamento, etc.; ?inalidade de matar al.um dera peri.o a outrem.

-rt. $2$, F2G, 0L' @rai"o' que(ra de con+iana depositada pela vtima ao a.ente, que desta se aproveita para mat5Ala; C5 duas concepMes'
3

)aterial' a vtima pe.a de surpresa #ex.' e+etuar disparo pelas costas ou matar a vtima que est5 dormindo, em coma alco3lico&; )oral' o su eito se +a! de ami.o e se aproveita do relacionamento pessoal para matar a vtima.

8ara a urisprud2ncia tanto +a!, a material ou a moral.

4m(oscada ou tocaia' o a.ente a.uarda escondida a passa.em da vtima por um determinado local para, em se.uida, alve 5Ala; De oculta da vtima para pe.5Ala de surpresa; 4nquanto o a.ente n"o +a! o disparo, o crime atpico para o ,omicdio.

)ediante dissimula"o' a utili!a"o de um recurso qualquer para en.anar a vtima, visando possi(ilitar uma aproxima"o para que o a.ente possa executar o ato ,omicida; 6 a.ente se dis+ara com inten"o mal+ica.

-rt. $2$, F2G, L' 8ara asse.urar a execu"o' )atar um se.urana para conse.uir seqEestrar o empres5rio #,omicdio quali+icado em concurso material com extors"o mediante seqEestro&.

*onex"o teleol3.ica ou provatcia' o su eito quer evitar que se descu(ra que o crime +oi praticado, portanto mata para .arantir a execu"o do crime; 4x.' mata o vi.ia para rou(ar o (anco.

*onex"o conseqEencial ou impunidade' o su eito mata al.um que poderia incrimin5Alo; 4le mata para que o crime anterior n"o se a desco(erto; 4x.' estupra e mata a testemun,a.

*onex"o para asse.urar vanta.em de outro crime' mata o comparsa de rou(o para +icar com todo o din,eiro.

3"#"3#"$& Homicdio C(l*o+o:

-rti.o $2$, F3G; 8ena' deten"o de um a tr2s anos;


4

6corre quando o a.ente n"o queria causar a morte, nem assumir o risco de produ!iAla, mas ela ocorre por imprudncia, impercia ou negligncia. Imprudncia (conduta ativa): praticar ato peri.oso como limpar arma de +o.o, diri.ir em alta velocidade, etc.; Negligncia (conduta passiva): a aus2ncia de preocupa"o #ex.' arma ao alcance de criana, etc.&; Impercia: a +alta de aptid"o #n"o con,ecimento& para determinada +un"o; 1"o existe a compensa"o de culpa; 6 a.ente s3 n"o responde se a culpa +oi exclusivamente da vtima; De duas ou mais causam a morte respondem como coAautores por ,omicdio culposo; 1a culpa consciente, o a.ente v2 o risco de causar a morte, mas acredita que dada a sua destre!a o +ato n"o ocorrer5; 4nquanto que no dolo eventual, o a.ente v2 o mesmo risco, mas a ocorr2ncia do evento morte l,e indi+erente #+ao, d2 no que der&.

-rti.o $2$, FNG' aumento da pena. 1o ,omicdio culposo, a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de ino(servBncia de re.ra tcnica de pro+iss"o, arte ou o+cio, ou se o a.ente deixa de prestar imediato socorro a vtima, n"o procura diminuir as conseqE2ncias do seu ato, ou +o.e para evitar pris"o em +la.rante; Dendo doloso o ,omicdio, a pena aumentada de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de $N anos ou maior de 90 anos.

6(s. $' ino(servBncia de re.ra tcnica de pro+iss"o, arte ou o+cio' o a.ente con,ece as re.ras, mas n"o

se.ue; 6(s. 2' omiss"o de socorro de terceiros' s3 exi.vel se n"o ,ouver risco pessoal;

8orm, ,5 decis"o contr5ria ao receio de linc,amento, pois quem provoca situa"o de peri.o no mnimo por culpa On"o pode com 2xito invocar estado de necessidade real ou positivoP.

6(s. 3' n"o incide na morte instantBnea ou +erimentos leves sem necessidade de socorro.

*@7 #*3di.o de @rBnsito 7rasileiro&' -rt. 302' praticar ,omicdio culposo na dire"o de veculo automotor'
5

8enas' deten"o, de dois a quatro anos, e suspens"o ou proi(i"o de se o(ter a permiss"o ou a ,a(ilita"o para diri.ir veculo automotor.

Obs. 1: Culpa: a ausncia do dever de cuidado objetivo caracteri!ado pela imprudncia

negligncia ou impercia. " o desvio padr#o do $omem %dio. &'.: O dito ($omem %dio) procura ao dirigir um autom*vel n#o atropelar os pedestres e respeitar os sinais de tr+nsito.

Ocorrendo negligncia impercia ou imprudncia e ,avendo vtimas -atais no acidente o condutor do veculo automotor ser. acusado de $omicdio Culposo ou seja cometeu (reali!ou e'ecutou praticou) um ato e'tremo sem ter a IN/&N01O ou 2ON/34& de -a!5lo mas 6ue por ter agido com imprudncia negligncia ou impercia acabou por praticar tal ato.

-rti.o 302, F =nico' no ,omicdio culposo cometido na dire"o de veculo automotor, a pena aumentada de um tero I metade, se o a.ente' I# 1"o possuir 8ermiss"o para Kiri.ir ou *arteira de Ca(ilita"o; II# 8ratic5Alo em +aixa de pedestres ou na calada; III# Keixar de prestar socorro, quando possvel +a!2Alo sem risco pessoal, I vtima do acidente;

Obs. 7: &ste dispositivo somente aplicado ao condutor do veculo 6ue ten,a agido de -orma culposa

caso contr.rio o crime cometido ser. tipi-icado no art. 89:.

O socorro dever. ser possvel de ser e-etivado sem risco pessoal para o condutor (e'.: amea;a de agress#o grande movimenta;#o de veculos etc.) e 6uando o agente puder concreti!.5lo tendo meios para tanto< assim se o agente n#o possuir condi;=es de e-etuar o socorro ou 6uando tambm -icou lesionado no acidente de -orma a n#o poder ajudar a vtima n#o ter. aplica;#o o dispositivo. O instituto igualmente n#o ser. aplicado se a vtima -or de imediato socorrida por terceira pessoa. I,# 1o exerccio de sua pro+iss"o ou atividade, estiver condu!indo veculo de transporte de passa.eiros.

Obs.8: O instituto ser. aplicado mesmo 6ue o veculo de transporte de passageiros esteja va!io<

6uando estiver no trajeto at a empresa ap*s o trmino da jornada< e 6uando as vtimas n#o necessitam estar no interior do veculo para 6ue sejam alcan;adas pelo presente dispositivo. -rt. 30N. #6)0DDQ6 K4 D6*6RR6&' Keixar o condutor do veculo, na ocasi"o do acidente, de prestar imediato socorro I vtima, ou, n"o podendo +a!2Alo diretamente, por usta causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade p=(lica'
6

8enas' deten"o, de seis meses a um ano, ou multa, se o +ato n"o constituir elemento de crime mais .rave. 8ar5.ra+o =nico. 0ncide nas penas previstas neste arti.o o condutor do veculo, ainda que a sua omiss"o se a suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantBnea ou com +erimentos leves.

Obs. :: O sujeito ativo o agente causador do acidente e condutor do veculo automotor deve agir de

-orma dolosa para 6ue este crime com vtima se en6uadre no artigo 89: de Omiss#o de >ocorro pois caso contr.rio ele responder. pelo crime tipi-icado no art. 897 ? @nico III ou art. 898 ? @nico<

>e na mesma oportunidade outro motorista n#o envolvido no acidente ou outras pessoas dei'arem de prestar socorro incidem no crime de Omiss#o de >ocorro previsto no art. 18A do C*digo Benal< C. 6uando logo ap*s o acidente uma terceira pessoa presta o socorro Ds vtimas antecipando5se ao condutor (sujeito ativo) n#o ,aver. incidncia do crime tipi-icado neste artigo. %as se o condutor logo ap*s o acidente se a-astar do local e a vtima -or socorrida o crime estar. consumado. 3"#"3#"$&

I-d(.ime-/o0 A(1lio0 I-+/iga23o ao S(icdio 4o( Par/ici*a23o em S(icdio5:

-rti.o $22' indu!ir ou insti.ar al.um a suicidarAse ou prestarAl,e auxlio para que o +aa. 8ena' reclus"o de 2 a 9 anos se o suicdio se consuma; ou reclus"o de $ a 3 anos se da tentativa de suicdio resulta les"o corporal de nature!a .rave. F Snico' a pena duplicada' De o crime praticado por motivo e.ostico #ex.' para +icar com a ,erana da vtima, com o seu car.o, etc.&; De a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resist2ncia #ex.' vtima est5 em(ria.ada, com depress"o&.

8articipa"o )oral e )aterial' Indu!imento #participa"o moral&' si.ni+ica dar a idia do suicdio a al.um que ainda n"o tin,a tido esse pensamento; Instigar #participa"o moral&' si.ni+ica re+orar a inten"o suicida 5 existente; 3lgum: pessoa ou pessoas determinadas;

- suicidar5se ou prestar5l,e au'lio para 6ue o -a;a #participa"o material&' si.ni+ica cola(orar materialmente com a pr5tica do suicdio, quer dando instruMes ou emprestando o( etos para que a vtima se suicide; 4ssa participa"o deve ser secund5ria, acess3ria, pois se a a uda +or I causa direta e imediata da vtima, o crime ser5 o de ,omicdio.

1"o existe tentativa deste crime; o le.islador condiciona a imposi"o da pena I produ"o do resultado, que no caso pode ser a morte ou a les"o corporal .rave; *onsumaAse no momento da morte da vtima ou quando ela so+re lesMes corporais .raves; resultando lesMes leves o +ato atpico; Keve ,aver rela"o de causa e e+eito entre a conduta do a.ente e a da vtima; Keve ,aver seriedade na conduta do a.ente; se al.um, em tom de (rincadeira, di! I vtima que a =nica solu"o Ose matarP e ela e+etivamente se mata, o +ato atpico por aus2ncia de dolo; - vtima deve ter capacidade de entendimento de que sua conduta ir5 provocar sua morte e resistncia; assim, quem indu! uma criana de pouca idade ou pessoa com .rave en+ermidade mental a se atirar de um prdio, responde por O,omicdioP; De v5rias pessoas +a!em roletaArussa em .rupo, uns estimulando os outros, os so(reviventes respondem por este crime; De duas pessoas decidem morrer untamente, se trancam em um compartimento +ec,ado e uma delas li.a o .5s, mas apenas a outra morre, ,aver5 O,omicdioP por parte daquele que executou a conduta de a(rir a torneira do (oti "o de .5s; De duas pessoas +a!em um pacto de morte e uma delas se mata e a outra desiste, o so(revivente responder5 por este crime; 6 a.ente que coa.e al.um a n"o se matar n"o pode ser preso por crime de coa"o; mas proi(ir uma prostituta a n"o se prostituir, pode ser preso por crime de coa"o; 1a modalidade de auxiliar, o a.ente n"o pode participar da tentativa de ,omicdio, caso contr5rio ele ser5 preso por ,omicdio; Kar a corda e o (anquin,o n"o ato de exclus"o; >ujeito 3tivo (comum): qualquer pessoa com capacidade de discernimento e autodetermina"o; >ujeito Bassivo (comum): qualquer pessoa' 8ortadora de doena mental; )enores de $N anos #presun"o de viol2ncia&; *om incapacidade de rea"o da vtima;
8

*om erro provocado por terceiro; e 8essoa determin5vel. Objeto %aterial e Objeto Curdico: a pessoa, a vida; &lemento >ubjetivo: dolo #direito ou eventual&; )odalidades *omissivas e 6missivas' Omiss#o pr*pria e impr*pria: status de .arantidor #arti.o $3, F2G, *8&; Indu!ir e instigar: comportamento positivo; 3u'iliar: comportamento via ina"o. /entativa: condi"o de puni(ilidade ou atipicidade; Consuma;#o: com a morte ou les"o .rave ou .ravssima;

"3#"6#"$& I-)a-/icdio: -nti.amente re+eriaAse a matana indiscriminada de crianas nos primeiros anos de vida, mas para o Kireito (rasileiro moderno, este crime somente se con+i.ura se a mul,er, quando cometeu o crime, estava so( a in+lu2ncia do estado puerperal, isto , lo.o ap3s o parto ou mesmo depois de al.uns dias. 1a atualidade, a *,ina um pas onde ,5 elevado ndice de in+anticdio +eminino. 1este pas pr5tica comum cometer a(orto quando o (e(2 uma menina, o que .erou um desequil(rio entre os sexos na popula"o do pas. -rti.o $23, *8' matar, so( a in+lu2ncia do estado puerperal, o pr3prio +il,o, durante o parto ou lo.o ap3s' 8ena' deten"o de 2 a 9 anos. -rti.o 322 e 339 do *88. um crime ina-ian;.vel. 4stado psquico da parturiente' 8ara con+i.urar o delito deve ser a mul,er a portadora de .rave pertur(a"o psquica, c,amado estado puerperal;

6 parto n"o leva a transtornos psquicos .raves, podendo ,aver um quadro de triste!a do parto #maternitT (lues&; Bercia E se o parto transcorreu de +orma an.ustiante ou dolorosa' De a parturiente, cometido o crime, tentou esconder o cad5ver; De lem(rar do ocorrido ou n"o e se ,5 simula"o; De tiver antecedentes psic3ticos ou se ,5 vest.ios de de(ilidade.

de competncia do CFGI. Buerprio: perodo que vai da expuls"o da placenta at a involu"o total das alteraMes do or.anismo provocadas pela .ravide!. 1ossa le.isla"o atual (ene+icia o ,omicdio (iopsicol3.ico, onde a m"e mata seu +il,o in+luenciado pelo puerprio que sempre existe, mas deve ser comprovada a resultante pertur(a"o emocional da mul,er como nexo causal. 6 parto se inicia em .eral com o rompimento do saco amni3tico e termina com o corte do cord"o um(ilical e a expuls"o da placenta; Huanto a perodo logo ap*s o parto c,e.aAse a admitir at oito dias posteriores; - le.isla"o penal (rasileira, atravs dos estatutos de $/30, $/90 e $9N0, tem conceituado o crime de in+anticdio de +ormas diversas. 6 *3di.o 8enal de $/90 de+inia o crime com a se.uinte proposi"o' U)atar recmAnascido, isto in+ante, nos sete primeiros dias de seu nascimento, quer empre.ando meios diretos e ativos, quer recusando I vtima os cuidados necess5rios I manuten"o da vida e a impedir a sua morteU. 6 F =nico cominava pena mais (randa Use o crime +osse perpetrado pela m"e, para ocultar a desonra pr3priaU, o c,amado in+anticdio ,onoris causa. >ujeito 3tivo: a m"e #crime pr3prio' condi"o elementar&; -dmiteAse a coAautoria ou participa"o n"o paci+icamente #in+anticdio V ,omicdio&; - m"e pode ou n"o estar presente durante o processo; Co e em dia, a m"e n"o pode ale.ar que cometeu in+anticdio para de+ender sua ,onra como anti.amente; ela ir5 ale.ar que matou o +il,o porque estava so( o estado puerperal; *ritrio adotado pelo *3di.o 8enal' ?sico' (iol3.ico, (iopsquico ou +isiopsquico; 4stado puerperal mnimo' a m"e responde por ,omicdio, pois o ui! n"o leva em considera"o o estado puerperal;
10

4stado puerperal mdio' in+anticdio; 4stado puerperal m5ximo' inimput5vel, pois tira totalmente a consci2ncia da m"e; o que aplicado nesses casos uma medida de seguran;a< DemiAinimput5vel' arti.o 29, F =nico W n"o se a inteiramente incapa! de entender o car5ter ilcito do +ato ou de determinarAse de acordo com esse entendimento #a pena aplicada, mas redu!ida&. um crime personalssimo, pois um terceiro n"o pode matar o (e(2 no lu.ar da m"e; Huest"o >e.al' ser m"e circunstancia do crimeX 1"o, pois a circunstancia o que est5 ao redor do motivo matar. 4lemento Du( etivo' dolo #direito ou eventual&, ,omicdio culposo; Der m"e elementar para o crime de in+anticdio. -rti.o 30, *8' n"o se comunicam as circunstancias e as condiMes de car5ter pessoal, salvo quando elementares do crime.

)"e mata e o a.ente auxilia, se tem a autora e o partcipe' crime atpico de anti urdico; K5Ase por insti.a"o; -rti.o 29, *8' quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominada;

-utor mata e a m"e auxilia' Koutrina' -utor' ,omicdio; )"e' in+anticdio;

-rti.o 30, *8' veta a possi(ilidade -utor' in+anticdio; )"e' partcipe de in+anticdio #se n"o +or por insti.a"o&.

>ujeito Bassivo: o +il,o nascente ou recm nascido com vida provada pela docimasia pulmonar #respira"o& ou por outros +enYmenos vitais como circula"o san.unea; 6( eto )aterial e 6( eto Zurdico' o nascente e o neonato a vida.

11

/entativa: crime plurissu(sistente #ex.' a m"e pe.a o +il,o e o coloca dentro do vaso sanit5rio, na ,ora em que ela vai d5 a descar.a c,e.a al.um e tira o (e(2 dali&. Consuma;#o: com a morte, veri+icandoAse se a criana estava com vida. - morte do (e(2 antes do parto considerada aborto. 1"o necess5rio inda.arAse se o +eto capa! de vida autYnoma extraAuterina. 8ara que se con+i.ure o in+anticdio, (asta que, comeado o parto, se possa considerar o +eto (iolo.icamente vivo; sendo que vida (iol3.ica corresponde I exist2ncia do mnimo de atividades +uncionais de que o +eto 5 dispMe antes de vir I lu!, e das quais o mais evidente atestado a circula"o san.Enea. - doutrina +ala do tumor do parto' que uma sali2ncia viol5cea que se +orma no couro ca(eludo; uma press"o no crBnio que ocorre durante o parto; se a criana possuir esse tumor, concluiAse que ela nasceu com vida; se n"o tiver, nasceu morta. -rti.o $J, *8' crime impossvel por a(soluta impropriedade do o( eto se o +il,o 5 nasce sem vida. )odalidades 6missivas e *omissivas' *omissiva' ver(o matar; 6missiva' omiss"o impr3pria; status .arantidor do dever de a.ir decorrente da leiAo(ri.a"o de cuidado, prote"o ou vi.ilBncia #arti.o $3, F2G, *8&. -plica"o do arti.o 20, F3G' 4rro da pessoa. *oncurso de 8essoas' - parturiente e o terceiro executam o crime; - parturiente executa a conduta com a participa"o do terceiro; 6 terceiro executa a conduta com a participa"o da m"e.

>imite @emporal' Kurante o parto' a(orto e in+anticdio; 8arto normal' $G perodo' Kilata"o do colo do =tero; rompimento da mem(rana amni3tica se.uido da incis"o das camadas a(dominais #contraMes&; 2G perodo' 4xpuls"o; 3G perodo' Decundamento.

8arto cesariano ou csare ou tomotocia' incisar o a(dome e a parede do =tero.


12

Hogo ap*s o parto: perodo que vai da expuls"o do +eto aos primeiros cuidados ao recmA nascido. KelimitaAse pela in+lu2ncia do estado puerperal, onde a m"e n"o est5 em estado de (onana, quietude; 8rincpio da ra!oa(ilidade' rela"o de proximidade.

8ra!o ra!o5vel' de dois meses de estado puerperal.

73#"6#"$&

A8or/o:

a interrup"o da .ravide! com a conseqEente morte do +eto. 8ode ser' 1atural' a interrup"o da .ravide! espontBnea e, portanto impunvel. -cidental' ocorre em conseqE2ncia de traumatismo, sendo tam(m impunvel. 4x.' queda, acidente em .eral. *riminoso' previsto nos arts. $2N a $2J' -(orto provocado pela .estante #autoAa(orto&; -(orto provocado sem o consentimento da .estante; -(orto provocado com o consentimento da .estante; -(orto quali+icado. >e.al ou permitido W previsto no art. $2/' -(orto necess5rio; -(orto sentimental.

6s mtodos mais usuais para provoc5Alo s"o a in.est"o de medicamentos a(ortivos, introdu"o de o( etos pontia.udos no =tero, raspa.em ou cureta.em e suc"o; ainda possvel a utili!a"o de a.entes eltricos ou contundentes para causar o a(ortamento. De o +eto 5 estiver morto #a(soluta impropriedade do o( eto& ou o meio utili!ado pelo a.ente n"o pYde provocar o a(orto #a(soluta ine+ic5cia do meio&, crime impossvel.
13

-(orto -nence+5lico' +ato atpico, 5 que n"o ,5 nada; Kecis"o do D@?' para decidir se a(orto anence+5lico crime ou +ato atpico; C5 a possi(ilidade de ser lcito +uturamente, se.undo o D@?.

-(orto por 4stupro' *om autori!a"o dos pais.

-(orto provocado pela .estante #autoAa(orto&' 8ratica em si mesma o a(orto; 6 ato do a(orto o a(ortamento; - le.isla"o (rasileira pro(e que a mul,er se autoAa(orte.

- m"e pode ter auxlio, o partcipe; 6 su eito passivo o +eto; 6 a(orto a antecipa"o do nascimento #antes do parto&, 5 que durante ou lo.o ap3s o parto crime de in+anticdio; De o +eto +oi espontaneamente expulso n"o considerado a(orto, mas se a m"e matar o +eto a percia decidir5 se ser5 crime de ,omicdio ou in+anticdio; possvel a tentativa no crime de a(orto; um crime pr3prio, pois a norma exi.e que o su eito ativo #m"e& pratique o crime; *rime multinuclear' )atar e praticar; @odos respondem pela mesma conduta. - .estante que consente com o a(orto, responde pelo arti.o $2N; )as o terceiro que executa o a(orto com o consentimento da .estante responde pelo arti.o $29. 6 terceiro s3 responde por lesMes corporais, caso ,a a lesMes na vtima. 6 crime tentado de estupro ocorre quando o su eito desiste da conduta por ter ouvido a sirene da polcia ou por outro motivo;
14

6 crime de estupro se consuma com a penetra"o do 3r."o sexual masculino no 3r."o sexual +eminino; crime de +orma livre qualquer a"o que pode ser empre.ada para provocar o a(orto; 6 crime de trBnsito n"o pode ser causa de a(orto, a n"o ser que o su eito provoque o acidente com o intuito de provocar o a(orto na vtima; - norma n"o considera o consentimento da m"e menor de $N anos; - pena aumenta de 3 a $0 anos para o terceiro que provoca o a(orto com o consentimento da .estante menor de $N anos, alienada ou d(il mental; - .estante em um desses aspectos n"o penali!ada. 8orm, se o consentimento o(tido mediante +raude #o mdico di! que a criana surda, muda, ce.a, etc.&, o terceiro responder5 pelo arti.o $29 e a m"e responder5 pelo arti.o $2N; -(orto Huali+icado' 3rtigo 17I: 3s penas cominadas nos dois artigos anteriores (arts. 17A e 17J) s#o aumentadas de 1K8 se em conse6Lncia do aborto ou dos meios empregados para provoc.5 lo a gestante so-re les#o corporal de nature!a grave< e s#o duplicadas se por 6ual6uer dessas causas l,e sobrevm D morte. @em pena duplicada destinada ao terceiro; - doutrina interpreta a les"o .rave e .ravssima com o aumento de $<3 ou o do(ro aplicada a pena em cima do arti.o $29; 1"o tipo autYnomo, tem que ser provocado o a(orto para ocorrer o crime de les"o corporal; 6 arti.o $29, caput, n"o trata de les"o corporal leve; - les"o corporal .rave tratada pelo arti.o $29, F$G; - les"o corporal .ravssima tratada pelo arti.o $29, F2G. -(orto >e.al ou 8ermitido' 3rtigo 17M: N#o se pune o aborto praticado por mdico: I (aborto necess.rio) 5 se n#o ,. outro meio de salvar a vida da gestante< II (aborto sentimental) 5 se a gravide! resulta de estupro (ou de (atentado violento ao pudor) j. 6ue possvel em -ace da mobilidade dos espermato!*ides 5 embora o CB n#o permita mas pac-ico o entendimento de 6ue pode ser aplicada a c,amada analogia (in bonam partem)) e o aborto precedido de consentimento da gestante ou 6uando incapa! de seu representante legal. 76#"6#!""$&

PATRIM9NIO: @ipicidade material; ?ato tpico' material +ormal; 8uni(ilidade' *ulpa(ilidade no modo tradicional; 1ecessidade de pena.

1a -leman,a a maioridade penal aos $3 anos, mas o tratamento dado a ele do menor de 20 e 30

anos. @rataAse de um tratamento que visa I reinte.ra"o do menor I sociedade. )as a imputa(ilidade aplicada ao menor de $3, de 20 anos e assim por diante, s"o i.uais.
15

:URTO:
-rti.o $::, *8 [Du(trair, para si ou para outrem, coisa al,eia m3vel' 8ena de reclus"o, de $ #um& a N

#quatro& anos, e multa]. - prote"o imediata a da posse; - posse amais se torna lcita, sempre ser5 ilcita; 6 su eito ativo do crime ser5 qualquer pessoa que n"o se a o possuidor<propriet5rio do patrimYnio. 6 su eito passivo ser5 o devedor<possuidor<propriet5rio.
*orrente Koutrin5ria' no crime de +urto, o su eito ativo<passivo comum, pois n"o exi.e a

especi+icidade do su eito.
-rti.o 22, *8' De o +ato cometido so( coa"o irresistvel ou em estrita o(edi2ncia a ordem, n"o

mani+estamente ile.al, de superior ,ier5rquico, s3 punvel o autor da coa"o ou da ordem.


-"o +sica do crime'

Realidade do ver(o do crime' Ko estupro' a su(tra"o; em re.ra, um crime que s3 se d5 de uma +orma.
@erceira classi+ica"o'

-travs de interposta pessoa' direta; autor mediato no crime de +urto. -travs de animal' indireta e imediata.
6( eto material do crime'

-quilo que a a"o recai so(re a pessoa; Ko +urto a coisa;


6( eto urdico a vida. - coisa al,eia m3vel tem que est5 dentro do espao de disponi(ilidade do propriet5rio para ser

considerado ?;R@6.
4x.' en.olir uma prola em uma oal,eria +urto. 6( eto material do +urto'

@em que ser coisa concreta e pertencer a um patrimYnio; 4x.' cad5ver que pertence I universidade para pesquisa e su(trado de al.uma +orma. !6#"6#!""$&
4lemento su( etivo do +urto'

Kolo' con,ecimento do tipo penal [arti.o $/, 0 A Ki!Ase o crime' doloso, quando o a.ente quis o resultado ou assumiu o risco de produ!iAlo]' Kireto' $G e 2G .rau. 0ndireto' eventual. 1o +urto n"o se tem +orma culposa. 1"o se pode su(trair por imprud2ncia, mas se pode su(trair por erro.
16

4x.' su(trair coisa al,eia que parece ser seu [pe.ar o mol,o de c,aves da ami.a pensando que sua].

6 erro como elemento do +urto exclui o dolo; 6 crime de +urto s3 pode ser su(metido pelo dolo, que elemento su( etivo; 4m re.ra, se tem como elemento su( etivo o dolo e a culpa; 1o +urto, o elemento su( etivo o dolo.

4xce"o'

?inalidade espec+ica; 6 terceiro o elemento su( etivo especial do tipo in usto.


?urto de uso'

1"o criminali!ado esse tipo de +urto na le.isla"o (rasileira;


C5 v5rios tipos penais que exi.em o tipo in usto [terceiro elemento su( etivo do +urto]. *onsuma"o do +urto' C5 v5rias teorias'

$. *oncretatio' di! que (asta que o a.ente ativo toque na coisa. 1"o precisa retirar do domnio do a.ente. 4x.' a extors"o mediante seqEestro se consuma quando o a.ente rece(e o din,eiro, ou se a, com o exaurimento do crime. *amin,o do crime' co.itar AA[ preparar AA[ executar AA[ consumar AA[ exaurimento do crime. 4m re.ra a prepara"o do crime n"o punvel. )as ,5 casos em que se pune a prepara"o de +orma antecipada [lo.o no incio]. 2. 0latio' o a.ente leva o o( eto do local dese ado. 3. -motio' a desloca"o do o( eto material. N. -(latio' a apreens"o do o( eto material.
1a teoria 3 e N, a consuma"o do +urto se d5 quando elas a.em con untamente.

C5 mais posse mansa e pac+ica. - le.isla"o adere essas duas teorias a.indo con untamente.
6 incio da execu"o do +urto se d5 quando sua a"o comea a .erar peri.o para a coisa.

4x.' se o anel estiver dentro do quarto e o indivduo pulou o muro com a inten"o de +urtar, ele n"o responder5 por +urto e sim por invas"o de domiclio. 4x.' se o a.ente pular o muro para rou(ar uma (icicleta visando o o( eto, poder5 ser punido por +urto.
@entativa'

*omo o +urto um crime plurissu(sistente, posso +racionar a a"o de su(trair. Huando n"o se tem a amotio e o ablatio n"o se tem mais a posse mansa e pac+ica. -rti.o $: [6 a.ente que, voluntariamente, desiste de prosse.uir na execu"o ou impede que o resultado se produ!a, s3 responde pelos atos 5 praticados]' a desist2ncia volunt5ria pressupMe execu"o. 6 ato espontBneo n"o tem causa externa para desistir do +urto. K5Ase com o incio da execu"o AA[ comeo da consuma"o AA[ consuma"o. @entativa (ranca e cruenta' tem o dese o de matar, ent"o dispara todas as (alas na vtima, mas n"o conse.ue atin.iAla. Responder5, ent"o, por les"o corporal, 5 que n"o atin.iu a vtima. -rt. $J A 1"o se pune a tentativa quando, por ine+ic5cia a(soluta do meio ou por a(soluta impropriedade do o( eto, impossvel consumarAse o crime.
17

-rti.o $::, F$G [- pena aumentaAse de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno], *8'

6 crime s3 ca(e a pessoa que estiver dormindo durante a noite. @em que se ater ao ,or5rio. o ,or5rio em que o indivduo est5 mais vulner5vel. - +inalidade da norma e que quanto menor +or o crime, maior ser5 a pena. $<3 \ $ a N anos.

4stendeAse a interpreta"o do crime somente para (ene+iciar o ru. @eoria adotada por )arcus )ousin,o' teoria .arantista com interpela"o penal.

D3 aplicada ao caput do arti.o $::, F$G. 6 repouso noturno s3 aplic5vel ao +urto simples. F NG' +urto quali+icado.
-rti.o $::, F2G' De o criminoso prim5rio, e de pequeno valor a coisa +urtada, o ui! pode su(stituir a

pena de reclus"o pela de deten"o, diminuAla de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. Ru prim5rio' nunca so+reu condena"o irrecorrvel, portanto n"o tem antecedentes. 8equeno valor da coisa +urtada. Keten"o. Kiminui"o de 2<3 da pena. )ulta. Ru reincidente' aquele que praticou o crime ap3s o trBnsito em ul.ado de uma condena"o anterior. De o crime +oi cometido desde que n"o ten,a transcorrido o pra!o de : anos, contado a partir do cumprimento da pena ou da extin"o da puni(ilidade, tecnicamente ele volta a n"o ter antecedentes. @eoria do pequeno valor da coisa +urtada' 1"o con+undir com coisa insi.ni+icante, pois o ui! pode di!er que causa de aticipidade oculta. D3 tem poder de diminuir a pena. 6 D@? determinou que a +iana +osse at $0 mil reais para os crimes contra a ?a!enda 8=(lica. @ecnicamente n"o vai empo(recer um milion5rio, nem vai enriquecer o po(re.
-rti.o $::, F3G [4quiparaAse I coisa m3vel a ener.ia eltrica ou qualquer outra que ten,a valor

econYmico]' 4ner.ia +onte es.ot5vel. 8odeAse a+irmar que se tem ener.ia quando se tem mercadoria, rel3.io, casa, etc. 6 +urto n"o se d5 quando se +a! o ]-@6 [li.a"o clandestina], pois a o que se tem o crime de estelionato [arti.o $J$' 6(ter, para si ou para outrem, vanta.em ilcita, em pre u!o al,eio, indu!indo ou mantendo al.um em erro, mediante arti+cio, ardil, ou qualquer outro meio +raudulento. 8ena W reclus"o, de $ a : anos, e multa] que a pena menor do que a de +urto. 6 sinal de @L' uma conduta atpica; 1"o so+re diminui"o no patrimYnio da empresa; uma coisa m3vel; 1"o crime. "6#";#!""$&
-rti.o $::, F NG [+urto quali+icado]' - pena de reclus"o de 2 #dois& a / #oito& anos, e multa, se o crime

cometido'
18

0 A *om destrui"o ou rompimento de o(st5culo I su(tra"o da coisa.

*ircunstBncia que quali+ica' am(as est"o ao redor do crime de +urto e a quali+icadora tem sua pr3pria pena [$ a N anos], em(ora este a li.ada a uma das circunstBncias que existe em ra!"o do tipo ori.inal. *ircunstBncia que ma ora o +urto' n"o tem sua pr3pria pena, ela sempre toma como mar.em o tipo de pena ori.inal. *ritrios' rompimento ou destrui"o do o( eto que est5 prote.endo a coisa [ex.' que(rar o vidro do carro para levar o *K<KLK].
00 W *om a(uso de con+iana, ou mediante +raude, escalada ou destre!a.

-(uso de con+iana' a rela"o interpessoal entre a vtima, o ru e o acusado; 6 a.ente a(usa da con+iana para +urtar; @em que ter um nexo causal para a su(tra"o [o nexo a su(tra"o V o a(uso de con+iana]; 4x.' empre.ada domstica. )ediante +raude' 6corre quando o su eito constr3i a con+iana visando su(trair a coisa; 6 a.ente utili!a de um meio en.anoso para conse.uir dissuadir a vtima; um tipo como o estelionato; 1"o a +raude utili!ada em que o su eito su(trai a coisa e depois entre.a para outrem. 4scalada' quando o a.ente tem que su(ir, mas tam(m ocorre dele ter que descer; 6 su eito entra em uma resid2ncia pelo su(solo; -contece quando ele tem que ultrapassar um o(st5culo com um es+oro incomum para su(trair a coisa; 6 a.ente tem que se es+orar para su(trair a coisa. Kestre!a' o c,amado ^.atuno_; quando a vtima nem sente que est5 sendo +urtado [o su eito tem que ser muito esperto para que a vtima n"o perce(a]. ?la.rante preparado crime impossvel, pois o policial tem que incitar o a.ente a a.ir.
000 A com empre.o de c,ave +alsa. 0L A mediante concurso de duas ou mais pessoas'

6corre quando o a.ente comete o crime com mais de duas pessoas, pois aumenta a possi(ilidade do sucesso e diminui a capacidade de a vtima se de+ender. @emAse a quali+icadora quando, nesses dois casos, mesmo que se ten,a o concurso de pessoas pode ocorre que n"o se este a cometendo o crime. -rti.o $::, FNG, 0L V -rt. 29 [Huem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpa(ilidade]. 8ena de +urto simples do(rada. 1"o se tem a quali+icadora' arti.o $:: [Du(trair, para si ou para outrem, coisa al,eia m3vel] V arti.o 29 [Huem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpa(ilidade]. 1o rou(o a quali+icadora mais .rave que a do +urto. 8ena de N a $0 anos [a pena n"o pode ser do(rada porque +ere o princpio da personalidade] AAAA[ $<3 at a metade [em concurso de pessoas a pena n"o do(ra]. -o aplicar a quali+icadora do concurso de pessoas, o ui! n"o ir5 do(rar a pena.
19

77#";#!""$& ROU<O:
-rti.o $:J' Du(trair coisa m3vel al,eia, para si ou para outrem, mediante .rave ameaa ou viol2ncia a

pessoa, ou depois de ,av2Ala, por qualquer meio, redu!ido I impossi(ilidade de resist2ncia [8ena A reclus"o, de N #quatro& a $0 #de!& anos, e multa]. *aput' trata do rou(o pr3prio. FF' trata do rou(o impr3prio. Ki+erena' - viol2ncia e a .rave ameaa *aput' antes do rou(o ou durante a a"o. FF' lo.o ap3s a a"o. - a"o nuclear do tipo o su(trair [su(trair do rou(o i.ual ao su(trair do +urto]; 1o rou(o o a.ente impu.na a viol2ncia e a .rave ameaa contra a vtima; - ameaa a promessa de causar o mal I vtima, pois um crime praticado de +orma livre. - viol2ncia a"o externada pelo su eito diretamente contra o corpo da vtima; qualquer a"o que lesione a inte.ridade +sica da vtima. *omo um crime comum, ent"o o su eito ativo pode ser qualquer pessoa [ser5 pessoa urdica somente nos crimes contra o meio am(iente]. 6 su eito passivo tam(m pode ser qualquer pessoa [ser5 pessoa urdica se ela +or I vtima da situa"o]. 6 qualquer meio que redu!a a capacidade de resist2ncia da vtima [+inal do caput] pode ser por meio de entorpecente. -s vias de +ato ocorrem para ter o rou(o simples no mnimo leve, se n"o +or assim, ser5 crime de .rave ameaa ou qualquer outro meio. 8ara ser crime de .rave ameaa a vtima tem que est5 intimidada [sem capacidade de rea"o]. 4s(arr"o [trom(ada]' Lai depender se a vtima +oi lesionada ou n"o; 8ara ter a viol2ncia, a vtima tem que ter pelo menos uma les"o leve; De a vtima cai e se mac,uca, lo.o ap3s ter sido rou(ada, sem que o a.ente ten,a tocado nela, n"o se tem o crime de rou(o. De a a"o do a.ente contra a coisa e derru(a a vtima, n"o se tem a con+i.ura"o de viol2ncia, pois o a.ente a.iu para pe.ar a coisa e n"o contra a vtima. - doutrina diver.e' $. *on+i.uraAse como +urto 5 que a viol2ncia +oi empre.ada contra a coisa e n"o contra a vtima; 2. De o a.ente, ao es(arrar na vtima, causar les"o corporal na mesma, a conduta ser5 tipi+icada no arti.o $:J, F3G do *8. Rou(o impr3prio' ocorre lo.o ap3s de su(trada a coisa empre.a .rave a ameaa ou viol2ncia contra a vtima; ocorre lo.o ap3s o crime. Rou(o pr3prio' o a.ente aplica viol2ncia [tapa no rosto] na vtima; ocorre antes e durante o crime. >o.o ap3s de su(trada a coisa [rou(o impr3prio]' empre.a .rave ameaa ou viol2ncia contra a vtima. ?urto, su(tra"o, posse mansa e pac+ica, tentativa

Rou(o pr3prio antes e durante.

Du(trair AAA[ durante \ rou(o pr3prio >o.o ap3s de su(trada a coisa [rou(o impr3prio]' Du(trair AAA[ ap3s \ rou(o impr3prio empre.a .rave ameaa ou viol2ncia contra a vtima. 8osse mansa e pac+ica \ concurso de crimes
20

7=#";#!""$&
Rou(o impr3prio' su(tra"o por posse mansa e pac+ica.

6corre quando a coisa da su(tra"o n"o entrou na es+era da su(tra"o; D3 se tem esse tipo de rou(o com a viol2ncia e a .rave ameaa, nada mais` Huando ,ouver a posse mansa e pac+ica, n"o se +ala em rou(o impr3prio com empre.o de viol2ncia e .rave ameaa. @emAse o latrocnio no rou(o pr3prio. @emAse rou(o impr3prio ao se aplicar viol2ncia e .rave ameaa. 6( eto material' a pessoa so(re a qual recai a viol2ncia ou .rave ameaa e a coisa su(trada. @ipo su( etivo' o dolo. 6 dolo tem que a(ran.er todo o tipo; 6 rou(o pr3prio se consuma com o empre.o da viol2ncia, da .rave ameaa ou de outro meio que redu!a a capacidade de resist2ncia da vtima. 6 rou(o impr3prio consumaAse com o empre.o de viol2ncia ou .rave ameaa. - tentativa plurissu(sistente.

Rou(o quali+icado pelo resultado' arti.o $:J, F3G [De da viol2ncia resulta les"o corporal .rave, a pena

de reclus"o, de : #cinco& a $: #quin!e& anos, alm da multa; se resulta morte, a reclus"o de 20 #vinte& a 30 #trinta& anos, sem pre u!o da multa.] Huando o c3di.o +ala de les"o .rave, leiaAse les"o .rave ou .ravssima. -s lesMes leves n"o quali+icam. Dem em ra!"o do empre.o de viol2ncia resultar a morte da vtima, o a.ente so+rera pena de reclus"o de 20 a 30 anos. *rime preterdoloso' ocorre quando o a.ente rou(a a coisa e a vtima revida xin.andoAo, ent"o ele volta e atira na nela, levandoAa a 3(ito. o crime de latrocnio' que querendo ou n"o ocorre o resultado morte. -rti.o 9$0, *8 [. - morte e a les"o t2m que ser resultante da su(tra"o<do crime de rou(o. !!#";#!""$& E>TORS?O:
-rti.o $:/' *onstran.er al.um, mediante viol2ncia ou .rave ameaa, e com o intuito de o(ter para

si ou para outrem indevida vanta.em econYmica, a +a!er, tolerar que se +aa ou deixar +a!er al.uma coisa' 8ena A reclus"o, de N #quatro& a $0 #de!& anos, e multa. F $G A De o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com empre.o de arma, aumentaAse a pena de um tero at metade. F 2G A -plicaAse I extors"o praticada mediante viol2ncia o disposto no F 3G do arti.o anterior. !$#";#!""$&
4xtors"o mediante seqEestro A -rti.o $:9 [DeqEestrar pessoa com o +im de o(ter, para si ou para

outrem, qualquer vanta.em, como condi"o ou preo do res.ate]' Reclus"o de / a $: anos. Keu ori.em ao crime ,ediondo, que o torna insuscetvel de anistia, .raa e indulto, ou ainda de +iana ou li(erdade provis3ria, e su eita seus praticantes ao cumprimento da pena inte.ralmente em re.ime +ec,ado, ou se a, n"o ter"o direito I c,amada liberdade condicional. 6 su eito seqEestra o a.ente passivo. 4lementos o( etivos' priva"o da li(erdade e a omiss"o de a.ir [+inalidade]. - lei +ala em qualquer vanta.em. 0nterpretaAse este arti.o dentro da sistem5tica do c3di.o penal, que est5 inserido no captulo dos crimes contra o patrimYnio.
21

8ara ser caracteri!ado como extors"o mediante seqEestro tem que ,aver a restri"o da li(erdade mediante a .rave ameaa. - doutrina entende que a interpreta"o de ^qualquer vanta.em_ pode ser a econYmica ou patrimonial. 8ara o crime ser tpico, a vanta.em tem que ser indevida. Huando a vanta.em devida, n"o ,5 extors"o mediante seqEestro, portanto, a tipicidade atpica. 8ara ,aver extors"o mediante seqEestro necess5rio que ,a a a vanta.em indevida e que a qualquer vanta.em se a patrimonial.
c5rcere privado quando as vtimas n"o s"o deslocadas de um local para o outro, o que ocorre no

seqEestro. 6( etividade urdica[ crime complexo, inte.ridade +sica, (em urdico imediato [patrimYnio]. @emAse o c5rcere privado ou a restri"o da li(erdade com uma +inalidade o( etiva que o lucro. 6( etivo material' o( eto tpico do qual recai a a"o do a.ente. Re+ereAse aquilo que +or prote.ido pela norma; - quali+ica"o urdica o patrimYnio; - pessoa o o( eto material do tipo; sempre o o( eto material pelo qual recai a a"o material do a.ente; Recai so(re a pessoa que perder5 o patrimYnio.
1o direito penal quem cala n"o di! nada`

4lemento su( etivo' o dolo do a.ente o seqEestro [restri"o da li(erdade] com a +inalidade de o(ter vanta.em indevida. *onsuma"o' se d5 no momento em que ,5 a restri"o de li(erdade da vtima. ]eralmente n"o se admite tentativa, pois um crime +ormal. 6 exaurimento [ocorre com a consuma"o do seqEestro] do crime utili!ado quando o ui! +or aplicar I pena. possvel a tentativa, teoricamente, em casos especiais. "7#"@#!""$&
-rti.o $:9 [4xtors"o mediante seqEestro]'

6 crime +ormal. @ipo incon.ruente' ,5 uma incon.ru2ncia entre o que o a.ente quer e o que acontece com rela"o I consuma"o do crime. 4xaurimento do crime' si.ni+ica que a a"o do a.ente percorreu todas a cinco +ases []. - o(ten"o n"o relevante para a vanta.em no crime de seqEestro. ]eralmente o crime +ormal n"o ca(e a tentativa. possvel a tentativa teoricamente' quando se restrin.e a li(erdade com a +inalidade de pedir res.ate. 1"o se pode +alar em tentativa quando n"o se tem o ato preparat3rio para a pr5tica do crime. 4m re.ra, tem que ,aver os atos de execu"o para ,aver a tentativa. De consuma quando a li(erdade restrin.ida com a +inalidade de pedir, depois, o res.ate. 4x. de @entativa' o a.ente o(ri.a a vtima a entrar no carro [restri"o da li(erdade] com a +inalidade de pedir o res.ate e no momento em que ele e a vtima entram no carro a polcia c,e.a e a(orta a miss"o do seqEestrador [ocorre, ent"o, a tentativa de extors"o mediante seqEestro]. @entativa [arti.o $N, 00 A di!Ase o crime' tentado, quando, iniciada a execu"o, n"o se consuma por circunstBncias al,eias I vontade do a.ente].

22

6corre o crime quando iniciada a execu"o, sur.e uma a"o externa, al,eia a a"o do a.ente e n"o o deixa continuar a execu"o [ou pode ocorrer que ele +inali!e a execu"o mais a vtima n"o morra]. - tentativa pode ser per+eita ou imper+eita; 8ode ser cruenta [quando o a.ente n"o conse.ue lesionar a vtima] ou incruenta [quando o a.ente conse.ue lesionar a vtima]; De o ato de execu"o +inali!ado e o a.ente tentar socorrer a vtima, ser5 caracteri!ado pelo arrependimento e+ica!, onde ele responder5 por les"o corporal [se a vtima n"o morrer] e ter5 sua pena redu!ida. F$G' De o seqEestro dura mais de 2N #vinte e quatro& ,oras, se o seqEestrado menor de $/ #de!oito& anos, ou se o crime cometido por (ando ou quadril,a' 8ena A reclus"o, de $2 #do!e& a 20 #vinte& anos. 4lemento temporal' Is 2N ,oras s"o contadas a partir do momento em que a li(erdade da vtima restrin.ida.

23

You might also like